Sua língua na Internet

 

(im.pren.sa)

sf.

1. Máquina de imprimir

2. A arte e a prática de imprimir: A imprensa foi invenção de Gutemberg.

3. Jorn. Conjunto dos meios de difusão de notícias, fatos, informações etc.: A imprensa exerce grande influência na opinião pública.

4. Jorn. Conjunto dos jornais e revistas de determinado lugar, tipo ou assunto: a imprensa americana.

5. Bras. Jorn. Conjunto de jornalistas e repórteres: O presidente recebeu a imprensa no palácio.

[F.: Posv. dev. de imprensar. Hom./Par.: imprensa (fl. de imprensar)]


Imprensa alternativa
1 Jorn. Aquela que pretende, em sua orientação editorial, ser independente de sistemas de influência vigentes (governo, grandes empresas, partidos etc.).


Imprensa amarela
1 Jorn. Pej. P.us. Ver Imprensa marrom.


Imprensa escrita
1 Jorn. O conjunto e a instância dos órgãos jornalísticos escritos, como jornais, revistas etc.


Imprensa falada
1 Jorn. Rád. O conjunto e a instância de material jornalístico de transmissão radiofônica, como os noticiários, reportagens e comentários transmitidos pelo rádio.


Imprensa marrom
1 Jorn. Pej. Tipo de imprensa centrada em sensacionalismo, como escândalos, aberrações, noticiário policial etc; P.us. imprensa amarela.


Imprensa nanica
1 Jorn. Termo que designa tipo de imprensa alternativa feita com poucos recursos e estruturas limitadas e modestas.


Imprensa televisionada
1 Jorn. Telv. O conjunto e a instância de material jornalístico transmitido pela televisão, como noticiários, reportagens, comentários etc.


Grande imprensa
1 Jorn. Termo que designa o conjunto de jornais e revistas de grande tiragem ou influência, ger. publicados por grandes empresas de comunicação.





O termo refere-se não só à divulgação de notícias em veículo impresso, mas a todo o conjunto e meios de divulgar notícias, opiniões, anúncios etc., ou seja, toda informação ou conhecimento de interesse do público. Em sua linguagem, portanto, a imprensa reflete e expressa o nível cultural da sociedade. Em seu papel de difusora de informação e opinião, a imprensa livre constitui-se num dos principais instrumentos da democracia, passando a formadora de opinião. Já na China, no século VII, registra-se atividade de imprensa (divulgação de notícias da corte). Os primeiros jornais diários são do século XVIII, na Inglaterra. O primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense, não era, quando surgiu em 1808, publicado no Brasil, mas em Londres. Alguns meses depois surgiu a Gazeta do Rio de Janeiro, o primeiro jornal publicado no Brasil.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Informação

Substantivo

informe,esclarecimento,luz,inculca,conhecimento;cognição,sabença,sapiência,pesquisa,publicidade;comunicação,participação,intimação,intimativa,aviso,notícia,recado,twitter,post,participação verbal,notificação,anúncio,pregão,bando,edital,anunciada,anunciação,representação,exposição,narrativa,estendal,sudário,sicofantismo,denúncia,pressentimento,alusão,depreensão,juízo,conceito,referência,especificação,boato,conselho,admoestação,notícias;detalhes,pormenores,descrição;relação (registro);afirmação;menção,instruções,divulgação,intercomunicação,comunicabilidade;informante,informador,declarante,arauto,inculcador,narrador,contador,relator,porta-voz,noticiarista,olheiro,repórter,enunciador,expositor,comunicador,preconizador,pregoeiro,órgão,intérprete,bisbilhoteiro,noveleiro,porta-novas,espião,denunciante = malsim,emissário,guia,xauter,echadiço,inculcadeiro,inculca;imprensa,jornal,revista,noticiário,jornalismo,correspondente,agência de notícias,reportagem;cinema,cinejornal,documentário;televisão,telejornalismo,telenoticiário,cobertura ao vivo,flash;computador,internet,online,site,correio eletrônico,e-mail,blog,post;celular,torpedo,download. boateiro,alvissareiro,alvitreiro,cesto roto,mensageiro;amicus curiæ,polícia,os argos da polícia,Sherlock Holmes,mastim,delator,dedo-duro,sicofanta,propagador,valet de place = cicerone,piloto,guia,manual,ritual,cerimonial,prontuário,vade-mecum,mapa,planta,dicionário,enciclopédia,roteiro,itinerário;sugestão,alusão,insinuação,meia-palavra para um bom entendedor = verbum sapienti,gesto,mímica.

Adjetivo

informante e v.;informado e v.;informativo,publicado;expressivo;substancioso,explícito,inequívoco;claro;honesto;declaratório,nuncupatório,informacional,expositório,dedicatório,expositivo,enunciativo,enunciatório,ilustrativo,luminoso,esclarecedor,malsim,denunciante,noticioso.

Verbo

informar,dizer;pôr a par,pôr ao corrente,comunicar,anunciar,noticiar,acusar,fazer saber,cientificar,levar ao conhecimento de,ensinar;fazer ciente,esclarecer,instruir,participar,prevenir,fazer presente de alguma coisa a alguém,confiar,avisar,falar de,boquejar,formular,expor,avançar,expor aos olhos de,apresentar,transmitir,mencionar,exprimir;trazer a campo,trazer à baila,representar a alguém,notificar,certificar,enumerar,capitular,referir,resenhar,divulgar;significar,tornar público,intimar,inteirar,dar a entender,despeitorar-se,desembuchar-se,vomitar,desabafar-se;dizer as suas impressões,trazer as suas impressões,comunicar as suas impressões;apontar,dizer redondamente,dar conhecimento de,expor,expender,chamar a esclarecida atenção de alguém para (atenção);telegrafar,telefonar,oficiar,escrever,mandar recado,anunciar,noticiar,relatar,dar aviso de,detalhar,pormenorizar,particularizar,especificar,especializar,referir,expor detalhada e circunstanciadamente,resenhar,fazer resenha,apresentar relatório;descrever,malsinar,delatar,insimular,denunciar,confidenciar;soprar,segredar ao ouvido de;fazer confidências a alguém,revelar;explicar (interpretar);cochichar,murmurar,mussitar;conectar-se (a internet),logar-se,baixar (informação,programa,da rede para computador),postar,enviar e-mail;sugerir;lembrar,acordar,indigitar,alvitrar,inculcar,insinuar,meter na cabeça de alguém;fazer ver,mostrar;desenganar,tirar as cataratas de alguém,desabusar,tirar alguém do erro em que labora,desiludir,dissuadir,desimaginar,corrigir o engano,abrir os olhos,ser informado e adj.;ter conhecimento,aprender;apanhar o cheiro,farejar,colher de,ficar alerta,ouvir,vir ao conhecimento de,depreender,compreender,estar senhor de;chegar aos ouvidos de,ressoar aos ouvidos de,vir aos ouvidos de,vir ao conhecimento de;cair sob os olhos de;não cair em saco roto,não ciar em terreno sáfaro.

Adv?rbio

informadamente,por informações recebidas,segundo informações recebidas;por ouvir dizer,de oitiva,pelo que ouviu dizer.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Dictum sapient sat est: Para bom entendedor meia palavra basta.

Conjun??o

Publicidade

Substantivo

divulgação,difusão,disseminação,marketing,propaganda,exposição,visibilidade,exibição,publicação,editoração,propagação,propalação,derrama,circulação,curso,promulgação,transmissão,edição,buzinação,trombeteamento,alardeamento,pronunciamento;notoriedade,grito,barulho,vox populi,boato (notícias);dessegredo;imprensa,veículo,mídia,prelo,jornal,periódico,papelata (depr.),papelucho (depr.),pasquim (depr.),jornaleco (depr.),corsário,folícula (depr.),gazeta,folha,quinzenário,hebdomadário,semanário,matutino,vespertino,diário,mensário,papelejo (depr.),pastelão (depr.);revista,fôlder,pôster,encarte,folheto,panfleto,volante,rádio,televisão,videoclipe,internet,banner editor,publicador,publicitário,marqueteiro,jornalismo,periodismo,redação,redator,circular;carta,ofício-circular;manifesto,anúncio,reclame,cartaz,indoor,outdoor,display,exibidor,boletim,encíclica,informação;gazetilha,local,suelto,editorial,tiragem;jornalista,colaborador;depreciativos: foliculário,pasquineiro,periodiqueiro,plumitivo.

Adjetivo

publicado e v.;difundido,alardeado,badalado (fam.),corrente;em circulação,público,conhecido,onipatente,solene,manifesto,patente,noto,grande,flagrante,refinado (manifesto);trombeteado,achocalhado,encíclico,comentado,rezado,exotérico;anunciativo,anunciante,anunciador;editor,editoral,editorial.

Verbo

publicar,tornar (público e adj.);ir aos jornais,estampar,fazer conhecido (informação);falar de,fazer praça de;dar à estampa,mandar à estampa;espalhar,devassar,divulgar,pôr na rampa,propalar,disseminar,semear,difundir,propagar,inocular,revelar,noticiar,comunicar,lançar aos quatro ventos,trazer a público,mandar imprimir,fazer gemer os prelos,pregoar,apregoar,proclamar,vulgarizar,publicar urbi et orbi,expor,expender,enunciar,emitir,editar,editorar,dar à luz,expedir;transmitir aos leitores,fazer almoeda,badalar sob fortes rubricas,arengar,servir de arauto,lançar bando,tocar trombeta,rufar tambores,anunciar,apregoar,gritar à boca aberta,badalar (fam.),trombetear,zunzunar,levar um livro ao prelo,derramar,trazer a público,fazer pregão de alguma coisa;fazer propaganda,fazer reclame;afixar cartaz;pôr em público,pôr em letras de forma;pôr notícias em circulação,soltar grito de alarma;fazer vogar,circular;pôr em evidência,trabalhar a imagem estar (publicado e adj.);sair,estampar-se,publicar,ser público e notório,sair à luz,vir a saber-se;andar de boca em boca,correr de boca em boca,voar de boca em boca;circular,vogar,vir à luz da publicidade,sair a público;andar na berra,andar nas bocas do mundo;ser de todo o ponto sabido;andar de mão em mão,andar nas mãos de todos;ser fama,ser voz corrente,ser notório,ser do domínio público;propagar-se como incêndio.

Adv?rbio

publicamente e adj.;às sabidas,às claras,de portas abertas,à face do mundo,muito a descoberto,muito à vista,de rosto descoberto,à fiveleta;em público,em público e raso,sem rebuço,sem reserva,rotamente.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Conjun??o

Registro

Substantivo

tombo,tombamento,traço,vestígio,reflexo,sinal,relíquia,restos,cicatriz,gilvaz,cicatrícula,pegada,peugada,treita,rasto,trauta (de caça),rastro,rabeiro,rabeira,marca,esteira;águas (de um navio),indício,pista,trilha;monumento,escudo,armorial,corágico,laje,pedra,placa,chapa,troféu,óbelo,obelisco,agulha,pilar,coluna,monólito = estela,marco miliário,cipo,memorial,memória histórica,memento (lembrança);testemunha,medalha,selo comemorativo,coluna histórica (comemoração);termo,marco,pilastra;registro,nota,apontamento,verbete,minuta,esboço,rascunho,rol (lista);relação,agenda,almagesto,canhenho,díptico,catálogo,livro de ouro,códice,cadastro,entrada,inscrição,lançamento,assentamento,fé de ofício,memória,memorando,relatório,enunciativa,(ant.),endosso,cópia,duplicata,rótulo,dístico,arquivo,letreiro,emblema,ramo (de taverna),tituleiro,documento (segurança);depoimento,dossiê,proces verbal affidavit,certificado;protocolo,ata,carteira,manual,formulário,pasta,coletânea,folclore,enxerto,analecto,extratos,seleta,cartalogia,catalecto,antologia,cartapácio,calhamaço,casier,papeleira,secretária,bulário,epistolário,epistoleiro,imprensa,gazeta,jornal,folha,revista,panfleto,magazine,almanaque,calendário,efeméride,roteiro,livro de derrota,livro de bordo,livro mestre,razão,diário,borrador,catálogo,arquivo,traça;documento oficial;livro azul,livro róseo,livro amarelo,livro negro;estatística,recenseamento,autobiografia,memórias;ata,compte rendu,autos,processo,crônica,cronicação,mote,legenda,exergo (de uma moeda),convenção,história,biografia;monumentos escritos,necrológio,hagiografia,hagiomeno,martirológio,sanctoral,hinário,cartório,cartorário,cartulário,arrolamento,inventariação,inventário,bençoairo (ant.),averbamento,cártula,cartela,assinatura;registrador;sinalética;anotação,assento,cota,nota,marca,cédula,chicha,sebenta.

Adjetivo

registrado e v.;figurado,arrolado,adscrito;obeliscal,hagiológico.

Verbo

registrar,dar a registro,encabeçar,tombar,fazer o tombamento de,arrolar,tomar por termo,ir ao livro,assentar,fazer o lançamento de,lançar,escrever,exarar,lançar em registro,escriturar,averbar,titular,empadroar,gravar,lavrar,tomar nota de,averbar,inscrever,anotar,notar,marginar,chancelar,protocolar,abrir folha,transcrever,marcar;assinar (atestar);aduanar;dar entrada,inventariar,atombar,arquivar,emaçar,matricular,incluir,alistar,relacionar,autuar,arrolar,catalogar.

Adv?rbio

sob registro.

Prov?rbio

Interjei??o

Frase

Conjun??o