Sua língua na Internet

 

(ba.li.za)

sf.

1. Qualquer objeto que serve para marcar um limite, esp. estaca ou outro objeto colocado ou fincado verticalmente no solo; MARCO

2. Haste, ger. pintada a duas cores (vermelho e branco), terminada inferiormente por ponteira, que é fincada no solo para assinalar um ponto do terreno, durante a execução de trabalhos topográficos e de agrimensura.; JALÃO

3. Linha real ou imaginária que separa dois territórios contíguos; DIVISA; LIMITE

4. Esp. Em certos jogos, alvo que se deve alcançar com a bola

5. Restr. Fut. O gol, o conjunto das três traves que delimitam a meta, ou cada uma dessas traves (esp., no Brasil, as duas verticais).

6. Esp. Em certos jogos, linha de onde a bola deve ser arremessada.

7. Esp. Meta, poste ou outro sinal que marca o termo da carreira em corrida de cavalos, em regata, atletismo etc.

8. Conjunto de estacas ou cones us. para delimitar o espaço onde o aprendiz de motorista deve exercitar manobras como a de estacionar, entre outras, durante o curso e na prova para habilitação.

9. Sinal ou marco que, em determinado lugar, indica certas normas de trânsito.

10. Tec. Dispositivo mecânico, visual, sonoro ou radielétrico us. para sinalizar ou para orientar tráfego, ger. indicando ou marcando locais em que há perigo, ou os limites de rodovia, via de navegação ou caminho aéreo.

11. Bras. Na derrubada das matas, árvore nova deixada em pé, para assegurar-lhe a renovação.

12. Art.gr. Nas máquinas de impressão, cada uma das peças que ajustam o papel à forma, e onde se encosta a folha para a margeação; ESQUADRO; GUIA

13. BA No garimpo, rocha que se destaca por seu tamanho.

14. Bras. Pequeno morro de granito.

15. Cnav. Cada uma das peças de madeira ou metal presas perpendicularmente à quilha, e que formam o arcabouço do navio.

16. Em trabalhos técnicos ou artesanais, qualquer objeto, dispositivo ou sinal acrescentado apenas para servir de referência ou orientação na execução de alguma tarefa mais ou menos precisa

17. Bras. Restr. Rolete de estopa que os calafates deixam à mostra, para assinalar o trabalho em curso.

18. Bras. Restr. Furo aberto no casco de canoa em construção, para orientar o trabalho de cavar o tronco com a espessura certa.

sm.

19. Mil. Soldado que vai à frente da tropa, manejando uma arma ou vara, indicando os movimentos que devem ser imitados.

s2g.

20. Bras. Pessoa que segue à frente da banda de música, em desfiles cívicos, esportivos ou estudantis, manejando um bastão com movimentos rítmicos e/ou fazendo acrobacias.

[F.: Posv. deriv. moçárabe do lat. palus -i. Hom./Par.: baliza (sf.sm.s2g.), baliza (fl. de balizar)]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Limite

Substantivo

linda,linde,marca,linha,divisa,discrime,discrímen,confins,termo,enoclave,fronteira,raia,arraia,fimento,afimento (ant.),contérmino,extrema,extremadela,extremidade,sesmo (ant.),terminação,barra,barreira,meta,risca,remate,término,órbita,baliza,marco,pinoco,cipo,colunelo,bões = marcos de pedra,fradépio,mogo,padrão,piqueta,malhão;marco primordial,marco principal,marco terminal,marco condutor,marco testemunha;linha divisória,linha divisora,linha demarcadora;circunvalação,linha de cumeada,talvegue;pilares,colunas de Hércules;Rubicão,barbeito = outeiro divisório.

Adjetivo

limitado,limítrofe,definido,contérmino,terminal,fronteiro,fronteiriço,confinante;raiano,arraiano,confinal,finítimo,limitativo comarcão,comarcante,lindeiro.

Verbo

limitar (estar contíguo),demarcar,balizar,delimitar,divisar,estremar,lindar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Direção

Substantivo

banda,sentido,rumo,vetor,marcação,tramontana = guia,rota,roteiro,via,endireito,diretriz,derrota,baliza,orientação,bordada,inoclinação (da agulha),declinação,polaridade,alvo,mira,objetivo,desígnio,finalidade,propósito,fito,intenção,tenção,intuito,colimação,pontaria,governo,governamento,anorteamento,governalho;leme,bússola,agulha de marear,temão,calamita (ant.),retriz,remígio,flecha,estrela do norte,estrela polar = tramontana = cinosura,pontos do horizonte,pontos cardeais,pontos colaterais,pontos subcolaterais,arcturo,setentrião,levante,oriente,nascente,soão (ant.),sul,meio-dia,ábrego (ant.),poente,ocaso,ocidente,vésper,meias partidas,linha de colimação,azímute,és-sueste (E.S.E.),norte (N.),nor-nordeste (N.N.E.),nor-noroeste (N.N.W. ou N.N.O.),noroeste (N.W. ou N.O.),oeste (O.),sul (S.),sueste (S.E.),su-sueste (S.S.E.),su-sudoeste (S.S.W. ou S.S.O.),sota-vento (S.V.),sudoeste (S.W. ou S.O.),oés-noroeste (W.N.W. ou O.N.O.),oeste (W. ou O.),oés-sudoeste (W.S.W. ou O.S.O.),este (E.);rumos da rosa de agulha,rumos da rosa dos ventos;náutica;farol,farolim,fanal,caminho,corrume (pop.),trajetória,órbita,curso,estrada,rota,alinhamento,meridiana,traita,endereço,sobrescrito.

Adjetivo

dirigido (e v.) para;destinado para/a,diretivo;direcional,orientado,vetorial;setentrional,norte,meridional,sul,oriental,evo (poét.),levantino,ocidental,ocíduo,hespérico;Adv,Prep. para,a caminho de,em busca de,em demanda de,para a parte de,a barlavento,através de,com escala por,por meio de,por via de,em todas as direções,em todos os quadrantes,aos quatro ventos do horizonte,do lado do meio dia;do norte e subst.,quaquaversum = de todos os lados,à veia d’água;ao endireito de = na direção de.

Verbo

dirigir-se,direcionar,aproar,ir a caminho de,ir direito a,ir direito como um fuso,ir de ponto em branco para;carregar sobre a direita,carregar sobre a esquerda,guiar-se,demandar,buscar,ir em procura de,tomar rumo para,rumar para,talhar derrota para,proar,proejar,abicar,bordejar,fazer o navio rasto para;encaminhar-se,enveredar-se,seguir o norte,destinar-se;tender para,inoclinar para,pender para,apontar para,assestar para;colimar,visar,bornear = pôr em linha de pontaria,voltar as armas contra,fazer pontaria,alvejar,virar-se,estar voltado para,governar,manobrar,dirigir,rotear,marear,tripular,pilotar,pilotear,guiar,marinhar,sulaventear,barlaventear,sotaventear,nordestear,anordestear,nonoestar,nortear,anortear,suestar,sudoestar,conduzir para,inoclinar a proa para,dirigir os passos para,orientar-se,reaviar-se,determinar o oriente,reconhecer a situação do lugar,fazer o navio cabeça,sobrescritar,endereçar;apontar para,mirar,objetivar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Indicação

Substantivo

representação,denotação e v.;coindicação,referência,simbolização,ícone,iconografia,simbolismo,semiologia,semiótica,semiografia,linguagem;metáfora,lineamento,feição,talhe,fisionomia,aspecto,linha,pinta,característica,sinais característicos,varinha adivinhatória,meios de reconhecimento,diagnose,diagnóstico,atributos;qualidades,sinal,fístula,cicatriz,cicatrícula,símbolo,indício,pista,evidência,viso,índex,índice,indicador,divisa,indículo,lembrança,cunho,prova,assomo,amostra,vestígio,mossa,expoente,nota,sintoma,eussemia,sinais coindicantes,presságio,pródromo;repertório,tipo,modelo,espécimen,exemplar,algarismo,emblema,insígnia,distintivo,epígrafe,título,cabeçalho,rubrica,deixa,moto,mote,legenda,lema,iniciais;cifrão,meneio,gesto,acionado,gesticulado,gesticulação,sinalização,tique;requebro,requebro de voz;requebro de olhos,mímica,aceno,trejeito,gatimanhas,pestanejo,piscadela,piscar de olhos,olhar,momice,negaça,fosca,fosquinha,inclinação de cabeça,encolhimento de ombros,cotovelada,puxão,dactiologia,dactilonomia,sinais maçônicos,sinais telegráficos,telégrafo semafórico,quirologia,pantomima,pantomina,alusão,vaga insinuação,meia palavra = dictum sapienti;advertência,sinal,semáforo,luz azul,foguete,torre de observação,almenara,fogueira;facho,marca,resenha,linha,ferra,trema,cimalha,diérese,ápice,risco,raia,guarda,cetras,asterisco,estrelinha,antígrafo,itálico,grifo,sopontadura,anotação,chamada,rabisca,garatuja,penada,óbelo,pingo,ponto,acento,sinal diacrítico,letra vermelha,cedilha,acento circunflexo,impressão,vestígio,estampa;ceráunio,(para identificação): sinal característico,linha-d'água,contraprova,contramarca,contrassenha,contrassinal,tergo,duplicata,entalhe,cartel,etiqueta,bilhete,carta,letra,contador,téssera,santo e senha,cartão,testemunha,fiador,abonador,pegada,rasto,encalço,estampa;marca da fábrica,assinatura,firma,cetras,chancela,endereço,sobrescrito,fecho,cartão de visita;credenciais,atestado,certificado,sinal manual,impressões digitais,sinalética,cifra,selo,sigilo (des.),sinete,contrasselo,carimbo,mutra (ant.),escrita,autógrafo,original,visto,reconhecimento de firma,inscrição,endosso,cunho,logotipo,logomarca,signo,timbre,papel timbrado,passa-palavra,shibboleth;abre sésamo,bandeira,bandeirola,miqueletes,vexilo,pavilhão,jack,estandarte,águia,guião,flâmula,alferena,pluma,galhardete,lábaro,auriflama,balsão,balsa (ant.),flâmula sagrada,pavilhão,signa,sina,pendão das quinas,as águias romanas,as águias francesas,manípulo,quadra,tougue,crescente,torniquete,heráldica,brasão,cimeira,armas,escudo,cota de armas,broquel,chaveirão,armorial,libré,uniforme,penacho,cocar,roseta,laço de fita,divisas,tope,bordados,galão,banda,dragonas,epaulette,grinalda,capela,véu,hábito,sotaina,aliança,medalha;venera,(de localidade): farol,fanal,facho,boia de luz,monte de pedras,cruz,marco,mastro,ponteiro,mão de relógio,seta;cata-vento,marco condutor,flecha,mão,pilares de Hércules,crista das montanhas,baliza,boia,estrela polar,estrela do norte,Pequena Ursa,bússola,guia,orientação,endereço,direção,denominação,latitude e longitude,coordenadas geográficas,tabuleta,placa;chapa;notificação (informação);anúncio;patognômica,voz de comando,chamada,toque de reunir,alarma,sino;grito;exposição (explicação);prova;modelo.

Adjetivo

indicador,indicatório,indicativo,designativo,simbólico,denotativo,conotativo,diacrítico,característico,especificativo,representativo,típico,modelar,exemplar,figural,figurativo,pantomímico,patognômico,sintomático,demonstrativo,diagnóstico,exponencial,monumental,emblemático,lemático,armorial,individual;reconhecido,apontado,indigitado,assinalado por;reconhecível por;denotável,indelével,autográfico,quirológico,itálico.

Verbo

indicar;ser o sinal,ser o símbolo de;denotar,conotar,significar,mostrar,provar,dar indício de,exprimir,sinalizar,dizer,falar,definir,indiciar,encaminhar,designar,inculcar,indigitar,cotar;representar,encarnar,aludir,personificar,simbolizar,ser a fotografia de,figurar,dar bem a medida de,tipificar,expressar,adumbrar,ser o expoente de,marcar,ferretear,gravar,carimbar,estampar,mutrar (Ásia),rotular,etiquetar,ferrar,pôr uma marca em,assinalar,sinalar,chapar,riscar,pingar,cedilhar,traçar,tracejar,acentuar,pontuar,aspar,virgular,selar,sigilar,contramarcar;delinear,gizar,imprimir,gravar,estampar,estereotipar,abrir,lavrar,exarar,apontar,mostrar;fazer um sinal,dar sinal a,acenar,gesticular,sacudir a cabeça,acotovelar,dar de olho a alguém,piscar a alguém o olho,trocar olhares com,piscar os olhos,falar à esconso,bracear,bracejar,acionar,pestanejar,sacudir os ombros;agitar uma bandeira,içar uma bandeira,desenrolar uma bandeira,desfraldar uma bandeira,implantar uma bandeira,alvorar uma bandeira;agitar um lenço,capear,dar aviso (informação);dar sinal de alarma,tocar a rebate,rufar o tambor;soarem os clarins,soarem as trombetas;soltar um grito de alarma;assinar,selar,reconhecer a firma,atestar;sublinhar (dar importância);chamar a atenção para;abular,referendar;chancelar,timbrar,tarjar.

Advérbio

em sinal de,com penhor de,simbolicamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ecce signum. Ex ungue leonem. Ex pede Herculem. Ex digito gigas: pelo dedo se conhece o gigante. Ab uno disce omnes.

Conjunção

,.