Sua língua na Internet

 

(co.ro.ar)

v.

1. Pôr coroa na cabeça de (alguém): Coroou a musa do verão

2. Designar ou proclamar como chefe supremo, esp. como rei ou pontífice: Coroar o rei/o papa

3. Pôr coroa ou outro adorno ou arremate na parte mais alta de (algo)

4. P.ext. Estar ou aparecer no alto, no topo ou acima de (algo) como se fosse coroa ou enfeite

5. Encerrar, finalizar, arrematar (evento, atividade ou cerimônia, aquilo que se diz, ação duradoura, série de elementos etc.) com algo que chama atenção, que tem valor especial (tb. com uso irônico) [td. : Coroou com um golaço a sua ótima atuação na partida: Com uma piada de gosto duvidoso, coroou sua história]

6. Ser o coroamento de (algo), o elemento (ger. final) de maior valor, mais importante ou mais representativo [td. : a vitória coroou sua estratégia: o prêmio coroou sua carreira]

7. Fig. Dar, ou servir como, prêmio a (alguém, ou alguma ação especial, um feito ou esforço realizados)

8. Pôr algo, ger. circular, em volta de (uma coisa ou lugar); estar, aparecer ou estender-se em volta de (algo); CINGIR; CIRCULAR; RODEAR [tdr. + com : Coroou com um halo a imagem do santo] [td. : Montanhas coroam a cidade.]

9. Satisfazer, cumprir (vontade, aspiração etc.): A publicação do livro coroou seu maior desejo.

[F.: Do lat. coronare. Ant. ger.: descoroar]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Cume

Substantivo

proeminência,preeminência,culminância,supereminência,sumidade,zingamocho,sumo grau,suprasummum,suprassumo,requinte,cúmulo,remate,auge,apogeu,acme,pino;nec plus ultra,galarim,fastígio,culminação,acume,zênite,zina,pino,pináculo,cimo,ápice,agulha,viso,assomada,vértice,coroa,meridiano,grimpa,teso,crista,picada,tope,topo,píncaro,coruta,coruto,picaroto,enfesta,alcantil,socalco,ponto culminante,extremidade superior,lombada,pico,picoto,último degrau;espinhaço,linha de cumeada,cumeada,cumeeira,pau de fileira;altura,elevação,máximo,ponta,bico,clímax,polo,ombros dos montes,extremidade,sumidade,mirante,frança,fim,leira,leiva,moleira,cabeça,cabeço,cocuruto,sincipúcio,carrapito,copa,anticlinal;coruchéu = zimbório,cúpula,domo,abóbada,capitel,friso,frontão,zoóforo,cimácio,cimalha,sótão,água-furtada;atalaia,coberta,convés,duneta,tope da gávea,vela maria,vela do joanete.

Adjetivo

altíssimo,alto,apical,supereminente,súpero,superior,sobre-eminente,sumo,superno,supernal,culminante = cuminal,supremo,meridiano,zenital,principal,apício,sincipital,capital,capitato.

Verbo

culminar,colmar,topetar = tocar o ponto mais alto,grimpar = ir ao cume,encumear (altura),coroar,toucar,rematar,encimar,assomar,embarrar-se,chegar ao meridiano,augir,empinar = levantar ao cume,sobrepujar,empicotar.

Advérbio

altissimamente e adj.;a pino,no zênite,no meridiano.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.

Acabamento

Substantivo

complemento,completamento,encerramento,execução,remate,fecho,finalização,despacho,desfecho,consumação,ultimação,desenredo,culminação,fatura,feitura,conclusão,terminação,termo,arremate,remate (fim);êxito,sucesso,perfazimento,término,limite (chegada);preenchimento,liquidação,epílogo,desenlace,denouément,catástrofe,maturidade;resultado,final,golpe final;último retoque,última demão,coroamento,coup de grâce,selo,golpe de misericórdia,tiro de misericórdia,cúpula do edifício,chave da abóbada,fato consumado,fait accompli,selo,gradinada,pá de cal,ponto final.

Adjetivo

complementar,complementário,completivo,conclusivo,integrante,final,finalizante,concluso,total,completo,perfeito,perficiente,acabado,consumado,cabal,íntegro,inteiro;de um perfeito acabado,pronto (preparação).

Verbo

acabar,efetuar,efetivar,ir a cabo,levar a cabo,encerrar,realizar,acabar,finalizar,perfazer,cerrar,terminar,completar,complementar,fechar,inteirar,integrar,rematar,arrematar,concluir,coroar;daro remate a,pôr o remate a;atilar,consumar,conseguir,levar a salvamento,dar por concluído,parar;levar a cabo,levar ao fim;pôr o selo a;dar a última demão,dar os últimos retoques,dar a última pincelada,dar o último toque;acertar a última demão,pôr o ponto final,retocar,ultimar,fazer ponto,fechar,pôr fim,inteirar,preencher,amadurar,amadurecer,sazonar;trazer à maturidade,trazer à perfeição;aperfeiçoar,estampilhar,selar,sigilar,escanhoar,fazer,elaborar,executar,cumprir,aviar,satisfazer,levar a efeito,pôr em prática,despachar,polir,limar,gradinar,destocar,levar as coisas às do cabo = queimar os últimos cartuchos,culminar;chegar ao zênite,chegar ao seu termo,chegar ao seu ocaso;morrer de velhice,morrer de morte natural;percorrer toda a sua trajetória,completar sua revolução sideral;atingir ao alvo,atingir a sua meta;cumprir sua missão,cumprir seu fadário;fechar o perímetro,chegar ao calvário.

Advérbio

complementarmente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Actum est. Finis coronat opus;Consumatum est;C’en est fait;Fogo, viste linguiça;Dito e feito;Aqui se cerra a história;Tenho dito;Está encerrada a sessão;Ite,missa est.

Conjunção

Comissão

Substantivo

encargo,encomenda,tarefa,incumbência;outorgação,delegação,sub-rogação,substabelecimento,transmissão de poderes;subdelegação,designação,assinação,nomeação,nomeadura,eleição,provimento,colação (ant.),procuração,mandato,autorização,legação,missão,enviatura,embaixada,deputação,agência,mandato apostólico,mandato imperativo;recado,ônus,gravame,encargo,brevet,diploma,título,exequatur,carta branca,credencial,provisão,permissão;colação de grau,formatura,graduação universitária,licenciatura,ordenação,sagração,imposição das mãos,instalação,inauguração,investidura,ascensão,coroação,entronização,recondução,aclamação,proclamação,vice-regência,regência;vice-rei,delegado;representante (deputado);comissário,comissionista,constituinte,comitente,cometente,cliente,eleitor.

Adjetivo

comissionado e v.;em comissão,em missão especial,graduado,sub-rogador,sub-rogatório,sub-rogante,provisional.

Verbo

comissionar,encarregar de comissão,encargar,distinguir com,expedir como comissário,deputar,delegar,transmitir por delegação,sub-rogar,consignar,designar,conferir o cargo de,escalar,nomear,escolher,incumbir,confiar,encomendar,cometer,meter o jogo nas mãos de alguém,dar plenos poderes;revestir de plenos poderes,armar de plenos poderes;confiar a alguém o manejo de um negócio,deputar todos os poderes em,mandar,dar por encargo,proclamar,aclamar,autorizar (permitir);subdelegar,remeter,encarregar,enviar,despachar,acreditar,legar,nomear,instituir,ajuramentar,pôr por,investir das funções,designar,prover alguém num cargo,prover um cargo,investir,dar posse,dar investidura,empossar,investir das funções de autoridade,coroar,ordenar,conferir ordens,conferir o sacramento da ordem,tonsurar,sagrar,impor o chapéu cardinalício,purpurar,fazer imposição do pálio,sagrar,ungir,colar o grau,conferir os graus universitários,licenciar,provisionar,abrir a boca aos cardeais,colar,empregar,colocar,dar um osso a roer a alguém,passar procuração,substabelecer os poderes,vigorar,pôr em vigor;ser comissionado e adj.;representar,exercer os poderes conferidos,desempenhar um mandato,ficar no lugar de,substituir,fazer as vezes de,ter por missão,ser encarregado de;receber a incumbência,receber o encargo;suprir a falta de,obter um buraco,assinar o expediente;.

Advérbio

per procuratione,em nome de,por ordem de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fama

Substantivo

reputação,distinção,renome,nome,celebridade,nomeada,brilho,brilhantismo,notoriedade,cartaz (pop.),conceito,nome,figura varonil,nota,voga,popularidade,estima geral,benemerência,aura popular = aura popularis,o louvor da posteridade,realce,aura,relevo,glória,resplendor,revérbero,aplausos populares (aprovação);honras,crédito,prestígio,influência,estima,favor,apreço,brasão,galardão,lustre,fulguração (luz);ruído,respeito,consideração,respeitabilidade,conspicuidade;nome consagrado,nome venerado,nome belo,nome aureolado,nome de respeito;culto,probidade;pináculo,galarim,apogeu,fastígio,sumidade,assomada,fastos da glória;dignidade,solenidade,majestade,excelsitude,grandeza,imponência,sublimidade,esplendor,posto,lugar,posição,estado,posição na sociedade,ordem,grau,locus standi,precedência,primazia,condição,eminência,altura,píncaro;importância;preeminência,supereminência,poder,pojadura,topo da escada,elevação,subida,ascensão;exaltação,engrandecimento,dignificação,enobrecimento,dedicação,consagração,sagração,apoteose,entronização,canonização,divinização,glorificação,heroificação,trombeta da fama,herói,indígete,semideus,jequitibá,celebridade,varão ilustre,notabilidade,luminar,astro,estrela de primeira grandeza,relicário de virtudes cívicas,farol,fanal,sumidade,figura olímpica,leão,rara avis,campeão,meteoro,luzeiro,coluna,pilar,esteio;primata ou primate,colosso,figura homérica,super-homem,iluminado,redivivo,chefe;vulto histórico,benemérito,homem de prol,macota,uma das individualidades mais úteis,medalhão (depr.),manda-chuva,jarrão (depr.),nulidade (depr.),prócer,ícone,líder,condutor,exemplo,mentor,timoneiro,caudilho;figura de grande projeção,figura de alto relevo;carvalho,roble,querco (poét.),varoa (fem.),cinosura,estrela polar,modelo,exemplo vivo;encarnação perfeita e viva da honra;encarnação da virtude,pérola,bússola;protótipo (perfeição),sol,constelação,manucodiata = plêiade,via-láctea;galáxia (homem influente),ornamento;adorno,honra,halo,fotosfera,resplendor,auréola,lauréola;nimbo,zodíaco,aclamação,ovação,honras excepcionais,honrarias,homenagens,láurea,laurel;louros (troféu),memória,glorificação póstuma,imortalização,nicho do eterno templo,templo da eterna glória,Capitólio,panteão da História,imortalidade subjetiva;imortalidade,nome imortal,nome imperecível,magni nominis umbra,vigorosa figura de lutador,láurea de doutor,a borla doutoral,bacharelado,bacalaureato,doutoramento,ilíada,odisseia,poema,epopeia,feitos estrondosos;épicas proezas (coragem);(descrição ou desenho de feitos grandiosos): megalografia,planície da História,fastos da História,pórticos da História,umbrais da História;anais da História;epopeia imensa de prodígios,fama = a deusa das cem bocas;a tuba da epopeia.

Adjetivo

distinto,distingué,digno,notável,de grande projeção,singular,popular,conhecido,marcado;bem reputado,acreditado,conceituado;de nomeada,de renome,invulgar,gabadinho,notado,qualificado,notório,marcante,memorável,célebre,afamado,famígero,famigerado,famoso,legendário,lendário,dignus cantari = digno de veneração;de muita fama,de muita nomeada e subst.;saudoso,conspícuo,ilustre,varonil,galhardo,ilustrado,alto,inconfundível,lustroso,preclaro,insigne,prestante,ínclito,de apreço,claro,celso,excelso,magnífico,egrégio,sobre-excelente,soberbo,sublime,supino,alipotente,assinalado,de primeira grandeza,heroico,semidivino,varonil,homérico,olímpico,grande,preexcelso,eminente,prestigioso e respeitável,graduado,fastigioso,benemérito,preeminente,proeminente,supereminente,nobilitador,nobilitante,dignificante,honroso,honesto,honorífico,honrado,brioso,probo;cercado do respeito e da admiração,pundonoroso,respeitável;venerável,venerando,imperdível,imperecível,imperituro,memorável,inesquecível;inolvidável,inescurecível,indelével,imortal,de saudosa memória,em quem não teve poder a morte,œre perennius,sacrossanto,iluminado,redivivo,nimboso,nimbado,glorioso,esplêndido,remontado,brilhante,invulgar,saliente,luminoso,radiante,sem par,sem jaça,de escol,de eleição,de primeira água,supremo,sublimado,superior;que vale um poema de glórias,laurífero,laurígero,láureo,laurino,nobre,sublime,divino,deífico,honroso,airoso,elevado,subido,ufano,majestoso,augusto,principesco,majestático,do mais fino quilate,de primeira grandeza,que brilha pelo que de fato vale,grandioso;épico,digno de epopeia,epopeico,odisseico,sublime,heroico,transcendente,sagrado,sans peur et sans reproche,imáculo,imaculado,emérito,de pulso,de nome feito e consagrado,remêmoro,rememorável,privilegiado,de indiscutível mérito,meretíssimo;anelante,sedento de glórias;que tanta honra faz,que tanto desvanecimento causa,opulentado de glórias,histórico,icônico.

Verbo

ser célebre e adj.;ser uma das figuras mais belas da História,ser a figura culminante de,avultar como figura proeminente,conhecer de perto a glória,merecer altares,figurar,orgulhar-se de (orgulho);exultar-se;envaidecer-se;pressentir os aplausos da posteridade,sentir o bafejo da aura popular,honrar,dar honras,ilustrar,dignificar;ter na terra uma ilíade de triunfos,ter uma odisseia de glórias;ter seu nome consolidado,vestir a lena,iluminar,iluminar com as fulgurações de sua inteligência de escol,ornamentar,estrelar,diamantizar,opulentar de glórias,ser benemérito da pátria,brilhar;refulgir,reluzir,resplandecer,fulgurar,fazer brilhante figura,fazer um figurão,distinguir-se,exceler,esplender,galhardear,abalizar-se,destacar-se,ser de exceção,salientar-se,notabilizar-se,evidenciar-se,ressaltar,sobressair,sair bem na foto,realçar-se,engrimpar-se,destacar-se na planície azul da história,subir na estima pública,assequi immortalitatem = conquistar a imortalidade,engrandecer-se,agigantar-se,elevar-se,sobreexceder,extrapolar,ter um quid que o distingue do comum dos homens,levantar-se = deixar de si fama,dar dias de glórias ao seu país,ganhar o respeito e a veneração,granjear o séquito dos povos,cair em graça,celebrizar-se,viver,iluminar,florescer,florear,efundir luz sobre,libertar-se da lei da morte,ascender à imortalidade,agenciar-se uma invejável reputação,empunhar a batuta,conquistar honras,morrer no campo da honra,ter morte gloriosa,levar a palma;ter a precedência,ter a primazia;ir na frente,ir na vanguarda,liderar,conduzir;figurar num nível elevado,conquistar louros imarcescíveis,cobrir-se de glórias,ter o seu nome inscrito nos fastos da história,bem merecer da pátria,passar à posteridade,fulgurar nos fastos da história,rivalizar-se,correr parelhas com,competir,emular-se,exceder,eclipsar,deixar na sombra,ser superior;bater o recorde,pisar o mais alto degrau da escada que conduz à imortalidade,fazer grande ruído,rutilar com luz própria,andar na berra,dar brado = criar fama retumbante,ter fama;estar em evidência,estar em acentuado destaque,estar no galarim da fama;ser o leão do dia,ser apontado a dedo,tornar célebre e adj.;entronizar,glorificar,perpetuar,imortalizar,afamar,libertar da lei da morte,divinizar,endeusar,coroar,canonizar,santificar,sagrar,canere de clarorum hominum virtutibus = celebrar as virtudes dos varões ilustres,deificar,heroificar,privilegiar;fazer a apoteose de,fazer a glorificação de;soberanizar,assinalar,celebrizar,notabilizar,popularizar,consagrar,dedicar,trombetear,laurear,cobrir de lauréis a fronte,cobrir de louros;gravar no bronze,perpetuar no bronze,eternizar no bronze,eternizar nos fastos da história;decantar,proclamar aos quatro ventos,tornar digno da estima pública,render fama;dar crédito,dar nnome;conferir honras,preitear,sublimar,magnificar,enobrecer,nobilitar,engrandecer,exaltar,altear,aureolar,constelar,nimbar,toucar,circundar a fronte com um nimbo refulgente,elevar ao pináculo da glória,levantar altares a alguém,levantar às alturas,elevar,qualificar,recomendar à estima pública,dignificar,abrilhantar,estrelar o nome de alguém num zodíaco imortal,prestar honras,render homenagens,homenagear,ajoelhar-se ante o túmulo de,debruçar-se sobre a lousa,celebrar (comemorar);comemorar,graduar-se,licenciar-se,tomar capelo,obter o grau de doutor,doutorar-se,colar o grau,bacharelar-se;ganhar os galões de oficial,os bordados de general.

Advérbio

distintamente e adj.;honoris causa,a título de honra,por título honorífico,na pojadura de suas glórias;no campo da honra,sob o peso de seus louros.

Provérbio

Cria fama e deita-te na cama;Mais vale boa nomeada que cama dourada.

Interjeição

Frase

Sic itur ad astra;Fama volat;Aut Cæsar aut nihil;Palam qui meruit ferat;A História coroará o seu nome;Sua glória viverá in æternum;Ad augusta per angusta;Seu nome está vinculado indelevelmente a.

Conjunção