Sua língua na Internet

 

(es.que.le.to)

[ê]

sm.

1. Anat. Estrutura de ossos que sustenta o corpo dos vertebrados (esqueleto humano).

2. Zool. Estrutura de sustentação do corpo dos invertebrados.

3. Essa estrutura quando exposta, depois da morte de um animal ou ser humano: Achamos um esqueleto de sapo.

4. Conjunto de ossos de um corpo de vertebrado morto encontrado em uma cova, uma escavação etc.

5. Conjunto de ossos naturais ou imitações artificiais, humanos ou de animais, presos por arame ou outros materiais e montado em sua conformação anatômica para estudo de anatomia

6. Anat. Zool. Conjunto das partes mais rígidas, esp. as de sustentação ou proteção, de qualquer animal. [Ver exoesqueleto e endoesqueleto.]

7. Fig. Pessoa muito magra: "... o homem chegara a parecer um esqueleto, e a mulher uma pipa..." (Eça de Queirós, Os Maias))

8. Gír. O corpo: sacolejar o esqueleto.

9. Fig. Estrutura básica de algo: o esqueleto de um prédio

10. Fig. Esboço, ensaio, esquema: o esqueleto de um livro.

11. Cons. Estrutura que dá sustentação a uma construção.

12. Carcaça de máquina, automóvel etc.

13. Cnav. Estrutura do casco do navio constituída por vigas (longitudinais e transversais) e reforços locais.

[F.: Do gr. skeletón, neutro substv. de skeletós, é, ón, 'dessecado' . Sin. nas acps. 1 a 3 e 11: ossada.]


Esqueleto axial
1 Anat. Zool. O conjunto dos ossos do crânio, da coluna vertebral e da caixas torácica (esterno e costelas), eixo de sustentação dos vertebrados.





O esqueleto é a estrutura interna que sustenta todos os tecidos do corpo dos vertebrados - músculos, órgãos, pele, gordura etc. - e onde se inserem, nos ossos de cada parte, os músculos locomotores que o fazem movimentar-se. A constituição do esqueleto humano, juntamente com a dos músculos, propicia as posturas e movimentos do ser humano, desde a típica e diferenciada posição ereta parada ou ao caminhar, as flexões e rotações, até os delicados movimentos manuais de precisão. A coluna vertebral é o eixo desse sistema, formada por 33 vértebras sobrepostas de tal forma que provêm a sustentação vertical de todos os componentes do corpo, e uma certa flexibilidade, principalmente para a frente, além de formarem e protegerem o canal por onde passa a medula espinhal e as inserções nervosas que ligam todo o corpo ao cérebro. São 206 ossos no esqueleto, que basicamente compõem três partes: cabeça, tronco e membros. Alguns não articulados, como os que formam a caixa craniana e a face (21 ossos, sem contar a mandíbula), alguns não articulados mas com certa flexibilidade de movimento, como os que constituem a caixa torácica, que se expande e contrai com a respiração (esterno e 12 pares de costelas), e muitos articulados, permitindo os movimentos em várias direções e sentidos, como a mandíbula, os ossos do complexo ombro-braços-mãos-dedos (escápula, clavícula [estes com movimentos limitados], úmero, ulna, rádio, carpo, metacarpo e dedos) e do complexo bacia-pernas-pés-dedos (ilíacos, sacro [estes com movimentos limitados], fêmur, fíbula, tíbia, tarso, metatarso e dedos).

Explore seu vocabulário com o Aulete

Resto

Substantivo

sobejos,migalhas,sobras,excedente,excesso,remanescente,ensancha,sarandalhas,maravalhas,aparas,diferença,resíduo,resquício,fragmento,cisalhas,ramentos (ant.),caídos,coto,toco,arnela,barra,pé de vinho,fezes,varredura,lixo,rapalha,litargírio,rabeira,biscatos,restolho,relíquia,despojos,magma,impureza,sedimento,aluvião,sujidades;jorra,cuim,sarro,refugo;outo,rebotalho,cigalho,cinzas,carusma,detritos,destroços,ruínas,ossada,ossaria,ossama,esqueleto,caveira,saldo,crescidos,escória,complemento,escorralha,escorralho,escorralhos,fundagem,fundalha,fundalho,superfluidade;marroxo,sobressalente,sobrevivente,o mais,o restante,restojo,gato,pisca,ponta.

Adjetivo

restante,remanente,remanescente,subsecivo,resíduo,deixado,sedimentar,sedimentário,sobrevivente,supervivente,subsistente,sobrevivo,excedente,passante,líquido,supérfluo;abandonado.

Verbo

restar,ficar,sobrar,ficar de sobra,sobrerrestar,remanescer,ficar além do necessário,sobre-exceder,sobreviver,subsistir,sobejar.

Advérbio

restantemente,remanentemente,remanescentemente,subscecivamente & adj..

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Todo

Substantivo

totalidade,conjunto,íntegra,somatório,integridade,total,inteireza,plenitude,completude,ensemble,coletividade,universalidade,unidade;completamento,todo,tudo,um,a unidade,agregado,complexo,o grosso,o montante,soma,bolo,tout ensemble,comprimento e largura,o alfa e o ômega,massa,corpo,compages,tronco,esqueleto,armação,ossada,ossatura,arcabouço,estrutura;a parte maior,a parte principal,a parte mais favorecida;parte essencial;a parte do leão,o melhor bocado,o comprido e o curto.

Adjetivo

todo,total,íntegro,integral,inteiro,global,completo;um,uno,inquebrado,indiviso,impartilhado,inconsútil,inteiriço,monóxilo,imutilado,incoarctado,irrepartido,irrestrito,indissolvido,indiluto,indestruído,inconsunto,perfeito;impartilhável,indivisível,inconsuntível,inconsumível,irrepartível,infrangível,inquebrável,inseparável,insé(c)til,que se não divide,indecomponível,indissolúvel.

Verbo

formar em um todo,constituir em um todo,reunir em um todo;integrar,integralizar,arredondar,completar,complementar,repletar,inteirar,inteiriçar,adunar,aunar (ant.),incorporar,unificar,tornar uno e indivisível,amontoar,coacervar,agregar,reunir;totalizar.

Advérbio

totalmente.;inteiramente,integralmente,completamente;em cheio,em grosso,englobadamente,por atacado,por grosso,por encheio,por junto,em globo,em bloco,em massa,em peso,de altamala,na totalidade,in-extenso,por extenso,en bloc,de monte a monte,na íntegra,in integrum,por inteiro;sem lhe faltar um jota,sem lhe faltar um til;de alto a baixo,dos pés à cabeça,de lés a lés,de fio a pavio,de cabo a rabo,de alfa a ômega.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Estreiteza

Substantivo

estreitura,aperto,apertura,tenuidade,exiguidade,angústia,pequenez,adelgaçamento,afinamento,atresia,estenose,delgadeza,linha,risca,veia,listra,tira,hastim;coirela,corredor,garganta,desfiladeiro;fineza,finura,pelhanca,badana,pelharancas,pelanga,muxiba,pelangana,debilidade,delicadeza de compleição,magreza,macilência,esqueleto,esqualidez,sombra,fantasma,magrizela,pelém,chochinha,choninha,alfenim,mirra,múmia,gafanhoto,madrigaz,pau de vassoura,varapau,palito,trinca-espinha,cadáver ambulante,carga de ossos,figo passado,carapau,verdizela,lagartixa,espinha,mananguera,carcaça,espinafre,trangola,caveira;sanco,pernil,contração,pescoço,cerviz,colo,cinta,cintura,petrina,istmo,estreito,canal,mancha,passo,funil,fosso,angustura,afunilamento,gargalo,coarctação,aperto,estreitamento,afilamento.

Adjetivo

estreito,fino,delgado,apertado,entrasgado,entalado,angusto,mimoso,tênue,afilado,grácil,capilar,esguio,assobiado,pontiagudo,filiforme,bicudo,cerviculado;magro,estítico,chupado,amoxamado,franzino,esquelético,seco,chué,acrídio,falto de tecido adiposo,magrete,mananguera,delicado,sumido,magrote,mirrado,aflautado,subalimentado,malcomido,malcriado (p. us.),amumiado,encovado,mirrado,descarnado,reduzido à última expressão,macilento,esquálido,desfeito,rabisseco,caveiroso,esgalgado,chacinado,esgaivotado,desnalgado,entrezilhado,vaporoso,faminto,esfomeado,esfaimado,macerado,emaciado,esburgado;chuchado das carochas,chuchado das bruxas;esgrouviado,encolhido,tábido,de carnes escassas,de poucas carnes,escanifrado,escanelado,pernilongo,galgaz.

Verbo

estreitar(-se),ser (estreito e adj.);afinar-se,afunilar-se,adelgaçar-se,tomar a forma cônica;tornar (estreito e adj.);estreitar,comprimir,apertar,premer,atarracar,acanhar,afilar,afusar,desengrossar,afunilar,engarrafar,estrangular,entalar,aflautar,mirrar.

Advérbio

estreitamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Suporte

Substantivo

sustentáculo,propugnáculo,apoio,descanso,amparo,arrimo,firmamento,fundamento,alicerce,baluarte,substrução,base,terra firma,terra firme,escora,forçura,pontalete,forção,estronca,forquilha,espeque = pontão = finca,fulcro,ponto de apoio = hipomóclio,aguentador,locus standi,finca-pé,substratum,substrato,palafita,fincão,amparamento,assento,repouso,coluna,pilar,pilarete,pé,pilastra,pegão,aticurga,cipó,hermeta = hermete,tirante,poste,esteio,estaca,palanca,cariátides,atlante,telamone,represa = mísula,quartela,peanha,pedestal,acrotério,supedâneo = taburno,soco,plinto,ábaco,coluneta,consola,arcobotante,pilastra de reforço = botaréu = repuxo,gigante,caçamba,estribo,eixo,axe,cachorro,encostes,contraforte,encosto;tronco,cáudice,talo,caule,caulículo,haste,hastilha,hastil,colmo;muletas = andas,andador,vareta = baqueta (auxílio),bigorna = íncude,andor = charola,varal (de andor),descansadeiro = misericórdia (de andor),bandoleira,porta-espada,talabarte,tiracolo,talim,boldrié,tipoia,charpa,funda,tira-bragal,reste ou riste,suspensório;andaime,cadafalso,andaimada,andaimaria,andapé,bailéu,guindola,chapuz,cavilha,escápula,gancho,dormente,bengala,badine,bastão,bordão,varapau,cajado,báculo,cacheira,pau,vara,bâton,umbral,umbreira,balaústre,balaustrada;estiva,latada,erguida,empa,arjão,caniçada,corrimão = mainel,trave,madeiro,viga,vigamento,viga-mestra,barrote,larva,cepo,caramanchão,caramanchel,pedra angular,escalão,degrau,rebato,soleira (da porta),suportal,rodilha = estropajo,estropalho = rodouça = esfregão = molelha = malim = molidia = sogra = chinguiço;sola,pé,perna,gâmbias,tíbia,fêmur,fibula,pernaça,pernil,espinha dorsal,coluna vertebral,vértebra,espinhaço,ráquis,arcabouço,esqueleto,armação,carcaça,ossada,ossatura;estrado,tarima,tarimba,aparador,talhão,bandeja,tabuleiro,palangana,pelangana,prateleira,tripé,trípode,tripeça,assento,sede,trono,sólio,divã,odalisca,poial,escano,banco,talho,arquibancada,cadeira,silha (ant.),sofá,ripanço,canapé,camilha,cadeira de braço,poltrona,fauteuil,espreguiceiro,espreguiçadeira,escabelo,setial,tamborete,otomana,mesa,cama,maca,leito,catre,estrame,estramento,enxerga,enxergão,grabato,marquesa,rede,palanquim,colchão,futon,culcitra,coxim,travesseiro,plumaço,alpe,almadraque,almadraquexa,cabeceira,almofada,chumaço,acosto,respaldo,espalda,espaldar,espaldeta,reclinatório,braço;liteira,maca,padiola,esquife,genuflexório,selim,sela,silhão,arreios,cangalha,albarda,albardão,albardura,albardilha,regaço,colo;Atlas,Atlante,Hércules,Hércules celígero.

Adjetivo

fundamental,básico,basilar,basal,colunar,tibial,sustinente,trípode,alicerçado,peduncular,pedunculado,pedunculoso,onerário,monóptero,monópode.

Verbo

suportar,servir de suporte,repuxar,suster,sustentar,amparar,arrimar,apoiar,aguentar,impedir de cair,sopesar,carregar,carregar ao ombro;levar às costas,levar às cavalitas,levar às carranchinhas;segurar,trazer,sobraçar;ser (suportado e adj.);jazer,repousar,descansar,apoiar-se sobre;abordoar-se,arrimar-se,estribar-se,firmar-se,basear-se em;pousar o pé,alicerçar-se,cavalgar;escorar,estear,vigar,travejar,barrotar,barrotear,empar,enrodrigar,arjoar,pôr espeques a,apeanhar,fincar.

Advérbio

fundamentalmente e adj.;às cavaleiras,às cavalitas,às cavalinhas,a escacha-pernas,a cavaleiro,ao colo.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Cadáver

Substantivo

carcaça,natimorto,mortesinho (ant.),anjinho,mortinato,arcabouço,esqueleto,corpo,o corpo exânime,ossos,o morto,o falecido,de cujus,o finado,o defunto,o extinto,farrapos,os preciosos despojos;despojos mortais,despojos da vida,relíquias,reliquiæ,relíquias sagradas,restos,restos respeitáveis,restos mortais,pó,cinzas,argila,cavername,ossada,ossamenta,ossaria,ossatura,corpo inânime,pasto dos vermes,caro data vermis,múmia,caveira,mortualha,necroscopia,necrografia,sombra,espírito,manes,as sombras dos mortos,restos orgânicos,fósseis,graveolência.

Adjetivo

cadaveroso,cadavérico,mortuoso,esquelético,cinerário,dessepulto,insepulto,rogal.

Verbo

mumificar,embalsamar,cremar,cinerar,amortalhar,autopsiar,necropsiar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Plano

Substantivo

esquema,desenho,projeto,design,arquitetura,traçado,proposta,sugestão,resolução,opinião,alvitre,precaução;premeditação;tenção;sistema;organização;germe (causa);investigação,informação,coleta de dados,objetivação,esboço,traço,borrão,minuta,rascunho,esqueleto,arcabouço,carcaça,anteprojeto,bosquejo,compecilho,delineamento,cópia,prova,segunda prova,planilha,cronograma,fluxograma,revisão;programa,plataforma,prognóstico,prospecto,protocolo,cartaz,placard,ordem do dia,cardápio;papel,política (linha de conduta);método,recurso,previsão,probabilítica,estatística;invenção,incubação,elaboração,expediente,receita,fórmula,segredo,artifício,descoberta,estratégia,tática,dolos da guerra,ardil,estratagema;peça (decepção);alternativa,escapatória,mudança (substituição);trunfo,última cartada;medida,passo,golpe;acompanhamento,feed-back,retroalimentação,realimentação,adaptação;golpe de audácia,golpe de mestre,dama,rei,valete,cavalo de batalha,artilharia pesada,golpe de estado,golpe feliz,golpe ousado,golpe certeiro,jogo acertado,jogo atrevido,manobra bem inspirada,ideia luminosa;intriga,teia,cabala,mexerico,milongas,maranha,baralha,enredo,malhoada,trapalhada,tramoia,armadilha,arapuca,malha,malhada,meada,atrapalhada,cambolhada de grelos,onzenice,enliço,envoltas;trama,conciliábulo,conspiração,conluio,conchavo,conjura,conjuração,conspirata (fam.),urdidura,maquinação,urdume,entrecho,estratégico,estrategista,tracista,maquinador,planejador,projetador,projetista,arquiteto,arquitetor,empreiteiro,artista,promotor,organizador,conjurador,conspirante,conspirador,conjurado,mexeriqueiro,onzeneiro,intrigante.

Adjetivo

planejado e estratégico,tático,planejador e v.

Verbo

planear,planejar,desenhar,bosquejar,detalhar,formar,compor,imaginar,idear,idealizar,excogitar,fazer o plano de,fantasiar,esboçar,arquitetar,fabricar,confingir,maquinar,fraguar,forjar,forgicar,cunhar,artificiar,inventar,fingir,preparar,projetar,chocar,atentar,delinear,gizar,traçar,tramar,preconceber,premeditar,conchavar,preestabelecer,predeterminar;manobrar,engenhar um plano,engendrar um plano,tecer um plano,estabelecer um plano;deitar suas linhas,lançar suas linhas;sonhar,guisar,concertar,preconceber,preestabelecer,preparar um plano;amadurecer um plano;urdir,fiar,conjurar,minar,enliçar,enredar,mexericar,cabalar,conspirar,intrigar;pôr um rastilho,intrigar;sistematizar,organizar,arranjar;dirigir,amadurecer,mancomunar-se com,combinar com,estar de inteligência com.

Advérbio

em vias de preparação;em estudo,em apreço,sub-jove,na bigorna,no tapete,em incubação.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção