Sua língua na Internet

 

(a.flo.rar)

v.

1. Vir à superfície; EMERGIR [int. : Com a ressaca, as algas afloraram.]

2. P.ext. Fazer surgir ou surgir, dar(-se) a conhecer, tornar(-se) visível; ESBOÇAR(-SE); REVELAR(-SE) [int. : "...todo aquele esplendor ensolarado só a fazia reviver o olhar brilhante no rosto bronzeado de Fabrício depois da praia, imagem que insistia em aflorar." ( Ana Maria Machado , A audácia dessa mulher) ] [tr. + em : A bondade pode aflorar em todo ser humano.] [ta. : "E alguns sorrisos incrédulos afloraram à tona de alguns rostos." ( Miguel Torga , "O charlatão"in Rua) : "E alguns sorrisos incrédulos afloraram à tona de alguns rostos." ( Miguel Torga , "O charlatão"in Rua) ] [tdr. + em : A incredulidade aflorou um sorriso irônico em seu rosto]

3. Fig. Roçar, tocar levemente em; ACARICIAR; AFAGAR [td. : Seus dedos trêmulos afloraram -lhe os cabelos: "Toda a vida do presidente (...) iria aflorar das notas atiradas ao papel..." ( Josué Montello , O Juscelino Kubitschek de minhas recordações) ]

4. Pôr no mesmo nível (superfícies de) [td. : Aflorou todos os pisos da casa]


[Apresenta o o aberto no radical das formas rizotônicas (afloro, afloras).]

[F.: a2 - + flor + -ar2.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Começo

Substantivo

início,iniciação,princípio,primitiva,instauração,encetamento,aparecimento,incipiência,incoação,primórdio,incipit,introito,introdução,prólogo,proêmio,prefácio;alfa,instalação,inauguração,exórdio,estreia,debute (fam.),iniciativa,compeço;origem;causa,tronco,botão,rebento,nascença,semente,raiz,embrião,feto;germe,ovo,primeiro degrau,primeira etapa,rudimentos,elemento inicial,fundamento,pedra fundamental,alicerces,abecedário,alfabeto,bê-a-bá,abc primeiras noções,gênese;incunábulo,berço,cuna (poét.),pátria,vida intrauterina,nascimento,orto,natal,natividade,infância;ponto de partida,dilúculo,aurora,alvorada,albor,alvor;manhã;advento,os primeiros vagidos,os primeiros tartareiros;os primeiros passos,abertura,entrada,entrância,entrança,bicada,boca,fonte,cabeceira,nascente,nasceiro,nascedouro,manancial,fonte,minadouro,manadouro,umbral,ombreira,soleira,coição,couceira,soportal,ádito,pronau,propileu,pilone,pórtico,átrio,portal,anteporta,ante portão,saguão,vestíbulo,postigo,limiar,liminar,portaló,batente,pátio,borda,fronteira,dianteira;beirada,título,cabeçalho,epígrafe;precursor.

Adjetivo

inicial,iniciatório,iniciativo;inaugural,principiante,introdutor,novo,recém-fundado,incipiente,proemial;nascente,ortivo,primeiro,primário,incoativo,embrional,embrionário,rudimentar,fetal,primeiro,primogênito,primordial,primal,primitivo,primevo,primígeno,primigênio,aborígene,autóctone,natal,nascente,primoponendo.

Verbo

começar,compeçar (ant.),principiar,iniciar,encetar,deslanchar,empreender,entabular,dar a partida,incoar,originar,conceber,abrir,assomar no horizonte,raiar,nascer;despontar,esboçar-se,estalar,irromper,explodir,ter pátria,fundar;lançar os alicerces,lançar a primeira pedra,lançar os fundamentos;instaurar,inaugurar,abrir a porta a,empreender,dar o lamiré;tomar a iniciativa,tomar a mão;brotar,aflorar,vir à existência,renascer,abrir os olhos à luz,vir à luz,aparecer,surgir,assomar,iniciar os passos;estar em germe,estar em estado embrionário,estar em estado rudimentar,estar em embrião,estar em mantilhas,estar em seu choco,estar em sua primeira infância;agomar,madrugar,matinar,aurorar;meter mãos à obra,pôr mãos à obra;fazer sua estreia,estrear,debutar (fam.),abrir praça,assentar praça,jurar bandeira,tomar posse,entrar em função.

Advérbio

inicialmente,primordialmente,primariamente,primeiramente,incoativamente,icoativamente & adj.;a princípio,primeiro,primo,em primeiro lugar,primeiramente,antes de tudo,in limine,no nascedouro,em botão,em embrião,na infância de,no berço de,desde o princípio,às mantilhas,ab initio,ab ovo,ab incunabilis,in primo loco,à primeira vista.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Horizontalidade

Substantivo

planície,plano,plano horizontal,estrato,pronação,supinação,decúbito,ressupinação,prostração,círculo azimutal,horizonte,nível,jorrão,aterro,nivelação,planície,terraço,platô,estrado,mesa,toalha,tapete,terrapleno,terraplenagem,planura uniforme.

Adjetivo

horizontal,chato,prato,plano,liso,chaníssimo,que não conhece ondulações,de uma horizontalidade monótona,aluvial,aluviano,de aluvião,calmo como a superfície de um lago,como um espelho,sem relevo,sem desigualdade,sem ondulação,estendido,de bruços,deitado de costas,deitado de bruços,supino,ressupino;estatelado no chão e v.,prostrado,estendido ao comprido,ressupinado,em decúbito,recumbente,procumbente,decumbente;jacente.

Verbo

horizontalizar,ser (horizontal e adj.);ser de uma horizontalidade monótona,não ter altos e baixos;tornar (horizontal e adj.);,desinoclinar,alhanar,igualar,aflorar,aplanar,colocar num mesmo plano,enristar,alisar,respaldar,rasourar,assoalhar,terraplenar,aterrar;medir o chão com o corpo,deitar-se;estirar-se,estender-se no chão;debruçar-se;ir,bater com o nariz no chão;estatelar as costelas no chão,estatelar-se,cair de chapa,dar com o corpo em terra;cair de cangalhas,de fio comprido;cair redondamente no chão,ir à terra,lamber a poeira,ir com a cara no chão;beijar o chão,beijar a santa,escarrapachar-se,recumbir,procumbir,chapar,ir de ventas ao chão,afocinhar,esparralhar-se,coser-se com a terra;rodar,chapar-se o cavalo com alguém;prostrar,derribar,abater,deitar por terra.

Advérbio

horizontalmente e adj.;sem a menor inoclinação,paparriba;de barriga,de papo para o ar;de bruços,de costas,de borco,de catrâmbias.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Navegação

Substantivo

náutica,nautografia,arte náutica,arte de navegação,histiodromia;navegabilidade,cabotagem,navio,remo,ginga,hélice,vela,propulsor;navegação aérea,aviação,aeronáutica,aerostação,aerostática,aeronave,aviônica mastro grande,real;mastro da mezena,mastro do traquete,mastro do gurupés,mastro da gata;marinharia,natação,nado,nadadura,remada,remadura;aviação,asa,remígio,evolução,revoada voo,surto,voejo,voadura,adejo,volitação,avoamento,viagem espacial,voo espacial,missão espacial;lançamento,reentrada;viagem marítima,cruzeiro,derrota,travessia,rota,curso,corso,turnê,circunavegação,périplo,marcha,declinação da derrota;marinheiro,marujo,timoneiro.

Adjetivo

navegante,navegador,náutico,marítimo,oceânico,naval,fluvial,fluviátil,aquático,flumíneo,flutuoso,natátil,flutuante,velívago,velívolo,undívago,naviforme,navígero,rêmige,volante,volitante,noctâmbulo,noctívolo;altivolante,aeróbio,altívolo,aerícola,rabavento,nubívago,altívago,alado,alígero,aeronáutico,volatório.

Verbo

navegar;arrotear os mares,arar os mares,correr os mares,sulcar os mares,cruzar os mares,percorrer os mares;fazer-se ao(s) mar(es) (partir),zarpar,aportar,atracar;partir as ondas,sulcar as ondas,fender as ondas,cortar as ondas;singrar o oceano,tomar o alto = fazer-se ao mar,aguçar-se o navio de ló,bordejar,fazer o cruzeiro de,navegar a todo o pano (velocidade),correr com o vento em popa,barquear,barquejar,esteirar,bolinar,ir à bolina,barlaventear,barlaventejar,sotaventear,gingar,marear à bolina,navegar rota abatida,surdir,corsear,vagar à mercê das ondas,navegar terra a terra,fazer-se na volta do mar,distanciar-se da terra,costear,circunavegar,viajar a vapor,cabotar,ir num bote,remar;ir rio acima,rio abaixo;nadar,bracejar,flutuar,lutar contra as ondas,tranar,transnadar,atravessar a nado;roçar,rasar,tangenciar,tocar de leve a água;aflorar,emergir,vadear,passar a vau,esguazar;voar;cortar os ares,cruzar os ares,sulcar os ares,partir os ares,fender os ares,rasgar os ares,rasgar o espaço;ir num balão,revoar;tomar voo,avoejar,voejar,esvoaçar,volitar,girar nos ares,adejar,remar,pairar,librar,aeroplanar;decolar,levantar voo,pousar,aterrissar,amarar,amerissar.

Advérbio

de foz em fora,por mar,de navio,à vela,ao varrer dos remos,barra em fora,mar em fora,velis et remis;por via aérea,de avião.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Leveza

Substantivo

levidão,levidade,ligeireza,imponderabilidade,sutileza,flutuação,levitação,volatilidade,ausência de gravidade,gravidade zero;pena,pluma,pó,poalha,argueiro,átomo,corpúsculo,floco ou froco,felpa,froixel ou frouxel,teia de aranha,filandras,palha,cortiça,quinta substância,quinta-essência,bolha,flutuador,ludião,boia,éter,ar,os imponderáveis,espuma,folha seca.

Adjetivo

leve,leveiro,ligeiro,imponderoso,sutil,fino,esponjoso,aéreo,que mal se sente,esvoaçante;flutuante e v.;levitante,breve,etéreo,incompressor,astático,volátil,natátil,nadante,flutuável,fácil de se manejar,manejável,maneiro,portátil,carregável,transportável,andejo,insubmersível,insubmergível,manual;leve como uma (pena e subst.);comportável.

Verbo

ser (leve e adj.);flutuar,levitar,pairar,voar,ficar suspenso no ar,ter pouco peso,ser fácil de se transportar,librar-se,esvoaçar,sobrenadar,vir à tona,aflorar,boiar,vogar,subir aos ares;tornar (leve e adj.);alijar,desalijar,deslastrar,descarregar,desonerar,aligeirar,desencostalar,suavizar,diminuir o peso,minorar,aliviar;.

Advérbio

levemente e adj.;leve e leve,de leve,ao de leve,em suspensão.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Visibilidade

Substantivo

visualidade,perceptibilidade,conspicuidade,cristalinidade,limpidez,nitidez,translucidez,transparência,distinção,aparecimento,exposição,manifestação,prova,evidência,demonstração ocular;campo de observação,nascimento,levantamento,emergência,serenidade,pureza.

Adjetivo

visível,visíbil (ant.),visivo,perceptível,perspícuo,aparecente,aparente,transparente,apreciável,sensível,exposto à vista,reconhecível,óbvio (manifesto),claro,distinto,saliente,desanuviado e v.;distinguível,sem névoas,limpo,límpido,translúcido,puro,cristalino,sereno,evidente,palpável,que se vê a olhos desarmados,transvisto,lúcido,definido,nítido,pronunciado,bem assinalado,tangível,marcado,conspícuo,estereoscópico,periscópico,panorâmico.

Verbo

ser visível,tornar-se visível;aparecer,expor-se às vistas de,deparar-se a alguém;cair sob as vistas de alguém,cair sob o olhar de alguém;mostrar-se,apresentar-se,manifestar-se,desencobrir-se,patentear-se,desenfronhar-se,descobrir-se,oferecer-se,revelar-se,trair-se,expor-se,atolhar-se aos olhos de,exibir-se,ressurtir,ressurgir;repontar,levantar-se,erguer-se,apontar,nascer,estar sobre o horizonte,brotar,aflorar,brilhar,iluminar,vir à luz,vir à luz do dia,irromper,surgir,surdir,emergir,pisar o palco,entrar em cena;fazer seu aparecimento,fazer sua estreia;destacar-se,andar de mão em mão,raiar,assomar,pintar-se aos olhos de alguém,romper as nuvens,deseclipsar-se,entremostrar-se,destoldar-se,desembruscar-se,desofuscar-se,desenfuscar-se,desnublar-se,desenublar-se,desassombrar-se,desanuviar-se;entreabrir,desembaciar,desvelar,desempanar,limpar,desenevoar-se,desenfurnar-se,desenlapar-se,desenfarruscar-se,desenlutar-se,transluzir,reslumbrar,transparecer,alvejar,negrejar,florescer,erguer-se;figurar,aparecer em cena;oferecer-se à contemplação,oferecer-se à admiração,atrair atenção,reaparecer,renascer,não passar despercebido,destacar-se,avultar,sobressair,realçar,tornar(-se) (visível e adj.);dar realce a,dar relevo a;pôr em evidência.

Advérbio

visivelmente e adj,diante dos olhos,à vista,oculis subjecta fidelibus;veluti in speculum.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Manifestação

Substantivo

franqueza,sinceridade,transparência,evidência,comunicabilidade,comunicação,linguagem franca,amostra,expressão,atestado,exposição,demonstração,desnudação,exibição,produção,apresentação,ostentação,aparato,abertura,assomos,rasgos,voos,surto,lampejo,sinal;indicação (chamada de atenção);publicidade;revelação;veracidade;candura;expansão,efusão,desabafo,epanchement,desvendamento.

Adjetivo

manifesto,exposto,aparente,evidente,patente,presente,óbvio,público,natural,saliente,onipatente,impressionante,demonstrativo,proeminente,notável,onipresente;flagrante,indubitável e indubitado,notório (público);insigne,rematado,chapado,refinado,consumado,completo,requintado,redondo,pronunciado,acentuado,descarado,definido,definito,distinto,claro,luminoso,bem visível,discriminável à vista,conspícuo;vidente,inquestionável,intuitivo,da maior evidência,limpo,preciso,cabal,formal,iniludível,indisfarçável,palpável,nítido,tangível,não velado,compreensível;claro como o dia,claro como a água,claro como o sol,claro como a própria evidência;pátulo (poét.);ostensivo,convicto,confesso,ostentoso,expresso,explícito,nu,descoberto,literal,exotérico,indisfarçado,desrebuçado,desvelado,franco,aberto (despido de artifício);singelo.

Verbo

manifestar,tornar (manifesto e adj.);produzir,apresentar,aduzir,trazer;pôr em cena,pôr em evidência;aclarar,evidenciar,expor,revelar,abrir;expor à vista,expor à contemplação;abrir os olhos a alguém,pôr ante os olhos de;proclamar;pôr em foco,pôr em acentuado relevo;focalizar,trazer à luz,mostrar à evidência,transverberar,transparentar,deixar transparente,testemunhar,não fazer mistério,trair,deixar transparecer,deixar a descoberto,dar em espetáculo,provar,demonstrar em circunstâncias muito concludentes,atestar,patentear,ressaltar,ostentar,exibir,meter à cara de alguém,tirar do bucho,desembuchar,falar bem alto,botar à luz,correr a cortina a alguma coisa oculta,manifestar-se,dar sinal,falar,fazer ver,mostrar,dar provada demonstração de,falar rasgado,desnudar,desenrolar,desfraldar uma bandeira,descerrar;ser manifesto,brotar à luz,mostrar-se,antolhar-se,prefigurar-se,afigurar-se;revelar-se de modo brilhante,revelar-se com ostentação;dar nos olhos,resplandecer,irromper,assomar,manifestar-se com esplendor (ser visível);desenhar-se,parecer,transparecer;levantar a cabeça;dar sinal de,dar indicação de,dar indícios de;aflorar,ressumbrar,contar a sua própria história;indicar (chamar a atenção);revelar;desencadear-se;ressaltar a todos os espíritos,dar provada demonstração de.

Advérbio

manifestamente e adj.;abertamente,à luz do dia,escancaradamente,de praça,à barba de,face a face;cara a cara,à vista,à mostra,cartas na mesa,jogo franco,à luz do dia,em pleno dia,às claras,meridianamente,à vista de todos,diante de Deus e de todo o mundo,a peito descoberto,de coração aberto,à boca cheia,com desassombro,redondamente,pelo claro;sem disfarce,sem eufemismo,sem rodeios,na lata,sem circunlóquios,sem rebuço,sem refolhos,sem reserva,à fiveleta,em toda a luz,clara voce = em voz alta,sem mais cá nem mais lá,em circunstâncias mui concludentes,rasgadamente,desassombradamente,às escâncaras,coram populo,paladinamente,a olhos vistos,em português claro,em bom romance,à letra,ao pé da letra,de portas abertas e janelas escancaradas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Isto entra pelos olhos;Está na cara.,É o óbvio ululante.;Só não vê quem é cego.;Não é preciso o Espírito Santo para mostrar.,A significação está à tona.,Cela va sans dire,Ça va sans dire.,Sem comentários.,Res ipsa loquitur,Apparet id etiam ceco = um cego veria isso.

Conjunção

Exposição

Substantivo

desvendamento,divulgação,propalação,voga,declaração,denunciação,inconfidência,desvelamento,desenterramento,dessegredo,revelação,exumação;verdade completa,verdade integral;informação,elucidação,boato (notícias);desengano,franqueza,proclama,proclamação,bando,pregão,reconhecimento,confissão,confissão auricular;estouro da bomba,desenlace,epílogo;assoalhamento,chocalhice,bisbilhotice,pronunciamento.

Adjetivo

descerrado e v.;inconfidente,chocalheiro,expansivo.

Verbo

revelar,descerrar,descobrir,desvelar,retransir;levantar a cortina,afastar a cortina,sofraldar a cortina,rasgar a cortina,levantar o véu,afastar o véu,sofraldar o véu;desvendar,desvendar à luz do dia,destapar ou destampar;tirar o selo;quebrar o selo;deseclipsar,correr o reposteiro,desentranhar,desencovar,desenterrar,exumar,desamortalhar,desarquivar,desencapoeirar,pôr a descoberto;trazer à tona,trazer à publicidade,trazer à luz;desenrolar,expor,numerar,despir,exibir aos olhos de,passear,patentear,desencerrar,desencovar,desenfardelar,pôr soalhas a alguma coisa,dar-lhe nas maturrangas,desnudar,vulgar (p. us.),buzinar,divulgar,pôr em público,promulgar,devassar,inculcar,arruar,pregar,proclamar,revelar os segredos,trombetear,conclamar;deitar um segredo à rua,deitar um segredo ao mar;chocalhar,achocalhar,cometer inconfidência,abrir a boca,dar curso a;quebrar um segredo,romper um segredo;tirar o rebuço,fazer reclamo de,propalar,semear,popularizar,propagar,disseminar,vulgarizar,trazer a público,pronunciar;tagarelar,dar com a língua nos dentes,iniciar alguém num segredo,denunciar,delatar,dizer os seus particulares,assoalhar,deixar perceber,meter alguma coisa no bico de alguém,deixar escapar um segredo,franquear os segredos,atraiçoar,despir a pele a alguém,desmascarar,pôr a calva à mostra,tornar manifesto;espalhar aos quatro ventos;dar aos foles,tocar aos foles;dar na ratada a alguém,descobrir os intuitos malévolos,descoser o fiado (p. us.);reconhecer,confessar,conceder,admitir,permitir,externar,exteriorizar,desembuchar-se,abrir-se,desabafar-se,desentranhar-se;descarregar a consciência,descarregar o coração;abrir o coração,despeitorar-se,vomitar,gosmar,pôr para fora;tirar ou deitar abaixo a máscara;desmascarar-se,desatabafar-se,desafogar-se com alguém,confiar suas penas a alguém,desabotoar-se;dizer sem reserva,dizer sem reticência,dizer sem eufemismo;pronunciar-se,falar a verdade,falar alto e bom som,falar sem rebuço,tirar as teias de aranha a alguém,abrir-se com alguém,franquear-se,mostrar as cartas,manifestar-se,desencapotar-se,expor-se,escancarar,desenganar,desiludir,desabusar,corrigir,abrir os olhos a,tirar as cataratas a alguém;ser revelado,transpirar,apanhar ar;vir à luz,vir a furo;rebentar as nuvens,romper as nuvens,romper o véu,surgir aos olhos de (ser visível);escapar,sair dos lábios;aflorar,vir à tona,descobrir-se,ressumbrar,ressumar,transparecer,brotar,pungir.

Advérbio

pela boca de.

Provérbio

Interjeição

Frase

A luz já se vai fazendo. As escamas caíram dos olhos de.

Conjunção