Sua língua na Internet

 

(es.tu.por)

[ô]

sm.

1. Med. Estado mórbido em que o doente, apesar de consciente, não reage a estímulos externos, permanecendo imóvel, aparentemente sem sensibilidade.

2. P.ext. Fig. Imobilidade súbita provocada por sensação de choque ou espanto: "O asco, pavor e gastura imobilizaram-no, num ricto de estupor" (Guimarães Rosa, Estas estórias.))

3. Antq. Qualquer paralisia

4. Fig. Pej. Indivíduo muito feio, de muito mau aspecto ou profundamente desagradável.

[F.: Do lat. stupor.]


Estupor dos dentes
1 Od. Sensação de estarem os dentes embotados, ou seja, sem fio.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Impotência

Substantivo

inabilidade,falta de vigor,mela,incapacidade,insuficiência,imbecilidade,inaptidão,ineptidão,inidoneidade,leseira,desnervamento,enervamento,inépcia,indocilidade,invalidez,morbidez,decrepitude,ineficácia,ineficiência,inocuidade,incompetência,desclassificação,tellum imbelle, brutum, fulmen,tiro de pólvora seca,vox et praterea nihil,letra morta,cadáver,inutilidade;insucesso;fraqueza,quebreira,quebradeira,quebrantamento,marasmo,desânimo,abatimento,prostração,apatia,inação,paralisia,frouxidão,indolência,párese,paresia,diplegia,anervia,ignávia,estupor,lassidão,hemiplegia,entrevação,manoplegia,apoplexia,síncope,desacordo,fanico,faniquito,desmaio,desfalecimento,colapso,vertigem,esmaio,oura,tontura,vágado,delíquio,cataplexia,exanimação,lipotimia,chilique,sideração,esgotamento,exaustão,extenuação,depauperamento,amolecimento cerebral,exinanição,inanição,anemia,extrema debilidade,fraqueza;castração,desvirilização,fraqueza genesíaca,agenesia,anafrodisia.

Adjetivo

impotente,insipiente,inábil,incapaz,agenésico,insuficiente,de águas mornas,incompetente,inadequado,inqualificado,insuficiente,inepto,aleijado,desfibrado,desvirilizado & v.;manco,coxo,inválido,maneta,perniquebrado,hemiplégico,paralítico,embargado dos membros,tolhido,leso,entrevado,estuporado,enervado,desmedulado,desconjuntado,desengonçado,alquebrado,escanastrado,combalido,desasado,derreado,derrengado,exausto,extenuado,marasmático,apatetado,choquento,enfraquecido,quebrado de forças,embaraçado;incapacitado,exânime,anafrodita,bestificado;inofensivo,anódino,inócuo,inóxio,abnóxio,inocente,desarmado,aberta,indefeso,indefenso,indefensável,indefensível,expugnável,infortificado,desabrigado,periclitante;desagasalhado,desprotegido,inerme,exposto,imbele,vencível,opugnável,insustentável,abandonado,órfão,desprotegido,desamparado;nulo,vão,fútil,nugativo,nugatório,imprestável;ineficaz,ineficiente,malogrado.

Verbo

ser (impotente & adj.);não ter onde se apoiar,não ter capacidade para,vouloir rompre l’anguille au genou,vouloir prendre la lune aux dents,querer quebrar um feixe de varas;embarrancar sempre na mesma dificuldade,verbare lapidem,malhar em ferro frio (insucesso);cantare ad surdas aures,pregar no deserto,espirrar para o céu,estar de pernas quebradas;descaírem os joelhos,vergarem os joelhos;não surtir efeito,desmaiar,esmaiar,desfalecer,esvair-se,desacordar,não dar acordo de si,sucumbir,esbarrar de encontro a,descair,entontecer,ourar,esmorecer-se,ser todo (prostração & subst.);não passar de um (impotente & adj.);ser um podão,entibecer-se,entibiar-se,desanimar-se,confessar-se vencido,desacoroçoar-se,desalentar-se,rebotar-se,tornar,(impotente & adj.);reduzir à impotência,tirar a força a alguém,chupar o sangue e os ossos a alguém,incapacitar,inabilitar,manietar,maniatar,manietar as mãos de alguém,manietar alguém de pés e mãos,desunhar,acabramar,pear,privar de agir,dar a mela a alguém,desarmar,enfirmar,invalidar,paralisar,impossibilitar,entibiar,quebrar a energia,inutilizar,suprimir,pôr fora de combate,desmanchar,prostrar,abater,derrubar,enfrouxecer,debilitar (enfraquecer);esfalfar,exaurir as forças,açaimar,açamar,amordaçar,estropear,entrevar,entrevecer,mutilar,delapidar,decepar,castrar,capar,aleijar,entrevar,jarretar,desmouchar,sufocar,estrangular,desenervar,enervar,desfibrar,desvigorar,desvirilizar,efeminar,garrotar,silenciar,aparar as asas,desasar,desaparelhar,amarrar o guizo no pescoço do gato,embotar,combalir,destripular,mochar,desproteger,desabrigar,desamparar,desfortalecer,desguarnecer,encravar,ensolvar.

Advérbio

impotentemente,inofensivamente,inocuamente,insipientemente,inabilmente,combalidamente,insuficientemente,exanimemente,incompetentemente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Surpresa

Substantivo

estuporação,decepção;erro de cálculo;súbito,imprevisto,estouro,estampido,chofrada,pancada,choque,admiração;bomba,raio,sobrevença (ant.),sobrevento,incidente inesperado,irrupção,prorrompimento,entrevinda,saltada,ímpeto,assalto,rebate,impresciência,raio de luz;susto,atordoamento,assombro,estupor,espanto,estupefação,choque,sobressalto,pânico,palidez.

Adjetivo

surpreendente,espantoso,inesperado,inopinado,súbito,inopino (ant.),imprevisto,acidental,improviso,improvisado,impensado,inabitual,desacostumado,fortuito,intempestivo,prematuro,adventício,antecipado;caído do céu,vindo do céu,caído das nuvens;incogitado;fora de toda expectativa,além de toda expectativa,contra toda expectativa;inimaginado,com que não se contava,extra-programa,extraordinário,fora do habitual,inaudito;repentino (instantâneo);abrupto,brusco,chofreiro,chofrudo (p. us.),despreparado,desprevenido,desguarnecido,desprovido,desarmado,desapercebido,descalço.

Verbo

surpreender(-se),não esperar;ser apanhado de surpresa,assustar-se,empalidecer,combalear,errar no cálculo;deparar-se a alguém alguma coisa,ser inesperado e adj.;sobrevir,chegar repentinamente,sobrechegar;vir sem aviso prévio,vir sem dizer água vai;pegar de surpresa,irromper,rebentar,arrebentar,explodir;estourar,cair como uma bomba;chocar-se com;cair das nuvens,vir das nuvens,cair do céu,vir do céu;prorromper,relampejar,lampadejar,cair como um raio,vir perdida da baralha;apanhar desapercebido,apanhar desprevenido,apanhar de surpresa;pilhar,colher,chofrar,banzar,surpreender,saltear;apanhar;apanhar descalço,apanhar em flagrante delito,apanhar com a boca na botija;assustar,espantar,eletrizar,apanhar de rebate,chofrar,dar de chofre em,aturdir,atordoar,azoar,sobressaltar,sobressaltear,assaltar,burrificar,bestializar,bestificar;estupefazer,atrapalhar,desorientar,desnortear,confundir,estupeficar,tirar alguém de seu compasso,deixar alguém engasgado,sarapantar,petrificar,deixar atordoado,encher de admiração.

Advérbio

surpreendentemente,inesperadamente e adj.;de improviso,imprevistamente = de supetão,sem aviso prévio,sem dizer ai Jesus,vai senão quando,às duas por três,quebradamente,sem dizer água vai,sem tirte nem guarte,de surpresa,contra toda expectativa,quando mal se precatava,quando menos se esperava,à certa confita,eis senão quando,de relance,à queima roupa,subitamente;de chofre,de golpe,ab-abrupto,de arrancada,como um ladrão à noite,como um raio,a folhas tantas,quebradamente,ao chegar a tal ponto,ao chegar a essas alturas.

Provérbio

Interjeição

Ah! Não diga! Que coisa! Inacreditável!.

Frase

Mal pensava que. Ninguém adivinharia que. Ninguém suporia que. Quem diria que...? No melhor da festa. Debaixo do pé surgem desgraças. Ubinam gentium!.

Conjunção

Fealdade

Substantivo

feiume,feiura,deformidade,disformidade;desprimor,inelegância,deselegância,desfiguramento,falta de simetria;hediondez,horribilidade,asquerosidade,monstruosidade,porte desengraçado = desaire,desengonço,sobrecenho = catadura torva;antipatia;cara feia,cara de réu,cara de herege,cara de excomungado,cara de vergalho,cara de poucos amigos;careta,esgar,rantonha,carão,carranca,caranchona,malas caras,caramono,aleijão,espectro,sapo,mico,monstro,monstrengo,mostrengo,ogro,Calibã,Esopo,Quasímodo,Górgonas,jagodes,almanjarra,jangaz,trangalha-danças,chinchila,trangola (burl.),espantalho,estupor,bazulaque,figura de pano arrás,enguiço,enxalmo,feanchão,dentuça,hipopótamo,madrigaz,macho de liteira,chichimeco,urso,macaco,chimpanzé,balandrau,bode,bicanca,mulher feia,camafeu,macaca,tartaruga,carcaça,canhão,toupeira,ratazana,ratona,seresma,serpe,serpente,bruxa,tarasca,urca,couraceiro,pega,calhamaço,jia,jiboia,coruja,cascata,cuca,Medusa,mona enfeitada,manopla,penca,batata.

Adjetivo

feio,feanchão;feio como bode,feio como sapo,inelegante,deselegante,ingracioso,simiesco,disforme,macaco,desproporcionado,desengraçado,mal-assombrado,de má catadura,desfavorecido,desajeitado,desengonçado,semiscarúnfio (pop.),desprimoroso,desairoso,flexípede,mal-encarado,de má sombra,façanhudo,contrafeito,pesado,desdentado,anodone,calvo,capribarbudo,beiçudo,carrancudo,trombudo,focinhudo,pesudo,narigudo,pencudo,pançudo,barrigudo,ventrudo,vatricoso,de fero aspecto,indigesto,desagradável,desinteressante,rebarbativo,encarantonhado,antipático,medúsio ou medúsico,achaparrado,alambazado,inartístico,inestético,desornado,desaprimorado,esquálido;feroz,selvagem,grosseiro,deforme,lúgubre,escuro,cadavérico,medonho,monstruoso,pantafaçudo,ridiculamente exótico,apavorante,tetérrimo,horripilante,horrível,horroroso,horrífero,horrífico,hórrido,horrendo,metuendo (poét.),feiíssimo,horrente (poét.),inatraente,repulsivo,repugnante,franchão,hediondo,asqueroso,chocante;nojento,odiento,odioso,sórdido.

Verbo

ser feio e adj.;parecer desagradável;ofender a estética,chocar o gosto;impressionar mal,ser mal-encarado,ter mau focinho,não ter ar algum,não ter figura humana,desmaiar os encantos,ser repulsivo,deformar a pureza das linhas (deformar);desfigurar,destronar a beleza,desfear,afear,enfear,macular (sujar);desairar,abatatar.

Advérbio

feiamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Admiração

Substantivo

espanto,estranheza,alarme,surpresa;maravilha;atordoamento,estupefação,perplexidade,obstupefação,rapto dos sentidos,contemplação,embaçamento,estupor,sensação,pasmo,assombro,pasmaceira,pasmatório,fascinação,encantamento,embevecimento,arrebatamento,entusiasmo,transportamento,magia,deslumbramento,êxtase,enlevo,enleio,ponto de admiração,ecfonema,taumaturgia (feitiçaria).

Adjetivo

surpreso,azabumbado,banzado,pasmado,atônito,espantado,estatelado,imóvel,assombrado,boquiaberto,estupefacto,(fig.),estupidificado,perplexo,babão,embasbacado,aparvalhado,bestificado e v.;aturdido,estonteado,tonto,atordoado,extasiado,arrebatado,maravilhado,perdido de admiração,contérrito,obstúpido,obstupefato,embevecido,embebido,absorto,esbabacado,enlevado,atento,extático,arroubado,rendido,admirador e v.;quedo,mudo e quedo como um rochedo,de queixo caído,de boca aberta admirável,pasmoso,surpreendente,positivamente inaudito,simplesmente inacreditável,inenarrável,inarrável,incomparável,inimaginável,prodigioso,maravilhoso,inobservado,espantoso,assombroso,monumental,gigânteo,gigantesco,grandioso,majestoso,de que não há memória no Brasil,petrífico,imponente,extraordinário,fenomenal,anormal,estupendo,sublime,famoso;de arromba,de estouro,de estrondo;portentoso,de molde a causar assombro,insólito,inconcebível,impagável,monumental,monumentoso,do arco-da-velha,de tirar o fôlego,incompensável,indescritível,inexprimível,indizível,inexplicável,inefável,preternatural,sobrenatural,divino,milagroso,estupefativo,estupefaciente,miraculoso,fantástico,notável,expectável,romanesco,rocambolesco,façanhoso,fora do comum,impressionante,respeitável,singular,raro,peregrino;pouco comum,invulgar,insólito,quimérico,indeclarável,mágico,mirabolante,misterioso,indecifrável,belíssimo,que registra memória de homem,excecional,único na história,ímpar,notável (importante);largo,inesperado.

Verbo

admirar,ajoviar (ant.),maravilhar-se,irem-se os olhos de alguém nalguma coisa,espantar-se;ficar boquiaberto,ficar estupefacto,ficar enleado,espantar-se,ficar tolo de ver,ficar a nadar;desmandibular-se de pasmo,estranhar;arregalar os olhos,esbugalhar os olhos;abrir a boca,abrir uns grandes olhos,remirar,levantar-se de um salto,suspender a respiração,não respirar,olhar espantado,banzar,cair das nuvens,contemplar,embevecer-se,extasiar-se,enlevar-se,arrebatar-se,encher-se de admiração,quedar-se estático e imóvel,arroubar-se,esfregar os olhos,embebecer-se,deixar-se prender pelas seduções de,entusiasmar-se;não crer no que vê,não crer no que ouve,não crer no que sente;não saber explicar (ininteligível);surpreender,estuporar,estupeficar,estupefazer;surpresar,maravilhar,impressionar,impactar,sobremaravilhar,ser o gato de três cores,espantar;(fig.),estatelar-se,mirificar = causar,encher de espanto;varar,infundir assombro,pasmar,fazer embasbacar,embaraçar,abismar,eletrizar,admirar,alienar,encantar,levar os olhos,estontear,atordoar,aturdir,azabumbar,deslumbrar,assombrar,acender êxtase,arrebatar;prender os olhos,prender o coração;embeiçar,extasiar,arrancar expressões de pasmo,petrificar,ser de molde a causar admiração,fazer a admiração de,fascinar,encandear,assarapantar,esgazear,embasbacar,esbabacar,espasmar,sarapantar,atrapalhar,azoratar,emparvoecer,bestificar,bestializar,atingir os limites do fantástico.

Advérbio

admiravelmente e adj.;de boca aberta a,com um frêmito de admiração.

Provérbio

Interjeição

será possível?!,inacreditáve! ubinam gentium!,quem diria?,como assim?,o que aqui vai!,já lá vamos!,é um louvar a Deus de queixo caído!,Santo breve da marca!,é de se tirar o chapéu!,olá!,olé!,pois que!,cáspite!,pó,caramba!,com a breca!,ufa!,ui!,com os diabos!,par dés!,tibi!,vot’a mares!,onde se viu semelhante coisa?,com mil demônios!,que tal?.

Frase

Conjunção