Sua língua na Internet

 

(com.ple.xo)

[cs]

a.

1. Que abrange ou contém muitos elementos ou aspectos diversos, com diferentes formas de inter-relação, às vezes de difícil apreensão ou compreensão: "... são tão complexos os atos humanos..." (Afrânio Peixoto, Maias e Estevas)) [ Antôn.: simples. ]

2. Complicado, difícil (enredo complexo) [ Antôn.: descomplicado, fácil. ]

3. A que falta clareza (código complexo); CONFUSO; OBSCURO [ Antôn.: claro, compreensível. ]

4. Gram. Diz-se do sujeito ou atributo em que a ideia principal é modificada por outras.

5. Lóg. Diz-se da proposição em que alguma palavra tem uma proposição que dela depende.

6. Mat. Diz-se do número que é expresso por unidades distintas e homogêneas (como horas, minutos e segundos; dia, mês e ano)

7. Mat. Diz-se de número constituído de uma parte real e uma imaginária, no formato a+bi, no qual a e b são reais, i imaginário

sm.

8. Conjunto, reunião de várias coisas, elementos, circunstâncias etc., com algum tipo de relação entre si (complexo petroquímico): complexo de propostas, de circunstâncias.

9. Psic. Conjunto organizado de representações e lembranças de forte valor afetivo, parcial ou totalmente inconscientes ou reprimidas, que podem influir no comportamento

10. P.ext. Psic. Perturbação de comportamento decorrente dessa influência

11. Card. Representação no eletrocardiograma da sístole ventricular

12. Med. Sequência de ondas cerebrais registradas em eletroencefalograma e que apresentam um padrão específico e constante, independentemente de sua amplitude ou duração

[F.: Do lat. complexus.]


Complexo B
1 Ver Complexo vitamínico B.


Complexo Brasileiro
1 Geol. Bras. Denominação (segundo Branner) dos terrenos brasileiros mais antigos.


Complexo conjugado
1 Mat. Número complexo cuja parte real é igual à de outro número complexo, e cuja parte imaginária tem sinal contrário à parte imaginária do segundo. [Tb. apenas conjugado.]


Complexo de Édipo
1 Psi. Segundo Sigmund Freud, atração erótica de uma criança pelo progenitor do sexo oposto, e consequente tendência hostil para com o progenitor do mesmo sexo.
2 Especialmente, atração sexual de um menino pela mãe, acompanhado de ciúme do pai.


Complexo de Electra
1 Psi. Segundo Carl Jung, atração sexual de uma filha pelo pai.
2 P.ext. Forte ligação entre pai e filha.


Complexo de Golgi
1 Cit. Sistema de vesículas, ou pequenos sacos, no citoplasma das células, que tem, entre outras funções, a da secreção celular. [Complexo de Golgi susbstituiu aparelho de Golgi na nova nomenclatura anatômica.]


Complexo de inclusão
1 Quím. Combinação química na qual cavidade existente numa molécula é preenchida por molécula menor, sem se processar ligação química entre elas.


Complexo de inferioridade
1 Psi. Conjunto de sensações e reações psiquicamente estruturados, associados a uma autopercepção de deficiências e inferioridade, reais ou imaginárias.
2 Psic. Segundo Alfred Adler, conjunto de sensações e reações psiquicamente estruturadas que teriam como causa o conflito entre uma vontade e o temor do fracasso, baseado em experiência anterior.


Complexo de superioridade
1 Pop. Sentimento de que se é superior a outrem (em qualidade, qualificação, nível econômico ou social etc.).


Complexo espacial
1 Astnáut. Área ou base aérea onde se acham instalados todos os equipamentos necessários para preparação e realização de missões espaciais por espaçonaves.


Complexo vitamínico B
1 Farm. Associação de vitaminas B1. B2. B6 e B12, de ação na prevenção de certas doenças e na proteção de tecido nervoso, em estados de convalescença e durante o uso de determinados medicamentos.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Todo

Substantivo

totalidade,conjunto,íntegra,somatório,integridade,total,inteireza,plenitude,completude,ensemble,coletividade,universalidade,unidade;completamento,todo,tudo,um,a unidade,agregado,complexo,o grosso,o montante,soma,bolo,tout ensemble,comprimento e largura,o alfa e o ômega,massa,corpo,compages,tronco,esqueleto,armação,ossada,ossatura,arcabouço,estrutura;a parte maior,a parte principal,a parte mais favorecida;parte essencial;a parte do leão,o melhor bocado,o comprido e o curto.

Adjetivo

todo,total,íntegro,integral,inteiro,global,completo;um,uno,inquebrado,indiviso,impartilhado,inconsútil,inteiriço,monóxilo,imutilado,incoarctado,irrepartido,irrestrito,indissolvido,indiluto,indestruído,inconsunto,perfeito;impartilhável,indivisível,inconsuntível,inconsumível,irrepartível,infrangível,inquebrável,inseparável,insé(c)til,que se não divide,indecomponível,indissolúvel.

Verbo

formar em um todo,constituir em um todo,reunir em um todo;integrar,integralizar,arredondar,completar,complementar,repletar,inteirar,inteiriçar,adunar,aunar (ant.),incorporar,unificar,tornar uno e indivisível,amontoar,coacervar,agregar,reunir;totalizar.

Advérbio

totalmente.;inteiramente,integralmente,completamente;em cheio,em grosso,englobadamente,por atacado,por grosso,por encheio,por junto,em globo,em bloco,em massa,em peso,de altamala,na totalidade,in-extenso,por extenso,en bloc,de monte a monte,na íntegra,in integrum,por inteiro;sem lhe faltar um jota,sem lhe faltar um til;de alto a baixo,dos pés à cabeça,de lés a lés,de fio a pavio,de cabo a rabo,de alfa a ômega.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Reunião

Substantivo

reconcentração,concentração,agrupamento,grupo,coleção,jogo,série,repertório,pecúlio,coligação,compilação,codificação,complexo,grupo,bando,leva,recrutamento,colheita,ajuntamento,rebanhada,agregação,agregado,cúmulo,rima,montão,agrumento,grumento,concorrência,afluência,concurso,pinha,congregação,conjunto,união,complexão,convergência,confluência,afluxo;divertimento );comício,assembleia,junta,congresso,sínodo,concelho,concílio;convenção,conventículo,conciliábulo,pandemônio,conclave,consistório,bordel;companhia,esquadra,exército;multidão;meeting,sorte,sortimento,congestão,enchente,dilúvio,conglomerado,conglomeração,coacervação,coagmentação,cumulação,acumulação,omnium,gatherum,espicilégio,quantidade;arquipélago,feixe,trouxa,atado,molho,fuste,liaça,lio,pacote,embrulho,maçaroca,braçada,abada,pazada,maço,cacho,racimo,paveia,meda,gavela,fardo,paca,grei,rebanho,montanha,acervo;miscelânea (mistura);coletivo,coletânea,antologia;mapoteca,coleção de mapas,museu,menagerie;código,restolhada,constelação,plêiade,massa popular,enchente,barafunda,acúmulo,armada,esquadra,hoste,grumetagem;armento,armentio,atilho,alcateia,cambo,enfiada,espiche,cambada,baixela,batelada,bateria,braçada,abada,cabido,capítulo,cáfila,caravana,boana,cardume,carrada,caterva,magna caterva,cavalgada,asnada,asnaria;colunata,coxia,cenáculo,chafardel,choldra,choldraboldra,chorrilho,chusma >,junta,cingel,coorte,colmeal;colmeia,congérie,congregação,constelação,corda,castelo;cordoalha;corja,elenco,fauna,festão,grinalda;ramalhete;pinhota,fieira,correnteza,fornada;girândola;herbário,horda;enxárcia,espicha,enfiada,farândula,farandulagem,chibarrada,rebanho caprino,fato,jolda;jugada,junta,júri;leva,lote,pinha,magote,gentiaga;canalha,malhada,malta,quadrilha,malandragem,matulagem,bando,maltesia,maltaria,maromba,manada,manga,mastreação,palamenta,matula,matulagem,mó,mole,miríade,montão,morouço,moirouço,ninhada,nuvem;oviário,plêiade,falange,pecúlio,piara,ruma,pilha,manicodiata,ponta,praga,partida,trindade,quarteto;quaternidade;trinca,rancho,ranchada,récova,récua;recovagem,ramo (de gente),rebanho;rebanhada,mulherio;revoada,roda,rol,resma,rima;súcia,teoria,troço,tropel,turbilhão,turbamulta,turno,turma;vara.

Adjetivo

reunido,grupado,juntado,coligado,aglomerado,concentrado,agrupado;empinhocados,juntado,agarrados uns aos outros,coletivo,compacto,apertado,cheio,denso,repleto,apinhado,abarrotado,prenhe,enxameante,populoso;fasciculoso,racimoso,cumulativo,armentado,agregativo,coletor,convocativo,gregal,gregário,rebanhio,manadio,sinagelástico;racimado,racimoso.

Verbo

reunir,grupar,agrupar,juntar,ajuntar,coordenar,coadunar,incorporar,colocar,congregar,coligar,glomerar,aglomerar,conglomerar,concentrar,englobar,agremiar,emagotar,enramalhetar,convocar,coacervar,colecionar,respigar,coligir,recoligir,recolher,codificar,amontoar,acumular,entesourar,estocar,enxamear,formigar,inçar,abundar,conglobar,amontoar,amonturar,encastelar,emedar,empilhar,acavalar,agavelar,engavelar,enfeixar,apinhar,encher,abarrotar,atestar,pôr em montão,cooptar,agregar,afiliar,justapor,aglutinar,misturar;entrouxar,acondicionar,empacotar,embarrilar;embrulhar,suciar,arregimentar,enramalhetar,enramilhetar,associar,consorciar,irmanar,arrebanhar,atropilhar,aquadrilhar,enranchar,somar,atropar;acardumar-se,andoar-se,andar em súcia,comer de matula;acotovelar-se,comprimir-se,premer.

Advérbio

reunidamente,agrupadamente,coletivamente,compactamente,desamente,abarrotadamente,apinhadamente,cumulativamente.;em bando,em bandadas,às bandadas,em revoada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Número

Substantivo

símbolo,algarismo,cifra,cifrão;número inteiro,número fracionário,número redondo,número decimal,número comensurável,número incomensurável,dígito,mônada,fórmula,função,série,parcela,soma,somatório,resto,excesso,diferença,minuendo,diminuendo,subtraendo,diminuidor,produto,resultado;produto parcial,produto total;multiplicando,multiplicador,fator,coeficiente,dividendo,divisor,quociente,resto,submúltiplo;parte,alíquota,fração,número misto,numerador,denominador,decimal;dízima periódica simples,dízima periódica composta;medida,unidade de;número primo,número múltiplo,número par,número ímpar,nones ou nunes;parnão,arranjo,permutação,combinação,sinal somatório;razão ou relação;razão por diferença,razão por quociente,proporção;razão aritmética,geométrica;potência,expoente,base,quadrado,cubo;raiz quadrada,raiz cúbica,radical,índice,logaritmo,cologaritmo,antilogaritmo,módulo,equação,termo,coeficiente,raiz,parâmetro,abscissa,ordenada;matriz,determinante;cálculo diferencial,cálculo integral,cálculo infinitesimal;limite,derivada,método das fluxões.

Adjetivo

numeral,numerativo,arábico,romano,complementar,suplementar,divisível,divíduo,numérico,numerativo,dimidiato,aliquota,aliquanta,primo,equimúltiplo,múltiplo,submúltiplo,fracionário,divisional,mensurável,imensurável,comensurável,proporcional,exponencial,diferencial,fluxionário,integral;complexo,incomplexo;positivo,negativo,nulo,racional,irracional,real,imaginário,impossível,infinito.

Verbo

Advérbio

proporcionalmente,numericamente,racionalmente,calculadamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Numero Deo impare gaudet.

Conjunção

Sinuosidade

Substantivo

flexuosidade,tortuosidade,inextricabilidade,entresseio,enseio,recorte,convolução,involução,costadas (de rio),anfractuosidade,anfracto,quebrada,aneladura,onda,ondulação,enleio,acidentação,meandro,circuito,trança,viravolta,reviravolta,rodeio,ambages,labirinto,dédalo,meandro;torção,torcedura,inosculação,reticulação,(cruzamento),espiral,rosca,filete,ziguezague,caracol,cóclea,espira,hélice,helícula,circunvolução,parafuso,saca-rolhas,lemniscata,viburno,trepadeira,torcicolo,rolo,cacho,canudo,frisado,anel (de cabelos);sifão,canotilho,cadenetilha,serpe,serpente,solenoide,voluta,gavinha,lambrequins,vermiculura,bicha,serpentina,saliências e depressões,altibaixos.

Adjetivo

convoluto,serpeante,serpejante,serpenteante,torcido = sesgo,sinuoso,tortuoso,flexuoso,oblíquo,torto,arrevezado,ondeado,onduloso,ondeante,ondulado,anelado,encaracolado = circinal,acidentado,irregular,montanhoso,desigual,circular,serpentígeno,serpentiforme,serpentino,colubrino,colubreado,enguiforme,enguiliforme,salomônico,vermiforme,vermiculado,vermicular,vermiculoso,lombrical,lombricoide,sigmóideo;espiralado;anfractuoso,sifônico,cclear,ccleado,ccleiforme,helicoide,helicoidal,turbinado,turbinoso,estriado em espiral;intrincado,emaranhado,labiríntico,labirintiforme,complexo,peristáltico,meândrico,dedáleo.

Verbo

serpear,serpejar,serpentear,ondear,ondular,colear,ziguezaguear,colubrejar,voltear,girar,entrelaçar,enovelar,enrolar,entretecer,ser toda aos torcicolos (a estrada),enroscar,enlaçar-se,enlear-se,entrançar,arrolar,entortilhar,torcer,retorcer,enrugar,rodilhar,enrodilhar,caracolar,elar-se,espiralar,frisar,encrespar,encaracolar,riçar,encarapinhar,dentear,recortar,acidentar,raiar,estriar,contorcer-se em espiral.

Advérbio

convolutamente e adj.;em curvas coleadas,em loros,aos loros = em forma de fita flexuosa,em ondulações,em ziguezague,em forma de caracol.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dificuldade

Substantivo

fragosidade,impraticabilidade,inexequibilidade,escabrosidade,onerosidade,laboriosidade (impossibilidade);trabalho árduo,canseira;tarefa ingente,tarefa hercúlea,tarefa augiana,tarefa sisifiana,tarefa pesada;auso (poét.),ossos do ofício,percalços,bicho de sete cabeças,bico de obra,desfiladeiro,dilema,as pontas aceradas do dilema,aresta;senão,porém (como subst.),mas (como subst.),distrição,embaraço,resistência,algemas,contrariedade,agrura,atribulação,contratempo,transtorno,vicissitude,borrasca,embates da adversidade,embaraço,aperto,espinho,apertura,pedreira,atritos,cólicas,posição falsa,perplexão,perplexidade (incerteza);pesadelo,tormento,implicância,lance difícil,segredo,inibitória,complicação,assados,imensa e atribulada série de dificuldades,corda na garganta,embrulhada,atrapalhada,talas,alhada,carrapata,maranha,imbroglio,pedra no caminho,pedra no sapato,atrapalhação,complicador,engasgo,espinha,delicadeza,nó;nó cego,nó górdio,busílis;caminho escorregadiço,caminho tortuoso,caminho resvaladiço;atritos;questão delicada,questão irritante,questão complicada,questão embaraçosa;vexata questio,maromba,tamanduá,bordão de nós,cachoeira,dignus vindice nodus,rede,malha,cipoal,dédalo,labirinto,agulha em palheiro,meada de difícil desenredo,espinha na garganta,osso difícil duro de roer,pons asinorum,dente de coelho,quê,Rubicão,estreitezas,enleio,apuro;lance arriscado,lance apertado = tornilho;maranha,entaladela,rascada,enrascada,estreito,custo,trabalho,pena,quindim,conjuntura difícil,passo extremo,choque,situação crítica,crise,prova,provação,incômodo,transe,trabalho,pensão,emergência,água fervente,ninho de vespas,casa de marimbondo,atoleiro,cul-de-sac,beco sem saída = angiporto,betesga,problema de difícil solução,camisa de onze varas,entrave (obstáculo);resistência,algemas,abrolhos,espinhos.

Adjetivo

difícil,dificultoso,forte,penoso,tormentoso,duro,rude,árduo,insano,improbo,molesto,molestoso,abrolhado,abrolhoso,árdego,laborioso,trabalhoso,enfadonho,tedioso,oneroso,perigoso,hercúleo,formidável,embaraçoso,intrincado ou intricado,dilemático,alto,transcendente,que não pode ser tratado com luvas de pelica,de fazer suar o topete,complicado,complexo;labiríntico,dedáleo,meandroso,fadigoso,de água arriba,de costa arriba,mais fácil de se dizer do que se fazer,pedregoso,espinhoso,espim,espíneo,poliacanto,sarçoso,arrevesso,duro de,impidoso (ant.),austero,moroso,bicudo,cheio de responsabilidade,grande,impossível;desajeitado,pesado,insuave,encruado,ingovernável,indócil,intratável,indomável,impraticável,inexequível,obstinado;inacessível,horrível,fatigante,esgotante,extenuante,titânico,ruim,mau,escabroso = fragífero,áspero,fragoso,fragueiro,rude,exagitado,ingrato,nodoso,ínvio,não trilhado,nunca dantes navegado,íngreme,duvidoso,precário,enredoso,fosfóreo,fosfórico,implexo,complicado;desesperado;custoso,insano,cansativo,exaustivo,capaz de extenuar o ânimo mais robusto;implicante,embaraçante (incerto);delicado,melindroso;eriçado,emaranhado,cheio,ouriçado,crivado,pontilhado,assediado de dificuldades;malabárico,reduzido à última extremidade,engaranhado,embaraçado.

Verbo

dificultar,ser (difícil e adj.);ter o seu quê,ter rugas na cara,dar que suar,dar águas pela barba a alguém,fazer suar,fazer suar o topete,fazer suar a bom suar,ver-se em calças pardas,ter suas coisas,haver canas e canetas,custar caro,ser da breca,custar os dentes da boca,custar os olhos da cara,custar ameixas de conserva,atormentar,fazer o pesadelo de;cortar uma volta,testar a paciência,desafiar a paciência,atrapalhar,obstar;ser impossível;apresentar sérias dificuldades,enfrentar dificuldades;lutar com dificuldades,arcar com dificuldades,afrontar dificuldades,arrostar dificuldades;ficar perplexo;emaranhar-se,prender-se,enriçar-se,embaraçar-se,tropeçar,ter que ver,lutar com desvantagem contra,debater-se,esbracejar,entaliscar-se,andar às apalpadelas;estar à brocha,ver-se à brocha;ver-se em enleio,ver-se em apuros;não encontrar o trincho,estar com o baraço na garganta,nadar entre o rolo e a ressaca,lutar com marés contrárias e ventos ponteiros,dançar as tripecinhas;dar em duro,dar em seco;nadar contra a corrente,remar contra a maré;crescer a onda,não achar um furo ao negócio;estar metido em boas,estar metido em boa carrapata (pop.);meter-se em filistrias,meter-se em fofas,meter-se em camisa de onze varas,meter-se em cavalarias altas,ter uma espinha atravessada na garganta,ver-se gago,ver-se em calças pardas,estar no mato sem cachorro,pisar sobre ovos;ver-se em pancas,andar em pancas;perder seu latim,encravar-se,encravilhar-se,atolar-se,ver-se grego,ver-se azul,turvarem-se os horizontes,não saber para onde ir (incerteza);ver uma bruxa;tornar (difícil e adj.);enodar,dificultar,fazer delongas,complicar,encravilhar,entalar,agravar,comprometer,empeçar,eriçar de dificuldades,onerar,gravar,abrolhar,levantar dificuldades,pôr em carestia,promover obstáculos,obstaculizar,emaranhar,embaraçar,contrariar,assoberbar,atrapalhar,estorvar,apertar,meter alguém em boa,colocar em apuro,meter em danças,aviar.

Advérbio

dificilmente e adj.;a custo,a trancos e barrancos,a más penas,às duras,arrastadamente,em apuro,mal,adur (ant.),in extremo;à custa de suor,à custa de fadiga;entre dois fogos,entre Cila e Caríbdis;aux abois,au bout de son latin,com dificuldade,a custo,mal,a martelo,contra a corrente,à rebours,invita Minerva,em talas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Primo avulso, non deficit alter;as dificuldades vêm uma após outra;Agora é que são elas;Aqui é que a porca torce o rabo;Aí é que pega o arado;Aí bate o ponto;Aí é que é o diabo;Temos obra!;Aí está o tu autem;Dá-lhe a água pela barba,Mais pode Deus que o Diabo.

Conjunção