Sua língua na Internet

 

sf.

1. Hist. Antigo instrumento de suplício formado por dois toros, um vertical e o outro nele atravessado horizontalmente, no qual se pregavam as mãos e os pés da vítima, que lá ficava, ger. até morrer

2. Rel. Cruz (1) na qual Jesus foi pregado até morrer, tornando-se por isso o símbolo do cristianismo [Nesta acp. ger. com inicial maiúscula.]

3. Qualquer objeto ou adereço ou figura que represente a cruz da crucificação de Cristo: Ela usa uma cruz pendurada no cordão.

4. Fig. Sofrimento, martírio: Os problemas familiares são a sua cruz.

5. Rel. A paixão e a morte de Cristo: o sacrifício da Cruz. [Inicial maiúsc.]

6. Rel. O cristianismo: O triunfo glorioso da Cruz. [Inicial maiúsc.]

7. Qualquer coisa com o formato de uma cruz (1) ou conjunto coisas dispostas em formato de cruz (1): Aquela cruz de estrelas é o Cruzeiro do Sul.: Fez uma cruz com os palitos de fósforos.

8. Qualquer sinal escrito ou impresso em forma de cruz: Marque a resposta correta com uma cruz.

9. Insígnia ou condecoração militar ou eclesiástica com essa forma

10. Símbolo do poder eclesiástico

11. Mar. Parte da âncora em que os braços se prendem à haste

12. Litu. Gesto de persignação ou benzedura, no qual a mão descreve um percurso em forma de cruz

13. Sinal gráfico em forma de cruz (7) com formato e função variados, indicar ano de morte junto ao nome do falecido, ser chamada para notas etc.; ADAGA; OBELISCO

14. Bot. Nome de várias plantas onagráceas, do gênero Jussieua

15.

16. Cap. Contra-ataque a golpe desferido com o pé, quando o capoeirista se agacha esquivando-se e se levanta para derrubar o contendor

17. Her. Ornamento em forma de cruz (1) em escudos e brasões


[F.: Do lat. crux,cis. Hom./Par.: crus (pl. de cru); (pl.) cruzes, cruzes (fl. de cruzar)]


Assinar em cruz
1 Assinar (ger. analfabeto) desenhando uma cruz.
2 Assinar sem ler o que está assinando.


Carregar (a) sua cruz
1 Fig. Ter atribulações, encargos pesados; penar, sofrer; levar (a) sua cruz.


Cruz alçada
1 Rel. Crucifixo que se carrega, alçado, em cerimônias católicas, esp. procissões.


Cruz alta
1 Her. Aquela cuja travessa cruza a haste acima da metade desta; cruz latina.


Cruz celta
1 Her. Cruz latina com um anel em volta do ponto de cruzamento da haste com a travessa.


Cruz de Genebra
1 Ver Cruz vermelha.


Cruz de Lorena
1 Cruz com duas travessas, sendo a superior menor que a inferior.


Cruzde Malta
1 Her. Cruz com os braços curtos e iguais, e que se alargam à medida que se afastam de sua interseção.


Cruz de Santo André
1 Cruz com o formato de um X.


Cruz de Santo Antônio/Santo Antão
1 Cruz com o formato de um T; cruz egípcia.


Cruz dos templários
1 Her. Cruz de esmalte vermelho, cujos braços iguais se alargam em curva, terminando em arcos que têm seu centro no centro da cruz.


Cruz do Sul
1 Astron. O Cruzeiro do Sul.


Cruz egípcia
1 Her. Ver Cruz de Santo Antônio.


Cruzes ou cunhos
1 Lus. Cara ou coroa.


Cruz florenciada
1 Her. Cruz cujos braços terminam em flor de lis.


Cruz gamada
1 Her. Cruz de braços iguais, tendo extremidade de cada um deles um remate em ângulo de 90o, num formato semelhante ao da letra grega gama; suástica.


Cruz grega
1 Her. Cruz de quatro braços iguais.


Cruz helvética
1 Her. Cruz grega com os braços cheios, sobre fundo vermelho.


Cruz latina
1 Her. Ver Cruz alta.


Cruz papal
1 Her. Cruz com longa haste e três travessas altas de comprimento decrescente de baixo para cima, trifoliadas.


Cruz patriarcal
1 Her. Cruz com o formato da cruz de Lorena, mas aguçada na extremidade superior da haste e com as travessas trifoliadas; cruz russa.


Cruz russa
1 Her. Ver Cruz patriarcal.


Cruz vermelha
1 Cruz grega com os braços cheios, vermelha sobre fundo branco, símbolo da neutralidade das ambulâncias, segundo a Convenção de Genebra, e símbolo da instituição do mesmo nome; cruz de Genebra.


Entre a cruz e a água benta
1 Ver Entre a cruz e a caldeirinha.


Entre a cruz e a caldeirinha
1 Em situação difícil e sem saída, na qual nenhuma alternativa é boa.


Fazer cruz(es) na boca
1 Ficar sem comer.


Levar a cruz ao Calvário
1 Concluir missão difícil, encargo ou tarefa penosa.


Levar (a) sua cruz
1 Ver Carregar (a) sua cruz.


Ser a cruz
1 Ser o motivo, a causa do sofrimento de alguém.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Cruzamento

Substantivo

interseção,secância,corte,entrecorte,reticulação,retículo,retícula,encruzamento,entrelaçamento,tecedura,urdidura,entretecedura,abocamento,trama,entralhação,anastomose,inosculação,emaranhamento,enlaçamento,enredo,implicação,contexto,contextura,tessitura;xadrez,rede,plexus,plexo,teia,tela,tecido,malha,tralha,meada,filigrana,negalho,entremeio,renda,rendilha,crochê,lavor,esteira,esteirão,capacho,trança,cadexo,madeixa,coifa,marrafa,alvitana = tarrafa = tremalho = tresmalho,rótula,caniçado,cipoal,labirinto,grille,grade,grelha,brocado,brocatel,cruz,cruzeta,entrepernas,trançado,trança,trancelim,cadeia,catênula,emaranhamento (desordem),encruzilhada,bívio,ambívio,revessa,secante;xadrez,escaques,quincôncio,quincunce.

Adjetivo

cruzado e v.;jaglado = enxadrezado,intertexto,intexto = entremeado,reticular,reticulado,urdido,tramado,retiforme,listrado,têxtil,cruzetado,intersecional,secante,crucial,cruciforme,crucígero,transversal.

Verbo

cruzar,cortar,secionar,encruzar,atravessar,entrecruzar-se,terçar,entrecortar,enoclavinhar os dedos,entrepernar,entretecer,entrelaçar,enlear,enlaçar,ensarilhar,sobreter,entremear,entrançar,trançar = encanastrar,entecer,enroscar,ligar por anastomose,emalhetar,esteirar,feltrar;misturar,confundir,enredar,enredear,envincilhar,emalhar,embaraçar,desgrenhar,despentear,enovelar,dobrar,enrolar,desgadelhar,desguedelhar;xadrezar,enxadrezar,entralhar,dispor em forma de xadrez,escaquear,escaqueirar (emaranhar),filigranar,urdir,tramar.

Advérbio

cruzadamente e adj.;em xadrez..

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Gravidade

Substantivo

gravitação,atração universal,quintalada,peso,pesadume,pesadumbre,carregação,carregamento,peso específico,peso absoluto,peso relativo,densidade,ponderabilidade,atratividade,pressão;lei de Newton;massa,tara,arrecova,carga,ônus,fardo,fardete,bagagem,fardelagem,madeiro,trambolho,sobrecarga,sobrepeso,cruz,contrapeso,chumbo,lastro,lastração,pesagem;ponderação,preponderação;medidas de peso: tonelada,quintal,arroba,libra,quilo,arrátel,onça,marco,sêxtulo,oitava,escrópulo,grama,manjelim,quilate;balança,pesadora,romana;(ciência da gravidade): estática,barologia,barimetria.

Adjetivo

gravitacional,pesado e v.;grave,sujeito à lei da gravidade,grávido,carregado,onusto,sobrecarregado,pesado como chumbo,pesadão,esmagador,insuportável,intolerável,intransportável,importátil,preponderante,ponderoso,ponderável,incômodo,fatigante,exaustivo,extenuativo,extenuante,maciço,plúmbeo,premente,oneroso.

Verbo

gravitar,pesar,ser (pesado e adj.);estar sujeito à lei da gravidade,atrair,ser atraído,ir ao fundo,exercer pressão,puxar para baixo,descer,afundar,premer,preponderar,oprimir,comprimir,esmagar,achatar,prensar,imprensar,carregar,sopesar,tomar o peso de = pesar,arrobar,aquilatar,vergar-se,ajoujar,dobrar-se,gemer;tornar pesado,onerar,apresentar-se,chumbar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Indicação

Substantivo

representação,denotação e v.;coindicação,referência,simbolização,ícone,iconografia,simbolismo,semiologia,semiótica,semiografia,linguagem;metáfora,lineamento,feição,talhe,fisionomia,aspecto,linha,pinta,característica,sinais característicos,varinha adivinhatória,meios de reconhecimento,diagnose,diagnóstico,atributos;qualidades,sinal,fístula,cicatriz,cicatrícula,símbolo,indício,pista,evidência,viso,índex,índice,indicador,divisa,indículo,lembrança,cunho,prova,assomo,amostra,vestígio,mossa,expoente,nota,sintoma,eussemia,sinais coindicantes,presságio,pródromo;repertório,tipo,modelo,espécimen,exemplar,algarismo,emblema,insígnia,distintivo,epígrafe,título,cabeçalho,rubrica,deixa,moto,mote,legenda,lema,iniciais;cifrão,meneio,gesto,acionado,gesticulado,gesticulação,sinalização,tique;requebro,requebro de voz;requebro de olhos,mímica,aceno,trejeito,gatimanhas,pestanejo,piscadela,piscar de olhos,olhar,momice,negaça,fosca,fosquinha,inclinação de cabeça,encolhimento de ombros,cotovelada,puxão,dactiologia,dactilonomia,sinais maçônicos,sinais telegráficos,telégrafo semafórico,quirologia,pantomima,pantomina,alusão,vaga insinuação,meia palavra = dictum sapienti;advertência,sinal,semáforo,luz azul,foguete,torre de observação,almenara,fogueira;facho,marca,resenha,linha,ferra,trema,cimalha,diérese,ápice,risco,raia,guarda,cetras,asterisco,estrelinha,antígrafo,itálico,grifo,sopontadura,anotação,chamada,rabisca,garatuja,penada,óbelo,pingo,ponto,acento,sinal diacrítico,letra vermelha,cedilha,acento circunflexo,impressão,vestígio,estampa;ceráunio,(para identificação): sinal característico,linha-d'água,contraprova,contramarca,contrassenha,contrassinal,tergo,duplicata,entalhe,cartel,etiqueta,bilhete,carta,letra,contador,téssera,santo e senha,cartão,testemunha,fiador,abonador,pegada,rasto,encalço,estampa;marca da fábrica,assinatura,firma,cetras,chancela,endereço,sobrescrito,fecho,cartão de visita;credenciais,atestado,certificado,sinal manual,impressões digitais,sinalética,cifra,selo,sigilo (des.),sinete,contrasselo,carimbo,mutra (ant.),escrita,autógrafo,original,visto,reconhecimento de firma,inscrição,endosso,cunho,logotipo,logomarca,signo,timbre,papel timbrado,passa-palavra,shibboleth;abre sésamo,bandeira,bandeirola,miqueletes,vexilo,pavilhão,jack,estandarte,águia,guião,flâmula,alferena,pluma,galhardete,lábaro,auriflama,balsão,balsa (ant.),flâmula sagrada,pavilhão,signa,sina,pendão das quinas,as águias romanas,as águias francesas,manípulo,quadra,tougue,crescente,torniquete,heráldica,brasão,cimeira,armas,escudo,cota de armas,broquel,chaveirão,armorial,libré,uniforme,penacho,cocar,roseta,laço de fita,divisas,tope,bordados,galão,banda,dragonas,epaulette,grinalda,capela,véu,hábito,sotaina,aliança,medalha;venera,(de localidade): farol,fanal,facho,boia de luz,monte de pedras,cruz,marco,mastro,ponteiro,mão de relógio,seta;cata-vento,marco condutor,flecha,mão,pilares de Hércules,crista das montanhas,baliza,boia,estrela polar,estrela do norte,Pequena Ursa,bússola,guia,orientação,endereço,direção,denominação,latitude e longitude,coordenadas geográficas,tabuleta,placa;chapa;notificação (informação);anúncio;patognômica,voz de comando,chamada,toque de reunir,alarma,sino;grito;exposição (explicação);prova;modelo.

Adjetivo

indicador,indicatório,indicativo,designativo,simbólico,denotativo,conotativo,diacrítico,característico,especificativo,representativo,típico,modelar,exemplar,figural,figurativo,pantomímico,patognômico,sintomático,demonstrativo,diagnóstico,exponencial,monumental,emblemático,lemático,armorial,individual;reconhecido,apontado,indigitado,assinalado por;reconhecível por;denotável,indelével,autográfico,quirológico,itálico.

Verbo

indicar;ser o sinal,ser o símbolo de;denotar,conotar,significar,mostrar,provar,dar indício de,exprimir,sinalizar,dizer,falar,definir,indiciar,encaminhar,designar,inculcar,indigitar,cotar;representar,encarnar,aludir,personificar,simbolizar,ser a fotografia de,figurar,dar bem a medida de,tipificar,expressar,adumbrar,ser o expoente de,marcar,ferretear,gravar,carimbar,estampar,mutrar (Ásia),rotular,etiquetar,ferrar,pôr uma marca em,assinalar,sinalar,chapar,riscar,pingar,cedilhar,traçar,tracejar,acentuar,pontuar,aspar,virgular,selar,sigilar,contramarcar;delinear,gizar,imprimir,gravar,estampar,estereotipar,abrir,lavrar,exarar,apontar,mostrar;fazer um sinal,dar sinal a,acenar,gesticular,sacudir a cabeça,acotovelar,dar de olho a alguém,piscar a alguém o olho,trocar olhares com,piscar os olhos,falar à esconso,bracear,bracejar,acionar,pestanejar,sacudir os ombros;agitar uma bandeira,içar uma bandeira,desenrolar uma bandeira,desfraldar uma bandeira,implantar uma bandeira,alvorar uma bandeira;agitar um lenço,capear,dar aviso (informação);dar sinal de alarma,tocar a rebate,rufar o tambor;soarem os clarins,soarem as trombetas;soltar um grito de alarma;assinar,selar,reconhecer a firma,atestar;sublinhar (dar importância);chamar a atenção para;abular,referendar;chancelar,timbrar,tarjar.

Advérbio

em sinal de,com penhor de,simbolicamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ecce signum. Ex ungue leonem. Ex pede Herculem. Ex digito gigas: pelo dedo se conhece o gigante. Ab uno disce omnes.

Conjunção

,.

Adversidade

Substantivo

frágoa,mal;infortúnio,desfortúnio,mal-estar,fracasso;tribulação,atribulação,cafife,aperto,apertura,pressa,dificuldades;sorte má,sorte adversa,sorte madrasta;má andança,azar = apolitana (ant.),infelicidade,tumbice (fam.),urucubaca,coita (ant.),caguira,calistismo,desgraça = camarço,desventura,desdita,desfortuna,macaca,ouro da Tolosa;infelicidade perseverante,mal-aventura,ruína,queda,série ininterrupta de acidentes funestos,desgostos,raivinha,contratempos = angustia temporum,baldão,trambolhão,triste fadário,sorte,raio = desgraça,má fortuna,descalabro,mofina,amofinação,mar revolto da vida,inferno sobre a terra,boceta caixa de Pandora,transe,prova,provação,incômodos,asperezas,transtorno,peripécias,revés,viravolta,vicissitude,maldição,rajada,vendaval,tormenta,fardo,premência do tempo,desgraça dos tempos,dia aziago,dies iræ,noite caliginosa;dias nefastos,dias ominosos,dias sombrios,dias difíceis;ano hebdomático,ano bissexto,ano caliginoso;hora infortunada,horas minguadas;vento marulheiro,vento ponteiro,vento repugnante,vento contrário;vento da desgraça,contravento,pé de vento,furacão,aflição;cuidados;tropelias,capricho da sorte;revés da fortuna,mal-aventura,maus dias,infortuna;acidente,desastre,sinistro,calamidade,fatalidade,catástrofe,casualidade,fatalismo;cruz;queda,baque,ruína;o empalidecer da estrela de alguém,o declinar da estrela de alguém,o desmaiar da estrela de alguém,desmoronamento,soçobro,destruição;vicissitudes humanas,hora amarga do ostracismo,linha sinistra,ostracismo,petalismo;Ícaro,Faetonte,Sísifo,mofino,náufrago,calisto,panema,sacomão (ant.),vítima,mão de finado,tumba,sombra negra,asa negra.

Adjetivo

adverso,infortunado,desgraçado,funesto,prejudicial;em cuja pele ninguém quer estar,desditoso,desditado,desremediado;digno de melhor sorte,digno de melhor situação;desvalido,impróspero,desventurado,mal-afortunado,mal-andante,malditoso,malnascido,malventuroso,mal-aventurado,malfadado,astroso = que nasceu sob a influência de mau astro,desditoso,infortunoso,desafortunado,caipora,infeliz,coitado,pobre;fadado à desventura,perseguido pela fortuna;brumal,deplorável,miserando,ruinoso,calamitoso,malpropício,aziago,mofinento,nefasto,adverso,caliginoso,negregoso,negro,atro,desastroso,desastrado,cruel,infando,cheio de azar,azarento,caipora,desumano,danoso,sinistro,ominoso,obnóxio,infausto,mofento,atroz,angustioso,premente,tetro,sombrio,triste,proceloso,tempestuoso,amargo,miserando,trevoso,tenebroso.

Verbo

estar mal,ser (desgraçado e adj.);encontrar dias sombrios,lutar contra as fatalidades do destino,andar aos baldões,viver dias calamitosos,não prosperar;nadar em seco,remar contra a maré,ir pela ladeira abaixo,dar uma queda,decair;estar em decadência,entrar em decadência;passar da opulência à desgraça,vergar-se ao peso da desgraça,declinar,baquear,encaiporar-se,ter conhecido dias melhores,andar com pouca sorte,ser de pouca sorte,correr mal a sorte a alguém,dizer mal a dita a alguém,não soprarem bons ventos a alguém,por um modo favorável,comer terra,desempoleirar-se,nascer em má hora,perder o valimento e a influência,ter caveira de burro,dar mau grado à fortuna = maldizer a sorte;ter nascido com mau fado,ter nascido sob estrela funesta;não passar da cepa torta,desmaiar a estrela a alguém,ser um dia de juízo;começar uma série de infelicidades,trocar-se o claro dia em noite escura,cair a maldição em casa de alguém,desandar,bater a adversidade à porta,mostrar-se adversa a fortuna,infortunar,desventurar,desgraçar,coitar,malfadar,vaticinar mau fado,mau destino,destinar para a desgraça,escapar da mosca e ser comido da aranha,dizer mal à sua vida,encaiporar,encalistar.

Advérbio

adversamente % adj,às más horas,de mal a pior,num amargo furor contra a sorte;na hora amarga do ostracismo.

Provérbio

Nos trabalhos se veem os amigos;No aperto e no perigo se conhece o amigo;Nem preso nem cativo têm amigo;Amicus certus in re incerta cernitur;Tempora si fuerint nubila solus eris;De grande subida, grande caída;Quanto maior a altura, maior a queda;Não quero estar na sua pele;Quem em mais alto nada, mais presto se afoga.

Interjeição

Frase

Sua estrela começa a empalidecer;Sua sorte está lavrada;Seus dias estão avaramente contados;Sic transit gloria mundi;Tantas vezes vai o cântaro à fonte que lá fica;Tant va la cruche à l’eau qui à la fin elle se casse;(Lei de Murphy) Se algo pode dar errado, certamente dará;O pão sempre cai com a manteiga para baixo;Nuvem caliginosa empana o brilho de sua estrela.

Conjunção

Sofrimento

Substantivo

padecimento,martírio,dor,pena,escatima,mal,frágoa,amargura,tortura,tormento (dor física),sevícia,suplício;desgosto,dissabor,aflição,angústia,picada,cuita (ant.),aborrecimento = zanga,as endoenças,desprazer,desprazimento,displicência,agro,náusea,dessatisfação,desconforto,desconsolo,contrariedade,consternação,aversamento,transtorno,pesar,pesadume,penosa impressão,mal-estar,malaise,apoquentação,inquietação,vexame,vexação,ralação,trabalhos,camarço,descontentamento;abatimento;enfado;horror,tortura,crueldade,cruciato,rigor,irritação,inflição,agrura,aperto,matação,consumição,mortificação,tribulação,atribulação,mau quarto de hora,cuidados,cadilhos,incerteza aflitiva,penas,ansiedade,aperto de coração,incômodos,apreensões,desassossego,fogo,formigueiro,ademonia,agitação extrema,inquietação,deseperança,preocupação,prova,ordália,prova de fogo,picadela,flagelo,castigo,peste,pesadelo,íncubo,efialta,perseguição,afliação,agonia = congoxa = distrição,contristação,adversidade,provação,transe,momento aflitivo,conjuntura aflitiva,crise de angústias,choque,golpe,tristeza,lazeira,fardo,carga,sarcina,cruz,peso,via-sacra,calvário,Gólgota,abatimento,prostração,desgraça,amargura,angustura (ant.),suor frio,infelicidade,desdita,desventura,miséria,infortuna,infortúnio,desolação,tragédia,drama,nojo,luto,um painel de horrores,cargas da vida,desespero;extremidade,apuro,extremo,agonia,vasca,ânsia extrema;purgatório,inferno;cálice de amargura,inferno sobre a terra,reinado do terror,adversidade;sofredor,padecente,padecedor,mártir,vítima,náufrago,presa,preia,desgraçado,infeliz,mesquinho,bode = emissário,bode expiatório,hazazel,malhadeiro.

Adjetivo

sofredor,padecente,alanceado de dores;atravessado de dores,transpassado de dores,de setas;lanceado de dor;lavado em lágrimas,banhado em lágrimas;congoxoso,desconsoloso,choroso,ralado de amarguras,golpeado,acabrunhado e (v.;perturbado pela dor,alquebrado pela dor,oprimido,atormentado,acidentado,infortunoso,digno de dó,lastimoso,lacrimável,lastimável,atribulado,granizado pela desgraça,fragoado,quebrantado,vitimado,triste,desgostoso,dissaboroso,pesaroso,contristado,desgraçado,desventurado,desafortunado,malafortunado,malaventurado,belisário,desinfeliz,desditoso,malfadado,malandante,infeliz,inditoso,infausto,desolado,escalavrado pelo desespero,consternado,miserável,mísero,misérrimo,amofinado,argel (ant.),arrastado,aflito,lastimoso,murcho,abatido;sem graça,sem vida,sem animação,desconsolado,mofino,rasgado de acerba dor,desassossegado,intranquilo,ansioso,descontente,mal-humorado;aborrecido;perdido,desesperado;horrorizado,vitimado por.

Verbo

sofrer,sentir,gemer,passar,padecer,experimentar;suportar,aguentar,gramar. tolerar,amargar;resistir às dores;ver estrelas ao meio-dia (dor física),sangrar,penar,ser vítima de,ser uma lerna de desventuras,ter o purgatório em vida;sofrer grandes danos;pagar caro,sorver o cálice da amargura,sentir-se tomado de amargura e sobressaltos,fazer penitência;enfrentar dias adversos (adversidade),sangrar de dor,padecer seu quinhão de dor,esgotar o cálice da amargura,penetrar-se de dor,pagar tributo a,beber trabalhos e desgostos;comer o pão que o diabo amassou;partir o coração a alguém,ter amargos de boca,passar pela fieira,passar mau quarto de hora,ter suores frios,passar maus bocados,beber desgostos,assentar-se sobre espinhos,andar em brasas,estar sobre espinhos e alfinetes,não estar num leito de rosas,trazer o inferno no coração,ter a morte no coração,recair na tristeza,infernar-se,chagar-se,afligir-se,agoniar-se,penalizar-se,incomodar-se,inquietar-se;consumir-se de cuidados,estar em grelhas;estar sobre grelhas,estar preocupado,pedir a morte como um descanso,pagar o pato,pagar caro,arder o pelo a alguém,queixar-se,atormentar-se,entristecer-se;cortar o coração (infligir sofrimento),ser martirizado;ter o coração inquieto a sangrar aberto numa ferida sem remédio.

Advérbio

infelizmente e adj.;para cúmulo de desgraça,por mal de nossos pecados,em mal,por desgraça,mal pecado,por mal de meus pecados;com o coração despedaçado,quebrado de dor,a sangrar de dor;para cúmulo de desgraça,ainda mal,em mal,na frágoa do padecer.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Azorrague

Substantivo

= zeribando,açoite,estafim (ant.),chambrié,manopla,habena,látego,rabicho de um cabo,chabuco (ant.),chicote,tagante,rebenque,flagelo,taca,chiqueirá,verdasca,vergalho,vergasta,guasca,correia,rabo de tatu,vara,pau,chibata,casca de vaca,rodício,roseta,vergueiro,instrumento de suplício,rebém,arrebém,relho,zaguncho,manguá,pingalim,piraí,bacalhau,ligeira,cipó;escarpes,grelha,cruz,cruz de S. André,cúleo,escúleo,aspa,leito de Procusto,poste,pelourinho,picota,falaca,ferrete,garfo,aziar,catasta,caluete ou calvete,polé,garrucha,estrapado,carda (ant.),cavalete,torniquete,potro,túnica molesta,cadafalso,patíbulo,forca,golilha,machado,segure (ant.),corda,baraço,guilhotina,luneta,cadeira elétrica,garrote,cárfia (entre os turcos),tronco,anjinhos,grilheta,suplício da roda;casa de correção;tambo (ant.),gemônias (hist.);báratro,rocha Tarpeia,alva dos padecentes,carocha,saltimbarca,sambenito,camisa de onze varas,palmatória = tira-teimas = férula = Santa Luzia,menina de cinco olhos,maria-vitória,santa-vitória;undecênviro,carcereiro,executor,carrasco,ministro da morte,saião,sagião (ant.),algoz,executor de alta justiça,punidor,exemplador,castigador e v.;lictor,carnífice (ant.),verdugo,degolador,descabeçador,crucificador,zurzidor e v.;justiceiro = quem ""faz justiça pelas próprias mãos"";justiçado,vítima,paciente,supliciado,forçado,calceta,galé,galeote,condenado às galés,grilheta;letra exicial;Gemônias,Gólgota,queimadouro;pregão vitatório.

Adjetivo

patibular.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Rito

Substantivo

ritual,cerimônia,cerimonial,observância,prática,forma,formulário,prescrições,solenidade,gala,festividade,função,serviço,salmodia (adoração);ministério,funções eclesiásticas,missão apostólica,evangelização,catequese,pregação,sermão,sermoa (fam.),prédica,homilia,pastoral,reverendas;batismo,lavacro,crisma,confirmação,regeneração batismal;água lustral,água batismal;pia batismal,imposição do pálio,sagração,ordenação;confissão,excomunhão,censura(s),privação dos sacramentos,armas espirituais,eucaristia,banquete sagrado,hóstia,Jesus Sacramentado,fórmula sagrada,comunhão;pão celeste,pão angélico,pão ázimo,pão os anjos,pão do céu,pão da alma,pão da vida;partícula consagrada,Pão,Santíssimo Sacramento,desarrisca,missa,binação,binágio;ofício divino da missa,sacrifício incruento,o sacrifício do altar;bar mitsvá,bat mitsvá,leitura da Torá,sidur,machzor,Iom Kipur,kidush,kadish,chupá,kabalat shabat;missa rezada,missa cantada,missa nova,missa chã,missa baixa,missa calada,missa breve,missa do dia,missa conventual,missa particular,missa pedida,missa de esmola,missa seca,missa do galo,missa pontifical,missa solene,missa d’alva,missa campal,missa das almas,sufrágios,missa de corpo presente/ de requiem/ de defuntos/ de sétimo dia,ofício dos defuntos;introito,ofertório,prefácio,asperges,sacra,consagração,consubstanciação,transubstanciação;lavabo,ablução,intinção,sete sacramentos,extrema-unção,santos óleos,viático,Nosso Pai,invocação dos santos,visita aos enfermos;canonização,transfiguração,confissão auricular,glorificação,sagração,indulgências,graças,maceração,flagelação,mortificação,penitência (expiação);turificação,incenso = lágrima sabeia,turíbulo,incensório,água benta,aspersão,asperges,símbolo,relíquia,agnus-Dei;sudário,rosário,decenário,terço,camáldula(s) ou camândula(s),contas,relicário;madeiro,cruz,lenho da cruz,santo lenho,cruzeiro,crucifixo,imagem,bentinho(s),escapulário(s),patuá,breve,verônica,osculatório = porta-paz,ritual,cânon,liturgia,rubrica;(afro-brasileiros): adjá,hinário,missal,eucológio,devocinário,processionário,matutinário,lecionário,livros religiosos,oraçoeiro (ant.),diurnal,legenda,legendário,coletário,sacramentário,breviário,hora(s) canônica(s),sermonário,evangeliário,antifonário,vesperal,formulário;martirológio,Flos Sanctorum,cânon dos Santos,responso,salmos,capítula,hinário,gradual,ripanço,capituleiro,hagiológio,santoral,pontifical,racional,responsório,sacramentário,passioneiro,novenário,ritualismo,cerimonialismo,sabatismo;festas imóveis,festas móveis,festas mundanas;festa dúplice,festa semidúplice;circunsisão;Dia de Reis,epifania,cristofania,teofania,teopsia,aparicio (ant.);candelária,festa das candeias,festa da purificação de Nossa Senhora;setuagésima,sexagésima,quinquagésima,quadragésima,quaresma = quarentena,semana santa,parasceve,endoenças;quinta-feira santa,sexta-feira santa;lava-pés;quinta-feira das endoenças,sexta-feira das endoenças,quinta-feira santa,sexta-feira santa,sexta-feira da Paixão,sábado de aleluia,quarta-feira de trevas,quarta-feira de cinzas,páscoa,domingo da ressurreição,páscoa florida,domingo de ramos,tríduo sacro ou pascal,Quasímodo,Espírito Santo,Pentecoste,páscoa do Espírito Santo,ascensão,domingo de rosas,natividade de Nossa Senhora,advento,Corpus Christi,dia dos finados;Natal,festa dos Tabernáculos = cenopégia, bairão, misraim;excomunhão,paulina;raios da Igreja,raios do Vaticano;(festas ou cerimônias populares de caráter religioso [e folclórico]):,Círio de Nazaré,Nosso Senhor do Bonfim,Nossa Senhora dos Navegantes,São João,autos,lapinhas,pastoris,reisados,guerreiros,bumba meu boi,marujada;carimbó,(festas ou datas judaicas de caráter religioso):,Rosh Hashanah,Iom Kippur,Sucot,Simchat Torá,Chanuká,Purim,Pessach = Páscoa,Dez de Tevet,Shavuot;Tishá beAv,(festas ou cerimônias do Zen Budismo):,Iluminação de Buda,Morte de Buda,Obon,O-higan,Origan;Joya Kane,(festas ou cerimônias do Budismo Tibetano):,Chö Khor Dutchen,Chö Trul Dutchen,Losar;Hla Bab Dutchen,Saka Dawa,(festas ou cerimônias do Hinduísmo),Diwali ou Deepavali = Festival das luzes,Holi;Vesak,Shri Krishna Jayanti,Canesha Shaturthi,festas ou cerimônias do islamismo):;dia do sacrifício,Laylat al-Qadr;Eid ul-Fitr (no Ramadã ou Ramadão),Festa do desjejum;(festas ou cerimônias afro-brasileiras):,Águas de Oxalá,(de caráter sincrético) Lavagem do Bonfim;Festa de Iemanjá,Festa de Obaoluaiê,Dia de Ibeji,Dia de Xangô,Dia de Oxalá,(festas ou cerimônias neopagãs [Wicca]):,Samhaim,Ostara,Beltane ou Beltaine,Litha,Lammas,Lughnasad,Mabon.alguém em confissão,sacramentar a hóstia,comungar,pascoar =.

Adjetivo

ritual,ritualista,ritualístico,cerimonial,batismal,eucarístico,quaresmal,quadragesimal,litúrgico celebrar a páscoa;agricultar as almas,agricultar a vinha do Senhor;devotar-se,dedicar-se ao serviço divino,celebrar o serviço divino,ajudar a bem morrer,pastorizar,pastorear,apascentar,bispar,paroquiar,instruir,evangelizar,apostolar,apostolizar,missionar,fazer (larga) messe,semear a palavra divina,catequizar,imolar;sacrificar,consagrar o sangue e o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo;transubstanciar,consumir,aspergir,penitenciar;pregar,predicar,homiliar,prelaciar,abençoar,responsar os defuntos,excomungar,absolver;atacar a excomunhão,fulminar a excomunhão,lançar a excomunhão;descomungar ou desexcomungar,restituir a graça divina,reconciliar,sacramentar,desbatizar,canonizar,beatificar,glorificar,abrir as portas do céu (fig.),pôr ao martirológio,mitrar,impor o chapéu cardinalício,exorcizar,exorcismar,consecratório,consagratório,consecrante,consecrativo,pascal,pascoal,crucial,cruciforme,bento,sagrado,sacro;sacramentado.

Verbo

oficiar,celebrar o ofício divino,oferecer a missa,missar,dizer missa,imolar,sacrificar;subir ao altar,subir ao púlpito;pontificar;binar,praticar o binágio;batizar,borrifar (fig.),sopiar (fam.),crismar;administrar o batismo,administrar o (ou a) crisma,administrar a extrema-unção;benzer,abendiçoar,bendizer,sagrar,ungir,sacramentar,consagrar,confessar,ouvir a dúplice,ouvir a semidúplice;circuncisão,dia de Reis,festa dos Reis,epifania,cristofania,teofania,teopsia,aparício (ant.).

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Batina

Substantivo

chimarra ou chamarra,abatina,fulda,cógula,roupeta,hábito talar,burel,samarra,samarro,sotaina,picote,paramentos,mongil,pontifical,capa,garnacha,loba,túnica = dalmática,colóbio,alva,tunicela,mantelete,alva,amicto ou amito;capa pluvial,capa de asperges;casula,planeta (é),murça,aljubeta (ant.),tersol (ant.),manípulo,manistérgio ou manutérgio,cíngulo,bálteo,estola = análabo,maniquete,mozeta,roquete,sobrepeliz,mantel,capelo,tiara,mitra = ínfula,barrete,camauro (ant.),píleo,solidéu,calota,báculo,cajado,espínula,urim (hebreus),acitara,superevangélia (ant.);pala,véu,pálea do cálice;pátena,mantel,toalha,frontal,frontaleira,antemesa,escapulário,bentinho,balandrau,opa,opalanda,cruz,tau,véus,sobrevirtude (freira),sufíbulo (vestais),toalhinha,touca;kipá,iarmulke,talit,tefilin,menorá,chanukiá,mezuzá.

Adjetivo

Verbo

vestir-se,paramentar-se,aparamentar-se,abatinar-se,engarnachar.

Advérbio

in pontificalibus.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Templo

Substantivo

casa de Deus,casa de oração,casa do Senhor,catedral,sé,sé patriarcal,matriz,basílica,abadia,tetrastilo,ermida,capela,capela-mor,capela principal,agnistério,santuário,hipetro,sacelo,delubro,oratório,absidíola,prostilo,ajuda,orada,edícula,díptero,períptero,repositório,passo,deganho,tabernáculo,latíbulo,sinagoga = esnoga,mesquita,igreja,centro espírita,centro de mesa,centro de umbanda,terreiro (afro-brasileiro),caaba,pagode,teocal (México),anfiprostilo,igrejário,igrejório,igrejola;Olimpo,Parnaso,ádito,sancta sanctorum,dágaba (budismo),relicário = santuário,osculatório,hostiário,cibório,gazofilácio,arca santa,arca da aliança,viril = âmbula,custódia = ostensório,redoma,empelota,píxide,encólpio,bisalho,sacrário,naveta,pavilhão = cortinado do sacrário,maquineta,corpo da igreja,nave,abside,entrecoro,ogiva,transepto,cruzeiro,sacristia,casa dos milagres ou sala dos milagres,cripta,adro,períbolo,propileu,pronau,batistério,coro,rosaça,rosácea;o lado da epístola,o lado do Evangelho;andor = charola,pálio,umbela,altar,guisamento,nicho,peanha,ara,pedra de ara,banqueta = respaldo,retábulo,sacra,baldaquim ou baldaquino,dossel;Gólgota,Calvário,cálice,pátena,banco,setial,arquibanco,galo das trevas ou candeeiro das trevas,arcaz,arqueta,facistol,faldistório;fonte,pia batismal,piscina,coxia,credência,genuflexório,púlpito,= cadeira evangélica,cadeira da verdade = ambom (ant.),confessionário = tribunal da penitência,propiciatório,comungatório,mesa sagrada da comunhão,supedâneo,turíbulo = incensário ou incensório,galheta;alfaia = cimélio,caldeirinha,cadeira de São Pedro,cadeira pontifícia,cadeira gestatória,cadeira episcopal;campanário,torre,almádena,minarete;sacristia;cruz,imagem,estátua,quadro,estampa,Agnus-Dei,sudário,relíquias,abditório,relicário;sino,carrilhão,campa,campainha,sineta,garrida;convento,mosteiro,claustro,sobreclaustro,noviciário,casa religiosa.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção