Sua língua na Internet

 

(pro.pa. gan.da)

sf.

1. Ação ou resultado de propagar, de difundir; PROPAGAÇÃO

2. Difusão, vulgarização de ideias, princípios, conhecimentos, teorias etc.; PROPAGAÇÃO; PROSELITISMO

3. Mkt. Publ. Difusão de mensagem de caráter informativo ou educativo

4. Mkt. Publ. Difusão de mensagem visual, musical, verbal etc., de caráter persuasivo que busca destacar um produto ou serviço passível de ser consumido

5. Mkt. Publ. A peça em que se faz essa difusão; ANÚNCIO; RECLAME: Odiava as propagandas daquela loja de móveis e eletrodomésticos.

[F.: Do lat. propaganda.]


Propaganda abusiva
1 Publ. Tipo de mensagem publicitária que induz à violência, vale-se do medo ou da superstição, é preconceituosa ou discriminatória, pode suscitar no consumidor comportamento prejudicial à sua saúde e segurança ou às de terceiros etc; publicidade abusiva.


Propaganda enganosa
1 Publ. Tipo de mensagem publicitária cujas informações ou descrições são falsas, com o intuito de iludir o consumidor ao atribuir qualidades inexistentes ao produto ou serviço; publicidade enganosa. [Cf.: propaganda abusiva.]


Propaganda subliminar
1 Publ. Técnica publicitária na qual a mensagem não é transmitida explicitamente para ser conscientemente captada e compreendida, mas através de recursos que atuem no subconsciente e na emoção do receptor, como impactos visuais e auditivos, associação com imagens positivas ou negativas, analogias e comparações etc.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Crença

Substantivo

credibilidade,crédito,segurança,confiança,confiabilidade,fé,fidúcia,persuasão íntima,verdade,esperança;presunção,persuasão,convicção,convencimento,insuspeição,certeza;opinião,sentir,maneira de pensar,juízo,vista,conceito,concepção,pensar,parecer,tensão (jur.),impressão (ideia);alvitre,conclusão (julgamento);doutrina firmada,base,dogma,lema,divisa,princípio consagrado,princípio recebido,modo de pensar,crença popular;opinião,fé firme,fé implícita,fé arraigada,fé inabalável,fé calma,fé sóbria,fé imparcial,fé desapaixonada,fé bem fundada;uberrima fides;fé sincera,fé antiga,fé ardente,fé profunda,fé brônzea,fé indestrutível;sistema de opiniões,escola,seita,partido,teoria,dogma,artigos,concepção,interpretação,regras,cânones,bandeira;declaração,profissão de fé;credo,credenda,syllabus,decálogo,quincálogo,heptálogo,catecismo;Evangelhos,Santas Escrituras,Bíblia,Roma,Meca,Jerusalém,Alcorão;assentimento;propaganda;programa,plataforma,credibilidade (probabilidade);(possibilidade).

Adjetivo

crível,creditável,certo,inequívoco,seguro,insofismável,positivo,fiel,confiante,inesitante,convicto,apanhado,convencido,confiado,capacitado,persuadido;imbuído,penetrado,compenetrado de;anticéptico;dessuspeitoso,insuspeitoso,crédulo;descuidoso;crido e v.;acreditado,putativo,insuspeito;digno,merecedor de crédito;aceitável,acreditável,fidedigno,estabelecido,recebido,consagrado,em que se pode confiar,satisfatório,provável;fiducial,fiduciário,persuasor,persuasivo,persuasório,forte,suasório,convincente,frisante,suasivo,ponderoso,que tem tomo,impressivo,impressível,impressionante,impressionável,doutrinal.

Verbo

crer,ser adepto de,ter como verdadeiro,dar crédito,acreditar,passar como certidão;dar fé,ter fé;ter confiança,crer piamente,crer a/de olhos fechados;ver como real,admitir,admitir como real,professar,considerar,outorgar foros de,tomar como verdadeiro,estimar,reputar,presumir,pensar;contar com,confiar em;esperar em ou de;apoiar-se em,arrimar-se a,fundamentar-se,fiar-se em,construir sobre,repousar em,calcular sobre,estabelecer suas razões sobre,tranquilizar-se a respeito por esse lado,admitir como certo,aceitar como evangelho,ligar muito valor a,tomar como estabelecido;saber com certeza,não nutrir dúvidas;estar seguro,dar por certo,dar por feita uma coisa;confiar,estar às atenças de,ater-se,acreditar em,depositar confiança em,aceitar como um dogma,ter por seguro que,não suspeitar de alguma coisa,ser de opinião,garantir,querer,jurar,conceber;ter uma opinião,perfilhar uma opinião,adotar uma opinião,conceber uma opinião,abraçar uma opinião,arriscar uma opinião,alimentar uma opinião,nutrir uma opinião,acariciar uma opinião,esposar uma opinião,professar uma opinião;estar ao lado;compartilhar de uma opinião,comungar de uma opinião,participar de uma opinião;ser da feição de alguém;ler pelo mesmo breviário que outrem,rezar pelo mesmo breviário que outrem;adotar,abraçar,perfilhar,esposar,aceitar uma teoria,atar-se a uma teoria;aceitar como verdadeiro,olhar como verdadeiro,classificar como verdadeiro,registrar como verdadeiro;suspeitar;meter-se na cabeça de,entrar na cabeça de;aninhar-se no cérebro,engolir (credulidade);possuir-se,ser tido e havido como verdadeiro;impor-se à confiança,impor-se ao consenso;convencer,satisfazer,instigar,possuir-se,convencer-se,imbuir-se,compenetrar-se,persuadir-se;mover,capacitar,gerar confiança;achar aceitação;trazer à razão,chamar à razão;ser recebido,ter lisonjeiro acolhimento;conquistar o espírito/o coração,empolgar o espírito/o coração,captar o espírito/o coração,seduzir o espírito/o coração;induzir a crer,despertar simpatia,encontrar guarida,achar eco.

Advérbio

e Frases: creditavelmente e adj.;na opinião de,na boca de,no pensar de,no conceito de,no julgar de,no entender de,aos olhos de,no sentir de,me judice,a mim me parece,ouso dizer,não tenho dúvida,estou certo;conte com,fique tranquilo,garanto-lhe,a meu aviso,a mim se me afigura;me vide! = garanto!.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Publicidade

Substantivo

divulgação,difusão,disseminação,marketing,propaganda,exposição,visibilidade,exibição,publicação,editoração,propagação,propalação,derrama,circulação,curso,promulgação,transmissão,edição,buzinação,trombeteamento,alardeamento,pronunciamento;notoriedade,grito,barulho,vox populi,boato (notícias);dessegredo;imprensa,veículo,mídia,prelo,jornal,periódico,papelata (depr.),papelucho (depr.),pasquim (depr.),jornaleco (depr.),corsário,folícula (depr.),gazeta,folha,quinzenário,hebdomadário,semanário,matutino,vespertino,diário,mensário,papelejo (depr.),pastelão (depr.);revista,fôlder,pôster,encarte,folheto,panfleto,volante,rádio,televisão,videoclipe,internet,banner editor,publicador,publicitário,marqueteiro,jornalismo,periodismo,redação,redator,circular;carta,ofício-circular;manifesto,anúncio,reclame,cartaz,indoor,outdoor,display,exibidor,boletim,encíclica,informação;gazetilha,local,suelto,editorial,tiragem;jornalista,colaborador;depreciativos: foliculário,pasquineiro,periodiqueiro,plumitivo.

Adjetivo

publicado e v.;difundido,alardeado,badalado (fam.),corrente;em circulação,público,conhecido,onipatente,solene,manifesto,patente,noto,grande,flagrante,refinado (manifesto);trombeteado,achocalhado,encíclico,comentado,rezado,exotérico;anunciativo,anunciante,anunciador;editor,editoral,editorial.

Verbo

publicar,tornar (público e adj.);ir aos jornais,estampar,fazer conhecido (informação);falar de,fazer praça de;dar à estampa,mandar à estampa;espalhar,devassar,divulgar,pôr na rampa,propalar,disseminar,semear,difundir,propagar,inocular,revelar,noticiar,comunicar,lançar aos quatro ventos,trazer a público,mandar imprimir,fazer gemer os prelos,pregoar,apregoar,proclamar,vulgarizar,publicar urbi et orbi,expor,expender,enunciar,emitir,editar,editorar,dar à luz,expedir;transmitir aos leitores,fazer almoeda,badalar sob fortes rubricas,arengar,servir de arauto,lançar bando,tocar trombeta,rufar tambores,anunciar,apregoar,gritar à boca aberta,badalar (fam.),trombetear,zunzunar,levar um livro ao prelo,derramar,trazer a público,fazer pregão de alguma coisa;fazer propaganda,fazer reclame;afixar cartaz;pôr em público,pôr em letras de forma;pôr notícias em circulação,soltar grito de alarma;fazer vogar,circular;pôr em evidência,trabalhar a imagem estar (publicado e adj.);sair,estampar-se,publicar,ser público e notório,sair à luz,vir a saber-se;andar de boca em boca,correr de boca em boca,voar de boca em boca;circular,vogar,vir à luz da publicidade,sair a público;andar na berra,andar nas bocas do mundo;ser de todo o ponto sabido;andar de mão em mão,andar nas mãos de todos;ser fama,ser voz corrente,ser notório,ser do domínio público;propagar-se como incêndio.

Advérbio

publicamente e adj.;às sabidas,às claras,de portas abertas,à face do mundo,muito a descoberto,muito à vista,de rosto descoberto,à fiveleta;em público,em público e raso,sem rebuço,sem reserva,rotamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Ensino

Substantivo

ensinança,ensinamento,instrução,orientação,edificação,educação,letramento,alfabetização,criação,luz,pão do espírito,hóstia do saber,tutela,tutoria,puericultura,direção,guia,governo,regra,didática,pedagogia,didatologia,pedologia,metodologia,matesiologia,ortofrenia,cinesia,preparo,preparação,treino,treinamento,treinagem,lapidação,disciplina,exercício,exercitação,prática;persuasão,suasão,instilação,insinuação;implante,implantação,infiltração,inoculação,inculcação,disseminação,iniciação,evangelização,apostolização,transmissão,proselitismo,propaganda,catequese,missionarismo,apostolado,doutrinação,doutrinamento,lavagem cerebral;magistério mistagogia,explicação,lecionação,interpretação;lição,leitura,preleção,conferência,prédica,predicação,pregação,encíclica,epístola,apólogo,parábola,discurso,didascália;exercício,tarefa,pesquisa,dever,curriculum,curso,sabatina,gramática,cartilha,A. B. C. (início);áxis,preparatórios,quadrívio,humanidades,disciplinas;instrução primária,instrução profissional,instrução elementar,instrução rudimentar,instrução secundária,instrução superior,instrução técnica,instrução religiosa,instrução cívica;exemplos cívicos,propedêutica;jardim de infância,escola,ginásio,colégio,ensino fundamental,ensino médio,faculdade,universidade,curso,pós-graduação,mestrado,doutorado,PhD;educação física,ginástica,aprendizado,discipulado.

Adjetivo

educado,instruído e v.;instructo,escolástico,escolar,acadêmico,colegial,universitário,seminarístico,estudantal,ginasial,doutrinário,disciplinar,instrutivo,didascálico = didático,pedagógico,letivo,instruidor,instrutor,luminoso,perceptivo,ginástico,propedêutico,politécnico,neotérico;catequético.

Verbo

ensinar,erudir = instruir,nutrir,professar,edificar,guiar,educar,orientar,formar,reaviar,fazer entrar no caminho,plasmar;formar,adestrar,amoldar,amestrar,iluminar (esclarecer);arrotear,desbastar a ignorância,imbuir,impregnar,iniciar,preparar para exame,explicar,destrinçar,escarrapiçar,inculcar,doutrinar,instituir,inocular,imprimir na mente,gravar,incutir,inspirar,instilar,enfronhar,enxertar,infiltrar,fecundar,empapar,orientar,fecundar o espírito,ampliar os horizontes de,enriquecer o espírito,dilatar os horizontes do espírito,ministrar a hóstia do saber;alumiar o espírito,iluminar o espírito,enriquecer o espírito,sustentar o espírito;limar o espírito,polir o espírito;ilustrar as faculdades da inteligência,livrar da ignorância,desemburrar,desembrutecer,desmoitar,desbravar,desenferrujar,lapidar,polir = açacalar,desbastar,dissipar as trevas da ignorância,desbastar a rudeza dos ignorantes,encher de luz,encaminhar,expor (interpretar);fazer conferências,lecionar,prelecionar,palestrar,reger,dar lição,tomar lição,pregar,predicar,doutrinar,catequisar,missionar,evangelizar,apostolar,apostolizar,discursar,discorrer,ensopar em boa doutrina,moralizar,civilizar,matinar,definir;treinar,disciplinar,ensinar com prático ensinamento,ser o mestre de,exercitar,traquear,traquejar,habituar;familiarizar,matraquear,amansar,disseminar,desentesourar,dar novas ideias,semear,melhorar;infundir luz,derramar luz,espalhar luz;puxar por,dirigir,paracletear,informar,reger uma cadeira,servir de guia,mentorizar,dirigir a atenção;impressionar o espírito de,empolgar,convencer;desenvolver,explanar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção