Sua língua na Internet

 

(e.le.men.to)

sm.

1. Cada parte identificável que compõe um todo: os elementos de um projeto paisagístico.

2. Cada uma das quatro substâncias (água, ar, terra e fogo) que compõem o universo físico, segundo a ciência antiga

3. Subsídio, informe, recurso: A polícia não dispõe de elementos para desvendar o crime.

4. Quím. Substância composta de átomos de mesmo número atômico, com propriedades e características únicas, e que não pode ser decomposta em outra mais simples

5. Sujeito, indivíduo, como parte, componente do meio social em que vive: É um mau elemento.

6. Ambiente natural: É um bom nadador, a água é o seu elemento.

7. Meio social; AMBIENTE; CÍRCULO: Estava deslocado, fora de seu elemento.

8. Ling. Componente de um todo linguistico (fonema, morfema, palavra, sintagma, frase etc.) que se pode separar ou tratar fora deste por meio de análise

9. Elet. Qualquer parte constituinte de um dispositivo elétrico

10. Designação genérica, não identificadora, de pessoa (esp. em linguagem militar ou da polícia): Guarda, vigie aqueles elementos e faça um relatório.

11. Fís.-Quím. Componentes (placas, chapas etc.) de uma pilha ou de uma bateria elétrica.

12. Mús. Em música concreta, cada componente identificável de um som

[F.: Do lat. elementum.]


Elemento causativo
1 Ling. Numa frase, o elemento que expressa uma relação de causa (ger. os chamados verbos causativos, como deixar, mandar, fazer etc.).


Elemento conjugado
1 Álg. Num corpo ou grupo, elemento obtido de outro, tendo este se transformado por similaridade.
2 Em matriz, ou determinante, elemento simétrico de outro em relação à diagonal principal. [Tb. apenas conjugado.]


Elemento de arco
1 Geom. Comprimento da corda que liga dois pontos infinitamente próximos de uma curva; arco elementar.


Elemento de circuito
1 Eletrôn. Circuito elétrico que permite à corrente um percurso contínuo.


Elemento de composição
1 Ling. Morfema que entra na formação de palavras sem ter ele mesmo, isoladamente, existência própria na língua; são os radicais, associados a prefixos, sufixos, elementos de ligação etc; elemento mórfico.


Elemento de transição
1 Quím. Qualquer elemento dos grupos 3 a 12 (IB a VIIIB) da tabela periódica.


Elemento de transposição
1 Gen. Fragmento de ADN ou gene que é capaz de se reposicionar em seu ou em outro cromossomo, mudando assim as características genéticas.


Elemento essencial
1 Biol. Cada um dos elementos (não dissociáveis em outros) necessários à vida de um organismo, e por este obtido do ambiente ou do alimento.


Elemento geométrico
1 Geom. Qualquer dos elementos geométricos simples (ponto, reta, plano). [Tb. apenas elemento.]
2 Todo elemento que participa na constituição de uma figura geométrica. [Tb. apenas identidade.]


Elemento identidade
1 Álg. Elemento de um conjunto que, numa operação com outro elemento, seja qual for, reproduz este; elemento neutro. [Tb. apenas identidade.]


Elemento neutro
1 Álg. Ver Elemento identidade.


Elemento mórfico
1 Ling. Ver Elemento de composição.


Elemento principal
1 Mat. Qualquer elemento da diagonal principal de matriz ou determinante.


Estar no seu elemento
1 Estar no meio que lhe convém.
2 Estar à vontade, como quer, na situação, tarefa, lugar etc. em que se está.


Quatro elementos
1 Hist. Fil. Na filosofia grega antiga (Empédocles, filósofo siciliano do séc. V a.C.) as quatro substâncias primárias, eternas e imutáveis que formavam todas as coisas do mundo: terra, água, fogo e ar.





Para os filósofos da Grécia Antiga, a partir de Empédocles (séc. V a.C.), e até o fim da Idade Média, os elementos da natureza eram quatro: ar, água, terra e fogo. Os alquimistas (Paracelso) e depois os cientistas, ao estudarem o ' interior da matéria' e chegarem a sua estrutura atômica, identificaram os elementos, ou seja, cada diferente tipo de matéria existente, em função da diferente constituição do átomo de cada um deles. Na primeira visão (Boyle, Dalton) cada tipo de matéria tinha seu tipo de átomo (com peso atômico próprio), que era inalterável. A classificação dos elementos era feita na ordem crescente de suas massas atômicas. Mas no séc. XX constatou-se que num mesmo elemento pode haver átomos de massa diferente, e o parâmetro de classificação adotado passou a ser o número de prótons contidos no átomo, ou número atômico, que é diferente em cada elemento. Assim, um elemento é um conjunto de átomos que têm o mesmo número atômico. Aos poucos foi-se descobrindo que na classificação dos elementos havia grupos com padrões bem definidos, em função dos números e massas atômicas. A mais moderna, usada até hoje, é a do russo Mendeleiev, que montou uma tabela de elementos (chamada tabela periódica), por ordem de número atômico, em cuja estrutura (linhas e colunas) se verifica uma repetição periódica de propriedades e características, ou seja, os elementos na mesma coluna (grupo) têm certas características comuns, o mesmo acontecendo com os de cada linha (período). Dos c. 100 elementos naturais, 8 deles representam 99% da massa terrestre: alumínio, cálcio, ferro, magnésio, oxigênio, potássio, silício e sódio. Na atmosfera, 99% são hidrogênio e oxigênio.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Parte

Substantivo

porciúncula,punhado,jacto,jato,porção,dose,gole,trago,item,partícula,particular,particularidade,um pouco,alguma coisa,algo,um tanto,um quê,divisão,subdivisão,fração,articulação,seção,lanço,trecho,estirão,tracto,capítulo,centúria,verso,versículo,artigo,parágrafo,inciso,cláusula,verba,párrafo (ant.),provará;passagem,trecho,setor,quadrante,segmento,trocisco,fragmento,ramento (ant.),miúça,miuçalha,escombro,apara,remendo,raspa,talisca,parcela,verbete,cigalho,pedaço,nesga,retalho,unidade,pétala,tassalho,negalho,migalha;dose,motreco,motreto,fatia,taco,talhada,fatacaz,bocado,biró,lasca,posta,trincha,faneco,tira,toco,coto,toro,camada,matacão,naco,palmo,pazada,catrameço,grande pedaço,tracanaz,tracalhaz,ração,lâmina;metade,terça parte;prestação,anuidade,data,dúnia,quinhão;estilha,resquício,gomo,página,folha,malha,peça,percentagem,rapsódia,estrofe,canto,episódio;membro,braço,galho,ramo,rebento,vergôntea,renovo,renova,componente,elemento;sucursal,filial,manta,posta,lombo,perna,órgão,compartimento,seção,dependência,departamento,classe;distrito,zona,província;calota,fator.

Adjetivo

parcial,parcelado,parcelário,fracionário,partitivo,fragmentário,secional,divisional,alíquota,aliquanta,divisionário,subdivisionário,submúltiplo;cortado,retalhado,retalhado & v,interciso;truncado,cortável,cindível,retalhável,fracionável,fragmentável;fragmentável & v.

Verbo

partir,cortar,repartir,estilhaçar,cortilhar,ramificar,subdividir,esquartejar,espostejar,aparcelar,parcelar,fracionar;fragmentar,cominuir,secionar,torar,trinchar,afatiar,partilhar;esfatiar,trociscar,lascar,rascar,tesourar,picar,partir em bocados,postejar,desmontar,desarmar,desmanchar,decompor,desmantelar,desfazer,desacavalar,encanteirar,esmigalhar,esborraçar;escadraçar,segmentar,talhar,truncar;dividir em duas, em três partes.

Advérbio

parcialmente,em parte,por partes,fragmentariamente,por prestações,a varejo,a retalho,parceladamente,em quotas,palmo a palmo,gota a gota,às pinguinhas,às colheradas,aos empurrões,aos bocados,pinga por pinga,peça por peça,por miúdo,parceladamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Componente

Substantivo

componência;parte integral,parte ntegrante,parte essencial;componente,componente constitutiva,célula;elemento,elemento constitutivo,constituinte,forças componentes,princípio,símplices,material,ingrediente,substância,droga,fermento,levedura,parte e parcela,fator,fragmento,átomo,molécula,protoplasma,conteúdo,mônada,pertences,membro,parte;base,dependência;insumo,matéria-prima.

Adjetivo

componente,inclusivo,constitutivo,constituinte,compositivo,integrante,essencial,inerente,indispensável.

Verbo

combinar-se,entrar na composição;entrar na confecção,ser a base de;incorporar-se,fazer parte de,ser elemento componente de,compor,constituir,pertencer a,formar,participar de,constituir a essência de.

Advérbio

inclusivamente,integrantemente,constitutivamente,inerentemente,indispensavelmente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Causa

Substantivo

motivo,origem,procedência,nascença,processão,proveniência,vida,princípio,mãe,nascimento,elemento,objeto,fator,razão,respeito;causa geradora,causa ocasionadora (autor);semente,sementeira,primum mobile,vera causa,causa causans,fundamento,móbil,mola real,título,agente,força motriz,alicerce,base;primitiva,fons et origo,fonte,primórdio,matriz,manadeiro,manancial,cabeceira,gênese,embriogenia,embrião,vergôntea,broto,teta,geração,paternidade;genitura,pivot,eixo,chave,alavanca;razão por que,pé,princípio fontanal,causa final (intenção);les dessous des cartes,corrente submarina,influência,rudimento,ovo,germe,plúmula,embrião,rebento,rebentão,renovo,grelo,botão,gema,raiz,radix,radical,étimo,núcleo,tronco,estirpe,linhagem,raça,raiz mestra,ascendência,viveiro,alfobre,cuna,incunábulo,berço,pátria,nascedouro,minadouro,ventre,ninho,nidus,terra natal,foco,mãe pátria,causalidade,produção.

Adjetivo

causal,causado & v.;original,primitivo,primário,primordial,aborígine,radical,matriz,fundamental,embrionário,in embryo,in ovo,germinal,embriogênico,congênito,natural,seminal,natural de,filho de,terrantês de;causador & v.;implicatório,gerativo,determinante,propiciante,causativo,produtor,suscitador,provocador,promovedor,determinante,originador.

Verbo

ser a causa de,azar (ant.),causar,decidir,trazer;fazer nascer,fazer brotar;ocasionar,acarrear,acarretar,implicar,envolver,significar,originar,importar,ficar,produzir,procriar,fabricar;frutar,dar origem,dar motivo,dar margem,dar razão,dar ocasião;ter culpa de,trazer no bojo,ser sementeira de,ter como resultado,surtir,ser responsável por,atear,acender,suscitar,acirrar,levantar,provocar,excitar,dar lugar a,infundir,abrir a porta a,abrolhar,desabrolhar,redundar em,ser a causa determinante,promover,provocar,levantar,engendrar,criar;instituir,fomentar,introduzir,inspirar,semear,procurar,induzir,gerar,germinar,agomar,levar a,tender a;contribuir,influir,motivar,despertar,evocar,proporcionar,oferecer,dar;fazer pender,inclinar a balança;atear o facho de;terem origem comum,emanar,derivar sua origem de.

Advérbio

originalmente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Sublata causa, tollitur effectus.

Conjunção

Matéria

Substantivo

materialidade,materialização,materialismo,corporeidade,corporalidade,substancialidade,carne,corpo e sangue,plenum,condição física;impermeabilidade,tangibilidade,visibilidade,palpabilidade,audibilidade;tudo que tem corpo e forma,corpo,substância;matéria bruta,matéria-prima;massa,molécula,átomo,próton,partícula,antipartícula,antimatéria,bóson,méson,quark,elétron,préon,píon,glúon,eta,léptron,múon,hádron,material,essência;acelerador de partículas,cíclotron;quintessência,elemento,princípios,parênquima,substratum,hilo,hilogenia,corpus pabulum,corporatura,organização,compleição;(ciência da matéria): física,astrofísica,física nuclear,química,somática,somatologia,filosofia natural,filosofia experimental,ciências físicas,filosofia positiva,fisicismo,materialismo,substancialismo,darwinismo,transformismo,materialista,materialão (depr.),darwinista,físico,transformista;objeto,artigo,coisa,algo,fazenda,cabedal.

Adjetivo

material,concreto,corpóreo,corporal,físico,somático,somatoscópico,visível,extensível,ponderável,sensível,palpável,tangível,pesado,tátil,substancial,objetivo,inespiritual,assexo,assexual,assexuado,materialista,darwinista,materializador e v.;materializante e v.;mundano,mundanário,mundanal.

Verbo

ser (material e adj.);ter corpo e forma,ocupar lugar no espaço,materializar,substantificar,dar forma concreta a,concretizar,objetivar,palpabilizar,corporizar,corporificar,corporalizar,substancializar,encarnar,humanar,humanizar,transumanar,tornar carne,tornar forma humana.

Advérbio

materialmente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Oceano

Substantivo

elemento;salso reino,o ponto,a onda salgada;campos equóreos,campos salgados,campos cerúleos,campos flutuantes;o império das vagas oceânicas,pélago,abismo,salso argento,pego,profundo;Anfitrite,Netuno,Tétis,Portuno,Iemanjá,tridente,água salgada,hidrosfera,oceanografia,domínio dos mares = talassocracia,talassografia,ondas,rolo,rolão,vagalhão,carneiradas,escarcéu,marouço,serrania = ondas encapeladas,vagas,levadia,madria;hidrografia,hidrógrafo,batometria,nereida,ninfa,oceânides,Tritão,sereia,golfinho,baleia,leviatã.

Adjetivo

oceânico,aquático,equóreo,marinho,marino,marítimo = parálio,talássico,abissal,netúnio,netunino,netuniano,flutícola,undícola,flutígeno,flutívago,flutígero,flutíssono,flutissonante,undívago,undoso,hidrográfico,oceanográfico,submarino,hipotalássico,tridênteo,tridentífero = tridentígero,marinheiresco.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção