Sua língua na Internet

 

(ces.sar)

v.

1. Não continuar (certa ação ou processo), seja terminando-os (ou chegando ao fim), seja interrompendo-os (ou sendo interrompidos) abruptamente; PARAR [td. : Em cinco minutos, cessaram todo o trabalho e esperaram novas instruções: Cessou imediatamente o choro quando viu o pai.] [tr. + com : Acalmou-se e cessou com os gritos e ameaças] [int. : A dor é forte no início, mas depois cessa.] [Nesta acp., tb. é us. como v. aux. + de seguido de infin., indicando término de processo ou atividade expressos no v. principal: Cessou de acariciá-lo. Tb. é us. dessa forma com verbos impessoais, esp. os relativos a fenômenos do clima: Cessou de haver objeções ao projeto; Breve, cessará de chover.]

2. Não voltar a ter (certa atitude) ou desistir de (um intento) [tr. + com : A diretoria da firma cessou com as demissões.]

[F.: Do lat. cessare. Hom./Par.: cessar, sessar (em todas as fl.); cesseis (fl.), sésseis (pl. de séssil); cessem (fl.), cecém (sf.); cesso (fl.), sesso [ê] (sm.).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Descontinuidade

Substantivo

incontinuidade,descontinuação,interpolação,disjunção;intermitência,intercadência,parada,intercepção,suspensão,anacoluto,anacolutia,intermissão,paralisação,interrupção,corte,quebra,aparte,interpelação,remitência;fenda,falha,racha,rachadela,abertura,fresta,fisga,obstáculo,estorvo;solução de continuidade,apospasmo,intervalo;entreato,pausa,entrepausa,interregno,interlúdio,parada,eclipse,cesura,travessão,parêntese,reticência,aposiopese,síncope,desmaio,episódio,rapsódia,centão,remendo,alternação,periodicidade.

Adjetivo

descontínuo,incontínuo,descontinuado,alternado,entremeado,interpolado.;entrecortado,interrupto,interciso,interruptor,intercepto,interpolado,cortado,salteado,falhado,fragmentário,lacunoso,improgressivo,inconexo,solitário,isolado,esparso,intermitente,parcial,intercadente,remitente,caprichoso,irregular;espasmódico,epidêmico,esporádico,periódico,desunido.

Verbo

descontinuar,ser descontínuo,alternar,entremear,interpolar,intermitir,estacar,ser (intermitente & adj.);fazer pausa,pausar,entrecortar,interromper,atalhar,sobrestar,perturbar,apartear,interpelar,intervir,romper,fragmentar,quebrar o fio a,cessar,suspender,vascolejar,cesurar,falar à mão,atravessar,interceptar,impedir o curso de,intervalar,cortar,secionar,cortilhar,desjungir;obstruir;entreturbar,paralisar;desconversar,mudar de assunto.

Advérbio

descontinuadamente,entrecortadamente,interruptamente,interpoladamente,salteadamente,fragmentariamente.;por intervalos,por sofreadas,por saltos,por acessos,a prestações,per saltum,a longo intervalo,com solução de continuidade,às vezes,de quando em quando;ora sim, ora não;com intermitência.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Cessação

Substantivo

descontinuação,descanso,repouso,parança,pausa,parada,paralisação,paradeiro,desistência,desinência;intermissão,remissão,interpolação,suspensão,refreio,calma,interrupção;incontinuidade,perturbação,intervalo,interpelação,interlúnio,chegada;calmante,trégua,indúcias,armistício,interregno,moratória,vagatura,férias,folga,estagnação,encerramento,suspensão,coma,vírgula,ponto e vírgula,ponto final,morte;fim,ocaso.

Adjetivo

descontinuado & v. suspensivo,sustatório,substatório,represatório,peremptório,desitivo.

Verbo

cessar,descontinuar,desistir,ficar ao meio do caminho,não concluir,parar,pousar,deter,paralisar,estagnar,estagnar-se,estacar,quedar-se,fazer alto,esbarrar,imobilizar-se,pernoitar,repousar,suspender,ter efeito suspensivo,pôr fim,fazer ponto,pôr termo,perimir,suspender o braço,sobrestar,pôr paradeiro a,trancar a porta,fechar a saída,sustar,quebrar,cortar,demorar,dar com o basta,fazer cessar,sobresser,sobrestar,interromper;interpolar,interpelar;romper,cortar a continuação;ter mão em;pôr freio,pôr cobro,pôr dique;reprimir,trancar a porta,conter,sofrear,ir à mão a alguém,deter a corrente,represar,pôr um prego na roda,debelar,sufocar,vencer.

Advérbio

descontinuadamente & adj.

Provérbio

Interjeição

basta!,avonda! (ant.),alto!,tenha mão!,não mais!,alto lá!.

Frase

Conjunção

Descostume

Substantivo

desábito,dessuetude,desvezo,exceção,infração,descumprimento,insolência,desuso,vida nova,ressurreição,falta de hábito,infrequência,anormalidade;inexperiência,bisonhice,bisonharia,novidade,novação,inovação,ablactação,desmame,desmama,minoria;contestador,extraterrestre (fig.),astronauta (fig.),alienígena (fig.),outsider.

Adjetivo

desvezado,desacostumado e inábil;novador,invulgar,peregrino,inusitado,desusado,insolente,transgressor,descumpridor,insólito,incrível,extraordinário,impraticado,desafeito,desabusado,novo,contestatório,insueto,bisonho,inexperiente,principiante,novato,novel,anômalo;anormal,infrequente,inopinado,inopino (poét.),fora do usual,pouco exemplar,excepcional,sem precedente;progressista,inovador,revolucionário.

Verbo

estar (desacostumado,descaçado etc. e adj.);ser progressista;desavezar,desacostumar,descostumar,desabituar,descaçar-se,desafazer,desusar;tirar,perder a manha,perder o costume;desaclimar,desaclimatar,desnacionalizar,desarrancar,desarraigar;violar,infringir,transgredir,abandonar,romper com,pôr de parte,calcar aos pés uma prática,calcar aos pés um precedente,calcar aos pés uma praxe;sair do ordinário,sair do sério;abandonar a rota trilhada,mudar de vida,arrepiar carreira,reptar a tradição,ferir o espírito da rotina,desmamar,ablactar,destetar,desaleitar,apartar,desquitar (pop.),cessar,desusar,estar fora de uso;evoluir,progredir,melhorar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção