Sua língua na Internet

 

(a. gu.lha)

sf.

1. Haste de aço, pequena e fina, com pequeno orifício pelo qual se passa linha, us. para coser, bordar, costurar etc.

2. Peça similar us. em máquina de costura.

3. P.ext. Toda haste ou ponta de metal, ou objeto pontiagudo feito pelo homem.

4. Haste (maior que a agulha [1]), com orifício numa extremidade e a outra em gancho, us. para fazer crochê.

5. Vareta (ger. em par) de material vário (marfim, metal, plástico etc.) com um ressalto numa das extremidades e a outra em ponta, us. para tecer fios de lã em trabalhos de tricô.

6. Fig. O oficio o ganha-pão de quem trabalha com agulha (como costureiras, bordadeiras etc.); esse trabalho.

7. Haste fina metálica, oca, que de adapta a seringa e que se introduz sob a pele, dentro de músculo, ou de vaso sanguineo, ou de órgão, para aplicar injeção de medicamento, soro, anestesia etc. ou fazer punção.

8. Ponteiro de relógio, de bússola ou de outros mostradores; fiel de balança

9. Náut. O mesmo que agulha magnética.

10. Pequena peça de toca-discos (com ponta esférica ou elíptica, ger. de safira ou diamante) que transmite as vibrações sonoras captadas nas ondulações dos sulcos de discos gravados (como os antigos LPs) à cápsula e aos sistemas amplificadores.

11. Arm. Peça que, em armas de fogo, percute o fulminante do cartucho do projetil quando a arma é disparada.

12. Mec. Peça no carburador de motores a explosão que regula a injeção de combustível.

13. Ponta móvel de um trilho que, ao ser pivotada, engata em outro trilho, permitindo a mudança de via de trem ou bonde.

14. Em vias urbanas ou rodovias, abertura no canteiro entre duas pistas de mesmo sentido, permitindo que veículos passem de uma para outra.

15. Pequeno instrumento de madeira no qual se enfiam as linhas us. por pescadores para tecer ou remendar redes de pescar.

16. Arq. Arremate arquitetônico de torre ou campanário, alto e estreito, para realçar a forma esguia.

17. Monumento vertical, reto e esguio, em ponta, ger. marco de um fato histórico; OBELISCO

18. Geog. Pico de montanha em forma de cone pontiagudo.

19. Toda formação natural (rochedo, penedo etc.) com esse formato.

20. Pedra submersa pontuda; AGULHÃO (1)

21. Zool. Parte do corpo de um animal onde as espáduas se juntam; CERNELHA

22. Bot. Nome comum que se dá a folhas em forma de haste e pontiagudas, como a dos pinheiros e outras coníferas.

23. Zool. Grande peixe teleósteo (1,5m de comprimento) da fam. dos belonídeos (Tylosurus acus), dos mares tropicais; AGULHÃO

24. Fig. Ironia, sarcasmo, zombaria, troça

25. Fig. Provocação, intriga, difamação, maledicência.

26. Bras. Peças de carne bovina adjacentes ao espinhaço [Mais us. no pl.]

27. MG Min. O rutilo, quando associado ao diamante.

[F.: Do lat. vulg. acucula, dim. de acus.]


Agulha de crochê
1 Haste de metal, plástico, etc., com uma das extremidades terminada em pequeno gancho, us. para puxar a linha e fazer os pontos.


Agulha de escaler
1 Náut. Agulha magnética portátil.


Agulha de governo
1 Náut. Agulha pela qual o timoneiro orienta o navio no rumo programado.


Agulha de marear
1 Náut. Ant. Bússola us. antigamente em navegação marítima, constituída por uma agulha magnética em placa de cortiça a flutuar dentro de uma tina com água.


Agulha de palombar
1 Marinh. Bras. Agulha grossa e curva para costurar cabos de velas e toldos.


Agulha de trânsito
1 Abertura em canteiro ou calçada para passagem de veículo que muda de pista. [Tb. apenas agulha.].


Agulha de tricô
1 Haste longa, de metal, plástico, etc., com uma das extremidades em ponta e a outra terminada numa cabeça, que serve, ger. em par, para tecer as malhas do tricô.


Agulha giroscópica
1 Náut. Instrumento de navegação baseado na propriedade de o eixo de um giroscópio orientar-se pela direção do meridiano verdadeiro sobre o qual está situado.


Agulha giroscópica mestra
1 Náut. O sistema giroscópico principal, cujas indicações são repetidas em agulhas repetidoras; agulha-mãe.


Agulha líquida
1 Náut. Agulha magnética dentro de uma cuba cheia de água destilada (para neutralizar ou atenuar oscilações resultantes de movimentos bruscos).


Agulha magnética
1 Fís. Náut. V. bússola.


Agulha repetidora
1 Náut. Agulha que reproduz as indicações da agulha giroscópica mestra.


Procurar agulha em palheiro
1 Procurar algo dificílimo de ser achado.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Altura

Substantivo

alteza,altitude,alto,elevação,eminência,protuberância,supereminência,pujança,proceridade,proeminência,estatura,celsitude,magnitude,sublimidade,excelsitude;desnível,colosso,planura,rechã,planalto,platô,araxá,meseta,espigão,montanha,espinhaço,serra,serrania,cordilheira,trono,coxilha,montanha,monte,contraforte,morro,colina,mamilo,outeiro,cerro,montículo,montijo,cole,tufo;pico,topo,crista,ponto culminante;pedranceira,penela,corcovo,emposta de terra,salto,lomba,penha,mamelão,outeirinho,padrasto,cabo,promontório,farelhão,penhasco,barroco,barroca,barrocal,cabril,alcantil,alcantilada;Himalaia,Andes,Alpes,Itatiaia,Pireneus,Pão de Açúcar,Corcovado,morraria,neves perpétuas,rochedo,fraga,pico,píncaro,cume,escarpa,lombada,cadeia de rochedos,penhascal,morraria;torre,albarrã,pilar,coluna,estátua,torso,obelisco,monumento,palmeira,arranha-céu,sobrado = tabuado,flecha,agulha,observatório,minarete,zigurate,almádena,campanile,campanário,miradouro,miramar,mirador,mirante,belvedere,torreão,torrinha,ameia,tombadilho,zimbório,coruchéu,cimalha,cornija,padieira,verga (de janela),cós (de vestido),varapau;mastaréu,mastro,epídromo (ant.),mastro real,mastro grande,mastro real do traquete;mastro real da gata ou da mezena,mastro do gurupés,mastro composto,mastro de cocanha = pau de sebo,gávea,vela-maria,poleiro,alcândora;baobá = adansônia,jequitibá,carvalho,roble,homem alto,amurada = vibordo,entablamento,friso,arquitrave,maré cheia,preamar = esto,nascente,cabeceira;oreografia,orografia,orologia,orognosia,sistema orográfico,ponto culminante,tontura,vertigem.

Adjetivo

alto,celso,excelso,preexcelso,sublime,augusto,sublimado,prócero,altívago,picoso,morrudo,enfesto,supino,etéreo,elevado,acroceráunio,sobrecabado (p. us.);sumo;levantado,levantadiço,gigantesco,altaneiro,altívolo,patagão,patagônio,remontado,grandalhão,alto como um varapau,crescido,grande;torreado,torreante,suspenso,pendente,soberbo,planáltico,septícole,montês,montesino,montesinho,montano,montanhês,montaraz,montanhesco,colinoso,acidentado,penhascoso,montanhoso,alpino,alpestre,nubívago,espigado (gigantesco),proeminente,eminente,acoruchado,intransponível,ingalgável,inatingível,inabordável,invencível,sobreposto,assobradado,supereminente,imponente,majestoso,altivo,caligante = vertiginoso,alteroso,esguio,cimeiro,sobrejacente,pujante,nevado,nevoento,nevoso,obeliscal,monumentoso,monumental,altícomo,alticolúnio,que se eleva acima do último remígio de asa;oreográfico,orográfico,orológico,orogênico.

Verbo

altear(-se),ser (alto e adj.);ameaçar o céu,ir-se às nuvens,desafiar as nuvens,tocar o azul,beijar o céu;torrear,torrejar,elevar-se,topetar,erguer-se,levantar-se,alcantilar-se,estar sobranceiro,sobrancear,dominar,tremular,voar muito alto,adejar,remar,esvoaçar,pairar,remontar o voo,sublimar,sobressair,suspender-se,pender sobre,estar eminente a,ficar a cavaleiro,sobrepujar,sobrelevar,ultrapassar (superioridade),subir,cavalgar,culminar,içar,alar,augir,erigir,hastear,destacar-se,dominar pela altura,assoberbar,sobrancear,sobrar,ficar mais alto que,estar proeminente,ascender,empoleirar-se,assomar-se,engrimpar-se,encarapitar-se,embarrar-se = encumear-se,alcandorar-se,encomoroçar-se;empinar,grimpar andar,estar nos bicos dos pés;sobrenadar,guindar,tornar mais alto,sobradar,ensobradar,assobradar,desnivelar,levantar.

Advérbio

altamente e adj.;para cima,sobre,na parte superior,num nível elevado,em cima,em lugar superior,a cavaleiro,às cavaleiras,às cavalitas,às cavalinhas,a montante,acima,suso (desus.),sóbolo,sóbola (ant.),por cima de,arriba,de cima,do alto,do céu.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Cume

Substantivo

proeminência,preeminência,culminância,supereminência,sumidade,zingamocho,sumo grau,suprasummum,suprassumo,requinte,cúmulo,remate,auge,apogeu,acme,pino;nec plus ultra,galarim,fastígio,culminação,acume,zênite,zina,pino,pináculo,cimo,ápice,agulha,viso,assomada,vértice,coroa,meridiano,grimpa,teso,crista,picada,tope,topo,píncaro,coruta,coruto,picaroto,enfesta,alcantil,socalco,ponto culminante,extremidade superior,lombada,pico,picoto,último degrau;espinhaço,linha de cumeada,cumeada,cumeeira,pau de fileira;altura,elevação,máximo,ponta,bico,clímax,polo,ombros dos montes,extremidade,sumidade,mirante,frança,fim,leira,leiva,moleira,cabeça,cabeço,cocuruto,sincipúcio,carrapito,copa,anticlinal;coruchéu = zimbório,cúpula,domo,abóbada,capitel,friso,frontão,zoóforo,cimácio,cimalha,sótão,água-furtada;atalaia,coberta,convés,duneta,tope da gávea,vela maria,vela do joanete.

Adjetivo

altíssimo,alto,apical,supereminente,súpero,superior,sobre-eminente,sumo,superno,supernal,culminante = cuminal,supremo,meridiano,zenital,principal,apício,sincipital,capital,capitato.

Verbo

culminar,colmar,topetar = tocar o ponto mais alto,grimpar = ir ao cume,encumear (altura),coroar,toucar,rematar,encimar,assomar,embarrar-se,chegar ao meridiano,augir,empinar = levantar ao cume,sobrepujar,empicotar.

Advérbio

altissimamente e adj.;a pino,no zênite,no meridiano.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,.

Agudeza

Substantivo

ácie (p. us.),acuidade,acume,acúmen,acuminação,amoladura,amolação,afiação,fio,gume,corte,releixo,perilo;aguçamento,adelgaçamento,aculeamento e v.;aguço,ponta,espiga,espigão,aresta = rebarba,lâmina,estria,sarça,espinho,cardo,silvado,abrolho,espiculum,silva,estrepe,pente,peina (ant.),agulha,alfinete,travessa,bico,choupa,ferrão,dardo,arpão,lança,acúleo,acicate,bandarilha,aguilhão,espora,estoque,roseta = cossouro,espeto,cúspide,tridente;chifre,saramátulo (de veado),guampa,chavelho,ponta,corno,armas,saleiro,agulheta,espinha,farpa,farpão,chuço,azavã,pampilho,garrocha,pique,seta,flecha;dente canino,dente do siso,molar;cartucheira (pop.),colmilho,presa,sobredente;raio,pontilha,biqueira,ponteira,cume,cimeira,cone,conoide,quina,engra,pão de açúcar,cabucho,cabuchão,píncaro,alcantil;agulha (de torre),aiguille,campanário;chevaux de frise,porco-espinho,ouriço;cunha,faca,cortadeira,caxerim,caxereguengue,caxerenga,cotó,quicé,capadeira,facalhão,trinchante,trinchete,navalha,mastoquino,postemão,sevilhana,punhal,sica,lâmina,laminela;cutelo,cutela,cutelaria;escalpelo,bisturi,sarjador,lanceta,punceta,apostemeiro;charrua,arado,relha,alvião,machado,machadinho,secure,merlim,frâncica,cutelo,jugador,manchil,faca de jugar,talhador,balestilha,picareta,alferça = alferce,haissúaque,enxada,enxadão,cacumbu (depr.),enxó = trincha,goiva,podoa,podadeira,podão,roçadeira,rocadoura,foice,segadora,segão,sega do arado,setoura,ancinho,gadanha,arife (gír.),tesoura,fórfex,fórfice,florete,espada (armas),punhal,adaga,canivete;puxavante = renete,furador,serra,serrão,serrote,amoladela,amoladura,amolada,molada,afiador,tornafio,mó,pedra de afiar,cote,aguçadeira,assentador,amolador,rebôlo,couro,esmeril,reicua.

Adjetivo

agudo,bical,bicudo,pungente,sobrostrado,afiado,incisório,aguçado,fino,penetrante,cortante,amolado e v.;acicular,aciculado,aculeado,aculeiforme,lanceolado,pontiagudo,pontudo,cônico,conoidal,piramidal,mucronado,fusiforme,dentiforme,securiforme,ensiforme,especiforme,dentudo,dentado,denticulado,adentado,bidentado,tridentado,quadridentado,bigúmeo = de dois gumes;estrelado,estelífero,esteliforme,estelário,odontoide,tricorne,tricúspide,aguçado como a ponta de uma agulha,embicado,espadâneo,saliente,pectíneo,cuspidato,cornífero,corniforme,cavicórneo,espinhoso,colmilhoso,colmilhudo,cardoso,cheio de cardos,sarçoso,farpado,farpante,unicúspide,quadricúspide,quadrigúmeo,fragoso (áspero),sagitado,bicorne,bicórneo,digitado,digitiforme,quinquedentado,sérreo,serrado,serrátil,eriçado,biaristado,ctenodonte,cornudo,cornígero,cornisolo,cornuto,unicorne,unicórneo,vulnífico.

Verbo

aguçar,ser (agudo e adj.);tornar (agudo e adj.);apontar,afusar,afunilar,enfunilar,assovelar,adelgaçar,dar forma cônica a,anavalhar,acerar,azerar,acuminar,espicular,aculear,desembotar,embicar,eriçar,arriçar,denticular,farpar,farpear,desengrossar,desbastar,esmerilar,amolar,afiar,afilar,assentar o fio,passar na pedra,arrebolar,arrepiar,aparar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Registro

Substantivo

tombo,tombamento,traço,vestígio,reflexo,sinal,relíquia,restos,cicatriz,gilvaz,cicatrícula,pegada,peugada,treita,rasto,trauta (de caça),rastro,rabeiro,rabeira,marca,esteira;águas (de um navio),indício,pista,trilha;monumento,escudo,armorial,corágico,laje,pedra,placa,chapa,troféu,óbelo,obelisco,agulha,pilar,coluna,monólito = estela,marco miliário,cipo,memorial,memória histórica,memento (lembrança);testemunha,medalha,selo comemorativo,coluna histórica (comemoração);termo,marco,pilastra;registro,nota,apontamento,verbete,minuta,esboço,rascunho,rol (lista);relação,agenda,almagesto,canhenho,díptico,catálogo,livro de ouro,códice,cadastro,entrada,inscrição,lançamento,assentamento,fé de ofício,memória,memorando,relatório,enunciativa,(ant.),endosso,cópia,duplicata,rótulo,dístico,arquivo,letreiro,emblema,ramo (de taverna),tituleiro,documento (segurança);depoimento,dossiê,proces verbal affidavit,certificado;protocolo,ata,carteira,manual,formulário,pasta,coletânea,folclore,enxerto,analecto,extratos,seleta,cartalogia,catalecto,antologia,cartapácio,calhamaço,casier,papeleira,secretária,bulário,epistolário,epistoleiro,imprensa,gazeta,jornal,folha,revista,panfleto,magazine,almanaque,calendário,efeméride,roteiro,livro de derrota,livro de bordo,livro mestre,razão,diário,borrador,catálogo,arquivo,traça;documento oficial;livro azul,livro róseo,livro amarelo,livro negro;estatística,recenseamento,autobiografia,memórias;ata,compte rendu,autos,processo,crônica,cronicação,mote,legenda,exergo (de uma moeda),convenção,história,biografia;monumentos escritos,necrológio,hagiografia,hagiomeno,martirológio,sanctoral,hinário,cartório,cartorário,cartulário,arrolamento,inventariação,inventário,bençoairo (ant.),averbamento,cártula,cartela,assinatura;registrador;sinalética;anotação,assento,cota,nota,marca,cédula,chicha,sebenta.

Adjetivo

registrado e v.;figurado,arrolado,adscrito;obeliscal,hagiológico.

Verbo

registrar,dar a registro,encabeçar,tombar,fazer o tombamento de,arrolar,tomar por termo,ir ao livro,assentar,fazer o lançamento de,lançar,escrever,exarar,lançar em registro,escriturar,averbar,titular,empadroar,gravar,lavrar,tomar nota de,averbar,inscrever,anotar,notar,marginar,chancelar,protocolar,abrir folha,transcrever,marcar;assinar (atestar);aduanar;dar entrada,inventariar,atombar,arquivar,emaçar,matricular,incluir,alistar,relacionar,autuar,arrolar,catalogar.

Advérbio

sob registro.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção