Sua língua na Internet

 

(jun.ta)

sf.

1. Anat. Cada região do corpo em que dois ossos se articulam entre si por meio de tendões, ligamentos e outros tecidos; ARTICULAÇÃO

2. Grupo de pessoas convocadas para realizar ger. uma tarefa especializada: Organizou-se uma junta médica para cuidar do paciente.

3. Parelha de animais de tração (junta de bois)

4. Cons. Área estreita entre azulejos, tijolos, pedras etc. que ger. é preenchida por argamassa

5. Mar. Ligação entre superfícies planas de metal ou madeira que pode ser vedada com material de vedação, como borracha, amianto etc.

6. Mar. Esse material de vedação

7. Ponto ou superfície em que se aderem dois objetos; CONFLUÊNCIA

8. PE BA MG Ver mutirão

9. Geol. Ponto de contato entre duas camadas de rocha

[F.: Fem. substv. do adj. junto. Hom./Par.: junta (fl. de juntar)]


Cortar na junta
1 Bras. Chegar a um lugar (p.ex., para uma visita) exatamente na hora da refeição.


Junta comercial
1 Bras. Órgão administrativo encarregado do registro público de firmas comerciais, registro de seus contratos etc.


Junta de bois
1 Parelha de bois unidos por jugo para o trabalho.


Junta de conciliação e julgamento
1 Jur. Bras. Órgão que julga em primeira instância causas da Justiça do Trabalho. [É constituído por um juiz-presidente e dois vogais, um representando os empregadores, o outro os empregados.]


Junta de dilatação
1 Cons. Fresta deixada entre partes de uma estrutura, entre as extremidades de seções de trilhos etc., para permitir a dilatação térmica do material sem provocar trincamento, ou acavala mento.


Junta eleitoral
1 Jur Comissão que, nas seções eleitorais, em dia de eleições, orienta os eleitores e é responsável pela boa condução do processo eleitoral.


Junta médica
1 Med. Grupo de médicos, ger. especialistas, convocado por médico que trata de um paciente, para deliberar e decidir sobre diagnóstico e/ou tratamento do mesmo, em casos difíceis.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Junção

Substantivo

ligamento,inseparabilidade,indissolubilidade,liga,associação,nexo,travação,deligação,aplicação de ligaduras,ligação,ligadura,ligame,ligâmen,fusão,enlace,união,complexão,encadeamento,conexão,aliança,amarração,aperto,anexação,acoplamento,coagmentação,conjunção,cópula,juntura,atadura,liação,soldadura,arreatadura,cravação,ensamblagem,ensambladura,ensamblamento,pregagem,pregadura,pregamento,pregamento deee v..;adstrição,emparelhamento,casamento;infibulação,afivelação,abocamento,anastomose,inosculação,sindesmose,fibulação,sínfise,comunicação,concatenação,compaginação,reunião;laçada,colagem,grudadura,costura,comissura,sutura,juntura;articulação,junta,patela,rótula,pivô,gonzo,quício,bisagra,dobradiça,eixo,mola,braçadeira,macha-fêmea,coiceira,apontoado,cosedura,chuleio,ponto,pesponto,anel,elo,encavo,encaixe,calço.

Adjetivo

junto,anexo,conjunto,conjugado,unido.;atado,enodado,enredado,preso,ilaqueado;compacto,maciço,inteiriço,inconsútil,comprimido,firme,fixo,sólido,inabalável;estreitamente ligado,intimamente ligado,evisceralmente ligado,travado,indissolúvel,inseparável,íntimo,indesatável,seguro,férreo,êneo,brônzeo,insecável,indestrutível,imperecível,indescosível,irretalhável,incindível,infracionável,insegregável,ilacerável;unitivo,vinculatório,conjuntivo,copulativo,conectivo,sutural,sinfisiano,infuso,de conjunto.

Verbo

juntar,unir,jungir,liar,ligar,agregar,acoplar,copular,encastalhar,apertar,obstringir,anexar,coagmentar,combinar,fundir,germanar,irmanar,englobar,reunir,associar,somar,aliar,entear,entrelaçar,conjuntar,casar,acasalar;incorporar,conjugar,envencilhar,emparelhar,emparceirar,amatalotar (depr.),cingir,atar,reatar,enodar,vincular,acorrentar,algemar,amarrar,atracar,aferrolhar,encadear,pregar,chumbar,prender,ajoujar,atrelar,encorrear,amatilhar,arrochar,agarruchar,agarrunchar,atochar,segurar,encaixar,atrusar,engonçar,conchavar,agarrar,apeirar,encambulhar,encangalhar,atracar,aferrar,arpoar,entrançar,enredar,entralhar,entretecer,laquear,ilaquear,laçar,enlaçar,enlear,emaranhar,enredar;travar,abraçar,embrulhar,encintar,enrolar,montar,pinar,cravejar,cravar,embutir,ensamblar,emalhetar,encastoar,cilhar,abarbelar,aboiar,prender à boia,envincilhar,abrochar,grampar,acolchetar,chavetar,afivelar,infibular,agrilhoar,engastar,engastalhar,enganchar,engranzar,apresilhar,cavilhar,arreatar,arrematar,arrochar,articular,atacar,entarraxar,aparafusar,parafusar,faixar,precintar,fincar,gatear,encadernar,brochar,compagenar;pear,acabramar,apedar (ant.),manear,manietar,maniatar,manuatar,encabrestar,abotoar,coser,suturar,costurar,alinhavar,cerzir,pontear,pespontear,chulear,tachonar,soldar,solidificar,grudar,betumar,cimentar,argamassar,colar,enviscar,enfardar,encaixotar,enfeixar.

Advérbio

juntamente,conjuntamente,firmemente,solidamente,solidamente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Vínculo

Substantivo

laço,laçada,arca da aliança,monho,trena,nó,nódulo,nó cego,nó cassiótico;atadura,amarilho,atadouro,liga,ligamento,ligadura,ligame,liamento;conectivo,conjunção,jugo,canga,ajoujo,engaço,conexão,elo,nexo,fuzil,junção;risca,traço de união;hífen,tirete,travessão,cópula,intermédio,parêntese,istmo;dobradiça,quício,bisagra,engonço,gonzo,macha-fêmea,cixo,raiz,encarna,engaste,tendão,cordão umbilical,vidma,úraco,funículo;junta;articulação;corrente,cadeia,cadeia ênea,catênula,corda,cordel,megalho,cordão,barbante,fita,alamar,cabo,gúmena,camelo,amante,calabre,maroma,corda,correia,embira,calabrote,amarra,amarreta,baraço,soga,guita,correão,grilheta,colhera,atilho,lio,precinta,cabeçada,arreata,cabresto,torçal,maneia,maniota,solta,peia,manica,manicla,prema,acabramo ou cabramo,trambolho,rabicho,retranca,cambão;atadura,atadouro,cinto,petrina,faixa,banda,cintilho,cilha,abrochador,alça,fecho,alfinete,acícula,grampo,grampa,balmaz,balmázio,pino,prego,tacha,clavija,cravija,cravo,cavilha,chaveta,tarraxa,parafuso,parafuso de Arquimedes,cóclea;tira-fundo,taramela,fechadura,botão,percevejo,colchete,firmal,broche,liga,presilha,engate,ferrolho,carmona,bedelho,trinco,castanho,talambor,cadeado,loquete (pop.),embude,abraçadeira,anzol,ataca,atacador,fiveleta,fivela,fíbula (ant.);gato,garavato,arpéu,arpão,fateixa,gancho,ganchorra,gastalho,croque,barrilete,linhote,trave,sobrecinga;cimento,terra,inglesa,beton,betão,betonilha;argamassa gorda,argamassa magra;aglomerado,betume,areísca,tetim,grude,cola,marufle,titocola,malta,solda,tincal,tincar,visgo,barro,obreia,lacre,pegamaço;ponte,pinguela,viaduto.

Adjetivo

vincular,grudadeiro,pegadiço,peganhento,viscoso,grudento,glutinoso,conglutinante,conglutinativo;visguento.

Verbo

lançar uma ponte entre,ligar;pendurar;conglutinar,argamassar,grudar,colar,soldar,betumar,vincular,lacrar,acabramar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Reunião

Substantivo

reconcentração,concentração,agrupamento,grupo,coleção,jogo,série,repertório,pecúlio,coligação,compilação,codificação,complexo,grupo,bando,leva,recrutamento,colheita,ajuntamento,rebanhada,agregação,agregado,cúmulo,rima,montão,agrumento,grumento,concorrência,afluência,concurso,pinha,congregação,conjunto,união,complexão,convergência,confluência,afluxo;divertimento );comício,assembleia,junta,congresso,sínodo,concelho,concílio;convenção,conventículo,conciliábulo,pandemônio,conclave,consistório,bordel;companhia,esquadra,exército;multidão;meeting,sorte,sortimento,congestão,enchente,dilúvio,conglomerado,conglomeração,coacervação,coagmentação,cumulação,acumulação,omnium,gatherum,espicilégio,quantidade;arquipélago,feixe,trouxa,atado,molho,fuste,liaça,lio,pacote,embrulho,maçaroca,braçada,abada,pazada,maço,cacho,racimo,paveia,meda,gavela,fardo,paca,grei,rebanho,montanha,acervo;miscelânea (mistura);coletivo,coletânea,antologia;mapoteca,coleção de mapas,museu,menagerie;código,restolhada,constelação,plêiade,massa popular,enchente,barafunda,acúmulo,armada,esquadra,hoste,grumetagem;armento,armentio,atilho,alcateia,cambo,enfiada,espiche,cambada,baixela,batelada,bateria,braçada,abada,cabido,capítulo,cáfila,caravana,boana,cardume,carrada,caterva,magna caterva,cavalgada,asnada,asnaria;colunata,coxia,cenáculo,chafardel,choldra,choldraboldra,chorrilho,chusma >,junta,cingel,coorte,colmeal;colmeia,congérie,congregação,constelação,corda,castelo;cordoalha;corja,elenco,fauna,festão,grinalda;ramalhete;pinhota,fieira,correnteza,fornada;girândola;herbário,horda;enxárcia,espicha,enfiada,farândula,farandulagem,chibarrada,rebanho caprino,fato,jolda;jugada,junta,júri;leva,lote,pinha,magote,gentiaga;canalha,malhada,malta,quadrilha,malandragem,matulagem,bando,maltesia,maltaria,maromba,manada,manga,mastreação,palamenta,matula,matulagem,mó,mole,miríade,montão,morouço,moirouço,ninhada,nuvem;oviário,plêiade,falange,pecúlio,piara,ruma,pilha,manicodiata,ponta,praga,partida,trindade,quarteto;quaternidade;trinca,rancho,ranchada,récova,récua;recovagem,ramo (de gente),rebanho;rebanhada,mulherio;revoada,roda,rol,resma,rima;súcia,teoria,troço,tropel,turbilhão,turbamulta,turno,turma;vara.

Adjetivo

reunido,grupado,juntado,coligado,aglomerado,concentrado,agrupado;empinhocados,juntado,agarrados uns aos outros,coletivo,compacto,apertado,cheio,denso,repleto,apinhado,abarrotado,prenhe,enxameante,populoso;fasciculoso,racimoso,cumulativo,armentado,agregativo,coletor,convocativo,gregal,gregário,rebanhio,manadio,sinagelástico;racimado,racimoso.

Verbo

reunir,grupar,agrupar,juntar,ajuntar,coordenar,coadunar,incorporar,colocar,congregar,coligar,glomerar,aglomerar,conglomerar,concentrar,englobar,agremiar,emagotar,enramalhetar,convocar,coacervar,colecionar,respigar,coligir,recoligir,recolher,codificar,amontoar,acumular,entesourar,estocar,enxamear,formigar,inçar,abundar,conglobar,amontoar,amonturar,encastelar,emedar,empilhar,acavalar,agavelar,engavelar,enfeixar,apinhar,encher,abarrotar,atestar,pôr em montão,cooptar,agregar,afiliar,justapor,aglutinar,misturar;entrouxar,acondicionar,empacotar,embarrilar;embrulhar,suciar,arregimentar,enramalhetar,enramilhetar,associar,consorciar,irmanar,arrebanhar,atropilhar,aquadrilhar,enranchar,somar,atropar;acardumar-se,andoar-se,andar em súcia,comer de matula;acotovelar-se,comprimir-se,premer.

Advérbio

reunidamente,agrupadamente,coletivamente,compactamente,desamente,abarrotadamente,apinhadamente,cumulativamente.;em bando,em bandadas,às bandadas,em revoada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Dualidade

Substantivo

dualismo,duplicidade,biformidade,polaridade,xipofagia,teratopagia,congeminação,geminação,duplicata,dois,par,paridade,díada,díade,binômio,casal,duidade,duo,dueto,diálogo,yin e yang,junta,cingel,gemini,gêmeos,ajoujo,Castor e Polux,Dióscuros,irmãos siameses,um par de galhetas,ambiguidade,ambigrama,figura e fundo,massa e mona,parêntese,parelha,a corda e o caldeirão,o balaio e a tampa,binômio;bicampeão.

Adjetivo

e Pron. dois,ambos,ambos os dois,um e outro,todos os dois (fam.),dual,dualístico,dualista,binário,duplo,dúplex,dúplice,unijugado,que forma um só par,dídimo,gêmeos,bigêmeo,bíparo,bigênito,conduplicado,xipófago,teratópago.

Verbo

dualizar,emparelhar,engarupar,irmanar,ajoujar,casar,acasalar,repetir,conduplicar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Conselho

Substantivo

consesso,comissão,comitê,subcomissão,fórum,tribunal,junta,gabinete,estado-maior,senador,senatus,assembleia,concílio,parlamento,cortes,congresso,constituinte,convenção,dieta,estados gerais;câmara alta,câmara baixa;corpo consultivo,legislativo,assembleia legislativa,municipalidade,câmara municipal,edilidade,junta,governo provisório,divã,Porta Otomana,Sublime Porta,sinédrio,sanedrim,comício,conselho municipal,conselho anfictiônico,consistório,cabido,sínodo,sindicato,názir (na Pérsia),tribunal de justiça;diretório,mesa,decúria,cúria,conclave,corte papal;conselho de ministros,congregação,bancada,conventículo,conciliábulo,corrilho,reunião,meeting,comício,sessão,séance,conferência,pourparler,casa,número,quórum;conselheiro,senador,membro do parlamento,representante do povo,conclavista,constituinte,anfitrião,mesário.

Adjetivo

senatorial,senatório,curul,ministerial,cameral,parlamentar,sinodal,conciliar,concelhio,congressional,consistorial,curial,conferencial,conscrito,anfictiônio,concional,conciliar,conciliário.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção