Sua língua na Internet

 

sol1

sm.

1. Astron. Estrela da galáxia Via Láctea, em torno da qual giram a Terra e outros planetas do sistema solar: "Mansinho acordou com o sol alto no céu..." (Antonio Callado, Bar Don Juan.)) [Com inicial maiúsc.]

2. Luz e calor emitidos por essa estrela (sol do meio-dia)

3. Astron. Qualquer estrela que é centro de um sistema planetário

4. P.ext. Astron. Qualquer estrela do sistema planetário

5. Imagem que representa o Sol, constituída de um círculo do qual partem raios

6. Superfície ou local iluminado pela luz solar: Pôs a roupa para secar ao sol.

7. Fig. A luz do dia: Prefere o sol à escuridão.

8. Fig. Luz, brilho, esplendor

9. Fig. Alegria, esperança: Afinal, o sol voltara ao seu lar

10. Her. Círculo com 12 raios, esmaltado em ouro

11. Rel. O que ilumina, orienta, indica caminhos a seguir: Para os cristãos, Jesus Cristo é o sol.

12. Grande talento ou gênio: Os filósofos eram os sóis de Atenas

[Pl.: sóis.]

[F.: Do lat. sol,solis. Hom./Par.: (pl.) sóis, sois (fl. de ser); soes (fl. de soar), sóis (fl. de soer). Ideia de 'sol', usar pref . heli (o)- e1 sol (i)- e suf . -élio]


Chova ou faça sol
1 Independentemente das circunstâncias, da situação. [Us. para afirmar que algo acontece regularmente, ou que há certeza de que algo sucederá: Chova ou faça sol, levanta-se às 6 da manhã; Viajaremos, chova ou faça sol.]


De sol a sol
1 O dia inteiro, do início da manhã até a noite, ou o anoitecer


Fazer sol
1 Estar o dia claro, com o Sol não coberto por nuvem


Partir o sol
1 Num duelo, posicionar os duelistas de modo que o sol não os ofusque


Quer chova, quer faça sol
1 Ver Chova ou faça sol


Sol da meia-noite
1 Nas regiões árticas ou antárticas, que devido à inclinação do eixo da Terra não penetram na região de sombra durante parte do verão, a permanência do Sol acima do horizonte durante as 24 horas do dia, ou a maior parte delas.


Sol nascente
1 O momento do dia em que o Sol surge no horizonte.
2 A direção ou o ponto horizonte em que surge o Sol.
3 P.ext. O Oriente, a Ásia.


Sol poente
1 Pôr-do-sol, o momento do dia em que o Sol se põe no horizonte.
2 A direção ou o ponto horizonte em que o Sol se põe.


Tapar o sol com a peneira
1 Não querer ver ou saber, ou tentar ocultar ou ignorar o que é evidente


Ver o sol nascer quadrado
1 Bras. Gír. Estar na prisão, como prisioneiro





O Sol é uma estrela, centro do sistema solar. Tem especial importância para a Terra, fonte que é do calor e da luz que propiciam a vida neste planeta. É maior do que a Terra 109 vezes em volume e 330.000 vezes em massa, e está a quase 150.000.000km de distância. O Sol é feito 90% de hidrogênio, quase 10% de hélio, 1% de oxigênio, carbono, nitrogênio, silício e ferro. É uma fonte permanente de energia, produzida em reações contínuas em sua massa, principalmente a transformação de hidrogênio em hélio. O sol move-se no espaço em torno do centro da Via Láctea, ' carregando' com ele o sistema solar, a uma velocidade de 216 km/s, completando uma órbita a cada 225 milhões de anos. Também gira lentamente em torno de si mesmo, uma volta em 25 dias em seu equador, em 36 dias nos polos. A intensa atividade energética e magnética do Sol acarretam fenômenos visíveis da Terra, como as manchas solares, as protuberâncias (jatos de gás) e as erupções solares (libertação súbita de energia).

sol2

1. Mús. A quinta nota da escala de dó [Corresponde ao G na notação alfabética]

2. Sinal que representa essa nota na pauta

[Pl.: sóis]

[F.: Do it. sol]

sol3

1. Econ. Antiga moeda do Peru, substituída em janeiro de 1986 pelo inti, que por sua vez foi substituído pelo sol novo em 1991.

[Pl.: soles.]

sol4

1. Fís-quím. Coloide em que a fase dispersora é um líquido e a fase dispersa é um sólido

[Pl.: sóis e soles.]

[F.: F. red. de hidrossol.]


Sol aquoso
1 Fís-quím. Hidrossol.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Calor

Substantivo

calorão,calmaria,malacia,calma,canícula,frágua,calórico,temperatura elevada,tempérie,soalheira,atermasia,quentura,agasalho,abafo,tepor,tepidez,mornidão,incandescência,ardência,forno,fornalha,abrasamento,afogueamento,ardor,fervor,febre,intermação,insolação,queimadura,candência,fogacho,estuação,brasido,fogo,vulcano (poét.),queimor,ignição,torreira do sol;brasa,áscua,cintila,centelha,faísca,fagulha,chispa,faúlha,línguas de fogo,chama,flama,labareda,flamância,flogisto ou flogístico;pirotecnia,pirobologia;fogos de artifício,fogos de Bengala;fogo grego,fogos,foguete,rojão,valverde,incêndio,fogueira,pira,fogo,elemento devorador,luzerna,fogacho,fogaréu,lume,candeio,lava,pirofilácio;dias caniculares,tempo abafadiço,saturno,sesta;calor abrasador,calor intenso,calor causticante,calor senegalesco,calor abafadiço,calor tropical;verão;zina do estio,rigor do estio,plenitude do estio,coração do estio;auge do calor,siroco,xaroco,bochorno,harmatão,suão,campsim,simum,sol,seca,estiagem,mormaço,quentura (aquecimento),murra,céu de bronze;(ciência do calor) termologia,termometria,termodinâmica,pirologia,pirometria,calorimetria,caloria,diatermia,eletrotermia,pirogênese,termomagnetismo,termoquímica,termomecânica,termoeletricidade,termodinâmica,entropia,calorímetro,termômetro,linhas isotérmicas,isóteras,isotéricas;pirotécnico,pirobologista,trópico,regiões tropicais,equador.

Adjetivo

quente,caloroso,tórrido,ardente,estuante,estuoso,abochornado,bochornal,mormacento,termal,térmico,calorífero,calórico,pírico,calmoso,calmo,queimoso,fervente,fervescente,soturno,abafante,abafadiço,intolerável,opressivo,sufocante,asfixiante,tropical,férvido,encalmadiço,abrasador,calcinante,fogueado,queimante,causticante,urente,adurente,adustivo,estivo,estival,canicular,de fogo,afogado,afogadiço,abafado,abafador,abafadiço,candente,rubro-claro,em brasa,incandescente,ensoado,fumegante,incendiário,em chamas;flamante,flamígero,flamífero,flamívomo,flamispirante,flamifervente,fulminívomo,cálido,soalheiro,homotermal,subcinerício,flamado,flagrante,refervente,candente como pontas de fogo,tépido,morno,amornado,vulcânico,plutônico,senegalesco,ígneo,ignescente,ignífero,ignígero,ignívomo,isotérmico,flogístico,sudorífero,suadouro,sudatório.

Verbo

estar (quente e adj.);fazer (calor e subst.);estar uma fornalha,estuar,abafar,arder,queimar,ferver,suar,aquecer,requentar,encalmar,fumegar,cozer a fogo lento,ferver,grelhar,moquear,chamejar,incender,inflamar,acender,atear,incendiar,degelar;suar,estar em um lago d’água,tressuar,estar muito suado,nadar em suor;suar por todos os poros,em bagas;transpirar,revelir,estar cortido do sol,ensoar.

Advérbio

quentemente e adj.;no pino,no coração,no rigor do verão;na gema,na plenitude do verão;ao pino do meio-dia,na zina do calor.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Luz

Substantivo

raio,clarão,claror,lampejo,relâmpago,claridade,esplendecência,resplandecência,lucidez,esplendidez,luz viva,luzerna,claridade intensa,lume,luzeiro,fulgor,esplendor,deslumbramento,ofuscamento,luzimento,réstea de sol,feixe de luz,aurora;dia,luz do dia,sol (fontes de luz),banho de luz,pincel de luz,luar,brilho,reslumbre,vivacidade,coruscação,nictescência,fulguração,cintilação,radiação,irradiação,refulgência,perfulgência,rutilação,rutilância,esplendidez,fulgência,brilhantismo,iluminação e v,nitidez,nitideza,efulgência,revérbero,lustre,fogo,faísca,scintila,fácula,centelha,fagulha,choina (rég.),faúlha,chispa,feila;faiscar,jactos;golfadas de luz,fagulharia,luminosidade,incêndio,chama (fogo),fogo-fátuo,luz solar;natural,águas,diamante,brilhante,ouropel,lentejoila,joias,ouro,latão,sol,fotografia,heliografia,fotômetro,(ciência da luz): óptica,fotologia,fotometria,diótrica,catótrica,catadiótrica,espectro,espectroscópio,espectrologia;especulária,laser;blu-ray,halo,glória,auréola,nimbo,parélio,fotosfera,coroa luminosa,resplandor;resplendor,reflexão,refração,reflexo,dispersão,luz irreflexa,nictação;tremulina.

Adjetivo

brilhante,aluziado,luminoso,chamejante,flamante,flâmeo,coruscante,esplendente,resplendente,deslumbroso,refulgente,fulgente,fulguroso,rútilo,rutilante,fúlgido,fulgente,ofuscante,encarnado,lucilante,fosforescente,aurifulgente,aurifúlgido,resplendoroso,dardejante,tremeluzente,fuzilante;estrelante,cintilante,prelúcido,nictente,irizante,perfulgente,lúcido,vívido,nítido,iriante,auriluzente,auritrêmulo,brilhante como a prata,gemante = brilhante como as pedras preciosas,preclaro,claro,sem nuvens,micante (poét.),estelante,radioso,deslumbrante,lucífero (poét.),luzidor,luzidio,vivo,incendido,fulmíneo,fulminívomo,açacalado,clarífico,dilúcido,mais claro que a luz do sol;congesto,resplendente de luz;argênteo,argentino,argentador,faulhento,lustroso,lustrino,fotogênico,fotográfico,heliográfico;destoldado e fortemente,fartamente,fulguramente iluminado;claro,desanuviado;anaclástico,refrato,refrangente.

Verbo

alumiar,brilhar,aclarar,alvorar,alvorecer,alvorejar,arcoirisar,arder,arraiar,aurejar,aureolar,aureolizar,aurorar,aurorecer,campar,centelhar,chamear,chamejar,chamejar em fogos de diversas cores,chispar,claraboiar (ant.),clarear,clarejar,constelar,coriscar,coruscar,dardejar,esfuzilar,esplander,esplandecer,esplender,esplendecer;espargir os seus raios,estrelar,estrelejar,fagulhar,faular,faiscar,faulhar,flamear,flamejar,fulgentear,fulgir,fulgurar,fulminar,fuzilar,iluminar,iriar,irisar,irradiar,lampadejar,lampejar,lucilar,luciluzir,luzir,patentear intensa luz,fosforear,fosforejar,fosforecer,pontear,prefulgir,preluzir,radiar,raiar;rebrilhar,refulgir,refulgurar,relampear,relampejar,relampadejar,relampaguear,relumbrar,reluzir,resplandecer,resplendecer,resplender,reverberar,rutilar,centelhar,cintilar,sobredourar,transluzir,tremeluzir,tremulinar,vagalumear,deslumbrar;quebrar os olhos,ferir os olhos;espraiar raios,fazer-se a luz por todos os lados,reluzir de um fulgor vivíssimo;lançar luz,emitir luz;dardejar faíscas,vibrar raios;cegar,ofuscar,ferir a vista;espancar com o seu clarão,argentear,argentar,ter um reflexo argênteo,pratear,abrilhantar,andar pelo céu um luar esquivo,iriar,esbater as trevas,descobrir-se o sol,espelhar,refletir,polarizar-se,refranger,desentenebrecer,aclarar,desescurecer,dessombrar,desanuviar;ser iluminado,receber estrias ou um cálido banho de luz.

Advérbio

brilhantemente e adj.;em áureos reflexos,à claridade albente da lua.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Douto

Substantivo

erudito,sábio,entendido,ilustrado,intelectual,competente,sabedor,estudioso,sol,luzeiro,gênio,luminar;astro ou estrela de primeira grandeza;notabilidade,grande marca,potência intelectual,engenho,letrado,mentalidade de escol,beneditino,espírito vasto,conhecedor,connoisseur,savant,pantólogo,cultor,escolástico,doutor,professor,graduado,disputador,acadêmico,licenciado,togado,juiz,jurista,advogado,magistrado,filósofo,cientista,polímato,sofista,pensador;magni pretii homo = homem de grande mérito;triglota = trilíngue,bilíngue,poliglota,linguista,romanista,filólogo = romanólogo,filologista,humanista,helenista,lexicógrafo,sanscritista,dicionarista,glossógrafo,gramático,literato,homem de letras,diletante,curioso,amador;Mecenas,Mezzofanti,iluminado;rato de biblioteca,helluo librorum,bibliomaníaco,bas bleu,sábio tebano,biblioteca viva,repertório,homo multarum literarum;homem de vasto saber,homem de sólida cultura,homem de de fina educação,homem de de muita instrução;sumidade,capacidade;poço de ciência,poço de saber,poço de cultura;sociólogo,silósofo,cientista,homem de grande esfera,especialista,ictiólogo,ictiógrafo,petrologista,biologista,patologista;frenologista,frenólogo,morfologista,minerógrafo,mineralogista,meteorologista,físico,químico,quinólogo;psiquiatra,psicanalista,alienista,astrônomo,geólogo,agrônomo,hidrólogo,naturalista,botânico,geneticista,latinista,geógrafo,historiador,antropólogo,engenheiro,médico,antiquário,arqueólogo,arqueógrafo,assiriólogo,assiriologista,patólogo,patógrafo,armista,linhagista,genealogista,autor genealógico,matemático,analista,algebrista,geômetra,pantologista,aristocracia intelectual,classe pensante e douta,doutrinário,psicólogo,pedagogo,professor;jurisconsulto,.

Adjetivo

sábio;filomático,poliglótico,sabichoso,emérito,insigne.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Amo

Substantivo

senhor,dominador,patrão,superior,promulgador,referendário,mandante,sancionador,comandante,general,coronel,caudilho,chefe,caudel,cabeça,capitão,cabo,morubiba,morubixaba,cacique,pajé,aqueme (ant.),dembe,xeque,maioral,váli,decano,nomarca (Egito),governador,alvazil ou alvazir (ant.),alcaide,ditador,líder (diretor);condestável,timoneiro;mandachuva,chefão,figurão,magnata,corifeu,chefia;potentado,potestade,senhor,suserano,soberano,monarca,usurpador,tirano,autocrata,déspota,oligarca;cabeça coroada,pontífice,imperador,imperante,rei,majestade,ungido do Senhor,dinasta,protetor,presidente,estatôlder,doge,governante;governador,presidente,césar,kaiser,autocrata,czar,fuehrer,duce,sultão ou soldão,califa,faraó (ant.),negus,xá,padixá,sofi ou cã,lama,micado,dairo,daimio,cubo,inca,jacatá;príncipe,duque (nobreza);arquiduque,eleitor,landgrave,rajá,emir;imperatriz,rainha,sultana,czarina,princesa,infanta,duquesa,margravina,dogaressa,landgravina;regente,camerlengo,vice-rei,exarco,exarca,palatino,quediva,hospodar,paxá ou baxá,imã,bei,naire,xerife,guazil,tetrarca,heptarca,cônsul,procônsul,harmosta (ant.),senescal,centúnviro,duúnviro,triúnviro,quatuórviro,decênviro,sátrapa,etnarca,mandarim,grão-vizir,nababo,sabaio,marajá,burgrave,burgomestre,laird (proprietário);regedor,vílico,castelão,tuxaúa,tubixaba,autoridade,poderes,governo,os órgãos da nação,poderes constituídos,estado-maior,autoridade em exercício,encarnação da autoridade,sol,governo,regime,executivo;(autoridades militares): oficialidade,generalíssimo,condestável,comandante-chefe,estratego (ant.),marechal,marechal de campo,general de divisão,general de brigada,naire (Índia),tenente-general,governador das armas,comandante da região,brigadeiro,coronel,quingentário (gôdos),tenente-coronel,major,capitão,anadel,centúrio,centurião,almocadém (ant.),primeiro-tenente,segundo-tenente,alferes,oficial,brigada,vago-mestre,intendente,primeiro-sargento,segundo-sargento,cadete,aspirante,furriel,cabo,anspeçada;ajudante de campo,fiscal,comandante,vinteneiro (ant.),corneta-mor,guarda-mor,adail,manipulário ou manipular;estado menor;(autoridades civis): ministro,governador,presidente,secretário,chanceler,intendente,prefeito,governador da cidade,chefe de polícia,arconte,preboste,magistrado,síndico,alcaide,burgomestre,corregedor,sargento-mor,ouvidor,juiz de fora,senescal,mordomo,veador da casa régia,vereador,diretor,reitor,maire,condestável,oficial (executivo);(autoridades navais): talassiarca (ant.),almirante,capitão-mor dos mares,vice-almirante,comodoro,capitão de fragata,capitão de mar e guerra,capitão-tenente,comandante,oficialidade,guarda-marinha,grumete;autoridades eclesiásticas.

Adjetivo

triunviral,duunviral.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fama

Substantivo

reputação,distinção,renome,nome,celebridade,nomeada,brilho,brilhantismo,notoriedade,cartaz (pop.),conceito,nome,figura varonil,nota,voga,popularidade,estima geral,benemerência,aura popular = aura popularis,o louvor da posteridade,realce,aura,relevo,glória,resplendor,revérbero,aplausos populares (aprovação);honras,crédito,prestígio,influência,estima,favor,apreço,brasão,galardão,lustre,fulguração (luz);ruído,respeito,consideração,respeitabilidade,conspicuidade;nome consagrado,nome venerado,nome belo,nome aureolado,nome de respeito;culto,probidade;pináculo,galarim,apogeu,fastígio,sumidade,assomada,fastos da glória;dignidade,solenidade,majestade,excelsitude,grandeza,imponência,sublimidade,esplendor,posto,lugar,posição,estado,posição na sociedade,ordem,grau,locus standi,precedência,primazia,condição,eminência,altura,píncaro;importância;preeminência,supereminência,poder,pojadura,topo da escada,elevação,subida,ascensão;exaltação,engrandecimento,dignificação,enobrecimento,dedicação,consagração,sagração,apoteose,entronização,canonização,divinização,glorificação,heroificação,trombeta da fama,herói,indígete,semideus,jequitibá,celebridade,varão ilustre,notabilidade,luminar,astro,estrela de primeira grandeza,relicário de virtudes cívicas,farol,fanal,sumidade,figura olímpica,leão,rara avis,campeão,meteoro,luzeiro,coluna,pilar,esteio;primata ou primate,colosso,figura homérica,super-homem,iluminado,redivivo,chefe;vulto histórico,benemérito,homem de prol,macota,uma das individualidades mais úteis,medalhão (depr.),manda-chuva,jarrão (depr.),nulidade (depr.),prócer,ícone,líder,condutor,exemplo,mentor,timoneiro,caudilho;figura de grande projeção,figura de alto relevo;carvalho,roble,querco (poét.),varoa (fem.),cinosura,estrela polar,modelo,exemplo vivo;encarnação perfeita e viva da honra;encarnação da virtude,pérola,bússola;protótipo (perfeição),sol,constelação,manucodiata = plêiade,via-láctea;galáxia (homem influente),ornamento;adorno,honra,halo,fotosfera,resplendor,auréola,lauréola;nimbo,zodíaco,aclamação,ovação,honras excepcionais,honrarias,homenagens,láurea,laurel;louros (troféu),memória,glorificação póstuma,imortalização,nicho do eterno templo,templo da eterna glória,Capitólio,panteão da História,imortalidade subjetiva;imortalidade,nome imortal,nome imperecível,magni nominis umbra,vigorosa figura de lutador,láurea de doutor,a borla doutoral,bacharelado,bacalaureato,doutoramento,ilíada,odisseia,poema,epopeia,feitos estrondosos;épicas proezas (coragem);(descrição ou desenho de feitos grandiosos): megalografia,planície da História,fastos da História,pórticos da História,umbrais da História;anais da História;epopeia imensa de prodígios,fama = a deusa das cem bocas;a tuba da epopeia.

Adjetivo

distinto,distingué,digno,notável,de grande projeção,singular,popular,conhecido,marcado;bem reputado,acreditado,conceituado;de nomeada,de renome,invulgar,gabadinho,notado,qualificado,notório,marcante,memorável,célebre,afamado,famígero,famigerado,famoso,legendário,lendário,dignus cantari = digno de veneração;de muita fama,de muita nomeada e subst.;saudoso,conspícuo,ilustre,varonil,galhardo,ilustrado,alto,inconfundível,lustroso,preclaro,insigne,prestante,ínclito,de apreço,claro,celso,excelso,magnífico,egrégio,sobre-excelente,soberbo,sublime,supino,alipotente,assinalado,de primeira grandeza,heroico,semidivino,varonil,homérico,olímpico,grande,preexcelso,eminente,prestigioso e respeitável,graduado,fastigioso,benemérito,preeminente,proeminente,supereminente,nobilitador,nobilitante,dignificante,honroso,honesto,honorífico,honrado,brioso,probo;cercado do respeito e da admiração,pundonoroso,respeitável;venerável,venerando,imperdível,imperecível,imperituro,memorável,inesquecível;inolvidável,inescurecível,indelével,imortal,de saudosa memória,em quem não teve poder a morte,œre perennius,sacrossanto,iluminado,redivivo,nimboso,nimbado,glorioso,esplêndido,remontado,brilhante,invulgar,saliente,luminoso,radiante,sem par,sem jaça,de escol,de eleição,de primeira água,supremo,sublimado,superior;que vale um poema de glórias,laurífero,laurígero,láureo,laurino,nobre,sublime,divino,deífico,honroso,airoso,elevado,subido,ufano,majestoso,augusto,principesco,majestático,do mais fino quilate,de primeira grandeza,que brilha pelo que de fato vale,grandioso;épico,digno de epopeia,epopeico,odisseico,sublime,heroico,transcendente,sagrado,sans peur et sans reproche,imáculo,imaculado,emérito,de pulso,de nome feito e consagrado,remêmoro,rememorável,privilegiado,de indiscutível mérito,meretíssimo;anelante,sedento de glórias;que tanta honra faz,que tanto desvanecimento causa,opulentado de glórias,histórico,icônico.

Verbo

ser célebre e adj.;ser uma das figuras mais belas da História,ser a figura culminante de,avultar como figura proeminente,conhecer de perto a glória,merecer altares,figurar,orgulhar-se de (orgulho);exultar-se;envaidecer-se;pressentir os aplausos da posteridade,sentir o bafejo da aura popular,honrar,dar honras,ilustrar,dignificar;ter na terra uma ilíade de triunfos,ter uma odisseia de glórias;ter seu nome consolidado,vestir a lena,iluminar,iluminar com as fulgurações de sua inteligência de escol,ornamentar,estrelar,diamantizar,opulentar de glórias,ser benemérito da pátria,brilhar;refulgir,reluzir,resplandecer,fulgurar,fazer brilhante figura,fazer um figurão,distinguir-se,exceler,esplender,galhardear,abalizar-se,destacar-se,ser de exceção,salientar-se,notabilizar-se,evidenciar-se,ressaltar,sobressair,sair bem na foto,realçar-se,engrimpar-se,destacar-se na planície azul da história,subir na estima pública,assequi immortalitatem = conquistar a imortalidade,engrandecer-se,agigantar-se,elevar-se,sobreexceder,extrapolar,ter um quid que o distingue do comum dos homens,levantar-se = deixar de si fama,dar dias de glórias ao seu país,ganhar o respeito e a veneração,granjear o séquito dos povos,cair em graça,celebrizar-se,viver,iluminar,florescer,florear,efundir luz sobre,libertar-se da lei da morte,ascender à imortalidade,agenciar-se uma invejável reputação,empunhar a batuta,conquistar honras,morrer no campo da honra,ter morte gloriosa,levar a palma;ter a precedência,ter a primazia;ir na frente,ir na vanguarda,liderar,conduzir;figurar num nível elevado,conquistar louros imarcescíveis,cobrir-se de glórias,ter o seu nome inscrito nos fastos da história,bem merecer da pátria,passar à posteridade,fulgurar nos fastos da história,rivalizar-se,correr parelhas com,competir,emular-se,exceder,eclipsar,deixar na sombra,ser superior;bater o recorde,pisar o mais alto degrau da escada que conduz à imortalidade,fazer grande ruído,rutilar com luz própria,andar na berra,dar brado = criar fama retumbante,ter fama;estar em evidência,estar em acentuado destaque,estar no galarim da fama;ser o leão do dia,ser apontado a dedo,tornar célebre e adj.;entronizar,glorificar,perpetuar,imortalizar,afamar,libertar da lei da morte,divinizar,endeusar,coroar,canonizar,santificar,sagrar,canere de clarorum hominum virtutibus = celebrar as virtudes dos varões ilustres,deificar,heroificar,privilegiar;fazer a apoteose de,fazer a glorificação de;soberanizar,assinalar,celebrizar,notabilizar,popularizar,consagrar,dedicar,trombetear,laurear,cobrir de lauréis a fronte,cobrir de louros;gravar no bronze,perpetuar no bronze,eternizar no bronze,eternizar nos fastos da história;decantar,proclamar aos quatro ventos,tornar digno da estima pública,render fama;dar crédito,dar nnome;conferir honras,preitear,sublimar,magnificar,enobrecer,nobilitar,engrandecer,exaltar,altear,aureolar,constelar,nimbar,toucar,circundar a fronte com um nimbo refulgente,elevar ao pináculo da glória,levantar altares a alguém,levantar às alturas,elevar,qualificar,recomendar à estima pública,dignificar,abrilhantar,estrelar o nome de alguém num zodíaco imortal,prestar honras,render homenagens,homenagear,ajoelhar-se ante o túmulo de,debruçar-se sobre a lousa,celebrar (comemorar);comemorar,graduar-se,licenciar-se,tomar capelo,obter o grau de doutor,doutorar-se,colar o grau,bacharelar-se;ganhar os galões de oficial,os bordados de general.

Advérbio

distintamente e adj.;honoris causa,a título de honra,por título honorífico,na pojadura de suas glórias;no campo da honra,sob o peso de seus louros.

Provérbio

Cria fama e deita-te na cama;Mais vale boa nomeada que cama dourada.

Interjeição

Frase

Sic itur ad astra;Fama volat;Aut Cæsar aut nihil;Palam qui meruit ferat;A História coroará o seu nome;Sua glória viverá in æternum;Ad augusta per angusta;Seu nome está vinculado indelevelmente a.

Conjunção

Universo

Substantivo

o complexo,o conjunto das coisas criadas;cosmos,macrocosmo,criação,natura,natureza;globo terráqueo,o nosso planeta,mundo sublunar,esfera,megacosmo,cósmico;música das esferas,harmonia das esferas;uranograma (representação),céu,ástrea abóbada,abóbada celeste,concha azulada,firmamento,páramo,amplidão azul,espaço sideral,empíreo,sólio estelífero,cariz do céu,éter,abóbada etérea,regiões do etéreo azul,o azul,arquitetura celeste,vasto campo etéreo,planície etérea,assento etéreo,amplidão do céu,infinito,espaço celestial;Lua,nosso satélite,Diana,Délia;astro,rainha da noite;confidente dos enamorados,soror Phebi;corpos celestes,estrelas,esferas de fogo,poeira de luz,coro sideral,esferas vermelhas;fachos,luzeiros da noite;nebulosa,via-láctea = caminho de S. Tiago = galáxia,nebulosa,o infinito;Sol,astro-rei,astro do dia,astro-criador,a lâmpada febeia,esfera de fogo,Apolo,Febo,Apolo auricrinito,hélio;o carro do sol,o carro do dia;Titão,o orbe do dia,a esfera de fogo;astro,planeta,satélite,luminar,fotosfera,cromosfera,auréola,coroa,manchas solares,lúcula,protuberâncias,astro,luzeiro,luminar,lumieiro;sistema planetário,sistema solar,sistema do mundo;Vênus,estrela-d’alva,estrela matutina,papa-ceia,estrela boeira,estrela do pastor,estrela da alvorada,estrela da tarde;Vésper,Lúcifer;cometa,cometa barbado,crináureo,comato,auricomado,crinito,crinífero,crinisparso (poét.),descaudado,descomado;satélite,asteroide;estrela cadente,estrela cadiva,estrela caduca;constelação,asterismo,zodíaco,signos do zodíaco,Grande Ursa,Órion,Cruzeiro do Sul,Centauro,Sírio = Canícula,Cisne = Abíreo,Gêmeos = Triptólemo,Escorpião;hino a Apolo;peã,meteorito,meteorólito = aerólito,ceraunite,bólide,ceráunia,pedra de raio,sílex,neolítico,machado de pedra (pop.),corisco,meteoro;paralelo almicantarado,equador,coluro,meridiano,equinócio,solstício,eclíptica,cerco cristalino,órbita,ponto vernal;(ciência dos corpos celestes): astronomia,mecânica celeste,uranografia,uranologia,uranoscopia,afrodisiografia,selenologia,selenografia,polografia,cosmologia,cosmografia,cometografia,cosmosofia,cosmogonia,astrostática,geodésia,uranometria,uranógrafo,astrônomo,Newton,Kepler,Galileu,Laplace,Leverrier,cosmogenista,cosmógrafo,cosmólogo;astrometria,astrologia,astromancia,meteorografia,meteoronomia,meteorologia.

Adjetivo

cósmico,galáctico,espacial,intergaláctico,interplanetário,interestelar,mundano,mundanal,terráqueo,terreno,térreo,terrenal,terrestre,telúrico,sublunar,subaéreo,subastral,geocêntrico,heliocêntrico,solar,febeu,lunar,selênico,esférico,equatorial,equinocial,estrelado,estelífero,estelante,estelar;marchetado,recamado,pontilhado de estrelas;constelado = ástrico,asteroide,cometário,sidéreo,sideral,astral,ástreo,astrífero,astrígero,meteórico,planetário,vênero,etéreo.

Verbo

brilhar e,estender-se ao infinito..

Advérbio

cosmicamente e adj.;em toda a criação,na face do planeta,no espaço sideral,sub sole,subdivo,subgove,neste mundo transitório;debaixo do azul deste céu;sob um céu azul,sob a abóbada celeste.

Provérbio

Interjeição

Frase

Coeli enarrant gloriam Dei.

Conjunção

Corpos luminosos

Substantivo

luminária,iluminação,luz,labareda,chama (fogo),poder iluminante,faísca,fagulha,faúlha,chispa,cintila,centelha,tubel,brilho fugaz,fosforescência = candil = ardentia,fogueira,fogaréu,fogacho;(unidades de medida de luz) candela,lux,lúmen;Sol,astro-rei,astro,luminar,luzeiro,centro do sistema planetário,fonte de luz e de calor,Febo,Apolo,fotosfera,aurora,estrela,meteoro,Sírio,Aldebarã,Altair,constelação,galáxia = Via Láctea = circulus lacteus;aurora boreal,aurora austral,aurora polar;luz zodiacal,estrela cadente,zelação = bólido = mãe de ouro,meteoros luminosos,relâmpago,serpentina de fogo = fuzil = fuzilada,lâmpado (ant.),luz sidérica,corisco,coriscada,ignis fatuus,fogo-fátuo,fogo de santelmo,protuberâncias,caipora,Castor e Pólux,fata morgana,lumieiro,noctiluz,vaga-lume,luze-luze,caga-lume,pirilampo = lumieira,salpa;(luz artificial): holofote,gás,acetileno ou acetilene,luz elétrica,lâmpada incandescente,lâmpada halógena,lâmpada spot,lâmpada fluorescente,lâmpada dicroica,led (diodo emissor de luz),pendura (gír.),andone (Japão),lampadário,lucerna,candelabro,lustre,lanterna,lanterna de furta-fogo,vela,bugia,círio,lume,serpentina,candeeiro,tenebrário,carcel,brandão,tocha,verdizelos,lamparina = griseta,facha (des.),coto,facho,teia (poét.),lampião,archote,luzeiro,candeia,candil,rolo,lumieira,arandela = dirandela,luminária,cirial,fogos de artifício,fogos de pirotecnia,girândola,farol (sinal),castiçal,roleira,palmatória,tocheira,tocheiro;sinal luminoso,semáforo,farol.

Adjetivo

luminoso,fosfórico,fosforescente,tedífero,lucífero,radiante,pirilâmpico,faulhento,fotoelétrico.

Verbo

iluminar.

Advérbio

como de dia,brilhantemente,luminosamente,a giorno.

Provérbio

Interjeição

Frase

Cœli enarrant gloriam Dei.

Conjunção