Sua língua na Internet

 

(e.va.po.rar)

v.

1. Converter(-se) (um líquido) ao estado de vapor ou gás. [td. : O calor evaporou a água dos açudes.] [int. : A cachaça, mal guardada, evaporou.]

2. Tornar (um líquido) mais denso por meio da evaporação. [td. : evaporar uma solução/ um xarope.]

3. Exalar, emitir (vapores, emanações). [td. : Aquela terra evaporava muita umidade: Seus cabelos evaporavam uma doce fragrância.]

4. Perder (bebida alcoólico) parte da concentração de álcool devido a sua evaporação [int. : Meu Cointreau evaporou, virou xarope.]

5. Fig. Fazer desaparecer ou desaparecer; dissipar(-se); desfazer(-se). [int. : A testemunha do crime evaporou -se: "A ilusão evaporou / E nosso amor, enfim, se afogou..." ( Arlindo Cruz, Franco e Acyr Marques , Pranto que chorei) ] [td. : A última pesquisa eleitoral evaporou suas esperanças.]

6. Consumir-se inutilmente; perder-se. [int. : Evaporaram -se seus esforços em baldadas tentativas.]

[F.: Do lat. evaporare. Hom./Par.: evaporáveis (fl.), evaporáveis (pl. de evaporável).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Transitoriedade

Substantivo

marcescência,evanescência,fluxibilidade,efemeridade,temporalidade,fugacidade,celeridade,brevidade,impermanência,presteza,voo,perecimento,momento,instante,palhetada,prontidão,interregno,obra de um instante,lapso de tempo,fugazes pés,unha negra,bolha de sabão,amizade de barca,missa de caçador,visita de médico,rosas de Malherbe,sonho,nuvens de agosto,meteoro,estrela cadente,velocidade;instantaneidade;mutabilidade,piscar de olhos,átimo.

Adjetivo

transitório,passadiço,lábil (poét.),volante,frágil,precário,contingente,provisório,interino,factício,provisional,fluxo,fluxível,fluxionário,passageiro,momentâneo,instantâneo,temporal,temporário,temporâneo,precipitado;fugaz como um sorriso,fugaz como uma estrela cadente;fugitivo,célere;espasmódico,episódico,efêmero,decíduo,morredor,morredouro,morrediço,perecível,perecedouro,perituro,mortal,extemporâneo,sumário,apressado;repentino,lesto,lestes,pronto,finito,fungível,enejo,aneiro,setemesinho,perfunctório,marcescente,marcescível,melindroso,impermanente,amovível,rápido como o pensamento,instantâneo.

Verbo

ser (transitório & adj.);passar,voar,galopar,fugir,correr,correr a bom correr;evanescer,evaporar,murchar,desbotar,perecer;durar como um sonho,durar como as rosas de Malherbe;passar como sombra,passar como nuvem;não durar três padre-nossos,ser um almoço,medir poucos passos do berço à sepultura,morrer à nascença,ser obra de um instante,desfazer-se como o sal n’água;já ter nascido com a vulnus,com a insanabile,com a immedicabile;estar por um fio,já ter os dias contados,estar ferido de morte,encurtar,abreviar,apressar,adiantar,antecipar,acelerar,não perder tempo,temporalizar,efemerizar;afogar na nascença,temporalizar.

Advérbio

transitoriamente,precariamente,contingentemente,provisoriamente,efemeramente,momentaneamente,perfunctoriamente,instantaneamente.;por alguns instantes,por algum tempo,en passant,in transitu,de passagem,em trânsito,em curto espaço de tempo,logo,cedo;na véspera de,à beira de,in articulo,num rufo,num átimo,num pronto,por agora,antequanto,sem mais tardar,imediatamente,uno spiritu,de um fôlego,de uma assentada.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Expulsão

Substantivo

emissão,efusão,ejeção,ejaculação,rejeição,repulsão,extrusão,eversão,descarga,evacuação,descomida,vomição,vômito,golfada = gorgolão,eructação,arroto,ventosidade,peido (pleb.),traque,flato dos intestinos,ventosidade com estrépito;cuspidela,cuspidura,escarro;sangria,flebotomia,paracentese,exania,prolapso,escoamento,esgoto,despejo,evisceração,deportação,banimento,relegação,extradição,desalojamento.

Adjetivo

emitente,emitido e v.;expulsor,expultriz,expulsório,ejetor.

Verbo

dar saída a,ejetar,exalar,evaporar,lançar fora,extravazar,esvaziar,dar vazão,limpar,sacudir,despejar,entornar,segregar,expelir,deitar fora,ejacular,excretar,emitir,dardejar,descarregar,abrir as comportas,rejeitar,desaceitar,refugar,desacolher,repelir,lançar de si,afugentar,efundir,esguichar,seringar,derramar,suar,soprar,golfar,golfejar;fazer sair = eliciar,chasser,mandar para os diabos,mandar às favas,plantar batatas,bugiar;correr a toque de caixa,atirar longe,varrer de,eliminar,escovar,espanar,riscar de,desinçar,descarregar,desatacar,trancar a porta,livrar-se de,desonerar-se de,descarregar-se de,descartar-se de,libertar-se de,eximir-se de,sacudir de si,despir-se de;expulsar,pôr na rua,fazer desocupar o beco,pôr fora de casa,despedir,trancar a matrícula,desencovar,desalojar,desembrenhar,despovoar,relegar,banir,deportar;esvaziar,desencher,vazar,desaguar,drenar,expurgar,desentranhar,eviscerar,desenformar,desenfornar,desenterrar,desentesourar,desinternar,dessepultar,exumar,desencravar,desenvasar,desatolar,desatascar,desempegar,desarraigar,libertar de,parir,vomitar,desabafar o estômago,arrevessar ou arrevezar,bolsar;ter náuseas,ter ânsias,engulhar,expectorar,escarrar,gosmar,consertar a garganta,assoar-se,moncar,cuspir,cuspinhar,cuspilhar,salivar,esputar,urinar,fazer uma necessidade,satisfazer a uma necessidade fisiológica,evacuar,defecar,fazer cocô (vulg.),cagar (vulg.),desalagar,dar de corpo (pop.),descomer,bostar,cagar (pleb.),obrar,dejetar,borrar;desonerar,exonerar,limpar,aliviar o ventre,aliviar os intestinos;estrabar,vazar,zourar = ter diarreia,ir à privada = escagaçar-se,escarrinhar-se,dar de ventre;desembaular,desemalar,desenfardar,desembalar,desensacar,desenvasilhar,desembarrilar,desencaixotar,desembrenhar,desempalhar,desempacotar,desalforjar,desembrulhar,ressumbrar,desencaixar,desenfrascar,desengarrafar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Fluidez

Substantivo

liquidez,gás,aquosidade,fluido,líquido,licor,linfa,humor,serosidade,caldo,suco,seiva,sumo,sangue,pituíta,reuma,icor,sânie,pus,vurmo,chorume,soro,hidrônfalo;(ciência dos líquidos): hidrologia,hidrostática,hidrodinâmica,hidrogenia.

Adjetivo

líquido,fluido,suculento,sucoso,sumoso,chorudo,chorumento,icoroso,sumarento,seivoso,seroso ou soroso,fluente (líquido em movimento),aquoso,vurmoso,pituitoso,liquefeito,derretido,incongelado,incongelável,incoagulado,incoagulável,insolidificado,solúvel,soluto,venífluo,venoso.

Verbo

ser (fluido e adj.);fluir (líquido em movimento),jorrar,escorrer,pingar,borbotoar,esguichar,espirrar;fluidificar,dessorar,sorar,liquefazer,evaporar,congelar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção