Sua língua na Internet

 

(a.gre. ga.do)

a.

1. Que se juntou a, que está junto, reunido ou anexo

2. Econ. Diz-se de um item econômico em seu valor como um todo, resultante da soma dos valores disseminados daquele item

sm.

3. Qualquer conjunto de coisas que se reuniram, aglomeraram

4. Bras. Pessoa que vive com uma família como se dela fizesse parte, sem fazer

5. Bras. Trabalhador rural que reside em terra alheia e a cultiva, sob condições estabelecidas pelo proprietário

6. N.E. Trabalhador rural que cultiva um pedaço de terra em fazenda ou engenho alheios, e que presta serviços ao proprietário mediante pagamento

7. SP Morador de propriedade rural que nela presta serviços sem ser necessariamente empregado

8. Bras. Mar. Militar da Marinha que deixa de ocupar temporariamente a vaga do serviço, corpo, quadro etc. a que pertence

9. Cons. Material granular inerte (areia, pedra etc.) que, com água e um aglutinante, entram na composição de concretos, argamassas etc.

[F.: Do lat. aggregatus, a, um]


Agregado graúdo
1 Cons. Agregado componente do concreto, feito de grânulos grandes (brita, pedregulho etc.).


Agregado miúdo
1 Cons. Agregado feito de grânulos pequenos, como areia, pó de pedra etc.


Agregado sonoro
1 Mús. Conjunto de vibrações acústicas de frequências diferentes, produzidas simultaneamente ou em intervalo de tempo muito curto.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Todo

Substantivo

totalidade,conjunto,íntegra,somatório,integridade,total,inteireza,plenitude,completude,ensemble,coletividade,universalidade,unidade;completamento,todo,tudo,um,a unidade,agregado,complexo,o grosso,o montante,soma,bolo,tout ensemble,comprimento e largura,o alfa e o ômega,massa,corpo,compages,tronco,esqueleto,armação,ossada,ossatura,arcabouço,estrutura;a parte maior,a parte principal,a parte mais favorecida;parte essencial;a parte do leão,o melhor bocado,o comprido e o curto.

Adjetivo

todo,total,íntegro,integral,inteiro,global,completo;um,uno,inquebrado,indiviso,impartilhado,inconsútil,inteiriço,monóxilo,imutilado,incoarctado,irrepartido,irrestrito,indissolvido,indiluto,indestruído,inconsunto,perfeito;impartilhável,indivisível,inconsuntível,inconsumível,irrepartível,infrangível,inquebrável,inseparável,insé(c)til,que se não divide,indecomponível,indissolúvel.

Verbo

formar em um todo,constituir em um todo,reunir em um todo;integrar,integralizar,arredondar,completar,complementar,repletar,inteirar,inteiriçar,adunar,aunar (ant.),incorporar,unificar,tornar uno e indivisível,amontoar,coacervar,agregar,reunir;totalizar.

Advérbio

totalmente.;inteiramente,integralmente,completamente;em cheio,em grosso,englobadamente,por atacado,por grosso,por encheio,por junto,em globo,em bloco,em massa,em peso,de altamala,na totalidade,in-extenso,por extenso,en bloc,de monte a monte,na íntegra,in integrum,por inteiro;sem lhe faltar um jota,sem lhe faltar um til;de alto a baixo,dos pés à cabeça,de lés a lés,de fio a pavio,de cabo a rabo,de alfa a ômega.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Reunião

Substantivo

reconcentração,concentração,agrupamento,grupo,coleção,jogo,série,repertório,pecúlio,coligação,compilação,codificação,complexo,grupo,bando,leva,recrutamento,colheita,ajuntamento,rebanhada,agregação,agregado,cúmulo,rima,montão,agrumento,grumento,concorrência,afluência,concurso,pinha,congregação,conjunto,união,complexão,convergência,confluência,afluxo;divertimento );comício,assembleia,junta,congresso,sínodo,concelho,concílio;convenção,conventículo,conciliábulo,pandemônio,conclave,consistório,bordel;companhia,esquadra,exército;multidão;meeting,sorte,sortimento,congestão,enchente,dilúvio,conglomerado,conglomeração,coacervação,coagmentação,cumulação,acumulação,omnium,gatherum,espicilégio,quantidade;arquipélago,feixe,trouxa,atado,molho,fuste,liaça,lio,pacote,embrulho,maçaroca,braçada,abada,pazada,maço,cacho,racimo,paveia,meda,gavela,fardo,paca,grei,rebanho,montanha,acervo;miscelânea (mistura);coletivo,coletânea,antologia;mapoteca,coleção de mapas,museu,menagerie;código,restolhada,constelação,plêiade,massa popular,enchente,barafunda,acúmulo,armada,esquadra,hoste,grumetagem;armento,armentio,atilho,alcateia,cambo,enfiada,espiche,cambada,baixela,batelada,bateria,braçada,abada,cabido,capítulo,cáfila,caravana,boana,cardume,carrada,caterva,magna caterva,cavalgada,asnada,asnaria;colunata,coxia,cenáculo,chafardel,choldra,choldraboldra,chorrilho,chusma >,junta,cingel,coorte,colmeal;colmeia,congérie,congregação,constelação,corda,castelo;cordoalha;corja,elenco,fauna,festão,grinalda;ramalhete;pinhota,fieira,correnteza,fornada;girândola;herbário,horda;enxárcia,espicha,enfiada,farândula,farandulagem,chibarrada,rebanho caprino,fato,jolda;jugada,junta,júri;leva,lote,pinha,magote,gentiaga;canalha,malhada,malta,quadrilha,malandragem,matulagem,bando,maltesia,maltaria,maromba,manada,manga,mastreação,palamenta,matula,matulagem,mó,mole,miríade,montão,morouço,moirouço,ninhada,nuvem;oviário,plêiade,falange,pecúlio,piara,ruma,pilha,manicodiata,ponta,praga,partida,trindade,quarteto;quaternidade;trinca,rancho,ranchada,récova,récua;recovagem,ramo (de gente),rebanho;rebanhada,mulherio;revoada,roda,rol,resma,rima;súcia,teoria,troço,tropel,turbilhão,turbamulta,turno,turma;vara.

Adjetivo

reunido,grupado,juntado,coligado,aglomerado,concentrado,agrupado;empinhocados,juntado,agarrados uns aos outros,coletivo,compacto,apertado,cheio,denso,repleto,apinhado,abarrotado,prenhe,enxameante,populoso;fasciculoso,racimoso,cumulativo,armentado,agregativo,coletor,convocativo,gregal,gregário,rebanhio,manadio,sinagelástico;racimado,racimoso.

Verbo

reunir,grupar,agrupar,juntar,ajuntar,coordenar,coadunar,incorporar,colocar,congregar,coligar,glomerar,aglomerar,conglomerar,concentrar,englobar,agremiar,emagotar,enramalhetar,convocar,coacervar,colecionar,respigar,coligir,recoligir,recolher,codificar,amontoar,acumular,entesourar,estocar,enxamear,formigar,inçar,abundar,conglobar,amontoar,amonturar,encastelar,emedar,empilhar,acavalar,agavelar,engavelar,enfeixar,apinhar,encher,abarrotar,atestar,pôr em montão,cooptar,agregar,afiliar,justapor,aglutinar,misturar;entrouxar,acondicionar,empacotar,embarrilar;embrulhar,suciar,arregimentar,enramalhetar,enramilhetar,associar,consorciar,irmanar,arrebanhar,atropilhar,aquadrilhar,enranchar,somar,atropar;acardumar-se,andoar-se,andar em súcia,comer de matula;acotovelar-se,comprimir-se,premer.

Advérbio

reunidamente,agrupadamente,coletivamente,compactamente,desamente,abarrotadamente,apinhadamente,cumulativamente.;em bando,em bandadas,às bandadas,em revoada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Acompanhamento

Substantivo

adjunção;contexto,contextura,encadeamento,xipofagia,teratopagia;coexistência,coabitação,inseparabilidade,paridade,concomitância,companhia,parceria,associação,coeficiência,acessório,cortejo,pertence,coeficiente,companheiro,par;serviçal,associado,sócio,parceiro,parcioneiro,papagaio de pirata,cúmplice,comparte,comanditário,sombra;sombra de Nino,Bânquo;cerra-fila,satélite,consorte,esposa,colega,condiscípulo,parasita,carrapato,carraça;papa-jantares,guarda-costas,contrapé,corréu,ordenança;escolta,comitiva,séquito,caravana,missongo;guarnição,agregado,kit.

Adjetivo

concomitante,gêmeo,trigêmeo,coexistente,coabitantes,emparelhado,emparceirado,parceiro,juntos,inseparáveis,casados,amigos,misturados,unidos,ladeado.;acessório.

Verbo

acompanhar,não se separar de,não largar o pé,dormir e acordar com,ir de mãos dadas com,fazer companhia a,ser a sombra de,acompanhar alguém como a sombra acompanha o corpo,perseguir alguém como espectro,fazer coro com,sobraçar-se com alguém,andar de braço dado com alguém,acompadrar-se com,navegar no mesmo barco com;grudar-se a,grudar em,engarupar-se,encostar-se a alguém,emparelhar-se com,unir-se a,misturar-se com,ficar ao lado de,ladear,fazer coro com,ir de conserva,acotovelar-se com,coexistir,coabitar,conviver,sincronizar;associar-se a,trazer no seu séquito,fazer companhia,levar a reboque,não largar alguém.

Advérbio

inseparavelmente,concomitantemente,coexistentemente,juntamente,misturadamente,emparelhadamente.;além disso,ao mesmo tempo,junto,à mistura com,em companhia de,de braço dado com,a par,ao lado um do outro,ombro a ombro.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Habitante

Substantivo

morador,alma,íncola,habitador,povoador,pessoa,ocupador,ocupante,posseiro,colono,colonizador,hóspede,residente,inquilino,locatário,arrendatário,agregado,vigia,rendeiro,quinteiro,fazendeiro,foreiro,usufrutuário,locum tenens,casaleiro,intruso,cidadão,ilhéu,ilhoa,insulano,islenho,citadino,urbanita,burguês;paroquiano,munícipe,comarcão,provinciano,opidano,maladio (ant.),vassalo,labrego,campônio,agricultor,vação,serrano,rurígena,camponês;,babaquara,bruaqueiro,caboré,caiçara,canguçu,capiau,capuava,casaca,casacudo,chapadeiro,corumba,curau,groteiro,quasca,feca,mambira,mandi,mandioqueiro,manojuca,matuto,mixanga,mucufo,muxuango,mixuango,pioca,piraquara,queijeiro,restingueiro,roceiro,sertanejo,tabaréu,tapiocano;tapuio;vilão,aldeão,saloio,rústico,cabaneiro,choupaneiro,natural,indígena,aborígine,autóctone,silvícola,selvagem;imigrante,emigrado;nacional,ádvena,estrangeiro,áscios,anfíscios,heteróscios,antecos,antíscios,macróscios,períscios;europeu,asiático,americano,africano,guarnição,tripulação,população,povo,terrícola,lunícola,selenita,marciano,extraterrestre,ET compatrício,compatriota,coestaduano,comprovinciano,patrício.

Adjetivo

indígena,nativo,natal,autóctone,nacional,pátrio,etc.;doméstico,interno,reinol,reinícola,montanhês,montesino,montesinho,serril,serrano,levântico,levantino,urbanita,charnequeiro,sertanejo,matuto,montívago,transmontano,transrenano,transtagano,cisplatino,alentejano,reguengueiro,adventício = vindiço,domiciliado;indígena,alienígena.

Verbo

habitar,naturalizar-se,povoar,colonizar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção