Sua língua na Internet

 

(es.pu.ma)

sf.

1. Conjunto de bolhas pequenas que se formam ao redor de substâncias viscosas ou saponáceas, como sabão, xampu etc., ou à superfície de um líquido, quando agitado, fervido ou fermentado (espuma de sabão; espuma do mar; espuma da cerveja); ESCUMA

2. Baba com aparência de espuma (1).

3. Material sintético, poroso e macio (colchão de espuma)

4. Forma de espuma (1) consistente e cremosa que serve como emoliente para a barba ou pelos do corpo, antes de raspá-los

[F.: Do lat. spuma. Hom./Par.: espuma (sf.), espuma (fl. de espumar).]


Espuma de borracha
1 Quím. Termo que desgina substância sintética, muito porosa e plástica, com diversos usos (isolantes elétricos e térmicos, colchões etc.)

Explore seu vocabulário com o Aulete

Leveza

Substantivo

levidão,levidade,ligeireza,imponderabilidade,sutileza,flutuação,levitação,volatilidade,ausência de gravidade,gravidade zero;pena,pluma,pó,poalha,argueiro,átomo,corpúsculo,floco ou froco,felpa,froixel ou frouxel,teia de aranha,filandras,palha,cortiça,quinta substância,quinta-essência,bolha,flutuador,ludião,boia,éter,ar,os imponderáveis,espuma,folha seca.

Adjetivo

leve,leveiro,ligeiro,imponderoso,sutil,fino,esponjoso,aéreo,que mal se sente,esvoaçante;flutuante e v.;levitante,breve,etéreo,incompressor,astático,volátil,natátil,nadante,flutuável,fácil de se manejar,manejável,maneiro,portátil,carregável,transportável,andejo,insubmersível,insubmergível,manual;leve como uma (pena e subst.);comportável.

Verbo

ser (leve e adj.);flutuar,levitar,pairar,voar,ficar suspenso no ar,ter pouco peso,ser fácil de se transportar,librar-se,esvoaçar,sobrenadar,vir à tona,aflorar,boiar,vogar,subir aos ares;tornar (leve e adj.);alijar,desalijar,deslastrar,descarregar,desonerar,aligeirar,desencostalar,suavizar,diminuir o peso,minorar,aliviar;.

Advérbio

levemente e adj.;leve e leve,de leve,ao de leve,em suspensão.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção