Sua língua na Internet

 

(cau.sa)

sf.

1. Aquele ou aquilo que faz com que algo seja ou exista: A ausência é a causa da saudade.

2. Aquele ou aquilo que faz com que algo aconteça: Uma simples picada de inseto foi a causa da inflamação.

3. Razão de ser; EXPLICAÇÃO; MOTIVO

4. Conjunto de ideias, ideais ou crenças pelo qual se age, ger. em grupo: A defesa da natureza é causa comum a todos os ecologistas.

5. Jur. Questão levada aos órgãos de Justiça com a finalidade de se fazer respeitar a lei: Contratou um advogado para assumir sua causa.

6. Jur. O processo em si mesmo (causa cível)

7. Jur. O motivo que leva alguém a intentar uma ação na justiça (causa ilícita)

[F.: Do lat. causa (m). Hom./Par.: causa (v. causar). Ideia de 'causa', usar pref. etio -]


Causa eficiente
1 Fil. Na filosofia aristotélica, fator que, com sua ação efetiva, produz determinado resultado (p. ex.: o escultor é a causa eficiente da escultura).


Causa final
1 Fil. Na filosofia aristotélica, o fim ou objetivo com que algo é feito, aquilo que, orientando uma ação, gera o efeito desta (p.ex.: a ideia de uma escultura na mente do escultor é a sua causa final).


Causa formal
1 Fil. Na filosofia aristotélica, a categoria genérica de algo que, particularizado, torna-se objeto real (p.ex.: a ideia genérica de ' escultura' é a causa formal de uma determinada escultura).


Causa material
1 Fil. Na filosofia aristotélica, a matéria informe que se transforma em objeto real (p.ex.: o mármore é a causa material de uma escultura [em mármore]).


Em causa
1 Que está sendo tratado, observado, focalizado; em pauta, em discussão.


Justa causa
1 Jur. Em relação contratual ou regulamentar, motivo, alegação ou ação amparadas em lei ou no próprio contrato ou regulamento: Demitiu-o por justa causa.


Por causa de
1 Em razão de, por motivo de.


Por causa (de) que
1 Pop. Devido ao fato de que; porque; porquanto

Explore seu vocabulário com o Aulete

Começo

Substantivo

início,iniciação,princípio,primitiva,instauração,encetamento,aparecimento,incipiência,incoação,primórdio,incipit,introito,introdução,prólogo,proêmio,prefácio;alfa,instalação,inauguração,exórdio,estreia,debute (fam.),iniciativa,compeço;origem;causa,tronco,botão,rebento,nascença,semente,raiz,embrião,feto;germe,ovo,primeiro degrau,primeira etapa,rudimentos,elemento inicial,fundamento,pedra fundamental,alicerces,abecedário,alfabeto,bê-a-bá,abc primeiras noções,gênese;incunábulo,berço,cuna (poét.),pátria,vida intrauterina,nascimento,orto,natal,natividade,infância;ponto de partida,dilúculo,aurora,alvorada,albor,alvor;manhã;advento,os primeiros vagidos,os primeiros tartareiros;os primeiros passos,abertura,entrada,entrância,entrança,bicada,boca,fonte,cabeceira,nascente,nasceiro,nascedouro,manancial,fonte,minadouro,manadouro,umbral,ombreira,soleira,coição,couceira,soportal,ádito,pronau,propileu,pilone,pórtico,átrio,portal,anteporta,ante portão,saguão,vestíbulo,postigo,limiar,liminar,portaló,batente,pátio,borda,fronteira,dianteira;beirada,título,cabeçalho,epígrafe;precursor.

Adjetivo

inicial,iniciatório,iniciativo;inaugural,principiante,introdutor,novo,recém-fundado,incipiente,proemial;nascente,ortivo,primeiro,primário,incoativo,embrional,embrionário,rudimentar,fetal,primeiro,primogênito,primordial,primal,primitivo,primevo,primígeno,primigênio,aborígene,autóctone,natal,nascente,primoponendo.

Verbo

começar,compeçar (ant.),principiar,iniciar,encetar,deslanchar,empreender,entabular,dar a partida,incoar,originar,conceber,abrir,assomar no horizonte,raiar,nascer;despontar,esboçar-se,estalar,irromper,explodir,ter pátria,fundar;lançar os alicerces,lançar a primeira pedra,lançar os fundamentos;instaurar,inaugurar,abrir a porta a,empreender,dar o lamiré;tomar a iniciativa,tomar a mão;brotar,aflorar,vir à existência,renascer,abrir os olhos à luz,vir à luz,aparecer,surgir,assomar,iniciar os passos;estar em germe,estar em estado embrionário,estar em estado rudimentar,estar em embrião,estar em mantilhas,estar em seu choco,estar em sua primeira infância;agomar,madrugar,matinar,aurorar;meter mãos à obra,pôr mãos à obra;fazer sua estreia,estrear,debutar (fam.),abrir praça,assentar praça,jurar bandeira,tomar posse,entrar em função.

Advérbio

inicialmente,primordialmente,primariamente,primeiramente,incoativamente,icoativamente & adj.;a princípio,primeiro,primo,em primeiro lugar,primeiramente,antes de tudo,in limine,no nascedouro,em botão,em embrião,na infância de,no berço de,desde o princípio,às mantilhas,ab initio,ab ovo,ab incunabilis,in primo loco,à primeira vista.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Agência

Substantivo

operação,atividade,ação,eficiência,eficácia,influência,virtude,força,trabalho,empreendimento,empresa,obra,esforço,função,cargo,ofício,serviço,manutenção,gerência,administração,exercício,desempenho;causa;instrumentalidade;influência;ação voluntária;modus operandi.

Adjetivo

operativo,operacional,obrante,operante,pronto,atuante,eficiente,eficaz,presentâneo.

Verbo

estar em ação,acionar,operar,agir,proceder,desempenhar,executar,exercer,realizar,empreender,efetuar,praticar,suportar,sustentar,fazer-se sentir,refletir-se,esforçar-se,manter,conservar,acelerar,influir,ter força sobre,forçar,atabular,ativar,apressar,atuar,obrar com prontidão,preencher o seu fim,dar resultado.

Advérbio

operativamente & adj.;em operação,em ação,em função,em execução,por influência de,por meio de;por intermédio de.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Demanda

Substantivo

upanda (Angola),litígio,questão forense,pleito,milando (África port.),controvérsia judicial,contenção,reconvenção,ação,causa,disputa;pendência,citação,agravo,recurso,apelação,aprazamento,contestação,notificação,compelação,interpelação,assinação de prazo,processo;ação judicial,procedimento,intimação,chegança,chegamento (ant.),contrafé,autos,demandista,demandante,demandado,litigante;contendor,suplicante,contendente,suplicado,autor,exequente,executado,recorrente,recorrido.

Adjetivo

litigioso,contencioso,demandista,contendor,inclinado aos pleitos,coram judice,sub judice,citatório,reconvindo;litigável,contestável em juízo processado,implicado em processo.

Verbo

demandar,pleitear,litigar;armar uma demanda,mover uma demanda;reconvir;intentar uma ação,propor uma ação;vir a juízo com alguém,estar em juízo com alguém,demandar em juízo = justiçar,ser parte a alguém em juízo,acionar,ajuizar uma demanda,ter a sua demanda ajuizada,chamar à autoria,pleitar,pleitear,contender;aparecer em juizó,propor em juízo;citar,significar,intimar,interpelar,notificar,embargar,arrestar,pronunciar,indiciar,processar;instaurar,intentar um processo;proceder contra,meter em processo,assistir num processo,ser (processado e adj.);cair nas mãos da justiça,cair debaixo do ano do nascimento de N. S. Jesus Cristo,cair nas malhas do processo.

Advérbio

pendente lite,contenciosamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Adhuc sub judice lis est;o acordo ainda não foi alcançado,a questão está sub judice.

Conjunção

Causa

Substantivo

motivo,origem,procedência,nascença,processão,proveniência,vida,princípio,mãe,nascimento,elemento,objeto,fator,razão,respeito;causa geradora,causa ocasionadora (autor);semente,sementeira,primum mobile,vera causa,causa causans,fundamento,móbil,mola real,título,agente,força motriz,alicerce,base;primitiva,fons et origo,fonte,primórdio,matriz,manadeiro,manancial,cabeceira,gênese,embriogenia,embrião,vergôntea,broto,teta,geração,paternidade;genitura,pivot,eixo,chave,alavanca;razão por que,pé,princípio fontanal,causa final (intenção);les dessous des cartes,corrente submarina,influência,rudimento,ovo,germe,plúmula,embrião,rebento,rebentão,renovo,grelo,botão,gema,raiz,radix,radical,étimo,núcleo,tronco,estirpe,linhagem,raça,raiz mestra,ascendência,viveiro,alfobre,cuna,incunábulo,berço,pátria,nascedouro,minadouro,ventre,ninho,nidus,terra natal,foco,mãe pátria,causalidade,produção.

Adjetivo

causal,causado & v.;original,primitivo,primário,primordial,aborígine,radical,matriz,fundamental,embrionário,in embryo,in ovo,germinal,embriogênico,congênito,natural,seminal,natural de,filho de,terrantês de;causador & v.;implicatório,gerativo,determinante,propiciante,causativo,produtor,suscitador,provocador,promovedor,determinante,originador.

Verbo

ser a causa de,azar (ant.),causar,decidir,trazer;fazer nascer,fazer brotar;ocasionar,acarrear,acarretar,implicar,envolver,significar,originar,importar,ficar,produzir,procriar,fabricar;frutar,dar origem,dar motivo,dar margem,dar razão,dar ocasião;ter culpa de,trazer no bojo,ser sementeira de,ter como resultado,surtir,ser responsável por,atear,acender,suscitar,acirrar,levantar,provocar,excitar,dar lugar a,infundir,abrir a porta a,abrolhar,desabrolhar,redundar em,ser a causa determinante,promover,provocar,levantar,engendrar,criar;instituir,fomentar,introduzir,inspirar,semear,procurar,induzir,gerar,germinar,agomar,levar a,tender a;contribuir,influir,motivar,despertar,evocar,proporcionar,oferecer,dar;fazer pender,inclinar a balança;atear o facho de;terem origem comum,emanar,derivar sua origem de.

Advérbio

originalmente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Sublata causa, tollitur effectus.

Conjunção