Sua língua na Internet

 

(vo.to)

sm.

1. Ação ou resultado de votar

2. Cada uma das opções de que se pode dispor em qualquer processo eletivo

3. P.ext. Em eleições brasileiras, cédula em que vem impresso o nome de cada candidato escolhido ou em que se marca a caneta essa alternativa [O sistema de votação com urna eletrônica implantado no Brasil não eliminou totalmente o 'voto' ou cédula de papel, que continua a existir como alternativa em caso de problemas técnicos com as urnas, ou numa eventual prolongada falta de energia elétrica.]

4. Compromisso ou promessa solene, de natureza religiosa ou afetiva (voto de pobreza; voto de lealdade)

5. Oferenda feita em paga de tal promessa

6. Manifestação pública e formal de alguma coisa

[F.: Do lat. votu, 'promessa'.]


Voto censitário
1 Hist. Pol. Restrição do direito de voto àqueles que têm renda superior a determinado patamar mínimo estipulado [Cf. Voto universal.]


Voto de confiança
1 Pol. Autorização dada a governo, por câmara legislativa, de tomar decisões e agir de acordo com seu discernimento numa questão; voto que representa aprovação das ações por ele encetadas.
2 P. ext. Endosso de uma assembleia às decisões do seu presidente.


Voto de Minerva
1 Voto de desempate do presidente de uma sessão deliberativa, em caso de empate na votação feita sem ele; voto de qualidade.


Voto de qualidade
1 Ver Voto de Minerva.


Voto eletrônico
1 Pol. Voto dado em máquina de votar eletrônica.


Voto nominal
1 Voto dado por pessoa que se identifica ou é identificada.
2 Sufrágio em que votante é identificado no ato de votar, ger. por chamada


Voto plural
1 Pol. Sistema eleitoral no qual uma pessoa pode ter direito a determinado número de votos, de acordo com critérios preestabelecidos.


Voto proporcional
1 Pol. Aquele dado em sufrágio proporcional, sistema no qual o critério de apuração não é pelo número absoluto de votos, mas a contagem de quocientes da divisão do número total de eleitores pelo de cadeiras a serem eleitas; se esse quociente é x, cada x votos elegem um candidato, e a sobra de votos de um candidato é dirigida a candidatos da mesma legenda.


Voto secreto
1 Aquele que o votante tem direito de não revelar.


Voto simples
1 Ecles. Voto (4) de quem entra numa congregação religiosa.


Voto solene
1 Ecles. Voto (4) de quem entra numa ordem religiosa.


Voto vencido
1 Jur. Aquele que o membro dissidente de uma corte dá em separado.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Julgamento

Substantivo

judicatura,prolação,resultado,resulta,balanço,conclusão,indúcias,desfecho,epílogo;remate,solução,fim,indução,dedução,depreensão,inferência,ilação,ergotismo,corolário,aforismo,moral,afabulação,conceito,apreciação,opinião,ideia,juízo,qualificação,estimativa,avaliação,desempate,crítica,análise,censura,chega (ant.),judicação,ajudicação,arbitramento,arbitragem,ponderação,didascália,sentença,acórdão,decisão,resolução,laudo;laudo arbitral,sentença arbitral,aresto,assento,juízo,opinião,voto,penada,parecer,despacho,veredicto,decreto,portaria,interlocutório,sentença interlocutória,interlocutória,res judicata;plebiscito,voto,pronunciamento das urnas;opinião (crença);bom senso;juíz,prolator,sentenciador,condenador,julgador,o meritíssimo juiz,árbitro,arbitrador,álvidro (ant.),perito,avindor,avindeiro,louvado,magistrado;avaliador,jurado,compromissário,assessor,referee,padrinho (de duelo),censor,fiscal,repreensor,revedor,censurador,examinador,inspetor,crítico,Aristarco,zoilo (depr.),comentador;revisor,escrutinador.

Adjetivo

julgador,sentenciador e v.;sentencioso,arbitral,judicial,judiciário,compromissário,judicioso;conclusivo,adjudicativo,adjudicatório,judicatório,judicativo,ilativo,qualificativo.

Verbo

julgar,judiciar,judicar,concluir,apurar,avaliar,fazer o balanço;vir à conclusão,chegar à conclusão;tirar uma conclusão,sentenciar,entender,manifestar-se,opinar,considerar;ter por bem,haver por bem;decidir,formar juízo acerca de,determinar,haurir conclusão;deduzir,deduzir a verdade,derivar,coligir,inferir,ver-se,proceder,depreender,induzir,ajuizar,colher,encarar,apreciar,levar em linha de conta,avaliar,estimar,numerar,criticar,glosar,empunhar a férula,emitir juízo,lançar na balança,quilatar,aquilatar,apressar,taxar,qualificar,classificar,reputar,reconhecer;pronunciar seu julgamento,comentar;falar de cátedra,falar de cadeira,falar de poleiro;censurar,julgar acerca do mérito e do demérito de,julgar com pleno conhecimento de causa,estabelecer concludentemente a verdade,despachar,resolver,desempatar,escrutinar,solucionar,dar solução a = desenlaçar,pronunciar sentença,prolatar,pronunciar-se;dar sentença,proferir sentença;arbitrar,alvidrar,adjudicar,condenar,decretar,absolver,pronunciar,impronunciar,confirmar;manifestar voto,votar,passar em revista (examinar);investigar;empunhar,ter a balança;presidir ao julgamento,exercer a judicatura,julgar com a imparcialidade de juiz.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Afirmação

Substantivo

afirmativa,intimativa,assertiva,asserto,palavra,asserção,alegação,asseveração,predicação,declaração,positivação,declaração peremptória,confirmação,reiteração;adjuração,juramento,jura,depoimento,compromisso,promessa solene;testemunho,segureza,seguridade,segurança,protesto,desígnio inabalável,profissão de fé,credo,manifestações,demonstrações,atestação,abonação,reconhecimento;voto;nota,observação,ressalva,ressalva de entrelinha,dito,sentença,ipse dixet,magister dixit;ênfase,dogmatismo,parrésia,certeza;assertor,dogmatista.

Adjetivo

asseverante,asseverativo,asseverador,testemunhador,declaratório,declarativo,predicativo,intimativo,afirmativo,assertivo,assertório,soi-disant,positivo,certo;expresso,explícito;determinativo,taxativo,definitivo,decisivo,absoluto,enfático,redondo,formal,cabal,peremptório,claro,inequívoco,insofismável,indubitável,franco,dogmático,doutoral,sentencioso,marcado,distinto,decidido,confiado,cortante,solene,categórico,irretratado,predicável.

Verbo

afirmar,assegurar,asseverar,dar por certo,apostar que,defender,gosmar,pregar,reafirmar,ratificar,confirmar,reiterar,confessar,declarar,consignar,avançar,adiantar,alegar,produzir,afiançar,garantir,proclamar,dar ao manifesto,protestar,prometer,redizer,segurar,dogmatizar,propor,enunciar,gemer,divulgar,expor,expender,publicar,patentear,manter,sustentar,pronunciar,pretender;mostrar em circunstâncias mui concludentes;depor,certificar,professar,atestar,jurar;dar,proferir,prestar juramento;jurar pelos Santos Evangelhos,empenhar a sua palavra,dar sua palavra de honra,jurar,rejurar,trejurar,invocar o céu por testemunho,invocar o testemunho do céu e do mar;dizer (com arreganho,com desassombro e adv.);jurar por (crer);insistir em,acentuar,sublinhar (evidência);adjurar;falar de cadeira.

Advérbio

afirmativamente e adj.;de cadeira,de poleiro,ex cathedra,do alto de seus coturnos;com conhecimento da matéria,com conhecimento de causa;realmente,redondamente,positivamente,com peremptória afirmação,sem receio de contradita,sem temor de contestação,sem a menor dúvida,com desassombro,com arreganho,doutoralmente,à boca cheia,como verdade inconcussa,a todos os respeitos,fora de toda dúvida,sem rebuço,sem dobrez,seriamente,deveras,sob juramento,de pés juntos,conscienciosamente;em boa consciência,em sã consciência;sim,na verdade,perfeitamente,de toda a consciência,com a mão na consciência.

Provérbio

Interjeição

pela alma que Deus me deu!,sob minha palavra de honra!,à fé de quem sou!,por minha honra!,à fé de cavaleiro,por Deus!,lá isso é!,pudera!,pela minha garganta!.

Frase

Tomo a liberdade de dizer;Aposto a minha cabeça;Garanto-lhe que;Afianço-lhe que;Ouso dizer-lhe que;Peço permissão para afirmar que;Juro que;Rejuro que;Trejuro que;Deus me é testemunha;Digam o que disserem;Pode crer;Vai por mim.

Conjunção

Escolha

Substantivo

seleção,crivo,peneira (fig.),critério,procura,opção,alternativa,discrição (volição);defloração,designação,dilema,embarras de choix,as pontas aceradas de um dilema,adotação,cooptação,decisão (julgamento);sincretismo,ecletismo,babismo,eleição,pleito,votação,reeleição,urna,atas eleitorais,voto,sufrágio,voz deliberativa,voto cumulativo,voto secreto,escrutínio,pelouro;escrutínio nominal,por lista,plebiscito,quirotonia,a voz do povo,vox populi,a opinião pública,manifestação das urnas,votação,cabala eleitoral;cabalista,galopim,diribitor,eleitor,eleitora,eleitorado,cabo eleitoral,eletriz,votante,sufragista,mesa eleitoral,diribitório,mesário,excertos,apuração,respiga,respigo,respigadura,meio termo,pancárpia,extratos,recortes,cata,direito de escolha;preferência,pendor,prelação,anteposição,predileção,inclinação,queda,antelação (jur.),preponência,simpatia,pendor,tendência,distinção,afeição (desejo);mil vezes... do que...

Adjetivo

opcional,preferencial,prioritário,discricionário;votante,opinante,eleitoral,eletivo,predileto,escolhido e v.;seleto,eclético,sincrético,plebiscitário.

Verbo

escolher,procurar,entrescolher,tomar,optar;fazer opção,fazer escolha,fazer eleição;apurar;dar preferência,manifestar preferência,priorizar;perfilhar,sobrepor,preferir,tomar outro,deflorar,antepor,deixar uma coisa por outra,apartar,reservar,prepor,designar,pender,distinguir com a sua preferência,pronunciar-se por,decidir-se por,abraçar,esposar,adotar,propender para,tomar o partido de,inclinar-se por,desempatar,ir pelo,ser por,manifestar-se a favor de,votar,opinar,eleger,fazer pelouros,sortear com pelouros,votar;oferecer à escolha de alguém,pôr diante de a alternativa;apresentar a alternativa,oferecer a alternativa,exibir a alternativa;pôr a votos,submeter à votação,consultar,escrutinar;verificar os votos,recolher os votos,apurar os votos;eleger,escolher em escrutínio;sufragar o nome de,mandar ao parlamento,inscrever o nome de alguém no rol dos representantes da nação,aclamar,reeleger,louvar-se em,ter voz em,nomear os seus representantes,nomear,designar,selecionar,seletar,apanhar,colher,respigar,forragear,separar,pôr de parte,escanganhar,peneirar,joeirar,separar o joio do trigo;traçar uma linha de separação,cirandar,passar pela ciranda,passar pelo crivo,mascar,esgaravatar,catar,espiolhar,discriminar,antepor,fazer-se forte em,mais querer,gostar mais de,querer antes,não trocar... por..;trocar por,dar um passo decisivo;decidir-se,passar o Rubicão;atravessar o Rubicão;achar melhor;ser (eleito e adj.),ser consultado à pantana;ser distinguido com o mandato.

Advérbio

preferencialmente e adj..;a vontade;ou... ou..,ou um ou outro,antes... do que..,à escolha,de preferência,uma vez por todas,sobretudo,principalmente;maximamente,mormente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Mal por mal, antes o menor;Dos males, o menor;Melhor fora que.

Conjunção

Promessa

Substantivo

proposta,palavra,fé;prometimento,palavra de honra,palavra de rei;juramento,jura,compromisso,promissão,jura,protesto,voto (afirmação);profissão,profissão de fé,protestação,asseveração,empenho,obrigação (contrato);penhor,arras,segurança,garantia,plácito,proposta;voto;palavra dada,palavra empenhada;obrigação contraída;belas palavras,boas palavras,policitação;Acadina (mit.),promitente,vovente.

Adjetivo

promitente e v.;promissor,promissório,reversal,votivo,afiançado,prometido,empenhado;sob selo,sob juramento;prometido e v.;apalavrado,ajustado,combinado,comprometido.

Verbo

prometer;afirmar verbalmente,afirmar por escrito;tomar o compromisso de,propor-se,comprometer-se,obrigar-se,garantir,asseverar,dar sua palavra (de honra),penhorar,dar esperanças de,prestar juramento;assumir o compromisso,assumir a responsabilidade,assumir o encargo de;empenhar a palavra,comprometer a palavra;obrigar-se por juramento;obrigar a fé,obrigar sua fé;ajuramentar-se,protestar,fazer protestos de,professar,ficar responsável;tomar sobre si,tomar à sua conta,tomar sob a sua responsabilidade;avocar-se;montes auri polliceri = prometer mundos e fundos,prometer mares e montes,prometer montes de ouro;acenar com,dar esperanças de;assegurar,afiançar,garantir,jurar,apalavrar,prometer em contrato;atestar (dar testemunho);adjurar,intimar em nome de Deus,receber um juramento;ajuramentar uma testemunha,juramentar uma testemunha;esconjugar,fazer alguém jurar,deferir compromisso,contrair obrigação,ficar como fiador,prestar fiança;assinar como fiador,afiançar;fazer promessas falazes,cacarejar e não pôr ovos.

Advérbio

sob palavra,sob juramento,à fé de quem sou,sob minha palavra de honra,por minha honra.

Provérbio

Interjeição

assim Deus me ajude!.

Frase

Palavra de rei não volta atrás.

Conjunção

Doação

Substantivo

dada,donativo,obladagem (ant.),dádiva,mercê,concessão,cessão,legação,outorga,outorgamento,transferência,entrega,dotação,dote,maritágio (ant.),assinação,subscrição,distribuição,consignação,patrocínio,subvenção,subsídio;confirmação autêntica de uma doação = auto,alvará de insinuação;dedicatória;caridade,liberalidade,generosidade,filantropia,bizarria,bizarrice,rasgo de generosidade,obsequiosidade;(coisa dada): presente,vedalhas (ant.),brinco,mimo,lembrança,brinde,dádiva,saguate (Ásia),miúdas,retorno,donativo,donadio,convite,obséquio,favor,obrigação,benefício,dom,prenda,benesse,sainete,oferenda,voto,oferta,oblação,oblata,obrada,dedicatória,legado,prelegado,sacrifício,imolação,graça,ato de graça,bônus,capilha,pensão,contribuição,subscrição,subvenção,subsídio,tributo,primícias;legado,vintena,deixa,herança,sucessão,manda (ant.),mandado,dotação,esmola,óbolo,espórtula,propina,piso,emolumentos,quibanda,pitança,mesada,medrugo,festas,gages,gratificação,luvas,douceur,alça,lambedela,lambujem,molhadura,chavádego,pourboire,diafa,xixica,gorjeta,caravela,janeiras,estreias,boas festas,fogaça,barataria,ajuda de custo. (dádiva corrutora): peita,mão-pendente,suborno,isca,lambujem,engodo,prato de lentilha;sacrifício humano,propiciatório. esmoler,esmoleiro,esmoleira,esmolador,doador,patrocinador,mantenedor,subscritor,presenteador,obsequiador,contribuidor,donatário,bememérito,mecenas;pitanceiro,alforje,bolsa,escarcela.

Adjetivo

entregue,doado e dadival;doador,dador,concessor,caridoso,caritativo,esmolento,esmoler,esmolador,bizarro,cavalheiro,generoso,franco,filantrópico,dadivoso,daimoso,pensioneiro,raçoeiro,contribuinte,contributário,grátis;sacrificial,nuncupatório,profectício.

Verbo

entregar,render,tributar,apresentar,remeter,passar às mãos,enviar,dar,dar e redar,devotar,oferecer,disponibilizar,pôr à disposição,dedicar,obradar (ant.),pôr nas mãos de,fazer chegar às mãos de,pôr algo em poder de,transmitir,contribuir,patrocinar,financiar,comunicar,transferir,confiar,presentear,dadivar,prendar,liberalizar,prodigalizar,despender,doar,fazer presente,representear,brindar,rechear,mimosear,obsequiar,regalar,erogar (desus.),largar,devolver,retribuir,distribuir,repartir,bizarrear,desentranhar-se,conceder,outorgar,despachar,esportular,esmolar,conferir,proporcionar,consagrar,sagrar,votar,dedicar,dar de espórtula,gratificar,aquinhoar,remunerar,premiar,conferir,dispensar,arraçoar,subscrever,subsidiar,pensionar,dotar,legar,mandar em testamento,testar,deixar em herança,herdar,deixar legado,ceder;fornecer;supeditar,ministrar,subministrar,prestar,propinar,socorrer,dispensar,regatear;pôr à disposição,facilitar,facultar;depor aos pés de alguém,lançar aos pés de alguém;peitar,subornar,comprar,untar as mãos a alguém,render com peitas,engodar,oferecer;impingir;sacrificar,imolar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Bis dat qui cito dat;dá duas vezes quem dá sem demora.

Conjunção

Desejo

Substantivo

vontade,fantasia,capricho,veleidade,falta,mister,necessidade,exigência,inclinação,pendor,queda,cachaça,paixão predominante,preferência,simpatia,parcialidade,predileção,idiopatia,propensão;boa vontade;gosto,amor,agrado,aprazimento,contento,tenção,intenção,meta,fim,finalidade,anseio,ânsia,aspiração,pretensão,anelo,mira,fito,desígnio,objetivo,preocupação,ansiedade,cobiça,ambição,solicitude,zelo,empenho,ardor,empressement,curiosidade,fervor,febre,afã,inveja,filé,finca-pé,engulho,voto,fome,azia de queixos (pop.),apetite,apetência,antolho,antojo,galga,gana,fome de rabo,sede,devorante (pop.),prurido,comichão,freima,cacoete,cócegas;polidipsia = sede ardente;cupidez,tentação,sensualidade,concupiscência,libidinosidade,lubricidade,avidez,sofreguidão,ganância,desejo insaciável,rafa,rapacidade,edacidade,voracidade (glutonaria);malacia,pica,apetite depravado,paixão,raiva por,furor,mania,optação,dipsomania,cleptomania;(pessoa desejosa): amante,amateur,amador,admirador,aficcionado,devoto,cultor,torcedor,aspirante,pretensor,pretendedor,pretendente,candidato,querente,concorrente,interessado,suplicante,solicitante,glutão;(objeto de desejo): desideratum,desiderato,falta;ardentemente desejado,sonho,ideal,atração,magneto,ímã,polo,fantasia,tentação,sedução,provocação,fascinação,enlevo,alvo da ambição de alguém,ídolo,capricho,inveja,o fraco de alguém,suplício de Tântalo,pomo de ouro,rebatinha.

Adjetivo

desejoso,inclinado para;optativo,anelante,querente,curioso,perplexo;cuidadoso,zeloso,ciumento de;faminto,famélico,famulento,esfaimado,cheio de apetite,sequioso,cobiçoso,assedentado,setibundo,sedento,sedente (poét.),apetente,ávido,açorado,sôfrego,voraz,edaz,cupidinoso,poligástrico,cobiçoso,exigente,ansioso,insaciado,insaciável;pantagruélico,onívoro,invejoso,maníaco por,doido por,devorador,alieni appelens,insatisfeito,insaciado,impaciente (impetuoso);comichoso,consumido pelo desejo de,devorado pela cobiça,desvairado pela ambição,ambicioso = multívolo,exigente,malcontentadiço;desejável,cobiçável,volível,apetitível,apetecível,apetitoso,matador,atraente,tentador,provocante,provocador,provocativo,excitante,esurino,desafiador,digno de se apetecer,atraente,sedutor,pruriente,invejável,agradável,optativo,desejado e v.;suspiroso,saudoso;gamado,arrebatado,embeiçado,enamorado,vidrado,apaixonado,empolgado,encantado,de quatro (gír.).

Verbo

desejar,ter grande desejo = prurir,açorar-se,querer,pedir,esperar;ter vontade de,anelar,ambicionar,importar-se com,ansiar por,fazer caso de,gostar de,agarrar-se a,aferrar-se a,conceber predileção por,inclinar sua preferência para,preferir;apreciar,dar apreço a,dar o cavaco por,irem-se os olhos em alguma coisa,ter decidido gosto para,mirar,contemplar voluptuosamente,ver alguém com bons olhos,ter olho à,estar resolvido a,pôr a sua mira em,cobiçar,almejar,apetecer,pretender,rebentar por alguma coisa,dar a picholeta por,ter pretensões a,arder por,pelar-se muito por,suspirar por,raivar por,babar-se por,matar-se por,ter verdadeiro fanatismo por,estar morto por,ser fanático por,gamar por,fissurar,finar-se por,arder em desejos de,esgorjar = berrar por,estar a morrer por,ferver em desejos,antojar,antolhar,estar-se lambendo para alguma coisa,estar com cócegas de,pruir,prurir,invejar,pensar em,pôr a sua felicidade em,saborear-se com,ter todo empenho em,interessar-se por,namorar,paquerar,azarar,ficar com,cortejar;ser bom garfo,ter bom apetite,rebentar de fome,lazarar,padecer fome e sede;estar faminto,estar sequioso;apetecer,aguar;criar água na boca,criar saliva na boca;aguçar o dente,solicitar,implorar,pedir,candidatar-se,entrar em concorrência com alguém para,concorrer;inspirar desejo,gerar desejo,suscitar desejo,excitar,acender,provocar,trazer vontade,açorar,fazer sede,estimular o apetite,tentar,ser de botar água na boca,apetitar,esfaimar,provar,desafiar,dar fome a alguém de alguma coisa,fazer negaça = convidar,sorrir a alguém,atrair,agradar;ser desejado = fazer falta,ser o ideal de.

Advérbio

desejosamente e adj.;com olhos longos,com estômago vazio.

Provérbio

Interjeição

esto perpetua!,oxalá!,praza aos céus,praza a Deus!,que Deus seja servido,Deus o permita!,assim seja!,amém!,Deus o queira,prouvera Deus,quem dera!.

Frase

Trinta cães a um osso;Quem muito abarca, pouco aperta.

Conjunção