Sua língua na Internet

 

(pro.va)

[ó]

sf.

1. Aquilo que serve como evidência de algo, que atesta a veracidade ou a autenticidade de alguma coisa; que atesta ou garante uma intenção, um sentimento; INDÍCIO; TESTEMUNHO: O poema era uma prova de amor: Requer-se, no momento, todas as provas de honestidade e probidade.

2. Mostra, sinal, indício: Uma prova de amizade.

3. Conjunto de questões ou tarefas us. para testar conhecimento teórico ou prático de algo; ENSAIO; EXPERIÊNCIA

4. Esp. Competição esportiva; CERTAME: A prova de cem metros rasos será amanhã.

5. Demonstração formal da validade de teorema, teoria etc.

6. Arit. Verificação da correção de uma operação aritmética mediante cálculos que devem conduzir a determinados resultados se a operação foi corretamente realizada. [Cf.: prova dos nove e prova real.]

7. Experiência: Passou por diversas provas antes de assumir o cargo.

8. Ação de vestir uma roupa para experimentá-la.

9. Degustação de bebida ou alimento para avaliar seu sabor e qualidade.

10. Art.gr. Impressão para verificação e correção de erros e falhas (prova tipográfica).

11. Fot. A primeira revelação de um negativo.

12. Jur. Cada um dos elementos utilizados, ou meios empregados para formar o julgamento (prova testemunhal; prova do crime).

13. Lóg. Aquilo que induz à admissão de uma proposição ou da realidade de um fato.

[F.: Do lat. proba.]


Prova circunstancial
1 Jur. Aquela que se deduz da existência de um ou mais fatos ou indícios que levam à presunção da existência ou autenticidade do fato que se quer provar.


Prova de artista
1 No processo de gravura, prova tirada pelo artista e que não faz parte da série numerada, podendo ter marcas e observações de trabalho, ou aquela que serve de referência para a tiragem da série.


Prova de autor
1 Art.gr. Edit. Aquela (ger. prova de página) que se encaminha ao autor para que faça ele a revisão.


Prova de carga
1 Cons. Teste de resistência (de solos, estruturas etc.) mediante aplicação direta de cargas.


Prova de cores
1 Art.gr. Ver Prova progressiva.


Prova de escova
1 Art.gr. Prova tipográfica obtida ao se bater com a escova em folha de papel umedecida sobre a matriz entintada da composição.


Prova de esforço
1 Card. Avaliação da condição cardiovascular de um pessoa mediante medições tomadas enquanto realiza esforço físico (numa esteira, numa bicicleta ergométrica etc.).


Prova de fogo
1 Antigo método de provar ou não a inocência de acusado, que devia segurar uma barra incandescente, sendo considerado inocente se não se queimasse.
2 P.ext. Fig. Prova, tarefa, obstáculo, situação de grande dificuldade, que exige muito esforço, talento, pertinácia etc., e que serve para medir o preparo de quem os enfrenta: Este papel vai ser uma prova de fogo para o ator.
3 A prova definitiva, a evidência incontestável de algo (fato, ideia, suposição etc.)


Prova de galé
1 Art.gr. Ver Prova de granel.


Prova de granel
1 Art.gr. Em tipografia, prova de uma composição ainda não paginada, ger. em tiras obtidas de paquê.


Prova de máquina
1 Art.gr. A prova obtida do caderno de impressão com as páginas impostas, após todas as revisões, como última prova antes da impressão.


Prova de página
1 Art.gr. Prova de texto já paginado, com todos os elementos da página (cabeços número de página, ilustração etc.).


Prova de paquê
1 Art.gr. Ver Prova de granel.


Prova de revezamento
1 Esp. Em atletismo, natação etc., prova de equipe, ger. com quatro participantes, na qual os corredores ou nadadores percorrem um de cada vez, e seguidamente, a distância prevista, saltando o nadador na piscina quando o que o antecede toca na borda, e passando o corredor ao companheiro que o segue um bastão, dentro de certo setor marcado na pista, e sem deixá-lo cair. [Tb. apenas revezamento.]


Prova dos noves
1 Arit. Prova (6) para as quatro operações aritméticas, que consiste em verificar a congruência do número que se opera e do resultado ao se subtrair nove ou múltiplo de nove.


Prova heliográfica
1 Art.gr. Prova de máquina tirada por processo de heliografia.


Prova parcial
1 Antq. Cada uma de duas provas que se realizavam nos cursos secundário e científico, ou clássico, no fim de cada semestre, para avaliar o conhecimento da matéria. [Num sistema de médias ponderadas, a prova do primeiro semestre tinha peso 2, a do segundo, que abrangia matéria do ano inteiro, peso 3.]


Prova progressiva
1 Art.gr. Prova de uma ilustração em cores, fornecida pelo fornecedor do fotolito para orientar o impressor quanto à carga de tinta em da cor, a ordem de impressão etc; prova de cores.


Prova real
1 Arit. Prova (6) que consiste em fazer a operação inversa. [P. ex., subtrair o subtraendo do total para obter o minuendo; multiplicar o quociente pelo divisor para obter o dividendo etc.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Gosto

Substantivo

sabor,gusto,saibo,ressaibo,travo,prova,provança,provadura,gustação,degustação,delibamento,percepção do sabor;papila gustativa paladar,palato,céu da boca,língua,dente.

Adjetivo

sápido,saboroso,saporífico,saporífero,gustativo;palatal,palatino,palatinal.

Verbo

provar,petiscar,gostar,chincar,levar à boca,morder,degustar,pregustar,libar,assaborar,saborear,dar dentadas,cravar os dentes,prelibar,lamber os beiços;saber,ter o sabor de,ressaber,deixar um sabor.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Gosto não se discute.

Conjunção

Visibilidade

Substantivo

visualidade,perceptibilidade,conspicuidade,cristalinidade,limpidez,nitidez,translucidez,transparência,distinção,aparecimento,exposição,manifestação,prova,evidência,demonstração ocular;campo de observação,nascimento,levantamento,emergência,serenidade,pureza.

Adjetivo

visível,visíbil (ant.),visivo,perceptível,perspícuo,aparecente,aparente,transparente,apreciável,sensível,exposto à vista,reconhecível,óbvio (manifesto),claro,distinto,saliente,desanuviado e v.;distinguível,sem névoas,limpo,límpido,translúcido,puro,cristalino,sereno,evidente,palpável,que se vê a olhos desarmados,transvisto,lúcido,definido,nítido,pronunciado,bem assinalado,tangível,marcado,conspícuo,estereoscópico,periscópico,panorâmico.

Verbo

ser visível,tornar-se visível;aparecer,expor-se às vistas de,deparar-se a alguém;cair sob as vistas de alguém,cair sob o olhar de alguém;mostrar-se,apresentar-se,manifestar-se,desencobrir-se,patentear-se,desenfronhar-se,descobrir-se,oferecer-se,revelar-se,trair-se,expor-se,atolhar-se aos olhos de,exibir-se,ressurtir,ressurgir;repontar,levantar-se,erguer-se,apontar,nascer,estar sobre o horizonte,brotar,aflorar,brilhar,iluminar,vir à luz,vir à luz do dia,irromper,surgir,surdir,emergir,pisar o palco,entrar em cena;fazer seu aparecimento,fazer sua estreia;destacar-se,andar de mão em mão,raiar,assomar,pintar-se aos olhos de alguém,romper as nuvens,deseclipsar-se,entremostrar-se,destoldar-se,desembruscar-se,desofuscar-se,desenfuscar-se,desnublar-se,desenublar-se,desassombrar-se,desanuviar-se;entreabrir,desembaciar,desvelar,desempanar,limpar,desenevoar-se,desenfurnar-se,desenlapar-se,desenfarruscar-se,desenlutar-se,transluzir,reslumbrar,transparecer,alvejar,negrejar,florescer,erguer-se;figurar,aparecer em cena;oferecer-se à contemplação,oferecer-se à admiração,atrair atenção,reaparecer,renascer,não passar despercebido,destacar-se,avultar,sobressair,realçar,tornar(-se) (visível e adj.);dar realce a,dar relevo a;pôr em evidência.

Advérbio

visivelmente e adj,diante dos olhos,à vista,oculis subjecta fidelibus;veluti in speculum.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Investigação

Substantivo

busca,diligência,procura,pista,cata,rastejo,encalço,indagação,averiguação,inquirição,enquisa,enquesta,informe,inculca,esquadrinhadura,pesquisa,procura,pesquisação,escavação,disquisição,assédio,arguição,perquisição,perquirição,perseguição;exame,sabatina,vespérias,pedido;espírito crítico,sindicância,devassa,revisão,revista,observação,escrutínio,inspeção,rebusco,rebusca,perscrutação,meticulosidade,catequese,inquisição,exploração,rocega,sonda,sondagem,tenta,ventilação,peneiração,cálculo,zetética,análise,punção,dissecação,anatomia,resolução,indução,método baconiano,radioscopia;busca rigorosa,severa,exaustiva,esmerilhadora;scire facias,ad referendum,prova,experiência,desrefolho,interrogação,interrogatório,compelação,interpelação,desafio,contrainterrogatório,catecismo,método socrático,dialética,filosofia zetética,subjeção,questão principal,discussão;reconhecimento,espionagem,visita domicilária,lanterna de Diógenes,estetoscópio,estomatoscópio,endoscópio,laringoscópio,escalpelo,escafandro,legra,porisma,sonda,sondareza,observatório,questão,quesito,problema,desideratum,questão a ser solucionada;assunto de controvérsia,objeto de controvérsia;ponto em discussão,matéria em discussão;o assunto em discussão,o assunto em estudo,o assunto em apreço,o assunto sub judice,o assunto em tela,o assunto em foco;pomo de discórdia,quebra-cabeça,quebradeira de cabeça (enigma);questão intrincada,questão aberta,questão complexa,questão irritante;quodlibet;inquérito rigoroso,inquérito esmerilhador,inquérito onesto;vistoria,exame,ato,estudo (consideração);metodologia;investigador,inquisidor,sabatineiro,inquiridor,interpelador,interpelante,indagador,vistor (ant.),vistoriador,escabichador,escrutador,inspector,vedor,confessor,arguidor,arguente,examinador,observador,revisor,escarafunchador,varejador,escarnador,escavador,catequista,escrutinador,esmerilhador,esmiuçador,analista,analisador,escapelador ou escalpelizador,sindicante,criticista,vasculhador,anatomista,dissector,faiscador,garimpeiro,sindicador,zoilo (depr.),visitador,interrogador,síndico,bisbilhoteiro,perguntão,tange-foles,polícia-secreta,bufo,espião,echadiço,curioso.

Adjetivo

investigativo,investigador e v.;perscrutador,curioso;perguntador,indagador,radioscópico,esmiuçador,meticuloso,indiscreto,requisitório,inquisitorial,interrogativo,interrogatório,analítico,esquadrinhador,escrupuloso,atento,miúdo,compelativo,zetético,dialetal;indeterminado,indecidido,inexperimentado,disputável,em discussão,sub judice,em tela,sujeito a investigação,duvidoso.

Verbo

investigar,informar-se,inteirar-se,tomar língua,colher informações,indagar,inquirir;lançar,deitar inculcas;bombardear,apertar com perguntas;recensear,escrutar,perscrutar,escogitar,perquirir,fazer reconhecimento,destrinchar,explorar,fossar,radiografar,pesquisar,perlustrar,compulsar,penetrar,profundar ou aprofundar,devassar,sondar,revolver,rocegar,vasculhar,espionar,inspecionar,revistar,perguntar,preguntar,submeter a rigoroso interrogatório,basculhar,cheirar,conversar;esmiuçar,destrinçar,desfibrar,miudar,esmiudear,dar-se a perros,esmiunçar,passar alguma coisa pelas mãos,granjear (ant.),meter a mão em,parafusar,esmerilar,esmerilhar,rebuscar,faixar;pôr a limpo,tirar a limpo;liquidar,pôr os pingos nos ii,esgaravatar,escarafunchar,escabichar,procurar saber,faiscar,garimpar,punçar,sabichar;seguir a pista de,descobrir a caça,remexer,rastear,rastejar,rastrear,campear,desenterrar,exumar,não deixa uma pedra no lugar,buscar o fio,caçar,trilhar,seguir a trilha de,observar,seguir a pegada de,ir ao encalço de,farejar,fariscar,forragear,desrefolhar,varejar,escalpelar,escalpelizar;esquadrinhar,tatear,escarnar,estudar,sindicar,fiscalizar;abrir um inquérito,iniciar um inquérito,fazer um inquérito,dirigir um inquérito,dirigir uma devassa;vistoriar,vistorizar,examinar,pesar,mastigar,ponderar,preexaminar,inspetar,escavar,revistar,analisar,volver,dar balanço (discutir);fazer a anatomia de,averiguar,apurar,espremer,agitar,deslindar,considerar,especular,lançar na balança,pesar,apreciar,aquilatar,recorrer,manusear,mergulhar-se,pescar,certificar-se,apalpar,sondar até o fundo,algaliar,legrar,rocegar,tentear,passar miúda revista,anatomizar,dissecar,descarnar,peneirar,joeirar,debulhar,bater o campo;encarar em todos os seus aspectos,encarar em todas as suas fases;pôr na balança,questionar,assediar;submeter,sujeitar a exame;pedir contas a alguém,pôr à prova (experimentar);liquidar as contas,levar em consideração;aconselhar-se;perguntar,procurar,propor um quesito,formular itens,demandar,interrogar,inquirir,interpelar,abrir a boca a alguém,arguir;pôr uma questão,propor uma questão,suscitar uma questão,levantar uma questão,agitar uma questão,sugerir uma questão,enunciar uma questão,ventilar uma questão,abordar uma questão;entrar em uma questão;levantar a lebre;embaraçar,atrapalhar com perguntas;sabatinar;catequizar;atirar a luva,levantar a luva,apelar para a honra de,exigir uma resposta,tomar o pulso,afuroar,atarracar,querer aclarar,querer pôr em pratos limpos.

Advérbio

à procura de,em procura de,em cata de,em demanda de,em busca de,à cata de,no encalço de,no alcance de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.

Experiência

Substantivo

experimento,experimenta,experimento e erro,ensaio,tentativa,tentame ou tentâmen,tentamento,tenteamento,prova,aprendizagem,estágio,investida,análise (investigação);verificação,prova,teste,contraprova,experimentum crucis,critério,diagnóstico,método das tentativas,apalpamento,cadinho,crisol,pedra de toque,cotícula,reagente,reativo,ordália,juízo de Deus,pira,monomaquia,balão de ensaio,palha para mostrar o vento,cala,caladura,cobaia,empirismo,docimasia;especulação,tiro para o ar,salto nas trevas,chute,palpite,aposta,intuição analisador,analista,anatomista,tenteador,aventureiro,apalpador,apalpadeira,experimentador,experimentista,experimentalista,ensaiador de ouro e prata.

Adjetivo

experimental,probativo,probatório,probante,analítico,docimástico,empírico,tentativo.

Verbo

experimentar,pôr à prova,testar,indagar por experiências,tentar,procurar,ensaiar,tentear;verificar por ensaios,por tentativas;apalpar o vau,o caminho;examinar por provas e contraprovas,provar,tirar a prova,fazer experiência,sondar,tomar o pulso,apalpar o terreno,palpar o terreno,explorar o terreno,observar as condições de,submeter a prova,verificar,certificar-se,examinar,reconher;andar às apalpadelas,tatear,tentear o caminho,soltar balão de ensaio,ver de que lado sopra o vento,consultar o barômetro,lançar a rede,pescar,bater o campo,tentar fortuna,apostar,aventurar-se,arriscar-se;ir em busca de aventura;explorar.

Advérbio

à prova,em experiência.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Evidência

Substantivo

(de uma parte),fatos,a lógica dos fatos,premissas,dados,data proecognita,fundamentos,antepredicamentais,razão justificativa,considerando,indicação;critério,prova;testemunho,testificação,atestação,depoimento,demonstração;exame,documentação,admissão;autoridade,garantia,abono,fiança,del credere,credencial,diploma,certificado,atestado,certidão,registro;documento,papel,peça justificativa,escritura,título,papéis,caução,papelada,penhor (fiança);assinatura,selo (identificação);testemunha;testemunha juramentada;depoente,respondente,fiador;prova oral,prova documental,prova plena,prova semiplena,prova circunstancial,prova de outiva,prova de ouvido,prova extrínseca,prova intrínseca,prova cumulativa,prova ex parte,prova presuntiva;prova (demonstração);evidência secundária,confirmação,roboração,corroboração,asseveração,apoio,carta confirmatória,sobrecarta,ratificação;autenticação,reconhecimento de firma,compurgação,comprovação;testemunha visual,testemunha de ouvido,testemunha auricular,testemunha presencial;citação,cita,referência,alusão.

Adjetivo

evidente,mostrador e v.;indicativo,indicatório,indicador,denotador,revelador,dedutivo;estribado,fundado,baseado,alicerçado em;roborante,comprovativo,corroborativo,certificativo,roborativo,certificatório,confirmatório,comprobatório,elucidante,testemunhal,esclarecedor,conteste,substancioso,substantífico,que tem tomo.

Verbo

evidenciar,ser evidente,mostrar,patentear,revelar,demonstrar,arrazoar,indicar,denotar;implicar,envolver,revelar,respirar;ser de peso,falar,dizer por si,ser muito eloquente,falar bem alto,valer por volumes;esclarecer,elucidar,projetar luz,dirimir dúvidas,discorrer,depender de,confiar em,contar com,repousar confiança em,dar testemunho;aduzir,produzir testemunho;testificar,depor,prestar declarações,testemunhar,atestar,certificar,garantir,abonar,reconhecer;selar,sigilar,sobrescrever,tornar válido,validar;confirmar,robustecer,ratificar,roborar,roborizar,corroborar,fortalecer,instruir,firmar,alicerçar,fundamentar,basear,reforçar,substanciar,motivar,justificar,provar o alegado,endossar,dar por firme e valioso,confirmar = solidar,contra-assinar,apoiar,sustentar,defender;produzir,trazer,aduzir,expor,exibir,apresentar,citar,oferecer,mencionar,avançar,trazer a campo,reportar-se a,trazer à baila,chamar a Juízo,referir-se a,basear-se,aludir-se,pegar-se a,remeter-se,reportar-se,estribar-se,ater-se,fundamentar-se,apelar para,invocar o testemunho de,obtestar,pôr em cena,trazer para o plenário,alegar,pleitear;acarear,afrontar,confrontar testemunhas;coletar,amontoar,armazenar provas;documentar,estabelecer,autenticar,legalizar,legitimar,reconhecer a firma,verificar,citar artigos e parágrafos,lançar mão de,apegar-se a,utilizar-se de.

Advérbio

evidentemente e adj,por inferência,segundo o testemunho,no dizer de,no sentir de,no julgar de,mais uma razão,a fortiori,com maior soma de motivos,em corroboração,em fé do que,em confirmação de,valeat quantum;ao compasso de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Raciocínio

Substantivo

senso,critério,raciocinação,racionabilidade,racionalismo,intelecção,indução,dedução,generalização,arrazoação,arrazoamento,moral,afabulação,moralidade,debate,questão,tese,comentário,análise,reflexão,ventilação,interrogação,inquirição;entendimento,compreensão,percepção;argumentação,dialética,lógica,coerência,pendência,controvérsia,disceptação,discussão,polêmica,torneio,pegadilha,debate,certame,querela,altercação,contestação,disputa,contenção,contenda;parlenda,guerra de penas,debate oral,logomaquia,questiúncula;(arte de raciocinar): lógica,dialética;cadeia de raciocínios,síntese,análise,raciocínio suasório;argumento,razão,alegação,prova,arrazoado,razoado,razoamento,encadeamento de argumentos,parouvela,discurso,exposição,sermão,conferência;argumento de rachar,de escacha-peroba;tapa,coarctada,tira-teimas,tapa-boca,cidadela,lema,termos,premissas,premissa maior,premissa menor,assunção,postulado,dados,princípio,base,proposição,teorema,teoria,corolário,inferência (julgamento);lanças,armas;silogismo,entimema,epiquirema,sorites,cadeia silogística,prossilogismo,ergotismo,dilema;argumento bicórneo,cornuto,perilepsis,a priori,reductio ad absurdum,apagogia,pontas aceradas dum dilema,argumentum ad hominem,analogismo;raciocinador,racionalista,argumentador,lógico,dialeto,disputador,pensador,controversista,questionador,altercador,analogista,polemista,debatedor,casuísta,causídico,cientista,teórico,filósofo,moralista;sequência lógica;.

Adjetivo

raciocinativo,racional,racionalista,argumentador,arguitivo,debatidiço,controversial,argumentativo,dilemático,dialético,polêmico,discursivo,disputante,disputador,disputativo;razoável,conforme à razão,lógico,de se lhe tirar o chapéu,producente,verdadeiro,plausível,procedente,são,válido,sólido,robusto,consequente,consistente,coerente,científico,concludente,conclusivo,decisivo,correto,irrepreensível,provado,de um vigor supremo de lógica,sem requinte de sofisma,roqueiro,de maravilhosa simplicidade,de grande poder eficiente,de lógica inderrocável,indestrutível;positivo,inconcusso,incontestável,indiscutível,convincente = ponderoso,que deve calar,iniludível,a que se atribui excelente fundamento,a que se atribuem sólidos fundamentos;irrespondível,fecundo,belo,luminoso,brilhante;insofismável,irretorquível;irrecusável,irreplicável,forte;vigoroso,fulminante,enérgico,potente,inteligente,à altura até de cérebros indoutos,que faz calar o adversário,importante.

Verbo

raciocinar,filosofar,argumentar,arguir,discutir,ir às causas,debater,tirar induções,analisar,induzir,intuir,deduzir,concluir,eludir,disputar,altercar,trocar documentos,arrazoar,razoar,argumentar,discorrer;exibir,aduzir argumentos,razões;silogizar,sintetizar,controverter (negar);comentar,bordar comentários,moralizar,espiritualizar,considerar,ocupar-se de uma questão por diversas formas e pontos de vistas opostos,discutir,debater com igual denodo,digladiar,tratar,abrir discussão,certar,romper debate,apontar razões;trazer à baila ou à balha,trazer à tona,trazer à arena da discussão;perceber,captar,entender,compreender,discernir;agitar uma questão,ventilar uma questão,martelar uma questão;questionar,levantar a lebre,acirrarem-se os debates,apreciar,levar em linha de conta,indicar as várias faces sob as quais se possa encarar uma questão,encarar sob várias faces,ferir o ponto,ir direto ao alvo,experimentar conclusões,sustentar controvérsias,contender,batalhar,insistir,martelar,inferir;tirar conclusões;comparar os prós e os contras,pôr na balança.

Advérbio

racionalmente,raciocinativamente e adj.;porque,pois,logo,daí,donde,visto que,pelo que,em vista do que,portanto,eare = por isso,consequentemente,à vista disso,por esse motivo,assim sendo,em consequência,forçosamente,indisputavelmente,por maioria de razão,com mais forte motivo,a fortiori,por conseguinte;conseguintemente,finalmente,por ende (ant.),ora pois,em conclusão,em última análise,por conclusão,ergo,por despedida,por último remate,por cabo,enfim,por fim;afinal,por fim de contas;de arte que,de tal arte que,de modo que,de feição que,de maneira que,tanto quanto,de qualidade que,destarte,assim,conformemente,logicamente,por força,considerando que,em consideração,atendendo às circunstâncias de,entretanto,visto.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Demonstração

Substantivo

prova,provança,síntese,convicção,evidência,conclusão,constatação,confirmação,testemunho,comprovação;prova evidente,prova farta,prova sensível,prova palpável,prova inconcussa,prova nítida,prova completa,prova insofismável;indício veemente,sinal seguro;conclusão refletida,calma;provação,comprovação,experiência,revelação,manifestações positivas,prova dos noves,lógica dos fatos (evidência);eloquência dos algarismos,experimentum crucis;argumento;demonstração rigorosa,demonstração científica,demonstração matemática.

Adjetivo

demonstrativo,apodíctico,demonstrador,probante,probatório,comprobativo,comprobatório e v.;comprovador,comprovante,comprovativo;irrespondível,irretorquível,irreplicável,irrefutável,categórico,fulminante,decisivo,concludente;demonstrado,provado,irrefutado,de pé,irrespondido,evidente.

Verbo

demonstrar,mostrar,patentear,desenfardelar,provar,provar por a + b,fazer ver,fazer prova de;fazer demonstração de,dar demonstração de;provar com raciocínio convincente,evidenciar;verificar,pôr em relevo,pôr à mostra,mostrar à evidência,provar demonstrativamente,provar à saciedade,comprovar,meter pelos olhos a dentro,patentear desnudadamente;ensinar com a eloquência fria dos algarismos,pôr uma coisa acima de toda a prova,tirar conclusão;demonstrar de modo formal e esmagador,demonstrar de maneira inconcussa;contribuir na afirmação de um princípio,convencer,catequizar.

Advérbio

sem dúvida,portanto,logo.

Provérbio

Interjeição

Frase

Probatum est. Nada mais tenho a dizer. Quod erat demonstratum. Q. E. D.;C.Q.D. = como se queria demonstrar.

Conjunção

Indicação

Substantivo

representação,denotação e v.;coindicação,referência,simbolização,ícone,iconografia,simbolismo,semiologia,semiótica,semiografia,linguagem;metáfora,lineamento,feição,talhe,fisionomia,aspecto,linha,pinta,característica,sinais característicos,varinha adivinhatória,meios de reconhecimento,diagnose,diagnóstico,atributos;qualidades,sinal,fístula,cicatriz,cicatrícula,símbolo,indício,pista,evidência,viso,índex,índice,indicador,divisa,indículo,lembrança,cunho,prova,assomo,amostra,vestígio,mossa,expoente,nota,sintoma,eussemia,sinais coindicantes,presságio,pródromo;repertório,tipo,modelo,espécimen,exemplar,algarismo,emblema,insígnia,distintivo,epígrafe,título,cabeçalho,rubrica,deixa,moto,mote,legenda,lema,iniciais;cifrão,meneio,gesto,acionado,gesticulado,gesticulação,sinalização,tique;requebro,requebro de voz;requebro de olhos,mímica,aceno,trejeito,gatimanhas,pestanejo,piscadela,piscar de olhos,olhar,momice,negaça,fosca,fosquinha,inclinação de cabeça,encolhimento de ombros,cotovelada,puxão,dactiologia,dactilonomia,sinais maçônicos,sinais telegráficos,telégrafo semafórico,quirologia,pantomima,pantomina,alusão,vaga insinuação,meia palavra = dictum sapienti;advertência,sinal,semáforo,luz azul,foguete,torre de observação,almenara,fogueira;facho,marca,resenha,linha,ferra,trema,cimalha,diérese,ápice,risco,raia,guarda,cetras,asterisco,estrelinha,antígrafo,itálico,grifo,sopontadura,anotação,chamada,rabisca,garatuja,penada,óbelo,pingo,ponto,acento,sinal diacrítico,letra vermelha,cedilha,acento circunflexo,impressão,vestígio,estampa;ceráunio,(para identificação): sinal característico,linha-d'água,contraprova,contramarca,contrassenha,contrassinal,tergo,duplicata,entalhe,cartel,etiqueta,bilhete,carta,letra,contador,téssera,santo e senha,cartão,testemunha,fiador,abonador,pegada,rasto,encalço,estampa;marca da fábrica,assinatura,firma,cetras,chancela,endereço,sobrescrito,fecho,cartão de visita;credenciais,atestado,certificado,sinal manual,impressões digitais,sinalética,cifra,selo,sigilo (des.),sinete,contrasselo,carimbo,mutra (ant.),escrita,autógrafo,original,visto,reconhecimento de firma,inscrição,endosso,cunho,logotipo,logomarca,signo,timbre,papel timbrado,passa-palavra,shibboleth;abre sésamo,bandeira,bandeirola,miqueletes,vexilo,pavilhão,jack,estandarte,águia,guião,flâmula,alferena,pluma,galhardete,lábaro,auriflama,balsão,balsa (ant.),flâmula sagrada,pavilhão,signa,sina,pendão das quinas,as águias romanas,as águias francesas,manípulo,quadra,tougue,crescente,torniquete,heráldica,brasão,cimeira,armas,escudo,cota de armas,broquel,chaveirão,armorial,libré,uniforme,penacho,cocar,roseta,laço de fita,divisas,tope,bordados,galão,banda,dragonas,epaulette,grinalda,capela,véu,hábito,sotaina,aliança,medalha;venera,(de localidade): farol,fanal,facho,boia de luz,monte de pedras,cruz,marco,mastro,ponteiro,mão de relógio,seta;cata-vento,marco condutor,flecha,mão,pilares de Hércules,crista das montanhas,baliza,boia,estrela polar,estrela do norte,Pequena Ursa,bússola,guia,orientação,endereço,direção,denominação,latitude e longitude,coordenadas geográficas,tabuleta,placa;chapa;notificação (informação);anúncio;patognômica,voz de comando,chamada,toque de reunir,alarma,sino;grito;exposição (explicação);prova;modelo.

Adjetivo

indicador,indicatório,indicativo,designativo,simbólico,denotativo,conotativo,diacrítico,característico,especificativo,representativo,típico,modelar,exemplar,figural,figurativo,pantomímico,patognômico,sintomático,demonstrativo,diagnóstico,exponencial,monumental,emblemático,lemático,armorial,individual;reconhecido,apontado,indigitado,assinalado por;reconhecível por;denotável,indelével,autográfico,quirológico,itálico.

Verbo

indicar;ser o sinal,ser o símbolo de;denotar,conotar,significar,mostrar,provar,dar indício de,exprimir,sinalizar,dizer,falar,definir,indiciar,encaminhar,designar,inculcar,indigitar,cotar;representar,encarnar,aludir,personificar,simbolizar,ser a fotografia de,figurar,dar bem a medida de,tipificar,expressar,adumbrar,ser o expoente de,marcar,ferretear,gravar,carimbar,estampar,mutrar (Ásia),rotular,etiquetar,ferrar,pôr uma marca em,assinalar,sinalar,chapar,riscar,pingar,cedilhar,traçar,tracejar,acentuar,pontuar,aspar,virgular,selar,sigilar,contramarcar;delinear,gizar,imprimir,gravar,estampar,estereotipar,abrir,lavrar,exarar,apontar,mostrar;fazer um sinal,dar sinal a,acenar,gesticular,sacudir a cabeça,acotovelar,dar de olho a alguém,piscar a alguém o olho,trocar olhares com,piscar os olhos,falar à esconso,bracear,bracejar,acionar,pestanejar,sacudir os ombros;agitar uma bandeira,içar uma bandeira,desenrolar uma bandeira,desfraldar uma bandeira,implantar uma bandeira,alvorar uma bandeira;agitar um lenço,capear,dar aviso (informação);dar sinal de alarma,tocar a rebate,rufar o tambor;soarem os clarins,soarem as trombetas;soltar um grito de alarma;assinar,selar,reconhecer a firma,atestar;sublinhar (dar importância);chamar a atenção para;abular,referendar;chancelar,timbrar,tarjar.

Advérbio

em sinal de,com penhor de,simbolicamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ecce signum. Ex ungue leonem. Ex pede Herculem. Ex digito gigas: pelo dedo se conhece o gigante. Ab uno disce omnes.

Conjunção

,.

Impressão

Substantivo

tiragem,edição,estereotipagem,tipocromia,gravação;compaginação,imprensa (publicação);prelo,offset,ofsete,rotogravura,máquina plana,rotativa,minerva,prensa,prensa tipográfica,linotipia,reimpressão,retiração,letra de forma,letra redonda,itálico,negrito,versal,versalete,palestina,pandecta,parangona,caracteres tipográficos,página,coluna,rebarba,granel,regreta,rama,medianiz,quadratim;tipografia,estereotipia,eletrotipia,galvanotipia,tipometria,linotipo,eletrotipo;fotocomposição,digitação,editor de texto,corretor ortográfico,corretor gramatical,arquivo eletrônico,edição eletrônica,computação,escâner,escaneamento,paginação computadorizada,OCR,DTP,CTP;cícero,elzevir,fólio (livro),exemplar,impressão,prova,revisão,copidesque,diagramação,fotolito,componedor;impressor,imprimidor,compositor,digitador,produtor gráfico,diagramador,editor,redator,revisor,tipógrafo.

Adjetivo

impresso,tipográfico,estereotípico,estereotipado e v.;calamídeo,macróstico.

Verbo

imprimir,tipografar,imprensar,reimprimir,compor,pôr em letra de forma,publicar;estereotipar,converter em cliché,assistir à folha,ler e corrigir as provas de granel,paginar,compaginar,fazer a revisão.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Plano

Substantivo

esquema,desenho,projeto,design,arquitetura,traçado,proposta,sugestão,resolução,opinião,alvitre,precaução;premeditação;tenção;sistema;organização;germe (causa);investigação,informação,coleta de dados,objetivação,esboço,traço,borrão,minuta,rascunho,esqueleto,arcabouço,carcaça,anteprojeto,bosquejo,compecilho,delineamento,cópia,prova,segunda prova,planilha,cronograma,fluxograma,revisão;programa,plataforma,prognóstico,prospecto,protocolo,cartaz,placard,ordem do dia,cardápio;papel,política (linha de conduta);método,recurso,previsão,probabilítica,estatística;invenção,incubação,elaboração,expediente,receita,fórmula,segredo,artifício,descoberta,estratégia,tática,dolos da guerra,ardil,estratagema;peça (decepção);alternativa,escapatória,mudança (substituição);trunfo,última cartada;medida,passo,golpe;acompanhamento,feed-back,retroalimentação,realimentação,adaptação;golpe de audácia,golpe de mestre,dama,rei,valete,cavalo de batalha,artilharia pesada,golpe de estado,golpe feliz,golpe ousado,golpe certeiro,jogo acertado,jogo atrevido,manobra bem inspirada,ideia luminosa;intriga,teia,cabala,mexerico,milongas,maranha,baralha,enredo,malhoada,trapalhada,tramoia,armadilha,arapuca,malha,malhada,meada,atrapalhada,cambolhada de grelos,onzenice,enliço,envoltas;trama,conciliábulo,conspiração,conluio,conchavo,conjura,conjuração,conspirata (fam.),urdidura,maquinação,urdume,entrecho,estratégico,estrategista,tracista,maquinador,planejador,projetador,projetista,arquiteto,arquitetor,empreiteiro,artista,promotor,organizador,conjurador,conspirante,conspirador,conjurado,mexeriqueiro,onzeneiro,intrigante.

Adjetivo

planejado e estratégico,tático,planejador e v.

Verbo

planear,planejar,desenhar,bosquejar,detalhar,formar,compor,imaginar,idear,idealizar,excogitar,fazer o plano de,fantasiar,esboçar,arquitetar,fabricar,confingir,maquinar,fraguar,forjar,forgicar,cunhar,artificiar,inventar,fingir,preparar,projetar,chocar,atentar,delinear,gizar,traçar,tramar,preconceber,premeditar,conchavar,preestabelecer,predeterminar;manobrar,engenhar um plano,engendrar um plano,tecer um plano,estabelecer um plano;deitar suas linhas,lançar suas linhas;sonhar,guisar,concertar,preconceber,preestabelecer,preparar um plano;amadurecer um plano;urdir,fiar,conjurar,minar,enliçar,enredar,mexericar,cabalar,conspirar,intrigar;pôr um rastilho,intrigar;sistematizar,organizar,arranjar;dirigir,amadurecer,mancomunar-se com,combinar com,estar de inteligência com.

Advérbio

em vias de preparação;em estudo,em apreço,sub-jove,na bigorna,no tapete,em incubação.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Ensaio

Substantivo

procura,busca,tentativa,investida,prova,(primeira) experiência,(primeiro) experimento,tentame,intentona,tentação,apalpadela,tentativa,jogo,especulação,sondagem,conato,ventura,aventura,aprendizagem,especulação,coup d’essai,début,estreia,sondagem (experiência);empirismo;teste;treino,apronto,preparo.

Adjetivo

ensaiador e v.;experimental;tentativo,empírico.

Verbo

ensaiar,experimentar;tentar,intentar,provar,testar,matraquear,apalpar,tentar os mares,esforçar-se por,buscar,procurar,tratar de conseguir,fazer tentativa,empreender,aventurar-se,venturar-se,arriscar,jogar,pôr em ventura,especular,explorar,sondar,tentar fortuna,tentar aventuras,propor-se a;andar às apalpadelas,ir às apalpadelas,tatear,procurar por tentativa;apalpar o vau,apalpar o caminho;esforçar-se,empregar suas melhores tentativas,fazer o possível;estrear-se,noviciar-se,iniciar-se.

Advérbio

experimentalmente,por tentativa,tentativamente,às apalpadelas,às cegas,à aventura.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dificuldade

Substantivo

fragosidade,impraticabilidade,inexequibilidade,escabrosidade,onerosidade,laboriosidade (impossibilidade);trabalho árduo,canseira;tarefa ingente,tarefa hercúlea,tarefa augiana,tarefa sisifiana,tarefa pesada;auso (poét.),ossos do ofício,percalços,bicho de sete cabeças,bico de obra,desfiladeiro,dilema,as pontas aceradas do dilema,aresta;senão,porém (como subst.),mas (como subst.),distrição,embaraço,resistência,algemas,contrariedade,agrura,atribulação,contratempo,transtorno,vicissitude,borrasca,embates da adversidade,embaraço,aperto,espinho,apertura,pedreira,atritos,cólicas,posição falsa,perplexão,perplexidade (incerteza);pesadelo,tormento,implicância,lance difícil,segredo,inibitória,complicação,assados,imensa e atribulada série de dificuldades,corda na garganta,embrulhada,atrapalhada,talas,alhada,carrapata,maranha,imbroglio,pedra no caminho,pedra no sapato,atrapalhação,complicador,engasgo,espinha,delicadeza,nó;nó cego,nó górdio,busílis;caminho escorregadiço,caminho tortuoso,caminho resvaladiço;atritos;questão delicada,questão irritante,questão complicada,questão embaraçosa;vexata questio,maromba,tamanduá,bordão de nós,cachoeira,dignus vindice nodus,rede,malha,cipoal,dédalo,labirinto,agulha em palheiro,meada de difícil desenredo,espinha na garganta,osso difícil duro de roer,pons asinorum,dente de coelho,quê,Rubicão,estreitezas,enleio,apuro;lance arriscado,lance apertado = tornilho;maranha,entaladela,rascada,enrascada,estreito,custo,trabalho,pena,quindim,conjuntura difícil,passo extremo,choque,situação crítica,crise,prova,provação,incômodo,transe,trabalho,pensão,emergência,água fervente,ninho de vespas,casa de marimbondo,atoleiro,cul-de-sac,beco sem saída = angiporto,betesga,problema de difícil solução,camisa de onze varas,entrave (obstáculo);resistência,algemas,abrolhos,espinhos.

Adjetivo

difícil,dificultoso,forte,penoso,tormentoso,duro,rude,árduo,insano,improbo,molesto,molestoso,abrolhado,abrolhoso,árdego,laborioso,trabalhoso,enfadonho,tedioso,oneroso,perigoso,hercúleo,formidável,embaraçoso,intrincado ou intricado,dilemático,alto,transcendente,que não pode ser tratado com luvas de pelica,de fazer suar o topete,complicado,complexo;labiríntico,dedáleo,meandroso,fadigoso,de água arriba,de costa arriba,mais fácil de se dizer do que se fazer,pedregoso,espinhoso,espim,espíneo,poliacanto,sarçoso,arrevesso,duro de,impidoso (ant.),austero,moroso,bicudo,cheio de responsabilidade,grande,impossível;desajeitado,pesado,insuave,encruado,ingovernável,indócil,intratável,indomável,impraticável,inexequível,obstinado;inacessível,horrível,fatigante,esgotante,extenuante,titânico,ruim,mau,escabroso = fragífero,áspero,fragoso,fragueiro,rude,exagitado,ingrato,nodoso,ínvio,não trilhado,nunca dantes navegado,íngreme,duvidoso,precário,enredoso,fosfóreo,fosfórico,implexo,complicado;desesperado;custoso,insano,cansativo,exaustivo,capaz de extenuar o ânimo mais robusto;implicante,embaraçante (incerto);delicado,melindroso;eriçado,emaranhado,cheio,ouriçado,crivado,pontilhado,assediado de dificuldades;malabárico,reduzido à última extremidade,engaranhado,embaraçado.

Verbo

dificultar,ser (difícil e adj.);ter o seu quê,ter rugas na cara,dar que suar,dar águas pela barba a alguém,fazer suar,fazer suar o topete,fazer suar a bom suar,ver-se em calças pardas,ter suas coisas,haver canas e canetas,custar caro,ser da breca,custar os dentes da boca,custar os olhos da cara,custar ameixas de conserva,atormentar,fazer o pesadelo de;cortar uma volta,testar a paciência,desafiar a paciência,atrapalhar,obstar;ser impossível;apresentar sérias dificuldades,enfrentar dificuldades;lutar com dificuldades,arcar com dificuldades,afrontar dificuldades,arrostar dificuldades;ficar perplexo;emaranhar-se,prender-se,enriçar-se,embaraçar-se,tropeçar,ter que ver,lutar com desvantagem contra,debater-se,esbracejar,entaliscar-se,andar às apalpadelas;estar à brocha,ver-se à brocha;ver-se em enleio,ver-se em apuros;não encontrar o trincho,estar com o baraço na garganta,nadar entre o rolo e a ressaca,lutar com marés contrárias e ventos ponteiros,dançar as tripecinhas;dar em duro,dar em seco;nadar contra a corrente,remar contra a maré;crescer a onda,não achar um furo ao negócio;estar metido em boas,estar metido em boa carrapata (pop.);meter-se em filistrias,meter-se em fofas,meter-se em camisa de onze varas,meter-se em cavalarias altas,ter uma espinha atravessada na garganta,ver-se gago,ver-se em calças pardas,estar no mato sem cachorro,pisar sobre ovos;ver-se em pancas,andar em pancas;perder seu latim,encravar-se,encravilhar-se,atolar-se,ver-se grego,ver-se azul,turvarem-se os horizontes,não saber para onde ir (incerteza);ver uma bruxa;tornar (difícil e adj.);enodar,dificultar,fazer delongas,complicar,encravilhar,entalar,agravar,comprometer,empeçar,eriçar de dificuldades,onerar,gravar,abrolhar,levantar dificuldades,pôr em carestia,promover obstáculos,obstaculizar,emaranhar,embaraçar,contrariar,assoberbar,atrapalhar,estorvar,apertar,meter alguém em boa,colocar em apuro,meter em danças,aviar.

Advérbio

dificilmente e adj.;a custo,a trancos e barrancos,a más penas,às duras,arrastadamente,em apuro,mal,adur (ant.),in extremo;à custa de suor,à custa de fadiga;entre dois fogos,entre Cila e Caríbdis;aux abois,au bout de son latin,com dificuldade,a custo,mal,a martelo,contra a corrente,à rebours,invita Minerva,em talas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Primo avulso, non deficit alter;as dificuldades vêm uma após outra;Agora é que são elas;Aqui é que a porca torce o rabo;Aí é que pega o arado;Aí bate o ponto;Aí é que é o diabo;Temos obra!;Aí está o tu autem;Dá-lhe a água pela barba,Mais pode Deus que o Diabo.

Conjunção

Adversidade

Substantivo

frágoa,mal;infortúnio,desfortúnio,mal-estar,fracasso;tribulação,atribulação,cafife,aperto,apertura,pressa,dificuldades;sorte má,sorte adversa,sorte madrasta;má andança,azar = apolitana (ant.),infelicidade,tumbice (fam.),urucubaca,coita (ant.),caguira,calistismo,desgraça = camarço,desventura,desdita,desfortuna,macaca,ouro da Tolosa;infelicidade perseverante,mal-aventura,ruína,queda,série ininterrupta de acidentes funestos,desgostos,raivinha,contratempos = angustia temporum,baldão,trambolhão,triste fadário,sorte,raio = desgraça,má fortuna,descalabro,mofina,amofinação,mar revolto da vida,inferno sobre a terra,boceta caixa de Pandora,transe,prova,provação,incômodos,asperezas,transtorno,peripécias,revés,viravolta,vicissitude,maldição,rajada,vendaval,tormenta,fardo,premência do tempo,desgraça dos tempos,dia aziago,dies iræ,noite caliginosa;dias nefastos,dias ominosos,dias sombrios,dias difíceis;ano hebdomático,ano bissexto,ano caliginoso;hora infortunada,horas minguadas;vento marulheiro,vento ponteiro,vento repugnante,vento contrário;vento da desgraça,contravento,pé de vento,furacão,aflição;cuidados;tropelias,capricho da sorte;revés da fortuna,mal-aventura,maus dias,infortuna;acidente,desastre,sinistro,calamidade,fatalidade,catástrofe,casualidade,fatalismo;cruz;queda,baque,ruína;o empalidecer da estrela de alguém,o declinar da estrela de alguém,o desmaiar da estrela de alguém,desmoronamento,soçobro,destruição;vicissitudes humanas,hora amarga do ostracismo,linha sinistra,ostracismo,petalismo;Ícaro,Faetonte,Sísifo,mofino,náufrago,calisto,panema,sacomão (ant.),vítima,mão de finado,tumba,sombra negra,asa negra.

Adjetivo

adverso,infortunado,desgraçado,funesto,prejudicial;em cuja pele ninguém quer estar,desditoso,desditado,desremediado;digno de melhor sorte,digno de melhor situação;desvalido,impróspero,desventurado,mal-afortunado,mal-andante,malditoso,malnascido,malventuroso,mal-aventurado,malfadado,astroso = que nasceu sob a influência de mau astro,desditoso,infortunoso,desafortunado,caipora,infeliz,coitado,pobre;fadado à desventura,perseguido pela fortuna;brumal,deplorável,miserando,ruinoso,calamitoso,malpropício,aziago,mofinento,nefasto,adverso,caliginoso,negregoso,negro,atro,desastroso,desastrado,cruel,infando,cheio de azar,azarento,caipora,desumano,danoso,sinistro,ominoso,obnóxio,infausto,mofento,atroz,angustioso,premente,tetro,sombrio,triste,proceloso,tempestuoso,amargo,miserando,trevoso,tenebroso.

Verbo

estar mal,ser (desgraçado e adj.);encontrar dias sombrios,lutar contra as fatalidades do destino,andar aos baldões,viver dias calamitosos,não prosperar;nadar em seco,remar contra a maré,ir pela ladeira abaixo,dar uma queda,decair;estar em decadência,entrar em decadência;passar da opulência à desgraça,vergar-se ao peso da desgraça,declinar,baquear,encaiporar-se,ter conhecido dias melhores,andar com pouca sorte,ser de pouca sorte,correr mal a sorte a alguém,dizer mal a dita a alguém,não soprarem bons ventos a alguém,por um modo favorável,comer terra,desempoleirar-se,nascer em má hora,perder o valimento e a influência,ter caveira de burro,dar mau grado à fortuna = maldizer a sorte;ter nascido com mau fado,ter nascido sob estrela funesta;não passar da cepa torta,desmaiar a estrela a alguém,ser um dia de juízo;começar uma série de infelicidades,trocar-se o claro dia em noite escura,cair a maldição em casa de alguém,desandar,bater a adversidade à porta,mostrar-se adversa a fortuna,infortunar,desventurar,desgraçar,coitar,malfadar,vaticinar mau fado,mau destino,destinar para a desgraça,escapar da mosca e ser comido da aranha,dizer mal à sua vida,encaiporar,encalistar.

Advérbio

adversamente % adj,às más horas,de mal a pior,num amargo furor contra a sorte;na hora amarga do ostracismo.

Provérbio

Nos trabalhos se veem os amigos;No aperto e no perigo se conhece o amigo;Nem preso nem cativo têm amigo;Amicus certus in re incerta cernitur;Tempora si fuerint nubila solus eris;De grande subida, grande caída;Quanto maior a altura, maior a queda;Não quero estar na sua pele;Quem em mais alto nada, mais presto se afoga.

Interjeição

Frase

Sua estrela começa a empalidecer;Sua sorte está lavrada;Seus dias estão avaramente contados;Sic transit gloria mundi;Tantas vezes vai o cântaro à fonte que lá fica;Tant va la cruche à l’eau qui à la fin elle se casse;(Lei de Murphy) Se algo pode dar errado, certamente dará;O pão sempre cai com a manteiga para baixo;Nuvem caliginosa empana o brilho de sua estrela.

Conjunção

Sentimento

Substantivo

sofrimento,tolerantismo,tolerância,suportação,experiência,prova,fieira,correspondência,simpatia;impressão,efeito patológico,abalo,mossa,tranco,inspiração,afeição,afetividade,emoção,chaça,sensação,conturbação,comoção,perturbação,patético,cenestesia;ardor,fogo,zelo,calor,veemência,força,unção,fervor,fervença,cordialidade,animação,ímpeto,impulso incontido,arrebatamento,empressement,entrega,impetuosidade,entusiasmo,arroubamento,vibração,verve,furor,fanatismo,partidarismo,sentimentalismo (excitação de sentimentos);tesão,sinceridade de coração (disposição);paixão (estado de excitabilidade);enlevo,arroubo,êxtase (prazer);rubor,incendimento,pejo,vergonha,calafrio,frisson,estremeção,estremecimento,frêmito,trêmito,abalo,choque,sobressalto,agitação;o bater do coração,palpitação,tique-taque,baque,tremor,trepidez,ofego;arquejo,atrapalhação,confusão,perturbação,tremor violento,atarantação,vozearia,fermento,efervescência,palidez,suor frio,batimento de queixo;semblante inflamado,frendor = rangido de dentes,tefe-tefe.

Adjetivo

sensível,sentiente,sensiente,sensório,sensorial,sensitivo,apegadiço,emotivo,emocional,receptivo;ardente,vivo,forte,intenso,veemente,instante,afincado,patético,agudo,acerbo,penetrante;incisivo;afiado como navalha,afiado como os dentes de javali;cortante,pungente,picante,enérgico,ativo,cáustico,sincero,fácil de entusiasmo,ávido,desejoso,ansioso,ofegante,arfante,trêmulo,tremuloso,férvido,fervoroso,fervente,fremente,zeloso,caloroso,apaixonado,comovido até o fundo,cheio de zelo,cordial,entusiasta,entusiástico,ardente,fogoso,ardoroso,flamifervente,flamispirante,flamívomo,abrasado,flamante,estrênuo = denodado,devotado,extremoso,afetuoso,desvelado,fascinado pela visão de,tocado de admiração e amor;dominante,avassalador,empolgante,absorvente,rábido,raivoso,febril,fanático,histérico,impetuoso (excitável);epiléptico;impressionante,trágico,dramático,poético,impressivo,indelével,inapagável,indestrutível,eterno,que faz vibrar as cordas do coração,comovente,comovedor,de fazer chorar as pedras,que fala à alma,eletrizante,esfuziante,palpitante,arrebatador,enlevador,que acende êxtases;impressionado,comovido,sensibilizado,abalado,tocado,eletrizado,empolgado,devorado,trabalhado,preso,sedento,minado por;cevado,repassado,embebido,morto de;enlevado;arrebatado,tonto,extático,absorto,arroubado;perdido,transido,radiante de.

Verbo

sentir,perceber,receber impressão,ter,conhecer de perto,ter a consciência de,experimentar,gozar,sofrer;acariciar um sentimento,alimentar um sentimento,nutrir um sentimento,agasalhar um sentimento;revestir-se,ter o seu tanto de,ser fértil em,armar-se,encher-se,fazer provisão,corresponder,vibrar,deixar-se contaminar;sofrer,padecer,provar,suportar,arcar com,experimentar,libar,aguentar,tragar,tolerar,aturar,curtir,arrostar,conhecer por experiência,morrer de,suportar o assalto de,afrontar,desafiar,resistir a;inflamar-se,abrasar-se,animar-se,encandecer,rosar-se,envergonhar-se,sensibilizar-se,impressionar-se,corar,ruborizar-se,envermelhecer,mudar de cor,subir o rubor às faces,afoguear o pejo a face a alguém,transverberar a alguém pelo semblante (a dor),sentir a cara em brasa,ficar cor de pimentão,arder o pejo nas faces,enrubescer-se,tauxiar o rubor as faces de,embargar a voz,empalidecer,perder a cor,comover-se,hesitar,desconcertar-se,ficar agitado,ficar chocado;ofegar,arquejar,arfar,fremir,palpitar,pulsar,tremer,faltar a voz a alguém,enfiar,entreturbar-se;fazer-se pálido,ficar pálido,ficar desconcertado,ficar vermelho,ficar fulo;estremecer,sobressaltar-se;pulsar,vibrar,tumultuar o coração;ficar engasgado,sufocar-se;bater o coração alvoroçado,atrapalhar-se,atarantar-se,perder as estribeiras,desnortear-se,estontear-se,transtornar,enraivecer-se;remorder-se,ralar-se,atormentar-se,afligir-se de;consumir-se,frender = ranger os dentes;turbar-se,conturbar-se;impressionar (excitar);atravessar,quebrar o coração com,varar,trespassar,retransir.

Advérbio

sensívelmente e adj.;sentidamente,emocionadamente,emotivamente,do coração,do peito,do íntimo d’alma,do imo peito,ab imo pectore,com lágrimas de sangue,com amor,com o coração quebrado de,do fundo d’alma,afervoradamente;com os lábios trêmulos,com lágrimas nos olhos,com o coração palpitante e fremente de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Sofrimento

Substantivo

padecimento,martírio,dor,pena,escatima,mal,frágoa,amargura,tortura,tormento (dor física),sevícia,suplício;desgosto,dissabor,aflição,angústia,picada,cuita (ant.),aborrecimento = zanga,as endoenças,desprazer,desprazimento,displicência,agro,náusea,dessatisfação,desconforto,desconsolo,contrariedade,consternação,aversamento,transtorno,pesar,pesadume,penosa impressão,mal-estar,malaise,apoquentação,inquietação,vexame,vexação,ralação,trabalhos,camarço,descontentamento;abatimento;enfado;horror,tortura,crueldade,cruciato,rigor,irritação,inflição,agrura,aperto,matação,consumição,mortificação,tribulação,atribulação,mau quarto de hora,cuidados,cadilhos,incerteza aflitiva,penas,ansiedade,aperto de coração,incômodos,apreensões,desassossego,fogo,formigueiro,ademonia,agitação extrema,inquietação,deseperança,preocupação,prova,ordália,prova de fogo,picadela,flagelo,castigo,peste,pesadelo,íncubo,efialta,perseguição,afliação,agonia = congoxa = distrição,contristação,adversidade,provação,transe,momento aflitivo,conjuntura aflitiva,crise de angústias,choque,golpe,tristeza,lazeira,fardo,carga,sarcina,cruz,peso,via-sacra,calvário,Gólgota,abatimento,prostração,desgraça,amargura,angustura (ant.),suor frio,infelicidade,desdita,desventura,miséria,infortuna,infortúnio,desolação,tragédia,drama,nojo,luto,um painel de horrores,cargas da vida,desespero;extremidade,apuro,extremo,agonia,vasca,ânsia extrema;purgatório,inferno;cálice de amargura,inferno sobre a terra,reinado do terror,adversidade;sofredor,padecente,padecedor,mártir,vítima,náufrago,presa,preia,desgraçado,infeliz,mesquinho,bode = emissário,bode expiatório,hazazel,malhadeiro.

Adjetivo

sofredor,padecente,alanceado de dores;atravessado de dores,transpassado de dores,de setas;lanceado de dor;lavado em lágrimas,banhado em lágrimas;congoxoso,desconsoloso,choroso,ralado de amarguras,golpeado,acabrunhado e (v.;perturbado pela dor,alquebrado pela dor,oprimido,atormentado,acidentado,infortunoso,digno de dó,lastimoso,lacrimável,lastimável,atribulado,granizado pela desgraça,fragoado,quebrantado,vitimado,triste,desgostoso,dissaboroso,pesaroso,contristado,desgraçado,desventurado,desafortunado,malafortunado,malaventurado,belisário,desinfeliz,desditoso,malfadado,malandante,infeliz,inditoso,infausto,desolado,escalavrado pelo desespero,consternado,miserável,mísero,misérrimo,amofinado,argel (ant.),arrastado,aflito,lastimoso,murcho,abatido;sem graça,sem vida,sem animação,desconsolado,mofino,rasgado de acerba dor,desassossegado,intranquilo,ansioso,descontente,mal-humorado;aborrecido;perdido,desesperado;horrorizado,vitimado por.

Verbo

sofrer,sentir,gemer,passar,padecer,experimentar;suportar,aguentar,gramar. tolerar,amargar;resistir às dores;ver estrelas ao meio-dia (dor física),sangrar,penar,ser vítima de,ser uma lerna de desventuras,ter o purgatório em vida;sofrer grandes danos;pagar caro,sorver o cálice da amargura,sentir-se tomado de amargura e sobressaltos,fazer penitência;enfrentar dias adversos (adversidade),sangrar de dor,padecer seu quinhão de dor,esgotar o cálice da amargura,penetrar-se de dor,pagar tributo a,beber trabalhos e desgostos;comer o pão que o diabo amassou;partir o coração a alguém,ter amargos de boca,passar pela fieira,passar mau quarto de hora,ter suores frios,passar maus bocados,beber desgostos,assentar-se sobre espinhos,andar em brasas,estar sobre espinhos e alfinetes,não estar num leito de rosas,trazer o inferno no coração,ter a morte no coração,recair na tristeza,infernar-se,chagar-se,afligir-se,agoniar-se,penalizar-se,incomodar-se,inquietar-se;consumir-se de cuidados,estar em grelhas;estar sobre grelhas,estar preocupado,pedir a morte como um descanso,pagar o pato,pagar caro,arder o pelo a alguém,queixar-se,atormentar-se,entristecer-se;cortar o coração (infligir sofrimento),ser martirizado;ter o coração inquieto a sangrar aberto numa ferida sem remédio.

Advérbio

infelizmente e adj.;para cúmulo de desgraça,por mal de nossos pecados,em mal,por desgraça,mal pecado,por mal de meus pecados;com o coração despedaçado,quebrado de dor,a sangrar de dor;para cúmulo de desgraça,ainda mal,em mal,na frágoa do padecer.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dolorimento

Substantivo

confrangimento,aflição,angústia,dor,incômodo,incomodidade,cuidados,prova,provação,agrura,atribulação,dissabor,inflição,golpe,punhalada,fardo,carga,ônus,gravame,peso,maldição,anátema,desprazer,injustiça,perseguição,abuso,incêndio,flagelo,peste,vexame (malevolência);avania,vexação,judiaria,opressão,sobrecarga,albarda,acinte,pirraça,sainete,mortificação,severidade,acerbidade,aperreação,pesadelo,efialta,dandão,tormento,inquietação,ulceração,calamidade,catástrofe,tragédia,desgraça,cataclismo,hecatombe,pogrom,Holocausto;lazeira,mar de angústias,ralação,raladura,suplício,causticação,cheque,contrariedade,trauma,traumatismo,ferida,cutilada;solavanco,setada,infestação,flagelação,desfortuna,infortúnio,malaventura,ninho de vespas,casa de marimbondos,cancro,úlcera,chaga,acúleo,espinho,aguilhão,escorpião (ente malfazejo);lepra,cautério,dardo,seta,punhal (armas);tortura,sevícia,martírio,cruciato,ecúleo,açoite (instrumento de punição);acidente,desastre,sinistro;désagrément,esclandre,escândalo,absinto;fonte de dissabores,fonte de contrariedades,fonte de desgostos;borrasca,quebra-cabeça,contratempo,molestação,malignidade;desmancha-prazeres,pirraceiro (homem ruim).

Adjetivo

doloroso,dolorido,atribulador,sensível,angustioso,atroz,dorido,dolorífico,fulminante,amofinador,que contende com os nervos,alanceador,traumático,aflitivo = congoxoso,pungente,pungitivo,excruciante,cruciante,sensitivo,compungitivo,lancinante,acerbo,consternador,injucundo,despeitoso,desagradável,desprazível,repugnante,amargo,amargoso,inconvidativo,assustador,agudo,penetrante,desinquietador,desinquietante,duro,incômodo,incomodativo,molesto,indesejável,mau,grande,ruim,obnóxio,perigoso,infortunado,funesto,deplorável,deplorando,miserando,miserável,nefasto,infausto,aterrador,brutal,inaceitável,inadmissível,impopular,dessatisfatório,desajeitado,infeliz,inconfortável,desanimador,depressor,aviltante,triste,aborrecido,glacial,inglório,ingrato,melancólico,merencóreo,meditativo,patético,falto de vida e de animação,acabrunhante,contristador,magoativo,irritante,opressor,porta-penas (poét.),remordaz,remordedor,opressivo,implacável,desolador,lamentável,lacrimável,desgraçado,roedor,tétrico,lúgubre,lôbrego,funestador,funesto,funéreo,funeral,funerário,macabro,calamitoso,atormentativo,flagelativo,molesto,molestoso,irritante,irritativo,fétido,vulnerante,vulnerativo,agravante,sério,grave,mortificante,chocante,adurente,amofinador,anabrótico = corrosivo,esfolador,acintoso,vexatório,oneroso,gravoso,fastidioso,enfadonho,displicente,tedioso,pestilencial,importuno,impertinente,aborrecível,insuave,tormentoso,incômodo,conquassivo,trabalhoso,onusto,danoso,prejudicial,nocivo,birrento,inaturável,intolerável,insuportável,incomportável,impossível,inaudito,feio,insofrível,que não se pode aturar e;dessaudoso,capaz de tentar um santo,suficiente para enlouquecer alguém,terrificante,monstruoso,metuendo (poét.),medonho,fero,terrífico,terrível,infernal,assustador,apavorante,pavoroso,espantoso,inominável,formidável,abominável,odioso,execrável,hórrido,horrífero,horrífico,horripilante,horroroso,horrendo,horrente,tremendo,miserando,infando,repulsivo,hediondo,repelente,enjoativo,detestável,ofensivo,nauseabundo,nojento,nojoso,abjeto,revoltante,repulsivo,engulhoso,asqueroso,vil (ruim);feio;desanimador,aguado,desenxabido,insosso,enfastioso,penoso,fastidioso,rude,áspero,frio,ríspido,cortante,diro,cruel,crudelíssimo,atroz,desumano,severo,cáustico,causticante,dilacerante,envenenado,peçonhento,ruinoso,desastroso,fatal,negro,negregado,tenebroso,caliginoso,aziado,atro,ferrugíneo.

Verbo

causar dor,infligir dor,produzir dor,ocasionar dor,provocar dor;penar (ant.),ferir,amachucar,machucar,contundir,apertar,aguilhoar (dor física);traspassar,cravar o coração,golpear,lancear,lancinar,chagar,retalhar,torturar,seviciar,flagelar,traspassar,chocar,condoer,afligir,amuar,acabrunhar,pungir,pôr albardas a alguém,atormentar,confranger,compungir,magoar = sovinar,amofinar,ralar,tratear,molestar,penalizar;ferir o coração,ofender o coração,chocar o coração,irritar o coração;desconjurar,lançar em profunda tristeza,confranger a alma,infernizar,melindrar,desconsolar;despedaçar o coração,lacerar o coração,vulnerar o coração,escalavrar o coração,torturar o coração,oprimir o coração,ulcerar o coração,rasgar o coração,partir o coração;ser um dia de juízo,sangrar,arrancar lágrimas,chamar lágrimas aos olhos,desconfortar,desalentar;causar dó,causar enternecimento;causar pesar,martirizar,atribular,setear,magoar,alancear,picar o coração,triturar o coração,lancinar,pesar,tormentar,remorder,cruciar,escarificar,escarnificar,exulcerar,faretrar = ferir com flecha,sarjar,atenazar,calamocar,macerar,matar,pisar,dardejar;pisotear,espezinhar,esmagar;cravar um punhal no coração de;apunhalar,navalhar;funestar = tornar infeliz,miserar,desconsolar,atristar;contristar,melancolizar,entristecer,consternar,enlutar,desgostar = afelear,aborrecer,implicar com,preocupar,incomodar,importunar,perturbar,infortunar,infelicitar,aguar um prazer,desagradar,desprazer,inquietar,desinquietar,agoniar,desassossegar,roer,vexar = arpar = mortificar = lhanar,supliciar,judiar;(vulgar) sacanear,encher,encher o saco,azucrinar,aporrinhar,abespinhar,incomodar,atazanar,apoquentar,abufelar,aperrear,enfadar,ralar,maçar,empestar,infestar,perseguir,escorraçar,afugentar,devorar,angustiar,congoxar,amargurar,desventurar,enturvar,afetar,negrejar,nublar,convulsionar,roubar o sossego a alguém,sobrecarregar,gravar,onerar,retalhar,retraçar,arrasar a alguém os olhos de lágrimas,minar,moer,morder,irritar,provocar,afiar,exasperar,experimentar,pôr à prova a paciência de,frenesiar,enfrenesiar,afugentar,escorraçar,enxovalhar,maltratar,agravar,contrariar,marfar,ofender;cansar,fatigar,impressionar mal,encolerizar,meter o ferro a alguém = fazer pirraça,pôr o baraço na garganta de alguém,causticar,atribular;tocar na ferida,tocar na matadura,enoitecer,enlutar,oprimir;maltratar,atucanar,aferrar,assaltar,bater (castigar);enjoar,causar náuseas,ansiar,enojar,revoltar,causar repulsa,feder,incorrer no rancor de,fazer mau estômago,enfastiar,produzir sentimento penoso,verminar,horrorizar,horripilar,arrepiar,amedrontar,gelar o sangue,eriçar os cabelos,desvelar = tirar o sono a,colocar mais um prego no caixão de,não fazer bom estômago a alguém.

Advérbio

dolorosamente e adj.

Provérbio

Interjeição

hinc illœ lachrymœ!.

Frase

Conjunção