Sua língua na Internet

 

(re.ma.tar)

v.

1. Fazer remate ou acabamento em; arrematar. [td. : Rematou o ensaio com a citação do mestre.]

2. Terminar a costura de. [td. : A costureira rematou a barra da saia.]

3. Completar com remate de ornato. [td. : Rematou o portão com dois lampiões antigos.]

4. Findar(-se) por completo. [td. : Rematou o almoço com melado e queijo de coalho.] [int. : A fase da alegria rematou -se logo.]

[F.: re - + mate. Hom./Par.: remate (fl.), remate (sm.); remates (fl.), remates (pl. do sm.).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Fim

Substantivo

final,finalização,encerramento,encerro,arremate,fecho,terminação,término,finamento,finda (ant.),finis,finale,ponto,termo,completório,desinência,último degrau,derradeira etapa,polo,limite,fronteira,Última Thule,meta,ômega,zê,tau,extrema,barra,cabo,orla,cauda,rabo,fundo;borda,bonne bouche,sobremesa;estuário,consumação,dénouement,desenlace,desenredo,conclusão,desfecho;epílogo;remate,posfácio,dia do juízo final,dies irae,despedida,apagar das luzes,baliza,destino,os derradeiros estertores,agonia,vasca,expiração,exício;morte,crepúsculo,ocaso,últimas,catástrofe,apoteose,acabamento,fenecimento;apotelesma,parada,paradeiro,foz,desembocadura,embocadura;cemitério,começo do fim,coup de grâce,tiro de misericórdia,golpe de misericórdia,pá de cal,golpe de morte,vulnus insanabile;vulnus immedicabile;escatologia,Calvário;Gólgota.

Adjetivo

findo,final,terminal,terminativo,epilogal,sainte,definitivo,último,extremo,postemeiro,postrimeiro,postremo,postremeiro,derradeiro,cabeiro,posterior,póstumo,transato,passado,vencido,dorsal,caudal;contérmino,terminado,finalizado,acabado,consumado,arrematado,rematado,& v.;penúltimo,antepenúltimo,morrediço.

Verbo

findar,finalizar,acabar,terminar,consumar,arrematar,colmar,fechar,rematar;não prosseguir,terminar,parar,cessar,cerrar,ultimar,concluir,aprontar,levar a cabo,agonizar,finar,expirar;vasquejar,perecer,morrer;desfechar;ter seu desfecho,ter seu remate;fenecer,extinguir,extinguir-se,sumir,sumir-se,desaparecer;embocar,abocar,ir dar em,levar a,desaguar,desembocar;volatilizar,evaporar,vaporar-se,diluir-se,voar,partir;completar,coroar;dar um fim,fazer um fim,pôr um fim;levar até o calvário,dar com o basta,chegar a bom termo,pôr um prego na roda,pôr um freio,pôr um ponto final.

Advérbio

finalmente,definitivamente,terminadamente,derradeiramente.;ao apagar das luzes,quando Inês já era morta;afinal.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Cume

Substantivo

proeminência,preeminência,culminância,supereminência,sumidade,zingamocho,sumo grau,suprasummum,suprassumo,requinte,cúmulo,remate,auge,apogeu,acme,pino;nec plus ultra,galarim,fastígio,culminação,acume,zênite,zina,pino,pináculo,cimo,ápice,agulha,viso,assomada,vértice,coroa,meridiano,grimpa,teso,crista,picada,tope,topo,píncaro,coruta,coruto,picaroto,enfesta,alcantil,socalco,ponto culminante,extremidade superior,lombada,pico,picoto,último degrau;espinhaço,linha de cumeada,cumeada,cumeeira,pau de fileira;altura,elevação,máximo,ponta,bico,clímax,polo,ombros dos montes,extremidade,sumidade,mirante,frança,fim,leira,leiva,moleira,cabeça,cabeço,cocuruto,sincipúcio,carrapito,copa,anticlinal;coruchéu = zimbório,cúpula,domo,abóbada,capitel,friso,frontão,zoóforo,cimácio,cimalha,sótão,água-furtada;atalaia,coberta,convés,duneta,tope da gávea,vela maria,vela do joanete.

Adjetivo

altíssimo,alto,apical,supereminente,súpero,superior,sobre-eminente,sumo,superno,supernal,culminante = cuminal,supremo,meridiano,zenital,principal,apício,sincipital,capital,capitato.

Verbo

culminar,colmar,topetar = tocar o ponto mais alto,grimpar = ir ao cume,encumear (altura),coroar,toucar,rematar,encimar,assomar,embarrar-se,chegar ao meridiano,augir,empinar = levantar ao cume,sobrepujar,empicotar.

Advérbio

altissimamente e adj.;a pino,no zênite,no meridiano.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.

Acabamento

Substantivo

complemento,completamento,encerramento,execução,remate,fecho,finalização,despacho,desfecho,consumação,ultimação,desenredo,culminação,fatura,feitura,conclusão,terminação,termo,arremate,remate (fim);êxito,sucesso,perfazimento,término,limite (chegada);preenchimento,liquidação,epílogo,desenlace,denouément,catástrofe,maturidade;resultado,final,golpe final;último retoque,última demão,coroamento,coup de grâce,selo,golpe de misericórdia,tiro de misericórdia,cúpula do edifício,chave da abóbada,fato consumado,fait accompli,selo,gradinada,pá de cal,ponto final.

Adjetivo

complementar,complementário,completivo,conclusivo,integrante,final,finalizante,concluso,total,completo,perfeito,perficiente,acabado,consumado,cabal,íntegro,inteiro;de um perfeito acabado,pronto (preparação).

Verbo

acabar,efetuar,efetivar,ir a cabo,levar a cabo,encerrar,realizar,acabar,finalizar,perfazer,cerrar,terminar,completar,complementar,fechar,inteirar,integrar,rematar,arrematar,concluir,coroar;daro remate a,pôr o remate a;atilar,consumar,conseguir,levar a salvamento,dar por concluído,parar;levar a cabo,levar ao fim;pôr o selo a;dar a última demão,dar os últimos retoques,dar a última pincelada,dar o último toque;acertar a última demão,pôr o ponto final,retocar,ultimar,fazer ponto,fechar,pôr fim,inteirar,preencher,amadurar,amadurecer,sazonar;trazer à maturidade,trazer à perfeição;aperfeiçoar,estampilhar,selar,sigilar,escanhoar,fazer,elaborar,executar,cumprir,aviar,satisfazer,levar a efeito,pôr em prática,despachar,polir,limar,gradinar,destocar,levar as coisas às do cabo = queimar os últimos cartuchos,culminar;chegar ao zênite,chegar ao seu termo,chegar ao seu ocaso;morrer de velhice,morrer de morte natural;percorrer toda a sua trajetória,completar sua revolução sideral;atingir ao alvo,atingir a sua meta;cumprir sua missão,cumprir seu fadário;fechar o perímetro,chegar ao calvário.

Advérbio

complementarmente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Actum est. Finis coronat opus;Consumatum est;C’en est fait;Fogo, viste linguiça;Dito e feito;Aqui se cerra a história;Tenho dito;Está encerrada a sessão;Ite,missa est.

Conjunção

Compra

Substantivo

coempção,aquisição,adquirição,adquirimento,consumo,suborno,preempção,procura,regateio,lançamento,arrematação,sub-hastação,lanço;procura (p.op. a oferta) freguesia,clientela;freguês,cliente,comprador,arrematador,adquirente,consumidor,usuário,importador,adquiridor,alienatório,lançador,licitante,amigos,rameiro,regatão.

Adjetivo

comprador e comprado e v.;comprável,de grande procura,emptício (jur.).

Verbo

comprar,adquirir,fazer aquisição,aquistar,mercar,feirar,regatar,pagar;dar por um objeto certa quantia,esbrizar (ant.),despender;importar,afreguesar-se,avezar-se,ser freguês de,consumir,aplicar o dinheiro em fazer compra,regatear;comprar a dinheiro,comprar à vista,comprar fiado,comprar a giz,comprar à rasa,comprar a prazo,comprar a prestação,comprar de altamaia;lançar,rematar,arrematar,peitar,subornar,comprar,corromper,untar as mãos de alguém,licitar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Caveat emptor.

Conjunção