Sua língua na Internet

 

(es.po.sar)

v.

1. Unir(-se) em matrimônio; CASAR(-SE) [td. : Luís irá esposar Ana.: O juiz esposou -os numa cerimônica simples.: Esposaram -se (um esposou o outro) em maio.] [tdr. + com : Padre Sérgio esposou Rosa com Joaquim]

2. Aderir a, defender (uma causa, ideia, opinião etc.) [td. : A ideologia que dirigentes brasileiros esposaram no séc. XIX era o liberalismo.]

3. Amparar, suster [td. ]

[F.: Do lat. sponsare. Hom./Par.: esposo (fl. de esposar), esposo [ô] (sm.); esposa (fl. de esposar), esposa [ô] (sf.).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Crença

Substantivo

credibilidade,crédito,segurança,confiança,confiabilidade,fé,fidúcia,persuasão íntima,verdade,esperança;presunção,persuasão,convicção,convencimento,insuspeição,certeza;opinião,sentir,maneira de pensar,juízo,vista,conceito,concepção,pensar,parecer,tensão (jur.),impressão (ideia);alvitre,conclusão (julgamento);doutrina firmada,base,dogma,lema,divisa,princípio consagrado,princípio recebido,modo de pensar,crença popular;opinião,fé firme,fé implícita,fé arraigada,fé inabalável,fé calma,fé sóbria,fé imparcial,fé desapaixonada,fé bem fundada;uberrima fides;fé sincera,fé antiga,fé ardente,fé profunda,fé brônzea,fé indestrutível;sistema de opiniões,escola,seita,partido,teoria,dogma,artigos,concepção,interpretação,regras,cânones,bandeira;declaração,profissão de fé;credo,credenda,syllabus,decálogo,quincálogo,heptálogo,catecismo;Evangelhos,Santas Escrituras,Bíblia,Roma,Meca,Jerusalém,Alcorão;assentimento;propaganda;programa,plataforma,credibilidade (probabilidade);(possibilidade).

Adjetivo

crível,creditável,certo,inequívoco,seguro,insofismável,positivo,fiel,confiante,inesitante,convicto,apanhado,convencido,confiado,capacitado,persuadido;imbuído,penetrado,compenetrado de;anticéptico;dessuspeitoso,insuspeitoso,crédulo;descuidoso;crido e v.;acreditado,putativo,insuspeito;digno,merecedor de crédito;aceitável,acreditável,fidedigno,estabelecido,recebido,consagrado,em que se pode confiar,satisfatório,provável;fiducial,fiduciário,persuasor,persuasivo,persuasório,forte,suasório,convincente,frisante,suasivo,ponderoso,que tem tomo,impressivo,impressível,impressionante,impressionável,doutrinal.

Verbo

crer,ser adepto de,ter como verdadeiro,dar crédito,acreditar,passar como certidão;dar fé,ter fé;ter confiança,crer piamente,crer a/de olhos fechados;ver como real,admitir,admitir como real,professar,considerar,outorgar foros de,tomar como verdadeiro,estimar,reputar,presumir,pensar;contar com,confiar em;esperar em ou de;apoiar-se em,arrimar-se a,fundamentar-se,fiar-se em,construir sobre,repousar em,calcular sobre,estabelecer suas razões sobre,tranquilizar-se a respeito por esse lado,admitir como certo,aceitar como evangelho,ligar muito valor a,tomar como estabelecido;saber com certeza,não nutrir dúvidas;estar seguro,dar por certo,dar por feita uma coisa;confiar,estar às atenças de,ater-se,acreditar em,depositar confiança em,aceitar como um dogma,ter por seguro que,não suspeitar de alguma coisa,ser de opinião,garantir,querer,jurar,conceber;ter uma opinião,perfilhar uma opinião,adotar uma opinião,conceber uma opinião,abraçar uma opinião,arriscar uma opinião,alimentar uma opinião,nutrir uma opinião,acariciar uma opinião,esposar uma opinião,professar uma opinião;estar ao lado;compartilhar de uma opinião,comungar de uma opinião,participar de uma opinião;ser da feição de alguém;ler pelo mesmo breviário que outrem,rezar pelo mesmo breviário que outrem;adotar,abraçar,perfilhar,esposar,aceitar uma teoria,atar-se a uma teoria;aceitar como verdadeiro,olhar como verdadeiro,classificar como verdadeiro,registrar como verdadeiro;suspeitar;meter-se na cabeça de,entrar na cabeça de;aninhar-se no cérebro,engolir (credulidade);possuir-se,ser tido e havido como verdadeiro;impor-se à confiança,impor-se ao consenso;convencer,satisfazer,instigar,possuir-se,convencer-se,imbuir-se,compenetrar-se,persuadir-se;mover,capacitar,gerar confiança;achar aceitação;trazer à razão,chamar à razão;ser recebido,ter lisonjeiro acolhimento;conquistar o espírito/o coração,empolgar o espírito/o coração,captar o espírito/o coração,seduzir o espírito/o coração;induzir a crer,despertar simpatia,encontrar guarida,achar eco.

Advérbio

e Frases: creditavelmente e adj.;na opinião de,na boca de,no pensar de,no conceito de,no julgar de,no entender de,aos olhos de,no sentir de,me judice,a mim me parece,ouso dizer,não tenho dúvida,estou certo;conte com,fique tranquilo,garanto-lhe,a meu aviso,a mim se me afigura;me vide! = garanto!.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Escolha

Substantivo

seleção,crivo,peneira (fig.),critério,procura,opção,alternativa,discrição (volição);defloração,designação,dilema,embarras de choix,as pontas aceradas de um dilema,adotação,cooptação,decisão (julgamento);sincretismo,ecletismo,babismo,eleição,pleito,votação,reeleição,urna,atas eleitorais,voto,sufrágio,voz deliberativa,voto cumulativo,voto secreto,escrutínio,pelouro;escrutínio nominal,por lista,plebiscito,quirotonia,a voz do povo,vox populi,a opinião pública,manifestação das urnas,votação,cabala eleitoral;cabalista,galopim,diribitor,eleitor,eleitora,eleitorado,cabo eleitoral,eletriz,votante,sufragista,mesa eleitoral,diribitório,mesário,excertos,apuração,respiga,respigo,respigadura,meio termo,pancárpia,extratos,recortes,cata,direito de escolha;preferência,pendor,prelação,anteposição,predileção,inclinação,queda,antelação (jur.),preponência,simpatia,pendor,tendência,distinção,afeição (desejo);mil vezes... do que...

Adjetivo

opcional,preferencial,prioritário,discricionário;votante,opinante,eleitoral,eletivo,predileto,escolhido e v.;seleto,eclético,sincrético,plebiscitário.

Verbo

escolher,procurar,entrescolher,tomar,optar;fazer opção,fazer escolha,fazer eleição;apurar;dar preferência,manifestar preferência,priorizar;perfilhar,sobrepor,preferir,tomar outro,deflorar,antepor,deixar uma coisa por outra,apartar,reservar,prepor,designar,pender,distinguir com a sua preferência,pronunciar-se por,decidir-se por,abraçar,esposar,adotar,propender para,tomar o partido de,inclinar-se por,desempatar,ir pelo,ser por,manifestar-se a favor de,votar,opinar,eleger,fazer pelouros,sortear com pelouros,votar;oferecer à escolha de alguém,pôr diante de a alternativa;apresentar a alternativa,oferecer a alternativa,exibir a alternativa;pôr a votos,submeter à votação,consultar,escrutinar;verificar os votos,recolher os votos,apurar os votos;eleger,escolher em escrutínio;sufragar o nome de,mandar ao parlamento,inscrever o nome de alguém no rol dos representantes da nação,aclamar,reeleger,louvar-se em,ter voz em,nomear os seus representantes,nomear,designar,selecionar,seletar,apanhar,colher,respigar,forragear,separar,pôr de parte,escanganhar,peneirar,joeirar,separar o joio do trigo;traçar uma linha de separação,cirandar,passar pela ciranda,passar pelo crivo,mascar,esgaravatar,catar,espiolhar,discriminar,antepor,fazer-se forte em,mais querer,gostar mais de,querer antes,não trocar... por..;trocar por,dar um passo decisivo;decidir-se,passar o Rubicão;atravessar o Rubicão;achar melhor;ser (eleito e adj.),ser consultado à pantana;ser distinguido com o mandato.

Advérbio

preferencialmente e adj..;a vontade;ou... ou..,ou um ou outro,antes... do que..,à escolha,de preferência,uma vez por todas,sobretudo,principalmente;maximamente,mormente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Mal por mal, antes o menor;Dos males, o menor;Melhor fora que.

Conjunção

Cooperação

Substantivo

coadjuvação,concurso,apoio,colaboração,contribuição,parceria,ligação,união,sociedade,concerto,concorrência,associação,concomitância,solidariedade,cumplicidade,conivência,malhoada = conluio,contubérnio,cambalacho,participação,coparticipação,comparsaria,comparsa,concriação,envolvimento,união;conjugação,tramoia,societas sceleris,pandemônio,panelinha,combinação;coautoria,partidarismo,coleguismo,espírito de classe,campanário,confederação;mancomunação,fraternização,consórcio,simbiose = vida em comum,liga,aliança,pacto,sociedade,companhia,conjura,conjuração,conspirata,conspiração,sindicato,coalisão,coligação,federação,assimilação,fusão,maçonaria,conchavo,trama,pandilha,cabala,disciplina,partidária;unanimidade (assentimento);concórdia.

Adjetivo

cooperativo,colaborativo,participativo,cooperador,coadjuvante,coadjutor,partícipe,participante,conivente,aliado,partidário,parceiro,partidarista,solidário,federal,irmanado e v.;unidos,coesos,compactos,sem discrepância de um só.

Verbo

cooperar,coadjuvar,concorrer,contribuir,colaborar,conduzir a;conjugar esforços,combinar esforços,reunir esforços;agir de concerto,concriar,formar de colaboração com,coligar-se,unir-se,combinar,ligar-se,reunir-se,arregimentar-se,fraternizar-se,compactuar,aliar-se,confederar,federalizar,aliançar,federar-se,fundirem-se forças,estar coligado com,conjurar,conspirar,tramar,dar as mãos,ombrear-se,concertar-se,acumpliciar-se,empandeirar-se,conluiar-se,apandilhar-se,pactuar,mancomunar-se,aparceirar-se,emparceirar-se,amatilhar-se,amatular-se;fechar fileiras,cerrar fileiras,fortalecer fileiras,unir fileiras,apertar fileiras;congregar-se,associar-se,quotizar-se ou cotizar-se,identificar-se no mesmo escopo,solidarizar-se,bandear-se,aconfradar-se,agrupar-se,agregar-se,aglomerar-se,reunir-se,suciar,fazer panelinha com alguém,juntar-se,grudar-se,consorciar-se,agremiar-se;organizar uma sociedade,organizar uma companhia,organizar uma quadrilha,organizar uma comandita;estabelecer-se com uma sociedade,serem da mesma panelinha,fazer causa com,ir com alguém,estar de parceria,estar conluiado com,andar de réstea com,engorrar-se,meter-se de gorra com;fazer sociedade,fazer rancho;coalizar-se,conchavar-se,velejar no mesmo bote,ir no mesmo carro com,esposar,entrar para,filiar-se,fazer uma mesma a causa de alguém e a sua,ter parte em,participar,compartir,compartilhar,partilhar,seguir as bandeiras de alguém,militar sob as ordens de;estabelecer aliança,firmar aliança;rodear-se,cercar-se de,tomar voz por alguém,fazer mutirão;barbearem-se mutuamente.

Advérbio

como um só homem (unanimidade);ombro a ombro,em cooperação,em perfeita união de vistas,numa impenetrável solidariedade,de mão comum ou de mãos dadas,de braço dado.

Provérbio

Interjeição

Frase

Uma mão lava a outra e, ambas, o rosto.

Conjunção

Casamento

Substantivo

matrimônio,enlace (matrimonial),consórcio,himeneu,conúbio,recebimento,ligação,união,maridança,maridagem,laço conjugal,vinculum matrimonii = vínculo matrimonial,vínculo conjugal,boda,desposório,esposório,esponsais,ou esponsálias,núpcias,mistura,casório,o facho do himeneu,bênção nupcial;banho de igreja (pop.),conjúgio;tálamo(s) (fig.);beco sem saída = casamento (pop.);corbelha,vedalhas,torna-boda,leito,coabitação,toro,(nupcial),tambo ou tamo (ant.),tálamo = leito nupcial,câmara nupcial,débito conjugal,conjungo = casamento (= ‘eu uno’,em latim),epigamia;casamento morganático,casamento desigual,casamento desvantajoso,casamento de mão esquerda;mastreação nova em barco velho,partidão (fam.),altar himeneal,honeymoon = lua de mel;matrimônio clandestino,matrimônio espiritual,matrimônio consumado,matrimônio putativo,matrimônio rato,matrimônio de consciência,matrimônio de S. João das Vinhas,matrimônio de razão;negócios do coração,casamento de inclinação;cerimônia civil,cerimônia religiosa,cerimônia nupcial;concubinato legal (depr.),casamento misto,confarreação,consumação,epitalâmio;casamento de arranjo,casamento arrumado;casamento na igreja;casamento no civil;casamento na igreja e no civil;amigação,contubérnio,mancebia;corretor de casamentos,casamenteiro,a prónuba Juno,S. Gonçalo do Amarante,S. Antônio;noivo,noiva,prometida,damas de honra ou honor (ant.),nubente,contraente,homem casado,esposo,marido,companheiro,consorte,cônjuge,neógamo,papel queimado = homem casado,madame,esposa,senhora,matrona,costela,cara metade,companheira;gamologia,gamomania,casal,jovem par;padrinho,madrinha = tambeira ou tameira,paraninfo,testemunha;poliandria,poliandro,monogamia,unigamia,bigamia,digamia,deuterogamia,trigamia,poligamia,mormonismo,turco,barba-azul,monogamista,unígamo,bígamo,trígamo,polígamo,mórmon;pregão,proclama,banhos,impedimento;anel prónubo;separação,desquite,divórcio;separado,desquitado,divórico;separação de corpos;.

Adjetivo

casado,unido,desposado,noivo,concertado,prometido,malcasado,casadouro,casadeiro,núbil,matrimonial,nupcial,conjugal,jugal,marital,conubial,uxoriano,antenupcial,prónubo,mafamético,nubente,casamenteiro,unígamo,monógamo,bígamo,polígamo,cheia de alvuras e de melindroso recato (câmara nupcial);(casado) de papel passado (pop.);descasado,desquitado,divorciado.

Verbo

casar,unir por casamento,amaridar-se,maridar(-se),prender,aliar,aliançar,matrimoniar,consorciar,receber,desposar,esposar;contrair núpcias,contrair esponsais,contrair matrimônio;receber consorte,vincular-se por matrimônio,tomar por esposo,tomar mulher,entroncar-se,enlaçar-se;conduzir ao altar,conduzir ao altar himeneal;tomar,mudar de estado;convolar para novas núpcias;ser de alguém à face do altar,ser de alguém perante Deus e a sociedade;contratar casamento,ajustar casamento;noivar,estarem noivos;oferecer seu nome,oferecer a mão de esposo;concertar com alguém o casamento de sua filha,tomar a mulher em camisa,malcasar,correr o pregão,publicar os banhos,publicar as proclamas,apregoar os noivos,acasalar,casalar;pôr os papéis para correr (pop.);desemparelhar-se = casar com pessoa de condição desigual.

Advérbio

matrimonialmente e adj.;com santos nós,na santa idolatria de sua lua de mel.

Provérbio

Interjeição

Frase

Até que a morte os separe!;Esta é a segunda denunciação;Casarás e amansarás;Antes que cases, cata o que fazes.

Conjunção