Sua língua na Internet

 

(cer.rar)

v.

1. Fechar. [int. : Ante tanta luz, cerraram -se os olhos.: cerrar o caixão]

2. Unir(-se) fortemente; APERTAR(-SE) [td. : cerrar os punhos/ fileiras.] [tda. : Cerrou -o nos braços.] [int. : Seus punhos cerraram -se na raiva contida.]

3. Juntar(-se) as partes de algo que antes estavam separadas ou afastadas [td. : cerrar os olhos: cerrar fileiras] [int. : Seus lábios cerraram-se.]

4. Cobrir-se de nuvens; ENEVOAR-SE [int. : O céu cerrou -se de repente]

5. Cobrir, encobrir, bloquear [td. : Cerrou a passagem arrastando uma estante.]

6. Pôr termo a, ou chegar ao termo; dar(-se) por terminado, concluir(-se), finalizar(-se) [td. : Cerrou o relatório e endereçou-o ao chefe.] [int. : A sessão cerrou-se mais cedo]

7. Acumular-se, adensar-se [int. : O nevoeiro cerrou, é melhor não sair de carro agora.]

8. Tornar(-se) eneveoado, com pouco ou nenhum sol [int. : De repente, o tempo cerrou] [int. : O tempo cerrou-se]

9. Cicatrizar-se [int. : O ferimento cerrou-se]

10. Travar combate, lutar [tr. + com : Cerrou com a tropa inimiga: As gangues rivais cerraram-se violentamente (uma cerrou com a outra).]

11. Hip. Alcançar (cavalgadura) a época em que os dentes adquirem completo desenvolvimento [int. ]

12. Mar. Mover (o leme) para um dos bordos [td. ]

[F.: Do lat. tardio serare. Cf.: serrar (todos os tempos do v.); cerra (s) (fl.), serra(s) (sf. [e pl.]; cerraria (s) (fl.), serraria(s) (sf. [e pl.]; cerro (fl.), cerro /ê / (sm.); serro /ê / (sm.).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Adolescência

Substantivo

mancebia,juventude,mocidade,juvenilidade,nubilidade,maioridade,virilidade,alvorada,verdura,pubescência;a estação dos amores,a estação dos dos prazeres,a estação dos dos risos;meridiano da vida,estio da existência,idade da razão,puberdade,rébora,primeira mocidade,meia idade,maturidade;vigor,frescor da mocidade;primavera da vida,lanugem,buço,barbinha,bigode,barba;barba comprida,barba quadrada,barba real,barba em ponta;mosca,suíça;menstruação;visita.

Adjetivo

adolescente,adulto,púbere,pubescente,impubescido,núbil,crescido,grande,alto,descriado (fam.),taludo,desenvolvido,espigado,escanado,maior de idade,maior de 21 anos,viril,que tem o viço da mocidade,barbado,barbudo,barbaçudo,barbiloiro,barbilongo,barbipoente,barbinegro,barbiteso,barbilimpo,barbeado,barbirruivo,barbífero,juvenil,mancebil,frescalhota,frescalhão,bem conservado,casadouro,mulheril,primidiça,matronal,viripotente,menstruada.

Verbo

ser maior,ser gente;atingir a maioridade,fazer-se gente,adolescer,estar na adolescência,granar,empubescer;amadurecer, estar no abril,estar na flor dos anos,estar na aurora da vida;já comer pão com côdea,vestir a toga virilis,entrar no pleno gozo de seus direitos civis,pubescer;tornar-se púbere & adj.;sair da infância,ter atingido a idade núbil,mudar a voz,já estar homem,já ser mulher,já pungir a barba a alguém,embarbecer,barbar,apontar o buço a alguém,atingir a virilidade,cerrar,remoçar,rejuvenescer.

Advérbio

no verdor dos anos;no agraço da mocidade,na plenitude da mocidade.

Provérbio

Interjeição

Frase

Já lhe pinta o bastardo;Já a barba o ameaça.

Conjunção

Densidade

Substantivo

solidez,resistência,impenetrabilidade,impermeabilidade,incompressibilidade,encorpadura,aglutinação,compacidade,imporosibilidade,indissolubilidade,coesão,consistência,dureza,grossura,espessura,espessidão,crassície,crassidade,condensação,concreção,caseação,bastura,bastidão,bastida,solidificação,inspissação,coalhadura,coagulação,compactação,petrificação (endurecimento),cristalização,precipitação,depósito,depositório,precipitado,magistério (quím.);indivisibilidade,indestrutibilidade,indissolvabilidade,infusibilidade,infragibilidade,grumecência,corpo sólido,massa,bloco,alvenaria,macéria,concreto,conglomerado,bolo,pedra;grumo,coalho,coalhada,coalheira,mingau,calombo,coágulo,grúmulo,osso,cartilagem,condro,caramelo.

Adjetivo

denso,crasso,grosso,grassento,espesso,basto,compacto,ramoso,ramudo,impenetrável,massudo,sólido,solidificado,concreto,coerente,firme,resistente,coesivo,coeso,maciço,cerrado,farto,substancial,aglomerado,incompressível,impermeável,impenetrável,tapado,fechado,imporoso,encorpado e v.;concreto (duro),cristalizante = isônomo;cristalino,cristalizável,grumoso,granuloso,coalhado,opaco,coagulatório,coagulante,anojal,indissolúvel,insolúvel,ilíquido,indivisível,impartível,inséctil,infusível,infrangível.

Verbo

adensar,ser (denso e adj.);tornar ou tornar-se (sólido e adj.);solidar,solidificar,consolidar,concretar,concretizar,espessar,condensar,inspissar,glomerar,conglomerar,aglutinar,compactar,coalhar,enqueijar,sorar,agrumular,coagular,encarapinhar,talhar,grumar,grumear,congelar,candilar,encandilar,cristalizar,sublimar,encaramelar,engrumar,engrumecer;fazer presa,precipitar,aderir,pegar-se,petrificar (endurecer),empolmar,separarem-se as partes coaguláveis das serosas,decompor-se,engrossar,encorpar,embastecer,unir,cerrar,comprimir,prensar,imprensar,premer,estreitar,soquetear,calcar,recalcar,concentrar,atulhar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Desinformação

Substantivo

ocultamento,submersão,esconderelo,escondedura,ocultação,sonegação,omissão,mistificação,camuflagem,mimetismo,incomunicabilidade;insciência,ignorância,desconhecimento,insipiência,selo de segredo,velamento,véu;encobrimento,disfarce;máscara,bateria mascarada,esconderijo;criptografia,esteganografia,maçonaria,divodigno;mação ou maçom;ob-reptício,sub-reptício,furto,furtadela,velhacaria;reclusão;afastamento,retiro,retração,intimidade,solidão,isolamento,segredo,discrição,incógnita,recato;reticência = aposiopese;ilação,restrição mental,entrelinha,supressão,evasiva,descarte,mentira inofensiva,mutismo,negação,silêncio;abolição da verdade;incubação;entredanha,tesouro oculto,moira encantada.

Adjetivo

oculto,secreto,clandestino = conventicular,rebuçado,escondido,arcano,encoberto,escuro,abscôndito,absconso (poét.),recôndito = abstruso,desviado do conhecimento público,auricular,acromotico,sumido,velado,místico,misterioso,morto (tratando-se dos astros),obscuro,cabalístico,críptico,particular,reservado,embuchado,íntimo,in petto,surdo,enfurnado,sepultado e v.;anichado,escondido e v.;atabafado;desinformado,insciente,desconhecedor atrás da cortina,sob coberta,camuflado,em eclipse,de emboscada,sob disfarce,na nuvem,na cerração,na sombra,na penumbra,subtérreo,subterrâneo,aninhado entre espessas nuvens,perdido,imerso,segregado;capeado;irrevelado,inaudito;submerso,coberto (latente);misterioso (incompreensível);irrevelável,imperscrutável,enigmático,ambíguo,equívoco,inviolável,indevassável,esotérico,maçônico,de que se não deve falar,inconfessável,indeclarável;furtivo,solapado,dissimulado,obreptício,sorrateiro,felino,traiçoeiro,subreptício,reservado,confidencial,confidencioso,segredista,segredeiro,evasivo,encapotado,incofesso,incomunicativo,abotoado,fechado,fechado a sete chaves,ignoto,subterrado.

Verbo

desinformar,escamotear informação,esconder,ocultar,encoquinar,encoquinhar,amocambar,abutamar (ant.),sonegar,sobnegar,pôr longe das vistas,sumir,recalcar,obstruir,sopitar,acobertar nas reticências,aferrolhar,fechar a chave,engarrafar,guardar muito fechado,recatar,guardar em segredo;levar água no bico,emalar,embaular,cerrar,encobrir,cachar,tapar,homiziar,absconder,cobrir,embuçar,encapotar,amortalhar;velar,ocultar à vista,ocultar à observação;camuflar,capear,disfarçar,acafelar,encerrar,deixar cair o velário,correr um véu sobre,cortinar,acortinar,caiar,entrecerrar,arquivar;subtrair ao conhecimento,subtrair à vista de;abafar,atafegar,atabafar,obumbrar,toldar,segredar da vista,refugiar-se;encovar,reprimir,retrair,mergulhar,amoitar,sepultar,enterrar,ofuscar,solapar,encafuar,atrusar,enlocar,enfurnar,encafurnar,encavernar,encovilar,encovar,entocar,rebuçar,afundar,capear,acobertar,encobertar,negligenciar;mascarar,guardar segredo,ter em recato uma coisa,calar-se;não dar sinal,não deixar ir mais adiante,trazer a boca fechadinha a sete chaves,ter em segredo;não deixar escapar uma sílaba,não deixar escapar uma palavra;embuchar,pôr cadeado na boca,calar um segredo com todo o resguardo,segredar,assoprar,fechar-se com o segredo,usar de reticências;conservar nas trevas da ignorância,deixar nas trevas da ignorância;vendar os olhos,mistificar,atarantar (incerteza);enganar;disfarçar a marca de origem;estar (escondido e adj.);later,sofrer um eclipse,eclipsar-se,não se entrever nitidamente,retirar-se da vista,emboscar-se,submergir,alapar-se,alapardar-se,encafuar-se,foragir,encafunar-se,anichar-se;agachar-se,abroquelar-se por detrás de;acobertar-se,rebuçar-se;pôr-se de emboscada,pôr-se de salto;furtar-se às vistas,segregar-se;brincar do jogo das escondidas.

Advérbio

ocultamente e adj.;em segredo;em particular,na intimidade,nas trevas,na calada da noite,na sombra,atrás da porta,à espreita;de rebuço = secretamente,debaixo de capa = capeadamente,pela sonega,à sonega,sorrateiramente,abafadamente,em segredo,em secreto,enroladamente;por baixo,debaixo de mão;à puridade,na sombra,de sorrate,com a mão de gato,januis clausis,a portas fechadas,a furto,às furtadelas,subtilmente,furtivamente,à capucha,à chucha calada,sem testemunhas,às escondidas = in occulto,afogadamente,à la derobée;sub rosa;en tapinois,como um ladrão à meia-noite,ao cair das trevas;atrás da cortina,atrás do reposteiro,à surdina,à sorrelfa,sub-repticiamente,surdamente,à francesa,à solapa;de socapa,à socapa;à gagosa,mansamente,à boca pequena,em confidência,à esconsa,em particular,mansamente,encobertadamente,sem rufo de tambores,sem toque de cornetas,capeadamente,tripetrepe,pé ante pé = expenso gradu,de mansinho;à surda,intra muros,baixinho,entre dentes,com pés de lã,em confiança,em estrita confiança,confidencialmente,à parte,de parte,entre nós;in camera,pela calada,no silêncio da noite.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Acabamento

Substantivo

complemento,completamento,encerramento,execução,remate,fecho,finalização,despacho,desfecho,consumação,ultimação,desenredo,culminação,fatura,feitura,conclusão,terminação,termo,arremate,remate (fim);êxito,sucesso,perfazimento,término,limite (chegada);preenchimento,liquidação,epílogo,desenlace,denouément,catástrofe,maturidade;resultado,final,golpe final;último retoque,última demão,coroamento,coup de grâce,selo,golpe de misericórdia,tiro de misericórdia,cúpula do edifício,chave da abóbada,fato consumado,fait accompli,selo,gradinada,pá de cal,ponto final.

Adjetivo

complementar,complementário,completivo,conclusivo,integrante,final,finalizante,concluso,total,completo,perfeito,perficiente,acabado,consumado,cabal,íntegro,inteiro;de um perfeito acabado,pronto (preparação).

Verbo

acabar,efetuar,efetivar,ir a cabo,levar a cabo,encerrar,realizar,acabar,finalizar,perfazer,cerrar,terminar,completar,complementar,fechar,inteirar,integrar,rematar,arrematar,concluir,coroar;daro remate a,pôr o remate a;atilar,consumar,conseguir,levar a salvamento,dar por concluído,parar;levar a cabo,levar ao fim;pôr o selo a;dar a última demão,dar os últimos retoques,dar a última pincelada,dar o último toque;acertar a última demão,pôr o ponto final,retocar,ultimar,fazer ponto,fechar,pôr fim,inteirar,preencher,amadurar,amadurecer,sazonar;trazer à maturidade,trazer à perfeição;aperfeiçoar,estampilhar,selar,sigilar,escanhoar,fazer,elaborar,executar,cumprir,aviar,satisfazer,levar a efeito,pôr em prática,despachar,polir,limar,gradinar,destocar,levar as coisas às do cabo = queimar os últimos cartuchos,culminar;chegar ao zênite,chegar ao seu termo,chegar ao seu ocaso;morrer de velhice,morrer de morte natural;percorrer toda a sua trajetória,completar sua revolução sideral;atingir ao alvo,atingir a sua meta;cumprir sua missão,cumprir seu fadário;fechar o perímetro,chegar ao calvário.

Advérbio

complementarmente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Actum est. Finis coronat opus;Consumatum est;C’en est fait;Fogo, viste linguiça;Dito e feito;Aqui se cerra a história;Tenho dito;Está encerrada a sessão;Ite,missa est.

Conjunção