Sua língua na Internet

 

(mor.te)

sf.

1. Cessação definitiva da vida ou da existência: A morte do pai o deixou sozinho no mundo.

2. O desaparecimento ou o fim de qualquer coisa (morte de uma civilização/das ilusões)

3. Fig. Dor acerba, grande pesar ou sofrimento: A partida da mulher foi a morte para ele.

4. Fig. Destruição, perdição, termo; RUÍNA (X): Os maus sacerdotes são muitas vezes a causa da morte da religião.

5. Divindade mitológica representada por um esqueleto humano armado de uma foice.

[F.: Do lat. mors, mortis.]


Chorar a morte da bezerra
1 Bras. Pop. Lamentar o que poderia ter mas já não tem remédio: No duelo, foi ferido de morte, e não resistiu [Em muitos sistemas legais, configura a morte sob o ponto de vista legal.]


De morte
1 Letalmente, mortalmente


Morte agônica
1 Aquela precedida de agonia, estertores etc.


Morte cardíaca
1 Med.leg. Cessação irreversível das contrações ventriculares e cardíacas, com fracasso de tentativas mecânicas (massagem, choque etc.), respiratórias e medicamentosas para normalizá-las.


Morte cerebral
1 Med.leg.. Cessação irreversível (e não causada por hipotermia ou medicamentos depressores) de toda atividade cerebral, com parada da respiração ou qualquer ação muscular espontânea, da reação a estímulos, e com registro nulo de atividade cerebral no eletroencefalograma.


Morte civil
1 Dir. Hist. Pena que confiscava a um indivíduo seus bens e todos os direitos civis.


Morte clínica
1 Med.leg. Estado orgânico em que se somam parada respiratória, parada cardíaca e perda de consciência, não necessariamente definitivas.


Morte cósmica
1 Astron. Segundo algumas teorias cosmogônicas, situação na qual o Universo estará em equilíbrio térmico; morte térmica.


Morte matada
1 Bras. Pop. Morte por assassinato.


Morte morrida
1 Fam. Ver Morte natural.


Morte natural
1 Morte causada por doença ou por falência orgânica devido a idade avançada.
2 Jur. Morte determinada por sentença


Morte presumida
1 Jur. Aquela, não constatada, que a lei determina ter ocorrido a indivíduo, ao presumi-la de sua ausência prolongada.


Morte súbita
1 Esp. Em partidas esportivas terminadas em empate, sistema de decisão que consiste em, em tempo suplementar, dar a vitória ao time que fizer o primeiro gol ou marcar o primeiro ponto.


Morte térmica
1 Astron. Ver Morte cósmica. [Cf.: Ser de morte.]


Pensar na morte da bezerra
1 Estar distraído, absorto.


Ser de morte
1 Bras. Fam. Ser (pessoa) de difícil trato, difícil de aturar.
2 Ser levado, traquinas, imprevisível (pode ter conotação carinhosa).
3 Ser muito bom, competente: Esse meu time é de morte, foi campeão invicto..

Explore seu vocabulário com o Aulete

Inexistência

Substantivo

não existência,negação da existência,falta de existência,ausência;falta,finitude,morte,desconhecimento,nulidade,vacuidade,niilidade,insubsistência,nada,coisa nula,irrealidade,tabula rasa,lacuna,falha,omissão,espaço em branco,vácuo,carência;aniquilamento,desaparecimento,extinção,sumiço,destruição;ilusão,fantasia,fantasmagoria,produto da imaginação,ficção,fábula,mito,pilhéria,farsa,burla,mentira;arremedo,simulacro,figura de retórica,rótulo falsificado,fantastiquice,problema,niilismo.

Adjetivo

inexistente,irreal,insubstancial,imaterial,negativo,nenhum,nulo,omisso,aniquilado,exinanido,extinto,exausto,esgotado,diluto,perdido,extraviado,desconhecido,morto;incriado,ingerado,inato,inascível,que não teve nascença,que Deus ainda não criou,potencial,virtual,abstrato;fabuloso,mitológico,imaginário,fantasmal,fantasmagórico,fantasmático,fictício,umbrático,umbrátil,alegórico,fantasioso,fantástico;vão,inventado,incogitado e incogitável,quimérico;subjetivo,hipotético,supositivo,atribuído falsamente a,suposto,pseudo,falso,fingido,de existência impossível;sem fundamento,infundado,in nubibus.

Verbo

inexistir,não existir,não existir & V.;estar no rol das coisas inexistentes,brilhar pela ausência,ainda estar por vir ao mundo,ser nulo e vazio,ser fruto da imaginação,desertar,não se conhecer,perecer,extinguir,extinguir-se,acabar,acabar-se,findar,desaparecer,sumir,evaporar-se,dissolver-se,diluir-se,morrer;tornar inexistente,tornar inexistente & adj,aniquilar,exinanir,anular,nulificar,ab-rogar,extinguir,suprimir;cancelar;fantasmagorizar.

Advérbio

negativamente,negativamente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Nunca se viu consentida no mundo sua existência.

Conjunção

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Cessação

Substantivo

descontinuação,descanso,repouso,parança,pausa,parada,paralisação,paradeiro,desistência,desinência;intermissão,remissão,interpolação,suspensão,refreio,calma,interrupção;incontinuidade,perturbação,intervalo,interpelação,interlúnio,chegada;calmante,trégua,indúcias,armistício,interregno,moratória,vagatura,férias,folga,estagnação,encerramento,suspensão,coma,vírgula,ponto e vírgula,ponto final,morte;fim,ocaso.

Adjetivo

descontinuado & v. suspensivo,sustatório,substatório,represatório,peremptório,desitivo.

Verbo

cessar,descontinuar,desistir,ficar ao meio do caminho,não concluir,parar,pousar,deter,paralisar,estagnar,estagnar-se,estacar,quedar-se,fazer alto,esbarrar,imobilizar-se,pernoitar,repousar,suspender,ter efeito suspensivo,pôr fim,fazer ponto,pôr termo,perimir,suspender o braço,sobrestar,pôr paradeiro a,trancar a porta,fechar a saída,sustar,quebrar,cortar,demorar,dar com o basta,fazer cessar,sobresser,sobrestar,interromper;interpolar,interpelar;romper,cortar a continuação;ter mão em;pôr freio,pôr cobro,pôr dique;reprimir,trancar a porta,conter,sofrear,ir à mão a alguém,deter a corrente,represar,pôr um prego na roda,debelar,sufocar,vencer.

Advérbio

descontinuadamente & adj.

Provérbio

Interjeição

basta!,avonda! (ant.),alto!,tenha mão!,não mais!,alto lá!.

Frase

Conjunção

Destruição

Substantivo

dissolução,pernície,assolação,estrago,arrasadura,arrasamento,apagamento,aniquilação,aniquilamento,desbaratamento,consunção,absunção (ant.),desagregamento,dirupção,ruína,rompimento,dilaceração,ruptura,rotura,definhamento progressivo e rápido,expunção;queda,desmoronamento,arruinamento,ruína,esborralhada,exício,perdição,estilhaçamento,despedaçamento,destroço,eversão,délabrement,débâcle,derrocada,prostração,desolação,bouleversement,subversão,reviramento,reviravolta,naufrágio;extinção,eliminação,morte;derribamento,fulminação,sideração,varredouro,golpe,condenação,demolição,extirpação,extirpamento,extermínio,rasoura,sapa,desbarato,derrota,faxina,roedura,cárie,broca,supressão,abolição,revogação;sacrifício,devastação,vandalismo,razia,incêndio,mudança violenta;extração;commencement de la fin,festim de Baltazar,a caminho da ruína,dilapidadura,absorção,clarões de incêndio,rajadas de vendavais;destruidor.

Adjetivo

destruidor,demolidor,arrasador,derrubador,avassalador,supressor,eliminador,devastador,extirpador;destrutor,destrutivo,demolitório,vandálico,subversivo,subversor,subvertedor,fulmíneo,fulminoso,fulminívomo,fulminante,voraz,voraginoso,diruptivo;destruído,cérceo,ignívomo.

Verbo

ser (destruído & adj.);perecer,desmoronar,soçobrar,aniquilar-se;desintegrar-se,reduzir-se a nada,reduzir-se a pó,reduzir-se a cinzas,reduzir-se a frangalhos;ir pelos ares;fazer-se em pedaços,fazer-se em trapos,fazer-se em molambos;ruir por terra,desaparecer ao sopro destruidor de,quebrar-se,espatifar-se,sofrer golpe mortal,esfacelar-se,acabar-se com;destruir,anular;sacrificar,desfazer,derrocar,demolir,trabucar,dilacerar,estrafegar,rasgar,subverter,alagar,submergir,engolfar,abismar;pôr um termo a,pôr um paradeiro a;desmanchar,desarmar,desurdir,desinçar,limpar,vassourar,varrer,gastar,estrompar,corroer,lavrar,esbarrondar,derrubar,esboroar,derruir,desmoronar,cortar,quebrar,rechaçar,destroçar,derrotar,desbaratar,profligar,dispersar,desarraigar;arrancar,degolar,abater,roer,despedaçar,esfarrapar,escavacar,escaqueirar,estracinhar,esbandalhar,esborraçar,esborrachar,escangalhar,fazer pasto de,triturar,dissipar,dirimir,extinguir,exinanir,malbaratar,sumir,dar sumiço a,suprimir,eliminar,descimentar,arruinar,abalar,atalhar,dar talho a,atassalhar,tirar,riscar,apagar,comer,baratar (ant.),expelir,dissolver,tragar,sorver,esmigalhar,consumir,absumir (ant.),iniciar a obra de devastação;não deixar verde nem seco,não deixar pedra sobre pedra;deitar por terra,entrar como um vândalo,desolar,depopular,despovoar,ermar,levar o luto e a desolação,fechar as portas a,esmagar,sufocar,superar,debelar,jugular,domar,carbonizar,cinerar,incinerar,neutralizar,despedaçar;britar,reduzir a nada,reduzir a pequeníssimos fragmentos;expungir,arrasar,desmantelar,extirpar,desinçar,rasourar,nivelar,rentear,deitar abaixo,petardar,petardear,dinamitar,incendiar,nivelar com o chão,pôr em posta,espostejar,esquartejar,cortar cerce,cercear,consumar a destruição de,dissolver os depósitos de,ceifar do hastil,abrir o caminho para a derivação da seiva,prosseguir a obra assombrosa de devastação;conduzir a uma situação dissolvente,desorganizar,desarvorar,desentabular,meter a pique,inutilizar;devorar,engolir,deglutir,minar,sapar,solapar,desmurar,fazer trabalho de sapa,cortar pela raiz,crestar,queimar,exterminar,calcar aos pés,fazer em pó,deitar abaixo,dar cabo de,aviar,abalar nos seus fundamentos,atirar aos cães,arrancar;roçar,alhanar,banir,proscrever,carcomer,fazer em fanicos,talar,infestar,pôr por terra,pôr a ferro e fogo;mandar de presente ao inferno,mandar de presente ao diabo;desfabricar.

Advérbio

destruidoramente,arrasadoramente,avassaladoramente,vandalicamente,fulminantemente,diruptivamente.;de efeito mortífero.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Morte

Substantivo

fim,falecimento,mortório,defunção,trespasse,traspasse,fenecimento,falimento,passamento,dissolução,desenlace,desfecho,desaparecimento,termo fatal,ocaso,crepúsculo,partida,óbito,repouso,perda,quitação peremptória,trânsito,finamento (fim),cessação,extinção,fim da vida terrena;o instante decisivo,o desfecho fatal,sombra do túmulo,as sombras da morte,o eterno descanso,última jornada,derradeira pulsação da vida;sentença,leito de morte;o instante supremo,o momento supremo;canto de cisne,rigor mortis,praia estigiana,o lago irremeável;sono dos mortos,sono dos justos,sono do trespasse,sono da morte,sono do esquecimento,sono do túmulo,sono do repouso;último sono,eterno sono;trevas da morte eterna;foice,gadanha,garras da morte,sombra da morte,leito da morte;repouso,sábado eterno,outra vida,a morada eterna,eternidade;morte aflitiva = cacotanasia;Libitina,Parcas;morte;eutanásia,distanásia,necrologia,necrológio,obituário,encomendação,momento,vigília (ant.),de profundis,necrolatria,necrodulia = culto dos mortos,ferais;morte natural,morte prematura,morte trágica,morte violenta,coéfora,vice-morte,véu da morte;olhos envidraçados,olhos vidrados;a crise formidável do derradeiro transe;estado carótico,estado agonizante,estado comatoso;a última hora,crocidismo,agonia,cárus,paroxismo,estertor,carfologia,cascalheira,a vítrea palidez;face cadavérica,face hipocrática;visita da saúde,arquejo;vascas da agonia,últimas ânsias da agonia;arranco,os últimos paroxismos,a hora suprema;os últimos arrancos,os últimos arquejos;moribundo,semicadáver,alma aflita e vasquejante.

Adjetivo

morto,esmorecido,frio,inerte,sem vida,que Deus tenha na sua glória,falecido,extinto,cuja memória nos é cara,finado,saudoso,ceifado na mais rútila existência,inânime,inanimado,gélido,hirto,exânime,enregelado,mortal,manio = que não deixa descendente;abintestado,que não fez testamento;que Deus tenha em glória,que Deus lhe dê a glória,abiótico,amortalhado,comoriente,moribundo,vascoso,desfalecido,semivivo,semimorto,morrediço,morrinhoso,morrento,semiânime,exânime,exanimado,entre vivo e morto,desenganado,pré-agônico.

Verbo

morrer,expirar,perecer,morder a terra,sucumbir,acabar-se,atar as cardas,cessar de viver,encontrar a morte,falecer,exalar o derradeiro alento,finar-se,ir-se,fenecer,passar,desaparecer;ir-se para o céu,ir-se para os anjinhos,ir-se para Deus;terminar os dias,perder a vida,perder-se;descer ao túmulo,descer à sepultura,render o espírito a Deus,tombar sem vida,adormecer para sempre,alar-se para a mansão celeste;subir ao céu,subir às regiões etéreas,subir à abóbada etérea,subir ao assento etéreo,descansar no regaço do Senhor,repousar à beira do sepulcro;despedir a alma,despedir a vida,despedir o espírito;passar desta vida para a outra,pagar o censo comum,pagar o censo à morte,ser arrebatado do número dos vivos,baixar às regiões do sepulcro,bater a pacuera (pop.),dar os fios à teia,dar contas a Deus,desencarnar-se,quitar a vida terrena,cair sem sentido no seio frio da morte,dar o último arranco,estar em glória,ir ad patres,dormir o sono da noite sem horas,ir para a mansão dos justos,render o mortal corpo à morte,depor a vida,deixar a prisão de limo de seu desterro,fechar os olhos,ir para bom lugar,estar no tribunal divino,dar o último suspiro,cerrar os olhos à luz,dormir o sono do verdadeiro repouso,largar os ossos,ganhar a glória,ir-se puxando,dormir no gélido sudário,partir para o imenso Incognoscível,fugir do mundo,fazer a viagem do outro mundo,encher a sua idade;deixar a vida,deixar o mundo,deixar viúva e filhos,ser riscado do livro dos viventes,sentir a última dor,ser chamado ao tribunal do Deus,soar a hora fatal;despir-se das prisões da carne,despir-se do invólucro mortal;dormir em Deus,dormir no Senhor,arrancar,aniquilar-se,descansar em paz;morrer sem dizer ai Jesus,morrer de morte natural;soar a última hora,soar a derradeira hora,soar a extrema hora;arrevessar a alma,ir-se como um passarinho,ceifar a foice da morte a vida a alguém,surpreender a morte a alguém;levar Deus para si,chamar Deus para si;pagar o tributo à natureza;dar a alma a Deus,dar a alma ao diabo;deixar na orfandade,dar o sangue por alguém,sacrificar a existência,pagar com a vida,dar a ossada,cair morto;tomar passaporte para o céu,tomar passaporte para o inferno;espichar o pernil,esticar o pernil,esticar as canelas;ir para as malvas,viajar sem chapéu (pop.),deixar órfãos,orfanar;jazer,estar morto;não dar mais sinal de vida,estar agonizante,vasquejar,agonizar,esmorecer,baquear,arrancar;ficar a pedir confissão,ficar a pedir o céu;ter a morte à cabeceira,estar ferido de morte,estar próximo a dar a alma a Deus,sentir as asas da morte roçarem-lhe frias pela fronte,debater-se nas vascas da morte;estar nas ânsias da morte,estar com a candeia na mão,estrebuchar nos derradeiros estertores,contorcer-se,chegar a sua hora,estar a despedir,ter a sua hora chegada,estar com padre à cabeceira,projetar a agonia sua sombra sobre,soar a hora fatal a alguém,estar em artigo de morte,estar abarbado com a morte,serem chegados os fados de alguém,estar no cabo;soltar-se,esvair-se em sangue;estar à porta da eternidade,envidraçarem-se os olhos a alguém;estar nas últimas,estar por um fio a vida de alguém;estar entre a vida e a morte,ir-se conocluindo,abeirar-se a morte ameaçadora e lúgubre;estar prestes a habitar com os mortos,estar prestes a dar à casca;receber o Viático,receber os últimos sacramentos,fechar os olhos a alguém;estar prestes a comparecer perante o tribunal de Deus.

Advérbio

post obit,post-mortem,in articulo mortis,em artigo de morte,in extremis,à hora da morte,à hora derradeira,in actu moriendi,com um pé na sepultura.

Provérbio

Interjeição

Frase

Os seus dias estão avaramente contados;Quando já lhe fogem os últimos lampejos da vida;A vida está por um fio;Que a terra lhe seja leve;Requiescat in pace;Descanse em paz;Que o Senhor se compadeça de sua alma;Æternum vale!;Deus lhe fale na alma;Deus tenha sua alma em glória;Aequo pulsat pede;Sic itur ad astra.

Conjunção

Ruindade

Substantivo

pravidade,maleficência,ofensa,impiedade,maldade,vilania,canalhice,torpeza,malquerer,nocividade e adj.;virulência,crueldade,irreparabilidade,malignidade,aversão,ódio,rancor,iniquidade,malefício,vingatividade,perversidade,raio,ciclone,furacão,terremoto,vandalismo,destruição;exício,perdição,ruína,morte,cratera,precipício;mancenilha,veneno;rábia,hidrofobia,carcoma,má estrela,mau-caratismo,estrela fatídica,ventos adversos,insídia,amari aliquid,sinistro,mau olhado,jetatura,quebranto,mau tratamento,vexame,tormento,repugnância,avania,molestamento,abuso,opressão,perseguição,ultraje,assalto,violência,seta,mau uso;estenderete,injúria (dano);defeito,vício,abominação (sofrimento);diátese,verminose,pestilência (doença);culpa;depravação;prejuízo,malfeitoria;lama,lodo,vasa,lameirão,o pestilento lameirão de,fezes,flagício,fel,amargor,rigidez,gomeleira,túnica de Néssus,caixa de Pandora,quantidade de coisas ruins: sudário,monturo;as asperezas da vida.

Adjetivo

malévolo,cruel,perverso,ofensivo,nocivo,viroso,agravoso,venenoso,inoficioso,lamentável,nocente,prejudicial,molesto,molestoso,ruim,péssimo,mau,pravo,ruinoso,infesto,funesto = exicial,calamitoso,sinistro,fatal,amaldiçoado,maldito,injurioso,desastroso,deletério,malfeitor,malfazejo,maléfico;íncubo,facinoroso,maligno,malignante,negregado,abominável = vitando,nefasto,reverso,danoso,daninho,danífico,pernicioso;feio,inimigo,maldoso,desvantajoso,devastador,destruidor;infeliz,oneroso,gravoso,ofensor,fastidioso,intolerável,obnóxio,tabífico,desastroso,desastrado,tendencioso,corruptor;virulento,irremissível,irrespirável,venenoso;serpentífero,serpentígero,serpentígeno estiômeno = corrosivo = anabrótico,mortal;insanável,inauspicioso;horrível,hórrido,horripilante,horrendo,horroroso,horrífico,tempestuoso,terrível,pavoroso,apavorante,tétrico,terrível,terrificante,medonho,acintoso,cruel,trágico,atroz,atro,tenebroso,inominável,pecaminoso,insano,criminoso,vergonhoso,repugnante,vexatório,lesivo,desproveitoso,vil,baixo,de carregação,ignóbil,monstruoso,miserável,mísero,nefando,desprezível,soez,abjeto,miserando,tirânico,infame,nefário,indigno de se nomear,mesquinho;chocante,suspeitoso,comprometedor,deteriorado;podre,corrupto = tábido,defeituoso;empecível,empeço,malengendrado,deplorável,lacrimável,imperdoável,lamentável;feio;inclassificável,condenável,passível de censura,desbragado,condenável,inqualificável,indigno,punível,castigável,inconfessável,repreensível;odioso,detestável,abominável,de marca anzol,infando,execrável,ominoso,ultrajante,ultrajoso,sombrio,perigoso,aziago,odiado = inviso,insidioso,ruim como o diabo,que não tem nome,inominável,infernal,mefistofélico,luciférico,demoníaco,diabólico (malévolo);inconveniente;indiscutível,inaproveitável,pesado,incômodo,molesto,chinfrim,reles,soez,pífio (inútil);incompetente;irremediável;fatídico,trágico,sórdido,bruto,imundo,repelente;malignante,pejorativo,safado,incômodo,incomodante,incomodativo.

Verbo

ser (nocivo e adj.);causar dano,infligir dano;danificar,maleficiar,mortificar,prejudicar,lesar,estiolar,combalir,ferir,turbar,golpear,escalavrar,escarapelar,estragar,arruinar,transviar,roer (deteriorar);envenenar até a última fibra,magoar;fazer mal a,infamar,ultrajar,deformar a pureza de suas linhas,desarvorar;agravar,perder,causar dissabor,devastar,assolar,oprimir,onerar,carregar,perseguir,preterir,calcar aos pés,atropelar,pisar,maltratar,torturar,vexar,clamar vingança,manchar as páginas da História,fechar a porta do céu,bradar aos céus,sobrecarregar,vitimar,esmagar,machucar,apestar,empestar,torturar,seviciar,molestar;danar,abusar,ofender,espezinhar,amesquinhar,declinar,abater,rebaixar,peguinhar,corromper a seiva,pôr nódoa,macular;dar que fazer,esbofetear,espancar;violentar,esfaquear,apunhalar,dar mau agouro,trazer desgraça,desgraçar,acutilar,ultrajar,marfar = vulnerar,atagantar,agadanhar;esgadanhar;agatanhar,esgatanhar,escorchar,esgardunhar,arranhar,destruir;roubar;assetear,flechar,faretrar;retalhar,atassalhar,azagaiar,golpear de morte,atentar contra,entoxicar,envenenar,empeçonhar,fazer guerra a,infernar,infestar,apoquentar,esmoucar,irrogar,gangrenar,perverter,viciar,malignar,corromper,abalar,concutir,perpetrar,revoltar,repugnar,provocar conflitos,causar engulhos,dar frutos envenenados,gerar conflitos,causar asco,assanhar desgraças,manchar.

Advérbio

em prejuízo,em detrimento de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção