Sua língua na Internet

 

(ca.rac.te.ri. zar)

v.

1. Definir ou descrever o caráter, as características de (alguém ou algo), para distingui(-lo) de outros. [td. : caracterizar uma doença, um ácido: Antes da viagem o guia caracterizou bem a região.]

2. Ter (algo) como traço marcante, distintivo; ser identificável ou reconhecível por (qualidade etc.) [tr. + por : O Rio de Janeiro se caracteriza por suas belezas naturais.]

3. Ser próprio, distintivo ou característico de (algo ou alguém); ser uma qualidade intrínseca ou um atributo peculiar a [td. : "...aquele fanatismo que caracteriza os rubro-negros..." ( Marques Rebelo , Contos Reunidos) ]

4. Preparar(-se) (o ator), com maquiagem, roupas e assessórios para atuar (em teatro, cinema, televisão) [td. : O maquiador levou horas caracterizando a atriz: Os palhaços, antes da função, caracterizam -se com cuidado.]

[F.: Do fr. caractériser.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Especialidade

Substantivo

spécialité,individuação,individualidade,caracterização,exemplificação,particularidade,idiotismo,modismo,regionalismo,esoterismo,provincianismo,bairrismo,sectarismo,idiossincrasia,diátese,tendência;personalismo,personalidade,característica,tipicidade,tipificação,maneirismo,originalidade,excentricidade,especificidade,singularidade,anomalia;traço,lineamento,sinais característicos,distintivo,condições personalíssimas,minudências,pormenores,eu,eu mesmo,tu,tu mesmo,etc.;particularista,individuador,especificador,destrinçador.

Adjetivo

especial,particular,individual,pessoal,específico,especificativo,próprio,inseparável;privado,privativo,respectivo,competente,concreto,determinado,certo,esotérico,endêmico,parcial,privativo,peculiar,característico,típico,marcante,ilustrativo,exemplificativo,explicativo,diferente,distintivo,inconfundível,exclusivo,singular,excepcional;idiomático,modal,sui generis,étnico,provincial,regional,local;este,presente,aquele,tal.

Verbo

especificar,apontar individualmente,indicar,particularizar,caracterizar,assinalar,concretizar,substantificar,exemplificar,distinguir,marcar,precisar,determinar,singularizar,individuar,individualizar,tipificar,personalizar,personificar,designar,nomear,diagnosticar,referir-se,declinar nome;descer à particularidade,pormenorizar,detalhar (fam.);entrar em detalhes (fam.),entrar em minúcias;fazer referência.

Advérbio

especialmente,particularmente,pessoalmente,individualmente,especificamente,propriamente,peculiarmente,peculiarmente & adj.;em particular,in propria persona,pessoalmente,ad hominem;no que me concerne,no que me respeita,no que me interessa;cada,cada um,um por um,por partes,nomeadamente,nominalmente,designadamente,principalmente,especificadamente,seriatim,por hac vice,pro ré nata;isto é,a saber,por exemplo,queremos dizer,videlicet.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Nomenclatura

Substantivo

nomenclação,cognominação,nomeação,nominata,nomeadura;nuncupação,batismo,crisma,imposição de nome,onomatopeia,antonomásia,perífrase,nominação,aposto,continuado gramatical,nome,substantivo,designação,indicação,título,apelativo,intitulação,intitulamento,denominação,cabecel = cabeçalho,epígrafe,alcunha;epíteto,ferrete,rubrica;nome,graça,nome próprio,antropônimo,epônimo,nome da pia,substantivo próprio,agnome,cognome,sobrenome,prenome,antenome,patronímico,apelido,sobreapelido,antônimo,antonímia,homônimo,homonímia,parônimo,paronímia,heterônimo,heteronímia,xará,tocaio,parceiro de nome;xarapim;nome da pia,nome de batismo;topônimo,toponímia,geonímia;gentílico,patronímico;termo,expressão,termo técnico,calão,onomástico,onomasta,onomatologia.

Adjetivo

nomeado e v.;nuncupato (des.),binômino,trinômine (poét.),poliônimo;que se pode bem chamar,que se pode propriamente chamar,que se pode merecidamente chamar,que se pode acertadamente chamar;compelativo,nomenclador,nominativo,apelativo,muncupatório,muncupativo,oral,verbal,nominal,uninominal,cognominal,prenominal,homônimo,homofônico,homofonógrafo,homófono,homógrafo,titular,onomatópico,onomatopaico,onomatológico,perifrásico,onomástico,antonomástico,denominador,denominativo.

Verbo

nomear,chamar;dar o nome de,impor o nome de;denominar,nomenclaturar,sobrenomear,prenominar,designar,apelidar,batismar,batizar,crismar,intitular,personalizar,particularizar,individualizar,personificar,cognominar,distinguir pelo nome de,especializar,especificar,titular,caracterizar,chamar,definir,qualificar,rotular;rotular com o nome de,alcunhar;ser chamado e adj.;ter o nome de,trazer o nome de,usar o nome de;acudir pelo nome de,ter nome,ter por nome,ser conhecido por,dar-se pelo nome de.

Advérbio

nomeadamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Descrição

Substantivo

painel,quadro,pintura,retábulo,etopeia,etografia,relato,relatório,divulgação;retrato,fotografia,traçado,mapa,levantamento,topografia,GPS,especificação,particularidade,miudezas,pormenores,detalhes,sumário,suma,súmula;resenha,recapitulação,registro;catalogue raisonné (lista);guia (informação),roteiro;delineação (representação);esboço,debuxo,borrão,dissertação,apresentação,redação,exposição,monografia;hipotipose;descrição detalhada,descrição minuciosa,descrição particular,descrição pormenorizada,descrição fiel,descrição completa,descrição circunstanciada;minudências,minúcias,particulares,miudezas,perfil,tração (ant.);narração,narrativa,reportagem,narrado,notícia,local,relação,recitação,referimento,odisseia,périplo;historiografia,cronografia,musa histórica,Clio,anais,história,histórico,decamerão,crônica,biografia,autobiografia,a vida histórica de,necrologia,obituário;estendal,sudário,ropografia;história,raconto (ant.),conto,reconto,relatório,ata,memento,traçado (maçonaria),memória,memorial,anais (crônica);tradição,saga = lenda,legenda,historieta,diário,vida,aventuras,fortunas,experiências,confissões,páginas de um diário,roteiro,anedota,anedotário,vida anedótica,gênero narrativo;obra de ficção,xácara,novela,romance,historiola,conto,conto de fada,saga,conto da avozinha,historieta,fábula,parábola,apólogo;filme,vidoteipe,gravação,disco,CD,DVD,blu-ray narrador,descritor,romancista,documentarista,historiador (registrador);biógrafo,autobiógrafo,fabulista,novelista,prosador,raconteur,romancista,necrólogo,anedotista,repórter,jornalista;cineasta.

Adjetivo

descritivo,gráfico,narrativo,épico,sugestivo,bem-desenhado,histórico,biográfico,tradicional,legendário,necrológico,anedótico,descrito e v.;minucioso,circunstanciado,minudente,detalhado,descritível.

Verbo

descrever,representar,traçar (um quadro) por mão de mestre,debuxar com pincel de artista,debuxar,pintar,tracejar,estampar,retratar;perfilar,pintar ao vivo;transmitir à tela o quadro de;fazer um quadro de,fazer uma (descrição e subst.);despregar a tela dos acontecimentos,iluminar o quadro;caracterizar,particularizar,especificar,narrar,contar,recontar,relatar,recitar,capitular,recapitular,reconstruir,fazer uma resenha de,resenhar,fazer uma narrativa,dizer,dar uma descrição,desfiar,historiar,fazer um relato,expor,romancear,relacionar,bosquejar,descrever a traços largos (compendiar);referir,numerar,enumerar,detalhar,particularizar,descrever por miúdo,descrever em detalhes,narrar minuciosamente,miniaturar,miudear,descer a detalhes,pormenorizar,circunstanciar,circunstancionar;entrar em detalhes,entrar em minudências;biografar,historiar,documentar,fazer a biografia de,anedotizar;gravar,filmar,reportar.

Advérbio

descritivamente e adj.;por miúdo,detalhadamente,fielmente;pormenorizadamente,com todos os pormenores.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção