Sua língua na Internet

 

polo1 (po.lo)

sm.

1. Cada extremidade do eixo imaginário da Terra, ou de qualquer planeta, ou de qualquer sistema de formato similar.

2. Cada região glacial situada em cada um dos dois polos (1) da Terra. (polo Norte ou Ártico e polo Sul ou Antártico).

3. Fig. A parte mais importante ou central; CENTRO; FOCO: A seca era o polo das preocupações.

4. Fig. Elemento que se opõe completamente a outro: Ousadia e timidez eram polos de sua personalidade.

5. Área, instalação em torno da qual ocorre determinada atividade (polo industrial; polo siderúrgico).

6. Fís. Cada um dos terminais de uma pilha, circuito ou gerador elétrico: polos positivo e negativo de uma pilha.

7. Fís. Cada uma das extremidades de um ímã.

8. Mat. Ponto singular de uma função de variável complexa que, multiplicada por uma potência inteira de um binômio do primeiro grau na variável, se torna regular.

9. Geom. Ponto fixo de referência a dois pontos inversos. [Tb. Centro de inversão.]

10. Ópt. O centro óptico de um espelho ou de uma lente curvos.

[F.: Do lat. polus, i, do gr. polos, ou.]


Polo aboral
1 Zool. Extremidade oposta ao orifício bucal de animais inferiores.


Polo Antártico
1 Geof. Polo (1, 2) do hemisfério meridional da Terra.


Polo Ártico
1 Geof. Polo (1, 2) do hemisfério setentrional da Terra.


Polo celeste
1 Astron. Cada um dos dois pontos imaginários em que o prolongamento do eixo da Terra intercepta a esfera celeste. [São, portanto, dois, o polo celeste norte e o polo celeste sul].


Polo geomagnético
1 Geof. Cada um dos dois pontos da superfície terrestre nos quais a inclinação magnética é de 90o; polo magnético terrestre. [São o polo geomagnético norte e o polo geomagnético sul. Tb. apenas polo magnético].


Polo magnético
1 Fís. Num ímã, o ponto de onde saem ou o ponto para onde convergem as linhas de força do seu campo magnético. [Tb. apenas polo].
2 Geofís. Ver Polo geomagnético.


Polo magnético terrestre
1 Geof. Ver Polo geomagnético.


Polo negativo
1 Elet. Terminal de uma fonte geradora de eletricidade, no qual há uma grande quantidade de elétrons, que, na busca do equilíbrio, se movem na direção do terminal em que há falta deles, criando-se com isso a corrente elétrica.


Polo norte
1 Geof. Ver Polo Ártico. [Nesta acp., Norte com inicial maiúscula.]
2 Astron. Ver Polo celeste.


Polo positivo
1 Elet. Terminal de uma fonte geradora de eletricidade para o qual fluem os elétrons do polo negativo, criando-se com isso a corrente elétrica.


Polo sul
1 Geof. Ver Polo Antártico. [Nesta acp., Sul com inicial maiúscula.]
2 Astron. Ver polo celeste.


Passar de um polo a outro
1 Numa conversa, exposição, debate etc., passar para um assunto totalmente diverso do que estava sendo tratado.

polo2 (po.lo)

1. Esp. Jogo em que os jogadores, a cavalo e usando tacos, tentam impulsionar uma bola além da meta adversária.

[F.: Do ing. polo, do balti (dialeto tibetano) polo.]


Polo aquático
1 Esp. Jogo disputado dentro de uma piscina com uma baliza flutuante em cada extremidade, entre duas equipes de sete jogadores que tentam, cada uma, marcar mais gols que o adversário.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Foco

Substantivo

ponto de convergência;metrópole,capital,corradiação,centro;ponto de concentração,polo,sede,esperadouro,ponto de reunião,rendez-vous,cidadela,quartel-general,teatro,empório,mercado,interposto,cassino,grêmio,clube,cenáculo,êxedra,varadouro,Meca,feira;antro,covil,querença,malhada,bebedouro,redil,aprisco.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Cume

Substantivo

proeminência,preeminência,culminância,supereminência,sumidade,zingamocho,sumo grau,suprasummum,suprassumo,requinte,cúmulo,remate,auge,apogeu,acme,pino;nec plus ultra,galarim,fastígio,culminação,acume,zênite,zina,pino,pináculo,cimo,ápice,agulha,viso,assomada,vértice,coroa,meridiano,grimpa,teso,crista,picada,tope,topo,píncaro,coruta,coruto,picaroto,enfesta,alcantil,socalco,ponto culminante,extremidade superior,lombada,pico,picoto,último degrau;espinhaço,linha de cumeada,cumeada,cumeeira,pau de fileira;altura,elevação,máximo,ponta,bico,clímax,polo,ombros dos montes,extremidade,sumidade,mirante,frança,fim,leira,leiva,moleira,cabeça,cabeço,cocuruto,sincipúcio,carrapito,copa,anticlinal;coruchéu = zimbório,cúpula,domo,abóbada,capitel,friso,frontão,zoóforo,cimácio,cimalha,sótão,água-furtada;atalaia,coberta,convés,duneta,tope da gávea,vela maria,vela do joanete.

Adjetivo

altíssimo,alto,apical,supereminente,súpero,superior,sobre-eminente,sumo,superno,supernal,culminante = cuminal,supremo,meridiano,zenital,principal,apício,sincipital,capital,capitato.

Verbo

culminar,colmar,topetar = tocar o ponto mais alto,grimpar = ir ao cume,encumear (altura),coroar,toucar,rematar,encimar,assomar,embarrar-se,chegar ao meridiano,augir,empinar = levantar ao cume,sobrepujar,empicotar.

Advérbio

altissimamente e adj.;a pino,no zênite,no meridiano.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.

Centralidade

Substantivo

centro,homocentro,meio,âmago,metrópole,quartel-general,foco (ponto de reunião),concentração,concentricidade;coração,gema,seio,amêndoa,pevide,sêmen,semente,caroço,carolo,carunha,grão,grainha,endocarpo,núcleo,eixo,polo,nave,umbigo,umbilicus,enroladouro,bagocho;coluna vertebral (suporte),concentração,concorrência,convergência,centralização;centro de gravidade,centro de de pressão,centro de de percussão,centro de de oscilação;metacentro.

Adjetivo

central,cêntrico,centralizado e v.;tricêntrico,homocêntrico,concêntrico,médio,polar,umbilical,pevidoso,centrípeto,centrífugo.

Verbo

centralizar,centrar,ser (central e adj.);convergir,tornar (central e adj.);centrificar,concentrar,encentrar,pôr em foco,focalizar,enfeixar nas mãos.

Advérbio

centralmente e adj.;no meio de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Desejo

Substantivo

vontade,fantasia,capricho,veleidade,falta,mister,necessidade,exigência,inclinação,pendor,queda,cachaça,paixão predominante,preferência,simpatia,parcialidade,predileção,idiopatia,propensão;boa vontade;gosto,amor,agrado,aprazimento,contento,tenção,intenção,meta,fim,finalidade,anseio,ânsia,aspiração,pretensão,anelo,mira,fito,desígnio,objetivo,preocupação,ansiedade,cobiça,ambição,solicitude,zelo,empenho,ardor,empressement,curiosidade,fervor,febre,afã,inveja,filé,finca-pé,engulho,voto,fome,azia de queixos (pop.),apetite,apetência,antolho,antojo,galga,gana,fome de rabo,sede,devorante (pop.),prurido,comichão,freima,cacoete,cócegas;polidipsia = sede ardente;cupidez,tentação,sensualidade,concupiscência,libidinosidade,lubricidade,avidez,sofreguidão,ganância,desejo insaciável,rafa,rapacidade,edacidade,voracidade (glutonaria);malacia,pica,apetite depravado,paixão,raiva por,furor,mania,optação,dipsomania,cleptomania;(pessoa desejosa): amante,amateur,amador,admirador,aficcionado,devoto,cultor,torcedor,aspirante,pretensor,pretendedor,pretendente,candidato,querente,concorrente,interessado,suplicante,solicitante,glutão;(objeto de desejo): desideratum,desiderato,falta;ardentemente desejado,sonho,ideal,atração,magneto,ímã,polo,fantasia,tentação,sedução,provocação,fascinação,enlevo,alvo da ambição de alguém,ídolo,capricho,inveja,o fraco de alguém,suplício de Tântalo,pomo de ouro,rebatinha.

Adjetivo

desejoso,inclinado para;optativo,anelante,querente,curioso,perplexo;cuidadoso,zeloso,ciumento de;faminto,famélico,famulento,esfaimado,cheio de apetite,sequioso,cobiçoso,assedentado,setibundo,sedento,sedente (poét.),apetente,ávido,açorado,sôfrego,voraz,edaz,cupidinoso,poligástrico,cobiçoso,exigente,ansioso,insaciado,insaciável;pantagruélico,onívoro,invejoso,maníaco por,doido por,devorador,alieni appelens,insatisfeito,insaciado,impaciente (impetuoso);comichoso,consumido pelo desejo de,devorado pela cobiça,desvairado pela ambição,ambicioso = multívolo,exigente,malcontentadiço;desejável,cobiçável,volível,apetitível,apetecível,apetitoso,matador,atraente,tentador,provocante,provocador,provocativo,excitante,esurino,desafiador,digno de se apetecer,atraente,sedutor,pruriente,invejável,agradável,optativo,desejado e v.;suspiroso,saudoso;gamado,arrebatado,embeiçado,enamorado,vidrado,apaixonado,empolgado,encantado,de quatro (gír.).

Verbo

desejar,ter grande desejo = prurir,açorar-se,querer,pedir,esperar;ter vontade de,anelar,ambicionar,importar-se com,ansiar por,fazer caso de,gostar de,agarrar-se a,aferrar-se a,conceber predileção por,inclinar sua preferência para,preferir;apreciar,dar apreço a,dar o cavaco por,irem-se os olhos em alguma coisa,ter decidido gosto para,mirar,contemplar voluptuosamente,ver alguém com bons olhos,ter olho à,estar resolvido a,pôr a sua mira em,cobiçar,almejar,apetecer,pretender,rebentar por alguma coisa,dar a picholeta por,ter pretensões a,arder por,pelar-se muito por,suspirar por,raivar por,babar-se por,matar-se por,ter verdadeiro fanatismo por,estar morto por,ser fanático por,gamar por,fissurar,finar-se por,arder em desejos de,esgorjar = berrar por,estar a morrer por,ferver em desejos,antojar,antolhar,estar-se lambendo para alguma coisa,estar com cócegas de,pruir,prurir,invejar,pensar em,pôr a sua felicidade em,saborear-se com,ter todo empenho em,interessar-se por,namorar,paquerar,azarar,ficar com,cortejar;ser bom garfo,ter bom apetite,rebentar de fome,lazarar,padecer fome e sede;estar faminto,estar sequioso;apetecer,aguar;criar água na boca,criar saliva na boca;aguçar o dente,solicitar,implorar,pedir,candidatar-se,entrar em concorrência com alguém para,concorrer;inspirar desejo,gerar desejo,suscitar desejo,excitar,acender,provocar,trazer vontade,açorar,fazer sede,estimular o apetite,tentar,ser de botar água na boca,apetitar,esfaimar,provar,desafiar,dar fome a alguém de alguma coisa,fazer negaça = convidar,sorrir a alguém,atrair,agradar;ser desejado = fazer falta,ser o ideal de.

Advérbio

desejosamente e adj.;com olhos longos,com estômago vazio.

Provérbio

Interjeição

esto perpetua!,oxalá!,praza aos céus,praza a Deus!,que Deus seja servido,Deus o permita!,assim seja!,amém!,Deus o queira,prouvera Deus,quem dera!.

Frase

Trinta cães a um osso;Quem muito abarca, pouco aperta.

Conjunção