Sua língua na Internet

 

(te:o.ri.a)

sf.

1. Conjunto de ideias sistematizadas que dão base a uma filosofia, uma ciência, uma visão a respeito de aspectos da realidade etc. (teoria econômica) [+ acerca de, de, sobre : "Realizava em toda a sua plenitude as teorias do portuense acerca dos tolos." ( Camilo Castelo Branco , Mistérios de Lisboa.) : "Lembra-vos ainda a minha teoria das edições humanas?" ( Machado de Assis , Memórias póstumas de Brás Cubas.) : "Teoria sobre a formação das massas de água...." ( Latino Freire , Hidrogenia) Antôn.: prática ]

2. O conhecimento dessas ideias: Esse crítico possui a correta teoria da pintura.

3. Conhecimento puramente especulativo, independente de qualquer aplicação.

4. Doutrina ou opinião baseadas nessas ideias.

5. Relação entre um fato geral e os fatos particulares que dependem dele (teoria do movimento).

6. Conjectura, hipótese, suposição: Isto são apenas teorias, não se sabe ao certo.

7. Noções gerais, generalidades.

8. Pop. Utopia, ilusão, fantasia.

9. Astron. Conjunto dos elementos que servem para calcular os movimentos de um planeta.

10. Hist. Na Grécia antiga, embaixada enviada por um Estado para assistir aos jogos esportivos, consultar os oráculos etc.

11. P.ext. Conjunto, série.

[F.: Do lat. theoria,ae, deriv. do gr. theoría, as.]


Teoria da ciência
1 Fil. Epistemologia.


Teoria da comunicação
1 Comun. Teoria versa sobre os fundamentos científicos da comunicação, e que abrange, num caráter interdisciplinar, áreas diversas de conhecimento (semiologia, teoria da informação, linguistica etc.).


Teoria da informação
1 Comun. Teoria baseada na análise matemática dos elementos envolvidos em transmissão de sinais no processo de comunicação.


Teoria da literatura
1 Liter. Conjunto de conceitos estruturados e sistematizados sobre a obra literária, com vista a sua análise e compreensão de sua natureza como arte.


Teoria da relatividade
1 Fís. Teoria muito geral, que incorpora várias teorias que têm em comum o conceito de que a compreensão dos fenômenos se faz relativamente a um referencial.


Teoria da relatividade especial/restrita
1 Fís. Teoria de Albert Einstein, segundo a qual as leis físicas são iguais para todos os referenciais inerciais, sendo a velocidade da luz no vácuo constante para distintos observadores que se deslocam a velocidades constantes. [A teoria é resumida numa famosa fórmula, segunda a qual a energia cinética (e) de uma partícula é igual a sua massa (m)multiplicada pelo quadrado de sua velocidade (c), ou seja, e = mc2.]


Teoria das ideias
1 Fil. Ideia básica do platonismo, de que deve-se buscar o conhecimento de entidades eternas e imutáveis, dos quais todos os conhecimentos terrenos seriam pálidos reflexos.


Teoria do big bang
1 Cosm. Teoria segunda a qual toda a matéria do universo surgiu da explosão de um aglomerado de densidade e temperatura altíssimas, e que desencadeou a expansão do universo.


Teoria do caos
1 Fís. Conjunto e cada um de conceitos matemáticos e programas de computador que analisam fenômenos de natureza caótica, ou aleatória, buscando-lhes uma estrutura que permita sua previsibilidade.


Teoria do conhecimento
1 Fil. Estudo da natureza, da origem e do alcance do conhecimento humano, centrado na relação entre o sujeito e o objeto do processo cognitivo.


Teoria dos conjuntos
1 Mat. Aquela que estuda as propriedades dos conjuntos de elementos e as relações entre os elementos de um conjunto e entre conjuntos.


Teoria dos jogos
1 Mat. Teoria que estabelece relações matemáticas entre situações de decisão e de conflitos com seus resultados possíveis, esp. quando agentes diferentes nessas situações têm objetivos diferentes.


Teoria holística
1 Psi. Teoria que estabelece que cada parte de um todo e a influência do todo em cada parte dele formam uma unidade (cérebro e inteligência, a sociedade e os cidadãos etc.), devendo mundo ser compreendido nessa visão de totalidade.


Teoria quântica/dos quanta
1 Fís. Teoria segundo a qual toda emissão e toda absorção de energia eletromagnética dos corpos se dá em pequenos ' pacotes de energia' (quantum no singular, quanta no plural) discretos (descontínuos) e não em forma de ondas contínuas e uniformes.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Reunião

Substantivo

reconcentração,concentração,agrupamento,grupo,coleção,jogo,série,repertório,pecúlio,coligação,compilação,codificação,complexo,grupo,bando,leva,recrutamento,colheita,ajuntamento,rebanhada,agregação,agregado,cúmulo,rima,montão,agrumento,grumento,concorrência,afluência,concurso,pinha,congregação,conjunto,união,complexão,convergência,confluência,afluxo;divertimento );comício,assembleia,junta,congresso,sínodo,concelho,concílio;convenção,conventículo,conciliábulo,pandemônio,conclave,consistório,bordel;companhia,esquadra,exército;multidão;meeting,sorte,sortimento,congestão,enchente,dilúvio,conglomerado,conglomeração,coacervação,coagmentação,cumulação,acumulação,omnium,gatherum,espicilégio,quantidade;arquipélago,feixe,trouxa,atado,molho,fuste,liaça,lio,pacote,embrulho,maçaroca,braçada,abada,pazada,maço,cacho,racimo,paveia,meda,gavela,fardo,paca,grei,rebanho,montanha,acervo;miscelânea (mistura);coletivo,coletânea,antologia;mapoteca,coleção de mapas,museu,menagerie;código,restolhada,constelação,plêiade,massa popular,enchente,barafunda,acúmulo,armada,esquadra,hoste,grumetagem;armento,armentio,atilho,alcateia,cambo,enfiada,espiche,cambada,baixela,batelada,bateria,braçada,abada,cabido,capítulo,cáfila,caravana,boana,cardume,carrada,caterva,magna caterva,cavalgada,asnada,asnaria;colunata,coxia,cenáculo,chafardel,choldra,choldraboldra,chorrilho,chusma >,junta,cingel,coorte,colmeal;colmeia,congérie,congregação,constelação,corda,castelo;cordoalha;corja,elenco,fauna,festão,grinalda;ramalhete;pinhota,fieira,correnteza,fornada;girândola;herbário,horda;enxárcia,espicha,enfiada,farândula,farandulagem,chibarrada,rebanho caprino,fato,jolda;jugada,junta,júri;leva,lote,pinha,magote,gentiaga;canalha,malhada,malta,quadrilha,malandragem,matulagem,bando,maltesia,maltaria,maromba,manada,manga,mastreação,palamenta,matula,matulagem,mó,mole,miríade,montão,morouço,moirouço,ninhada,nuvem;oviário,plêiade,falange,pecúlio,piara,ruma,pilha,manicodiata,ponta,praga,partida,trindade,quarteto;quaternidade;trinca,rancho,ranchada,récova,récua;recovagem,ramo (de gente),rebanho;rebanhada,mulherio;revoada,roda,rol,resma,rima;súcia,teoria,troço,tropel,turbilhão,turbamulta,turno,turma;vara.

Adjetivo

reunido,grupado,juntado,coligado,aglomerado,concentrado,agrupado;empinhocados,juntado,agarrados uns aos outros,coletivo,compacto,apertado,cheio,denso,repleto,apinhado,abarrotado,prenhe,enxameante,populoso;fasciculoso,racimoso,cumulativo,armentado,agregativo,coletor,convocativo,gregal,gregário,rebanhio,manadio,sinagelástico;racimado,racimoso.

Verbo

reunir,grupar,agrupar,juntar,ajuntar,coordenar,coadunar,incorporar,colocar,congregar,coligar,glomerar,aglomerar,conglomerar,concentrar,englobar,agremiar,emagotar,enramalhetar,convocar,coacervar,colecionar,respigar,coligir,recoligir,recolher,codificar,amontoar,acumular,entesourar,estocar,enxamear,formigar,inçar,abundar,conglobar,amontoar,amonturar,encastelar,emedar,empilhar,acavalar,agavelar,engavelar,enfeixar,apinhar,encher,abarrotar,atestar,pôr em montão,cooptar,agregar,afiliar,justapor,aglutinar,misturar;entrouxar,acondicionar,empacotar,embarrilar;embrulhar,suciar,arregimentar,enramalhetar,enramilhetar,associar,consorciar,irmanar,arrebanhar,atropilhar,aquadrilhar,enranchar,somar,atropar;acardumar-se,andoar-se,andar em súcia,comer de matula;acotovelar-se,comprimir-se,premer.

Advérbio

reunidamente,agrupadamente,coletivamente,compactamente,desamente,abarrotadamente,apinhadamente,cumulativamente.;em bando,em bandadas,às bandadas,em revoada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Atribuição

Substantivo

imputação,pertença,filiação,afiliação,ligação,conexão,teoria,teórica,hipótese,etiologia,referência,razão física,análise racional,explicação,dimanação,explanação (interpretação);o porquê,razão por quê,causa causans;etimologia.

Adjetivo

atribuível,atributivo,imputável,referível,remontável,devido a;derivável,putativo,reputado,suposto,pretenso,soi-disant;preconcebido,calculado,intencionado,propositado,bem planejado;de há muito esperado;previsto.

Verbo

atribuir,irrogar,imputar,deitar,referir,remontar,culpar,incriminar,atirar a culpa sobre,responsabilizar,imputar responsabilidade,acusar,queixar-se,fazer acusação;buscar a causa em;atribuir a autoria,atribuir a paternidade a;indicar a razão de;assinalar,assinar como causa;lançar à conta de,explicar,teorizar,formular hipótese,filiar,prender,ligar,relacionar;entroncar,deduzir de;indicar,determinar,precisar a causa;agradecer a.

Advérbio

preconcebidamente,atribuivelmente,imputavelmente,referivelmente,devidamente,putativamente,supostamente,pretensamente,intencionadamente.;daí,em consequência,portanto,logo,por causa de,por amor de,graças a,mercê de,por isso,pois,visto que,porquanto,pois que,já que,propter hoc,por onde,à vista de,em presença de,em face de,sob o império de,sob a premência de,em virtude de,por efeito de,em razão de;em atenção,em consideração a;atendendo a,por motivo de,por culpa de;em consequência,em resultado de;à força de,por força de,a poder de,à custa de,à prova de,devido a,ex-vi de;por quê?,a que propósito?,por que cargas d’água?.

Provérbio

Interjeição

Frase

Hinc illœ lacrymæ.

Conjunção

Ideia

Substantivo

espírito,noção,concepção,formulação,conceito,pensamento,apreensão,visão,impressão,percepção,imagem,sentimento,reflexão,observação,consideração,opinião,julgamento,análise,ideia abstrata;vista (opinião);teoria;fantasia (imaginação);ponto de vista (aspecto);campo de observação.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Raciocínio

Substantivo

senso,critério,raciocinação,racionabilidade,racionalismo,intelecção,indução,dedução,generalização,arrazoação,arrazoamento,moral,afabulação,moralidade,debate,questão,tese,comentário,análise,reflexão,ventilação,interrogação,inquirição;entendimento,compreensão,percepção;argumentação,dialética,lógica,coerência,pendência,controvérsia,disceptação,discussão,polêmica,torneio,pegadilha,debate,certame,querela,altercação,contestação,disputa,contenção,contenda;parlenda,guerra de penas,debate oral,logomaquia,questiúncula;(arte de raciocinar): lógica,dialética;cadeia de raciocínios,síntese,análise,raciocínio suasório;argumento,razão,alegação,prova,arrazoado,razoado,razoamento,encadeamento de argumentos,parouvela,discurso,exposição,sermão,conferência;argumento de rachar,de escacha-peroba;tapa,coarctada,tira-teimas,tapa-boca,cidadela,lema,termos,premissas,premissa maior,premissa menor,assunção,postulado,dados,princípio,base,proposição,teorema,teoria,corolário,inferência (julgamento);lanças,armas;silogismo,entimema,epiquirema,sorites,cadeia silogística,prossilogismo,ergotismo,dilema;argumento bicórneo,cornuto,perilepsis,a priori,reductio ad absurdum,apagogia,pontas aceradas dum dilema,argumentum ad hominem,analogismo;raciocinador,racionalista,argumentador,lógico,dialeto,disputador,pensador,controversista,questionador,altercador,analogista,polemista,debatedor,casuísta,causídico,cientista,teórico,filósofo,moralista;sequência lógica;.

Adjetivo

raciocinativo,racional,racionalista,argumentador,arguitivo,debatidiço,controversial,argumentativo,dilemático,dialético,polêmico,discursivo,disputante,disputador,disputativo;razoável,conforme à razão,lógico,de se lhe tirar o chapéu,producente,verdadeiro,plausível,procedente,são,válido,sólido,robusto,consequente,consistente,coerente,científico,concludente,conclusivo,decisivo,correto,irrepreensível,provado,de um vigor supremo de lógica,sem requinte de sofisma,roqueiro,de maravilhosa simplicidade,de grande poder eficiente,de lógica inderrocável,indestrutível;positivo,inconcusso,incontestável,indiscutível,convincente = ponderoso,que deve calar,iniludível,a que se atribui excelente fundamento,a que se atribuem sólidos fundamentos;irrespondível,fecundo,belo,luminoso,brilhante;insofismável,irretorquível;irrecusável,irreplicável,forte;vigoroso,fulminante,enérgico,potente,inteligente,à altura até de cérebros indoutos,que faz calar o adversário,importante.

Verbo

raciocinar,filosofar,argumentar,arguir,discutir,ir às causas,debater,tirar induções,analisar,induzir,intuir,deduzir,concluir,eludir,disputar,altercar,trocar documentos,arrazoar,razoar,argumentar,discorrer;exibir,aduzir argumentos,razões;silogizar,sintetizar,controverter (negar);comentar,bordar comentários,moralizar,espiritualizar,considerar,ocupar-se de uma questão por diversas formas e pontos de vistas opostos,discutir,debater com igual denodo,digladiar,tratar,abrir discussão,certar,romper debate,apontar razões;trazer à baila ou à balha,trazer à tona,trazer à arena da discussão;perceber,captar,entender,compreender,discernir;agitar uma questão,ventilar uma questão,martelar uma questão;questionar,levantar a lebre,acirrarem-se os debates,apreciar,levar em linha de conta,indicar as várias faces sob as quais se possa encarar uma questão,encarar sob várias faces,ferir o ponto,ir direto ao alvo,experimentar conclusões,sustentar controvérsias,contender,batalhar,insistir,martelar,inferir;tirar conclusões;comparar os prós e os contras,pôr na balança.

Advérbio

racionalmente,raciocinativamente e adj.;porque,pois,logo,daí,donde,visto que,pelo que,em vista do que,portanto,eare = por isso,consequentemente,à vista disso,por esse motivo,assim sendo,em consequência,forçosamente,indisputavelmente,por maioria de razão,com mais forte motivo,a fortiori,por conseguinte;conseguintemente,finalmente,por ende (ant.),ora pois,em conclusão,em última análise,por conclusão,ergo,por despedida,por último remate,por cabo,enfim,por fim;afinal,por fim de contas;de arte que,de tal arte que,de modo que,de feição que,de maneira que,tanto quanto,de qualidade que,destarte,assim,conformemente,logicamente,por força,considerando que,em consideração,atendendo às circunstâncias de,entretanto,visto.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Crença

Substantivo

credibilidade,crédito,segurança,confiança,confiabilidade,fé,fidúcia,persuasão íntima,verdade,esperança;presunção,persuasão,convicção,convencimento,insuspeição,certeza;opinião,sentir,maneira de pensar,juízo,vista,conceito,concepção,pensar,parecer,tensão (jur.),impressão (ideia);alvitre,conclusão (julgamento);doutrina firmada,base,dogma,lema,divisa,princípio consagrado,princípio recebido,modo de pensar,crença popular;opinião,fé firme,fé implícita,fé arraigada,fé inabalável,fé calma,fé sóbria,fé imparcial,fé desapaixonada,fé bem fundada;uberrima fides;fé sincera,fé antiga,fé ardente,fé profunda,fé brônzea,fé indestrutível;sistema de opiniões,escola,seita,partido,teoria,dogma,artigos,concepção,interpretação,regras,cânones,bandeira;declaração,profissão de fé;credo,credenda,syllabus,decálogo,quincálogo,heptálogo,catecismo;Evangelhos,Santas Escrituras,Bíblia,Roma,Meca,Jerusalém,Alcorão;assentimento;propaganda;programa,plataforma,credibilidade (probabilidade);(possibilidade).

Adjetivo

crível,creditável,certo,inequívoco,seguro,insofismável,positivo,fiel,confiante,inesitante,convicto,apanhado,convencido,confiado,capacitado,persuadido;imbuído,penetrado,compenetrado de;anticéptico;dessuspeitoso,insuspeitoso,crédulo;descuidoso;crido e v.;acreditado,putativo,insuspeito;digno,merecedor de crédito;aceitável,acreditável,fidedigno,estabelecido,recebido,consagrado,em que se pode confiar,satisfatório,provável;fiducial,fiduciário,persuasor,persuasivo,persuasório,forte,suasório,convincente,frisante,suasivo,ponderoso,que tem tomo,impressivo,impressível,impressionante,impressionável,doutrinal.

Verbo

crer,ser adepto de,ter como verdadeiro,dar crédito,acreditar,passar como certidão;dar fé,ter fé;ter confiança,crer piamente,crer a/de olhos fechados;ver como real,admitir,admitir como real,professar,considerar,outorgar foros de,tomar como verdadeiro,estimar,reputar,presumir,pensar;contar com,confiar em;esperar em ou de;apoiar-se em,arrimar-se a,fundamentar-se,fiar-se em,construir sobre,repousar em,calcular sobre,estabelecer suas razões sobre,tranquilizar-se a respeito por esse lado,admitir como certo,aceitar como evangelho,ligar muito valor a,tomar como estabelecido;saber com certeza,não nutrir dúvidas;estar seguro,dar por certo,dar por feita uma coisa;confiar,estar às atenças de,ater-se,acreditar em,depositar confiança em,aceitar como um dogma,ter por seguro que,não suspeitar de alguma coisa,ser de opinião,garantir,querer,jurar,conceber;ter uma opinião,perfilhar uma opinião,adotar uma opinião,conceber uma opinião,abraçar uma opinião,arriscar uma opinião,alimentar uma opinião,nutrir uma opinião,acariciar uma opinião,esposar uma opinião,professar uma opinião;estar ao lado;compartilhar de uma opinião,comungar de uma opinião,participar de uma opinião;ser da feição de alguém;ler pelo mesmo breviário que outrem,rezar pelo mesmo breviário que outrem;adotar,abraçar,perfilhar,esposar,aceitar uma teoria,atar-se a uma teoria;aceitar como verdadeiro,olhar como verdadeiro,classificar como verdadeiro,registrar como verdadeiro;suspeitar;meter-se na cabeça de,entrar na cabeça de;aninhar-se no cérebro,engolir (credulidade);possuir-se,ser tido e havido como verdadeiro;impor-se à confiança,impor-se ao consenso;convencer,satisfazer,instigar,possuir-se,convencer-se,imbuir-se,compenetrar-se,persuadir-se;mover,capacitar,gerar confiança;achar aceitação;trazer à razão,chamar à razão;ser recebido,ter lisonjeiro acolhimento;conquistar o espírito/o coração,empolgar o espírito/o coração,captar o espírito/o coração,seduzir o espírito/o coração;induzir a crer,despertar simpatia,encontrar guarida,achar eco.

Advérbio

e Frases: creditavelmente e adj.;na opinião de,na boca de,no pensar de,no conceito de,no julgar de,no entender de,aos olhos de,no sentir de,me judice,a mim me parece,ouso dizer,não tenho dúvida,estou certo;conte com,fique tranquilo,garanto-lhe,a meu aviso,a mim se me afigura;me vide! = garanto!.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Conhecimento

Substantivo

noção,notícia,ciência,informação,instrução,familiaridade,cognição,intimidade,trato íntimo,contato,compreensão,apreensão,percepção,depreensão,intuição,razão,preconição,apercepção,aperceptividade,cognoscibilidade,apreciação;luz,esclarecimento,iluminação,vislumbre,reflexo,brilho,lampejo,cheiro,suspeita,impressão (ideia);descoberta;sistema de conhecimentos,soma de conhecimentos,conjunto de conhecimentos;ciência,filosofia,pansofia,acrosofia,hipótese,teoria,teórica,concepção,etiologia,árvore do saber,classificação das ciências,pandecta,doutrina,corpo de doutrina,ciclopédia,enciclopédia,escola (sistema de opiniões);esfera dos conhecimentos humanos,república das letras,Atenas (linguagem);erudição,eruditismo;fundura de conhecimentos,profundeza de conhecimentos;cabedal científico,saber,sabença,ilustração,instrução variada,sabedoria,capacidade,sapiência,mestria,competência,primazia,preparo,conhecimentos sólidos e variados,sabença (pop.),polimatia,leitura,cultura,estudo,talento,literatura;paixão pelas letras,paixão pelos livros;bibliomania,soma de conhecimentos,habilitação,educação;proficiência,competência,perícia (habilidade);educação liberal;gnose,conhecimento profundo;conhecimento imenso,conhecimento sólido,conhecimento variado,conhecimento completo,conhecimento esmerado,conhecimento acroático,conhecimento acroamático,conhecimento enciclopédico;poliglotismo,poliglotia,veredicto = opinião abalizada,luzes;bagagem literária,bagagem científica;cavalo de batalha,onisciência,diletantismo,rudimentos (começo);dotes intelectuais,pantologia;progresso da ciência,avanço da ciência.

Adjetivo

conhecedor de,sabedor e v.;sagez (ant.),cognitivo,acromático,polimático,sabedor de,cônscio de,ciente de,informado de,familiarizado com,acompadrado com,versado em,au fait,au courant,não alheio a,inteirado de;emérito,entendido,proficiente,expert,versado,enfronhado,diplomado,provecto,lido,forte em;familiar com,ressabido = erudito,sabido,douto,abalizado,sábio,sapiente,omnilíngue,poliglótico,ilustrado,doutíloquo,competente,de força,culto,instruído,habilitado,instruto,que pensa,multiciente,que estuda e que analisa,iluminado,iluminista;de pulso,de muito fundo,multíscio,multisciente,perleúdo (depr.),eminente,preclaro;esclarecido,pensante,letrado,graduado,solidamente educado,centificamente preparado,escolástico,profundo,triglota,poliglota,bilíngue,trilíngue,bibliomaníaco,onisciente,polímato,polígrafo,perito (hábil);sapie,ncial,algêmio,provado,demonstrado,sabido,verificado,cógnito,conhecido,notório,público,visível;paladino,apurado,recebido,consagrado,patente,que todo estudante sabe,manifesto,vulgar,comum,conhecido,trilhado,usado,corrente,proverbial,familiar,sediço,banal,trivial,exotérico,corriqueiro,mais velho que o azeite e o vinagre,palmar,grande,determinado,noto,magistral,precógnito,cognoscível;familiar como os dedos das mãos,familiar como os vocábulos de uso diário;nocional,filomático.

Verbo

conhecer,ressaber,saber,ter noção de;saber de ciência própria,saber por dentro e por fora,escrutar,vir às mãos,ser sabedor de,trazer nas palmas da mão,ter consciência de,estar senhor de,estar a par de,ter saber à légua,possuir saber à légua;saber ao claro,saber de cor e salteado,saber de ciência certa;saber pela raiz,ler de cadeira;petiscar alguma coisa de,saber de auditu,saber de oitiva;capacitar-se,conceber,aprender,perceber,estudar,informar-se,fisgar,compreender,entender,pôr o dedo em cima,apreciar,sondar,devassar,penetrar,reconhecer,enfronhar-se em,discernir,apreender,depreender,senhorear,assenhorear,experimentar,inteirar-se de;chegar ao conhecimento de,vir ao conhecimento de;familiarizar-se com,dominar,penetrar o íntimo segredo de;estar ciente,estar farto de saber,estar ao fato de,andar ao corrente,descobrir;conhecer plenamente,>conhecer de perto,>conhecer como ninguém,conhecer >como aos próprios dedos,>conhecer muito de perto,>conhecer intimamente;ter perfeito conhecimento de,acompadrar-se,connaître le dessous des cartes,nadar de braçada,ter visão clara,chegar ao seu conhecimento;falar de cátedra,pontificar,ilustrar-se,enriquecer seus conhecimentos intelectuais,ser (erudito e adj.);ser um repertório de,ser um abismo de erudição,ser uma mina de saber,ser uma biblioteca viva;recomendar-se pela sua capacidade,ter capelo em,ser versado em,saber uma coisa ad unguem,ter suas provas feitas,ter um nome feito;revelar vasto cabedal de conhecimentos,revelar grande profundidade de conhecimentos;possuir uma vastidão de conhecimentos,ser muito inteligente em,ser um dos melhores conhecedores de,ser mestre;eruditar = mostrar erudição;ser o forte de,não ter segredos para,abalizar-se,ilustrar-se;filosofar.

Advérbio

sabedoramente,sabidamente,notoriamente e adj.;com erudição e subst.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Suposição

Substantivo

cuido (ant.),assunção,postulação,condição,pressuposição,conjetura,hipótese,cogitação,esmo,suposto,pressuposto,postulado,prognóstico,postulatum,teoria,princípio,dados,elementos,proposição,premissa,expressão de um juízo,tese,teorema,prognose,prognóstico,proposta (plano);secreta;simples suposição,mera suposição,vaga suposição;vislumbre ou sugestão,suspeita,barrunto,inspiração,ideal,bafo;presunção (crença),adivinhação,desconfiança,suspeita,alusão,assomo,insinuação,palpite,pressentimento,pancada,sugestão,fantasia,previdência,associação de ideias;especulação.

Adjetivo

suposto,dado,pretenso,pressuposto,admitido,supositivo,supositício,gratuito,especulativo,teórico,teorético,conjetural,cefalomântico,hipotético,ideal,figurado,imaginável,ideável,presumível,presuntivo,putativo,a que a imaginação concede os foros de,sugestivo,alusivo;.

Verbo

supor,subentender,ter para si,achar,esmar,prever,assentar,desconfiar,julgar,suspeitar,fazer algo em alguma parte,conjecturar = barruntar,adivinhar,criar teorias,teorizar,admitir,dar de barato,conceder,presumir,palpitar,cuidar,imaginar,pensar,pressupor,prefigurar,presumir,conceder os foros de,cogitar,figurar,assumir,querer,fantasiar,planear na fantasia,fazer conjetura,estabelecer por hipótese,fazer de conta que,dar um palpite,especular,parafusar,crer,ousar dizer,tomar a liberdade de dizer,meter-se na cabeça de alguém,sentir na cabeça de alguém,admitir como certo,dar de barato,aventurar-se a conjecturas,tirar indução de indícios,inventar,fabular,fingir;oferecer à consideração de alguém,lembrar,sugerir,propor,alvitrar,aventar,indigitar,levantar uma ideia,suscitar,imaginar,fantasiar,pintar na imaginação,lembrar-se,ocorrer ao espírito,despontar ao espírito uma sugestão,fazer proposta;emitir uma sugestão,aventurar uma sugestão;sugestionar;aludir,insinuar,incutir,meter na cabeça de alguém.

Advérbio

e Conj. supostamente e adj,teoricamente;abstraindo-se da prática,na hipótese de,pressuposto,no pressuposto de,na eventualidade de,caso,se,por hipótese,ex hypothese,no figurado caso de,dado que assim seja,suposto que,partindo do princípio que,no caso de,quanto mais,dado o caso que,quando for caso que,contanto que,já que,uma vez que,talvez (possibilidade).

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção