Sua língua na Internet

 

(fin.dar)

v.

1. Acabar ou pôr fim a; TERMINAR(-SE) [td. : Só queria findar a tarefa.] [int. : Ao (se) findar o ano, foi para a Transilvânia.]

2. Converter-se, resultar, dar em [tr. + em : O namoro findara em casamento: O casamento findou em separação.]

3. Desaparecer, desvanecer-se [int. : Nossos sonhos findaram.]

[F.: Do lat. finitare de finitus. Hom./Par.: finda (fl.), findas (fl.), finda (sf. [pl.]); findáveis (fl.), findáveis (a2g. [pl.]); findo (fl.), findo (a.).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Inexistência

Substantivo

não existência,negação da existência,falta de existência,ausência;falta,finitude,morte,desconhecimento,nulidade,vacuidade,niilidade,insubsistência,nada,coisa nula,irrealidade,tabula rasa,lacuna,falha,omissão,espaço em branco,vácuo,carência;aniquilamento,desaparecimento,extinção,sumiço,destruição;ilusão,fantasia,fantasmagoria,produto da imaginação,ficção,fábula,mito,pilhéria,farsa,burla,mentira;arremedo,simulacro,figura de retórica,rótulo falsificado,fantastiquice,problema,niilismo.

Adjetivo

inexistente,irreal,insubstancial,imaterial,negativo,nenhum,nulo,omisso,aniquilado,exinanido,extinto,exausto,esgotado,diluto,perdido,extraviado,desconhecido,morto;incriado,ingerado,inato,inascível,que não teve nascença,que Deus ainda não criou,potencial,virtual,abstrato;fabuloso,mitológico,imaginário,fantasmal,fantasmagórico,fantasmático,fictício,umbrático,umbrátil,alegórico,fantasioso,fantástico;vão,inventado,incogitado e incogitável,quimérico;subjetivo,hipotético,supositivo,atribuído falsamente a,suposto,pseudo,falso,fingido,de existência impossível;sem fundamento,infundado,in nubibus.

Verbo

inexistir,não existir,não existir & V.;estar no rol das coisas inexistentes,brilhar pela ausência,ainda estar por vir ao mundo,ser nulo e vazio,ser fruto da imaginação,desertar,não se conhecer,perecer,extinguir,extinguir-se,acabar,acabar-se,findar,desaparecer,sumir,evaporar-se,dissolver-se,diluir-se,morrer;tornar inexistente,tornar inexistente & adj,aniquilar,exinanir,anular,nulificar,ab-rogar,extinguir,suprimir;cancelar;fantasmagorizar.

Advérbio

negativamente,negativamente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Nunca se viu consentida no mundo sua existência.

Conjunção

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Curso

Substantivo

progresso,corrida,o correr do tempo,o perpassar do tempo,o transcorrer do tempo,o andar do tempo,o volver do tempo,o decorrer do tempo,decursivo,marcha,passagem,decurso,transcurso do tempo;espaço de tempo;temporada.

Adjetivo

transcorrente,indefinido,indeterminado,aoristo.

Verbo

decorrer,perpassar,transcorrer,transcursar,seguir-se,arrastar-se,correr,voar,fugir,andar,mover-se,avançar,escoar-se,deslizar,seguir sua marcha,não parar,não conhecer repouso,ir-se,sumir-se;expirar,findar,ser decorrido (passado).

Advérbio

com o andar do tempo,enquanto isso,concomitantemente,simultaneamente,progressivamente,com a sucessão dos anos,ao tempo próprio,na plenitude do tempo,a tempo.

Provérbio

Interjeição

Frase

Labitur et labetur.

Conjunção