Sua língua na Internet

 

(cha.to)

a.

1. Que tem a superfície plana; que tem pouca profundidade ou pouca elevação (prato chato; pé chato)

2. Sem relevo, sem reentrâncias e/ou saliências, sem acidentes (terreno chato)

3. Fam. Sem atrativos, desinteressante, monótono; que chateia ou entedia (conversa chata; orador chato); MAÇANTE; ENTEDIANTE

4. Fam. Que causa aborrecimento, irritação ou constrangimento: Foi muito chata aquela briga no fim da reunião

sm.

5. Fam. Pessoa chata (3), importuna

6. Fam. Aquilo que é chato (3 e 4): O chato é ter de esperar tanto para falar com o diretor

7. Pop. Zool. Inseto parasita (Pthirus pubis), da família dos ftiriídeos, que se instala na região pubiana e que provoca coceira intensa

[F.: Do lat.vulg. *plattus,a,um 'plano' e este, do adj. gr. platús,eîa,ú 'plano, amplo'. Hom./Par.: chatô (sm.).]


Chato de galochas
1 Pop. Pessoa muito maçante, importuna.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Encurtamento

Substantivo

curteza,brevidade,pequenez;encurtamento,diminuição,corte,cesura,apara,poda,abreviação,abreviamento,abreviatura,resumo,escorço,tosquia,tosquiadela,cerceio,excisão,amputação,castração,mutilação,coarctação,cerceadura,contração,atalho;elisão,síncope,aférese,apócope,sinalefa,crase,sinérese,ectlipse,elipse,concisão.

Adjetivo

curto,rente,cérceo,escasso,minguado e v.;breve,abreviado,reduzido,restrito,compacto,compendioso,sucinto,maciço,basto,redondo;derrabado,descaudado,descaudato,touruno,mal castrado,chato,agachado,raquítico,sincopado,interciso.

Verbo

ser (curto e adj.);distinguir-se pela sua pequena dimensão;tornar (curto e adj.);encurtar,minguar,diminuir,agorentar,atalhar,coangustar = restringir,limitar,estreitar,restringir,cortar,coarctar,cercear,reduzir,circunscrever,destroncar,estropiar,mutilar,decepar,podar,mochar,troncar,achatar;resumir,abreviar,comprimir,contrair,epitomar,compendiar,somar,economizar,interromper,atalhar,desmochar,desmembrar,excisar,amputar = esnocar,aparar,pelar,descascar,tosquiar,decotar,descaudar,desorelhar,deslinguar,desnarigar,descabeçar,derrabar,francear,desenramar,esgalhar,desgalhar,desbastar,desramar,cortar cerce,aparar,retanchar,desfilhar,podar,chapodar,ceifar,foiçar,roçar,segar,truncar,tronchar,barbear,omitir,suprimir,atrofiar,impedir o crescimento de,escorçar,fazer escorço,solinhar,sincopar,apocopar,elidir,castrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Horizontalidade

Substantivo

planície,plano,plano horizontal,estrato,pronação,supinação,decúbito,ressupinação,prostração,círculo azimutal,horizonte,nível,jorrão,aterro,nivelação,planície,terraço,platô,estrado,mesa,toalha,tapete,terrapleno,terraplenagem,planura uniforme.

Adjetivo

horizontal,chato,prato,plano,liso,chaníssimo,que não conhece ondulações,de uma horizontalidade monótona,aluvial,aluviano,de aluvião,calmo como a superfície de um lago,como um espelho,sem relevo,sem desigualdade,sem ondulação,estendido,de bruços,deitado de costas,deitado de bruços,supino,ressupino;estatelado no chão e v.,prostrado,estendido ao comprido,ressupinado,em decúbito,recumbente,procumbente,decumbente;jacente.

Verbo

horizontalizar,ser (horizontal e adj.);ser de uma horizontalidade monótona,não ter altos e baixos;tornar (horizontal e adj.);,desinoclinar,alhanar,igualar,aflorar,aplanar,colocar num mesmo plano,enristar,alisar,respaldar,rasourar,assoalhar,terraplenar,aterrar;medir o chão com o corpo,deitar-se;estirar-se,estender-se no chão;debruçar-se;ir,bater com o nariz no chão;estatelar as costelas no chão,estatelar-se,cair de chapa,dar com o corpo em terra;cair de cangalhas,de fio comprido;cair redondamente no chão,ir à terra,lamber a poeira,ir com a cara no chão;beijar o chão,beijar a santa,escarrapachar-se,recumbir,procumbir,chapar,ir de ventas ao chão,afocinhar,esparralhar-se,coser-se com a terra;rodar,chapar-se o cavalo com alguém;prostrar,derribar,abater,deitar por terra.

Advérbio

horizontalmente e adj.;sem a menor inoclinação,paparriba;de barriga,de papo para o ar;de bruços,de costas,de borco,de catrâmbias.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Embotamento

Substantivo

embotadura,obtusão,achatamento,amassamento,rebite.

Adjetivo

embotado e v;rombo,desafiado,desamolado,boto,cego,míope,obtuso,bronco,obtusado,grosso,grosseiro,chato,achatado;arredondado.

Verbo

embotar,ser cego e adj.;tornar cego e adj.,obtundir,rebotar,botar,cegar,desafiar,engrossar o corte,rebitar,amossar,amossegar,amolgar,desdentar,despontar,adelgaçar (v.;desmouchar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Sem significação

Substantivo

inexpressão,som vazio,letra morta,vox et prœterea nihil,desconexão,incoerência,garabulha,garatuja,anfigúri,gregotins,embrulhada,confusão,lona (fam.),moxifinada,lenga-lenga,aranzel,cantilena,absurdo;redundância;algaravia,aravia,declamação,expressão bombástica,palhada,léria,engrimanço;palavras ocas = vanilóquio,vaniloquência,tirada decorativa,palavrório,palavreado,paleio,estilo empolado;linguagem afetada,loquacidade,loquela,frioleira,chochice,futilidade,frivolidade,banalidade,vulgaridade,trivialidade,ouropel;lugar comum,nariz de cera,tagarelice,prolixidade,bacharelice,palanfrório,parola,farelório,verbiage,baboseira,blá-blá-blá,babosice;berça = palavreado oco = faramalha,faramalhice,verbiagem,verborreia,bavardage,baragouin,gerigonça,filatérias,chateza,niaiserie,inanidade,vacuidade,rabolaria de palavras,palavrada,palavreado = enteléquia,fanfarronada,espanholada,eloquência cachoeiral,nugæ canoræ = bagatelas sonoras,entulho,lixo,bagaceira,burundanga,xaropada,borracheira (incompreensibilidade);afirmação banal,palavras ocas,lance oratório,flor de retórica,disparate;rípio,enxacoco,expletivo,pleonasmo.

Adjetivo

insignificativo,sem nexo,sem sentido,desconexo,descosido,incoerente,anfigúrico,anfigurítico,frívolo,fútil,trivial,chocho,banal,vaníloquo,vaniloquente,chato,oco,vazio,balofo,fraco,desbotado,incolor,pálido,descorado,corriqueiro,inexpressivo,faramalheiro,prolixo,palavroso,repetitivo;berrante,redundante,fumacento,fantasmagórico,insignificado,inexpresso,inexpressivo,tácito;retórico;inexpressível,inexprimível,indefinível,incomunicável,incomunicante,irrelevante.

Verbo

não significar e;nada significar;ser vazio de significação,desprovido de sentido,não querer dizer nada;tagarelar,encher linguiça,rabular,algaraviar,garatujar,declamar,não traduzir o pensamento,fazer Frase,Frasear;disputar sobre um cabelo,disputar sobre a ponta de uma agulha,falar no ar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Frouxidão

Substantivo

lassidão,languidez,frieza,vaziez,vacuidade,inexpressividade,tautofonia,tautometria,prosaísmo,monotonia,insipidez,sensaboria,chochice,negligência e adj.;salmodia,pincelada infeliz,um apontoado de rodilhas;literatura aguada;banalidade,mesmice,ladainha,chove não molha.

Adjetivo

frouxo,fraco,chato,anêmico,pálido,amortecido,desconsolado,incolor,magro,inexpressivo,desenxabido,insosso (fig.),massudo,chocho,banal,desengraçado,insípido = relambório,fastidioso,sensaborão,antipoético,frio,glacial,minguante de vocábulos,pobre,lasso,inócuo,anódino,lânguido,pesado,prosaico,aguado,medíocre,rasteiro,vápido;vazio,negligente,desleixado,desencantado,desencantador,pueril,infantil,inchado,enfático,divagador;desalinhado,mal alinhavado,tosco,não lapidado nem polido,sem brilho,sem colorido,de estribeira,desbotado,descorado,falho de contextura,cheio de lugares comuns,inchado de Frases banais,comum,vulgar,reles;sem elevação nem sublimidade,fruste.

Verbo

salmear,salmodiar,chover no molhado.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Deselegância

Substantivo

desprimor,desalinho,inductilidade,rigidez,tesura,dureza,emperramento,as cordas ásperas da prosa,artificialidade,imperfeição;barbarismo,vulgaridade,chularia,chulice,chulismo,gíria;solecismo;maneirismo (afetação);cataglotismo = emprego de palavras extravagantes,sordida verba = expressões triviais,culteranismo,gongorismo,eufemismo,preciosismo (estilo floreado);cacofonia,hiato,cacolexia,cacologia léxica,cacologia sintática,plebeísmo,monotonia,ressonância,monofonia,tautofonia,monologia,batologia,tautometria = demasiada simetria,perissologia;univocalismo,rotacismo,sigmatismo,zetacismo,mutacismo,psitacismo,deltacismo,lambdacismo,pornografismo,sínquise,datismo = emprego exagerado de sinônimos,cacozelia;sesquipedalia verba = palavras que quebram os dentes,palavras que deslocam as mandíbulas.

Adjetivo

inelegante,deselegante,desaprimorado,sem graça,desenxabido;desguedelhado,desalinhado,descomposto,descuidado,duro,agreste,desgrenhado,desflorido,seco,emperrado,constrangido,forçado,artificial,inculto,bárbaro,grosseiro,massudo,pesado,manco,coxo,arrieirático,intolerável,malcozinhado,abrutado,chato,pernóstico,picaresco,grotesco,desabrido,chulo,incolor,injucundo,chocho,desprovido de ligeireza,que não conhece a vivacidade,antieufônico,túrgido,bombástico;gongórico,empolado,adubado de plebeísmos.

Verbo

ser (deselegante e adj.);desagradar ao ouvido,tornar (deselegante e adj.);desflorir,desflorecer,desflorar,desataviar,desalinhar o estilo,emperrar,desprimorar,desguedelhar,afear.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Enfado

Substantivo

seca,tédio,fastio,desprazer,enfaro,enjoo,enojamento,enfadamento,aborrecimento,chateação,importunação,(vulgar) pé no asco,importunidade,zanga,mecha,incômodo,maçada,desgosto,antojo,fadiga,enfastiamento,lassidão (cansaço);moléstia,mona (fam.),displicência,quizília,ânsias,náusea,arcada,engulho,enojo,saciedade;tedium vitæ (abatimento);entejo,entojo,insipidez;monotonia,pregação,cantilena,estopada,maçadoura,seringação,buchada,xaropada,espiga,salmódia,apoquentação,impertinência,chatice,frenesi,niquice,nica,aridez,chochice;caceteação,o da rabeca,mosca,serrazina,moedor,narcótico,matador,importuno,importunador,secante,repisador,carraça,pegamasso,embuchado,cabrião.

Adjetivo

enfadoso,enfadonho,sacal,enfastioso,tedioso,maçante,molesto,molestoso,maçudo,aperreante,aporrinhante,mortal,maçador,sorna,indigesto,desinteressante,soporífero,soporífico,soporativo,enojador,enjoativo,enjoador,engulhoso,secante,fatigante,sonífero,incômodo,irritante,peto,malengraçado,desengraçado,monódico,monótono,árido,triste,seco,chocho,desagradável,prosaico,chato,vulgar,comum,trivial,insípido,morno,sensaborão,desenxabido,insosso,sem sal,morrinha,reles,pífio,chué,rude,crônico,niquento,modorral,insuportável,intolerável,da breca,nauseoso,nauseento,nauseabundo,estúpido;melancólico;rançoso,enojador,enfadado e v.;narcótico.

Verbo

enfadar,marfar,enjoar,importunar,remoer,maçar,enfaroar,chatear,mantear,moer,produzir aborrecimento,abusar da paciência de alguém,entediar,entejar,enfadonhar,salmear,marear,salmodiar,seringar,apoquentar,narcotizar,martelar,serrazinar,cansar,enojar,feder,molestar,incomodar,amolar,aborrecer,(vulgar) encher o saco,encher,fartar,quizilar;moer os ossos,moer a paciência a alguém;entojar,enfastiar;dar sono;adormecer,saciar;secar,nausear,dar arcadas vomitando,fazer perder a paciência a um santo,quebrar o bichinho do ouvido,quebrar os ouvidos a alguém,desgostar,soporizar,irritar,agastar,pespegar,chimpar,impingir,pregar uma estopada de algumas horas,sanfoninar,repisar,remorder,bater na mesma tecla,repetir,bocejar,boquear,boquejar,abrir a boca,oscitar,vibrar a mesma corda,enfastiar-se,aborrecer-se,enfarar,enfadar-se,magoar-se,ser uma pulga no ouvido;estar cansado,estar farto de,estar cheio de;morrer de tédio,carregar a celha.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção