Sua língua na Internet

 

(for.no)

[ô]

sm.

1. Construção, feita de tijolo, pedra ou ferro que, aquecida com carvão, lenha ou outros combustíveis, armazena o calor para cozer ou assar pães, pizzas, tijolos, louças etc.

2. Compartimento fechado, localizado ger. na parte dianteira dos fogões, onde se produz e armazena calor necessário para assar carnes, bolos, pizzas etc.

3. Utensílio de cozinha composto unicamente por esse compartimento.

4. Fig. Lugar muito quente; FORNALHA: A sala de aula estava um forno só.

5. Metal. O mesmo que alto-forno.


[Pl.: ó]

[F.: Do lat. furnus, i.]


De forno e fogão
1 Que sabe preparar pratos sofisticados, seja assados no forno seja cozidos no fogão.


Forno de arco
1 Tec. Forno aquecido por arco elétrico gerado entre dois eletrodos.


Forno de cuba
1 Tec. Forno em forma de uma cuba vertical na qual minério e combustível se misturam.


Forno de escória
1 Metal. Forno do qual se obtém chumbo de escória.


Forno de indução
1 Tec. Forno no qual uma bobina que o envolve é alimentada por corrente elétrica alternada, gerando o campo magnético que o aquece.


Forno de micro-ondas
1 Forno que aquece alimentos com muita rapidez, ao usar irradiação de micro-ondas de hiperfrequência. [[Tb. apenas micro-ondas].]


Forno de mufla
1 Tec. Forno aquecido por radiação térmica das paredes de uma câmara que contém o material a ser fundido.


Forno de resistência
1 Tec. Forno aquecido pelo efeito de uma corrente elétrica que passa por resistores imersos na carga, ou diretamente pela carga, ou por resistores nas paredes do forno.


Forno de revérbero
1 Tec. Forno aquecido pelos produtos da combustão do combustível.


Saído do forno
1 Fig. Recém-feito, recém-produzido, recém-publicado etc.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Calor

Substantivo

calorão,calmaria,malacia,calma,canícula,frágua,calórico,temperatura elevada,tempérie,soalheira,atermasia,quentura,agasalho,abafo,tepor,tepidez,mornidão,incandescência,ardência,forno,fornalha,abrasamento,afogueamento,ardor,fervor,febre,intermação,insolação,queimadura,candência,fogacho,estuação,brasido,fogo,vulcano (poét.),queimor,ignição,torreira do sol;brasa,áscua,cintila,centelha,faísca,fagulha,chispa,faúlha,línguas de fogo,chama,flama,labareda,flamância,flogisto ou flogístico;pirotecnia,pirobologia;fogos de artifício,fogos de Bengala;fogo grego,fogos,foguete,rojão,valverde,incêndio,fogueira,pira,fogo,elemento devorador,luzerna,fogacho,fogaréu,lume,candeio,lava,pirofilácio;dias caniculares,tempo abafadiço,saturno,sesta;calor abrasador,calor intenso,calor causticante,calor senegalesco,calor abafadiço,calor tropical;verão;zina do estio,rigor do estio,plenitude do estio,coração do estio;auge do calor,siroco,xaroco,bochorno,harmatão,suão,campsim,simum,sol,seca,estiagem,mormaço,quentura (aquecimento),murra,céu de bronze;(ciência do calor) termologia,termometria,termodinâmica,pirologia,pirometria,calorimetria,caloria,diatermia,eletrotermia,pirogênese,termomagnetismo,termoquímica,termomecânica,termoeletricidade,termodinâmica,entropia,calorímetro,termômetro,linhas isotérmicas,isóteras,isotéricas;pirotécnico,pirobologista,trópico,regiões tropicais,equador.

Adjetivo

quente,caloroso,tórrido,ardente,estuante,estuoso,abochornado,bochornal,mormacento,termal,térmico,calorífero,calórico,pírico,calmoso,calmo,queimoso,fervente,fervescente,soturno,abafante,abafadiço,intolerável,opressivo,sufocante,asfixiante,tropical,férvido,encalmadiço,abrasador,calcinante,fogueado,queimante,causticante,urente,adurente,adustivo,estivo,estival,canicular,de fogo,afogado,afogadiço,abafado,abafador,abafadiço,candente,rubro-claro,em brasa,incandescente,ensoado,fumegante,incendiário,em chamas;flamante,flamígero,flamífero,flamívomo,flamispirante,flamifervente,fulminívomo,cálido,soalheiro,homotermal,subcinerício,flamado,flagrante,refervente,candente como pontas de fogo,tépido,morno,amornado,vulcânico,plutônico,senegalesco,ígneo,ignescente,ignífero,ignígero,ignívomo,isotérmico,flogístico,sudorífero,suadouro,sudatório.

Verbo

estar (quente e adj.);fazer (calor e subst.);estar uma fornalha,estuar,abafar,arder,queimar,ferver,suar,aquecer,requentar,encalmar,fumegar,cozer a fogo lento,ferver,grelhar,moquear,chamejar,incender,inflamar,acender,atear,incendiar,degelar;suar,estar em um lago d’água,tressuar,estar muito suado,nadar em suor;suar por todos os poros,em bagas;transpirar,revelir,estar cortido do sol,ensoar.

Advérbio

quentemente e adj.;no pino,no coração,no rigor do verão;na gema,na plenitude do verão;ao pino do meio-dia,na zina do calor.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Aquecimento

Substantivo

calefação,calentura,abrasamento,esbraseamento,liquação,elevação de temperatura,torrefação,torragem,fusão,fundição,liquefação,incandescência,escandescência,ardência,temperatura rubra,rescaldo,cauterização,ambustão,ignificação,soborralho,incêndio,deflagração;fogo,queima,queimação,inflamação,conflagração,calda,cremação,queimada,queimamento,queimadura,cresta,crestadura,tisna,tisnadura,adurência,causticidade,cautério,cáustico,vesicatório,vesicante,ustão,ustulação,caldeação,calcinação,carbonização,incineração,cineração,fervor,fervura,fervença,fervedura,fervedouro,tostadura;decocção,cocção,ebulição,chamusco,chamuscadela,chamuscadura = sapeca,esturro,fumo (pop.),bispo,murra,vesícula,bolha,borbulha,empola;colcha,cobertor,manta,edredom,flanela,pele,baeta,baetilha,acolchoado (forro),abafo,regalo;suéter,pulôver,cardigã,casaco,cachecol,parca,sobretudo,soalheira,insolação,coup de soleil,fósforo (combustível),incendiário,petroleiro;cinza,favila,borralho,larada,carusma,carvão,coque;lareira,aquecedor,forno,fornalha,fogão,calefator,radiador,fogueira,resistência elétrica,coletor solar;inflamabilidade,combustibilidade,fusibilidade,pirogênese;cerâmica,olaria,louça,porcelana,terracota,tijolo;(transmissão de calor): diatermia,transcalência,dilatação.

Adjetivo

aquecido e v.;aceso,rechauffé,escandecido,tórrido,torrefato,tiçonado = chamuscado,queimante e v.;ardente,adurente,adustivo,ustório,urente,comburente,diatérmico,diatérmano,vesicante,termântico,comburente,incandescente,calefaciente,tisnado,decocto,combusto,adusto,semiústo,elixado,recoito,erosivo,corrosivo,fumiflamante;inflamável,piróforo,acendível,combustível,incendioso,incendiável,carbonizável,reverberante,reverberatório,pirômaco,pirótico;sudorífico,sudatório,sudorífero,suador.

Verbo

aquecer,aquentar,acalorar,dar caloria,esquentar,requentar,reparar contra o frio,tornar quente;caldear,elevar a temperatura,estar à lareira,aquecer-se,incandescer,pôr em brasa,escandecer,incendiar,cremar,deitar fogo a,deitar ao fogo,ativar o fogo,fazer lume,acender,atear,fumegar,deflagrar,ignizar,lançar combustível ao fogo;atiçar,atear o lume;fazer uma fogueira de,pôr em brasa,abrasar,enfogar,aplicar o archote a,ferir lume,petiscar,derreter,fundir,refundir,desnevar,degelar,desgelar,desenregelar,descongelar,liquefazer,arder,cauterizar,causticar,queimar,assoleimar,requeimar,entregar ao fogo,adurir,ustular,tisnar,crestar,carbonizar,vulcanizar,encarvoar,encarvoiçar,recrestar,incinerar,cinerar,chamuscar,sapecar (pop.),tostar,estorricar,ensoar,morder,torrar,torrificar;afoguear,esbrasear,ferretear,ferrar,calcinar,sobrasar,engrolar,soborralhar,cozer,recoitar,elixar,grelhar,assar,moquear,fritar,fritir,frigir,recozer,enegrecer,reduzir a cinzas,consignar às chamas,vesicar,atiçoar,enfornar,levar ao forno,forjar,enforjar,fraguar,escaldar,escalfar,ensoar,ferver,referver,ebulir,fervilhar,esfervilhar,rescaldar,entrar em ebulição;pegar fogo,incendiar-se,inflamar-se,arder,deflagrar,reduzir-se a cinzas,comunicar-se o fogo a,transformar-se numa fogueira,ensoar-se;estar (queimado e adj.);cheirar a bispo,estar torrado,ensoar,insolar-se,dessombrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção