Sua língua na Internet

 

(a.tor.do.ar)

v.

1. Causar (pancada, queda, abalo emocional, bebida, muito barulho etc.) a, ou sofrer (alguém) perturbação dos sentidos, confusão mental, tontura etc.; ATURDIR(-SE) [td. : A traição do irmão atordoou -a.] [int. : Atordoava -se com o buzinaço.]

2. Fig. Causar a ou sentir (alguém) assombro, admiração [td. : "A menina de catorze anos... atordoou -o." ( Camilo Castelo Branco , Amor de salvação) ] [int. : Atordoou-se com tão bela visão.]

3. Fazer ficar ou ficar menos sensível, menos intenso (sentimento, sofrimento etc.) [td. : Os analgésicos atordoaram sua dor] [int. : Depois de muito sofrimento se atordoara, e já não era capaz de sentir]

[F.: De or. contr., talvez do lat. *atordonare.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Insensibilidade

Substantivo

inércia,vis inertiæ,tibieza,impassibilidade,inapetência,indiferentismo,apatia,ataraxia,marasmo,aridez;indiferença,frieza,fleuma,frialdade,ânimo imperturbável,embotamento,hebetação,aparvalhamento,bestialização,obtusão;sangue frio,gelo,calma,sossego,frescura,pachorra,inalterabilidade,estoicidade,estoicismo,quietismo,imperturbabilidade;nonchalance,displicência,descaso,desinteresse,menosprezo,subestimação,desdém,inação,inércia,supinidade,desapego (indiferença);lassidão,indolência,lassitude,calejamento,calosidade;coração de pedra,coração de neve,coração de bronze,coração de mármore;cara de pau,coração impenetrável;mármore,diamante;torpor,modorra,tibieza,obstupefação,abatimento,acídia,morbidez,desfalecimento,frouxidão,ignávia,quebranto,lombeira,lomba,letargo,letargia,inconsciência,desconsciência,coma,transe de morte,sono;paralisia;langor,languor,languidez,prostração,quebranto,entorpecimento,sonolência,soneira,amortecimento,narcose,narcotismo,anestesia;analgia,analgesia;analgésico,clorofórmio;neutralidade,quietismo,faquirismo.

Adjetivo

insensível,frio,glacial,gélido,morto,inconsciente,impassível,insusce(p)tível,imperturbável,estoico,inabalável,enxuto,marasmódico,cego,surdo,fechado,impérvio,inimpressionável,inexorável,inabalável,inflexível,pétreo,brônzeo,êneo,marmóreo;apático,fleumático,leucofleumático,indiferente,vegetante,entorpecido,,nevado,gelado,de sangue frio,abatido,bestializado e v.;obtuso,inerte,indolente,vegetativo,inativo,pachorrento;lânguido,manso,comatoso,anestésico;paralítico,aletargado,árido,resfriado,seco,frouxo,tíbio,friacho,descoroçoado,desanimado;imóvel,estático,negligente,desinteressado,desinteresseiro,inatento;relaxado;desfervoroso,desapaixonado,desbriado,cínico;caloso,calejado,casca-dura,habituado,cascudo,paquiderme,paquidermático,fragueiro,endurecido,blindado,imperturbável;inambicioso.

Verbo

ser insensível e adj.;brilhar pela insensibilidade,não se doer de sua dor,não sentir emoção,vegetar,ter couro de rinoceronte,ficar fresco,ter goela de pato;ter coração de mármore,ter coração de gelo,ter coração de neve;revelar insensibilidade,fazer ofício de corpo presente,não se importar com,não fazer caso de,não se ralar,ficar como uma pedra,não estar nem aí,não dar a mínima,estar se lixando para,chorar por um olho só nil,admirari,não ligar importância;apachorrar-se,negligenciar;fazer ouvidos moucos,despegar-se de,languir,languescer,desinteressar-se;tornar insensível e adj.;insensibilizar,calejar,curtir,aguerrir,anestesiar,narcotizar,cloroformizar,embebedar,petrificar,ossificar,embotar,adormecer,embrutecer,apatizar,estupeficar,bestializar,brutalizar,brutificar,marasmar,hebetar,obtundir,entorpecer,entibiar,arrefecer,paralisar (insensibilidade física);amortecer,amortizar,atordoar,gelar,obcecar,dessecar,habituar,familiarizar,acostumar,marmorizar,endurecer,endurentar,encourar,encouraçar,cauterizar,empedernir,empedernecer,desenternecer,petrificar,encascar,encrostar,tornar-se insensível,obdurar-se,rebotar-se,estatuificar-se.

Advérbio

insensivelmente e adj.;imperceptivelmente,œquo animo,de sangue frio,desafogadamente,com o sorriso nos lábios,como se nada fosse com ele,sem pestanejar.

Provérbio

Interjeição

Frase

Não estou nem aí;Pouco se nos dando que;Que monta que?;Tanto monta... como..;Não importa;Não tem importância;Não está nas mãos de ninguém;Dá na mesma.

Conjunção

Barulho

Substantivo

barulheira,restolho,ruído,bulha,burburinho,motim,auê,estrépito,estrondo,atroada,estrompido,estrupido,estrupida,fragor;arruído,clangor,fracasso,retumbo,estouro,ribombo,bramido,zoada,zoeira,zunido,frêmito,berreiro = ingresia,estampido,explosão,rugido,grito,vozeirão,vozerio,algazarra,alarido,reboliço,farfalha,alvoriço,alvoroço,vozearia,açougada,fracas;charivari,espalhafato,destampatório,toque de trombeta,trombetada,fanfarra,charanga,tintamarre,balbúrdia,retinim,marulhada,restolhada,estardalhaço,matinada,gritaria,vociferação,ressonância,escarcéu,canhonada,caldeiraria,atroamento,atroo,trom,trono,aturdimento,atordoamento,estentor,pulmão,garganta,goela;artilharia,canhão,trovão;.

Adjetivo

estrondoso,alto,altissonante,sonoroso,sonante,profundo,cheio,poderoso,forte,estentóreo,intenso,medonho,enérgico,infernal,capaz de rebentar os tímpanos,barulhento,retumbante,barulheiro,fragoroso,atroador,estouraz,ruidoso,rumoroso,clangoroso,estrepitoso,potente,altissonante,ramalhudo,ingente,terríssono,estridente,retininte,rijo,grosso,ensurdecedor,penetrante,atroante,trovoso,altitonante,trovejante,tonítruo,tonitroante,tonitruoso,tonante,troante,vibrante;capaz de acordar os mortos,capaz de acordar sete dorminhocos,rugidor,rugiente,flutíssono,flutissonante,agudo,vociferante,desesperado,estrídulo,que repercute de vale em vale,azoinado,tonto,estonteado.

Verbo

ser (estrondoso,alto e adj.);repicar;marulhar,tinir,retinir,estridular,bradar,rugir,remugir,bramar,rebramar,trovoar,trovejar,tronar,troar,fulminar,despedir raios,referver,fremir,tumultuar,ribombar,rouquejar,ressoar,gritar,mugir,barulhar,estralejar,restolhar,estrondar,matinar,estrondear,tempestuar,estrugir,trombetear,fanfarrar,esbravear,esbravejar,esbravecer,estrugir mais forte que o trovão,atordoar os tímpanos,abuzinar,zoar,zunir,aturrear,guinchar,cortar os ares,berrar a valer,atordoar,atroar,aturdir,atordoar o ouvido;estrugir os ouvidos,estrugir os ares;rebentar o tímpano do ouvido,zabumbar,ensurdecer,azoar,azoinar,faire le diable à quatre,acordar os ecos.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Dir-se-ia que o mundo vinha abaixo.

Conjunção

Surdez

Substantivo

ensurdecência,embotamento da audição,falta de audição,anaudia,mouquidão,mouquice,moucarice,inaudibilidade,imperceptibilidade,atordoamento;acúsmetro.

Adjetivo

surdo,mouco,duro de ouvido,moucarrão,surdo-mudo;ensurdecedor,surdo como teiú,surdo como uma pedra,surdo como uma estátua,surdo como um poste telegráfico;inaudível,imperceptível.

Verbo

ensurdecer(-se),ser (surdo e adj.);não ouvir;ter as faculdades auditivas embotadas;ter os ouvidos a consertar ou no ferreiro;ser duro de ouvido,desperceber,ensumagrar-se,fazer-se de surdo,surdear,não prestar ouvidos,fazer-se desentendido,tapar os ouvidos,fazer ouvidos de mercador,entender mal,fazer-se Inês d’horta,desentender,tornar-se (surdo e adj.);emouquecer,atordoar,aturdir.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Surpresa

Substantivo

estuporação,decepção;erro de cálculo;súbito,imprevisto,estouro,estampido,chofrada,pancada,choque,admiração;bomba,raio,sobrevença (ant.),sobrevento,incidente inesperado,irrupção,prorrompimento,entrevinda,saltada,ímpeto,assalto,rebate,impresciência,raio de luz;susto,atordoamento,assombro,estupor,espanto,estupefação,choque,sobressalto,pânico,palidez.

Adjetivo

surpreendente,espantoso,inesperado,inopinado,súbito,inopino (ant.),imprevisto,acidental,improviso,improvisado,impensado,inabitual,desacostumado,fortuito,intempestivo,prematuro,adventício,antecipado;caído do céu,vindo do céu,caído das nuvens;incogitado;fora de toda expectativa,além de toda expectativa,contra toda expectativa;inimaginado,com que não se contava,extra-programa,extraordinário,fora do habitual,inaudito;repentino (instantâneo);abrupto,brusco,chofreiro,chofrudo (p. us.),despreparado,desprevenido,desguarnecido,desprovido,desarmado,desapercebido,descalço.

Verbo

surpreender(-se),não esperar;ser apanhado de surpresa,assustar-se,empalidecer,combalear,errar no cálculo;deparar-se a alguém alguma coisa,ser inesperado e adj.;sobrevir,chegar repentinamente,sobrechegar;vir sem aviso prévio,vir sem dizer água vai;pegar de surpresa,irromper,rebentar,arrebentar,explodir;estourar,cair como uma bomba;chocar-se com;cair das nuvens,vir das nuvens,cair do céu,vir do céu;prorromper,relampejar,lampadejar,cair como um raio,vir perdida da baralha;apanhar desapercebido,apanhar desprevenido,apanhar de surpresa;pilhar,colher,chofrar,banzar,surpreender,saltear;apanhar;apanhar descalço,apanhar em flagrante delito,apanhar com a boca na botija;assustar,espantar,eletrizar,apanhar de rebate,chofrar,dar de chofre em,aturdir,atordoar,azoar,sobressaltar,sobressaltear,assaltar,burrificar,bestializar,bestificar;estupefazer,atrapalhar,desorientar,desnortear,confundir,estupeficar,tirar alguém de seu compasso,deixar alguém engasgado,sarapantar,petrificar,deixar atordoado,encher de admiração.

Advérbio

surpreendentemente,inesperadamente e adj.;de improviso,imprevistamente = de supetão,sem aviso prévio,sem dizer ai Jesus,vai senão quando,às duas por três,quebradamente,sem dizer água vai,sem tirte nem guarte,de surpresa,contra toda expectativa,quando mal se precatava,quando menos se esperava,à certa confita,eis senão quando,de relance,à queima roupa,subitamente;de chofre,de golpe,ab-abrupto,de arrancada,como um ladrão à noite,como um raio,a folhas tantas,quebradamente,ao chegar a tal ponto,ao chegar a essas alturas.

Provérbio

Interjeição

Ah! Não diga! Que coisa! Inacreditável!.

Frase

Mal pensava que. Ninguém adivinharia que. Ninguém suporia que. Quem diria que...? No melhor da festa. Debaixo do pé surgem desgraças. Ubinam gentium!.

Conjunção

Pedido

Substantivo

instância,pedida (ant.),requisição,reclamação;empenho,interesse,petição,impetra,requerimento,memorial,requesta,solicitação,pretensão,abaixo-assinado,desejo,imploração,súplica,suplicação,suplicamento,exoração,clamor,apelo,convite (fig.),brado,intercessão,imprecação,conjuro,rogo,rogativa,rogação,precação,prece,oração;invocação,invocatória,choradeira,rogativa,rogatória,seposição (ant.),postulação,importunação,importunidade,impertinência,assalto,impetração,imploração,lamúria,choradeira,obsecração,obtestação,peditório,assédio,busca,deprecada,pedintaria,mendicância,mendigação,mendicidade,mendigaria;cabala,galopinagem;sacola,coleta,bando precatório,subscrição,tômbola.

Adjetivo

pedinte,peditório,pedinchão,precatório,conjuratório,imprecativo,imprecatório,rogativo,rogatório,invocatório,invocativo,suplicante,súplice,suplicatório,postulante,solicitante,pleiteante,impetrante,instante,requerente,implorante,implorador,importuno,importunador,clamoroso,necessitoso,pedinchão,pedintão,mendicante,lamurioso,lamuriento,lamuriador.

Verbo

pedir,solicitar,requestar,rogar,implorar,suplicar,obsecrar,exorar,apelidar,obtestar,instar com,pedinchar,postular,bater à porta de,demover com súplicas,interceder por,tomar a liberdade de pedir,empenhar-se com alguém,procurar,buscar,querer,requerer;fazer um requerimento,dirigir um requerimento;recorrer a alguém,dirigir-se a,invocar,recorrer,apelar,pleitear,demandar,requisitar,reclamar;fazer preces (culto),matar o bicho do ouvido de alguém,sitiar com assiduidade a porta a alguém,atracar,agarrar-se às abas da casaca de,pedinchar,pechinchar,importunar,assediar,conjurar,adjurar,imprecar,frontar (ant.),exortar,evocar,impetrar,sitiar,urgir,clamar,chorar,bradar,vociferar,atordoar,gritar,buzinar os ouvidos de,montar-se no cachaço de alguém,reclamar com instância,matracar,lançar-se aos pés de alguém,implorar a graça de,dar um atracão a alguém,apegar-se com,pegar-se com,agarrar-se a,mexer os pauzinhos,lamuriar,serrazinar;perseguir,apertar de dor de ilharga;quebrar cabeça a alguém,recorrer aos bons ofícios de,pedir esmolas,pirangar (pop.),esmolar,estender a sacola,lamuriar,mendigar,mendigar o pão negro da esmola,entregar-se à mendicância,exercer a mendicância,amoinar (gír.),estender a mão à caridade pública,andar à moina (gír.),pedir de porta em porta,alrotar,angariar,fazer coleta,coletar,colher,filar,cabalar,galopinar,candidatar-se a,pedir a mão de.

Advérbio

pedintoriamente e adj.;de joelhos = genibus nixus,de chapéu na mão,de mãos erguidas,com instância,instantemente,encarecidamente,com afinco,porfiadamente,com urgentes rogos,com todo o interesse,a rogo de,em tom lamuriante,choradamente,em fervorosa súplica.

Provérbio

Quem muito pede, muito fede.

Interjeição

pelo amor de Deus!,pela tua cabeça!,pela tua vida!,por favor!,audi nos! favoreça-me com!,faça-me a graça!,faça-me o favor de!,por quem és!,oxalá!,tomara! Deus queira!,se Deus quiser!.

Frase

Conjunção

Admiração

Substantivo

espanto,estranheza,alarme,surpresa;maravilha;atordoamento,estupefação,perplexidade,obstupefação,rapto dos sentidos,contemplação,embaçamento,estupor,sensação,pasmo,assombro,pasmaceira,pasmatório,fascinação,encantamento,embevecimento,arrebatamento,entusiasmo,transportamento,magia,deslumbramento,êxtase,enlevo,enleio,ponto de admiração,ecfonema,taumaturgia (feitiçaria).

Adjetivo

surpreso,azabumbado,banzado,pasmado,atônito,espantado,estatelado,imóvel,assombrado,boquiaberto,estupefacto,(fig.),estupidificado,perplexo,babão,embasbacado,aparvalhado,bestificado e v.;aturdido,estonteado,tonto,atordoado,extasiado,arrebatado,maravilhado,perdido de admiração,contérrito,obstúpido,obstupefato,embevecido,embebido,absorto,esbabacado,enlevado,atento,extático,arroubado,rendido,admirador e v.;quedo,mudo e quedo como um rochedo,de queixo caído,de boca aberta admirável,pasmoso,surpreendente,positivamente inaudito,simplesmente inacreditável,inenarrável,inarrável,incomparável,inimaginável,prodigioso,maravilhoso,inobservado,espantoso,assombroso,monumental,gigânteo,gigantesco,grandioso,majestoso,de que não há memória no Brasil,petrífico,imponente,extraordinário,fenomenal,anormal,estupendo,sublime,famoso;de arromba,de estouro,de estrondo;portentoso,de molde a causar assombro,insólito,inconcebível,impagável,monumental,monumentoso,do arco-da-velha,de tirar o fôlego,incompensável,indescritível,inexprimível,indizível,inexplicável,inefável,preternatural,sobrenatural,divino,milagroso,estupefativo,estupefaciente,miraculoso,fantástico,notável,expectável,romanesco,rocambolesco,façanhoso,fora do comum,impressionante,respeitável,singular,raro,peregrino;pouco comum,invulgar,insólito,quimérico,indeclarável,mágico,mirabolante,misterioso,indecifrável,belíssimo,que registra memória de homem,excecional,único na história,ímpar,notável (importante);largo,inesperado.

Verbo

admirar,ajoviar (ant.),maravilhar-se,irem-se os olhos de alguém nalguma coisa,espantar-se;ficar boquiaberto,ficar estupefacto,ficar enleado,espantar-se,ficar tolo de ver,ficar a nadar;desmandibular-se de pasmo,estranhar;arregalar os olhos,esbugalhar os olhos;abrir a boca,abrir uns grandes olhos,remirar,levantar-se de um salto,suspender a respiração,não respirar,olhar espantado,banzar,cair das nuvens,contemplar,embevecer-se,extasiar-se,enlevar-se,arrebatar-se,encher-se de admiração,quedar-se estático e imóvel,arroubar-se,esfregar os olhos,embebecer-se,deixar-se prender pelas seduções de,entusiasmar-se;não crer no que vê,não crer no que ouve,não crer no que sente;não saber explicar (ininteligível);surpreender,estuporar,estupeficar,estupefazer;surpresar,maravilhar,impressionar,impactar,sobremaravilhar,ser o gato de três cores,espantar;(fig.),estatelar-se,mirificar = causar,encher de espanto;varar,infundir assombro,pasmar,fazer embasbacar,embaraçar,abismar,eletrizar,admirar,alienar,encantar,levar os olhos,estontear,atordoar,aturdir,azabumbar,deslumbrar,assombrar,acender êxtase,arrebatar;prender os olhos,prender o coração;embeiçar,extasiar,arrancar expressões de pasmo,petrificar,ser de molde a causar admiração,fazer a admiração de,fascinar,encandear,assarapantar,esgazear,embasbacar,esbabacar,espasmar,sarapantar,atrapalhar,azoratar,emparvoecer,bestificar,bestializar,atingir os limites do fantástico.

Advérbio

admiravelmente e adj.;de boca aberta a,com um frêmito de admiração.

Provérbio

Interjeição

será possível?!,inacreditáve! ubinam gentium!,quem diria?,como assim?,o que aqui vai!,já lá vamos!,é um louvar a Deus de queixo caído!,Santo breve da marca!,é de se tirar o chapéu!,olá!,olé!,pois que!,cáspite!,pó,caramba!,com a breca!,ufa!,ui!,com os diabos!,par dés!,tibi!,vot’a mares!,onde se viu semelhante coisa?,com mil demônios!,que tal?.

Frase

Conjunção