Sua língua na Internet

 

(cas.trar)

v.

1. Retirar, inutilizar ou destruir os órgãos reprodutores de (pessoa ou animal, esp. macho da espécie); CAPAR

2. Bot. Eliminar os estames (órgãos reprodutores masculinos) das flores hermafroditas de (uma planta que se quer submeter a cruzamento artificial)

3. Fig. Impedir a atuação, eficácia, independência, ou o desenvolvimento, de: Um chefe centralizador acaba castrando a equipe.

4. Fig. Restringir ou invalidar, ger. de modo opressivo, a iniciativa, as qualidades pessoais, a disposição de (alguém), ou suas ações, impulsos etc.: A opressão do pai castrou -lhe a personalidade.

5. Fig. Colher o mel de (colmeias), tirando parte dos favos; CRESTAR: O apicultor mandou castrar as colmeias.

[F.: Do lat. castrare. Hom./Par.: castro (fl.), castro (sm.).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Impotência

Substantivo

inabilidade,falta de vigor,mela,incapacidade,insuficiência,imbecilidade,inaptidão,ineptidão,inidoneidade,leseira,desnervamento,enervamento,inépcia,indocilidade,invalidez,morbidez,decrepitude,ineficácia,ineficiência,inocuidade,incompetência,desclassificação,tellum imbelle, brutum, fulmen,tiro de pólvora seca,vox et praterea nihil,letra morta,cadáver,inutilidade;insucesso;fraqueza,quebreira,quebradeira,quebrantamento,marasmo,desânimo,abatimento,prostração,apatia,inação,paralisia,frouxidão,indolência,párese,paresia,diplegia,anervia,ignávia,estupor,lassidão,hemiplegia,entrevação,manoplegia,apoplexia,síncope,desacordo,fanico,faniquito,desmaio,desfalecimento,colapso,vertigem,esmaio,oura,tontura,vágado,delíquio,cataplexia,exanimação,lipotimia,chilique,sideração,esgotamento,exaustão,extenuação,depauperamento,amolecimento cerebral,exinanição,inanição,anemia,extrema debilidade,fraqueza;castração,desvirilização,fraqueza genesíaca,agenesia,anafrodisia.

Adjetivo

impotente,insipiente,inábil,incapaz,agenésico,insuficiente,de águas mornas,incompetente,inadequado,inqualificado,insuficiente,inepto,aleijado,desfibrado,desvirilizado & v.;manco,coxo,inválido,maneta,perniquebrado,hemiplégico,paralítico,embargado dos membros,tolhido,leso,entrevado,estuporado,enervado,desmedulado,desconjuntado,desengonçado,alquebrado,escanastrado,combalido,desasado,derreado,derrengado,exausto,extenuado,marasmático,apatetado,choquento,enfraquecido,quebrado de forças,embaraçado;incapacitado,exânime,anafrodita,bestificado;inofensivo,anódino,inócuo,inóxio,abnóxio,inocente,desarmado,aberta,indefeso,indefenso,indefensável,indefensível,expugnável,infortificado,desabrigado,periclitante;desagasalhado,desprotegido,inerme,exposto,imbele,vencível,opugnável,insustentável,abandonado,órfão,desprotegido,desamparado;nulo,vão,fútil,nugativo,nugatório,imprestável;ineficaz,ineficiente,malogrado.

Verbo

ser (impotente & adj.);não ter onde se apoiar,não ter capacidade para,vouloir rompre l’anguille au genou,vouloir prendre la lune aux dents,querer quebrar um feixe de varas;embarrancar sempre na mesma dificuldade,verbare lapidem,malhar em ferro frio (insucesso);cantare ad surdas aures,pregar no deserto,espirrar para o céu,estar de pernas quebradas;descaírem os joelhos,vergarem os joelhos;não surtir efeito,desmaiar,esmaiar,desfalecer,esvair-se,desacordar,não dar acordo de si,sucumbir,esbarrar de encontro a,descair,entontecer,ourar,esmorecer-se,ser todo (prostração & subst.);não passar de um (impotente & adj.);ser um podão,entibecer-se,entibiar-se,desanimar-se,confessar-se vencido,desacoroçoar-se,desalentar-se,rebotar-se,tornar,(impotente & adj.);reduzir à impotência,tirar a força a alguém,chupar o sangue e os ossos a alguém,incapacitar,inabilitar,manietar,maniatar,manietar as mãos de alguém,manietar alguém de pés e mãos,desunhar,acabramar,pear,privar de agir,dar a mela a alguém,desarmar,enfirmar,invalidar,paralisar,impossibilitar,entibiar,quebrar a energia,inutilizar,suprimir,pôr fora de combate,desmanchar,prostrar,abater,derrubar,enfrouxecer,debilitar (enfraquecer);esfalfar,exaurir as forças,açaimar,açamar,amordaçar,estropear,entrevar,entrevecer,mutilar,delapidar,decepar,castrar,capar,aleijar,entrevar,jarretar,desmouchar,sufocar,estrangular,desenervar,enervar,desfibrar,desvigorar,desvirilizar,efeminar,garrotar,silenciar,aparar as asas,desasar,desaparelhar,amarrar o guizo no pescoço do gato,embotar,combalir,destripular,mochar,desproteger,desabrigar,desamparar,desfortalecer,desguarnecer,encravar,ensolvar.

Advérbio

impotentemente,inofensivamente,inocuamente,insipientemente,inabilmente,combalidamente,insuficientemente,exanimemente,incompetentemente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Encurtamento

Substantivo

curteza,brevidade,pequenez;encurtamento,diminuição,corte,cesura,apara,poda,abreviação,abreviamento,abreviatura,resumo,escorço,tosquia,tosquiadela,cerceio,excisão,amputação,castração,mutilação,coarctação,cerceadura,contração,atalho;elisão,síncope,aférese,apócope,sinalefa,crase,sinérese,ectlipse,elipse,concisão.

Adjetivo

curto,rente,cérceo,escasso,minguado e v.;breve,abreviado,reduzido,restrito,compacto,compendioso,sucinto,maciço,basto,redondo;derrabado,descaudado,descaudato,touruno,mal castrado,chato,agachado,raquítico,sincopado,interciso.

Verbo

ser (curto e adj.);distinguir-se pela sua pequena dimensão;tornar (curto e adj.);encurtar,minguar,diminuir,agorentar,atalhar,coangustar = restringir,limitar,estreitar,restringir,cortar,coarctar,cercear,reduzir,circunscrever,destroncar,estropiar,mutilar,decepar,podar,mochar,troncar,achatar;resumir,abreviar,comprimir,contrair,epitomar,compendiar,somar,economizar,interromper,atalhar,desmochar,desmembrar,excisar,amputar = esnocar,aparar,pelar,descascar,tosquiar,decotar,descaudar,desorelhar,deslinguar,desnarigar,descabeçar,derrabar,francear,desenramar,esgalhar,desgalhar,desbastar,desramar,cortar cerce,aparar,retanchar,desfilhar,podar,chapodar,ceifar,foiçar,roçar,segar,truncar,tronchar,barbear,omitir,suprimir,atrofiar,impedir o crescimento de,escorçar,fazer escorço,solinhar,sincopar,apocopar,elidir,castrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção