Sua língua na Internet

 

sm.

1. Unidade de medida de uma escala quantitativa (de temperatura, pressão, ângulo etc.): Fazia um calor de 40 graus: O ângulo de 90 graus é chamado de ângulo reto

2. Posição relativa a um determinado ponto (baixo grau de aproveitamento); NÍVEL

3. Força, intensidade (grau de concentração)

4. Proximidade de parentesco (primo em primeiro grau)

5. Conceito, nota: Obteve grau A

6. Título universitário ou honorífico (grau de bacharel/doutor): "-Há quantos anos não nos vemos? Dez, pelo menos... -Desde a opa da colação de grau." (Monteiro Lobato, Urupês))

7. Posição na escala de uma carreira ou hierarquia profissional (grau de coronel/embaixador/juiz/almirante)

8. Cada um dos estados ou pontos sucessivos que se percorrem num dado estudo ou na execução de qualquer obra; CLASSE; CATEGORIA: Há vários anos permanecia no grau de instrução primário entre os iniciados: Tinha dificuldades na execução do complexo mecanismo, em todos os seus graus

9. Divisão oficial do ensino brasileiro [Cf.: ensino fundamental, ensino médio e ensino superior em ensino.]

10. Variante, modo de ser ou de existir

11. Gram. Cada um dos modos com que se acrescenta a uma palavra os sentidos de quantidade, intensidade e tamanho (grau superlativo /aumentativo)

12. Medida de intensidade de uma doença (grau de hepatite/de loucura)

13. Unidade de medida que define o posicionamento geográfico sobre o globo terrestre em relação à latitude e à longitude

14. Teor de concentração de determinado componente em uma solução (álcool a 90 graus GL)

15. Unidade de medida na escala de correção da capacidade visual: Ela não enxerga sem os óculos de grau

16. Unidade da escala que mede a intensidade dos terremotos: Foi um terremoto de 8 graus na escala Richter

17. Fig. Prestígio social, dignidade: "Alcançam os que são de fama amigos as honras imortais e graus maiores..." (Luís de Camões, Os lusíadas))

[F.: Do lat. gradu.]


Em alto grau
1 Muitíssimo: Cuidado, ele é irritadiço em alto grau.


Grau absoluto
1 Fís. Cada subdivisão unitária da escala absoluta de medida da temperatura. [Símb.: oC]


Grau Celsius
1 Fís. Cada subdivisão unitária da escala Celsius de medida de temperatura; grau centesimal; grau centígrado.


Grau centesimal
1 Fís. Ver Grau Celsius.


Grau centígrado
1 Fís. Ver Grau Celsius. [Símb.: °F]


Grau Fahrenheit
1 Fís. Cada subdivisão unitária da escala Fahrenheit de medida de temperatura.


Grau geotérmico
1 Medida de profundidade no interior da crosta terrestre, tal que em seu percurso se verifique aumento de temperatura de um grau Celsius.


Grau Kelvin
1 Fís. Antq. Designação em desuso da unidade de temperatura no sistema internacional de medidas, atualmente designada kelvin.


Grau modal
1 Mús. Numa escala musical diatônica, o terceiro e o sexto graus, que definem se a escala é maior ou menor.


Primeiro grau
1 Ver Ensino de primeiro grau, no verbete ensino.


Segundo grau
1 Ver Ensino de segundo grau, no verbete ensino.


Grau a entalhe
1 Art. pl. Grav. Processo de gravura em metal no qual a tinta de impressão fica retida nos entalhes feitos com instrumentos ou gravados com ácido.
2 Gravura obtida por esse processo.


Grau a traço
1 Art.pl. Grav. Gravura feita apenas com traços, sem meios-tons.


Grau em linóleo
1 Processo de gravura no qual se entalha a figura em linóleo.
2 Gravura obtida por esse processo.


Grau em madeira
1 Art.pl. Grav. Processo de gravura no qual se entalha a figura madeira; xilogravura.
2 Gravura obtida por esse processo.


Grau em plano
1 Art.pl. Grav. Processo de gravura que consiste em marcar numa superfície (calcária, ou metálica) a figura a ser impressa com tinta especial oleosa (sem relevos ou entalhes), que reterá a tinta de impressão, ao contrário das áreas não cobertas por ela; litogravura.
2 Gravura obtida por esse processo.


Grau em relevo
1 Art.pl. Grav. Termo genérico para os processos da gravura em que se grava a figura em relevo na placa, e esse relevo é que reterá a tinta de impressão para reproduzir a imagem.
2 Gravura obtida por esse processo.


Grau rupestre
1 Figura gravada em cavernas, rochas etc. por homens primitivos, às vezes combinados com pinturas.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Ordem

Substantivo

ordenação,regularidade,harmonia,correção,boa disposição,critério,conformidade,proporcionalidade,incomplexidade,correspondência,simetria,música das esferas,periodicidade,arranjo,ciclo,classificação,acomodação,sintaxe,distribuição ordenada,regra,método,simplicidade,gradação,graduação,passo,grau,progressão,série;ritmo,cadência;subordinação,rotina,método,compasso,disciplina,disposição,orientação,coordenação,alinhamento,sistema,economia,seriação,direção,fileira;arranjo.

Adjetivo

ordenado,regulado,bem regulado,bem disposto,simétrico,organizado,enfileirado,alinhado,acomodado,formado,formado & v.;sistemático,gradual,gradativo,graduado,serial,seriário,seriado,disciplinar,uniforme,normal,incomplexo,simples,regrado,rítmico,ritmado,metódico,trístico,em três fileiras.

Verbo

ordenar,ordenar-se,arrumar,organizar,dispor,estar,ficar em ordem;formar,enfileirar-se,alinhar-se,colocar-se,ocupar o lugar devido,acomodar-se,estar em regra,corresponder,funcionar regularmente,arregimentar-se.

Advérbio

ordenadamente,sistematicamente,reguladamente,rganizadamente,alinhadamente,alinhadamete & adj.;metodicamente,por ordem,em marcha regulada,seriatim,de grau em grau,apostadamente,em boa ordem,em escala ascendente,em escala descendente,com movimento de relógio,em períodos fixos;por escala,por tabela;obedecendo a um critério,obedecendo a uma lei.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Termo

Substantivo

posto,classe,posição,pé,situação,fase,etapa,passo,grau,escala,trâmite,elo,ponto,altura,degrau,status,dignidade,período,curso,estação,lance,quadra,alto,culminação,condição,classificação,nível,categoria,série,estado,plano,lugar.

Adjetivo

Verbo

ocupar um lugar,encher um lugar;achar-se em certa fase,classificar-se,enfileirar-se,colocar-se.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Energia

Substantivo

sinergia,dinamismo,força,febra,reação,esforço,agudeza,graveza,gravidade,intensidade,grau,tonicidade,vigor,tensão,tom,elastério,elasticidade,força expansiva,intensão,veemência,pressão,radioatividade,agerasia;acridez,acritude,acrimônia,queima,queimação,ardor,causticidade,adurência,erosão,mordacidade,virulência,aspereza,severidade,gume,picante;cantárida,vesicatório,cáustico,pedra infernal,água régia,reativo,revulsivo,afrodisíaco,emético,vomitório,azougue,argento vivo,atividade,agitação,efervescência,fermento,fermentação,ebulição,tumulto,perturbação,energia voluntária;resolução;esforço;excitação;corrosivo,estiômeno.

Adjetivo

enérgico,energético,forte,tônico,intenso,intensivo,esperto,estimulante,ativante,poderoso,válido,eficaz,eficiente,vivo,ativo,rijo,lesto,lestes,acerbo,sinérgico,rigoroso,afiado,agudo,aguçado,espirituoso,licoroso,capitoso,violento,impetuoso,irritante,excitante,áspero,penetrante,cortante,picante,caterético,dierético,pirótico,reativo,reagente,escarótico,erosivo,corrosivo,estiômeno,anabrótico (ant.),drástico,mordente,mordicante,candente,pungente,pungitivo,queimoso,queimante,ardentoso,adstringente,estítico;de dois gumes,bigúmeo,ancípite,de grande poder eficiente,de quinta dinamização,emético,revulsivo;incisivo,penetrante,cortante,trinchante.

Verbo

dar (energia & subst.);energizar,estimular,desentorpecer,ensofregar,apimentar,inflamar,incitar,excitar;reagir,intensificar,intensar,dinamizar,atear,atuar,explodir;dar corda,fortalecer;ativar;fazer impressão,produzir efeito;queimar,carcomer,roer,arder,adstringir,irritar,corroer,causticar,estiomenar.

Advérbio

energicamente,fortemente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Gramática

Substantivo

gramática gerativa,gramática descritiva,gramática normativa,rudimentos,sintaxe,concordância,regência,partes do discurso,classe gramatical,inflexão,caso,declinação,flexão,conjugação,gênero,número,grau,ortografia,pontuação,fonética,fonologia,derivação,composição,discurso direto,discurso indireto,jus et norma loquendi,livros escolares,estilo correto,vernaculidade,casticidade,portuguesismo,correção de linguagem,gramaticalismo,filologia;funciologia;figuras de sintaxe,elipse,zeugma,hipérbato,anástrofe,sínquise,assíndeto,polissíndeto,anacoluto,silepse;cacófaro,eco,colisão,hiato,ambiguidade,preciosismo,arcaísmo,plebeísmo,pleonasmo.

Adjetivo

gramatical,sintático,gramático,clássico,correto,castiço,puro,escorreito,vernáculo,lídimo,castigado,terso,conjugável,conjugativo.

Verbo

gramaticalizar,pontuar,aportuguesar,portuguesar,conjugar,declinar,virgular,adverbiar,adjetivar,substantivar,classificar as orações.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fama

Substantivo

reputação,distinção,renome,nome,celebridade,nomeada,brilho,brilhantismo,notoriedade,cartaz (pop.),conceito,nome,figura varonil,nota,voga,popularidade,estima geral,benemerência,aura popular = aura popularis,o louvor da posteridade,realce,aura,relevo,glória,resplendor,revérbero,aplausos populares (aprovação);honras,crédito,prestígio,influência,estima,favor,apreço,brasão,galardão,lustre,fulguração (luz);ruído,respeito,consideração,respeitabilidade,conspicuidade;nome consagrado,nome venerado,nome belo,nome aureolado,nome de respeito;culto,probidade;pináculo,galarim,apogeu,fastígio,sumidade,assomada,fastos da glória;dignidade,solenidade,majestade,excelsitude,grandeza,imponência,sublimidade,esplendor,posto,lugar,posição,estado,posição na sociedade,ordem,grau,locus standi,precedência,primazia,condição,eminência,altura,píncaro;importância;preeminência,supereminência,poder,pojadura,topo da escada,elevação,subida,ascensão;exaltação,engrandecimento,dignificação,enobrecimento,dedicação,consagração,sagração,apoteose,entronização,canonização,divinização,glorificação,heroificação,trombeta da fama,herói,indígete,semideus,jequitibá,celebridade,varão ilustre,notabilidade,luminar,astro,estrela de primeira grandeza,relicário de virtudes cívicas,farol,fanal,sumidade,figura olímpica,leão,rara avis,campeão,meteoro,luzeiro,coluna,pilar,esteio;primata ou primate,colosso,figura homérica,super-homem,iluminado,redivivo,chefe;vulto histórico,benemérito,homem de prol,macota,uma das individualidades mais úteis,medalhão (depr.),manda-chuva,jarrão (depr.),nulidade (depr.),prócer,ícone,líder,condutor,exemplo,mentor,timoneiro,caudilho;figura de grande projeção,figura de alto relevo;carvalho,roble,querco (poét.),varoa (fem.),cinosura,estrela polar,modelo,exemplo vivo;encarnação perfeita e viva da honra;encarnação da virtude,pérola,bússola;protótipo (perfeição),sol,constelação,manucodiata = plêiade,via-láctea;galáxia (homem influente),ornamento;adorno,honra,halo,fotosfera,resplendor,auréola,lauréola;nimbo,zodíaco,aclamação,ovação,honras excepcionais,honrarias,homenagens,láurea,laurel;louros (troféu),memória,glorificação póstuma,imortalização,nicho do eterno templo,templo da eterna glória,Capitólio,panteão da História,imortalidade subjetiva;imortalidade,nome imortal,nome imperecível,magni nominis umbra,vigorosa figura de lutador,láurea de doutor,a borla doutoral,bacharelado,bacalaureato,doutoramento,ilíada,odisseia,poema,epopeia,feitos estrondosos;épicas proezas (coragem);(descrição ou desenho de feitos grandiosos): megalografia,planície da História,fastos da História,pórticos da História,umbrais da História;anais da História;epopeia imensa de prodígios,fama = a deusa das cem bocas;a tuba da epopeia.

Adjetivo

distinto,distingué,digno,notável,de grande projeção,singular,popular,conhecido,marcado;bem reputado,acreditado,conceituado;de nomeada,de renome,invulgar,gabadinho,notado,qualificado,notório,marcante,memorável,célebre,afamado,famígero,famigerado,famoso,legendário,lendário,dignus cantari = digno de veneração;de muita fama,de muita nomeada e subst.;saudoso,conspícuo,ilustre,varonil,galhardo,ilustrado,alto,inconfundível,lustroso,preclaro,insigne,prestante,ínclito,de apreço,claro,celso,excelso,magnífico,egrégio,sobre-excelente,soberbo,sublime,supino,alipotente,assinalado,de primeira grandeza,heroico,semidivino,varonil,homérico,olímpico,grande,preexcelso,eminente,prestigioso e respeitável,graduado,fastigioso,benemérito,preeminente,proeminente,supereminente,nobilitador,nobilitante,dignificante,honroso,honesto,honorífico,honrado,brioso,probo;cercado do respeito e da admiração,pundonoroso,respeitável;venerável,venerando,imperdível,imperecível,imperituro,memorável,inesquecível;inolvidável,inescurecível,indelével,imortal,de saudosa memória,em quem não teve poder a morte,œre perennius,sacrossanto,iluminado,redivivo,nimboso,nimbado,glorioso,esplêndido,remontado,brilhante,invulgar,saliente,luminoso,radiante,sem par,sem jaça,de escol,de eleição,de primeira água,supremo,sublimado,superior;que vale um poema de glórias,laurífero,laurígero,láureo,laurino,nobre,sublime,divino,deífico,honroso,airoso,elevado,subido,ufano,majestoso,augusto,principesco,majestático,do mais fino quilate,de primeira grandeza,que brilha pelo que de fato vale,grandioso;épico,digno de epopeia,epopeico,odisseico,sublime,heroico,transcendente,sagrado,sans peur et sans reproche,imáculo,imaculado,emérito,de pulso,de nome feito e consagrado,remêmoro,rememorável,privilegiado,de indiscutível mérito,meretíssimo;anelante,sedento de glórias;que tanta honra faz,que tanto desvanecimento causa,opulentado de glórias,histórico,icônico.

Verbo

ser célebre e adj.;ser uma das figuras mais belas da História,ser a figura culminante de,avultar como figura proeminente,conhecer de perto a glória,merecer altares,figurar,orgulhar-se de (orgulho);exultar-se;envaidecer-se;pressentir os aplausos da posteridade,sentir o bafejo da aura popular,honrar,dar honras,ilustrar,dignificar;ter na terra uma ilíade de triunfos,ter uma odisseia de glórias;ter seu nome consolidado,vestir a lena,iluminar,iluminar com as fulgurações de sua inteligência de escol,ornamentar,estrelar,diamantizar,opulentar de glórias,ser benemérito da pátria,brilhar;refulgir,reluzir,resplandecer,fulgurar,fazer brilhante figura,fazer um figurão,distinguir-se,exceler,esplender,galhardear,abalizar-se,destacar-se,ser de exceção,salientar-se,notabilizar-se,evidenciar-se,ressaltar,sobressair,sair bem na foto,realçar-se,engrimpar-se,destacar-se na planície azul da história,subir na estima pública,assequi immortalitatem = conquistar a imortalidade,engrandecer-se,agigantar-se,elevar-se,sobreexceder,extrapolar,ter um quid que o distingue do comum dos homens,levantar-se = deixar de si fama,dar dias de glórias ao seu país,ganhar o respeito e a veneração,granjear o séquito dos povos,cair em graça,celebrizar-se,viver,iluminar,florescer,florear,efundir luz sobre,libertar-se da lei da morte,ascender à imortalidade,agenciar-se uma invejável reputação,empunhar a batuta,conquistar honras,morrer no campo da honra,ter morte gloriosa,levar a palma;ter a precedência,ter a primazia;ir na frente,ir na vanguarda,liderar,conduzir;figurar num nível elevado,conquistar louros imarcescíveis,cobrir-se de glórias,ter o seu nome inscrito nos fastos da história,bem merecer da pátria,passar à posteridade,fulgurar nos fastos da história,rivalizar-se,correr parelhas com,competir,emular-se,exceder,eclipsar,deixar na sombra,ser superior;bater o recorde,pisar o mais alto degrau da escada que conduz à imortalidade,fazer grande ruído,rutilar com luz própria,andar na berra,dar brado = criar fama retumbante,ter fama;estar em evidência,estar em acentuado destaque,estar no galarim da fama;ser o leão do dia,ser apontado a dedo,tornar célebre e adj.;entronizar,glorificar,perpetuar,imortalizar,afamar,libertar da lei da morte,divinizar,endeusar,coroar,canonizar,santificar,sagrar,canere de clarorum hominum virtutibus = celebrar as virtudes dos varões ilustres,deificar,heroificar,privilegiar;fazer a apoteose de,fazer a glorificação de;soberanizar,assinalar,celebrizar,notabilizar,popularizar,consagrar,dedicar,trombetear,laurear,cobrir de lauréis a fronte,cobrir de louros;gravar no bronze,perpetuar no bronze,eternizar no bronze,eternizar nos fastos da história;decantar,proclamar aos quatro ventos,tornar digno da estima pública,render fama;dar crédito,dar nnome;conferir honras,preitear,sublimar,magnificar,enobrecer,nobilitar,engrandecer,exaltar,altear,aureolar,constelar,nimbar,toucar,circundar a fronte com um nimbo refulgente,elevar ao pináculo da glória,levantar altares a alguém,levantar às alturas,elevar,qualificar,recomendar à estima pública,dignificar,abrilhantar,estrelar o nome de alguém num zodíaco imortal,prestar honras,render homenagens,homenagear,ajoelhar-se ante o túmulo de,debruçar-se sobre a lousa,celebrar (comemorar);comemorar,graduar-se,licenciar-se,tomar capelo,obter o grau de doutor,doutorar-se,colar o grau,bacharelar-se;ganhar os galões de oficial,os bordados de general.

Advérbio

distintamente e adj.;honoris causa,a título de honra,por título honorífico,na pojadura de suas glórias;no campo da honra,sob o peso de seus louros.

Provérbio

Cria fama e deita-te na cama;Mais vale boa nomeada que cama dourada.

Interjeição

Frase

Sic itur ad astra;Fama volat;Aut Cæsar aut nihil;Palam qui meruit ferat;A História coroará o seu nome;Sua glória viverá in æternum;Ad augusta per angusta;Seu nome está vinculado indelevelmente a.

Conjunção

Título

Substantivo

honras,honrarias,distinção,mercê,posto,hierarquia,patente,dignidade,cargo,tratamento,decoração,grau,ordem militar (nobreza);santidade,excelência,majestade,magnificência,sire,alteza,eminência,preeminência,graça,paternidade,maternidade,beatitude,grandeza,tio,senhoria,caridade,reverendíssima,senhor,tu,você,vossemecê,Exmo. Sr,mister,missis,monsieur,madame,doutor,monsenhor,visconde,viscondessa,conde,condessa,barão,baronesa,duque,duquesa,lorde;comendador,grã-cruz,ordem do mérito militar,legião de honra,jarreteira,tosão,grã-cruz da Ordem de Cristo,Sua Alteza Real,Sua Alteza Imperial,El-Rei meu amo,frei,dom,reverendo,sóror,condecoração,comenda,placa (pop.),placar = venera,hábito,crachá,fita,bentinho (burl.),louro,grinalda,palma,galardão,estrela;coroa;xarife ou xerife,cetro,coroa cívica,coroa triunfal,coroa obsidional;coroa de louros,cocar,pluma,roseta,libré,púrpura,sotaina,burel;beca (insígnias),armas,escudo,brasão;recompensa.

Adjetivo

colendo,colendíssimo,reverendo,venerando,beatíssimo,ilustríssimo,excelentíssimo,meritíssimo,sereníssimo,digníssimo,magnífico.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Grau

Substantivo

grado,padrão,calibrador,altura,elevação,potência,expoente,ápice,amplitude,espaço,âmbito,extensão,fundura,calibre,passo,gradação,proporção,craveira,cunho,alcance,esfera,ordem,bitola,medida,remate;ponto;marca,furo,escopo,termo;intensidade,agudeza,aperto,rigor,força,plenitude,eficiência,grandeza,apogeu,auge;quantidade,sensível.

Adjetivo

comparativo,gradual,gradativo,progressivo,proporcional.

Verbo

Advérbio

comparativamente,comparativamente & adj.;pouco a pouco,palmo a palmo,gota a gota,aos pouquinhos,às pinguinhas,pinga por pinga,um a um,à formiga,por graus,de grau em grau,gradativamente,de degrau em degrau,dentro dos limites,em certo grau,até certo ponto,às avançadas,aos pedaços,a prestação.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção