Sua língua na Internet

 

sf.

1. Claridade emitida ou refletida.

2. O clarão dos corpos celestes, emitido (Sol, estrelas etc.) ou refletido (Lua): "Luz do sol que a folha traga e traduz em verde novo..." (Caetano Veloso, Luz do sol))

3. Objeto que tem a capacidade de iluminar (vela, lâmpada etc.).

4. Clarão, brilho emitido por esse objeto.

5. Fig. Inteligência, esclarecimento: luz do saber. [Freq. us. no pl.]

6. Fig. Ponto de vista: Examinou o caso sob a luz da ciência.

7. Fig. Ideia, intuição da verdade: Deu-lhe uma luz, para esclarecer o problema.

[F.: Do lat. luce(m).]


À luz de
1 De acordo com o entendimento, os conhecimentos, opiniões, os princípios ou ensinamentos de (grupo de pessoas, campo de atividades, doutrina): Fenômenos inexplicáveis à luz das teorias existentes.
2 Levando-se em conta (determinadas informações, explicações, esclarecimentos): Deixe de especular e raciocine à luz dos fatos: À luz dessa informação, vou mudar meu programa.


Ao apagar das luzes
1 Fig. Nos últimos momentos, quando algo (período, evento, processo) está a ponto de terminar; no fim; na última hora: Fez o gol da vitória ao apagar da luzes.


A todas as luzes
1 Fig. Independentemente do ângulo, da perspectiva com que se observe ou examine algo; sob qualquer aspecto que se considere.


Dar à luz
1 Deixar ou fazer sair do ventre a(s) criança(s) ou filhote(s) de que estava grávida ou prenhe (diz-se de mulher ou de fêmea animal); parir.
2 Fig. Ser o criador ou gerador de algo.
3 Escrever e publicar (livro ou outra obra).


Dar uma luz
1 Dar uma opinião esclarecedora (de um assunto), apresentar uma ideia, uma alternativa de solução para um problema.


Lançar luz sobre
1 Fig. Apresentar explicações ou esclarecimentos sobre (fato, assunto etc.); permitir ou facilitar a compreensão de (alguma coisa, ação); esclarecer, elucidar.


Luz amarela
1 Em sinal de trânsito/farol/semáforo, sinal de advertência para a mudança iminente da luz verde (passagem livre) para a luz vermelha (passagem proibida), na forma de um luz amarela entre estas.


Luz antissolar
1 Astron. Luminosidade fraca e difusa de forma ovalada, que aparece no céu na direção oposta à do Sol, e no plano da eclíptica. [Cf.: Luz zodiacal.]


Luz artificial
1 Fot. Luz que não é a luz solar (seja esta direta ou refletida).


Luz branca
1 Ópt. Luz que pode se decompor (p.ex., ao se refratar num prisma) num espectro de radiações de diferentes comprimentos de onda (de diferentes cores).


Luz cinérea
1 Astr. Ver Luz cinzenta.


Luz cinzenta
1 Astron. Fraca luminosidade que vem da face não iluminada da Lua, ger. visível na lua nova e no quarto minguante. (É a luz solar que a Terra reflete na direção da Lua, e que esta reflete de volta.)


Luz de navegação
1 Náut. Cada uma das luzes colocadas em posições determinadas e que, segundo convenções de navegação, uma embarcação deve mostrar quando há obscuridade, de modo a indicar suas dimensões e direção de movimento; é vermelha a bombordo (esquerda de que olha da popa para a proa) e verde a boreste (direita de quem olha da popa para a proa).
2 Avi. Cada uma das luzes que se acendem, depois de escurecer, nas pontas das asas e sob a cauda de avião, para sinalizar sua presença e direção de voo; é vermelha na ponta da asa esquerda, verde na ponta da asa direita, e branca sob a cauda.


Luz difusa
1 Fot. A que se espalha em várias direções antes de chegar aos objetos, e que por isso não provoca sombras muito marcadas em contraste com as áreas iluminadas; luz básica.


Luz fria
1 Fís. Luz produzida por fenômeno de luminescência, cuja emissão envolve baixa emissão de calor.


Luz monocromática
1 Ópt. Radiação luminosa com um só comprimento de onda, e que aparece com cor pura, sem mistura com outras cores.


Luz natural
1 Fot. A luz do Sol, quando usada como fonte única ou principal de iluminação.


Luz negra
1 Fís. Radiação na faixa do ultravioleta, com comprimento de onda entre 320 nanômetros e 400 nanômetros.
2 Teat. Luz ultravioleta us. para iluminar, no escuro, partes do cenário ou objetos pintados com tinta fluorescente ou fosforescente, o que destaca esse efeito.


Luz planopolarizada
1 Ópt. Ver Luz polarizada.


Luz polarizada
1 Ópt. Luz na qual a vibração do vetor elétrico irradia-se sempre no mesmo plano e na mesma direção; luz planopolarizada


Luz terrestre
1 Astron. A luz que a Terra reflete, e que pode ser vista em outros astros (aplica-se principalmente à que chega a iluminar a Lua).


Luz verde
1 Em sinal de trânsito/farol/semáforo, indicação, na forma de uma luz de cor verde de que a passagem está livre, desimpedida; sinal verde.
2 Fig. Ausência ou inexistência de obstáculos, dificuldades, impedimentos.
3 Fig. Permissão, consentimento, aquiescência,


Luz vermelha
1 Em sinal de trânsito/farol/semáforo, indicação, na forma de uma luz de cor vermelha, de que a passagem está proibida; sinal vermelho.
2 Fig. Indicação de obstáculos, dificuldades, impedimentos.
3 Fig. Proibição, vedação, impedimento,


Luz visível
1 Luz (1), assim designada como forma de marcar sua natureza física de radiação eletromagnética e distingui-la de radiações semelhantes porém não percebidas pelo olho humano (infravermelho, ultravioleta).


Luz zodiacal
1 Astr. Fraca luminosidade visível na faixa do zodíaco, no oeste, após o ocaso, e no leste, antes do nascer do Sol. [Cf.: Luz antissolar.]


Perder a luz
1 Fig. Perder a visão; deixar de enxergar; ficar cego; cegar.
2 Desmaiar, desfalecer; perder os sentidos.


Perder a luz da razão
1 Fig. Deixar de agir ou pensar de modo sensato; perder a razão, o bom senso, o discernimento; enlouquecer.


Sair à luz
1 Ser publicado.
2 Aparecer, mostrar-se.


Vir à luz
1 Nascer.
2 P.ext. Divulgar-se, sair da obscuridade, tornar-se conhecido.
3 Ver Vir a lume no verbete lume.





Muitas teorias se criaram ao longo do tempo sobre a natureza e a estrutura do fenômeno luminoso. Hoje se entende a luz, assim como o som, como uma propagação em forma de onda de uma perturbação, com frequência e velocidade muitos altas. Essa frequência é capaz de estimular a retina do olho a captar a onda luminosa, e, com ela, seu reflexo nas coisas, que definem a sua percepção. A velocidade da luz, que, ao contrário do som, se propaga no vácuo, é de 300.000 km/seg. A óptica é a parte da física que estuda a luz e os fenômenos luminosos. Além da sua óbvia importância como definidora da percepção visual das coisas, a luz, através da fotossíntese (ver achega em fotossíntese), transforma compostos inorgânicos em orgânicos, ou seja, literalmente, cria a vida.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Velocidade

Substantivo

celeridade,ligeireza,ligeirice,presteza,rapidez,destreza,agilidade,desfilada,fugacidade,carreira vertiginosa,carreira louca,pernada,expedição (atividade),aceleração,(pressa),precipitação;movimento rápido;voo,trote rasgado;corrida,galope,galopada,disparada,meio galope,fuga,marcha forçada,marche-marche,vertigem;asas,pensamento,relâmpago,raio,luz,eletricidade,vento,bala,foguete,míssil,jato,bólide,flecha,seta,dardo,mercúrio,azougue;telégrafo,más notícias,torrente,tufão,ventania,águia,lince,guepardo,antílope,corcel,gazela,veado,galgo,lebre,corça,esquilo,expresso;Mercúrio,Ariel,Camila,papa-léguas.

Adjetivo

veloz,veloce,rápido,apressado e v.;prestes,precípite,arrebatado,apressurado,célere,ligeiro,desembarçado,manipresto,apressado,remeiro,ágil,rapto (poét.),desabalado,impetuoso,violento;alígero,alífero,alipotente,aliveloz,velívolo,levípede,presto,correntio,andador,andadeiro,vivo,esperto,expedito,expresso,ativo,voador,volante,trotador,galopador,galopante,de pé leve,voante;elétrico,telegráfico,rápido como uma (seta e subst.);fugaz,fugidio,fugitivo,vertiginoso,infernal,entontecedor,estonteante,desabrido,louco;fulminis ocior alis = mais veloz que o raio.

Verbo

ser (veloz e adj.);mover-se rapidamente,correr,disparar,voar,arremeter,abalar-se,correr com o vento em popa,chispar,zunir,navegar a todo o pano,andar a passos largos;correr como um doido,correr como um galgo;fazer uma corrida,correr até perder o fôlego;atropelar,devorar chão,caminho;estender a perna,fugir,safar-se,saltar,pular,sorver terras,correr a bom correr,ir de batida,andar à vela,estrotejar,trotar,galopar,partir como uma bala,ganhar terreno,meter pernas ao cavalo,dar às canelas;ir a catrapós,vir a catrapós;desembestar,correr a toda a brida,correr como uma xara,ir de escantilhão,adiantar-se,tomar o passo a alguém,dar grandes passadas,ferir lume,passar adiante;forçar os mastros,forçar a marcha;alargar o passo,avivar o passo;apertar o galope,levar grande velocidade,dar à perna,arrancar a trote,dobrar o passo,abrir grande vantagem,levar grande avanço a alguém;acelerar,animar a velocidade de;apressar,aligeirar,precipitar;avivar o passo,estugar o passo;esporear,fazer força de vela.

Advérbio

velozmente,rapidamente e adj.;à espora fita,a bom correr,à disparada,desembestadamente,depressa,admisso equo = a toda a brida,à rédea solta,à rédea larga,ventre à terre,de entuviada,à desfilada,a sete pés,a mata cavalo,à unha de cavalo,a galope,a pés de cavalo,more fluentis aquæ,a todo vapor,a todo pano,velis plenis,de esfuziote,largo;a passos largos,a passos agigantados;à pas de géant,como um foguete,como um raio,à lufa-lufa,como doido,de corrida,num abrir e fechar de olhos,num piscar de olhos,de carreira,de foguete,com velocidade incomparável do raio,toste = depressa,a passo corrido,velis et remis,a toque de caixa,em corrida desenfreada,a marchas forçadas,de arrancada,de batida,de cavalo,de automóvel,de avião;como um turbilhão,como um raio;com a presteza vertiginosa dos expressos.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Vida

Substantivo

existência,vitalismo,vitalidade,vitalização;sopro,aura,fio vital;animação,conjunto das funções orgânicas,respiração,respiráculo,fôlego,bafo,hálito,resfôlego,recolho,vivificação,revivificação,vida futura (destino),Prometeu,Arqueu,existência,luz,fio,teia,estame,estambre da vida;a peregrinação deste mundo;livro da vida,livro dos viventes,nascedouro,nascença,ser,nascimento;(ciência da vida): zoobia,biologia.

Adjetivo

vivo,vivente,palpitante,quente,respirante,animado,ativo,nado,natal,vital,vivífico,vivificante,vivificativo,prometeano.

Verbo

estar (vivo e adj.);espirar,não ter ainda os seus dias cheios,ter lume no olho,viver,respirar,subsistir (existir),vegetar,palpitar,pulsar o coração,ter vida,estar com vida,nascer,vir ao mundo,sair à luz;abrir os olhos ao dia,abrir os olhos à luz;começar a ter vida exterior,sair do ventre materno,dar à luz (produzir),procriar;dar a vida a alguém,dar a existência a alguém;animar,aviventar,vivificar,vitalizar.

Advérbio

em vida,vivamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Corpos luminosos

Substantivo

luminária,iluminação,luz,labareda,chama (fogo),poder iluminante,faísca,fagulha,faúlha,chispa,cintila,centelha,tubel,brilho fugaz,fosforescência = candil = ardentia,fogueira,fogaréu,fogacho;(unidades de medida de luz) candela,lux,lúmen;Sol,astro-rei,astro,luminar,luzeiro,centro do sistema planetário,fonte de luz e de calor,Febo,Apolo,fotosfera,aurora,estrela,meteoro,Sírio,Aldebarã,Altair,constelação,galáxia = Via Láctea = circulus lacteus;aurora boreal,aurora austral,aurora polar;luz zodiacal,estrela cadente,zelação = bólido = mãe de ouro,meteoros luminosos,relâmpago,serpentina de fogo = fuzil = fuzilada,lâmpado (ant.),luz sidérica,corisco,coriscada,ignis fatuus,fogo-fátuo,fogo de santelmo,protuberâncias,caipora,Castor e Pólux,fata morgana,lumieiro,noctiluz,vaga-lume,luze-luze,caga-lume,pirilampo = lumieira,salpa;(luz artificial): holofote,gás,acetileno ou acetilene,luz elétrica,lâmpada incandescente,lâmpada halógena,lâmpada spot,lâmpada fluorescente,lâmpada dicroica,led (diodo emissor de luz),pendura (gír.),andone (Japão),lampadário,lucerna,candelabro,lustre,lanterna,lanterna de furta-fogo,vela,bugia,círio,lume,serpentina,candeeiro,tenebrário,carcel,brandão,tocha,verdizelos,lamparina = griseta,facha (des.),coto,facho,teia (poét.),lampião,archote,luzeiro,candeia,candil,rolo,lumieira,arandela = dirandela,luminária,cirial,fogos de artifício,fogos de pirotecnia,girândola,farol (sinal),castiçal,roleira,palmatória,tocheira,tocheiro;sinal luminoso,semáforo,farol.

Adjetivo

luminoso,fosfórico,fosforescente,tedífero,lucífero,radiante,pirilâmpico,faulhento,fotoelétrico.

Verbo

iluminar.

Advérbio

como de dia,brilhantemente,luminosamente,a giorno.

Provérbio

Interjeição

Frase

CÅ“li enarrant gloriam Dei.

Conjunção

Certeza

Substantivo

certidão,indiscutibilidade,indisputabilidade,irrefutabilidade,peremptoriedade,segurança,convicção,indubitabilidade,solidez,luz,garantia,firmeza,confiança,infalibilidade,insuspeição,positividade,certeza matemática,liquidez,indefectibilidade,inerrância;coisa certa,indiscutível;malho (fam.),favas contadas,evangelho,dogma,artigo de fé,matemática,cálculo,lógica dos números,tribunal de última instância,res judicata,ultimatum,fato consumado,flagrante delito,decisão final e irrevogável,palavra muito autorizada,pessoa fidedigna,positivismo,dogmatismo,dogma,dogmatista,dogmatizador,fanático,oráculo,opinionista,ipse dixit,magister dixit,Roma locuta est.

Adjetivo

certo,seguro,convicto,sólido,bem fundado,absoluto,determinado,definido,definito,claro,inequívoco,exato,categórico,notório,explícito,taxativo,imperativo,decisivo,preciso,assente,decidido,terminante,irresistível,fatal,peremptório,formal;verificado,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,indúbio,líquido,líquido e certo,público e notório,admitido,real,aceito,recebido,usual,correntio,inevitável,incontroverso,irremediável,irremissível,infalível,inerrante,indefectível,indeficiente,indispensável,impreterível,improrrogável,inadiável,invariável;fidedigno,de saltar aos olhos;digno de fé,de confiança;de fonte limpa,irrefragável,perfeito,irremovível,inegável,inquestionável,indisputável,incontestável,incontestado,indubitável,incontroverso,indiscutível,incontrovertível,certíssimo,irrefutável (provado);inelutável,irrespondível,certeiro,irreplicável,sem agravo nem apelação,inconteste,sem sombra de dúvida,indisputado e indisputável,autorizado,de fonte segura,digno de todo o crédito,cuja certeza se antevê,autêntico,verdadeiro,de fonte limpa,oficial;certo como a morte,certo como os impostos,certo como dois e dois são quatro;seguro e preciso,preponderante;evidente,presente,intuitivo,axiomático,óbvio,agógico (ant.),claro como o dia,claro como o sol ao meio-dia,cuja certeza se antevê,que está a entrar pelos olhos a dentro.

Verbo

ser certo (e adj.),estar certo (e adj.);ser conforme à razão,ser questão líquida;não haver (vestígio de) dúvida,não precisar de prova,tomar uma feição peremptória,não admitir discussão,não padecer dúvida,estar na consciência de todos,fazer fé,existir de fato,inspirar confiança absoluta,tornar certo,segurar,assegurar,asseverar,garantir,afiançar,sustentar,certificar,atestar,firmar,precisar,indicar com exatidão,determinar,definir,edificar alguém na certeza,afastar qualquer resquício de incerteza,exatificar,evidenciar,esclarecer,falar de visu,passar em julgado;absolver uma dúvida,dissipar uma dúvida,dirimir uma dúvida;não deixar o mais leve traço de hesitação,ter fé,dogmatizar,ensinar com autoridade,falar de cadeira,falar de poleiro,falar ex cathedra,falar como um oráculo,ter por seguro,radicar-se no espírito de alguém a convicção de;convencer-se,compenetrar-se,estar que.

Advérbio

certamente e adj,obviamente;com certeza,como um dez,ao certo,de certo,certo,à certa confita,fora de toda dúvida,digam o que disserem,bem,por todos os títulos;sem uma sombra de dúvida,sem um resquício de dúvida,sem laivos de dúvida = dubio procut;sem contestação,sem contradita;facilmente,sem agravo nem apelação,em flagrante delito,sem dúvida,de vez,indubitavelmente,à coup sûr,aparentemente,na verdade;inviolavelmente;sem falta,aconteça o que acontecer,custe o que custar,haja o que houver,velim,nolim,dê no que der,na pior das hipóteses,chova ou faça sol,ainda que chova azagaias,nem que chova canivetes,corram as coisas como correrem,sem falta,sem falhar,infalivelmente,de veras.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ça va sans dire. Isso não é preciso dizer. É questão de tempo. Não há a menor dúvida. São favas contadas. Não tem que ver. Não há que ver. Está claro,está visto. PROVÉRBIOS: Mais vale um toma que dois te darei. Res judicata pro veritate habetur. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Conjunção

Conhecimento

Substantivo

noção,notícia,ciência,informação,instrução,familiaridade,cognição,intimidade,trato íntimo,contato,compreensão,apreensão,percepção,depreensão,intuição,razão,preconição,apercepção,aperceptividade,cognoscibilidade,apreciação;luz,esclarecimento,iluminação,vislumbre,reflexo,brilho,lampejo,cheiro,suspeita,impressão (ideia);descoberta;sistema de conhecimentos,soma de conhecimentos,conjunto de conhecimentos;ciência,filosofia,pansofia,acrosofia,hipótese,teoria,teórica,concepção,etiologia,árvore do saber,classificação das ciências,pandecta,doutrina,corpo de doutrina,ciclopédia,enciclopédia,escola (sistema de opiniões);esfera dos conhecimentos humanos,república das letras,Atenas (linguagem);erudição,eruditismo;fundura de conhecimentos,profundeza de conhecimentos;cabedal científico,saber,sabença,ilustração,instrução variada,sabedoria,capacidade,sapiência,mestria,competência,primazia,preparo,conhecimentos sólidos e variados,sabença (pop.),polimatia,leitura,cultura,estudo,talento,literatura;paixão pelas letras,paixão pelos livros;bibliomania,soma de conhecimentos,habilitação,educação;proficiência,competência,perícia (habilidade);educação liberal;gnose,conhecimento profundo;conhecimento imenso,conhecimento sólido,conhecimento variado,conhecimento completo,conhecimento esmerado,conhecimento acroático,conhecimento acroamático,conhecimento enciclopédico;poliglotismo,poliglotia,veredicto = opinião abalizada,luzes;bagagem literária,bagagem científica;cavalo de batalha,onisciência,diletantismo,rudimentos (começo);dotes intelectuais,pantologia;progresso da ciência,avanço da ciência.

Adjetivo

conhecedor de,sabedor e v.;sagez (ant.),cognitivo,acromático,polimático,sabedor de,cônscio de,ciente de,informado de,familiarizado com,acompadrado com,versado em,au fait,au courant,não alheio a,inteirado de;emérito,entendido,proficiente,expert,versado,enfronhado,diplomado,provecto,lido,forte em;familiar com,ressabido = erudito,sabido,douto,abalizado,sábio,sapiente,omnilíngue,poliglótico,ilustrado,doutíloquo,competente,de força,culto,instruído,habilitado,instruto,que pensa,multiciente,que estuda e que analisa,iluminado,iluminista;de pulso,de muito fundo,multíscio,multisciente,perleúdo (depr.),eminente,preclaro;esclarecido,pensante,letrado,graduado,solidamente educado,centificamente preparado,escolástico,profundo,triglota,poliglota,bilíngue,trilíngue,bibliomaníaco,onisciente,polímato,polígrafo,perito (hábil);sapie,ncial,algêmio,provado,demonstrado,sabido,verificado,cógnito,conhecido,notório,público,visível;paladino,apurado,recebido,consagrado,patente,que todo estudante sabe,manifesto,vulgar,comum,conhecido,trilhado,usado,corrente,proverbial,familiar,sediço,banal,trivial,exotérico,corriqueiro,mais velho que o azeite e o vinagre,palmar,grande,determinado,noto,magistral,precógnito,cognoscível;familiar como os dedos das mãos,familiar como os vocábulos de uso diário;nocional,filomático.

Verbo

conhecer,ressaber,saber,ter noção de;saber de ciência própria,saber por dentro e por fora,escrutar,vir às mãos,ser sabedor de,trazer nas palmas da mão,ter consciência de,estar senhor de,estar a par de,ter saber à légua,possuir saber à légua;saber ao claro,saber de cor e salteado,saber de ciência certa;saber pela raiz,ler de cadeira;petiscar alguma coisa de,saber de auditu,saber de oitiva;capacitar-se,conceber,aprender,perceber,estudar,informar-se,fisgar,compreender,entender,pôr o dedo em cima,apreciar,sondar,devassar,penetrar,reconhecer,enfronhar-se em,discernir,apreender,depreender,senhorear,assenhorear,experimentar,inteirar-se de;chegar ao conhecimento de,vir ao conhecimento de;familiarizar-se com,dominar,penetrar o íntimo segredo de;estar ciente,estar farto de saber,estar ao fato de,andar ao corrente,descobrir;conhecer plenamente,>conhecer de perto,>conhecer como ninguém,conhecer >como aos próprios dedos,>conhecer muito de perto,>conhecer intimamente;ter perfeito conhecimento de,acompadrar-se,connaître le dessous des cartes,nadar de braçada,ter visão clara,chegar ao seu conhecimento;falar de cátedra,pontificar,ilustrar-se,enriquecer seus conhecimentos intelectuais,ser (erudito e adj.);ser um repertório de,ser um abismo de erudição,ser uma mina de saber,ser uma biblioteca viva;recomendar-se pela sua capacidade,ter capelo em,ser versado em,saber uma coisa ad unguem,ter suas provas feitas,ter um nome feito;revelar vasto cabedal de conhecimentos,revelar grande profundidade de conhecimentos;possuir uma vastidão de conhecimentos,ser muito inteligente em,ser um dos melhores conhecedores de,ser mestre;eruditar = mostrar erudição;ser o forte de,não ter segredos para,abalizar-se,ilustrar-se;filosofar.

Advérbio

sabedoramente,sabidamente,notoriamente e adj.;com erudição e subst.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Exatidão

Substantivo

fato,luz,evidência,verdade,realidade (existência);simples questão de fato,natureza (princípio);veras,evangelho,ortodoxia;oráculo,autenticidade,veracidade;as cores nítidas da realidade;rigidez,justeza,correção,exação,certeza,segurança,acuidade,precisão,delicadeza,miudeza,severidade,rigor,precisão matemática,pontualidade,sensibilidade,precisão de maquinismos,minudência,minuciosidade,regularidade;autografia,ipsissima verba,texto,as mesmíssimas palavras;verdade singela,verdade sóbria,verdade verdadíssima,verdade absoluta,verdade nua,verdade crua,verdade pura,verdade sincera,verdade honesta,verdade rigorosa,verdade austera,verdade intrínseca,verdade incontestada,verdade luminosa,verdade inconcussa,verdade limpa;nuda veritas;breve de marca,realismo,naturalismo.

Adjetivo

real,positivo,efetivo,vero,atual (existente);verdadeiro,verídico,oracular,veraz,certo;seguro;substancialmente verdadeiro,categoricamente verdadeiro,matematicamente verdadeiro;fiel à letra,indiscutível,irrefragável;irrecusável,inequívoco,incontestável,veraz;iniludível,irrefutável,testemunhável,inideal,inimaginado;exato,irrepreensível,inatacável,incensurável,rigoroso,definido,definito,preciso,categórico,cabal,terminante,frisante,justo,reto,correto,regular,estrito,aproximado (semelhante);literal,servil,textual,conforme à letra,fielmente reproduzido,inexorável,inconcusso,próprio,rígido,puro,limpo,escrupuloso (consciencioso);estreme,severo,fiel,religiosamente exato,matemático,científico,geométrico,sabido,inerrante,infalível,indefectível,minucioso,fino,feito com todo o escrúpulo e atenção,genuíno,formal,legal,autêntico,lídimo,legítimo,da gema,garantido,insuspeito,inequívoco,ortodoxo,oficial,ex-officio;natural,são,provado,demonstrado,reconhecido,de prova experimentada,bem fundado,conhecido,sabido,inadulterado,fundado,sólido,substancial,substancioso,tangível,palpável,visível,válido,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,insofismável,acima de toda prova,que os fatos não contradizem,fidedigno,que mais de perto priva com a verdade,legítimo de Braga.

Verbo

ser (verdadeiro e adj.);ser verdade,ser a questão,resistir a toda prova,desafiar contestação,inspirar confiança,não temer contradita;não admitir ilusões,não comportar ilusões;fazer fé,ser (genuíno e adj.);ir com o compasso na mão,ter muita sensibilidade;tornar verdadeiro,provar verdadeiro;tirar a prova dos noves,verificar com a maior minuciosidade,desfabular,exatificar,precisar,minuciar,substanciar;rebulir,retocar,corrigir,chegar à verdade (descobrir);obter resultado rigorosamente exato;tornar exato,corrigir,dar quinau,retificar.

Advérbio

realmente e adj.;verdadeiramente,bofé (ant.),na realidade,em carne e osso,deveras,com todas as veras,com toda a verdade (veracidade);certamente;atualmente,exatamente,ao justo,ad amussim,regularmente,perfeitamente,sem requinte de sofisma,de traço em traço,verbatim,varbatim et litteratim;totidem verbis;sic,à letra,ao pé da letra = verbum pro verbo,literalmente,ipsimis verbis;ad unguem,na íntegra,sem discrepar uma coma,ad verbum = sem mudar uma palavra,sem pospor ou antepor uma vírgula,com todos os ff e rr,tim-tim por tim-tim,ponto por ponto,p a pá,santa Justa,miudamente,com todo o rigor,no seu justo valor,sem refolhos,com toda a exatidão,a compasso = com exatidão rigorosa,propriamente dito;sem tirar nem pôr,em suas verdadeiras cores,sob todos os aspectos,sob qualquer prisma que se encare,em todo o caso,de qualquer maneira,à risca,à toda prova,rigorosamente falando,realmente,de fato,com efeito,a bem dizer,para bem dizer,por bem dizer;em boa,em sã consciência;resvés,à média,à justa,na conta,a ouro e fio.

Provérbio

Interjeição

Frase

O fato é. O caso é. Ita est = assim é.

Conjunção

Interpretação

Substantivo

inteligência,interpretação simples e racional,definição,maneira,dedução,inferição,dilucidação,dilucidamento,decodificação,ilação,soltura,explanação,desenvolvimento,exposição,explicação,solução,significado,significação;enunciativa (ant.),prelucidação,deslinde,deslindamento,elucidação,conclusão,desembrulho,exegética,resposta,esclarecimento,aclaramento,destrinço,enarração (ant.),glosa,hermenêutica,cabala,observações,cotas;versão,trasladação;tradução livre,tradução literal,tradução servil;chave,cifra,contracifra,segredo,novelo,fio,rastilho (indicação);burro,pai velho;código,cifrante,exegese,metáFrase,paráFrase,exposição,comentário;série de notas,série de críticas,série de explicações,série de esclarecimentos;comento,inferência (dedução);ilustração,desenvolvimento,exemplificação,anotação,nota,escólio,scholium,apostila,esclarecimento,chave do enigma;sintomatologia,semiologia,mistagogia,metoposcopia,paleografia (filologia);acepção,luz,leitura,construção;equivalente,sentido equivalente;significado,sinônimo,analogia,aposição.

Adjetivo

explanatório,expositório,interpretativo,dedutivo,conclusivo,explanativo,ilustrativo,elucidativo,exemplificativo,exegético,explicativo,explicatório,hermenêutico,literal,parafrástico,metafrástico,significativo,sinônimo,equivalente.

Verbo

interpretar,dilucidar,elucidar,deduzir,concluir,inferir,explicar,enuclear,glosar,definir,subentender,dar a razão de,traduzir,paraFrasear,transverter,dar saída;trasladar,passar,verter para;comunicar o sentido de,apreciar uma coisa na sua aplicação e inteligência,apegar-se à letra de um texto,tomar num sentido,descobrir;descobrir o sentido de;ler,decifrar,destrinchar,deletrear,soletrar,desembrulhar,destoldar;desembuçar,esclarecer,levar um raio de luz ao recesso de,desempanar,solver,deslindar,destramar,destecer;desenvincilhar,deslindar a meada;dar a chave de,achar a chave de;destramar,destrinçar,desenredar,escarrapichar,desemaranhar,desenriçar,clarificar,desassombrar,solucionar,aplanar,desenlaçar,resolver,ler nas entrelinhas,dar no ponto,esmiuçar,desdobrar;achar a causa,dizer a causa;derramar luz nova,projetar luz nova,lançar luz nova;levar luz,desanuviar,desenturvar,desaranhar,aclarar,rasgar o véu,descaroçar,dar no chiste,desempoeirar,desentenebrecer,desenevoar,desurdir,rolar,ilustrar,exemplificar,objetivar,desdobrar,desenrolar,precisar a causa,desenvolver,ampliar,amplificar,expor,comentar,glosar,bordar comentários,anotar,apostilar,popularizar (tornar inteligível);tomar,compreender,aceitar,receber,admitir num sentido particular;penetrar,ser dado a entender que.

Advérbio

explanatoriamente,isto é,por outra,por outras palavras,a saber,por exemplo,verbi gratia;id est;videlicet,queremos dizer,em outros termos,rigorosamente falando,em termos simples,em linguagem clara,em português claro,ou mais simplesmente,sem rodeios.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Informação

Substantivo

informe,esclarecimento,luz,inculca,conhecimento;cognição,sabença,sapiência,pesquisa,publicidade;comunicação,participação,intimação,intimativa,aviso,notícia,recado,twitter,post,participação verbal,notificação,anúncio,pregão,bando,edital,anunciada,anunciação,representação,exposição,narrativa,estendal,sudário,sicofantismo,denúncia,pressentimento,alusão,depreensão,juízo,conceito,referência,especificação,boato,conselho,admoestação,notícias;detalhes,pormenores,descrição;relação (registro);afirmação;menção,instruções,divulgação,intercomunicação,comunicabilidade;informante,informador,declarante,arauto,inculcador,narrador,contador,relator,porta-voz,noticiarista,olheiro,repórter,enunciador,expositor,comunicador,preconizador,pregoeiro,órgão,intérprete,bisbilhoteiro,noveleiro,porta-novas,espião,denunciante = malsim,emissário,guia,xauter,echadiço,inculcadeiro,inculca;imprensa,jornal,revista,noticiário,jornalismo,correspondente,agência de notícias,reportagem;cinema,cinejornal,documentário;televisão,telejornalismo,telenoticiário,cobertura ao vivo,flash;computador,internet,online,site,correio eletrônico,e-mail,blog,post;celular,torpedo,download. boateiro,alvissareiro,alvitreiro,cesto roto,mensageiro;amicus curiæ,polícia,os argos da polícia,Sherlock Holmes,mastim,delator,dedo-duro,sicofanta,propagador,valet de place = cicerone,piloto,guia,manual,ritual,cerimonial,prontuário,vade-mecum,mapa,planta,dicionário,enciclopédia,roteiro,itinerário;sugestão,alusão,insinuação,meia-palavra para um bom entendedor = verbum sapienti,gesto,mímica.

Adjetivo

informante e v.;informado e v.;informativo,publicado;expressivo;substancioso,explícito,inequívoco;claro;honesto;declaratório,nuncupatório,informacional,expositório,dedicatório,expositivo,enunciativo,enunciatório,ilustrativo,luminoso,esclarecedor,malsim,denunciante,noticioso.

Verbo

informar,dizer;pôr a par,pôr ao corrente,comunicar,anunciar,noticiar,acusar,fazer saber,cientificar,levar ao conhecimento de,ensinar;fazer ciente,esclarecer,instruir,participar,prevenir,fazer presente de alguma coisa a alguém,confiar,avisar,falar de,boquejar,formular,expor,avançar,expor aos olhos de,apresentar,transmitir,mencionar,exprimir;trazer a campo,trazer à baila,representar a alguém,notificar,certificar,enumerar,capitular,referir,resenhar,divulgar;significar,tornar público,intimar,inteirar,dar a entender,despeitorar-se,desembuchar-se,vomitar,desabafar-se;dizer as suas impressões,trazer as suas impressões,comunicar as suas impressões;apontar,dizer redondamente,dar conhecimento de,expor,expender,chamar a esclarecida atenção de alguém para (atenção);telegrafar,telefonar,oficiar,escrever,mandar recado,anunciar,noticiar,relatar,dar aviso de,detalhar,pormenorizar,particularizar,especificar,especializar,referir,expor detalhada e circunstanciadamente,resenhar,fazer resenha,apresentar relatório;descrever,malsinar,delatar,insimular,denunciar,confidenciar;soprar,segredar ao ouvido de;fazer confidências a alguém,revelar;explicar (interpretar);cochichar,murmurar,mussitar;conectar-se (a internet),logar-se,baixar (informação,programa,da rede para computador),postar,enviar e-mail;sugerir;lembrar,acordar,indigitar,alvitrar,inculcar,insinuar,meter na cabeça de alguém;fazer ver,mostrar;desenganar,tirar as cataratas de alguém,desabusar,tirar alguém do erro em que labora,desiludir,dissuadir,desimaginar,corrigir o engano,abrir os olhos,ser informado e adj.;ter conhecimento,aprender;apanhar o cheiro,farejar,colher de,ficar alerta,ouvir,vir ao conhecimento de,depreender,compreender,estar senhor de;chegar aos ouvidos de,ressoar aos ouvidos de,vir aos ouvidos de,vir ao conhecimento de;cair sob os olhos de;não cair em saco roto,não ciar em terreno sáfaro.

Advérbio

informadamente,por informações recebidas,segundo informações recebidas;por ouvir dizer,de oitiva,pelo que ouviu dizer.

Provérbio

Interjeição

Frase

Dictum sapient sat est: Para bom entendedor meia palavra basta.

Conjunção

Ensino

Substantivo

ensinança,ensinamento,instrução,orientação,edificação,educação,letramento,alfabetização,criação,luz,pão do espírito,hóstia do saber,tutela,tutoria,puericultura,direção,guia,governo,regra,didática,pedagogia,didatologia,pedologia,metodologia,matesiologia,ortofrenia,cinesia,preparo,preparação,treino,treinamento,treinagem,lapidação,disciplina,exercício,exercitação,prática;persuasão,suasão,instilação,insinuação;implante,implantação,infiltração,inoculação,inculcação,disseminação,iniciação,evangelização,apostolização,transmissão,proselitismo,propaganda,catequese,missionarismo,apostolado,doutrinação,doutrinamento,lavagem cerebral;magistério mistagogia,explicação,lecionação,interpretação;lição,leitura,preleção,conferência,prédica,predicação,pregação,encíclica,epístola,apólogo,parábola,discurso,didascália;exercício,tarefa,pesquisa,dever,curriculum,curso,sabatina,gramática,cartilha,A. B. C. (início);áxis,preparatórios,quadrívio,humanidades,disciplinas;instrução primária,instrução profissional,instrução elementar,instrução rudimentar,instrução secundária,instrução superior,instrução técnica,instrução religiosa,instrução cívica;exemplos cívicos,propedêutica;jardim de infância,escola,ginásio,colégio,ensino fundamental,ensino médio,faculdade,universidade,curso,pós-graduação,mestrado,doutorado,PhD;educação física,ginástica,aprendizado,discipulado.

Adjetivo

educado,instruído e v.;instructo,escolástico,escolar,acadêmico,colegial,universitário,seminarístico,estudantal,ginasial,doutrinário,disciplinar,instrutivo,didascálico = didático,pedagógico,letivo,instruidor,instrutor,luminoso,perceptivo,ginástico,propedêutico,politécnico,neotérico;catequético.

Verbo

ensinar,erudir = instruir,nutrir,professar,edificar,guiar,educar,orientar,formar,reaviar,fazer entrar no caminho,plasmar;formar,adestrar,amoldar,amestrar,iluminar (esclarecer);arrotear,desbastar a ignorância,imbuir,impregnar,iniciar,preparar para exame,explicar,destrinçar,escarrapiçar,inculcar,doutrinar,instituir,inocular,imprimir na mente,gravar,incutir,inspirar,instilar,enfronhar,enxertar,infiltrar,fecundar,empapar,orientar,fecundar o espírito,ampliar os horizontes de,enriquecer o espírito,dilatar os horizontes do espírito,ministrar a hóstia do saber;alumiar o espírito,iluminar o espírito,enriquecer o espírito,sustentar o espírito;limar o espírito,polir o espírito;ilustrar as faculdades da inteligência,livrar da ignorância,desemburrar,desembrutecer,desmoitar,desbravar,desenferrujar,lapidar,polir = açacalar,desbastar,dissipar as trevas da ignorância,desbastar a rudeza dos ignorantes,encher de luz,encaminhar,expor (interpretar);fazer conferências,lecionar,prelecionar,palestrar,reger,dar lição,tomar lição,pregar,predicar,doutrinar,catequisar,missionar,evangelizar,apostolar,apostolizar,discursar,discorrer,ensopar em boa doutrina,moralizar,civilizar,matinar,definir;treinar,disciplinar,ensinar com prático ensinamento,ser o mestre de,exercitar,traquear,traquejar,habituar;familiarizar,matraquear,amansar,disseminar,desentesourar,dar novas ideias,semear,melhorar;infundir luz,derramar luz,espalhar luz;puxar por,dirigir,paracletear,informar,reger uma cadeira,servir de guia,mentorizar,dirigir a atenção;impressionar o espírito de,empolgar,convencer;desenvolver,explanar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Luz

Substantivo

raio,clarão,claror,lampejo,relâmpago,claridade,esplendecência,resplandecência,lucidez,esplendidez,luz viva,luzerna,claridade intensa,lume,luzeiro,fulgor,esplendor,deslumbramento,ofuscamento,luzimento,réstea de sol,feixe de luz,aurora;dia,luz do dia,sol (fontes de luz),banho de luz,pincel de luz,luar,brilho,reslumbre,vivacidade,coruscação,nictescência,fulguração,cintilação,radiação,irradiação,refulgência,perfulgência,rutilação,rutilância,esplendidez,fulgência,brilhantismo,iluminação e v,nitidez,nitideza,efulgência,revérbero,lustre,fogo,faísca,scintila,fácula,centelha,fagulha,choina (rég.),faúlha,chispa,feila;faiscar,jactos;golfadas de luz,fagulharia,luminosidade,incêndio,chama (fogo),fogo-fátuo,luz solar;natural,águas,diamante,brilhante,ouropel,lentejoila,joias,ouro,latão,sol,fotografia,heliografia,fotômetro,(ciência da luz): óptica,fotologia,fotometria,diótrica,catótrica,catadiótrica,espectro,espectroscópio,espectrologia;especulária,laser;blu-ray,halo,glória,auréola,nimbo,parélio,fotosfera,coroa luminosa,resplandor;resplendor,reflexão,refração,reflexo,dispersão,luz irreflexa,nictação;tremulina.

Adjetivo

brilhante,aluziado,luminoso,chamejante,flamante,flâmeo,coruscante,esplendente,resplendente,deslumbroso,refulgente,fulgente,fulguroso,rútilo,rutilante,fúlgido,fulgente,ofuscante,encarnado,lucilante,fosforescente,aurifulgente,aurifúlgido,resplendoroso,dardejante,tremeluzente,fuzilante;estrelante,cintilante,prelúcido,nictente,irizante,perfulgente,lúcido,vívido,nítido,iriante,auriluzente,auritrêmulo,brilhante como a prata,gemante = brilhante como as pedras preciosas,preclaro,claro,sem nuvens,micante (poét.),estelante,radioso,deslumbrante,lucífero (poét.),luzidor,luzidio,vivo,incendido,fulmíneo,fulminívomo,açacalado,clarífico,dilúcido,mais claro que a luz do sol;congesto,resplendente de luz;argênteo,argentino,argentador,faulhento,lustroso,lustrino,fotogênico,fotográfico,heliográfico;destoldado e fortemente,fartamente,fulguramente iluminado;claro,desanuviado;anaclástico,refrato,refrangente.

Verbo

alumiar,brilhar,aclarar,alvorar,alvorecer,alvorejar,arcoirisar,arder,arraiar,aurejar,aureolar,aureolizar,aurorar,aurorecer,campar,centelhar,chamear,chamejar,chamejar em fogos de diversas cores,chispar,claraboiar (ant.),clarear,clarejar,constelar,coriscar,coruscar,dardejar,esfuzilar,esplander,esplandecer,esplender,esplendecer;espargir os seus raios,estrelar,estrelejar,fagulhar,faular,faiscar,faulhar,flamear,flamejar,fulgentear,fulgir,fulgurar,fulminar,fuzilar,iluminar,iriar,irisar,irradiar,lampadejar,lampejar,lucilar,luciluzir,luzir,patentear intensa luz,fosforear,fosforejar,fosforecer,pontear,prefulgir,preluzir,radiar,raiar;rebrilhar,refulgir,refulgurar,relampear,relampejar,relampadejar,relampaguear,relumbrar,reluzir,resplandecer,resplendecer,resplender,reverberar,rutilar,centelhar,cintilar,sobredourar,transluzir,tremeluzir,tremulinar,vagalumear,deslumbrar;quebrar os olhos,ferir os olhos;espraiar raios,fazer-se a luz por todos os lados,reluzir de um fulgor vivíssimo;lançar luz,emitir luz;dardejar faíscas,vibrar raios;cegar,ofuscar,ferir a vista;espancar com o seu clarão,argentear,argentar,ter um reflexo argênteo,pratear,abrilhantar,andar pelo céu um luar esquivo,iriar,esbater as trevas,descobrir-se o sol,espelhar,refletir,polarizar-se,refranger,desentenebrecer,aclarar,desescurecer,dessombrar,desanuviar;ser iluminado,receber estrias ou um cálido banho de luz.

Advérbio

brilhantemente e adj.;em áureos reflexos,à claridade albente da lua.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção