Sua língua na Internet

 

(ban.dei.ra)

sf.

1. Peça de pano, ger. retangular, com as cores e, às vezes, legendas e/ou símbolos representativos de uma nação, instituição, agremiação etc., ou com cores e/ou desenhos específicos para transmitir sinais, presa por um dos lados a uma haste, de modo que possa desenrolar-se e flutuar; ESTANDARTE; PAVILHÃO; PENDÃO: a bandeira do Brasil: bandeira preta em sinal de luto

2. Pedaço de papel, plástico etc., ger. colorido e recortado em formato poligonal, preso em série por um dos lados a um fio, este depois é suspenso para enfeitar o local de uma festa: bandeiras de festa junina

3. Emblema ou distintivo de uma União, disciplina militar, instituição etc. utilizada em trajes e objetos.

4. Fig. Lema ou divisa que norteia um grupo, partido etc.: "Todos sabem que a bandeira do romanticismo cobriu muita mercadoria deteriorada..." (Machado de Assis, Críticas teatrais))

5. Bras. Marca de uma empresa (ger. de grande porte e com muitas filiais) responsável pela comercialização de produtos e/ou prestação de um serviço no mercado: bandeira de um supermercado

6. Bras. Marca de uma distribuidora de combustível: bandeira de um posto

7. Bras. Marca de uma instituição financeira que é impressa em cartões e outros documentos, e é exibida nas redes credenciadas: bandeira de um cartão de crédito

8. Bras. Peça do taxímetro que, acionada, inicia a contagem da quantia a ser paga pela corrida, e que pode fazê-lo funcionar mais rápida ou mais lentamente, mediante comando do taxista, de acordo com a legislação em vigor: A bandeira 2 está autorizada a partir de amanhã.

9. Bras. Rel. Pano ou quadro assentado sobre um caixilho de madeira, ou outro material, com imagens de santos e emblemas religiosos pintados que, ger. enfeitado com fitas e laços, é preso por uma haste em um dos lados para ser levado adiante das confrarias nas procissões.

10. Bras. Rel. Cortejo que leva à frente um estandarte com a imagem de um santo, com cantos acompanhados de instrumentos, realizado em cidades do interior.

11. PB PE Rel. Procissão noturna em honra de um santo.

12. Bras. Hist. Expedição armada que, entre o fim do séc. XVI e o começo do séc. XVIII, partia da capitania de São Vicente (depois, de São Paulo) para desbravar os sertões.: "Quando a bandeira entrou pelo teu seio, quando / Fernão Dias Pais Leme invadiu o sertão!" (Olavo Bilac, O caçador de esmeraldas.)) [Nesta acp., mais us. no pl. Cf.: entrada.]

13. Bras. Gír. Ação ou frase que denuncia algo que se queria esconder.

14. Cons. Caixilho envidraçado, ger. fixo, que encima portas e janelas, e que serve para dar claridade aos aposentos.

15. N.E. Bot. Inflorescência da cana-de-açúcar; FLECHA

16. N.E. Agr. Porção terminal do caule da cana-de-açúcar, us. como semente.

17. Bot. Inflorescência do milho e outras gramíneas.

18. Folha de metal ou de papel afixada em um candeeiro para atenuar a intensidade da luz.

19. Cin. Teat. Telv. Peça afixada na borda de um refletor com duas ou quatro abas ajustáveis, feitas de metal e pintado de preto fosco, que ajudam no direcionamento e foco da luz.

20. Cin. Teat. Telv. Peça móvel, ger. retangular e feita de material opaco, que é fixada em tripé ou no próprio refletor para bloquear a luz de maneira bem definida, us. para fechar, cortar, moldar ou dar efeitos de iluminação em cenários.

21. Art.gr. Pedaço de cartolina que se cola às varetas das minervas para que a fôrma não manche o papel quando há grandes claros; PESTANA

22. Art.gr. Pedaço de papel que se cola ao original ou à prova, e onde se fazem acréscimos ao texto; PAPAGAIO

23. Art.gr. Lâmina colocada entre o resvaladouro da linotipo e os magazines, para impedir que o chumbo desvie da entrada do molde quando há matrizes salientes na boca.

24. Art.gr. Composição irregular alinhada à esquerda ou à direita cujas linhas ger. não abrangem a largura da mancha.

25. Econ. Figura de continuidade que se forma em um gráfico de barras para orientar o analista de investimento.

26. N. Grupo de trabalhadores rurais contratados por um só dia.

27. PB O mesmo que mutirão (1).

28. BA Montículo de cacau colhido (tb. o conjunto de canoas que transportam o cacau para o porto marítimo de embarque)

29. Zool. Conjunto de barbas de uma pena.

30. PE Promessa não cumprida após obtenção do que se desejava.

31. Met. Placa metálica colocada no alto de torres e telhados para indicar a direção do vento.

32. Lus. Letreiro que informa o destino do veículo de transporte coletivo.

sm.

33. Sinaleiro de estrada de ferro; BANDEIRISTA

34. RJ Antq. Sinaleiro em encruzilhadas de bondes.

35. Ict. O mesmo que bagre-bandeira (Bagre marinus).

36. Ict. O mesmo que acará-bandeira (Pterophyllum scalare).

s2g.

37. Bras. Fut. O mesmo que bandeirinha .

[F.: Posv. do cast. bandera, deriv. do gót. bandwo. Dim. nas acps. 1 e 2: bandeirola. Hom./Par.: bandeira (sf.sm.), bandeira (fl. de bandeirar).]





As bandeiras, na história do Brasil, eram expedições armadas que, ger. financiadas e organizadas por particulares, saíam para desbravar o interior em busca de pedras e metais preciosos e de indígenas a serem escravizados. Muitas dessas expedições não respeitavam os limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas, e foram responsáveis pela ampliação do território brasileiro a sul e a sudoeste

Explore seu vocabulário com o Aulete

Ar

Substantivo

ar atmosférico,atmosfera,ar livre,estratosfera,espaço,céu,latíbulo,vento,brisa,sopro,clima,azul,nuvem,oxigênio;tempo;oscilações do barômetro;(ciência do ar): aerologia,aeroscopia,aerografia,aerometria,meteorologia,climatologia,eudiômetro,barômetro,aerômetro,barógrafo,meteorógrafo,aeroscópio,anemômetro,anemógrafo,aneroide,simpiezômetro,meteoroscopia,barosânemo,baroscópio,manoscópio,zingamocho,cata-vento,bandeira,anemoscópio,grimpa;ventilação,aerostação,aerofagia,aerofobia.

Adjetivo

aeriforme,aerífero,aéreo,flatulento,efervescente,ventoso,atmosférico,meteorológico,isobárico,isobarométrico;ventoso.

Verbo

arejar,pôr ao ar,expor ao tempo,soprar,ventar,ventilar,abanar (ar em movimento).

Advérbio

aeriferamente e adj.;ao ar livre,al fresco,pela fresca,sub Jove,sub divo,ao relento,ao sereno,a céu aberto,entre o céu e a terra,no espaço,ao relento.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Crença

Substantivo

credibilidade,crédito,segurança,confiança,confiabilidade,fé,fidúcia,persuasão íntima,verdade,esperança;presunção,persuasão,convicção,convencimento,insuspeição,certeza;opinião,sentir,maneira de pensar,juízo,vista,conceito,concepção,pensar,parecer,tensão (jur.),impressão (ideia);alvitre,conclusão (julgamento);doutrina firmada,base,dogma,lema,divisa,princípio consagrado,princípio recebido,modo de pensar,crença popular;opinião,fé firme,fé implícita,fé arraigada,fé inabalável,fé calma,fé sóbria,fé imparcial,fé desapaixonada,fé bem fundada;uberrima fides;fé sincera,fé antiga,fé ardente,fé profunda,fé brônzea,fé indestrutível;sistema de opiniões,escola,seita,partido,teoria,dogma,artigos,concepção,interpretação,regras,cânones,bandeira;declaração,profissão de fé;credo,credenda,syllabus,decálogo,quincálogo,heptálogo,catecismo;Evangelhos,Santas Escrituras,Bíblia,Roma,Meca,Jerusalém,Alcorão;assentimento;propaganda;programa,plataforma,credibilidade (probabilidade);(possibilidade).

Adjetivo

crível,creditável,certo,inequívoco,seguro,insofismável,positivo,fiel,confiante,inesitante,convicto,apanhado,convencido,confiado,capacitado,persuadido;imbuído,penetrado,compenetrado de;anticéptico;dessuspeitoso,insuspeitoso,crédulo;descuidoso;crido e v.;acreditado,putativo,insuspeito;digno,merecedor de crédito;aceitável,acreditável,fidedigno,estabelecido,recebido,consagrado,em que se pode confiar,satisfatório,provável;fiducial,fiduciário,persuasor,persuasivo,persuasório,forte,suasório,convincente,frisante,suasivo,ponderoso,que tem tomo,impressivo,impressível,impressionante,impressionável,doutrinal.

Verbo

crer,ser adepto de,ter como verdadeiro,dar crédito,acreditar,passar como certidão;dar fé,ter fé;ter confiança,crer piamente,crer a/de olhos fechados;ver como real,admitir,admitir como real,professar,considerar,outorgar foros de,tomar como verdadeiro,estimar,reputar,presumir,pensar;contar com,confiar em;esperar em ou de;apoiar-se em,arrimar-se a,fundamentar-se,fiar-se em,construir sobre,repousar em,calcular sobre,estabelecer suas razões sobre,tranquilizar-se a respeito por esse lado,admitir como certo,aceitar como evangelho,ligar muito valor a,tomar como estabelecido;saber com certeza,não nutrir dúvidas;estar seguro,dar por certo,dar por feita uma coisa;confiar,estar às atenças de,ater-se,acreditar em,depositar confiança em,aceitar como um dogma,ter por seguro que,não suspeitar de alguma coisa,ser de opinião,garantir,querer,jurar,conceber;ter uma opinião,perfilhar uma opinião,adotar uma opinião,conceber uma opinião,abraçar uma opinião,arriscar uma opinião,alimentar uma opinião,nutrir uma opinião,acariciar uma opinião,esposar uma opinião,professar uma opinião;estar ao lado;compartilhar de uma opinião,comungar de uma opinião,participar de uma opinião;ser da feição de alguém;ler pelo mesmo breviário que outrem,rezar pelo mesmo breviário que outrem;adotar,abraçar,perfilhar,esposar,aceitar uma teoria,atar-se a uma teoria;aceitar como verdadeiro,olhar como verdadeiro,classificar como verdadeiro,registrar como verdadeiro;suspeitar;meter-se na cabeça de,entrar na cabeça de;aninhar-se no cérebro,engolir (credulidade);possuir-se,ser tido e havido como verdadeiro;impor-se à confiança,impor-se ao consenso;convencer,satisfazer,instigar,possuir-se,convencer-se,imbuir-se,compenetrar-se,persuadir-se;mover,capacitar,gerar confiança;achar aceitação;trazer à razão,chamar à razão;ser recebido,ter lisonjeiro acolhimento;conquistar o espírito/o coração,empolgar o espírito/o coração,captar o espírito/o coração,seduzir o espírito/o coração;induzir a crer,despertar simpatia,encontrar guarida,achar eco.

Advérbio

e Frases: creditavelmente e adj.;na opinião de,na boca de,no pensar de,no conceito de,no julgar de,no entender de,aos olhos de,no sentir de,me judice,a mim me parece,ouso dizer,não tenho dúvida,estou certo;conte com,fique tranquilo,garanto-lhe,a meu aviso,a mim se me afigura;me vide! = garanto!.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Indicação

Substantivo

representação,denotação e v.;coindicação,referência,simbolização,ícone,iconografia,simbolismo,semiologia,semiótica,semiografia,linguagem;metáfora,lineamento,feição,talhe,fisionomia,aspecto,linha,pinta,característica,sinais característicos,varinha adivinhatória,meios de reconhecimento,diagnose,diagnóstico,atributos;qualidades,sinal,fístula,cicatriz,cicatrícula,símbolo,indício,pista,evidência,viso,índex,índice,indicador,divisa,indículo,lembrança,cunho,prova,assomo,amostra,vestígio,mossa,expoente,nota,sintoma,eussemia,sinais coindicantes,presságio,pródromo;repertório,tipo,modelo,espécimen,exemplar,algarismo,emblema,insígnia,distintivo,epígrafe,título,cabeçalho,rubrica,deixa,moto,mote,legenda,lema,iniciais;cifrão,meneio,gesto,acionado,gesticulado,gesticulação,sinalização,tique;requebro,requebro de voz;requebro de olhos,mímica,aceno,trejeito,gatimanhas,pestanejo,piscadela,piscar de olhos,olhar,momice,negaça,fosca,fosquinha,inclinação de cabeça,encolhimento de ombros,cotovelada,puxão,dactiologia,dactilonomia,sinais maçônicos,sinais telegráficos,telégrafo semafórico,quirologia,pantomima,pantomina,alusão,vaga insinuação,meia palavra = dictum sapienti;advertência,sinal,semáforo,luz azul,foguete,torre de observação,almenara,fogueira;facho,marca,resenha,linha,ferra,trema,cimalha,diérese,ápice,risco,raia,guarda,cetras,asterisco,estrelinha,antígrafo,itálico,grifo,sopontadura,anotação,chamada,rabisca,garatuja,penada,óbelo,pingo,ponto,acento,sinal diacrítico,letra vermelha,cedilha,acento circunflexo,impressão,vestígio,estampa;ceráunio,(para identificação): sinal característico,linha-d'água,contraprova,contramarca,contrassenha,contrassinal,tergo,duplicata,entalhe,cartel,etiqueta,bilhete,carta,letra,contador,téssera,santo e senha,cartão,testemunha,fiador,abonador,pegada,rasto,encalço,estampa;marca da fábrica,assinatura,firma,cetras,chancela,endereço,sobrescrito,fecho,cartão de visita;credenciais,atestado,certificado,sinal manual,impressões digitais,sinalética,cifra,selo,sigilo (des.),sinete,contrasselo,carimbo,mutra (ant.),escrita,autógrafo,original,visto,reconhecimento de firma,inscrição,endosso,cunho,logotipo,logomarca,signo,timbre,papel timbrado,passa-palavra,shibboleth;abre sésamo,bandeira,bandeirola,miqueletes,vexilo,pavilhão,jack,estandarte,águia,guião,flâmula,alferena,pluma,galhardete,lábaro,auriflama,balsão,balsa (ant.),flâmula sagrada,pavilhão,signa,sina,pendão das quinas,as águias romanas,as águias francesas,manípulo,quadra,tougue,crescente,torniquete,heráldica,brasão,cimeira,armas,escudo,cota de armas,broquel,chaveirão,armorial,libré,uniforme,penacho,cocar,roseta,laço de fita,divisas,tope,bordados,galão,banda,dragonas,epaulette,grinalda,capela,véu,hábito,sotaina,aliança,medalha;venera,(de localidade): farol,fanal,facho,boia de luz,monte de pedras,cruz,marco,mastro,ponteiro,mão de relógio,seta;cata-vento,marco condutor,flecha,mão,pilares de Hércules,crista das montanhas,baliza,boia,estrela polar,estrela do norte,Pequena Ursa,bússola,guia,orientação,endereço,direção,denominação,latitude e longitude,coordenadas geográficas,tabuleta,placa;chapa;notificação (informação);anúncio;patognômica,voz de comando,chamada,toque de reunir,alarma,sino;grito;exposição (explicação);prova;modelo.

Adjetivo

indicador,indicatório,indicativo,designativo,simbólico,denotativo,conotativo,diacrítico,característico,especificativo,representativo,típico,modelar,exemplar,figural,figurativo,pantomímico,patognômico,sintomático,demonstrativo,diagnóstico,exponencial,monumental,emblemático,lemático,armorial,individual;reconhecido,apontado,indigitado,assinalado por;reconhecível por;denotável,indelével,autográfico,quirológico,itálico.

Verbo

indicar;ser o sinal,ser o símbolo de;denotar,conotar,significar,mostrar,provar,dar indício de,exprimir,sinalizar,dizer,falar,definir,indiciar,encaminhar,designar,inculcar,indigitar,cotar;representar,encarnar,aludir,personificar,simbolizar,ser a fotografia de,figurar,dar bem a medida de,tipificar,expressar,adumbrar,ser o expoente de,marcar,ferretear,gravar,carimbar,estampar,mutrar (Ásia),rotular,etiquetar,ferrar,pôr uma marca em,assinalar,sinalar,chapar,riscar,pingar,cedilhar,traçar,tracejar,acentuar,pontuar,aspar,virgular,selar,sigilar,contramarcar;delinear,gizar,imprimir,gravar,estampar,estereotipar,abrir,lavrar,exarar,apontar,mostrar;fazer um sinal,dar sinal a,acenar,gesticular,sacudir a cabeça,acotovelar,dar de olho a alguém,piscar a alguém o olho,trocar olhares com,piscar os olhos,falar à esconso,bracear,bracejar,acionar,pestanejar,sacudir os ombros;agitar uma bandeira,içar uma bandeira,desenrolar uma bandeira,desfraldar uma bandeira,implantar uma bandeira,alvorar uma bandeira;agitar um lenço,capear,dar aviso (informação);dar sinal de alarma,tocar a rebate,rufar o tambor;soarem os clarins,soarem as trombetas;soltar um grito de alarma;assinar,selar,reconhecer a firma,atestar;sublinhar (dar importância);chamar a atenção para;abular,referendar;chancelar,timbrar,tarjar.

Advérbio

em sinal de,com penhor de,simbolicamente e adj.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ecce signum. Ex ungue leonem. Ex pede Herculem. Ex digito gigas: pelo dedo se conhece o gigante. Ab uno disce omnes.

Conjunção

,.

Partido

Substantivo

facção,dúnia,grupo,clã,fração,dissidência,parcialidade,seara,rancho,ranchel,bloco,bando,gente,sequela,banda,bandeira,claque,tropa,falange,legião,séquito,comitiva,súcia,clique,chusma;horda,turma,pandilha,malta,grei,matilha,grupelho,panelinha,soldadesca,patrulha,rebanho,igrejinha,comunidade,comunhão,corpo,associação,sociedade,agremiação,seio,regaço,sociedade,confraria,aljama,arquiconfraria,sodalício,irmandade,conferência,corporação,grêmio,cenáculo,companhia;estabelecimento,firma,casa,sindicato,trust,comandita,instituto,instituição,liga,união,aliança,pacto,coligação,federação,confederação,hansa,hexápole,cabala,conluio,camarilha,contubérnio,quadrilha,camorra,conspiração,maçonaria,espírito de classe (cooperação);dramatis personnæ,elenco.

Adjetivo

unido,solidário,ligado;faccionário,gremial,federal,federativo,hanseático,associado,mediatizado;presos por,ligados por,unidos por,atados por.

Verbo

unir-se,ligar-se,assentar praça nas fileiras de,aderir a,reunir-se,congregar-se (cooperar);cerrar fileiras;formar um partido,organizar um partido;desfraldar uma bandeira,associar-se,suciar-se,arranchar-se,solidarizar-se,parcializar;incorporar(-se),agremiar(-se),sindicalizar(-se).

Advérbio

de mãos dadas,ombro a ombro,lado a lado,en masse,sob a mesma bandeira,no mesmo time,da mesma panelinha.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Combatente

Substantivo

lutador,valente,campeão,campeador,mantenedor,terçador,defensor,disputante,pugnador,defensor,controversista,polemista,litigante,competidor,antagonista,rival,contendor,anábata,desafiador,assaltador,assaltante,agressor,batalhante,batalhador,arremetedor,lidador,andábata,paladino,beluário,D. Quixote,Magriço,salteador,bota-fogo,desordeiro,brigão,jagunço,caceteiro,espadachim,fanfarrão,ferrabraz,valentão,mata-mouros,alardeador,impostor,duelista,esgrimidor,esgrimista,espadeiro,alfageme,velite (ant.),bate-pau;toureiro,capeador,boxeur,boxeador,púgil,pugilista,judoca,hoplômaco,gladiador,mirmilão,bestiário,fundibulário,bustuário,manipulário ou manipular,atleta,galo de briga,soldado,mílite (poét.),atirador,subalterno,subordinado;sorteado,praça,inferior,sabreador,sabreur,guerreiro,homem de armas,armífero,armígero,veterano,militar,mercenário,cruzado,mesnadeiro,jagunço,capanga,soldado de fortuna,capinha,bandarilheiro,toureador,natureza exclusivamente de combate e agressão;milícia,militança,merarquia,falange,aguerrida falange,legião,xenagia,tropas,gente de guerra,corpo de tropa,ordenança (ant.),soldadesca,sabaó,exército,peonagem;forças militares,forças regulares,forças armadas;armas,tropas de linha,fileiras,hostes,beligerante;brigada,centúria,divisão,cavalaria,infantaria,artilharia,corpo de exército,regimento,esquadrão,batalhão patriótico,guarda nacional,meganha = tarimbeiro,voluntário,reservista,recruta,galucho,praça,soldado,forças auxiliares,forças de reserva,tropas mercenárias,gente coletícia,mesnada,escolta;janízaro,mirmidão,rumes,mamelucos,bersaglieri,palicário,cossacos,ulanos,zuavos,forças irregulares,franco-atirador,bachibuzuk,taifa (ant.),guerrilha,braço armado,bando armado,guerrilheiro,rebelde,resistência,revolucionário,condottieri;almogávar,almogavre ou almogaure;leva,magote,destacamento,contingente,troço de soldados,piquete,reforço,bandeira,manípulo,coorte,cadete,aspirante;tropas bisonhas,landwehr,landsturm,conscrito,soldado de leva;soldados,filhos de Marte,mosqueteiro,cavaleiro,couraceiro,granadeiro,hussard,hússar ou hussardo,metralhador,caçador,pedestre,arcabuzeiro,carabineiro,cavaleiro,miquelete (espanhol),sipaio ou sipai,hastado,legionário,carango,infante,miliciano,cavalo montado,chair à canon,escopeteiro,lanceiro,chuceiro,albardeiro,arqueiro,petardeiro,besteiro,seteiro,frecheiro;escaramuçador;infante,artilheiro,tanquista,paraquedista,piloto,fuzileiro,marinheiro,marujo,acontista,fundeiro,fundibular,bombardeiro,sapador,engenheiro,caçador,chasseur,ginetário,cavalaria,infantaria,artilharia,cavalaria ligeira,voltigeur,draconário,porta-estandarte,porta-bandeira,porta-vexilo,vexilário,aquilífero,corps d’armée,coluna,ala,guarnição,gupo de combate,regimento,corpo,batalhão,esquadrão,companhia,bateria,pelotão,divisão,exército,esquadra,armada,força aéreaseção,fila;marinha,armada,força naval,esquadra,frota,esquadrilha,flotilha,quadrilha;almirantado,dreadnought,couraçado,monitor,capitânea,soto-capitânea (ant.),fragata,corveta,guarda-costas,chalupa,bombarda,bombardeira,canhoneira,navio de guerra,navio mercante,cruzador,encouraçado,porta-aviões,torpedeiro,caça-torpedeiro,corsário,navio de corso,galeão,nau de guerra,galé (ant.),galera,terrada (Ásia),quadrirreme (ant.),submarino,lanchaca (ant.),brulote;aeronave,balão livre,balão cativo,aeroplano,hidroplano,aeronave militar,aeronave civil,aeronave particular,aeróstato,dirigível,zepelim,avião,monoplano,biplano,autogiro helicóptero;bombardeiro,caça,radar aeródromo,território nacional,zona proibida.

Adjetivo

miliciar,militante,regimental,regimentar,sagitário,sagitífero,bélico,heroico,combativo,estratégico,tático,guerreiro,ofensivo,defensivo.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Autoridade

Substantivo

poder,força,mando,mão,pulso,braço,rédea,poderio,senhorio,jurisdição,influência,arbítrio,patronato,patronado,preeminência,preponderância,soberania,supremacia,hegemonia,governo,ordem de coisas,sobregoverno,favor,valimento,crédito,prestígio,prerrogativa,atribuição,competência,alçada,direito;política,elevada investidura;nau,galera do Estado;direito divino,prerrogativa de sangue;direitos dinásticos,direitos civis,direitos incorpóreos,direitos pessoais;autoritarismo,absolutismo,totalitarismo,jus nocendi,poder temporal,braço temporal,braço secular;comando,império,domínio,dominação,predomínio,predominação,predominância,ascendência,férula,reino,reinado,suserania,senhoria,chefado,chefatura,chefia,regência,poder,trono supremo,capitania,governalho,governo (direção);fiscalização,batuta,inspiração,proteção,garras,freio,bandeira,punho de ferro (rigor);cetro;cargo,posto,posição,poleiro;pasta,bastão do mando (insígnia);ascensão,elevação,ascenso,subida,acesso ao trono,acesso ao poder;hierarquia,graduação,patente,regime,governo,dinastia,realeza,ditadura,protetorado,califado,arcontado,arciprestado,feudalismo,daimiato,sistema feudal,triarquia,tetrarquia,tetrafalangarquia,dinarquia,heptarquia,pentarquia,poliarquia,oligarquia,poligarquia,senescalia;consulado,proconsulado,duunvirato,duunvirado,trisarquia,triunvirato,quadrunvirato,quintunvirato,centunvirato,sextunvirato,triarquia = trirregno,quinquevirato,quatuorvirato,decenvirato,quindecenvirato,regência trina,governo provisório,presidência,administração,prefeitura,magistratura,talassocracia,nababia;império,monarquia,braço real,realeza,realismo;monarquia absoluta,monarquia constitucional,monarquia representativa,monarquia hereditária,monarquia parlamentar;totalitarismo,unitarismo,federalismo;república unitária,república parlamentar,república federativa;presidencialismo,parlamentarismo,republicanismo,monarquismo;aristocracia,pornocracia,aristodemocracia,oclocracia,timocracia,etocracia,estratocracia,mesocracia,autocracia,pedantocracia,vulgocracia,democracia,dulocracia,teocracia,ginecocracia,tribunocracia,burocracia;social-democracia;sacerdotalismo,cesarismo,clericalismo,governo de saia,capitalismo,militarismo,preponderância de elemento militar,demagogia;socialismo,comunismo,sovietismo,bolchevismo,maximalismo,coletivismo,fascismo,nazismo,nazifascismo,integralismo (delegação de poderes): comissão;deputado;permissão,estado,reino,corpo político,posse comitatus;autoridade;judicatura;gabinete;sede de governo,sede de autoridade,capital,quartel-general,metrópole,corte,capital federal;(aquisição de autoridade): posse,compromisso,coroação,sagração,acessão,instalação;usurpação;(ciência do governo dos povos): política.

Adjetivo

autoritário,dominante,reinante,imperante,regente e dominador,administrador e v.;predominante,preponderante,influente,governante,governativo,imperioso,zeloso de suas prerrogativas,executivo,administrativo,oficial,oficioso,ex-officio,taxativo,peremptório,absoluto,supremo,arbitrário (compulsório);severo,rigoroso;real,realengo,régio,reguengo,regalengo,realista,reiuno,soberano,suserano,cetrígero,monárquico,imperial,imperatório,principesco,diademado,proconsular,consular,presidencial,oligárguico,pedantocrático,oclocrático,mesocrático,autocrático,democrático,protetoral,dinástico,federativo,unitário,representativo,governamental,liberal,conservador,hierárquico,ditatorial,marxista,comunista,bolchevista,socialista,maximalista.

Verbo

autorizar (permitir);haver por bem,resolver,garantir;ordenar;decretar,proferir;ter autoridade,conservar autoridade,possuir autoridade,exercer autoridade;deliberar,despachar;estar à frente de,pesar sobre os ombros de alguém a responsabilidade do cargo;ocupar um cargo,preencher um cargo,desempenhar um cargo;ocupar um posto,estar posto na sela,andar na sela,ser presidente;preencher os deveres inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão,preencher as funções inerentes a um cargo, a um emprego, uma comissão,preencher as obrigações inerentes a um cargo, a um emprego, a uma comissão;estar à testa de,exercer as funções de,exercer uma parcela de autoridade,exercer o governo,ter o supremo poder;encarnar a autoridade,encarnar o poder;governar,mandar,imperar sobre,reinar,pastorear os povos,ter mando e mão,dominar,dirigir,apossar,predominar,comandar,administrar,guiar os destinos,reger,regentar,monarquiar;possuir,ocupar um trono,estar assentado em um trono;empunhar o cetro,sustentar o cetro;tomar conta de,revestir-se de autoridade,ser guindado para um cargo,cingir a coroa,estar na sela,ter as rédeas na mão;ter o penacho,apanhar o penacho;purpurar,entronizar-se,iluminar e engrandecer seu país com as fulgurações de um reinado democrático,alcançar o poder,estabelecer o seu predomínio,dar-se ares de querer,presidir os destinos gloriosos do Estado,ter a férula (governar com rigor);ocupar a presidência,decretar,pronunciar,declarar com autoridade,ser árbitro da situação,mandar e desmandar,regrar,moderar,ganhar preponderância,exercer sua soberania sobre,ter a faca e o queijo na mão,ditar leis,legislar;ser o detentor de,ser o titular de;empunhar a batuta,ser servido,haver por bem,submeter à sua autoridade,estabelecer a moda,fazer bando por si,centralizar,enfeixar nas mãos os destinos de,enveredar,ter passaportes para,ter carta branca para;ascender ao trono,subir ao trono,subir à curul presidencial;tomar as rédeas de,assumir as rédeas de,empunhar as rédeas de;empoleirar-se,galgar,soberanizar,entronar,entronear,encadeirar,investir na suprema magistratura;promover,arvorar,conferir a alguém funções importantes tanto na esfera do poder civil como na do eclesiástico,ter alguém fechado na mão,ter a rédea curta a alguém,fazer um boneco,titerear,encabrestar,levar pelo nariz;trazer alguém pelo beiço,levar alguém pelo beiço;magnetizar;ser governado por,estar à obediência de,estar debaixo da obediência de. (termos depreciativos): desgovernar,infelicitar,desservir,malgovernar,mandar e desmandar.

Advérbio

autoritariamente e adj.;por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,em nome de,de par le Roi,sob os auspícios de,oficialmente,em nome do governo,em caráter oficial,sob o império de,de juro e herdade;a seu bel prazer,a seu prazer,por um golpe de pena,com uma penada,de uma penada,ex mero motu,ex cathedra,ex professo.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Insígnia

Substantivo

cetro,diadema,insígniaemblema de autoridade,distintivo,a real vara,regalia,manto,bastão de império,púrpura,vara,vara branca (dos juízes),vara vermelha (dos vereadores),bastão de comando,bandeira;hábito,pasta,tridente,estandarte;trono,sólio,curul,cátedra,divã,tiara,trirregno (do Vaticano),vara = báculo,chapéu cardinalício,mitra = ínfula,anel,tricórnio,baldaquino,dossel,cadeira,borla,capelo,barrete,trábea (ant.),vara,toga,garnarcha,arminho,manto,beca,veste talar,loba,farda,charlateira,galões,bordados,dragonas,banda,divisas,agulheta (de general),anel,coroa,anadema,barrieira (ant.),tage,grinalda,tirso (de Baco),caduceu,tridente,condecoração;comenda,medalha,sinete;selo,leme,rédeas,habena (poét.),fasces,gineta,armas,chave,penacho.

Adjetivo

reitoral,tridêntio,tridentífero,diademado;purpural.

Verbo

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção