Sua língua na Internet

 

(bo.lha)

[ô]

sf.

1. Vesícula que se forma na superfície de pele por efeito de queimadura, atrito etc.; EMPOLA

2. Glóbulo de ar, vapor ou gás que se forma em matérias líquidas ou pastosas em movimento, em ebulição ou em fermentação; BORBULHA

3. Pequena quantidade de ar contida em uma substância fundida: Esta cerâmica tem muitas bolhas.

4. Peça em forma de calota esférica com que se cobre orifício da tampa de balde, em lavatório

5. Defeito de fabricação em substâncias como vidro, papel etc., que consiste na ocorrrência de pequenas bolsas de ar no meio da substância

6. Avi. Mil. Em aviões de combate, saliência na fuselagem, ger. de material transparente, onde se aloja operador de metralhadora ou canhão, que assim tem visão panorâmica da área de combate aéreo

7. Econ. Crescimento efêmero ou ilusão de crescimento da atividade econômica ou de negócios num certo setor, que pode induzir a erro de avaliação, até retornar à situação anterior (bolha da internet)

8. Med. Termo com que se designa dispositivo de isolamento de um doente com baixa imunidade, e que consiste em ambiente esterilizado estanque, dentro do qual o doente é confinado

a2g.

9. Bras. Pop. Bobo, desinteressante.: Que sujeito bolha, não dá para conversar com ele...

s2g.

10. Bras. Pop. Pessoa bolha (5).: Não, não o convide, ele é uim bolha.

[F.: Do lat. bulla. Hom./Par.: bolha (fl. de bolhar); bolhas (pl.), bolhas (fl. de bolhar). Ideia de ' bolha': bol -; -cist(i/o) e -cisto.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Convexidade

Substantivo

alombamento,ressalto,proeminência,protuberância,prognatismo,extradorso,projeção,projetura,intumescimento,avançamento,alteamento,avoamento,duna,elevação,gibosidade,marreca,corcova,bojo,buco,saliência,alambor,releixo,bossagem,nodosidade,intumescência,turgidez,inturgescência,calosidade,tuberosidade,fungosidade,excrescência;tumor,exostose,aneurisma,sarcoma,carbúnculo,antraz,furúnculo (doença),calombo,vesícula,empola,quisto,abscesso,lobinho,vergão,pápula,pústula,papo,papeira,trasorelho,bócio,broncocele,caxumba,terçogo,terçol = torçol,torçolho,verruga,arestim,dente,inchaço,inchação,anarca,anarco,apófise,côndilo,bolbo,nodo,nódulo,probóscida,tromba,bossa,mochila,giba,geba,corcunda,carcunda,galo,pão de açúcar,calo = tilose,tiloma,variz,bolha,borbulha,maléolo,pólipo,fungo,fungão;bibo,teta,mama,peito,seio,glândula mamal,mamilo,poma,bochechas,belfas,nariz,beque,batata,bicanca,penca,focinho,lábio,beiço,beiçana,beiçada,barriga,abdome,ventre,bandulho,pança,panturra,cernelha,espádua,espalda,espaldeta;escápula,botão,anquinhas,mamilho,munhão,sacada,balcão,cúpula,zimbório,arco,arcada,abóbada,refendimento,concameração,écfora,relevo,cameo,alto-relevo,entalhadura,cimbre;outeiro,cabo,promontório,recife.

Adjetivo

convexo,alombado,extradorsado,alcatruzado e v.;abaulado,cupulado,cupuliforme,proeminente,sobranceiro,esbugalhado,arqueado,papudo,protuberante,saltado,saliente,saído,nodoso,noduloso,caloso,avançado,que ressalta,corcovado,em relevo,ressaltado,tufado,relevado,claviforme,encrespado,moutonné,cheio de altos e baixos,croquento;barrigudo,beiçudo,narigudo,corcunda,tumuroso,intumescido,túmido,túrgido,mamudo,mamífero,mamiloso,mamalhudo,mamilar,mastoide,mastóideo,vesical,bolboso,papuloso,lentiforme,lenticular,fungoso,labial,labelado,repoussé,enfunado,vesicular,vesiculoso,tuberoso,tuberculado,tubercular,aneurismático,cepáceo.

Verbo

ser (proeminente e adj.);projetar-se,avançar,bojar,fazer bojo,relevar,apresentar saliência arredondada,ressair,sair,sobressair,avultar,realçar,destacar-se,salientar-se,ressaltar;fazer barriga,fazer saliência,ter avançamento,emergir,tomar espaço,arquear,entufar,dilatar,intumescer,bolhar,borbulhar,abaular,alombar,alamborar,alcatruzar,arredondar,copar,frondear,frondescer,frondejar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Leveza

Substantivo

levidão,levidade,ligeireza,imponderabilidade,sutileza,flutuação,levitação,volatilidade,ausência de gravidade,gravidade zero;pena,pluma,pó,poalha,argueiro,átomo,corpúsculo,floco ou froco,felpa,froixel ou frouxel,teia de aranha,filandras,palha,cortiça,quinta substância,quinta-essência,bolha,flutuador,ludião,boia,éter,ar,os imponderáveis,espuma,folha seca.

Adjetivo

leve,leveiro,ligeiro,imponderoso,sutil,fino,esponjoso,aéreo,que mal se sente,esvoaçante;flutuante e v.;levitante,breve,etéreo,incompressor,astático,volátil,natátil,nadante,flutuável,fácil de se manejar,manejável,maneiro,portátil,carregável,transportável,andejo,insubmersível,insubmergível,manual;leve como uma (pena e subst.);comportável.

Verbo

ser (leve e adj.);flutuar,levitar,pairar,voar,ficar suspenso no ar,ter pouco peso,ser fácil de se transportar,librar-se,esvoaçar,sobrenadar,vir à tona,aflorar,boiar,vogar,subir aos ares;tornar (leve e adj.);alijar,desalijar,deslastrar,descarregar,desonerar,aligeirar,desencostalar,suavizar,diminuir o peso,minorar,aliviar;.

Advérbio

levemente e adj.;leve e leve,de leve,ao de leve,em suspensão.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Aquecimento

Substantivo

calefação,calentura,abrasamento,esbraseamento,liquação,elevação de temperatura,torrefação,torragem,fusão,fundição,liquefação,incandescência,escandescência,ardência,temperatura rubra,rescaldo,cauterização,ambustão,ignificação,soborralho,incêndio,deflagração;fogo,queima,queimação,inflamação,conflagração,calda,cremação,queimada,queimamento,queimadura,cresta,crestadura,tisna,tisnadura,adurência,causticidade,cautério,cáustico,vesicatório,vesicante,ustão,ustulação,caldeação,calcinação,carbonização,incineração,cineração,fervor,fervura,fervença,fervedura,fervedouro,tostadura;decocção,cocção,ebulição,chamusco,chamuscadela,chamuscadura = sapeca,esturro,fumo (pop.),bispo,murra,vesícula,bolha,borbulha,empola;colcha,cobertor,manta,edredom,flanela,pele,baeta,baetilha,acolchoado (forro),abafo,regalo;suéter,pulôver,cardigã,casaco,cachecol,parca,sobretudo,soalheira,insolação,coup de soleil,fósforo (combustível),incendiário,petroleiro;cinza,favila,borralho,larada,carusma,carvão,coque;lareira,aquecedor,forno,fornalha,fogão,calefator,radiador,fogueira,resistência elétrica,coletor solar;inflamabilidade,combustibilidade,fusibilidade,pirogênese;cerâmica,olaria,louça,porcelana,terracota,tijolo;(transmissão de calor): diatermia,transcalência,dilatação.

Adjetivo

aquecido e v.;aceso,rechauffé,escandecido,tórrido,torrefato,tiçonado = chamuscado,queimante e v.;ardente,adurente,adustivo,ustório,urente,comburente,diatérmico,diatérmano,vesicante,termântico,comburente,incandescente,calefaciente,tisnado,decocto,combusto,adusto,semiústo,elixado,recoito,erosivo,corrosivo,fumiflamante;inflamável,piróforo,acendível,combustível,incendioso,incendiável,carbonizável,reverberante,reverberatório,pirômaco,pirótico;sudorífico,sudatório,sudorífero,suador.

Verbo

aquecer,aquentar,acalorar,dar caloria,esquentar,requentar,reparar contra o frio,tornar quente;caldear,elevar a temperatura,estar à lareira,aquecer-se,incandescer,pôr em brasa,escandecer,incendiar,cremar,deitar fogo a,deitar ao fogo,ativar o fogo,fazer lume,acender,atear,fumegar,deflagrar,ignizar,lançar combustível ao fogo;atiçar,atear o lume;fazer uma fogueira de,pôr em brasa,abrasar,enfogar,aplicar o archote a,ferir lume,petiscar,derreter,fundir,refundir,desnevar,degelar,desgelar,desenregelar,descongelar,liquefazer,arder,cauterizar,causticar,queimar,assoleimar,requeimar,entregar ao fogo,adurir,ustular,tisnar,crestar,carbonizar,vulcanizar,encarvoar,encarvoiçar,recrestar,incinerar,cinerar,chamuscar,sapecar (pop.),tostar,estorricar,ensoar,morder,torrar,torrificar;afoguear,esbrasear,ferretear,ferrar,calcinar,sobrasar,engrolar,soborralhar,cozer,recoitar,elixar,grelhar,assar,moquear,fritar,fritir,frigir,recozer,enegrecer,reduzir a cinzas,consignar às chamas,vesicar,atiçoar,enfornar,levar ao forno,forjar,enforjar,fraguar,escaldar,escalfar,ensoar,ferver,referver,ebulir,fervilhar,esfervilhar,rescaldar,entrar em ebulição;pegar fogo,incendiar-se,inflamar-se,arder,deflagrar,reduzir-se a cinzas,comunicar-se o fogo a,transformar-se numa fogueira,ensoar-se;estar (queimado e adj.);cheirar a bispo,estar torrado,ensoar,insolar-se,dessombrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção