Sua língua na Internet

 

(ju.ra)

sf.

1. Ação ou resultado de jurar; JURAMENTO

2. Promessa que se faz em tom solene ou a frase usada para esse fim; COMPROMISSO; VOTO

3. Ação ou resultado de amaldiçoar; MALDIÇÃO [ Antôn.: bênção. ]

[F.: Dev. de jurar. Hom./Par.: jura (fl. de jurar)]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Afirmação

Substantivo

afirmativa,intimativa,assertiva,asserto,palavra,asserção,alegação,asseveração,predicação,declaração,positivação,declaração peremptória,confirmação,reiteração;adjuração,juramento,jura,depoimento,compromisso,promessa solene;testemunho,segureza,seguridade,segurança,protesto,desígnio inabalável,profissão de fé,credo,manifestações,demonstrações,atestação,abonação,reconhecimento;voto;nota,observação,ressalva,ressalva de entrelinha,dito,sentença,ipse dixet,magister dixit;ênfase,dogmatismo,parrésia,certeza;assertor,dogmatista.

Adjetivo

asseverante,asseverativo,asseverador,testemunhador,declaratório,declarativo,predicativo,intimativo,afirmativo,assertivo,assertório,soi-disant,positivo,certo;expresso,explícito;determinativo,taxativo,definitivo,decisivo,absoluto,enfático,redondo,formal,cabal,peremptório,claro,inequívoco,insofismável,indubitável,franco,dogmático,doutoral,sentencioso,marcado,distinto,decidido,confiado,cortante,solene,categórico,irretratado,predicável.

Verbo

afirmar,assegurar,asseverar,dar por certo,apostar que,defender,gosmar,pregar,reafirmar,ratificar,confirmar,reiterar,confessar,declarar,consignar,avançar,adiantar,alegar,produzir,afiançar,garantir,proclamar,dar ao manifesto,protestar,prometer,redizer,segurar,dogmatizar,propor,enunciar,gemer,divulgar,expor,expender,publicar,patentear,manter,sustentar,pronunciar,pretender;mostrar em circunstâncias mui concludentes;depor,certificar,professar,atestar,jurar;dar,proferir,prestar juramento;jurar pelos Santos Evangelhos,empenhar a sua palavra,dar sua palavra de honra,jurar,rejurar,trejurar,invocar o céu por testemunho,invocar o testemunho do céu e do mar;dizer (com arreganho,com desassombro e adv.);jurar por (crer);insistir em,acentuar,sublinhar (evidência);adjurar;falar de cadeira.

Advérbio

afirmativamente e adj.;de cadeira,de poleiro,ex cathedra,do alto de seus coturnos;com conhecimento da matéria,com conhecimento de causa;realmente,redondamente,positivamente,com peremptória afirmação,sem receio de contradita,sem temor de contestação,sem a menor dúvida,com desassombro,com arreganho,doutoralmente,à boca cheia,como verdade inconcussa,a todos os respeitos,fora de toda dúvida,sem rebuço,sem dobrez,seriamente,deveras,sob juramento,de pés juntos,conscienciosamente;em boa consciência,em sã consciência;sim,na verdade,perfeitamente,de toda a consciência,com a mão na consciência.

Provérbio

Interjeição

pela alma que Deus me deu!,sob minha palavra de honra!,à fé de quem sou!,por minha honra!,à fé de cavaleiro,por Deus!,lá isso é!,pudera!,pela minha garganta!.

Frase

Tomo a liberdade de dizer;Aposto a minha cabeça;Garanto-lhe que;Afianço-lhe que;Ouso dizer-lhe que;Peço permissão para afirmar que;Juro que;Rejuro que;Trejuro que;Deus me é testemunha;Digam o que disserem;Pode crer;Vai por mim.

Conjunção

Promessa

Substantivo

proposta,palavra,fé;prometimento,palavra de honra,palavra de rei;juramento,jura,compromisso,promissão,jura,protesto,voto (afirmação);profissão,profissão de fé,protestação,asseveração,empenho,obrigação (contrato);penhor,arras,segurança,garantia,plácito,proposta;voto;palavra dada,palavra empenhada;obrigação contraída;belas palavras,boas palavras,policitação;Acadina (mit.),promitente,vovente.

Adjetivo

promitente e v.;promissor,promissório,reversal,votivo,afiançado,prometido,empenhado;sob selo,sob juramento;prometido e v.;apalavrado,ajustado,combinado,comprometido.

Verbo

prometer;afirmar verbalmente,afirmar por escrito;tomar o compromisso de,propor-se,comprometer-se,obrigar-se,garantir,asseverar,dar sua palavra (de honra),penhorar,dar esperanças de,prestar juramento;assumir o compromisso,assumir a responsabilidade,assumir o encargo de;empenhar a palavra,comprometer a palavra;obrigar-se por juramento;obrigar a fé,obrigar sua fé;ajuramentar-se,protestar,fazer protestos de,professar,ficar responsável;tomar sobre si,tomar à sua conta,tomar sob a sua responsabilidade;avocar-se;montes auri polliceri = prometer mundos e fundos,prometer mares e montes,prometer montes de ouro;acenar com,dar esperanças de;assegurar,afiançar,garantir,jurar,apalavrar,prometer em contrato;atestar (dar testemunho);adjurar,intimar em nome de Deus,receber um juramento;ajuramentar uma testemunha,juramentar uma testemunha;esconjugar,fazer alguém jurar,deferir compromisso,contrair obrigação,ficar como fiador,prestar fiança;assinar como fiador,afiançar;fazer promessas falazes,cacarejar e não pôr ovos.

Advérbio

sob palavra,sob juramento,à fé de quem sou,sob minha palavra de honra,por minha honra.

Provérbio

Interjeição

assim Deus me ajude!.

Frase

Palavra de rei não volta atrás.

Conjunção

Maldição

Substantivo

anatematização,praga,jura,diras,imprecação,adjuração,execração,anátema,repreensão solene,reprovação enérgica,proscrição,excomungação,excomunhão,paulina,cominação;raios da Igreja,raios do Vaticano;anatematismo;excomunhão maior,excomunhão menor;ameaça;invectiva (desaprovação).

Adjetivo

amaldiçoado,anátema,excomungado,maldito,marrano;praguejado,desgraçado,infeliz,desinfeliz,desgramado.

Verbo

amaldiçoar,maldizer,lançar maldições,anatematizar,fulminar com anátema,adjurar,esconjurar,imprecar,proferir imprecações,remugir,abominar;apontar à execração,votar à execração;condenar alguém ao diabo,encomendar alguém ao diabo,mandar ao diabo;mandar de presente ao inferno,mandar de presente ao diabo;detestar,renegar,arrenegar,praguejar contra,rogar praga,pragalhar,rezar a paulina a alguém,salgar o terreno para que fique maldito e estéril,excomungar,fulminar a excomunhão,separar da comunicação com os fiéis e com a Igreja;benzer-se de,fazer figa a alguém, trovejar contra,ameaçar;ser (amaldiçoado e adj.);incorrer em excomunhão,merecer o inferno,ter uma salmoura no inferno.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

desgraçado de!,ai de!,pobre de!,infeliz de!,maldição eterna a!,ruat cœlum! = caia o céu,em nome do céu!,sê anátema!,honni soit! = maldito seja!,abrenúncio!,mal haja! cachorro de!,raça de!;raios te partam!,raios te comam!;vai-te para as areias gordas!,vai-te para os mares amarelos!;longe vá!,longe de nós!,maldição sem termo sobre ti!,monstro!,t’arrenego!,some-te!,uxte!,arreda!,zurre!,que Deus acoime os teus crimes! Dane-se!.

Frase

Fiat justitia ruat caelum,faça-se justiça, embora desabem os céus (atribuída a Lucius Calpurnius Pisos Caesoninus),.

Conjunção