Sua língua na Internet

 

(nu.vem)

sf.

1. Massa visível de vapor d'água condensado ou congelado no ar, que pode dar origem à chuva

2. P.ext. Qualquer aglomerado de partículas de pó, fumaça, gases etc. em suspensão na atmosfera

3. Massa ou aglomerado de qualquer coisa que remeta a uma nuvem: "(...) um vendedor de algodão-doce artesanal que levava dez minutos para fazer uma nuvem de açúcar (...)." (Ana Maria Machado, A audácia dessa mulher))

4. Fig. Aquilo que causa ou denota tristeza, preocupação ou incompreensão

5. Fig. Turvação passageira da visão; PERTURBAÇÃO; EMBACIAMENTO

6. Fig. Turvação que impede a clareza, o raciocínio lógico, a compreensão de algo

7. Grande quantidade de algo, ger. em movimento (nuvem de insetos)


[Pl.: -vens.]

[F.: Do lat. nubes]


Cair das nuvens
1 Espantar-se, surpreender-se (com algo que é muito diferente do que se pensava ou se desejava); perceber o próprio equívoco ou engano.
2 Restr. Decepcionar-se intensamente; desiludir-se.
3 Chegar de modo imprevisto; aparecer repentinamente; cair do céu.


Em brancas nuvems
1 Sem (ter de enfrentar) situações difíceis; sem (experimentar) tristeza ou desconforto: Conseguiu atravessar a guerra em brancas nuvens.
2 Sem ser lembrado, notado ou mencionado; sem receber atenção de ninguém: Por causa do jogo do Brasil, a votação no Senado ficou em brancas nuvens.
3 Restr. Sem comemoração ou festejo: Seu aniversário passou em brancas nuvens.


Grande nuvem de Magalhães
1 Astron. Ver Nuvem de Magalhães.


Ir às nuvems
1 Alegrar-se intensamente, ficar exultante com algo que se fica sabendo.


Nuvem ardente
1 Geol. Nuvem de gases, cinzas e outras matérias piroclásticas em alta temperatura, às vezes incandescente, lançada de um vulcão.


Nuvem atômica
1 Nuvem que se forma na detonação de arma atômica, no formato de um cogumelo feita de gases, poeira e outras partículas, vapor de água etc.


Nuvem de estrelas
1 Astron. Impressão de nuvem causada pela aparente proximidade de estrelas no céu.


Nuvem de Magalhães
1 Astron. Cada uma das duas nuvens de estrelas próximas ao polo sul, descobertas em 1519 por Fernão de Magalhães, navegador português.


Nuvem de plasma
1 Astron. Nuvem que o Sol emite em seu período de maior atividade.


Nuvem derramadeira
1 AL Pop. Nuvem da qual cai chuva abundante.


Nuvems negras
1 Fig. Maus momentos, problemas, infelicidades.
2 Ameaça ou presságio de situações difíceis ou perigosas.


Nas nuvems
1 Sem notar o que se passa em volta; em estado de distração, alheamento.
2 Em estado de intensa alegria ou contentamento.


Pôr nas nuvems
1 Elogiar muito, com entusiasmo, ou usando palavras muito enfáticas.


Tomar a nuvem por Juno
1 Fig. Tomar as aparências como realidade.
2 P.ext. Partir de hipóteses equivocadas.





As nuvens se formam com a aglomeração de moléculas de vapor de água, resultantes da evaporação de água por ação do calor, e de partículas de gelo, formadas pelo congelamento dessa água nas baixas temperaturas da atmosfera. De acordo com a disposição desses componentes, da altitude em que se encontram e de seu formato, as nuvens podem se classificar (desde 1896), das de maior para as de menor altitude, em: cirros (altas e esgarçadas), cúmulos (densas, com grande extensão vertical, como flocos de algodão), nimbos (densas e pesadas, as ' nuvens de chuva') e estratos (cinzentas, de base uniforme, produzem granizo ou neve). Essas formas podem se combinar, formando as cirro-cúmulos, cirro-estratos, nimbo-estratos, estrato-cúmulos, cúmulo-nimbos (estas ger. associadas a chuvas fortes e tempestades).

Explore seu vocabulário com o Aulete

Reunião

Substantivo

reconcentração,concentração,agrupamento,grupo,coleção,jogo,série,repertório,pecúlio,coligação,compilação,codificação,complexo,grupo,bando,leva,recrutamento,colheita,ajuntamento,rebanhada,agregação,agregado,cúmulo,rima,montão,agrumento,grumento,concorrência,afluência,concurso,pinha,congregação,conjunto,união,complexão,convergência,confluência,afluxo;divertimento );comício,assembleia,junta,congresso,sínodo,concelho,concílio;convenção,conventículo,conciliábulo,pandemônio,conclave,consistório,bordel;companhia,esquadra,exército;multidão;meeting,sorte,sortimento,congestão,enchente,dilúvio,conglomerado,conglomeração,coacervação,coagmentação,cumulação,acumulação,omnium,gatherum,espicilégio,quantidade;arquipélago,feixe,trouxa,atado,molho,fuste,liaça,lio,pacote,embrulho,maçaroca,braçada,abada,pazada,maço,cacho,racimo,paveia,meda,gavela,fardo,paca,grei,rebanho,montanha,acervo;miscelânea (mistura);coletivo,coletânea,antologia;mapoteca,coleção de mapas,museu,menagerie;código,restolhada,constelação,plêiade,massa popular,enchente,barafunda,acúmulo,armada,esquadra,hoste,grumetagem;armento,armentio,atilho,alcateia,cambo,enfiada,espiche,cambada,baixela,batelada,bateria,braçada,abada,cabido,capítulo,cáfila,caravana,boana,cardume,carrada,caterva,magna caterva,cavalgada,asnada,asnaria;colunata,coxia,cenáculo,chafardel,choldra,choldraboldra,chorrilho,chusma >,junta,cingel,coorte,colmeal;colmeia,congérie,congregação,constelação,corda,castelo;cordoalha;corja,elenco,fauna,festão,grinalda;ramalhete;pinhota,fieira,correnteza,fornada;girândola;herbário,horda;enxárcia,espicha,enfiada,farândula,farandulagem,chibarrada,rebanho caprino,fato,jolda;jugada,junta,júri;leva,lote,pinha,magote,gentiaga;canalha,malhada,malta,quadrilha,malandragem,matulagem,bando,maltesia,maltaria,maromba,manada,manga,mastreação,palamenta,matula,matulagem,mó,mole,miríade,montão,morouço,moirouço,ninhada,nuvem;oviário,plêiade,falange,pecúlio,piara,ruma,pilha,manicodiata,ponta,praga,partida,trindade,quarteto;quaternidade;trinca,rancho,ranchada,récova,récua;recovagem,ramo (de gente),rebanho;rebanhada,mulherio;revoada,roda,rol,resma,rima;súcia,teoria,troço,tropel,turbilhão,turbamulta,turno,turma;vara.

Adjetivo

reunido,grupado,juntado,coligado,aglomerado,concentrado,agrupado;empinhocados,juntado,agarrados uns aos outros,coletivo,compacto,apertado,cheio,denso,repleto,apinhado,abarrotado,prenhe,enxameante,populoso;fasciculoso,racimoso,cumulativo,armentado,agregativo,coletor,convocativo,gregal,gregário,rebanhio,manadio,sinagelástico;racimado,racimoso.

Verbo

reunir,grupar,agrupar,juntar,ajuntar,coordenar,coadunar,incorporar,colocar,congregar,coligar,glomerar,aglomerar,conglomerar,concentrar,englobar,agremiar,emagotar,enramalhetar,convocar,coacervar,colecionar,respigar,coligir,recoligir,recolher,codificar,amontoar,acumular,entesourar,estocar,enxamear,formigar,inçar,abundar,conglobar,amontoar,amonturar,encastelar,emedar,empilhar,acavalar,agavelar,engavelar,enfeixar,apinhar,encher,abarrotar,atestar,pôr em montão,cooptar,agregar,afiliar,justapor,aglutinar,misturar;entrouxar,acondicionar,empacotar,embarrilar;embrulhar,suciar,arregimentar,enramalhetar,enramilhetar,associar,consorciar,irmanar,arrebanhar,atropilhar,aquadrilhar,enranchar,somar,atropar;acardumar-se,andoar-se,andar em súcia,comer de matula;acotovelar-se,comprimir-se,premer.

Advérbio

reunidamente,agrupadamente,coletivamente,compactamente,desamente,abarrotadamente,apinhadamente,cumulativamente.;em bando,em bandadas,às bandadas,em revoada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Mutabilidade

Substantivo

transmutabilidade,inconstância,impermanência,fugacidade,efemeridade,volubilidade,precariedade,versatilidade,destempero,mobilidade,inconsistência,infixidez,insolidez,instabilidade,equilíbrio instável,fluxibilidade,fragilidade,vacilação,irresolução;flutuação,infidelidade,vicissitude,oscilação,mutação;inquietação,variabilidade,mobilidade,inconstância,irregularidade,inconsistência,fugacidade,versatilidade,instabilidade.;desinquietação,desassossego,excitação,agitação,efervescência,fervilhamento;transmissibilidade,redutibilidade,mimetismo;lua,veneta,Proteu,camaleão,mercúrio,areia movediça,catavento,grimpa,ventoinha,veleta,arlequim,nuvem,roda da fortuna,transitoriedade,ductilidade;onda,circuito.

Adjetivo

vário,variável,desigual,mudável,mutável,mutante,mudadiço,irregular,volante,móvel,movível,ambulante,andejo,erradio,errático,errante;inconsistente,inconstante,impersistente,lábil,arisco,esquivo,fugidio,fugaz,fugitivo,infiel,infido,versátil,volúvel,volátil,volúvel,vacilante,irresoluto;impermanente,efêmero,precário,transformável,incerto,acatástico,instável,astático,fluxível,flutuante,revocável,proteano,proteiforme,camaleônico,agitado;dessaltório,esdrúxulo,caprichoso;corredio,corrediço,movediço,espasmódico,intercadente,vibrante,vibrátil,vibratório,pulsátil,vagabundo,climático,climatérico,travesso,alternável,revezável,abalável,amoldável,plástico,plasmável,passageiro,mutatório,vicissitudinário;passível,suscetível de mudança;redutível,simplificável.

Verbo

flutuar,variar,diversificar,ondear,ondular,tremular,tremer,aluir,vacilar,rodopiar,girar;vibrar,oscilar entre os dois extremos;alternar,variegar,ter tantas fases como a lua,mudar;rodear.

Advérbio

variavelmente,desigualmente,mutantemente,irregularmente,inconsistentemente,inconstantemente,vacilantemente,esquivamente,espasmodicamente,volatilmente.;sem condições de fixidez.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Ar

Substantivo

ar atmosférico,atmosfera,ar livre,estratosfera,espaço,céu,latíbulo,vento,brisa,sopro,clima,azul,nuvem,oxigênio;tempo;oscilações do barômetro;(ciência do ar): aerologia,aeroscopia,aerografia,aerometria,meteorologia,climatologia,eudiômetro,barômetro,aerômetro,barógrafo,meteorógrafo,aeroscópio,anemômetro,anemógrafo,aneroide,simpiezômetro,meteoroscopia,barosânemo,baroscópio,manoscópio,zingamocho,cata-vento,bandeira,anemoscópio,grimpa;ventilação,aerostação,aerofagia,aerofobia.

Adjetivo

aeriforme,aerífero,aéreo,flatulento,efervescente,ventoso,atmosférico,meteorológico,isobárico,isobarométrico;ventoso.

Verbo

arejar,pôr ao ar,expor ao tempo,soprar,ventar,ventilar,abanar (ar em movimento).

Advérbio

aeriferamente e adj.;ao ar livre,al fresco,pela fresca,sub Jove,sub divo,ao relento,ao sereno,a céu aberto,entre o céu e a terra,no espaço,ao relento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Meia-luz

Substantivo

claridade mediana,obscuridade,névoa,claridade frouxa,vislumbre,penumbra,embaciamento,desmaio,escuridão,palidez (cor leve),empanamento,demi-jour,eclipse parcial;luz baça,luz frouxa,luz >bruxuleante,luz >mortiça,luz duvidosa;nebulosidade,nuvem,meia-tinta,sombra,aurora,alva,primeiro alvor da manhã,fusque-fusque,lusco-fusco,claro-escuro;crepúsculo da manhã,crepúsculo da tarde;o cair das trevas,anticrepúsculo,anoitecer,sonoite,boca da noite,hora duvidosa entre a claridade e as trevas,luar,fosforescência,clarão,raios da lua;luz de vela,luz de candeia,luz das estrelas;luz coada através dos vidros de claraboia,bruxa;antolhos,helioscópio,pantalha,quebra-luz,lucivelo,abajur,sombra,guarda-vista,bandeira dos candeeiros,veneziana,persiana,empanada,sombreira,estore,tabuinhas.

Adjetivo

triste,sombrio,incerto,duvidoso,dúbio,baço,opaco,búzio,sem brilho,vítreo,vidrado,embaciado,penumbroso,morno,brusco,frouxo,tênue,débil,desmaiado e v.;vidroso,vidrento,descorado,pálido,fraco,agonizante,morrediço,trêmulo,tremulante,mortiço,semimorto,amortecido;tristonho,confuso,ferrugíneo,fosco,incolor,escuro,carregado,sombreado,brumal,nubloso,nublado,enevoado,soturno,plúmbeo,nimboso,brumoso (opaco),obnubilado,anticrepuscular,crepuscular,desvidrado,irradioso,carregado,claro-escuro,fuscalvo,luarento,enluarado.

Verbo

ser (baço e adj.);alumiar frouxamente;desfalecer,bruxulear,vislumbrar,oscilar,tremular,lampadejar,tremer,tremulinar,lucitremer,tremeluzir,tremebrilhar,entreluzir,lucilar,pirilampear,fosforear,fosforejar,fosforescer,vagalumear,desbotar,amortecer,desmaiar,empalidecer,clarescurecer,descorar,agonizar,amortiçar-se,esmorecer,tornar baço e adj;escurecer,obscurecer,empanar,obumbrar,embaçar,embaciar,marear,envidraçar,vidrar;pestanejar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Sombra

Substantivo

toldo (cobertura),guarda-chuva,guarda-sol,sombreiro,sombrinha,barraca,cortina,árvore,abajur,guarda-vista,bandeira de candeeiro,cortinado,nuvem,névoa,nevoeiro;insufilme;óculos de sol;pala,parassol;sombra fresca,protetora;umbria.

Adjetivo

sombrio,sombroso,umbroso,umbrático,umbrífero,umbrátil,enevoado,nevoento,nevoado,brumoso,brumal,nebuloso,anuviado,nuvioso,nubloso,nubiloso,nublado,umbrícola,copado,frondoso,turvo,túrbido.

Verbo

sombrear,sombrejar,lançar sombra,cerrar cortina,cortinar,enuvear,encobrir,assombrear,assombrar,projetar sombra;estender-se,cair a sombra,colgar a sombra;anuviar,nevoar,toldar,turvar,turbar,turvejar,enublar,obscurecer,enevoar,velar,embruscar,ensombrar,escurecer,nevoentar,empanar,embaciar,acidentar de fortes sombras.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Saudade

Substantivo

lembrança,tristeza suave,pesar,mágoa,nuvem,soledade,lembrança suave e triste,reminiscência,evocação,suspiros,queixume,gemido,lamento;soluço,singulto,nostalgia,banzo,recordo,recordação,laudator temporis acti (descontentamento);soledade.

Adjetivo

lamentador e v.;nostálgico,saudoso,suspiroso,que inspira saudades,magoado,terno,comovente;evocativo,reminiscente;fremente,torturado,morto,ralado de saudade;recordativo,recordatório.

Verbo

lamentar,deplorar,chorar;recordar-se,ter um peso no coração,volver os olhos para o passado;ter saudades,sentir saudades;deixar um vácuo impreenchível,dar rebates de saudades a alguém.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Tristeza

Substantivo

caimento,choquice = cacotimia,disposição viciosa do espírito,depressão,acabrunhamento,demissão do ânimo,prostração,abatimento,quebradeira,quebreira,desconforto,desalento,desconsolo,descorçoamento,desânimo,atimia,quebramento,quebranto,cansaço moral,desconsolo,desconsolação,desconsoladeza,insatisfação,desolação,amargura,consternação,amuo,assombramento,inconsolabilidade,pesadume,enfado;tédio,marasmo,mazombice,aborrecimento,desgosto,travo de tristeza,nostalgia,saudade;malenconia,melancolia = trabuzana (pop.),lipemania,tristimania,atrabílis,bílis negra,cadilhos,tristura (ant.),nuvem,pena,pesar,sentimento,mágoa,desalegria,hipocondria,misantropia,neurastenia,spleen,enxaqueca = hemicrania,cefalalgia,pessimismo,derrotismo,meditação,cisma,congeminência,desespero;caverna de Trofônio,gravidade,graveza,circunspeção,seriedade;fisionomia carrancuda,fisionomia rebarbativa,fisionomia rude;aspecto torvo,aspecto sombrio;cara de poucos amigos,focinheira,tromba,cenho,misantropia,triste,vencido,malade imaginaire,pessimismo,derrotismo;pessimista,hipocondríaco,misantropo,(causa de abatimento): aflição;agrura,dissabor,memento mori,luto,ave agoureira,desilusão,tribulação,insucesso;depressão,bipolaridade.

Adjetivo

triste,abatido = alcachinado (pop.),desfalecido,infrato,caído,prostrado,aflito,macerado,assopeado,desolado,acabrunhado,melancólico,deprimido,sombrio,torvo,nebuloso,lipemaníaco,hipocondríaco,apagado,escuro,triste,desalegre,cismático,mesto,amargurado,arrasado,penalizado,apreensivo,pensativo,cogitabundo,murcho,sorumbático = mazombo,amarroado,cabisbaixo,macambúzio,embezerrado,amalancornado = metido consigo mesmo,atrabiliário,atrabilioso,neurastênico,marasmático,bilioso,atacado de atrabílis,saturnino,esplenético,sentimental,meditativo,imaginativo,carrancudo,encaramonado,desconsolado,inconsolável,irremediável,abandonado,inconfortado,desolado,desamparado,ferido no coração,desesperançado;perdido,vencido,desanimado,descorçoado,com o coração macerado,desolhado,macilento,mortificado (sofrimento mental);dorido,magoado,lacrimoso,acabrunhado,alicaído,ressabiado,pesaroso,sentido,apesarado,desalentado,misantrópico,consternado,tristonho,abetumado,oprimido,impressionável,cismático,soturno,desgostoso,despeitoso;meditabundo,abatido de ânimo,rabugento,amuado,enfadonho;sério,grave,solene,circunspecto,severo,tétrico,tetro,fúnebre,funéreo,funerário,atro,negro,lutuoso,plangente,nubloso.

Verbo

entristecer-se,abater-se,estar abatido e adj.;lamentar;desconsolar-se,caírem os braços a alguém,chorar,angustiar-se,não estar para festas,parecer consumir-se de tristeza,estar de má data,murchar-se o riso,magicar = andar apreensivo,deprimir-se,ver tudo negro,cobrir-se o coração,saltear a tristeza a alguém,carregar o semblante,ter o rosto carregado,andar abatido e adj.;amarroar,ter negros pressentimentos,lastimar-se,sentir desânimo,envolver-se em desânimo,desanimar,marasmar-se,cismar,meditar,tornar-se grave,alcachinar-se,sucumbir,acabrunhar-se,abater-se,torvar-se,amofinar-se,enrugar a fronte,obscurecer-se rosto a alguém,franzir o sobrolho,carregar a celha,carregar o cenho,franzir o cenho,pender a cabeça ao peito,morder os lábios,morder os beiços,pôr os olhos no chão,sentir depressão,reprimir o sorriso,tornar abatido e adj.;desalentar,desencorajar,melancolizar,nublar,quebrantar o ânimo,desolar,abater,combalir,emburrar,embosnar,amuar,deprimir,desconfortar,desprestigiar,funestar,extinguir as palavras nos lábios,enlutar,consternar,contristar,deixar na alma um sulco de tristeza,infundir tristeza,negrejar,desalegrar,resfriar,gelar,penalizar,entristecer,sombrear,toldar;crestar as esperanças de;desconsolar,apesarar,ensombrar,enturvar,enoitecer,enevoar,anuviar.

Advérbio

tristemente,abatidamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção