Sua língua na Internet

 

(san.to)

a.

1. Que diz respeito ao que é divino; SAGRADO: As igrejas são locais santos. [ Antôn.: profano. ]

2. Diz-se de pessoa canonizada pela Igreja (santo Antônio; santa Rita) [Com raras exceções, quando o nome do santo começa por consoante, diz-se são (são Pedro).]

3. Que vive conforme a lei de Deus, cumprindo os deveres religiosos; BONDOSO; VIRTUOSO: Uma santa mulher distribui todos os anos roupas aos pobres.

4. Que tem caráter religioso (santa obra) [ Antôn.: profano. ]

5. Diz-se de cada um dos dias que a Igreja manda consagrar ao culto religioso: Em dia santo, não se trabalha.

6. Diz-se de cada um dos dias da semana que precedem o domingo de Páscoa (Quinta-Feira Santa) [Com inicial ger. maiúsc., nesta acp.]

7. Que é puro, isento de culpas ou imperfeições (santo matrimônio)

8. Que não deve ser infringido, desrespeitado; INVIOLÁVEL: Santo direito à liberdade.

9. Que produz o efeito desejado (santo remédio); EFICAZ; ÚTIL [ Antôn.: ineficaz, inútil. ]

10. Que não faz mal a ninguém; INGÊNUO; INOCENTE


sm.

11. Rel. A pessoa que foi canonizada: Pediu a todos os santos que o protegessem.

12. A imagem dessa pessoa: Olhou para a santa com devoção, agradecendo a graça alcançada.

13. Indivíduo extremamente bondoso ou paciente e, por vezes, ingênuo: Não sei como aguenta aquela mulher, ele é um santo!

14. Bras. Rel. Ver orixá: No terreiro, recebeu um santo.


[Aum. pej.: santão, santarrão.]

[F.: Do lat. sanctu (m). Ideia de 'santo': hagio -]


Santo de pau oco
1 Fam. Ant. Bras. Imagem de santo, de madeira e oca por dentro, us. para contrabandear ouro e diamantes.
2 Fam. Pessoa sonsa, que se faz hipocritamente de inocente; santarrão; santinho de pau oco.
3 Menino travesso mas com jeito de inocente, que se faz de santinho (2); santinho do pau oco.


Santo(s) óleo(s)
1 Litu. Rel. Nos sacramentos católicos, óleo(s) abençoado(s) por bispo na Quinta-feira Santa.


Assentar o santo Bras.
1 Rel. Passar por iniciação em culto afro-brasileiro.


Bolar no santo
1 Rel. Bras. Ver cair no santo.


Cair no santo
1 Rel. Bras. Ficar em transe, ao ser possuído por orixá, em culto afro-brasileiro; bolar no santo.


Descobrir um santo para cobrir outro
1 Fam. Ver Despir um santo para vestir outro.


Despir um santo para vestir outro
1 Fam. Ao beneficiar algo ou alguém, prejudicar outra coisa ou outrem; descobrir um santo para cobrir outro.


Não ser santo da devoção de
1 Irôn. Não ter a admiração, o respeito ou a simpatia de alguém.
2 P.ext. Não ter afinidade ou identificação com; ter opiniões, métodos ou modo de agir bem distintos dos de (outra pessoa).


Ter santo forte
1 Bras. Pop. Parecer estar protegido contra má sorte, sortilégios, infortúnios etc.
2 Parecer estar sob a proteção de alguém, ser apadrinhado de alguém; ter as costas largas.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Guerra

Substantivo

combate,hostilidades,alfétena,conflito,embate,choque dos exércitos,armas,espada,gládio,instrumentos bélicos,máquinas de guerra,Marte,bellica déa = Belona,horrida bella,lutas sangrentas,contenda,lide,refrega,armistrondo,o facho da guerra;apelo às armas,apelo à espada,apelo ao canhão;belicismo,combatividade,agressão,invasão,ocupação;sentença dos canhões;juízo,sorte das armas;juízo de ferro,ultima ratio regum,decisão da espada;anceps belli fortuna = as vicissitudes da guerra;ordem de batalha,campanha,cruzada,expedição,mobilização,chamada aos quartéis,frumentação,estado de guerra,bellator campus = campo de batalha (arena);o fogo dos combates,a guerra com o seu cortejo de horrores;os azares da guerra,os ardores da guerra;arte de guerra;traça,dolo,ardil de guerra;cacha,estratagema,arte militar,tática,ciência do ataque e da defesa = areotectônica,estratégia,castrametação,balística,pirobalística,poliocértica (ant.),braçaria,talento militar,evoluções militares,manobras;vida andeja de soldado,carreira militar = tarimba,vida dos quartéis;batalha,escaramuça,correria,azaria (contenda);lutas sangrentas,combate,ação,operação,raide,missão,bombardeio;serviço ativo,manejo,expedição militar,jornada,abarracamento,varejo,fogo de bilbode;fogo tamborilado,fogo convergente,fogo rolante;fogo cruzado,fuzilaria intermitentee pavorosa;clarim,trombeta,cornitromba,trombeta de guerra,corneta,colobreta (ant.),buzina,búzio,maracá,grito de guerra,cuquiada,toque de rebate,rufo de tambores,voz de comando,santo,senha,contrassenha;guerra de morte,guerra de extermínio;guerra sem quartel,ofensiva,estrangeira,civil,intestina,religiosa,santa;agiomaquia,convulsões da guerra civil,combustão,conflagração,incêndio,armas fratricidas,cruentação do solo pátrio;imposto de sangue,tributo de sangue;vinteneiro,arauto da guerra,passavante,fibra guerreira,bellatrix iracundia = o furor dos guerreiros;armamento,exército,infantaria,artilharia,cavalaria,infantaria motorizada,blindado,engenharia militar,aviação,marinha de guerra;radar,míssil,foguete,armas nucleares,míssil antitanque,míssil balístico;submarino,torpedo,antitorpedeiro,destróier,cruzador,couraçado,porta-aviões;helicóptero,caça,bombadeiro,stealth,tanque,lança-foguetes,jipe,satélite;guerra nuclear,bomba atômica,armas de destruição em massa,armas biológicas,armas bacteriológicas,convenção de Genebra.

Adjetivo

guerreiro,márcio (poét.),mavórcio,de ânimo aguerrido,aguerrido,bélico,belífero,belicoso,disciplinado,valoroso,poderoso,quente,ardoroso,inclinado a,curtido na guerra,de fibra guerreira,belipotente,belacíssimo,guerreador,combativo,combatente,belígero,beligerante,inimigo,militar,militante,miliciano,batalhador,militarizado,assoldadado,mercenário,coletício,tático,estratégico,embestado,armado até os dentes,armífero,armígero,castrense;indomável,indômito,invencível,inconquistável,sangrento,mortífero;invasor,conquistador,opressor,usurpador,genocida.

Verbo

guerrear,armar,incitar à guerra,provocar a guerra;agredir,invadir,ocupar,subjugar,bombardear;levantar forças,mobilizar forças;decretar a mobilização geral,recrutar,angariar,aliciar,engajar,arregimentar,militarizar,pôr em pé de guerra;recorrer às armas,chamar às armas,alistarem-se os exércitos,pegar em armas,jurar bandeira,ser soldado = tarimbar,engrifar-se;estalar a guerra,arder a guerra,desencadear guerra,irromper a guerra,começar a guerra;tocar a avançar = bellicum canere,afogar em sangue,ir-se a guerra acesamente pelo país,conflagrar,desembainhar a espada;asir espada,arrancar espada,travar espada;ferir-se a guerra,romper as hostilidades,fazer decidida e porfiada guerra a,batalhar,atacar,investir,pelejar,combater,empenhar-se no bom combate,travar combate,renhir,lidar com heroico esforço pela vitória,fazer decidida e porfiada guerra,pugnar,refregar,vender caro a vida (resistência);canhonear,acanhonear,acanhoar (atacar);levar ao combate e à morte,apontar ao exército o caminho do sacrifício supremo,alistar-se,assoldadar-se,aguerrilhar-se,militarizar-se;seguir a profissão,a carreira das armas;estar em armas,empunhar o fuzil,manejar a espada,assentar praça,abraçar a vida da caserna,arder a guerra,arderem em guerra os campos,cruentar o solo pátrio;afogar um país em sangue,banhar um país em sangue,nadar um país em sangue.

Advérbio

guerreiramente e adj.;flagrante bello,in bello = na guerra,no mais aceso da refrega,através de uma atmosfera de ferro e de fumo,sob uma abóbada de aço,por entre o fogo dos combates,a fogo e ferro,em linha de batalha,em guerra com;ao sibilar das balas troar dos canhões;sob uma saraivada de balas,à ponta de espada,com mão armada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Bella matribus detestata;Væ victis!,ai dos vencidos!.

Conjunção

Homem bom

Substantivo

homem de boa ralé,modelo,paradigma,chavão,espelho,protótipo,exemplo (perfeição);herói;semideus,indígete,sacerdote,apóstolo,serafim,anjo,cordeiro;capuchinho,santo;benfeitor,benemérito,valedor,homem de mancheia,caridoso,esmoler,filantropo;Catão,Aristóteles,homem de boa atença;coração de ouro,alma de ouro;justo,caráter sem jaça,boa fazenda,ouro em pó,pérola,prata sem liga,pomba sem fel,homem de boas entranhas,João de boa alma,bom-serás,samaritano,sal da terra,um dentre mil,coração bem formado,alma reta e digna,mulher boa,gata borralheira,pombinha sem fel,anjo,serafim;pedra noventa.

Adjetivo

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Si sic omnes!,Se todos fossem assim!,Pertransiit benefaciendo,passou fazendo o bem.

Conjunção

Maria

Substantivo

Mãe,Madre de Deus,de Misericórdia;a Virgem Maria,a Estrela de Nazaré,Virgem Santíssima,Madona,Máter Dolorosa,deípara,cristípara,claustro da infinita Sabedoria,Senhora da Anunciada,rainha do céu,a virgem das virgens,a mãe das mães;marianismo;santo,mártir,confessor,intercessor,bem-aventurado,predestinado,eleito de Deus,padroeiro;S. Paulo,o apóstolo;o apóstolo das nações,apóstolo do gentio;o grande apóstolo;S. Pedro,o príncipe dos apóstolos;S. Diniz,o apóstolo das Gálias;S. Agostinho,o apóstolo da Inglaterra;S. Bonifácio,o apóstolo da Alemanha;S. Francisco Xavier,o apóstolo das Índias;S. Vicente de Paulo,o apóstolo da caridade;S. Estevão,o protomártir;S. João Boaventura,o doutor seráfico;S. Antônio,o taumaturgo;S. João Evangelista,a águia de Patmos;S. Francisco de Assis,o patrono dos animais;Santa Rita de Cássia,a santa das causas impossíveis;S. Jorge,o santo guerreiro;Santa Edwiges,a protetora dos pobres e endividados;Santa Genoveva,a padroeira de Paris;S. José,o padroeiro dos trabalhadores e da família;anjo,espírito angélico,arcanjo,serafim,querubim,os eleitos do Senhor,milícia celeste;angelolatria,hagiologia,Flos Sanctorum.

Adjetivo

mariano,angélico,venerável,seráfico,imaculado,santo,bem-aventurado,querúbico,querubínico,invocável,beato,milagroso,milagreiro,milagrento (depr.),miraculoso,taumaturgo.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Revelação

Substantivo

(por vezes, segundo o conceito religioso ocidental),revelantismo,inspiração de Deus,toque de Deus,Espírito Santo,afflatus = inspiração (divina),intuição divina,teofania,teopsia,teopneustia,a palavra divina,apostolado,as Escrituras,o livro da lei,a lei de Deus,as letras divinas,as Santas Escrituras,cânon das Escrituras,a palavra de Deus,o Evangelho;profecia(s);Bíblia,Velho Testamento,Gênese,Septuaginta,Pentateuco,Octateuco,Êxodo;a lei judaica,a lei dos profetas,o livro de Moisés,Levítico,Eclesiastes,o Cântico dos Cânticos,o livro dos Salmos;o livro dos Números,livro dos Reis,livro dos Paralipômenos;Deuteronômio,Torá,tradições = deuteroses,hierografia,hierática,Novo Testamento,a lei de Cristo,a lei da graça,os Santos Evangelhos,Passional,Passionário,a lei nova,a boa nova,atos,epístolas,apocalipse,Talmude,Corão,Xaria,Mishná,Guemará;profeta (vidente);evangelista,apóstolo,discípulo,santo,os padres apostólicos;inspirado,iluminado evangelizador,vaticinador,profetizador.

Adjetivo

bíblico,sagrado,inspirado,profético,evangélico,apostólico,talmúdico,teopnêustico,protocanônico,canônico,hierático,oracular,vaticinante,fatiloquente,fatídico.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Piedade

Substantivo

= religiosidade,religião,catecismo,teísmo,fé,sentimento religioso,santidade,santimônia (falsa piedade);clericalismo (depr.),fervor religioso,devoção religiosa,prática religiosa,reverência;humildade,prostração (culto);o archote da fé,graça,carisma,unção,santificação,edificação,consagração;mística,vida contemplativa,misticismo,misticidade,vida espiritual,cheiro de santidade,carolice,teopatia,beatificação,regeneração,conversão,justificação = razão de ser,salvação,inspiração,verdades reveladas,sanções sobrenaturais;monoteísta,romanista,católico,infalibilista,vaticanista,azimita,crente,convertido,teísta,cristão,topaz (no Oriente),devoto,devocionista,religionário,eleito,santo,capucho,penitente,fiel,prosélito,peregrino,romeiro,vicentino,beguino,deícola,deísta,fiéis,filhos de Deus,misseiro,santarrão;moçárabe (ant.);exercícios de piedade que fortificam e elevam o coração.

Adjetivo

piedoso,religioso,devoto,santeiro,praticante,dedicado às coisas de Igreja,respeitador,rezador,santimonial,santimonioso,pio,fervoroso,puro,humilde,santo,espiritual,dado à contemplação das coisas divinas,dado à prática de exercícios religiosos,seráfico,fiel,sagrado,sacrossanto,crente,católico,cristão,concepcionário,ultramontano,eleito,prodigioso,justificado,santificado,purificado,regenerado,inspirado,iluminado,alumbrado,bento,consagrado,converso,convertido,celeste,divino,divinal,divo,etéreo,que não pertence a este mundo,místico,beatífico,profitente,monoteísta,beato,confessional.

Verbo

ser (piedoso e adj.);ter fé,receber os sacramentos,guardar a fé,cumprir os preceitos de Deus e da Igreja,viver na lei divina,santificar o nome de Deus;servir a Deus,os preceitos da religião,guardar dia santo;observar;obedecer;respeitar;ser virtuoso;crepitar a fé no coração,converter ao estado de inocência;converter,atrair à fé,reduzir à fé;catequizar;trazer ao grêmio da Igreja,catolizar-se,livrar das penas do inferno,restituir à bem-aventurança,conduzir-se pelo caminho da bem-aventurança.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Respeito

Substantivo

respeitabilidade,consideração,atenção,cortesia;deferência,acatamento,veneração,decoro,interesse,esguardo,resguardo,cautela,honra,estima,conceito,apreço,altar,veneração,fetichismo (fig.),culto,admiração,dedicação,devoção,aprovação;contemplação,homenagem,fidelidade,lealdade,obediência,genuflexão,honras,incenso,preito,reverência,menagem,prostração,obsequiosidade;cumprimento,mesura,vênia,salamaleque,inclinação,gromenar,saudação,beija-mão,beija-pé,barretada,apresentação de armas,continência,toque de corneta,desfile,hino nacional,recomendações,respeitos;protestos de admiração e estima,protestos de alto apreço e distinta consideração.

Adjetivo

respeitoso,respectivo (desus.),decoroso,reverencioso,reverenciador,reverente,tocado de amor e admiração,submisso,honesto,humilde,húmil (poét.),obsequioso,cerimonioso,reverendo,cerimoniático,reverencial,de cabeça descoberta,de chapéu na mão,de joelhos,genuflexo,prostrado (servil);mesureiro;respeitado e venerando,venerável;devoto,almo,considerado,prestigioso,acatável,da mais alta respeitabilidade,venerabundo,bem-visto,benquisto,colendo,colendíssimo,estimado,apreciado,conceituado,graduado,eminente,augusto,grande,sacrossanto,sacro,sagrado,santo,respeitável,distinto,reverenciável,honorável.

Verbo

respeitar,prezar,acatar;admirar;reverenciar;tributar,guardar respeito;reverenciar,considerar,prestar homenagem,homenagear;prestar homenagem,render preito,render homenagem;ter em grande consideração,esguardar,estimar (aprovar);prestar honras,dicar = tributar,glorificar,cercar de atenções,receber com pálio,prestigiar;prestar tributo a,inclinar-se diante,curvar-se,não brincar com,mesurar,humilhar-se,inclinar-se,escarolar-se,descobrir-se,venerar,fazer continência,desbarretar-se,descobrir-se;apresentar armas,prostrar-se,prosternar-se,guardar a respectiva distância,sentir a sua pequenez,guardar o devido decoro,contemplar,observar o cerimonial;inspirar,infundir,impor,granjear,ganhar respeito;impor-se ao respeito,desagravar,desenxovalhar.

Advérbio

respeitosamente e adj.;por deferência a,com o maior respeito,por amor de,com elevado apreço,salva sit reverentia,com submissão,com todo o acatamento,pace tanti nominis,em atenção a.

Provérbio

Interjeição

salve!,ave!,esto perpetua! = seja eterno (deixe que seja etero)!,Deus te salve!.

Frase

Conjunção

Virtude

Substantivo

moral,o bem,moralidade,retidão moral,integridade (probidade);nobreza;nobreza,grandeza d’alma;heroísmo,hombridade,consciência da própria dignidade,firmeza de ânimo,caráter sem jaça,caráter sem mácula,inteireza de caráter,excelência moral,cavalheirismo;o cardume de virtudes nativas,sublimes e modestas;ética (dever);virtudes cardeais,virtudes teologais;mérito,valor,merecimento,crédito,domínio das paixões,força moral,benemerência,temperança;beneficência,gentileza = ação nobre e generosa;conduta exemplar,conduta ilibada,conduta impecável;cumprimento (austero) do dever,vida austera consagrada ao bem,castidade,pudicícia (inocência);obras meritórias,reformatório,a rigidez da virtude,a saúde d’alma,alma de ouro (homem bom).

Adjetivo

virtuoso,afeito à virtude,dotado de caráter nobre,bom,santo,inteiro na vida,escorreito,exemplar,modelar,puro,inocente;meritório,intemerato,impoluto,impunível,incastigável,digno de encômios,de bons costumes,morigerado,morígero (poét.),bem-comportado,bem-intencionado,acima de todo elogio,incorrutível ou incorruptível,austero,espartano,impecável,digno de prêmio,estimável,prezável,de vida austera = recoleto,correto,aplausível,intato,ilibado,imaculado,inseduzível,venerável,sagrado,incontaminado,insuspeito,excelso,irrepreensível,honesto;preclaro,belo,acrisolado,nobre,generoso,cândido,benemérito,celígeno (fig.),angélico,angelical,seráfico,bem-aventurado,sem-par,divino,que estreleja nos corações,que fortifica e eleva os corações,salutar,moralizador,edificante,edificativo.

Verbo

ser (virtuoso e adj.);ser um santo,saber aliar qualidades raras e de primeira ordem;servir de modelo,servir de espelho,servir de chavão;ter um caráter augusto,ter a consciência limpa,possuir sentimentos de virtude,praticar a virtude,morrer ao pecado,fazer da virtude o pão de cada dia,renovar-se nas virtudes,possuir um grande fundo de virtude;palmilhar a vereda da perseverança,palmilhar a vereda do bem;viver na lei divina,dar boa conta de si,cumprir o seu dever;proceder impecavelmente,incentivar para o bem os estímulos da natureza moral,ser compêndio de todas as virtudes,subir na virtude;dominar as paixões,refrear as paixões (inexcitabilidade);impor silêncio às paixões;dar bom exemplo,edificar,morigerar,instruir nos princípios de boa e sã moral,fortalecer com o exemplo,educar,trilhar a vereda da virtude,tornar-se um exemplar de virtude,reabilitar-se,lavar-se,ilibar-se,renascer,rejuvenescer,mudar de vida,desembrenhar-se dos vícios,tomar caminho,endireitar-se,pôr-se bem com Deus,pôr-se bem com os homens,castificar-se,desatascar-se do vício,libertar-se do vício.

Advérbio

virtuosamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Inocência

Substantivo

irrepreensibilidade,impecabilidade,imaculabilidade,inculpabilidade,carência de culpa,santidade,pureza,puridade,incorrução ou incorrupção,inculpação,mãos limpas;virginalidade,virgindade,castidade;candidez;ingenuidade consciência tranquila,consciência honesta,consciência desafogada;mens sibi conscia recti = uma mente consciente de sua (própria) retidão,inocente,cordeiro,Cristo,pomba,a ave de Vênus,paloma (ant.),anjo,gazela,rola.

Adjetivo

inocente,inculpado,inculposo,insonte,columbino,imaculado,imaculável,imáculo,limpo,imérito,puro,intato,perfeito,inerrante,santo,inacusável,escoimado,cândido,isento de mácula,inconcusso,inofensivo,inóxio,límpido,rectus in curia = honesto na corte (em alusão a alguém que goza de todos os seus direitos [por esta isento de culpa]),honesto;arcadiano;inculpável,incensurável,acima de toda/quaquer suspeita,impunível,irrepreensível,impecável,venial;incastigável,inofensivo como uma pomba;inocente como um cordeiro,inocente como um recém-nascido;virtuoso;de inocência paradisíaca.

Verbo

ser (inocente e adj.);estar livre de culpa,alijar as culpas,absolver;exculpar;inocentar,escoimar.

Advérbio

inocentemente e adj.;com a consciência em paz,sem intenções maldosas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Temperança

Substantivo

continência,moderação,comedimento,reportação,sobriedade,abstinência,abastenção,privação,assitia,abstemia,freio aos apetites,abnegação,esquecimento de si mesmo,renúncia de si próprio,morigeração,domínio de si mesmo,império sobre si mesmo (resolução);frugalidade,vegetarismo,vegetarianismo,abstinência total;sobriedade;respeitabilidade,virtude,honra,castidade,virgindade;sistema de Pitágoras,sistema de Carnaro;pitagorismo,estoicismo,vegetariano,pitagoriano,faquir,gimnosofista,tasquinha,abstêmio.

Adjetivo

sóbrio,abstêmico,espartano,sério,frugal,parco,moderado,regrado,contido,parcimonioso,modesto,abstinente,continente,imaculado,incontaminado,intacto,abstêmio,impoluto,pejoso,pundonoroso,recatado,pudico,respeitável,santo,lambisqueiro,debiqueiro,lambujeiro,biqueiro,mesurado,comedido,regular,pautado,metódico,morigerado,prudente,morígero (poét.),refreado,reprimido,reportado (suficiente);boquisseco,malcomido,pitagoriano,vegetariano,estoico;virginal,virtuoso,virgem;.

Verbo

ser (sóbrio e adj.);abster-se,refrear-se;conter-se,dominar-se,comedir-se,regrar-se,governar-se,controlar-se,reportar-se,usar de alguma coisa com moderação;lambiscar,debicar,pastinhar,paparicar,lambujar,tasquinhar,apeguilhar,guardar-se,resguardar-se,ficar dentro das marcas,ater-se à conveniência,pautar-se;manter-se casto,manter-se celibatário;ter resguardo,ter dieta;desembriagar.

Advérbio

sobriamente e adj.;com conta,peso e medida;prudentemente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Divindade

Substantivo

onipotência,Providência,Potestade,Poder Supremo,Deus,Senhor,Onipotente,Ser Supremo = Ens Entium,Causa Primária;Autor de todas as coisas,Senhor de todas as coisas,Criador de todas as coisas;Jeová,o Criador,Supremo Arquiteto,Padre Eterno,o Supremo Bem,o Sumo Bem,Juiz Supremo do Universo,o Bem Absoluto,o Infinito Bem,o Infinito,o Eterno,Todo Poderoso,Todo Misericordioso,a Suma Perfeição,a Bondade Infinita,a Razão Eterna,o Altíssimo,o Dador de todas as coisas,o Deus das Alturas,a Suprema Inteligência,a Suprema Sabedoria,o Ser dos Seres,Ser Absoluto,o Céu,o Olho da Providência,o Soberano Arquiteto do universo,o Grande Arquiteto do Universo,Aquele que É,sempre Foi e sempre Será,o Início e o Fim,Padre ou Pai Eterno,o sol da justiça,a essência eterna;a divina essência,a suma essência;(atributos e perfeições): poder,sabedoria,sapiência,bondade,justiça,verdade,misericórdia infinita,carisma,premoção,acrosofia,perfeição,onipotência,onisciência,onissapiência,onipresença,onividência,ubiquidade,ubiquação,sempiternidade,unidade,imutabilidade,santidade,glória,majestade,poder,soberania,eternidade,preciência,ilapso,taumaturgia,a Trindade,a Santíssima Trindade,unidade trina,as três pessoas divinas,a trina essência,antropologia = figura de estilo que atribui a Deus características e funções humanas (fig.);circuncisão (de Jesus);(funções): criação,preservação;governo do universo,direção do universo;desígnios da Providência,congruidade,predeterminação,preordenação,premoção,Deus Filho,Jesus Cristo,Homem-Deus,Messias,o Ungido,o Salvador,o Redentor,o Crucificado,o Mediador,o Intercessor,o Juiz,o Verbo Divino,o Verbo Encarnado,Filho de Deus,Filho do Homem,Filho de Davi,o Mártir do Calvário,o Mártir do Gólgota,o Rabino da Galileia,o Pão da vida,o Nazareno,Emanuel,o Rei dos reis,o Rei da glória,o Príncipe da paz,Bom Pastor,o Carpinteiro de Nazaré,Filho de Deus humanado,pedra angular da Igreja,o Verbo incriado,teantropo,o Incriado,a Encarnação,a união hipostática;(funções): salvação,redenção,expiação,propiciação,mediação,intercessão,julgamento. Espírito Santo,o Santo Espírito,Paracleto,o Confortador,o Espírito da Verdade,Espírito da Luz;inspiração,unção,regeneração,paracleteação,santificação,consolação,Deus ex machina,Avatar.

Adjetivo

onipotente,onisciente,onipresente,onividente,todo poderoso,sobredivino,poderosíssimo,grande,altipotente,excelso,sempiterno,santo,sagrado,sacrossanto,preexcelso,sacratíssimo,arquidivino,divino,almo,sobreceleste,sobrecelestial,celeste,celestial,superno,supernal,divinal,dominical,supremo,sobrexcelente,sapiente,de cima,celipotente,misericordioso,divo,célico,empíreo,ubíquo,sobre-humano,sobrenatural,conhecedor das coisas divinas e humanas,preternatural,supernatural,supranatural,hiperfísico,inumano,espiritual,incriado,imperecível,infinito,coigual,inascível,teândrico,deiviril = que é divino e humano,taumaturgo,invisível.

Verbo

criar,sustentar,preservar,governar,etc.;empregar os tesouros de sua bondade,predestinar,eleger,chamar,predeterminar,preordenar,abençoar,justificar,santificar,glorificar,julgar,punir,visitar,perdoar,expiar,remir,resgatar,propiciar,mandar,falar aos corações,lançar a égide de sua misericórdia,agraciar,fortalecer;revelar a sua cólera,revelar a sua graça;ser trino e uno,ser um na natureza e trino nas pessoas,encarnar-se,humanizar-se,paracletear.

Advérbio

jure divino.

Provérbio

Interjeição

Frase

Mais vale quem Deus ajuda que quem cedo madruga.

Conjunção