Sua língua na Internet

 

(cer.to)

a.

1. Que é verdadeiro, que é correto, sem nenhum erro: Sua avaliação está certa. [ Antôn.: errado. ]

2. Moralmente adequado; JUSTO: Sua atitude não foi certa.0

3. Preciso, exato, certeiro (hora certa; tiro certo).

4. Conforme o combinado: No dia certo, finalmente se encontraram.

5. Inevitável, infalível: Cuide da vida, porque a morte é certa.

6. Convencido, seguro: Estamos certos de sua inocência.

7. Que atende aos fins a que se destina, ou aos hábitos e costumes; ADEQUADO; APROPRIADO; CONVENIENTE: a pessoa certa para o posto.: Esta é a maneira certa de usar garfo e faca.

8. Bras. Hip. Diz-se de cavalo bem adestrado, dócil.

pr.indef.

9. Um, algum: "Certo poema imaginou..." (João Cabral de Melo Neto, A educação pela pedra))

adv.

10. De maneira correta; certamente, corretamente: Escreveu certo por linhas tortas.

sm.

11. Aquilo que se verifica com verdade: Preferiu o certo: uma andorinha na mão.

[F.: Do lat. certus.]


Ao certo
1 Com precisão, com exatidão, com certeza: Não soube dizer ao certo o resultado do exame.


Dar certo
1 Realizar-se conforme o esperado, ter êxito: Não se preocupe, tudo vai dar certo.


Por certo
1 Com certeza. sem dúvida.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Especialidade

Substantivo

spécialité,individuação,individualidade,caracterização,exemplificação,particularidade,idiotismo,modismo,regionalismo,esoterismo,provincianismo,bairrismo,sectarismo,idiossincrasia,diátese,tendência;personalismo,personalidade,característica,tipicidade,tipificação,maneirismo,originalidade,excentricidade,especificidade,singularidade,anomalia;traço,lineamento,sinais característicos,distintivo,condições personalíssimas,minudências,pormenores,eu,eu mesmo,tu,tu mesmo,etc.;particularista,individuador,especificador,destrinçador.

Adjetivo

especial,particular,individual,pessoal,específico,especificativo,próprio,inseparável;privado,privativo,respectivo,competente,concreto,determinado,certo,esotérico,endêmico,parcial,privativo,peculiar,característico,típico,marcante,ilustrativo,exemplificativo,explicativo,diferente,distintivo,inconfundível,exclusivo,singular,excepcional;idiomático,modal,sui generis,étnico,provincial,regional,local;este,presente,aquele,tal.

Verbo

especificar,apontar individualmente,indicar,particularizar,caracterizar,assinalar,concretizar,substantificar,exemplificar,distinguir,marcar,precisar,determinar,singularizar,individuar,individualizar,tipificar,personalizar,personificar,designar,nomear,diagnosticar,referir-se,declinar nome;descer à particularidade,pormenorizar,detalhar (fam.);entrar em detalhes (fam.),entrar em minúcias;fazer referência.

Advérbio

especialmente,particularmente,pessoalmente,individualmente,especificamente,propriamente,peculiarmente,peculiarmente & adj.;em particular,in propria persona,pessoalmente,ad hominem;no que me concerne,no que me respeita,no que me interessa;cada,cada um,um por um,por partes,nomeadamente,nominalmente,designadamente,principalmente,especificadamente,seriatim,por hac vice,pro ré nata;isto é,a saber,por exemplo,queremos dizer,videlicet.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Frequência

Substantivo

sucessão,persistência,constância,assiduidade,permanência,pontualidade,perseverança,continuidade,repetição,iteração,reaparecimento,repetimento,repetência,reiteração,insistência,reprodução,multiplicação,abundança,hábito,endemia.

Adjetivo

frequente,amiudado,repetitivo,recorrente,crebro,incessante,miúdo,incessável,perpétuo,contínuo,constante,comum,vulgar,sediço,muito conhecido,assíduo,diário,quotidiano,cotio,repetido;semanal etc. (frequência periódica),quinzenal,mensal,trimestral,semestral,anual,periódico,cíclico;de todos os dias,de todas as horas,de todo o momento,encontradiço,reiterado,endêmico,persistente,permanente,teimoso;certo,infalível;provável.

Verbo

ser (frequente & adj.);não fazer outra coisa senão,amiudar,voltar,repetir,reiterar,iterar,reproduzir,reaparecer,renovar-se,multiplicar,insistir;rebrotar,surgir de novo como cogumelo,repulular,renascer,reviver.

Advérbio

frequentemente & adj.;muitas vezes,repetidas vezes;em rápida sucessão,sem descontinuar,dia a dia,diariamente,seguidamente,sem eclipse,a cote,de cote,a cada triquete,a cada passo,a todo o momento,de quando em quando,dia e noite,de tempo em tempo,sem intermitência,de vez em quando,dias após dias,as mais das vezes,algumas vezes,amiúde,a cotio,a todo o instante,de momento a momento,sem cessar,toties quoties.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Certeza

Substantivo

certidão,indiscutibilidade,indisputabilidade,irrefutabilidade,peremptoriedade,segurança,convicção,indubitabilidade,solidez,luz,garantia,firmeza,confiança,infalibilidade,insuspeição,positividade,certeza matemática,liquidez,indefectibilidade,inerrância;coisa certa,indiscutível;malho (fam.),favas contadas,evangelho,dogma,artigo de fé,matemática,cálculo,lógica dos números,tribunal de última instância,res judicata,ultimatum,fato consumado,flagrante delito,decisão final e irrevogável,palavra muito autorizada,pessoa fidedigna,positivismo,dogmatismo,dogma,dogmatista,dogmatizador,fanático,oráculo,opinionista,ipse dixit,magister dixit,Roma locuta est.

Adjetivo

certo,seguro,convicto,sólido,bem fundado,absoluto,determinado,definido,definito,claro,inequívoco,exato,categórico,notório,explícito,taxativo,imperativo,decisivo,preciso,assente,decidido,terminante,irresistível,fatal,peremptório,formal;verificado,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,indúbio,líquido,líquido e certo,público e notório,admitido,real,aceito,recebido,usual,correntio,inevitável,incontroverso,irremediável,irremissível,infalível,inerrante,indefectível,indeficiente,indispensável,impreterível,improrrogável,inadiável,invariável;fidedigno,de saltar aos olhos;digno de fé,de confiança;de fonte limpa,irrefragável,perfeito,irremovível,inegável,inquestionável,indisputável,incontestável,incontestado,indubitável,incontroverso,indiscutível,incontrovertível,certíssimo,irrefutável (provado);inelutável,irrespondível,certeiro,irreplicável,sem agravo nem apelação,inconteste,sem sombra de dúvida,indisputado e indisputável,autorizado,de fonte segura,digno de todo o crédito,cuja certeza se antevê,autêntico,verdadeiro,de fonte limpa,oficial;certo como a morte,certo como os impostos,certo como dois e dois são quatro;seguro e preciso,preponderante;evidente,presente,intuitivo,axiomático,óbvio,agógico (ant.),claro como o dia,claro como o sol ao meio-dia,cuja certeza se antevê,que está a entrar pelos olhos a dentro.

Verbo

ser certo (e adj.),estar certo (e adj.);ser conforme à razão,ser questão líquida;não haver (vestígio de) dúvida,não precisar de prova,tomar uma feição peremptória,não admitir discussão,não padecer dúvida,estar na consciência de todos,fazer fé,existir de fato,inspirar confiança absoluta,tornar certo,segurar,assegurar,asseverar,garantir,afiançar,sustentar,certificar,atestar,firmar,precisar,indicar com exatidão,determinar,definir,edificar alguém na certeza,afastar qualquer resquício de incerteza,exatificar,evidenciar,esclarecer,falar de visu,passar em julgado;absolver uma dúvida,dissipar uma dúvida,dirimir uma dúvida;não deixar o mais leve traço de hesitação,ter fé,dogmatizar,ensinar com autoridade,falar de cadeira,falar de poleiro,falar ex cathedra,falar como um oráculo,ter por seguro,radicar-se no espírito de alguém a convicção de;convencer-se,compenetrar-se,estar que.

Advérbio

certamente e adj,obviamente;com certeza,como um dez,ao certo,de certo,certo,à certa confita,fora de toda dúvida,digam o que disserem,bem,por todos os títulos;sem uma sombra de dúvida,sem um resquício de dúvida,sem laivos de dúvida = dubio procut;sem contestação,sem contradita;facilmente,sem agravo nem apelação,em flagrante delito,sem dúvida,de vez,indubitavelmente,à coup sûr,aparentemente,na verdade;inviolavelmente;sem falta,aconteça o que acontecer,custe o que custar,haja o que houver,velim,nolim,dê no que der,na pior das hipóteses,chova ou faça sol,ainda que chova azagaias,nem que chova canivetes,corram as coisas como correrem,sem falta,sem falhar,infalivelmente,de veras.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ça va sans dire. Isso não é preciso dizer. É questão de tempo. Não há a menor dúvida. São favas contadas. Não tem que ver. Não há que ver. Está claro,está visto. PROVÉRBIOS: Mais vale um toma que dois te darei. Res judicata pro veritate habetur. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Conjunção

Crença

Substantivo

credibilidade,crédito,segurança,confiança,confiabilidade,fé,fidúcia,persuasão íntima,verdade,esperança;presunção,persuasão,convicção,convencimento,insuspeição,certeza;opinião,sentir,maneira de pensar,juízo,vista,conceito,concepção,pensar,parecer,tensão (jur.),impressão (ideia);alvitre,conclusão (julgamento);doutrina firmada,base,dogma,lema,divisa,princípio consagrado,princípio recebido,modo de pensar,crença popular;opinião,fé firme,fé implícita,fé arraigada,fé inabalável,fé calma,fé sóbria,fé imparcial,fé desapaixonada,fé bem fundada;uberrima fides;fé sincera,fé antiga,fé ardente,fé profunda,fé brônzea,fé indestrutível;sistema de opiniões,escola,seita,partido,teoria,dogma,artigos,concepção,interpretação,regras,cânones,bandeira;declaração,profissão de fé;credo,credenda,syllabus,decálogo,quincálogo,heptálogo,catecismo;Evangelhos,Santas Escrituras,Bíblia,Roma,Meca,Jerusalém,Alcorão;assentimento;propaganda;programa,plataforma,credibilidade (probabilidade);(possibilidade).

Adjetivo

crível,creditável,certo,inequívoco,seguro,insofismável,positivo,fiel,confiante,inesitante,convicto,apanhado,convencido,confiado,capacitado,persuadido;imbuído,penetrado,compenetrado de;anticéptico;dessuspeitoso,insuspeitoso,crédulo;descuidoso;crido e v.;acreditado,putativo,insuspeito;digno,merecedor de crédito;aceitável,acreditável,fidedigno,estabelecido,recebido,consagrado,em que se pode confiar,satisfatório,provável;fiducial,fiduciário,persuasor,persuasivo,persuasório,forte,suasório,convincente,frisante,suasivo,ponderoso,que tem tomo,impressivo,impressível,impressionante,impressionável,doutrinal.

Verbo

crer,ser adepto de,ter como verdadeiro,dar crédito,acreditar,passar como certidão;dar fé,ter fé;ter confiança,crer piamente,crer a/de olhos fechados;ver como real,admitir,admitir como real,professar,considerar,outorgar foros de,tomar como verdadeiro,estimar,reputar,presumir,pensar;contar com,confiar em;esperar em ou de;apoiar-se em,arrimar-se a,fundamentar-se,fiar-se em,construir sobre,repousar em,calcular sobre,estabelecer suas razões sobre,tranquilizar-se a respeito por esse lado,admitir como certo,aceitar como evangelho,ligar muito valor a,tomar como estabelecido;saber com certeza,não nutrir dúvidas;estar seguro,dar por certo,dar por feita uma coisa;confiar,estar às atenças de,ater-se,acreditar em,depositar confiança em,aceitar como um dogma,ter por seguro que,não suspeitar de alguma coisa,ser de opinião,garantir,querer,jurar,conceber;ter uma opinião,perfilhar uma opinião,adotar uma opinião,conceber uma opinião,abraçar uma opinião,arriscar uma opinião,alimentar uma opinião,nutrir uma opinião,acariciar uma opinião,esposar uma opinião,professar uma opinião;estar ao lado;compartilhar de uma opinião,comungar de uma opinião,participar de uma opinião;ser da feição de alguém;ler pelo mesmo breviário que outrem,rezar pelo mesmo breviário que outrem;adotar,abraçar,perfilhar,esposar,aceitar uma teoria,atar-se a uma teoria;aceitar como verdadeiro,olhar como verdadeiro,classificar como verdadeiro,registrar como verdadeiro;suspeitar;meter-se na cabeça de,entrar na cabeça de;aninhar-se no cérebro,engolir (credulidade);possuir-se,ser tido e havido como verdadeiro;impor-se à confiança,impor-se ao consenso;convencer,satisfazer,instigar,possuir-se,convencer-se,imbuir-se,compenetrar-se,persuadir-se;mover,capacitar,gerar confiança;achar aceitação;trazer à razão,chamar à razão;ser recebido,ter lisonjeiro acolhimento;conquistar o espírito/o coração,empolgar o espírito/o coração,captar o espírito/o coração,seduzir o espírito/o coração;induzir a crer,despertar simpatia,encontrar guarida,achar eco.

Advérbio

e Frases: creditavelmente e adj.;na opinião de,na boca de,no pensar de,no conceito de,no julgar de,no entender de,aos olhos de,no sentir de,me judice,a mim me parece,ouso dizer,não tenho dúvida,estou certo;conte com,fique tranquilo,garanto-lhe,a meu aviso,a mim se me afigura;me vide! = garanto!.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Exatidão

Substantivo

fato,luz,evidência,verdade,realidade (existência);simples questão de fato,natureza (princípio);veras,evangelho,ortodoxia;oráculo,autenticidade,veracidade;as cores nítidas da realidade;rigidez,justeza,correção,exação,certeza,segurança,acuidade,precisão,delicadeza,miudeza,severidade,rigor,precisão matemática,pontualidade,sensibilidade,precisão de maquinismos,minudência,minuciosidade,regularidade;autografia,ipsissima verba,texto,as mesmíssimas palavras;verdade singela,verdade sóbria,verdade verdadíssima,verdade absoluta,verdade nua,verdade crua,verdade pura,verdade sincera,verdade honesta,verdade rigorosa,verdade austera,verdade intrínseca,verdade incontestada,verdade luminosa,verdade inconcussa,verdade limpa;nuda veritas;breve de marca,realismo,naturalismo.

Adjetivo

real,positivo,efetivo,vero,atual (existente);verdadeiro,verídico,oracular,veraz,certo;seguro;substancialmente verdadeiro,categoricamente verdadeiro,matematicamente verdadeiro;fiel à letra,indiscutível,irrefragável;irrecusável,inequívoco,incontestável,veraz;iniludível,irrefutável,testemunhável,inideal,inimaginado;exato,irrepreensível,inatacável,incensurável,rigoroso,definido,definito,preciso,categórico,cabal,terminante,frisante,justo,reto,correto,regular,estrito,aproximado (semelhante);literal,servil,textual,conforme à letra,fielmente reproduzido,inexorável,inconcusso,próprio,rígido,puro,limpo,escrupuloso (consciencioso);estreme,severo,fiel,religiosamente exato,matemático,científico,geométrico,sabido,inerrante,infalível,indefectível,minucioso,fino,feito com todo o escrúpulo e atenção,genuíno,formal,legal,autêntico,lídimo,legítimo,da gema,garantido,insuspeito,inequívoco,ortodoxo,oficial,ex-officio;natural,são,provado,demonstrado,reconhecido,de prova experimentada,bem fundado,conhecido,sabido,inadulterado,fundado,sólido,substancial,substancioso,tangível,palpável,visível,válido,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,insofismável,acima de toda prova,que os fatos não contradizem,fidedigno,que mais de perto priva com a verdade,legítimo de Braga.

Verbo

ser (verdadeiro e adj.);ser verdade,ser a questão,resistir a toda prova,desafiar contestação,inspirar confiança,não temer contradita;não admitir ilusões,não comportar ilusões;fazer fé,ser (genuíno e adj.);ir com o compasso na mão,ter muita sensibilidade;tornar verdadeiro,provar verdadeiro;tirar a prova dos noves,verificar com a maior minuciosidade,desfabular,exatificar,precisar,minuciar,substanciar;rebulir,retocar,corrigir,chegar à verdade (descobrir);obter resultado rigorosamente exato;tornar exato,corrigir,dar quinau,retificar.

Advérbio

realmente e adj.;verdadeiramente,bofé (ant.),na realidade,em carne e osso,deveras,com todas as veras,com toda a verdade (veracidade);certamente;atualmente,exatamente,ao justo,ad amussim,regularmente,perfeitamente,sem requinte de sofisma,de traço em traço,verbatim,varbatim et litteratim;totidem verbis;sic,à letra,ao pé da letra = verbum pro verbo,literalmente,ipsimis verbis;ad unguem,na íntegra,sem discrepar uma coma,ad verbum = sem mudar uma palavra,sem pospor ou antepor uma vírgula,com todos os ff e rr,tim-tim por tim-tim,ponto por ponto,p a pá,santa Justa,miudamente,com todo o rigor,no seu justo valor,sem refolhos,com toda a exatidão,a compasso = com exatidão rigorosa,propriamente dito;sem tirar nem pôr,em suas verdadeiras cores,sob todos os aspectos,sob qualquer prisma que se encare,em todo o caso,de qualquer maneira,à risca,à toda prova,rigorosamente falando,realmente,de fato,com efeito,a bem dizer,para bem dizer,por bem dizer;em boa,em sã consciência;resvés,à média,à justa,na conta,a ouro e fio.

Provérbio

Interjeição

Frase

O fato é. O caso é. Ita est = assim é.

Conjunção

Inteligência

Substantivo

bom senso,juízo,ideia,habilidade,capacidade,compreensão,compreensiva,assimilação,propriação,compenetração,intelecto;entendimento,sagacidade,finura,vivacidade,savoir-faire;talento,engenho,espírito,agudeza,perspicácia,acuidade,acuidade de visão,acume ou acúmen,delicadeza do engenho,sutileza,viveza de imaginação,inventividade,criatividade,penetração,lucidez,lógica,discernimento,argúcia,reflexão necessária,compreensão de,discriminação;esperteza;requinte (gosto);cérebro,cerebração,cerebração potente,mentalidade de escol,águia,olhos de lince,Argos,flama da inteligência,sabedoria,sapiência bom-senso;senso comum,senso reto;atilamento,tento,juízo,tino,siso,razoabilidade,razão,solidez,profundeza,calibre,vistas largas,argúcia espírito lúcido,inteligência privilegiada,excelência intelectual,perpétua juventude do espírito;gênio,gênio assombroso,gênio divinamente inspirado;ave de Júpiter,ave de S. João,bafo,inspiração,inspiração rápida e brilhante,fogo do gênio,alma,talento (aptidão);inteligência nativa,inteligência privilegiada,inteligência invulgar,inteligência robusta,inteligência exuberante,inteligência formosa,inteligência peregrina,talentaço,talentão;(sabedoria em ação): método,prudência;vigilância;atenção,sensibilidade,tato;previsão;sobriedade;sisudez,sizudeza,gravidade,assento,serenidade,reflexão,compostura,decoro,ponderação,comedimento,moderação,chumbo (fam.),calma,presença de espírito,controle,discrição,seriedade,reserva,aplomb,aprumo,circunspeção,gravidade de porte,dignidade,decoro;probidade;virtude.

Adjetivo

(aplicado de preferência às pessoas): inteligente,sengo (ant.),de rápida apreensão,de apreensão fácil,sagaz,solerte,perspicaz,atilado,penetrador,de grande descortino,perscrutador,alinhado,vivo,sutil,fino,entrevisto,pronto,genial,avisado,arguto,de superior penetração,clarividente,penetrante;de espírito lúcido,de espírito brilhante;ágil de raciocínio,imaginoso,criativo,inventivo,apto;idôneo;hábil;pas si bête,fecundo,astuto,ladino,que enxerga longe;sensível a (conhecedor);dotado de inteligência invejável,dotado de inteligência peregrina;ativo,esperto,sábio,sapiente,razoável,moderado,comedido,equitativo,sério,ajuizado (ant.),abnormis sapiens,criterioso,regrado,arrazoado,amigo da razão,reto,firme,composto,forte,judicioso,prudente,cordato,sensato,sabido = circunspecto,de peso;metódico,comedido,grave,mesurado,de espírito forte,de espírito são,são,sadio,imparcial,morígero,morigerado,cauteloso;sóbrio,vigilante;superior ao seu século;um Einstein,sábio como Salomão,sábio como Sólon,providente;discreto;“o primeiro na paz,o primeiro na guerra,o primeiro no coração dos seus concidadãos”. (aplicado de preferência às ações): adj. inteligente,brilhante,lúcido,formoso,fecundo,razoável,mesurado,equitativo,conveniente,sensato,curial,reto,prudente,judicioso,refletido,ajuizado,certo,justo,imparcial,sóbrio,de peso.

Verbo

ser (inteligente e adj.);abundar em talento,compreender;não ser nada lerdaço,captar uma ideia,apreender uma ideia,ter olhos de águia,ter agraz no olho;pescar,avistar,apanhar,perceber no ar;fisgar,penetrar,descortinar,discernir (lobrigar);prever;ter os olhos abertos,ser águia,ter bom olho,discriminar;ser hábil;ter vistas de lince,ter olhos de Argos;ver longe,enxergar longe,não ter o entendimento boto,não ser coxo nem manco,penetrar o ânimo de alguém,ser dotado de inteligência privilegiada,ter um alto QI,dispor de recurso,observar as conveniências;revelar juízo claro e seguro,guardar o decoro,ganhar juízo,tornar-se sério,ser homem de reflexão,discretear,refletir,regular,andar direito,governar,ter juízo,não errar,comedir-se,contar as próprias palavras (prudência);ser homem de miolo,madurar,merecer ser pesado a ouro,voar = ter concepções sublimes,pesar as palavras,proceder com discrição,atremar.

Advérbio

inteligentemente e adj.;maduramente,de sisório,de siso = sensatamente,com ponderação,com peso e medida.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Afirmação

Substantivo

afirmativa,intimativa,assertiva,asserto,palavra,asserção,alegação,asseveração,predicação,declaração,positivação,declaração peremptória,confirmação,reiteração;adjuração,juramento,jura,depoimento,compromisso,promessa solene;testemunho,segureza,seguridade,segurança,protesto,desígnio inabalável,profissão de fé,credo,manifestações,demonstrações,atestação,abonação,reconhecimento;voto;nota,observação,ressalva,ressalva de entrelinha,dito,sentença,ipse dixet,magister dixit;ênfase,dogmatismo,parrésia,certeza;assertor,dogmatista.

Adjetivo

asseverante,asseverativo,asseverador,testemunhador,declaratório,declarativo,predicativo,intimativo,afirmativo,assertivo,assertório,soi-disant,positivo,certo;expresso,explícito;determinativo,taxativo,definitivo,decisivo,absoluto,enfático,redondo,formal,cabal,peremptório,claro,inequívoco,insofismável,indubitável,franco,dogmático,doutoral,sentencioso,marcado,distinto,decidido,confiado,cortante,solene,categórico,irretratado,predicável.

Verbo

afirmar,assegurar,asseverar,dar por certo,apostar que,defender,gosmar,pregar,reafirmar,ratificar,confirmar,reiterar,confessar,declarar,consignar,avançar,adiantar,alegar,produzir,afiançar,garantir,proclamar,dar ao manifesto,protestar,prometer,redizer,segurar,dogmatizar,propor,enunciar,gemer,divulgar,expor,expender,publicar,patentear,manter,sustentar,pronunciar,pretender;mostrar em circunstâncias mui concludentes;depor,certificar,professar,atestar,jurar;dar,proferir,prestar juramento;jurar pelos Santos Evangelhos,empenhar a sua palavra,dar sua palavra de honra,jurar,rejurar,trejurar,invocar o céu por testemunho,invocar o testemunho do céu e do mar;dizer (com arreganho,com desassombro e adv.);jurar por (crer);insistir em,acentuar,sublinhar (evidência);adjurar;falar de cadeira.

Advérbio

afirmativamente e adj.;de cadeira,de poleiro,ex cathedra,do alto de seus coturnos;com conhecimento da matéria,com conhecimento de causa;realmente,redondamente,positivamente,com peremptória afirmação,sem receio de contradita,sem temor de contestação,sem a menor dúvida,com desassombro,com arreganho,doutoralmente,à boca cheia,como verdade inconcussa,a todos os respeitos,fora de toda dúvida,sem rebuço,sem dobrez,seriamente,deveras,sob juramento,de pés juntos,conscienciosamente;em boa consciência,em sã consciência;sim,na verdade,perfeitamente,de toda a consciência,com a mão na consciência.

Provérbio

Interjeição

pela alma que Deus me deu!,sob minha palavra de honra!,à fé de quem sou!,por minha honra!,à fé de cavaleiro,por Deus!,lá isso é!,pudera!,pela minha garganta!.

Frase

Tomo a liberdade de dizer;Aposto a minha cabeça;Garanto-lhe que;Afianço-lhe que;Ouso dizer-lhe que;Peço permissão para afirmar que;Juro que;Rejuro que;Trejuro que;Deus me é testemunha;Digam o que disserem;Pode crer;Vai por mim.

Conjunção

Veracidade

Substantivo

sinceridade,veridicidade,autenticidade,fa(c)tualidade,confiança,franqueza,lisura,verdade,fidedignidade,candura,candidez,lhaneza,lhanura (des.),honestidade;fidelidade,pureza,boa fé,bona fide,amor à verdade,culto da verdade,simplicidade (ausência de artifícios);a verdade por princípio,a verdade por base,a verdade por fim;a verdade, toda a verdade e nada mais que a verdade;o resplendor da verdade,o rochedo da verdade,a luz da verdade;verdade inconcussa;verdade verdadíssima (fam.),exatidão.

Adjetivo

verdadeiro,autêntico,certo,exato,cristalino,desmalicioso,desartificioso,inequívoco,incontestável,deveras,veraz,vero,verídico,lídimo,factual,real,de antes quebrar que torcer,veríssimo,honesto,às direitas,escrupuloso,leal,dedicado,probo;sério,seriíssimo,lhano,sincero,lavado,cândido,alvar,puro,de ouro,franco de lei,reto,límpido,pio,fidedigno,não disfarçado (real);expansivo,amigo,consciencioso,de boa fé,imáculo,imaculado,intemerato,ingênuo (sem artifício);insuspeito,incorruptível,cujos lábios não mentem,de boa fonte,de autoridade,de boa mão,de consciência,de conta,de peso e medida,de honra,de luz e de candura,de peso,de preço,de marca G,que preza e cultua a verdade.

Verbo

ser (verdadeiro e adj.);estar na consciência de;falar a verdade,dizer a verdade,cultuar a verdade,prezar a verdade;mostrar nas suas verdadeiras cores,pintar nas suas verdadeiras cores;dar-lhe nas maturrangas,mostrar o lado vulnerável,fazer fé,reivindicar os direitos da verdade,dizer sempre a verdade,desconhecer o requinte da hipocrisia,não ter papas na língua,lançar fora o manto da hipocrisia,destecer um enredo,abrir os olhos a alguém;elucidar,desmistificar,desmascarar,desvendar,desmentir;falar alto,falar rasgado;falar pela porta dianteira,dizer alto e bom som,ser incapaz de mentir,odiar a mentira,deixar-se de reservas e reticências,falar português velho e relho,ser homem de veras,desmascarar-se,amar a sinceridade;ter o coração na boca,ter o coração no rosto;ser coração lavado,não mentirem os lábios,desenganar,desiludir,estar no coração,traduzir a verdade,pôr os pontos nos is,não enganar;não v..

Advérbio

verdadeiramente e adj.;realmente e adj.;com a verdade, pela verdade e dentro da verdade;em linguagem sóbria;fiel à verdade;fiel como o gnômon ao sol,fiel como a agulha ao polo;na verdade,com candura,sem refolho,sem malícia ou artifício,planamente,sem requinte de hipocrisia,bona fide,do íntimo d’alma,de coração,ex-corde,entranhadamente,de todo o coração,com todas as veras do coração,desfingidamente,do peito,às veras,ab imo pectore,de ponto em branco,desassombradamente,rasgadamente,sem rebuço,sem lisonja,sem dobrez,de corpo e alma,sinceramente,sem temor de desmentido.

Provérbio

Interjeição

Frase

Amicus Plato,sed magis amica veritas. Veritas quamvis dura,tamen veritas est. Dura veritas sed veritas. Valha a verdade. A verdade primeiro que tudo. Id vero verius = nada há mais verdadeiro.

Conjunção

Facilidade

Substantivo

capacidade,exequibilidade,praticabilidade;flexibilidade;incomplexibilidade,agilidade,desembaraço,presteza,destreza,lisura;desencalhe;campo livre,brinquedo de criança,moleza,barbada,céu de brigadeiro,ventos galernos;passeio triunfal;desentulhamento,despojo,desobstrução,desemaranhamento,bombarato,permissão;bafejo carinhoso;.

Adjetivo

fácil,refez,refece,mole,possível,factível,fazível,parável,contingível,praticável;simples,singelo,incomplexo,acessível,aberto a,correntio,escorregadiço,corrediço,liso,enodo,leve,agradável,suave,bom de levar,domável,governável,dócil,tratável,possível,de água abaixo,exequível,já trilhado,já batido,já conhecido,já experimentado,certo,conhecido,barato,descarregado,livre,desimpedido,desassombrado,laxo,desobstruído e v.;invedável.

Verbo

ser (fácil e adj.);não passar de um almoço,ter vento e maré = ter tudo a seu favor,correr suavemente,saber a mofo,não ser grande coisa,não ter espinha nem osso,obedecer ao leme,funcionar bem,ir de vento em popa,estar em seu elemento,nadar de braçada,nadar à vontade,ir tudo em maré de rosas,ir na corrente,fazer uma coisa à podoa,ver o fundo à canastra,dar com o busílis,tornar (fácil e adj.);provocar,facilitar,ajudar,auxiliar,favorecer,fornecer os meios,aliviar o trabalho,facultar,libertar,resolver uma dificuldade,tirar uma espinha da garganta de alguém,desatrancar,desatravancar,desatravessar,desembaraçar,desemaranhar,destrançar,desobstruir,desafogar,desembrulhar,destecer,desmedar,desenliçar,desenlear,desatar,desenredar,cortar o nó,desembuchar,descarregar,desempachar,desempedernir,desencravar,desenlear,desenlaçar,cortar dificuldades,libertar,emancipar,desopilar,favorecer (ajudar);lubrificar;quebrar as cachoeiras,descalçar a bota,fazer uma coisa com uma perna às costas,aliviar;destravar,desentravar,desenraiar,desengasgar,desentalar,desencravilhar,delir resistências,desestorvar,suprimir obstáculos,espedrejar,aplainar,aplanar,alhanar,desentralhar,desentulhar,desentupir,franquear,desimpedir,desempecer,desempecilhar,desencalhar,desimprensar,expedrar,desimplicar,despejar,desembaraçar de dificuldades,pôr ao abrigo de ônus e de embaraços,aparelhar o caminho;vencer dificuldades,franquear,contornar dificuldades;facultar,diminuir as penas;dar rédeas a,dar margem a,dar expansão a;abrir a porta a,abrir o caminho a;abrir as pernas,fazer corpo mole;preparar o terreno,aplainar o terreno,desbravar o terreno;deixar franco o campo,calçar a estrada,fazer ponte,abrir as comportas,permitir;abrir de par em par as portas de,preparar.

Advérbio

facilmente e adj.;de refece;com ou em duas ou três palhetadas,mole mole,habilmente,à primeira enxadada,à primeira vista,ao primeiro volver d’olhos,com pouco trabalho,com uma perna às costas,sem obstáculos,logo às primeiras diligências,às mãos lavadas,à gangosa,sem custo,de vento em popa,com pequeno embaraço,a mofo,de graça,de plano,à podoa,sem pau nem pedra.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Consentimento

Substantivo

consenso,praz-me,nução,acedência,assentimento,assenso;aderência,adesão,aquiescência,concordância,anuência,beneplácito,obtemperação,aprovação;deferimento,licença,aprazimento,prazimento,comprazimento,agrado,complacência,aceitação,condescendência,acordo,concessão,cessão,transigência,tolerância,acessão,reconhecimento,aceitação,agnição;estabelecimento,atendimento,ratificação,confirmação,corroboração,aprovação;licença (permissão);neuma,nuto,adnotação.

Adjetivo

complacente,condescendente,comprazedor,indulgente;longânime,receptivo,acolhedor,consenciente,exorável,incondicional,aprobatório.

Verbo

consentir,assentir;aprovar;ceder,não torcer o nariz,admitir,permitir,conceder,transigir,amolecer,estar pelos autos,dar consenso,concordar,acordar,aceitar,convir,tomar,aceitar com ambas as mãos,mostrar boa cara;não fazer oposição,não fazer objeção;remeter-se,aquiescer,aceitar,obtemperar,anuir,querer,condescender,comprazer,abraçar,aceder,levantar o veto,sancionar;satisfazer,ir ao encontro dos desejos de,chegar a um acordo;não recusar;ser todo ouvidos;dignar-se,servir-se;dar um sim,arrancar um sim;prometer;deixar passar carros e carretas = não coibir abusos;atender,dar bom despacho,despachar,acolher favoravelmente,deferir.

Advérbio

sim (assentimento);de qualquer modo;como quer,como requer;sem dúvida,certo,certamente,pois não,pois nana.

Provérbio

Interjeição

Vá!,está dito!,pois sim!,seja!.

Frase

Conjunção