Sua língua na Internet

 
malhadeiro 1 s. m. || o instrumento com que se malha o trigo, etc. || A mão do gral. || Pessoa que leva amiudadas vezes pancadas para aprender ou para fazer qualquer coisa. || Pessoa que é alvo das zombarias dos outros. || -, adj. grosseiro, tosco, rústico. F. Malhar1.

malhadeiro 2 s. m. || aquele que trata de colmeias; colmeeiro. F. Malhada3.

malhadeiro 3 adj. || o mesmo que malhadico. F. Malhada2.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Pulverização

Substantivo

pulverescência,pulverulência,eflorescência,friabilidade,granulosidade,furfuração,pó,polilha,amido,poalha,poeira,faúlha,areia,poeirada,polme,puré,voejo;pedrinha,rípio,cimento,rebo,calhau,serradura,serragem,quirela,farelo,farelagem,sêmea,pedra britada,lasca,brita,cascalho,cascalheira,burgau,gorgulho,farinha,farina,carolo,sable,arenito,migalha,semente,saibro,saibreira,pevide,sêmen,semínula,grão,granito,grânulo,godilhão,grumo,grúmulo,partícula (pequenez),balastro,limadura,limalha,maravalha,raspa,raspadura,apara,resíduo,detrito,debris,entulho,escombro,detritus,destroço,escória,moinha,precipitado,caspa,carepa,poejo,o beijinho,a flor da farinha,pólvora,esmeril,flocculi,flóculo,floco,felpa,fubá,polvilho;(redução a pó): pulverização,moedura,moagem,trituração,esmigalhamento,cominuição,granulação = granalha,levigação,contusão,raladura,trituração,pisa,pisadura,pisadela,repisa,fricção,atrito,detrição,limagem,limadura,limalha;(instrumentos para pulverização): moinho,camba,atafona = azenha,grosa,molinheira,molilho,molinote,ralo,ralador,lima,pilão,almofariz,monjolo,morteiro,gral,engenho,moenda,moenga,dorneira,dentes,mó,borneira,mascoto,malhadeiro,pulverizador,triturador,arrastre.

Adjetivo

pulveráceo,pulverizador,pulverulento,pulvéreo,pulveroso,polvorênteo,poento,cheio de poeira,poeirento,granuloso,granífero,graniforme,granulado,fareláceo,farelento,farináceo,furfuráceo,furfúreo,farinhento,farinhota,farinhudo,farinhoso,flocoso,empoeirado,areento,arenoso,arenáceo,areniforme,sabuloso,saibroso,grumoso,caspento,casposo,pulverizável,molar,friável,frágil,pulverizado e v.;moente,moente e corrente (diz-se do moinho).

Verbo

pulverizar;transformar em pó,converter em pó;reduzir a pó,porfirizar,triturar,esmagachar,granar,granular,molinhar,granitar,levigar,epistar,moer,esmoer,remoer,machucar,limar,grumar,desbastar,grosar,esmagar,rapar,raspar,rascar,desgastar,ralar,esbogalhar,esborrachar,esmiuçar,esmiudar,esmigalhar,esfacelar,migar,migalhar,cominuir;quebrar,mascotar,trilhar,esfarelar,desfarelar,esmiolar,pisar,macerar,repisar,socalcar,contundir,desenterroar,esterroar,destorroar,esfanicar,britar,pilar,apiloar,esboroar,desboroar,engaçar;farinar,polvilhar,esfarinhar,salpicar,empoar,empoeirar,empolvorizar,acanelar,encinzar,enxofrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Sofrimento

Substantivo

padecimento,martírio,dor,pena,escatima,mal,frágoa,amargura,tortura,tormento (dor física),sevícia,suplício;desgosto,dissabor,aflição,angústia,picada,cuita (ant.),aborrecimento = zanga,as endoenças,desprazer,desprazimento,displicência,agro,náusea,dessatisfação,desconforto,desconsolo,contrariedade,consternação,aversamento,transtorno,pesar,pesadume,penosa impressão,mal-estar,malaise,apoquentação,inquietação,vexame,vexação,ralação,trabalhos,camarço,descontentamento;abatimento;enfado;horror,tortura,crueldade,cruciato,rigor,irritação,inflição,agrura,aperto,matação,consumição,mortificação,tribulação,atribulação,mau quarto de hora,cuidados,cadilhos,incerteza aflitiva,penas,ansiedade,aperto de coração,incômodos,apreensões,desassossego,fogo,formigueiro,ademonia,agitação extrema,inquietação,deseperança,preocupação,prova,ordália,prova de fogo,picadela,flagelo,castigo,peste,pesadelo,íncubo,efialta,perseguição,afliação,agonia = congoxa = distrição,contristação,adversidade,provação,transe,momento aflitivo,conjuntura aflitiva,crise de angústias,choque,golpe,tristeza,lazeira,fardo,carga,sarcina,cruz,peso,via-sacra,calvário,Gólgota,abatimento,prostração,desgraça,amargura,angustura (ant.),suor frio,infelicidade,desdita,desventura,miséria,infortuna,infortúnio,desolação,tragédia,drama,nojo,luto,um painel de horrores,cargas da vida,desespero;extremidade,apuro,extremo,agonia,vasca,ânsia extrema;purgatório,inferno;cálice de amargura,inferno sobre a terra,reinado do terror,adversidade;sofredor,padecente,padecedor,mártir,vítima,náufrago,presa,preia,desgraçado,infeliz,mesquinho,bode = emissário,bode expiatório,hazazel,malhadeiro.

Adjetivo

sofredor,padecente,alanceado de dores;atravessado de dores,transpassado de dores,de setas;lanceado de dor;lavado em lágrimas,banhado em lágrimas;congoxoso,desconsoloso,choroso,ralado de amarguras,golpeado,acabrunhado e (v.;perturbado pela dor,alquebrado pela dor,oprimido,atormentado,acidentado,infortunoso,digno de dó,lastimoso,lacrimável,lastimável,atribulado,granizado pela desgraça,fragoado,quebrantado,vitimado,triste,desgostoso,dissaboroso,pesaroso,contristado,desgraçado,desventurado,desafortunado,malafortunado,malaventurado,belisário,desinfeliz,desditoso,malfadado,malandante,infeliz,inditoso,infausto,desolado,escalavrado pelo desespero,consternado,miserável,mísero,misérrimo,amofinado,argel (ant.),arrastado,aflito,lastimoso,murcho,abatido;sem graça,sem vida,sem animação,desconsolado,mofino,rasgado de acerba dor,desassossegado,intranquilo,ansioso,descontente,mal-humorado;aborrecido;perdido,desesperado;horrorizado,vitimado por.

Verbo

sofrer,sentir,gemer,passar,padecer,experimentar;suportar,aguentar,gramar. tolerar,amargar;resistir às dores;ver estrelas ao meio-dia (dor física),sangrar,penar,ser vítima de,ser uma lerna de desventuras,ter o purgatório em vida;sofrer grandes danos;pagar caro,sorver o cálice da amargura,sentir-se tomado de amargura e sobressaltos,fazer penitência;enfrentar dias adversos (adversidade),sangrar de dor,padecer seu quinhão de dor,esgotar o cálice da amargura,penetrar-se de dor,pagar tributo a,beber trabalhos e desgostos;comer o pão que o diabo amassou;partir o coração a alguém,ter amargos de boca,passar pela fieira,passar mau quarto de hora,ter suores frios,passar maus bocados,beber desgostos,assentar-se sobre espinhos,andar em brasas,estar sobre espinhos e alfinetes,não estar num leito de rosas,trazer o inferno no coração,ter a morte no coração,recair na tristeza,infernar-se,chagar-se,afligir-se,agoniar-se,penalizar-se,incomodar-se,inquietar-se;consumir-se de cuidados,estar em grelhas;estar sobre grelhas,estar preocupado,pedir a morte como um descanso,pagar o pato,pagar caro,arder o pelo a alguém,queixar-se,atormentar-se,entristecer-se;cortar o coração (infligir sofrimento),ser martirizado;ter o coração inquieto a sangrar aberto numa ferida sem remédio.

Advérbio

infelizmente e adj.;para cúmulo de desgraça,por mal de nossos pecados,em mal,por desgraça,mal pecado,por mal de meus pecados;com o coração despedaçado,quebrado de dor,a sangrar de dor;para cúmulo de desgraça,ainda mal,em mal,na frágoa do padecer.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Ridicularia

Substantivo

ridículo,extravagância,bizarrice,gaiatice,ratice,ratada,excentricidade,esquisitice,estrambotice,pieguice,peripécia cômica,palhaçada = farsada,fantochada,cena burlesca,farsa,comédia,pantomima (ridículo);bufonaria (brinquedo);vestes ridículas,disparate;estilo bombástico;monstruosidade;coisas de eterna luminária,cofre de gargalhadas;iguaria,papel triste,pessoa ridícula,bobo alegre,papafina,petisco,fúfia (fam.),penetra,arreburrinho = jangalamaste,pau de cabeleira,bandalho,piegas,totó,jarra,bandurrilha,malhadeiro,caricatura,vegete,ludíbrio,salta-pocinhos,trejeitador,bonifrate.

Adjetivo

ridículo,peripatético,lúdicro,risível,cômico,escarnecível,engraçado,pícaro,picaresco,impagável,desfrutável,pour rire,grotesco,farsesco,carnavalesco,gatesco,brutesco,bufo,excêntrico,picaresco,presumido,rato,ratão,de eternas luminárias,burlesco,estrafalário,simiesco,escarnecível,bufo,indecente,irrisório,chulo,caricato,caricaturesco,cafona,careta,brega,escarnecível,desfrutável,piegas,papafina,tolo;pretensioso,afetado,divertido,estrambótico ou estrambólico,estapafúrdio,espalhafatoso,mirabolante,extravagante,cerebrino,heteróclito,outré,monstruoso,absurdo,prepóstero,bombástico,pândego,sério-cômico,tragicômico,desprezível (sem importância);derrisório.

Verbo

ser ridículo e adj.;prestar-se ao ridículo,prestar-se ao desfrute;ser a fábula de alguém,estar na berlinda,estar sempre em cena;dar pábulo,dar enchente à risota: dar pratos;fazer papelinhos,fazer figurinhas;servir de risota,servir de espetáculo,passar por bobo,servir de pratinho a alguém,servir de pábulo,servir de cena;provocar gargalhadas,fazer de urso (fam. e pop.),descambar no ridículo;andar em rifão,ridicularizar-se,burlesquear,ser digno de zombaria,passar do sublime ao ridículo,fazer cenas;levar um babaréu,levar uma surriada;ser digno de compaixão,ficar por barreira de zombarias.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Covardia

Substantivo

acovardamento,ignávia,pusilanimidade,covardice,atamento,socórdia (desus.),efeminação,receio,poltronaria,tibieza,frouxidão,moleza,molúria,molícia,molície,baixeza,agachamento,avacalhamento,falta de fibra,desfibramento,aviltamento,desvalor,desbrio,fraqueza,medorreia,paúra,cagaço (pleb.),tremedeira,covarde,medroso,poltrão,poltranaz,pusilânime,açorda,papa-açorda,fracalhão,homem de palha,homem para nada,cagarolas (pleb.),medricas ou medrincas,maricas,caguinchas,cagão (pleb.),cagarola,cagarrão,fujão,moleirão,tremelica,desfibrado,maricas,maricão,alfenim,podricalho,malhadeiro.

Adjetivo

covarde medroso,cagão (pleb.),poltrão,ignavo,mole,molengo,moleirão,fracalhão,fraco,molancas,molanqueiro,molanqueirão,efeminado,mulherico,amulherado,amulherengado,afeminado,molengão,amaricado,melindroso,mimoso,que se deixa facilmente empolgar pelo medo,malhadiço,ignóbil,baixo,vil,desprezível,abjeto,indigno,despundonoroso.

Verbo

ser covarde e adj.;amarelar,ter medo de sua própria sombra,morrer de medo,ter entradas de leão e paradas (ou saídas) de sendeiro,apoltronar-se,poltranear = dar mostras de poltrão,amulherar-se,amulherengar-se,amaricar-se,agrimar-se,alfeninar-se,acocorar-se,agachar-se,acovardar-se,apavorar-se,apoltronear-se,desmanchar-se em,revelar-se poltrão,humilhar-se,fugir,desertar do seu posto,desistir,recuar,tergiversar;não ter senão estampa.

Advérbio

covardemente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Quando trata de fugir, é sempre capitão;A quem se faz mel, moscas o comem.

Conjunção

Mau gosto

Substantivo

vulgaridade,chateza,grosseria,trivialidade,deselegância,inelegância,frioleira,banalidade,barbarismo,vandalismo,goticismo,gaucherie,falta de jeito,desaire,maneiras burguesas,fantastiquice,desapostura,desapuro,desaprumo,desalinho,má criação (descortesia);atecnia,desprimor,rusticidade,rustiquez,indecoro,conduta irregular,modos asselvajados,mau tom,alarvaria,tediosidade,brutalidade,obscenidade,calão,chulice,chulismo,chularia,caçoada inconveniente,mauvaise plaisenterie,graça pesada,chocarrice,garotada,garotice,filistria = brincadeira perigosa,lacaiada,arlequinada,selvajaria,galegada,jogralice;cacotecnia;(excesso de ornamentos): ostentação mentirosa,rebolaria,rococó,ouropel,talco,alquime,pechisbeque,farfalhada,farfalheira,postura,ornatos ridículos,artifícios,cafonice,caretice,breguice,arrebiques,berloques,bugiaria,bugiganga,clinquant,bandalhice,cores berrantes;chamboíce,diamante bruto,palhaço (depr.);godo,vândalo,articida,remendão,cocheiro,carroceiro,pastrano,parvenu,besuntão;caipira,gebo = jarreta,javardo,trapalhão,panasqueiro micrólogo,pelintra,pingalho,espantalho,malabruto,bigorrilhas,bandalho,brutamontes,almanjarra,faiança,fancaria,frangalhona,parrana,vegete (pop.).

Adjetivo

de mau gosto,vulgar,grosso,casca-grossa,usado,soez,trivial,banal,ordinário,irrequintado,grosseiro,mocorongo,tosco,informe,indecoroso,indecente,obsceno,alambazado,asselvajado,deselegante,chambão,inconveniente,contra bonos mores,estaparfúdio,extravagante,irregular,exagerado,careta,cafona,brega,insulso,desenxabido;antiartístico,parrana,gebo,maltrajado,aparranado,negligente,sujo;andrajoso,mal-amanhado,mal-ajambrado,baixo (plebeu);descortês,incivil;malcriado,indelicado,desaprimorado,insolente,abrutado,labrego,lapônio,rústico,alarve,galego,achavascado,pouco distinto,labrosta ou labroste,silvestre,desalinhado,intonso,hirsuto,arrepiado,desgrenhado,despenteado,lapuz,indomado,indômito,indomável,pesado,rude,inculto,chocante,desajeitado,alarvado,acaipirado,bronco,assaloiado,alabregado,avaqueirado,agreste,rebarbativo,indoméstico,indomesticável,bárbaro,tosco,rude = fragueiro,gótico,vandálico,burguês,pastrano,provinciano,aldeão,amatutado,montês,montesino,selvagem,selvático,aparatoso mas destituído de ideal artístico = rococó,malhadeiro,charro,chulo,obsoleto (antiquado),demodé,ultrapassado,incompto,crasso,grassento,sem arte,sem distinção,sem gosto,mal-arranjado,malfeito,pesado,desengraçado,desairado,reles,pífio,chué,safado,exagerado;fora da moda,antigo,singular (ridículo);cepudo,monstruoso,hórrido (feio);chocante;de fancaria,de farta-velhaco,das Arábias.

Verbo

ser vulgar e adj.;cheirar a sebo,garrir-se = vestir-se de cores brilhantes,asselvajar-se,alambazar-se.

Advérbio

vulgarmente e adj.;amatalotadamente.

Provérbio

Por fora corda de viola; por dentro pão bolorento;Por fora muita farofa, por dentro mulambo só.

Interjeição

Frase

Conjunção