Sua língua na Internet

 

(con.tem.plar)

v.

1. Olhar (algo, alguém ou a si mesmo) com atenção ou admiração. [td. : contemplar -se no espelho: "...Peri continuava a contemplar a sua senhora." ( José de Alencar , O guarani) ]

2. Levar em conta; atentar para. [td. : O acordo contempla os pedidos dos funcionários.]

3. Dar algo como prova de consideração ou como reconhecimento. [td./tdr. + com : Contemplou no testamento seus amigos mais íntimos: A Academia contemplou a atriz brasileira (com o troféu).]

4. Admirar com o pensamento. [td. : contemplar a grandeza de Deus.]

5. Entregar-se a profundas reflexões; pensar, meditar (em algo). [int. : Sua vida consiste em contemplar e orar.] [tr. + em : contemplar no sentido da vida/ nos obstáculos a serem superados.]

6. Imaginar, supor (ger. com desejo, fantasia, ou temor, apreensão). [td. : Nem bem casara, já contemplava a casa repleta de filhos.]

[F.: Do lat. contemplare.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Visão

Substantivo

vista,visualidade,visiva,óptica;olhar,mirada,um simples olhar;relançar,relance,lance d’olhos;olhada,olhadela (pop.),olhadura,espiada,espiadela,vista d’olhos,namoro,namoramento,espreitança,contemplação,exame,conspecção,conspecto,conspeito,inspeção,guarda,introversão,introspecção,intuspecção,reconhecimento,observação,espionagem;campo de visão,teatro,tablado,palanque,anfiteatro,observatório,mirante,miramar,belver = belveder = belvedere,terraço,arena,meta,horizonte,vista do alto,periscópio;paisagem,perspectiva,panorama,cenário;órgão,aparelho visual;visiva,viso (ant.);olho nu,olho desarmado;olhos,lumes (poét.),úvea,retina,pupila,menina do olho,íris,coroide,córnea,conjuntiva,esclerótica,nervo óptico,retina,mácula,humor aquoso,corpo vítreo,cristalino,hialoide;o branco do olho,o bugalho do olho,o globo do olho;coróidea,a alva,o alvo,albugínea,túnica albugínea,humor albugíneo,pestanas,cílios,celhas,supercílio,sobrancelha,sobrolho,vista curta,olhos aquilinos,olhos de águia,olhos de lince;vista aguda,vista aquilina,vista penetrante,vista clara,vista esmerilhadora,vista arguta,vista escrutinadora;lume da vista,emetropia,optometria,opsiometria,faculdade de ver,discernimento,perspicácia,perspicuidade,águia,falcão,gato,onça,lince,Argo;hipermetropia,miopia,estigmatismo,estrabismo;mau olhado,jetatura,jacaré,sucuri,basilisco;oculística,oculista,oftalmologia,oftalmologista,oftalmografia,oftalmoscopia,visiometria.

Adjetivo

vidente e v.;emétrope,visual,visório,ocular,oculiforme,oculado,óptico,oftálmico,visível,retiniano,albugíneo,albuginoso,cilífero,cilígero,cióptico.

Verbo

ver,mirar,contemplar,olhar,observar,relancear,lobrigar,bispar,entressonhar,divisar,avistar,entrever,vislumbrar,descobrir,alcançar,descortinar,presenciar,assistir,remirar,reconhecer,encarar,fitar,olhar para alguém a fito,passar a vista em,passear o olhar,não desfitar a vista de,espreitar,testemunhar,reconhecer,irem-se os olhos a alguém nalguma coisa;admirar,enxergar,discernir,perceber,notar,abranger com a vista,ver claro,distinguir,abarruntar,dar fé de,fitar os olhos em,afemençar (ant.),olhar para,medir com a vista,espiar,espionar,não levantar os olhos de,deitar os gázeos a alguém;deitar,pregar,cravar os olhos em;pendurar os olhos em,namorar,remirar,pôr a vista em,lançar os olhos para;passear,circunvagar o olhar;afagar com o olhar,mergulhar o olhar em,alongar a vista por,ver com ambos os olhos,ver por seus olhos,correr os olhos por,seguir com os olhos;ser espectador,ser testemunha presencial,ser testemunha ocular,ser testemunha de ouvida,assistir a,testemunhar dar vista de,ter vista de,haver vista de;dar vista a,parar a vista em,pôr a vista em,perlustrar,manusear,dar uma vista de olhos,arrasar a vista,observar (prestar atenção),velar (ter cuidado),esbugalhar os olhos,arregalar os olhos;ter boa vista;ter olhos de águia,ter olhos de lince;ter compasso no olho;ter vista de lince,ter olhos de gato,ter olhos bugalhados;descegar.

Advérbio

visualmente,evidentemente e adj.;a olhos vistos,à primeira vista;a um volver,a um relance d’olhos;prima facie,a olho nu,a olho desarmado,com a vista apenas,à simples vista,com os olhos cravados.

Provérbio

Interjeição

Olhe!,Veja! (atenção).

Frase

As escamas caíram-me dos olhos;Vi claramente visto;Vi com estes olhos que a terra há de comer.

Conjunção

Espectador

Substantivo

contemplador,espreitador,vigia,assistente,presenciador,observador,olheiro,mirão,mirone,admirador,astrônomo,argos,testemunha,testigo (ant.);testemunha ocular,testemunha auricular,testemunha presencial,testemunha de vista,testemunha de ouvido;testemunha circunstante,viandante,transeunte,passageiro,vidente,testemunha jurada,padrinho,paraninfo,sentinela (aviso),auditório,assistência,público,plateia,casa,telespectador;.

Adjetivo

Verbo

testemunhar,contemplar,assistir a,ver de palanque,paraninfar;observar,espiar,espreitar,espionar,perscrutar,vigiar;.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Pensamento

Substantivo

exercício da inteligência,reflexão,idealização,ponderação,cogitação,consideração,raciocínio,estudo,lucubração,elucubração,especulação,deliberação,resolução;trabalho cerebral,trabalho mental;mentalidade,cerebração,atividade intelectual,alta meditação,estudo acurado,aplicação (atenção);contenção do espírito;abstração,ideia abstrata,contemplação,cisma,inatenção;devaneio,platonismo,profundeza de pensamento,operações do espírito,pensamentos íntimos,introspecção,introversão = exame íntimo,intuspecção;associação de ideias/de pensamentos,sucessão de ideias/de pensamentos,fluxo de ideias/de pensamentos,série de ideias/de pensamentos,corrente de ideias/de pensamentos;reflexão tardia,pensamento maduro,reconsideração,intenções reservadas,segundas intenções,restropecção (memória);excogitação (exame);invenção (imaginação).

Adjetivo

pensado,pensador,pensativo,pensante,meditador,meditativo,meditável,inventivo,abismado em funda meditação,cismático,meditabundo,devaneador;perdido em pensamento,enlevado em pensamento,embebido em pensamento,engolfado em pensamento,mergulhado em pensamento,imerso em pensamento (inatento);contemplativo,especulativo,estudioso,deliberativo,introspectivo,platônico,filosófico.

Verbo

pensar,pensamentear,entender,refletir,cogitar,cucar,sobrepensar,excogitar,idealizar,imaginar,deliberar,dar no miolo,reflexionar,ponderar,pesar,pôr o caso em si;aduzir,dispensar considerações;puxar da cachimônia,especular,contemplar,meditar,cismar,recolher-se,reconcentrar-se,absorver-se,mergulhar-se,engolfar-se,remastigar,sonhar,ruminar,remascar,matutar,parafusar na ideia,trazer no miolo a veneta de,roer em alguma ideia,remoer,cuidar e recuidar;aplicar,orientar a atenção;digerir,ter concepção viva,discutir,martelar sobre,pesar,pensar maduramente,atentar,sobrepensar,apreciar,fantasiar (imaginar);criar na mente,tomar em consideração,tomar o peso a,sopesar,medir,avaliar,tomar conselho;comungar com,sobrestar,atender a,olhar,reparar;reunir ideias,concatenar ideias;revolver na mente,remorder,dormir sobre,verrumar;passear,circunvagar o pensamento por;consultar o travesseiro,recolher-se para pensar;dar tratos à bola,dar tratos à imaginação;atormentar-se,fatigar o cérebro,pôr o cérebro em atividade,conceber a ideia;alimentar um pensamento, uma ideia,nutrir um pensamento, uma ideia,acariciar um pensamento, uma ideia,amimar um pensamento, uma ideia,afagar um pensamento, uma ideia;possuir-se de uma ideia,compenetrar-se,perder-se em algum pensamento,ocorrer a alguém,meter-se na cabeça de alguém,vir à cachimônia;dar na veneta,dar na carola a alguém;ter sempre em mente;ter sempre na mente,dar no pensamento de;vir à memória,vir ao pensamento;relampaguear no cérebro;assaltar o espírito,povoar o espírito;apresentar-se na cabeça,sugerir-se na cabeça,entrar na cabeça;passar na cabeça,esvoaçar no cérebro;impressionar,calar no espírito;monopolizar o pensamento,absorver o pensamento,cativar o pensamento,empolgar o pensamento,preocupar o pensamento;entrar nas cogitações,passar pelo bestunto de.

Advérbio

pensadamente e adj.;in mente,mentalmente,por pensamento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Expectativa

Substantivo

expectação,antecipação,conta,cálculo,antevisão,antevidência,previsão;expectantismo;contemplação,prelibação,previdência,vigília,prospecto,perspectiva,horizonte,vista,destino;suspensão,suspense,espera,aguardo,curiosidade;expectativa ansiosa,expectativa ardente,expectativa premente,expectativa confiante;tormento de Tântalo,atença;ilusão,esperança;confiança;auspício (predição);esperadouro.

Adjetivo

expectante,em expectação,de guarda;de olhos abertos,impaciente,de orelha em pé,aux aguets,de espreita,pronto,curioso;esperado,esperado de há muito,previsto,que não foi surpresa,em perspectiva,no horizonte.

Verbo

esperar,aguardar,dar tempo,expectar,procurar,buscar,aspirar a,candidatar-se a,esperar por,contar com;ter em perspectiva,ter em mira,ter em vista;estar na expectativa,contemplar,não se admirar;jazer à espera,ficar à espera,ficar à espreita;estar de guarda,atalaiar,espreitar,tocaiar,vigiar,pôr de remolho,ficar de reserva,ficar com o ouvido atento,dar tempo ao tempo;aguardar os acontecimentos;prever;antever,entrever,preparar-se para;antecipar;contar com;julgar provável;antegozar,antegostar,prelibar;levar alguém a esperar (predizer);prometer,reservar;ficar de orelha em pé,prender a respiração,suspender a respiração,não respirar,escutar atentamente,estar em oratório,retrair-se;toldarem-se os ares;estar nos ares,pairar nos ares,vagar nos ares;ficar de tocaia,estar de sobreaviso.

Advérbio

de sentinela,de atalaia,à espreita,à espera,com a respiração suspensa,arrectis auribus,de orelha à escuta,em perspectiva,de quarentena.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Admiração

Substantivo

espanto,estranheza,alarme,surpresa;maravilha;atordoamento,estupefação,perplexidade,obstupefação,rapto dos sentidos,contemplação,embaçamento,estupor,sensação,pasmo,assombro,pasmaceira,pasmatório,fascinação,encantamento,embevecimento,arrebatamento,entusiasmo,transportamento,magia,deslumbramento,êxtase,enlevo,enleio,ponto de admiração,ecfonema,taumaturgia (feitiçaria).

Adjetivo

surpreso,azabumbado,banzado,pasmado,atônito,espantado,estatelado,imóvel,assombrado,boquiaberto,estupefacto,(fig.),estupidificado,perplexo,babão,embasbacado,aparvalhado,bestificado e v.;aturdido,estonteado,tonto,atordoado,extasiado,arrebatado,maravilhado,perdido de admiração,contérrito,obstúpido,obstupefato,embevecido,embebido,absorto,esbabacado,enlevado,atento,extático,arroubado,rendido,admirador e v.;quedo,mudo e quedo como um rochedo,de queixo caído,de boca aberta admirável,pasmoso,surpreendente,positivamente inaudito,simplesmente inacreditável,inenarrável,inarrável,incomparável,inimaginável,prodigioso,maravilhoso,inobservado,espantoso,assombroso,monumental,gigânteo,gigantesco,grandioso,majestoso,de que não há memória no Brasil,petrífico,imponente,extraordinário,fenomenal,anormal,estupendo,sublime,famoso;de arromba,de estouro,de estrondo;portentoso,de molde a causar assombro,insólito,inconcebível,impagável,monumental,monumentoso,do arco-da-velha,de tirar o fôlego,incompensável,indescritível,inexprimível,indizível,inexplicável,inefável,preternatural,sobrenatural,divino,milagroso,estupefativo,estupefaciente,miraculoso,fantástico,notável,expectável,romanesco,rocambolesco,façanhoso,fora do comum,impressionante,respeitável,singular,raro,peregrino;pouco comum,invulgar,insólito,quimérico,indeclarável,mágico,mirabolante,misterioso,indecifrável,belíssimo,que registra memória de homem,excecional,único na história,ímpar,notável (importante);largo,inesperado.

Verbo

admirar,ajoviar (ant.),maravilhar-se,irem-se os olhos de alguém nalguma coisa,espantar-se;ficar boquiaberto,ficar estupefacto,ficar enleado,espantar-se,ficar tolo de ver,ficar a nadar;desmandibular-se de pasmo,estranhar;arregalar os olhos,esbugalhar os olhos;abrir a boca,abrir uns grandes olhos,remirar,levantar-se de um salto,suspender a respiração,não respirar,olhar espantado,banzar,cair das nuvens,contemplar,embevecer-se,extasiar-se,enlevar-se,arrebatar-se,encher-se de admiração,quedar-se estático e imóvel,arroubar-se,esfregar os olhos,embebecer-se,deixar-se prender pelas seduções de,entusiasmar-se;não crer no que vê,não crer no que ouve,não crer no que sente;não saber explicar (ininteligível);surpreender,estuporar,estupeficar,estupefazer;surpresar,maravilhar,impressionar,impactar,sobremaravilhar,ser o gato de três cores,espantar;(fig.),estatelar-se,mirificar = causar,encher de espanto;varar,infundir assombro,pasmar,fazer embasbacar,embaraçar,abismar,eletrizar,admirar,alienar,encantar,levar os olhos,estontear,atordoar,aturdir,azabumbar,deslumbrar,assombrar,acender êxtase,arrebatar;prender os olhos,prender o coração;embeiçar,extasiar,arrancar expressões de pasmo,petrificar,ser de molde a causar admiração,fazer a admiração de,fascinar,encandear,assarapantar,esgazear,embasbacar,esbabacar,espasmar,sarapantar,atrapalhar,azoratar,emparvoecer,bestificar,bestializar,atingir os limites do fantástico.

Advérbio

admiravelmente e adj.;de boca aberta a,com um frêmito de admiração.

Provérbio

Interjeição

será possível?!,inacreditáve! ubinam gentium!,quem diria?,como assim?,o que aqui vai!,já lá vamos!,é um louvar a Deus de queixo caído!,Santo breve da marca!,é de se tirar o chapéu!,olá!,olé!,pois que!,cáspite!,pó,caramba!,com a breca!,ufa!,ui!,com os diabos!,par dés!,tibi!,vot’a mares!,onde se viu semelhante coisa?,com mil demônios!,que tal?.

Frase

Conjunção

Carícias

Substantivo

carinho(s),faguice,careação,blandícia(s),bichinha-gata (pop.),arrulho,ternura,desvelo(s),brandura(s),amabilidade,amor,afago(s),cafuné,tagaté (fam.),nana,chamotim,atrativos,abafo,mimos,festas,festejos,paparicos,apaparicos,segredos,confidências,colóquios íntimos = oaristo,idílio,meiguice(s) = ilécebra(s),seduções,requebro,quindim,olhar ardente,provocação,devoção,quebro dos olhos,adoração,amplexo,abraço = chi-coração,aconchego,saudação,cumprimentos,vênia,tocarola (pop.),aperto de mão;beijo,beijoca,boquinha,chocho,ósculo,xeta,chupão (pop.),olhar amoroso,sorrisos,colóquios,namorados,dito de amor,palavras amigas,ditinho,fineza,gatimanhos = gestos de namorados,galantaria,palavras de mel,corte,galanice,galanteios,bichancros,amoricos,namoro;namorico,namoração,heroide,serenata,contemplação,filha,benzinho,amorzinho,coraçãozinho,ioiô,iaiá,meus olhos,meu bem,meu amor,zinho (sufixo que denota afeto): benzinho,amorzinho,etc.

Adjetivo

acariciador e v.;afagador,acariciativo,acariciador,blandicioso,caricioso,cariciativo,carinhoso,caloroso,terno,desvelado,melieiro,extremoso,atencioso,beijocador,beijoqueiro,afetuoso,conchegativo,animador,amoroso,afetuoso,meigo,delicado,cordial,meiguiceiro,paternal,fraternal,afável,sincero,enternecedor,doce,amável,mavioso,fagueiro,provocador,provocante,provocativo;solícito,obsequioso;lisonjeiro,lisonjeador.

Verbo

acariciar,afagar,mimar,amimar,amimalhar,mimosear;afagar com os olhos,acarinhar,aconchegar,ameigar,alisar,anediar,cofiar ou acofiar,rafiar (ant.),agasalhar,apanicar,granjear,apaparicar,aparar,adular,sorrir,fazer a corte,empapelar = tratar com mimo,embalar,festejar,fazer festas,cercar de atenções;remirar voluptuosamente,contemplar,acolher com agrado,cobrir de carícias;pegar na mão de;segurar no braço de,dar o braço a;passar a mão por cima de,trazer alguém no regaço,acalentar,encolar,fazer cafuné,ninar,nanar,enanar,abraçar,apertar,estreitar,cingir com os braços,recolher nos braços,estreitar ao seio,dar abraço;encostar a cabeça no ombro de;dar um tapinha (gentil) nas costas ou no ombro de;dar um selinho,cumprimentar com um selinho,cumprimentar com um (forte) abraço;abrir o coração a alguém,sobraçar-se com,beijar,beijocar,oscular,depor um beijo em;roubar um beijo;requestar,lisonjear,bajoujar,cortejar,galantear,facetear,rentear,fazer amor,requerer;fazer a corte,fazer frente a alguém,confessar-se a;namorar;rolar,rascar a asa,arrastar a asa a alguém,conversar (pop.),torrear,fazer seu pé de alferes a uma dama,chichisbear,rentar,damear,namoricar,namoriscar,tomar,gargarejos,cevar os olhos em,derriçar = graxear,dizer doçuras de amor,noivar,requebrar,arrulhar = dizer requebros,xavecar (gír.);cercar de atenções,cercar de mimos;tratar com carinho e desvelo,tratar como filho;sorrir-se para,segredar.

Advérbio

acariciadoramente e adj.;agasalhadamente,em atenção a,por amor de,namoradamente,em brandos afagos.

Provérbio

Interjeição

chi coração!.

Frase

Conjunção

Respeito

Substantivo

respeitabilidade,consideração,atenção,cortesia;deferência,acatamento,veneração,decoro,interesse,esguardo,resguardo,cautela,honra,estima,conceito,apreço,altar,veneração,fetichismo (fig.),culto,admiração,dedicação,devoção,aprovação;contemplação,homenagem,fidelidade,lealdade,obediência,genuflexão,honras,incenso,preito,reverência,menagem,prostração,obsequiosidade;cumprimento,mesura,vênia,salamaleque,inclinação,gromenar,saudação,beija-mão,beija-pé,barretada,apresentação de armas,continência,toque de corneta,desfile,hino nacional,recomendações,respeitos;protestos de admiração e estima,protestos de alto apreço e distinta consideração.

Adjetivo

respeitoso,respectivo (desus.),decoroso,reverencioso,reverenciador,reverente,tocado de amor e admiração,submisso,honesto,humilde,húmil (poét.),obsequioso,cerimonioso,reverendo,cerimoniático,reverencial,de cabeça descoberta,de chapéu na mão,de joelhos,genuflexo,prostrado (servil);mesureiro;respeitado e venerando,venerável;devoto,almo,considerado,prestigioso,acatável,da mais alta respeitabilidade,venerabundo,bem-visto,benquisto,colendo,colendíssimo,estimado,apreciado,conceituado,graduado,eminente,augusto,grande,sacrossanto,sacro,sagrado,santo,respeitável,distinto,reverenciável,honorável.

Verbo

respeitar,prezar,acatar;admirar;reverenciar;tributar,guardar respeito;reverenciar,considerar,prestar homenagem,homenagear;prestar homenagem,render preito,render homenagem;ter em grande consideração,esguardar,estimar (aprovar);prestar honras,dicar = tributar,glorificar,cercar de atenções,receber com pálio,prestigiar;prestar tributo a,inclinar-se diante,curvar-se,não brincar com,mesurar,humilhar-se,inclinar-se,escarolar-se,descobrir-se,venerar,fazer continência,desbarretar-se,descobrir-se;apresentar armas,prostrar-se,prosternar-se,guardar a respectiva distância,sentir a sua pequenez,guardar o devido decoro,contemplar,observar o cerimonial;inspirar,infundir,impor,granjear,ganhar respeito;impor-se ao respeito,desagravar,desenxovalhar.

Advérbio

respeitosamente e adj.;por deferência a,com o maior respeito,por amor de,com elevado apreço,salva sit reverentia,com submissão,com todo o acatamento,pace tanti nominis,em atenção a.

Provérbio

Interjeição

salve!,ave!,esto perpetua! = seja eterno (deixe que seja etero)!,Deus te salve!.

Frase

Conjunção