Sua língua na Internet

 

(sen.tir)

v.

1. Perceber pelos sentidos do tato, paladar, olfato ou audição. [td. : sentir um toque/um gosto/calor/passos/cheiro.]

2. Experimentar (sensação física ou expressão psicológica). [td. : sentir frio/saudade] [ta. : Não estou me sentindo bem.] [int. : As pedras não sentem.]

3. Ser sensível a, ou afligir-se, ter pesar por. [td. : Sentiu a perda do amigo.] [tr. + por : Sinto tanto por eles.]

4. Adivinhar, pressentir. [td. : Sentiu o perigo.: Sentiu que aquele livro não prestava.]

5. Perceber, reconhecer, ver. [td. : Sentiu que o amigo estava triste.] [tdr. + em : Sinto nele um bom companheiro.]

6. Compreender, ou experimentar um sentimento estético. [td. : sentir a literatura: Esse barítono sente o que canta.]

7. Ressentir-se ou ofender-se com. [td. : Sentiu dolorosamente aquela crítica.]

8. Ter a compreensão de. [td. : Logo sentiu a importância do discurso.]

9. Experimentar. [td. : Muitas mulheres logo sentem as injustiças do casamento.]

10. Perceber ou conhecer pela presença de indícios. [tdr. + por : Sentiu a presença do marido pelo barulhinho na porta.]

11. Descobrir, identificar. [td. : Procurava sentir a verdadeira intenção do companheiro.]

12. Considerar estranho, suspeito, duvidoso. [td. : Arrependeu-se de ter falado ao ver que o menino sentiu o que dissera.]

13. Estar convencido de. [td. : Sabia que agira mal, mas sentia que estava com a razão.]

14. Reconhecer-se, considerar-se. [td. : Sentia -se um príncipe, morando naquela mansão.]

15. Magoar-se, ofender-se,ressentir-se [tr. + de : A moça sentiu -se das críticas do pai.]

16. Manifestar arrependimento [int. : Sentiu muito por ter ofendido a moça.]

17. Perder ânimo, alegria, disposição ou vitalidade. [td. : O menino sentiu a mudança de casa.]

sm.

18. Maneira de perceber, captar pessoa, coisa ou acontecimento, atitude em relação a (alguém, algo)

[F.: Do lat. sentire. Hom./Par.: sinta(s) (fl.), cinta(s) (sf.[pl.]), cinta(s) (fl. cintar); sinto (fl.), cinto (sm.); sintamos (fl.), cintamos (fl. cintar); sintais (fl.), cintais (fl. cintar); sintam (fl.), cintam (fl. cintar).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Crença

Substantivo

credibilidade,crédito,segurança,confiança,confiabilidade,fé,fidúcia,persuasão íntima,verdade,esperança;presunção,persuasão,convicção,convencimento,insuspeição,certeza;opinião,sentir,maneira de pensar,juízo,vista,conceito,concepção,pensar,parecer,tensão (jur.),impressão (ideia);alvitre,conclusão (julgamento);doutrina firmada,base,dogma,lema,divisa,princípio consagrado,princípio recebido,modo de pensar,crença popular;opinião,fé firme,fé implícita,fé arraigada,fé inabalável,fé calma,fé sóbria,fé imparcial,fé desapaixonada,fé bem fundada;uberrima fides;fé sincera,fé antiga,fé ardente,fé profunda,fé brônzea,fé indestrutível;sistema de opiniões,escola,seita,partido,teoria,dogma,artigos,concepção,interpretação,regras,cânones,bandeira;declaração,profissão de fé;credo,credenda,syllabus,decálogo,quincálogo,heptálogo,catecismo;Evangelhos,Santas Escrituras,Bíblia,Roma,Meca,Jerusalém,Alcorão;assentimento;propaganda;programa,plataforma,credibilidade (probabilidade);(possibilidade).

Adjetivo

crível,creditável,certo,inequívoco,seguro,insofismável,positivo,fiel,confiante,inesitante,convicto,apanhado,convencido,confiado,capacitado,persuadido;imbuído,penetrado,compenetrado de;anticéptico;dessuspeitoso,insuspeitoso,crédulo;descuidoso;crido e v.;acreditado,putativo,insuspeito;digno,merecedor de crédito;aceitável,acreditável,fidedigno,estabelecido,recebido,consagrado,em que se pode confiar,satisfatório,provável;fiducial,fiduciário,persuasor,persuasivo,persuasório,forte,suasório,convincente,frisante,suasivo,ponderoso,que tem tomo,impressivo,impressível,impressionante,impressionável,doutrinal.

Verbo

crer,ser adepto de,ter como verdadeiro,dar crédito,acreditar,passar como certidão;dar fé,ter fé;ter confiança,crer piamente,crer a/de olhos fechados;ver como real,admitir,admitir como real,professar,considerar,outorgar foros de,tomar como verdadeiro,estimar,reputar,presumir,pensar;contar com,confiar em;esperar em ou de;apoiar-se em,arrimar-se a,fundamentar-se,fiar-se em,construir sobre,repousar em,calcular sobre,estabelecer suas razões sobre,tranquilizar-se a respeito por esse lado,admitir como certo,aceitar como evangelho,ligar muito valor a,tomar como estabelecido;saber com certeza,não nutrir dúvidas;estar seguro,dar por certo,dar por feita uma coisa;confiar,estar às atenças de,ater-se,acreditar em,depositar confiança em,aceitar como um dogma,ter por seguro que,não suspeitar de alguma coisa,ser de opinião,garantir,querer,jurar,conceber;ter uma opinião,perfilhar uma opinião,adotar uma opinião,conceber uma opinião,abraçar uma opinião,arriscar uma opinião,alimentar uma opinião,nutrir uma opinião,acariciar uma opinião,esposar uma opinião,professar uma opinião;estar ao lado;compartilhar de uma opinião,comungar de uma opinião,participar de uma opinião;ser da feição de alguém;ler pelo mesmo breviário que outrem,rezar pelo mesmo breviário que outrem;adotar,abraçar,perfilhar,esposar,aceitar uma teoria,atar-se a uma teoria;aceitar como verdadeiro,olhar como verdadeiro,classificar como verdadeiro,registrar como verdadeiro;suspeitar;meter-se na cabeça de,entrar na cabeça de;aninhar-se no cérebro,engolir (credulidade);possuir-se,ser tido e havido como verdadeiro;impor-se à confiança,impor-se ao consenso;convencer,satisfazer,instigar,possuir-se,convencer-se,imbuir-se,compenetrar-se,persuadir-se;mover,capacitar,gerar confiança;achar aceitação;trazer à razão,chamar à razão;ser recebido,ter lisonjeiro acolhimento;conquistar o espírito/o coração,empolgar o espírito/o coração,captar o espírito/o coração,seduzir o espírito/o coração;induzir a crer,despertar simpatia,encontrar guarida,achar eco.

Advérbio

e Frases: creditavelmente e adj.;na opinião de,na boca de,no pensar de,no conceito de,no julgar de,no entender de,aos olhos de,no sentir de,me judice,a mim me parece,ouso dizer,não tenho dúvida,estou certo;conte com,fique tranquilo,garanto-lhe,a meu aviso,a mim se me afigura;me vide! = garanto!.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Sensibilidade

Substantivo

hipersensibilidade,hiperalgia,hiperalgesia,sensação,receptabilidade,receptividade,perceptibilidade,acuidade,percebimento,sensibilidade moral,passibilidade,impressão,consciência (conhecimento),sentido,os cinco sentidos,prurido,pruído,prurigem,uredo,comichão,cócegas,sensitiva,mimosa.

Adjetivo

sensível,sensitivo,sensivo,sensiente,estético,passível,impressionável,receptivo,perceptível,percepto,perceptivo,sutil,sensório,sensal,coceguento,comichoso;agudo,vivo,penetrante,chocante,impressionante,impressionável,impressivo,sensibilizador,sensibilizante,pruriginoso.

Verbo

ser (sensível e adj.);sentir,experimentar,perceber,notar,perceber por qualquer dos cinco sentidos,ter estremecimento = titilar,tornar sensível,aguçar,sensibilizar,sensificar;causar sensação,impressionar,abalar,chocar;excitar,avivar,produzir impressão,provocar,espicaçar;comichar,coçar,picar,causar comichão,pruir,prurir.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Prazer

Substantivo

prazeres sensuais,prazeres materiais,prazeres dos sentidos;gozos sensuais;deleite carnal,mundo,mundanalidade,mundanidade,mundanismo,o mundo;sensação deleitosa,sensação agradável;desfrute,desfruto,satisfação,gozo,fruição,curtição,delícia;sensualidade,luxúria,lascívia,lubricidade,libidinagem,tesão,desejo,excitação,volúpia,orgasmo,volutabro,voluptuosidade,deleite,deleitação,dissipação,titilação,titilamento,carícia,felação,masturbação,sabor;gusto,gastronomia,degustação,conforto,conchego,aconchego,bem estar,comodidade,suavidade,doçura,sorriso,incolumidade,concupiscência,desejo de bens e gozos materiais,materialismo,acúleos da carne,ardor fogoso e desordenado,leito de rosas,o carinho e o frouxel do lar,céu aberto,sombra e água fresca,abadia de Telemo,delícias de Cápua,o jardim das delícias,veludo,taça de Circe (intemperança),festim,banquete,regalório,regalo (divertimento),encanto,sedução,néctar,bonne bouche;fonte de prazer,felicidade,euforia,êxtase.

Adjetivo

luxurioso,sensual,voluptuoso,voluptuário,amesendado,luxuriante,confortável,confortativo,conchegativo,quente,tépido,agasalhado,cômodo,conchegado,aconchegado;fortunoso,regalado,próspero,principesco,nababesco,luxuoso,mira-olho,agradável,deleitoso,fruitivo,desfrutável aprazível,delicioso,folgado,suave,cordial,genial,prazenteiro,prazeroso,festivo,gostoso,doce,fragrante,melodioso,desafogado,belo,mundano,mundanário,mundanal,feliz,rico.

Verbo

sentir,experimentar prazer;regalar-se,desfruir,desfrutar,gozar,fruir,curtir,saborear,apreciar;apascentar os olhos,apascentar a vista;deleitar-se,deliciar-se,extasiar-se,comprazer-se,luxuriar,amar o belo;entregar-se aos prazeres,entregar-se ao mundo;passar bem,nadar na abundância,banquetear-se,regalar-se,encarar a vida pelo lado mais grato,contemplar com avidez;viver a vida que pediu a Deus;viver vida regalada,viver confortavelmente,viver à regalona,viver na moleza,viver entre prazeres,viver num permanente maio,viver num eterno abril;;levar boa vida,levar a vida direita;passar uma vida de prazeres,nadar em maré de rosas,estar na sua cancha,viver num leito de rosas,passar vida fortunosa,viver vida folgada,estar como o peixe n’água,voar em céu de brigadeiro;levar vida de abade,levar vida de fidalgo;estar cercado de grandezas e mimos,levar vida folgada,ter tudo que lhe é preciso,ter todos os matadores,não faltar nada a alguém,ser feliz,amesendar-se,refestelar-se,repotrear-se;lamber,estalar os lábios de contente;repimpar-se,sorrir,pimpar,conchegar-se;proporcionar prazer.

Advérbio

luxuriosamente e adj.;num leito de rosas,num mar de rosas,à grande,à regalona,regaladamente,à boa vida = ociosamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Tato

Substantivo

tatura,tatilidade,apalpação,palpação,apalpadela,apalpão,apalpo,manipulação,digitação,sensibilidade tátil;(órgãos do tato): mão,manzorra = ganchorra (gír.),dígito,dedo,gatázio,índex,pólex = polegar = mata-piolhos;dedo anular,mínimo;mindinho,médio,indicador,fura-bolos,polegar,garra,antena,antênula.

Adjetivo

tátil,tangível,palpável,maneiro,manual,halial.

Verbo

tatear,apalpar,palpar,levar a mão a,atestar com a mão,certificar-se pelo tato;tocar com as mãos,tocar com os dedos;passar os dedos sobre,correr os dedos sobre;manipular,manejar,menear,manusear,mexer,bulir,pesquisar com a mão,ter olhos na ponta do dedo,ter bom tato,apanhar,pegar,segurar,sentir.

Advérbio

às apalpadelas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Previdência

Substantivo

antevidência,sagacidade;clarividência,antecipação,prenoção,adivinhação,providência;anteconhecimento,precaução,prudência;cautela,previsão,presciência,intuição,premeditação,prevenção,predeliberação,prejulgamento;bacorejo,suspeita,desconfiança,longes,pressentimento,presságio,profecia,augúrio,agouro,prenúncio,correio,sentimento,presunção,vago pressentimento,palpite,rebate,prospecto;perspectiva;antegosto,antegozo,prelibação,barômetro,prognóstico,diagnóstico,núncio,núncia.

Adjetivo

previdente e v.;presciente,clarividente,sagaz;expectante;longividente,barométrico,providente;pressentido,antevisto,precógnito,pressago,pressagioso,pressagiador,intuitivo,mensageiro,portador,que traz no seu bojo.

Verbo

prever,ver longe,calcular,ver com antecipação,enxergar longe,entrever,antever,mergulhar o olhar no futuro,adivinhar a muitas léguas de distância,antever no seu amplo descortino,perceber em sua profunda argúcia,avistar o ponto negro da tempestade,prever de acordo com a lógica;prenunciar,pressagiar,intuir,prometer,acenar com,fazer esperar,adivinhar,barruntar,antecipar;predizer;prevenir,prenotar,precaver,acautelar;conjecturar;dar a alguém o coração uma pancada,antessentir,pressentir,sentir,bacorejar,agourar,prognosticar,diagnosticar,ter os seus longes de,calcular,perceber-se e aperceber-se de,ver o futuro com muita antecipação,antever o porvir,desconfiar;sentir as coisas,sentir o cheiro de longe;farejar = fariscar,pressupor,ver bem no futuro,descobrir ao longe,descortinar os arcanos do futuro,ver claro e pronto,prelibar,antegozar,antegostar,afofar,aventurar as pegas.

Advérbio

de antemão,previdentemente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Sente-me o coração que...,Bacoreja-me o coração que...,Palpita-me o coração que...,Dá-me n’alma que....

Conjunção

Inteligibilidade

Substantivo

compreensibilidade,perceptibilidade,clareza,diafaneidade,transparência,simplicidade,singeleza,luminosidade,distinção,lucidez,perspicuidade,legibilidade,linguagem clara;precisão;certeza;meia palavra para um sábio,elucidário,glossário,expositor,vocabulário,mateologia.

Adjetivo

inteligível,compreensível,acessível,legível,comezinho,abarcável,interpretável,discernível,penetrável e v.;evidente,perceptível,concebível,atingível,fácil,claro;claro como o dia,claro como a própria evidência;transparente como a gaze,lúcido,dilúcido,perspícuo,nítido,límpido,cristalino,límpido como cristal,chão,simples,caseiro,líquido,transparente,diáfano,luminoso,fácil de se compreender,inequívoco,palpável,inescurecível,manifesto,patente,aberto,à altura de cérebros indoutos,popularizado e v.;singelo,natural,inquestionável,incomplexo,distinto,explícito,inequívoco,unívoco,definido (preciso);corrente,enucleado;gráfico,expressivo (significativo);legível,reconhecível,óbvio;iniludível;ilustrativo (explanatório).

Verbo

ser (inteligível e adj.);falar por si,dizer a sua própria história,jazer à superfície,dar nos olhos,ser de uma transparência cristalina,dizer tudo,entrar pelos olhos a dentro,perceber-se facilmente;não deixar lugar para dúvida,não deixar margem para dúvida,não deixar brecha para dúvida;dar nos olhos,não oferecer dificuldades,estar ao alcance de,dispensar qualquer comentário,projetar seu clarão;tornar (inteligível e adj.);pôr ao alcance de,evidenciar,popularizar,simplificar,assingelar,distinguir,classificar,clarificar,clarear,transparentar,aclarar,objetivar;ilustrar,explanar com exemplos;dilucidar,elucidar,esclarecer,exemplificar,enuclear,iluminar,alumiar;dirimir dúvidas,dissipar dúvidas;projetar luz sobre,entrar por,explicar;rasgar os véus que encobrem,desentenebrecer;levar um raio de luz a,desembrulhar,desenredar,desenrascar,destrinçar,pôr em pratos limpos,pôr os pingos nos ii;pôr o preto no branco;compreender,entender,sentir,cair na conta que,abranger,alcançar,apreender,fisgar,apanhar,assenhorear-se de,senhorear-se de,atingir a,penetrar,perceber,ver claro e pronto,discernir,abarcar com o pensamento,ter visão nítida de,apanhar no ar;não precisar dizer,saltar logo aos olhos;ser óbvio que.

Advérbio

inteligivelmente e adj.;em linguagem singela,à face da letra.

Provérbio

Interjeição

Frase

Apparet id etiam cœco = até um cego veria isto.

Conjunção

Sentimento

Substantivo

sofrimento,tolerantismo,tolerância,suportação,experiência,prova,fieira,correspondência,simpatia;impressão,efeito patológico,abalo,mossa,tranco,inspiração,afeição,afetividade,emoção,chaça,sensação,conturbação,comoção,perturbação,patético,cenestesia;ardor,fogo,zelo,calor,veemência,força,unção,fervor,fervença,cordialidade,animação,ímpeto,impulso incontido,arrebatamento,empressement,entrega,impetuosidade,entusiasmo,arroubamento,vibração,verve,furor,fanatismo,partidarismo,sentimentalismo (excitação de sentimentos);tesão,sinceridade de coração (disposição);paixão (estado de excitabilidade);enlevo,arroubo,êxtase (prazer);rubor,incendimento,pejo,vergonha,calafrio,frisson,estremeção,estremecimento,frêmito,trêmito,abalo,choque,sobressalto,agitação;o bater do coração,palpitação,tique-taque,baque,tremor,trepidez,ofego;arquejo,atrapalhação,confusão,perturbação,tremor violento,atarantação,vozearia,fermento,efervescência,palidez,suor frio,batimento de queixo;semblante inflamado,frendor = rangido de dentes,tefe-tefe.

Adjetivo

sensível,sentiente,sensiente,sensório,sensorial,sensitivo,apegadiço,emotivo,emocional,receptivo;ardente,vivo,forte,intenso,veemente,instante,afincado,patético,agudo,acerbo,penetrante;incisivo;afiado como navalha,afiado como os dentes de javali;cortante,pungente,picante,enérgico,ativo,cáustico,sincero,fácil de entusiasmo,ávido,desejoso,ansioso,ofegante,arfante,trêmulo,tremuloso,férvido,fervoroso,fervente,fremente,zeloso,caloroso,apaixonado,comovido até o fundo,cheio de zelo,cordial,entusiasta,entusiástico,ardente,fogoso,ardoroso,flamifervente,flamispirante,flamívomo,abrasado,flamante,estrênuo = denodado,devotado,extremoso,afetuoso,desvelado,fascinado pela visão de,tocado de admiração e amor;dominante,avassalador,empolgante,absorvente,rábido,raivoso,febril,fanático,histérico,impetuoso (excitável);epiléptico;impressionante,trágico,dramático,poético,impressivo,indelével,inapagável,indestrutível,eterno,que faz vibrar as cordas do coração,comovente,comovedor,de fazer chorar as pedras,que fala à alma,eletrizante,esfuziante,palpitante,arrebatador,enlevador,que acende êxtases;impressionado,comovido,sensibilizado,abalado,tocado,eletrizado,empolgado,devorado,trabalhado,preso,sedento,minado por;cevado,repassado,embebido,morto de;enlevado;arrebatado,tonto,extático,absorto,arroubado;perdido,transido,radiante de.

Verbo

sentir,perceber,receber impressão,ter,conhecer de perto,ter a consciência de,experimentar,gozar,sofrer;acariciar um sentimento,alimentar um sentimento,nutrir um sentimento,agasalhar um sentimento;revestir-se,ter o seu tanto de,ser fértil em,armar-se,encher-se,fazer provisão,corresponder,vibrar,deixar-se contaminar;sofrer,padecer,provar,suportar,arcar com,experimentar,libar,aguentar,tragar,tolerar,aturar,curtir,arrostar,conhecer por experiência,morrer de,suportar o assalto de,afrontar,desafiar,resistir a;inflamar-se,abrasar-se,animar-se,encandecer,rosar-se,envergonhar-se,sensibilizar-se,impressionar-se,corar,ruborizar-se,envermelhecer,mudar de cor,subir o rubor às faces,afoguear o pejo a face a alguém,transverberar a alguém pelo semblante (a dor),sentir a cara em brasa,ficar cor de pimentão,arder o pejo nas faces,enrubescer-se,tauxiar o rubor as faces de,embargar a voz,empalidecer,perder a cor,comover-se,hesitar,desconcertar-se,ficar agitado,ficar chocado;ofegar,arquejar,arfar,fremir,palpitar,pulsar,tremer,faltar a voz a alguém,enfiar,entreturbar-se;fazer-se pálido,ficar pálido,ficar desconcertado,ficar vermelho,ficar fulo;estremecer,sobressaltar-se;pulsar,vibrar,tumultuar o coração;ficar engasgado,sufocar-se;bater o coração alvoroçado,atrapalhar-se,atarantar-se,perder as estribeiras,desnortear-se,estontear-se,transtornar,enraivecer-se;remorder-se,ralar-se,atormentar-se,afligir-se de;consumir-se,frender = ranger os dentes;turbar-se,conturbar-se;impressionar (excitar);atravessar,quebrar o coração com,varar,trespassar,retransir.

Advérbio

sensívelmente e adj.;sentidamente,emocionadamente,emotivamente,do coração,do peito,do íntimo d’alma,do imo peito,ab imo pectore,com lágrimas de sangue,com amor,com o coração quebrado de,do fundo d’alma,afervoradamente;com os lábios trêmulos,com lágrimas nos olhos,com o coração palpitante e fremente de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Sofrimento

Substantivo

padecimento,martírio,dor,pena,escatima,mal,frágoa,amargura,tortura,tormento (dor física),sevícia,suplício;desgosto,dissabor,aflição,angústia,picada,cuita (ant.),aborrecimento = zanga,as endoenças,desprazer,desprazimento,displicência,agro,náusea,dessatisfação,desconforto,desconsolo,contrariedade,consternação,aversamento,transtorno,pesar,pesadume,penosa impressão,mal-estar,malaise,apoquentação,inquietação,vexame,vexação,ralação,trabalhos,camarço,descontentamento;abatimento;enfado;horror,tortura,crueldade,cruciato,rigor,irritação,inflição,agrura,aperto,matação,consumição,mortificação,tribulação,atribulação,mau quarto de hora,cuidados,cadilhos,incerteza aflitiva,penas,ansiedade,aperto de coração,incômodos,apreensões,desassossego,fogo,formigueiro,ademonia,agitação extrema,inquietação,deseperança,preocupação,prova,ordália,prova de fogo,picadela,flagelo,castigo,peste,pesadelo,íncubo,efialta,perseguição,afliação,agonia = congoxa = distrição,contristação,adversidade,provação,transe,momento aflitivo,conjuntura aflitiva,crise de angústias,choque,golpe,tristeza,lazeira,fardo,carga,sarcina,cruz,peso,via-sacra,calvário,Gólgota,abatimento,prostração,desgraça,amargura,angustura (ant.),suor frio,infelicidade,desdita,desventura,miséria,infortuna,infortúnio,desolação,tragédia,drama,nojo,luto,um painel de horrores,cargas da vida,desespero;extremidade,apuro,extremo,agonia,vasca,ânsia extrema;purgatório,inferno;cálice de amargura,inferno sobre a terra,reinado do terror,adversidade;sofredor,padecente,padecedor,mártir,vítima,náufrago,presa,preia,desgraçado,infeliz,mesquinho,bode = emissário,bode expiatório,hazazel,malhadeiro.

Adjetivo

sofredor,padecente,alanceado de dores;atravessado de dores,transpassado de dores,de setas;lanceado de dor;lavado em lágrimas,banhado em lágrimas;congoxoso,desconsoloso,choroso,ralado de amarguras,golpeado,acabrunhado e (v.;perturbado pela dor,alquebrado pela dor,oprimido,atormentado,acidentado,infortunoso,digno de dó,lastimoso,lacrimável,lastimável,atribulado,granizado pela desgraça,fragoado,quebrantado,vitimado,triste,desgostoso,dissaboroso,pesaroso,contristado,desgraçado,desventurado,desafortunado,malafortunado,malaventurado,belisário,desinfeliz,desditoso,malfadado,malandante,infeliz,inditoso,infausto,desolado,escalavrado pelo desespero,consternado,miserável,mísero,misérrimo,amofinado,argel (ant.),arrastado,aflito,lastimoso,murcho,abatido;sem graça,sem vida,sem animação,desconsolado,mofino,rasgado de acerba dor,desassossegado,intranquilo,ansioso,descontente,mal-humorado;aborrecido;perdido,desesperado;horrorizado,vitimado por.

Verbo

sofrer,sentir,gemer,passar,padecer,experimentar;suportar,aguentar,gramar. tolerar,amargar;resistir às dores;ver estrelas ao meio-dia (dor física),sangrar,penar,ser vítima de,ser uma lerna de desventuras,ter o purgatório em vida;sofrer grandes danos;pagar caro,sorver o cálice da amargura,sentir-se tomado de amargura e sobressaltos,fazer penitência;enfrentar dias adversos (adversidade),sangrar de dor,padecer seu quinhão de dor,esgotar o cálice da amargura,penetrar-se de dor,pagar tributo a,beber trabalhos e desgostos;comer o pão que o diabo amassou;partir o coração a alguém,ter amargos de boca,passar pela fieira,passar mau quarto de hora,ter suores frios,passar maus bocados,beber desgostos,assentar-se sobre espinhos,andar em brasas,estar sobre espinhos e alfinetes,não estar num leito de rosas,trazer o inferno no coração,ter a morte no coração,recair na tristeza,infernar-se,chagar-se,afligir-se,agoniar-se,penalizar-se,incomodar-se,inquietar-se;consumir-se de cuidados,estar em grelhas;estar sobre grelhas,estar preocupado,pedir a morte como um descanso,pagar o pato,pagar caro,arder o pelo a alguém,queixar-se,atormentar-se,entristecer-se;cortar o coração (infligir sofrimento),ser martirizado;ter o coração inquieto a sangrar aberto numa ferida sem remédio.

Advérbio

infelizmente e adj.;para cúmulo de desgraça,por mal de nossos pecados,em mal,por desgraça,mal pecado,por mal de meus pecados;com o coração despedaçado,quebrado de dor,a sangrar de dor;para cúmulo de desgraça,ainda mal,em mal,na frágoa do padecer.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção