Sua língua na Internet

 

(me.sa)

sf.

1. Móvel formado por uma superfície horizontal plana, sustentada por um ou mais pés, sobre a qual se põe o necessário para refeições, trabalho etc.

2. Conjunto de utensílios e alimentos de uma refeição: A mesa está posta.

3. Conjunto das pessoas reunidas em torno da mesa para a refeição: O garçom anotou os pedidos da mesa.

4. Conjunto de pessoas que dirigem os trabalhos em uma instituição, assembleia, seção eleitoral etc.

5. Denominação comum a diversas repartições na alfândega.

6. Lud. Em alguns jogos de cartas, o bolo ou quantia que se põe na mesa para ser levantado pelo jogador que ganhar: levantar a mesa: aumentar a mesa.

7. Grupo de tábuas ou o caixilho sobre o qual assenta o pano de bilhar.

8. Superfície onde se empilha o barro depois de amassado e amontoado o bolo de que se faz a telha.

9. A grade ou o altar junto dos quais os fiéis vão comungar.

10. Superfície de carros, carroças etc., própria para a carga.

11. Gem. A parte superior e plana característica de certos tipos de lapidação de gema.

12. Gem. Denominação de certo tipo de lapidação de gema que a deixa com a parte superior bem plana.

13. Geol. Forma de relevo de chapada, plano e horizontal, rodeado de escarpas.

14. Bras. Etnog. Nome dado às sessões de catimbó, feitiçaria.

15. RJ Etnog. Cerimônia ritual da macumba.


À mesa
1 Sentados à mesa numa refeição (diz-se de pessoas, convidados etc.): Estavam todos à mesa quando o anfitrião propôs um brinde


Botar a mesa
1 Ver Pôr a mesa


Mesa de controle
1 Rád. Telv. Mesa, console, painel etc. com instrumentos e equipamentos para controle, seleção, recepção, transmissão, amplificação, corte, edição, mixagem etc. de canais de som e imagem.


Mesa de edição
1 Cin. Telv. Mesa, painel, console etc. com equipamento para mixar, cortar, montar etc. trechos de gravação de som e imagem, em videotape, película etc.


Mesa de luz
1 Art.gr. Mesa cujo tampo é uma caixa com tampa de vidro translúcido iluminado por dentro por lâmpadas no interior da caixa, e sobre o qual se põem filmes, fotolitos, papéis etc. que, assim iluminados, são mais fáceis de cortar, montar, retocar etc.


Mesa de pé de galo
1 Mesa com um único pé, que se alarga em cima para melhor sustentar o tampo.


Mesa de som
1 Eletrôn. Mesa de controle de sinais e canais sonoros.


Mesa digitalizadora
1 Inf. Equipamento ligado a computador, com o qual material gráfico analógico (desenhos, plantas, letras desenhadas etc.) aplicados numa prancheta são transformados em sinais digitais transmitidos ao computador, o que permite editá-los, modificá-los etc. mediante programas especiais.


Mesa telefônica
1 Telc. Mesa, painel, console etc. com equipamento que permite múltiplas conexões entre terminais telefônicos, us. em centrais de controle de serviço telefônico.


Pôr a mesa
1 Preparar a mesa para uma refeição (estendendo toalha, dispondo pratos, talheres, copos etc.).


Tirar a mesa
1 Retirar da mesa o que se pusera sobre ela para uma refeição (toalha, pratos, travessas, talheres etc.)


Virar a mesa
1 Bras. RJ Pop. Comportar-se com grosseria ao interferir em algo; entornar o caldo.
2 Desrespeitar convenções, regras, regulamentos etc. para mudar uma situação em outra mais favorável: Os grandes clubes viraram a mesa e mudaram o regulamento do campeonato.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Horizontalidade

Substantivo

planície,plano,plano horizontal,estrato,pronação,supinação,decúbito,ressupinação,prostração,círculo azimutal,horizonte,nível,jorrão,aterro,nivelação,planície,terraço,platô,estrado,mesa,toalha,tapete,terrapleno,terraplenagem,planura uniforme.

Adjetivo

horizontal,chato,prato,plano,liso,chaníssimo,que não conhece ondulações,de uma horizontalidade monótona,aluvial,aluviano,de aluvião,calmo como a superfície de um lago,como um espelho,sem relevo,sem desigualdade,sem ondulação,estendido,de bruços,deitado de costas,deitado de bruços,supino,ressupino;estatelado no chão e v.,prostrado,estendido ao comprido,ressupinado,em decúbito,recumbente,procumbente,decumbente;jacente.

Verbo

horizontalizar,ser (horizontal e adj.);ser de uma horizontalidade monótona,não ter altos e baixos;tornar (horizontal e adj.);,desinoclinar,alhanar,igualar,aflorar,aplanar,colocar num mesmo plano,enristar,alisar,respaldar,rasourar,assoalhar,terraplenar,aterrar;medir o chão com o corpo,deitar-se;estirar-se,estender-se no chão;debruçar-se;ir,bater com o nariz no chão;estatelar as costelas no chão,estatelar-se,cair de chapa,dar com o corpo em terra;cair de cangalhas,de fio comprido;cair redondamente no chão,ir à terra,lamber a poeira,ir com a cara no chão;beijar o chão,beijar a santa,escarrapachar-se,recumbir,procumbir,chapar,ir de ventas ao chão,afocinhar,esparralhar-se,coser-se com a terra;rodar,chapar-se o cavalo com alguém;prostrar,derribar,abater,deitar por terra.

Advérbio

horizontalmente e adj.;sem a menor inoclinação,paparriba;de barriga,de papo para o ar;de bruços,de costas,de borco,de catrâmbias.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Suporte

Substantivo

sustentáculo,propugnáculo,apoio,descanso,amparo,arrimo,firmamento,fundamento,alicerce,baluarte,substrução,base,terra firma,terra firme,escora,forçura,pontalete,forção,estronca,forquilha,espeque = pontão = finca,fulcro,ponto de apoio = hipomóclio,aguentador,locus standi,finca-pé,substratum,substrato,palafita,fincão,amparamento,assento,repouso,coluna,pilar,pilarete,pé,pilastra,pegão,aticurga,cipó,hermeta = hermete,tirante,poste,esteio,estaca,palanca,cariátides,atlante,telamone,represa = mísula,quartela,peanha,pedestal,acrotério,supedâneo = taburno,soco,plinto,ábaco,coluneta,consola,arcobotante,pilastra de reforço = botaréu = repuxo,gigante,caçamba,estribo,eixo,axe,cachorro,encostes,contraforte,encosto;tronco,cáudice,talo,caule,caulículo,haste,hastilha,hastil,colmo;muletas = andas,andador,vareta = baqueta (auxílio),bigorna = íncude,andor = charola,varal (de andor),descansadeiro = misericórdia (de andor),bandoleira,porta-espada,talabarte,tiracolo,talim,boldrié,tipoia,charpa,funda,tira-bragal,reste ou riste,suspensório;andaime,cadafalso,andaimada,andaimaria,andapé,bailéu,guindola,chapuz,cavilha,escápula,gancho,dormente,bengala,badine,bastão,bordão,varapau,cajado,báculo,cacheira,pau,vara,bâton,umbral,umbreira,balaústre,balaustrada;estiva,latada,erguida,empa,arjão,caniçada,corrimão = mainel,trave,madeiro,viga,vigamento,viga-mestra,barrote,larva,cepo,caramanchão,caramanchel,pedra angular,escalão,degrau,rebato,soleira (da porta),suportal,rodilha = estropajo,estropalho = rodouça = esfregão = molelha = malim = molidia = sogra = chinguiço;sola,pé,perna,gâmbias,tíbia,fêmur,fibula,pernaça,pernil,espinha dorsal,coluna vertebral,vértebra,espinhaço,ráquis,arcabouço,esqueleto,armação,carcaça,ossada,ossatura;estrado,tarima,tarimba,aparador,talhão,bandeja,tabuleiro,palangana,pelangana,prateleira,tripé,trípode,tripeça,assento,sede,trono,sólio,divã,odalisca,poial,escano,banco,talho,arquibancada,cadeira,silha (ant.),sofá,ripanço,canapé,camilha,cadeira de braço,poltrona,fauteuil,espreguiceiro,espreguiçadeira,escabelo,setial,tamborete,otomana,mesa,cama,maca,leito,catre,estrame,estramento,enxerga,enxergão,grabato,marquesa,rede,palanquim,colchão,futon,culcitra,coxim,travesseiro,plumaço,alpe,almadraque,almadraquexa,cabeceira,almofada,chumaço,acosto,respaldo,espalda,espaldar,espaldeta,reclinatório,braço;liteira,maca,padiola,esquife,genuflexório,selim,sela,silhão,arreios,cangalha,albarda,albardão,albardura,albardilha,regaço,colo;Atlas,Atlante,Hércules,Hércules celígero.

Adjetivo

fundamental,básico,basilar,basal,colunar,tibial,sustinente,trípode,alicerçado,peduncular,pedunculado,pedunculoso,onerário,monóptero,monópode.

Verbo

suportar,servir de suporte,repuxar,suster,sustentar,amparar,arrimar,apoiar,aguentar,impedir de cair,sopesar,carregar,carregar ao ombro;levar às costas,levar às cavalitas,levar às carranchinhas;segurar,trazer,sobraçar;ser (suportado e adj.);jazer,repousar,descansar,apoiar-se sobre;abordoar-se,arrimar-se,estribar-se,firmar-se,basear-se em;pousar o pé,alicerçar-se,cavalgar;escorar,estear,vigar,travejar,barrotar,barrotear,empar,enrodrigar,arjoar,pôr espeques a,apeanhar,fincar.

Advérbio

fundamentalmente e adj.;às cavaleiras,às cavalitas,às cavalinhas,a escacha-pernas,a cavaleiro,ao colo.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Planeza

Substantivo

lisura,terraplenagem;lhanura,planura;plano (horizontalidade),chapa,lâmina,espelho,prato,mesa,lençol,planície,planalto,chapada,mesa,meseta,platô,tabuleiro;socalco,terrapleno.

Adjetivo

plano,chão,liso,sem desigualdades,sem relevo,raso,discoide,horizontal,sem elevação nem depressão,replenado,terraplenado,desbarrigado,enodo.

Verbo

tornar (plano e adj.);complanar,aplanar,respaldar,alisar,terraplenar,nivelar (horizontal),planificar,aplainar,rasar,igualar,rasourar,achanar,achanzar,espalmar,aterrar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Lisura

Substantivo

desarrugamento,polidura,polimento,brunidura,brunimento,acetinação,macieza,acepilhadura,aplainamento,calandragem,penugem,frouxel,lanugem,carepa,pubescência,veludo,pelica,pelúcia,seda,cetim,resvaladura,resvaladouro,escorregadouro,plaino (horizontal),asfalto,lousa,espelho,soalho,mesa,lâmina,tabuleiro,chamalote;lima,cilindro compressor,torno,válgio (ant.),lixa,lixadeira,esmeril,brunidor,fresa,limatão,rufo,meio-rufo,lanceteira,calandra,plaina,garlopa,formão,goiva,rastilha,cepilho,fortaço,rabote,desenguiço,pente,mandril,maceta,escoda.

Adjetivo

liso,polido e v.;terso,lustroso,plano,chão,raso,igual,enodo,uniforme,horizontal,luzidio,nédio,lustroso,lustrino,lustrilho,sedoso,seríceo,sérico,assedado,acetinado,pubescente,veludoso,cetinoso,penujoso (macio),frouxelado,nu,escalvado,calvo,glabro,escorregadio,escorregável,lábil,resvaladiço,corrediço,vítreo,espelhento,oleoso,achamalotado,setífero,setígero,setiforme.

Verbo

alisar,buir,açacalar,complanar,aplanar,espalmar,garnear,acepilhar,desenguiçar,limar,burnir,brunir,polir,lustrar,envernizar,plastificar,aluzir,aluziar,puir,lixar,escodar,acerejar,calandrar,fortaçar,mandrilar,pentear,rabotar,acetinar,gradar,nivelar,igualar,macadamizar,respaldar,desenrugar,desarrugar,desencanudar,desencaracolar,desencrespar,desencarapelar,desenriçar,desriçar,despenujar,cofiar (a barba),desencoscorar,desencortiçar,engrenhar,desengrenhar,desencarquilhar,desamarfanhar,desempapar,engomar,gomar,desamarrotar,desfranzir,escanhoar,desgranar,tornar escorregadio (lubrificar),esmerilar,esmerilhar,tornear,aveludar,acetinar,amaciar.

Advérbio

lisamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Comida

Substantivo

manjuba,comer,pasto,cibo,pabulum,pábulo,alimento,alimentação,sustento,sustança,lastro,enga,argamassa,comes e bebes (pop.),bonachira,cibato,cibalho,pão,passadio,deglutição,ingestão = sumpção,ingerência;lambedela,lambedura,lambida,mastigação,manducação,papança,comilança,mânjua (pop. e ant.),ruminação,trituração,mericismo;hipofagia,ictiofagia e elem. comp.;degustação,glutonaria,gula,apetite,avidez,boca,queixada,dentes,mandíbula,queixo,mento,maxila,goela,estômago,masseter;tratado sobre regime alimentar: trofologia;bebida,poto (poét.),poção,gole,trago,gorgolão,hausto,sorvo,beberes,bebes,beberete,beberagem,libação,festim,embriaguez,boa nutrição = eutrofia,gastronomia,subsistência,alibilidade,mantimentos,provisões de boca,gêneros alimentícios,víveres,sustentação,penso;mantenção,manutenção,provimentos,matalotagem (provisão),ração,boia,rango (gír.),pitança;ração ordinária,ração trivial = treina;comestíveis,vitualhas,ingesta,trincadeira,farnel,viático,iguaria,comezaina,papazana,manjar,guloseima,gulodice,gulosice,paparicos,guisado,quitute,petisco,pitéu,petisqueira,ambrosia,manjar delicioso,acepipes,lambujem,bom passadio,mesa,mesa lauta,tira-jejum,parva,lastro,desjejua;churrasco;desjejum,café da manhã,almoço,almoço ajantarado,lanche,manja,refeição,repasto,colação,jantar = prândio (ant.),ceia,ceia dúbia,sobremesa,sobrepasto,dessert,pospasto,postre ou postres,almoço de garfo,déjeuner à la fourchette,consoada,merenda,comissariado,(termos depreciativos de comidas): chanfana,massamorda,mistela;prato de meio,prato de resistência,pièce de resistance,entrada,entrée,entrement,hors d’œuvre,relevé,salada,picado,recheio,rechauffé,estufado,olha,ragout,ragu,fricassé,sopa,potagem,potage,açorda,gaspacho,caldo,canja,caldaça,caldivana,caldouro,consommé,pureia,lacticínios,empada,pastel,pastelão,quiche,suflê,torta,vol-au-vent,pudim,omeleta,fritada,fritura,cozido,feijoada,macarronada,lasanha,risoto,massas,folhados,condimentos,doces,aletrias;fidéus,bolo,folar,fogaça;cardápio,lista,bill of fare,menu,table d’hôte;molho,molhança,molhanga,maionese,mayonnaise ou meionese,licor,aperitivo,vinho,cerveja,uísque,cachaça,batida,caipirinha,saideira,refrigerante,suco,água mineral,falerno,genebra (bebida intoxicante),coquetel,ponche,café,mate,chá,chocolate,jacuba,chimarrão,casa de pasto,alfaia,pertences de mesa,salseira,mensório,saladeira,travessa,prato,pratalhaz,pratalhada,talher,talhador,trincho,colher (receptáculo),louça;trem,bateria de cozinha;rancheiro,cozinheiro (servo),cuca,maître,chef.

Adjetivo

comestível,manducável,manducativo,comezinho,édulo,vesco (desus.),alibil,alimentar,alimentício,trófico,nutrício,nutritivo,nutriente,nutrimental,substantífico,altriz,cibário,substancial,substancioso,sustentador,sustentante;gordo,pingue,rico,medulato,chorudo,sucoso,suculento,hemoplástico,comedouro,lauto,opíparo,farto,digerível,mensário,cenário,cenatório;depascente;potável,bíbulo;onívoro,ossívoro,carnívoro,melívoro,crudívoro,merdívoro,frutívoro,herbívoro,frugívoro,aerívoro,granívoro,graminívoro,mucívoro,formicívoro,ratívoro,fitívoro,leguminívoro,insetívoro,orizívoro,piscívoro,vermívoro,lardívoro,ovívoro;rabaceiro,vegetariano,gaipeiro,carniçal,carniceiro,creófago,filófago,fitófago,ictiófago,quelonófago,necrófago,acridófago,opiófago,orizófago,zeófago,homófago,eleófago,galactófago,ofiófago,lactífago,aerófago,antropófago,folífago,geófago,papa-gente,roaz.

Verbo

comer,gualdir,papar,rangar,dar aos dentes,anafar (animais),alimentar-se,devorar,lambear,chupar,manducar,desjejuar,engolir,deglutir,bocar,boiar,engargantar,ingerir,lamber,lambujar,desafaimar,engulipar (pop.),tomar,pastinhar,debicar,petiscar,lambiscar,tasquinhar,comiscar,engulosimar,gulosar,rilhar (pop.),roer;encher-se,fartar-se,saciar-se,depenicar,paparicar,apaparicar,codear,engordar,ingurgitar (ser glutão),mascar,munquir,mascotar,moer,mastigar,dar à trincadeira,triturar,trincar,remoer,esmoer,remascar,ruminar,remastigar,esmordicar,esmordaçar,morder,digerir;matar a fome,matar a sede;repastar-se,saborear,degustar,provar,banquetear-se,regalar-se,dar uma dentada;cravar,atolar os dentes,zampar = comer com avidez,ser bom garfo,lambarar,dar com tudo no bucho,embuxar,almoçar,quebrar o jejum,jantar,merendar,cear,lanchar,encher a mochila (pop.),churrasquear,viver de,passar a,nutrir-se de,alimentar-se de,absorver,consumir,jejuar pelas almas das canastras;nutrir,tratar,alimentar,sustentar,renutrir,engordar,prover de sustento,manter,dar bom passadio,refazer,substanciar,aleitar,arraçoar,cevar,saginar,arranchar;pastar,pastejar,pascer,ratar,roer,dentar,rilhar,beber,escorropichar,gramar,tomar,gargalaçar,chupar,sugar,sorver,tragar,amansar a sede,regar,beber a grandes tragos,emborcar,esvaziar o copo (embriagar-se),saborear,libar,aspirar,haurir;levar,pôr aos lábios;entornar,dessedentar;empinar,emborcar uma garrafa;regar com vinho,decilitrar,bebericar,por à boca,matear,amamentar,propinar,ministrar,dar de beber.

Advérbio

comestivelmente e adj.;entremesa.

Provérbio

Interjeição

bom proveito lhe faça!,bom apetite! saúde! benedicite!,.

Frase

Conjunção

Conselho

Substantivo

consesso,comissão,comitê,subcomissão,fórum,tribunal,junta,gabinete,estado-maior,senador,senatus,assembleia,concílio,parlamento,cortes,congresso,constituinte,convenção,dieta,estados gerais;câmara alta,câmara baixa;corpo consultivo,legislativo,assembleia legislativa,municipalidade,câmara municipal,edilidade,junta,governo provisório,divã,Porta Otomana,Sublime Porta,sinédrio,sanedrim,comício,conselho municipal,conselho anfictiônico,consistório,cabido,sínodo,sindicato,názir (na Pérsia),tribunal de justiça;diretório,mesa,decúria,cúria,conclave,corte papal;conselho de ministros,congregação,bancada,conventículo,conciliábulo,corrilho,reunião,meeting,comício,sessão,séance,conferência,pourparler,casa,número,quórum;conselheiro,senador,membro do parlamento,representante do povo,conclavista,constituinte,anfitrião,mesário.

Adjetivo

senatorial,senatório,curul,ministerial,cameral,parlamentar,sinodal,conciliar,concelhio,congressional,consistorial,curial,conferencial,conscrito,anfictiônio,concional,conciliar,conciliário.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção