Sua língua na Internet

 

(ver.da.de)

sf.

1. Aquilo que corresponde à realidade; EXATIDÃO: O depoimento da testemunha correspondia à verdade dos fatos

2. Aquilo que é real, verdadeiro: A verdade tem que ser encarada sem medo [ Antôn.: mentira. ]

3. Atitude franca, autêntica; SINCERIDADE [ Antôn.: falsidade. ]

4. P.ext. Coisa, fato ou narrativa real, verdadeira: Sua história é a pura verdade

5. Fig. Crença, certeza de alguém: Essa é a verdade dele

6. A exatidão de uma representação em relação ao original em que se baseou: Era possível perceber que o filme buscou a verdade na hora de retratar o romance

7. Qualquer ideia ou princípio que é tido como verdadeiro, justo, exato e no qual se baseiam crenças e atitudes (verdade da religião; verdade da ciência)

8. Fil. Adequação entre a subjetividade do conhecimento e os fatos ou eventos objetivos que deflagraram esse conhecimento

9. Fil. Objeto fundamental da reflexão filosófica, em relação ao qual se definem as correntes das várias filosofias

[F.: Do lat. verìtas,atis. Ant. ger.: mentira.]


A bem da verdade
1 Para ser fiel à verdade dos fatos, para dizer a verdade.


De verdade
1 Real, concreto; não de brinquedo; autêntico não de imitação: Este celular é de verdade, não de brinquedo; um anel de brilhantes de verdade.
2 Realmente, efetivamente: Ela é bonita de verdade.


Em verdade
1 De acordo com a realidade; na realidade; na verdade: Pensaram que ele desistira; em verdade reunia forças para continuar.


Na verdade
1 Ver Em verdade.


Verdade de fato
1 Fil. Verdade constatada empiricamente, portanto contingente e circunstancial. [Portanto, cujo oposto é possível. P.op. a Verdade da razão.]


Verdade de razão
1 Fil. Verdade necessária e inata, inerente às formulações e enunciados, e independente da realidade sensível. [Portanto, cujo oposto é impossível. p.op. a Verdade de fato.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Crença

Substantivo

credibilidade,crédito,segurança,confiança,confiabilidade,fé,fidúcia,persuasão íntima,verdade,esperança;presunção,persuasão,convicção,convencimento,insuspeição,certeza;opinião,sentir,maneira de pensar,juízo,vista,conceito,concepção,pensar,parecer,tensão (jur.),impressão (ideia);alvitre,conclusão (julgamento);doutrina firmada,base,dogma,lema,divisa,princípio consagrado,princípio recebido,modo de pensar,crença popular;opinião,fé firme,fé implícita,fé arraigada,fé inabalável,fé calma,fé sóbria,fé imparcial,fé desapaixonada,fé bem fundada;uberrima fides;fé sincera,fé antiga,fé ardente,fé profunda,fé brônzea,fé indestrutível;sistema de opiniões,escola,seita,partido,teoria,dogma,artigos,concepção,interpretação,regras,cânones,bandeira;declaração,profissão de fé;credo,credenda,syllabus,decálogo,quincálogo,heptálogo,catecismo;Evangelhos,Santas Escrituras,Bíblia,Roma,Meca,Jerusalém,Alcorão;assentimento;propaganda;programa,plataforma,credibilidade (probabilidade);(possibilidade).

Adjetivo

crível,creditável,certo,inequívoco,seguro,insofismável,positivo,fiel,confiante,inesitante,convicto,apanhado,convencido,confiado,capacitado,persuadido;imbuído,penetrado,compenetrado de;anticéptico;dessuspeitoso,insuspeitoso,crédulo;descuidoso;crido e v.;acreditado,putativo,insuspeito;digno,merecedor de crédito;aceitável,acreditável,fidedigno,estabelecido,recebido,consagrado,em que se pode confiar,satisfatório,provável;fiducial,fiduciário,persuasor,persuasivo,persuasório,forte,suasório,convincente,frisante,suasivo,ponderoso,que tem tomo,impressivo,impressível,impressionante,impressionável,doutrinal.

Verbo

crer,ser adepto de,ter como verdadeiro,dar crédito,acreditar,passar como certidão;dar fé,ter fé;ter confiança,crer piamente,crer a/de olhos fechados;ver como real,admitir,admitir como real,professar,considerar,outorgar foros de,tomar como verdadeiro,estimar,reputar,presumir,pensar;contar com,confiar em;esperar em ou de;apoiar-se em,arrimar-se a,fundamentar-se,fiar-se em,construir sobre,repousar em,calcular sobre,estabelecer suas razões sobre,tranquilizar-se a respeito por esse lado,admitir como certo,aceitar como evangelho,ligar muito valor a,tomar como estabelecido;saber com certeza,não nutrir dúvidas;estar seguro,dar por certo,dar por feita uma coisa;confiar,estar às atenças de,ater-se,acreditar em,depositar confiança em,aceitar como um dogma,ter por seguro que,não suspeitar de alguma coisa,ser de opinião,garantir,querer,jurar,conceber;ter uma opinião,perfilhar uma opinião,adotar uma opinião,conceber uma opinião,abraçar uma opinião,arriscar uma opinião,alimentar uma opinião,nutrir uma opinião,acariciar uma opinião,esposar uma opinião,professar uma opinião;estar ao lado;compartilhar de uma opinião,comungar de uma opinião,participar de uma opinião;ser da feição de alguém;ler pelo mesmo breviário que outrem,rezar pelo mesmo breviário que outrem;adotar,abraçar,perfilhar,esposar,aceitar uma teoria,atar-se a uma teoria;aceitar como verdadeiro,olhar como verdadeiro,classificar como verdadeiro,registrar como verdadeiro;suspeitar;meter-se na cabeça de,entrar na cabeça de;aninhar-se no cérebro,engolir (credulidade);possuir-se,ser tido e havido como verdadeiro;impor-se à confiança,impor-se ao consenso;convencer,satisfazer,instigar,possuir-se,convencer-se,imbuir-se,compenetrar-se,persuadir-se;mover,capacitar,gerar confiança;achar aceitação;trazer à razão,chamar à razão;ser recebido,ter lisonjeiro acolhimento;conquistar o espírito/o coração,empolgar o espírito/o coração,captar o espírito/o coração,seduzir o espírito/o coração;induzir a crer,despertar simpatia,encontrar guarida,achar eco.

Advérbio

e Frases: creditavelmente e adj.;na opinião de,na boca de,no pensar de,no conceito de,no julgar de,no entender de,aos olhos de,no sentir de,me judice,a mim me parece,ouso dizer,não tenho dúvida,estou certo;conte com,fique tranquilo,garanto-lhe,a meu aviso,a mim se me afigura;me vide! = garanto!.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Exatidão

Substantivo

fato,luz,evidência,verdade,realidade (existência);simples questão de fato,natureza (princípio);veras,evangelho,ortodoxia;oráculo,autenticidade,veracidade;as cores nítidas da realidade;rigidez,justeza,correção,exação,certeza,segurança,acuidade,precisão,delicadeza,miudeza,severidade,rigor,precisão matemática,pontualidade,sensibilidade,precisão de maquinismos,minudência,minuciosidade,regularidade;autografia,ipsissima verba,texto,as mesmíssimas palavras;verdade singela,verdade sóbria,verdade verdadíssima,verdade absoluta,verdade nua,verdade crua,verdade pura,verdade sincera,verdade honesta,verdade rigorosa,verdade austera,verdade intrínseca,verdade incontestada,verdade luminosa,verdade inconcussa,verdade limpa;nuda veritas;breve de marca,realismo,naturalismo.

Adjetivo

real,positivo,efetivo,vero,atual (existente);verdadeiro,verídico,oracular,veraz,certo;seguro;substancialmente verdadeiro,categoricamente verdadeiro,matematicamente verdadeiro;fiel à letra,indiscutível,irrefragável;irrecusável,inequívoco,incontestável,veraz;iniludível,irrefutável,testemunhável,inideal,inimaginado;exato,irrepreensível,inatacável,incensurável,rigoroso,definido,definito,preciso,categórico,cabal,terminante,frisante,justo,reto,correto,regular,estrito,aproximado (semelhante);literal,servil,textual,conforme à letra,fielmente reproduzido,inexorável,inconcusso,próprio,rígido,puro,limpo,escrupuloso (consciencioso);estreme,severo,fiel,religiosamente exato,matemático,científico,geométrico,sabido,inerrante,infalível,indefectível,minucioso,fino,feito com todo o escrúpulo e atenção,genuíno,formal,legal,autêntico,lídimo,legítimo,da gema,garantido,insuspeito,inequívoco,ortodoxo,oficial,ex-officio;natural,são,provado,demonstrado,reconhecido,de prova experimentada,bem fundado,conhecido,sabido,inadulterado,fundado,sólido,substancial,substancioso,tangível,palpável,visível,válido,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,insofismável,acima de toda prova,que os fatos não contradizem,fidedigno,que mais de perto priva com a verdade,legítimo de Braga.

Verbo

ser (verdadeiro e adj.);ser verdade,ser a questão,resistir a toda prova,desafiar contestação,inspirar confiança,não temer contradita;não admitir ilusões,não comportar ilusões;fazer fé,ser (genuíno e adj.);ir com o compasso na mão,ter muita sensibilidade;tornar verdadeiro,provar verdadeiro;tirar a prova dos noves,verificar com a maior minuciosidade,desfabular,exatificar,precisar,minuciar,substanciar;rebulir,retocar,corrigir,chegar à verdade (descobrir);obter resultado rigorosamente exato;tornar exato,corrigir,dar quinau,retificar.

Advérbio

realmente e adj.;verdadeiramente,bofé (ant.),na realidade,em carne e osso,deveras,com todas as veras,com toda a verdade (veracidade);certamente;atualmente,exatamente,ao justo,ad amussim,regularmente,perfeitamente,sem requinte de sofisma,de traço em traço,verbatim,varbatim et litteratim;totidem verbis;sic,à letra,ao pé da letra = verbum pro verbo,literalmente,ipsimis verbis;ad unguem,na íntegra,sem discrepar uma coma,ad verbum = sem mudar uma palavra,sem pospor ou antepor uma vírgula,com todos os ff e rr,tim-tim por tim-tim,ponto por ponto,p a pá,santa Justa,miudamente,com todo o rigor,no seu justo valor,sem refolhos,com toda a exatidão,a compasso = com exatidão rigorosa,propriamente dito;sem tirar nem pôr,em suas verdadeiras cores,sob todos os aspectos,sob qualquer prisma que se encare,em todo o caso,de qualquer maneira,à risca,à toda prova,rigorosamente falando,realmente,de fato,com efeito,a bem dizer,para bem dizer,por bem dizer;em boa,em sã consciência;resvés,à média,à justa,na conta,a ouro e fio.

Provérbio

Interjeição

Frase

O fato é. O caso é. Ita est = assim é.

Conjunção

Veracidade

Substantivo

sinceridade,veridicidade,autenticidade,fa(c)tualidade,confiança,franqueza,lisura,verdade,fidedignidade,candura,candidez,lhaneza,lhanura (des.),honestidade;fidelidade,pureza,boa fé,bona fide,amor à verdade,culto da verdade,simplicidade (ausência de artifícios);a verdade por princípio,a verdade por base,a verdade por fim;a verdade, toda a verdade e nada mais que a verdade;o resplendor da verdade,o rochedo da verdade,a luz da verdade;verdade inconcussa;verdade verdadíssima (fam.),exatidão.

Adjetivo

verdadeiro,autêntico,certo,exato,cristalino,desmalicioso,desartificioso,inequívoco,incontestável,deveras,veraz,vero,verídico,lídimo,factual,real,de antes quebrar que torcer,veríssimo,honesto,às direitas,escrupuloso,leal,dedicado,probo;sério,seriíssimo,lhano,sincero,lavado,cândido,alvar,puro,de ouro,franco de lei,reto,límpido,pio,fidedigno,não disfarçado (real);expansivo,amigo,consciencioso,de boa fé,imáculo,imaculado,intemerato,ingênuo (sem artifício);insuspeito,incorruptível,cujos lábios não mentem,de boa fonte,de autoridade,de boa mão,de consciência,de conta,de peso e medida,de honra,de luz e de candura,de peso,de preço,de marca G,que preza e cultua a verdade.

Verbo

ser (verdadeiro e adj.);estar na consciência de;falar a verdade,dizer a verdade,cultuar a verdade,prezar a verdade;mostrar nas suas verdadeiras cores,pintar nas suas verdadeiras cores;dar-lhe nas maturrangas,mostrar o lado vulnerável,fazer fé,reivindicar os direitos da verdade,dizer sempre a verdade,desconhecer o requinte da hipocrisia,não ter papas na língua,lançar fora o manto da hipocrisia,destecer um enredo,abrir os olhos a alguém;elucidar,desmistificar,desmascarar,desvendar,desmentir;falar alto,falar rasgado;falar pela porta dianteira,dizer alto e bom som,ser incapaz de mentir,odiar a mentira,deixar-se de reservas e reticências,falar português velho e relho,ser homem de veras,desmascarar-se,amar a sinceridade;ter o coração na boca,ter o coração no rosto;ser coração lavado,não mentirem os lábios,desenganar,desiludir,estar no coração,traduzir a verdade,pôr os pontos nos is,não enganar;não v..

Advérbio

verdadeiramente e adj.;realmente e adj.;com a verdade, pela verdade e dentro da verdade;em linguagem sóbria;fiel à verdade;fiel como o gnômon ao sol,fiel como a agulha ao polo;na verdade,com candura,sem refolho,sem malícia ou artifício,planamente,sem requinte de hipocrisia,bona fide,do íntimo d’alma,de coração,ex-corde,entranhadamente,de todo o coração,com todas as veras do coração,desfingidamente,do peito,às veras,ab imo pectore,de ponto em branco,desassombradamente,rasgadamente,sem rebuço,sem lisonja,sem dobrez,de corpo e alma,sinceramente,sem temor de desmentido.

Provérbio

Interjeição

Frase

Amicus Plato,sed magis amica veritas. Veritas quamvis dura,tamen veritas est. Dura veritas sed veritas. Valha a verdade. A verdade primeiro que tudo. Id vero verius = nada há mais verdadeiro.

Conjunção

Divindade

Substantivo

onipotência,Providência,Potestade,Poder Supremo,Deus,Senhor,Onipotente,Ser Supremo = Ens Entium,Causa Primária;Autor de todas as coisas,Senhor de todas as coisas,Criador de todas as coisas;Jeová,o Criador,Supremo Arquiteto,Padre Eterno,o Supremo Bem,o Sumo Bem,Juiz Supremo do Universo,o Bem Absoluto,o Infinito Bem,o Infinito,o Eterno,Todo Poderoso,Todo Misericordioso,a Suma Perfeição,a Bondade Infinita,a Razão Eterna,o Altíssimo,o Dador de todas as coisas,o Deus das Alturas,a Suprema Inteligência,a Suprema Sabedoria,o Ser dos Seres,Ser Absoluto,o Céu,o Olho da Providência,o Soberano Arquiteto do universo,o Grande Arquiteto do Universo,Aquele que É,sempre Foi e sempre Será,o Início e o Fim,Padre ou Pai Eterno,o sol da justiça,a essência eterna;a divina essência,a suma essência;(atributos e perfeições): poder,sabedoria,sapiência,bondade,justiça,verdade,misericórdia infinita,carisma,premoção,acrosofia,perfeição,onipotência,onisciência,onissapiência,onipresença,onividência,ubiquidade,ubiquação,sempiternidade,unidade,imutabilidade,santidade,glória,majestade,poder,soberania,eternidade,preciência,ilapso,taumaturgia,a Trindade,a Santíssima Trindade,unidade trina,as três pessoas divinas,a trina essência,antropologia = figura de estilo que atribui a Deus características e funções humanas (fig.);circuncisão (de Jesus);(funções): criação,preservação;governo do universo,direção do universo;desígnios da Providência,congruidade,predeterminação,preordenação,premoção,Deus Filho,Jesus Cristo,Homem-Deus,Messias,o Ungido,o Salvador,o Redentor,o Crucificado,o Mediador,o Intercessor,o Juiz,o Verbo Divino,o Verbo Encarnado,Filho de Deus,Filho do Homem,Filho de Davi,o Mártir do Calvário,o Mártir do Gólgota,o Rabino da Galileia,o Pão da vida,o Nazareno,Emanuel,o Rei dos reis,o Rei da glória,o Príncipe da paz,Bom Pastor,o Carpinteiro de Nazaré,Filho de Deus humanado,pedra angular da Igreja,o Verbo incriado,teantropo,o Incriado,a Encarnação,a união hipostática;(funções): salvação,redenção,expiação,propiciação,mediação,intercessão,julgamento. Espírito Santo,o Santo Espírito,Paracleto,o Confortador,o Espírito da Verdade,Espírito da Luz;inspiração,unção,regeneração,paracleteação,santificação,consolação,Deus ex machina,Avatar.

Adjetivo

onipotente,onisciente,onipresente,onividente,todo poderoso,sobredivino,poderosíssimo,grande,altipotente,excelso,sempiterno,santo,sagrado,sacrossanto,preexcelso,sacratíssimo,arquidivino,divino,almo,sobreceleste,sobrecelestial,celeste,celestial,superno,supernal,divinal,dominical,supremo,sobrexcelente,sapiente,de cima,celipotente,misericordioso,divo,célico,empíreo,ubíquo,sobre-humano,sobrenatural,conhecedor das coisas divinas e humanas,preternatural,supernatural,supranatural,hiperfísico,inumano,espiritual,incriado,imperecível,infinito,coigual,inascível,teândrico,deiviril = que é divino e humano,taumaturgo,invisível.

Verbo

criar,sustentar,preservar,governar,etc.;empregar os tesouros de sua bondade,predestinar,eleger,chamar,predeterminar,preordenar,abençoar,justificar,santificar,glorificar,julgar,punir,visitar,perdoar,expiar,remir,resgatar,propiciar,mandar,falar aos corações,lançar a égide de sua misericórdia,agraciar,fortalecer;revelar a sua cólera,revelar a sua graça;ser trino e uno,ser um na natureza e trino nas pessoas,encarnar-se,humanizar-se,paracletear.

Advérbio

jure divino.

Provérbio

Interjeição

Frase

Mais vale quem Deus ajuda que quem cedo madruga.

Conjunção

Ortodoxia

Substantivo

dogmatismo religioso,verdadeira fé,verdade,fé divina;cristianismo;fé cristã,milícia cristã;o mundo cristão,cristandade,monoteísmo,catolicismo,catolicidade,hildebrandismo,igreja católica,o mundo católico;Santa Madre Igreja,barca de S. Pedro,Igreja Latina,cânon;os cânones do concílio de Trento,sílabus;Igreja de Roma,Igreja de Deus;heterodoxia;vaticanismo,papismo,ultramontanismo;membros,discípulos,filhos de Deus;vinha do Senhor;regaço,seio da Igreja;crente;credo dos apóstolos,credo de Niceia,credo atanasiano,infalibilidade do papa,o persignar,sinal da cruz,catecismo,decálogo,quincálogo.

Adjetivo

católico apostólico romano,cristão,ortodoxo,fiel,monoteístico,verdadeiro;(concílio) tridentino;teísta.

Verbo

catequizar,propagar a fé cristã.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção