Sua língua na Internet

 

arrematar1 (ar.re.ma.tar)

v.

1. Finalizar; REMATAR: Sempre arremata suas cartas com uma mensagem de paz.

2. Dar remate, acabamento em: A costureira já arrematou o vestido.

3. Dar um nó em ponto final de costura em (bordado, tapeçaria, etc.) para que ele não se solte: Você me ensina como arrematar a bainha?

4. Dizer como fecho, finalização de (discurso, frase etc.): Irritado, o advogado arrematou que não ficaria com a causa.

5. Fut. Finalizar uma jogada, um ataque etc. chutando ou cabeceando em gol [int. : A bola sobrou para o meia, que arrematou.]

[F.: ar -1 + rematar. Hom./Par.: arremate (fl.), arremate (sm.).]

arrematar2 (ar.re.ma.tar)

1. Oferecer o lance mais alto em leilão, e com isso adquirir (objeto ou bem leiloado): O colecionador arrematou o quadro de Portinari.

[F.: Posv. de ar -1 + ramo, 'lote de objetos em leilão', + -at- + -ar2. Hom./Par.: arremate (fl.), arremate (sm.).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Junção

Substantivo

ligamento,inseparabilidade,indissolubilidade,liga,associação,nexo,travação,deligação,aplicação de ligaduras,ligação,ligadura,ligame,ligâmen,fusão,enlace,união,complexão,encadeamento,conexão,aliança,amarração,aperto,anexação,acoplamento,coagmentação,conjunção,cópula,juntura,atadura,liação,soldadura,arreatadura,cravação,ensamblagem,ensambladura,ensamblamento,pregagem,pregadura,pregamento,pregamento deee v..;adstrição,emparelhamento,casamento;infibulação,afivelação,abocamento,anastomose,inosculação,sindesmose,fibulação,sínfise,comunicação,concatenação,compaginação,reunião;laçada,colagem,grudadura,costura,comissura,sutura,juntura;articulação,junta,patela,rótula,pivô,gonzo,quício,bisagra,dobradiça,eixo,mola,braçadeira,macha-fêmea,coiceira,apontoado,cosedura,chuleio,ponto,pesponto,anel,elo,encavo,encaixe,calço.

Adjetivo

junto,anexo,conjunto,conjugado,unido.;atado,enodado,enredado,preso,ilaqueado;compacto,maciço,inteiriço,inconsútil,comprimido,firme,fixo,sólido,inabalável;estreitamente ligado,intimamente ligado,evisceralmente ligado,travado,indissolúvel,inseparável,íntimo,indesatável,seguro,férreo,êneo,brônzeo,insecável,indestrutível,imperecível,indescosível,irretalhável,incindível,infracionável,insegregável,ilacerável;unitivo,vinculatório,conjuntivo,copulativo,conectivo,sutural,sinfisiano,infuso,de conjunto.

Verbo

juntar,unir,jungir,liar,ligar,agregar,acoplar,copular,encastalhar,apertar,obstringir,anexar,coagmentar,combinar,fundir,germanar,irmanar,englobar,reunir,associar,somar,aliar,entear,entrelaçar,conjuntar,casar,acasalar;incorporar,conjugar,envencilhar,emparelhar,emparceirar,amatalotar (depr.),cingir,atar,reatar,enodar,vincular,acorrentar,algemar,amarrar,atracar,aferrolhar,encadear,pregar,chumbar,prender,ajoujar,atrelar,encorrear,amatilhar,arrochar,agarruchar,agarrunchar,atochar,segurar,encaixar,atrusar,engonçar,conchavar,agarrar,apeirar,encambulhar,encangalhar,atracar,aferrar,arpoar,entrançar,enredar,entralhar,entretecer,laquear,ilaquear,laçar,enlaçar,enlear,emaranhar,enredar;travar,abraçar,embrulhar,encintar,enrolar,montar,pinar,cravejar,cravar,embutir,ensamblar,emalhetar,encastoar,cilhar,abarbelar,aboiar,prender à boia,envincilhar,abrochar,grampar,acolchetar,chavetar,afivelar,infibular,agrilhoar,engastar,engastalhar,enganchar,engranzar,apresilhar,cavilhar,arreatar,arrematar,arrochar,articular,atacar,entarraxar,aparafusar,parafusar,faixar,precintar,fincar,gatear,encadernar,brochar,compagenar;pear,acabramar,apedar (ant.),manear,manietar,maniatar,manuatar,encabrestar,abotoar,coser,suturar,costurar,alinhavar,cerzir,pontear,pespontear,chulear,tachonar,soldar,solidificar,grudar,betumar,cimentar,argamassar,colar,enviscar,enfardar,encaixotar,enfeixar.

Advérbio

juntamente,conjuntamente,firmemente,solidamente,solidamente & adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Acabamento

Substantivo

complemento,completamento,encerramento,execução,remate,fecho,finalização,despacho,desfecho,consumação,ultimação,desenredo,culminação,fatura,feitura,conclusão,terminação,termo,arremate,remate (fim);êxito,sucesso,perfazimento,término,limite (chegada);preenchimento,liquidação,epílogo,desenlace,denouément,catástrofe,maturidade;resultado,final,golpe final;último retoque,última demão,coroamento,coup de grâce,selo,golpe de misericórdia,tiro de misericórdia,cúpula do edifício,chave da abóbada,fato consumado,fait accompli,selo,gradinada,pá de cal,ponto final.

Adjetivo

complementar,complementário,completivo,conclusivo,integrante,final,finalizante,concluso,total,completo,perfeito,perficiente,acabado,consumado,cabal,íntegro,inteiro;de um perfeito acabado,pronto (preparação).

Verbo

acabar,efetuar,efetivar,ir a cabo,levar a cabo,encerrar,realizar,acabar,finalizar,perfazer,cerrar,terminar,completar,complementar,fechar,inteirar,integrar,rematar,arrematar,concluir,coroar;daro remate a,pôr o remate a;atilar,consumar,conseguir,levar a salvamento,dar por concluído,parar;levar a cabo,levar ao fim;pôr o selo a;dar a última demão,dar os últimos retoques,dar a última pincelada,dar o último toque;acertar a última demão,pôr o ponto final,retocar,ultimar,fazer ponto,fechar,pôr fim,inteirar,preencher,amadurar,amadurecer,sazonar;trazer à maturidade,trazer à perfeição;aperfeiçoar,estampilhar,selar,sigilar,escanhoar,fazer,elaborar,executar,cumprir,aviar,satisfazer,levar a efeito,pôr em prática,despachar,polir,limar,gradinar,destocar,levar as coisas às do cabo = queimar os últimos cartuchos,culminar;chegar ao zênite,chegar ao seu termo,chegar ao seu ocaso;morrer de velhice,morrer de morte natural;percorrer toda a sua trajetória,completar sua revolução sideral;atingir ao alvo,atingir a sua meta;cumprir sua missão,cumprir seu fadário;fechar o perímetro,chegar ao calvário.

Advérbio

complementarmente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Actum est. Finis coronat opus;Consumatum est;C’en est fait;Fogo, viste linguiça;Dito e feito;Aqui se cerra a história;Tenho dito;Está encerrada a sessão;Ite,missa est.

Conjunção

Compra

Substantivo

coempção,aquisição,adquirição,adquirimento,consumo,suborno,preempção,procura,regateio,lançamento,arrematação,sub-hastação,lanço;procura (p.op. a oferta) freguesia,clientela;freguês,cliente,comprador,arrematador,adquirente,consumidor,usuário,importador,adquiridor,alienatório,lançador,licitante,amigos,rameiro,regatão.

Adjetivo

comprador e comprado e v.;comprável,de grande procura,emptício (jur.).

Verbo

comprar,adquirir,fazer aquisição,aquistar,mercar,feirar,regatar,pagar;dar por um objeto certa quantia,esbrizar (ant.),despender;importar,afreguesar-se,avezar-se,ser freguês de,consumir,aplicar o dinheiro em fazer compra,regatear;comprar a dinheiro,comprar à vista,comprar fiado,comprar a giz,comprar à rasa,comprar a prazo,comprar a prestação,comprar de altamaia;lançar,rematar,arrematar,peitar,subornar,comprar,corromper,untar as mãos de alguém,licitar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Caveat emptor.

Conjunção