Sua língua na Internet

 

(di.le.ma)

sm.

1. Lóg. Raciocínio de premissas alternativas,contraditórias e mutuamente excludentes, mas que fundamentam uma mesma conclusão.

2. P.ext. Situação problemática para a qual há duas saídas, contraditórias e igualmente insatisfatórias, gerando indecisão; escolha difícil. [Cf. nesta acp.: trilema.]

[F.: Posv. do fr. dilemme, do lat. dilemma, atis (< gr. díllemma, atos).]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Incerteza

Substantivo

obscuridade,dúvida,imprecisão,hesitação,arrepsia,suspeita,suposição,conjetura,equívoco,engano,hipótese,barrunto,dubiedade ou dubiez,dubitação,suspensão,caramilho (ant.);perplexão,perplexidade,insegurança;confusão,enleio,irresolução,um não sei quê,desconfiança,embaraço,dilema,as pontas aceradas de um dilema,balbúrdia,pandemônio,timidez;jiga-joga,vacilação;indeterminação,indiscriminação,letargo,cerração,nevoeiro;bruma,névoa,neblina,noite,obscuridade (trevas);ambiguidade;contingência,questão aberta;onus probandi,anfibologia,nabos em saco,agulha em palheiro,ponto a aclarar,rifa,loteria;precariedade,discutibilidade,falibilidade,defectibilidade,errância,acatalepsia.

Adjetivo

incerto,vário,ventureiro,casual (sem intenção);variável;duvidoso,tremido (ant.),ancípite (poét.),suspeito,conjectural,dúbio,claudicante,indeciso,indecidido,ilíquido,indeterminado,qualquer,vago,ligeiro,indistinto,indiscriminado,indemarcado,leve;vacilante,problemático,discutível,combatível,contencioso,controverso,controvertível,disputável,confutável,questionado,questionável,pugnável,opinativo,opinável,criticável,contestável,defectível,acataléptico;confuso,impreciso,indefinido,inconstante,inconsistente,ambíguo,equívoco,anfibológico,dobre,indistinto;brumoso,nebuloso,místico,misterioso,oracular,intrincado,conturbativo,enleante;perplexo,surpreso,suspenso,confundido,desarrazoado,enigmático,paradoxal,hipotético,dilemático,escorregável,lábil,debatidiço;falível,precário,melindroso,instável,inseguro,contingente,aleatório,aneiro,dependente de,sujeito a,exposto a,ocasional,provisório;inautêntico,avulso,inautorizado,inconformado,apócrifo,inaudito,ignorado;receoso de dizer,tímido,desorientado e v.

Verbo

ser (incerto e adj.);ser uma questão a resolver,não cheirar bem,não ser peixe nem carne,desejar saber se;perder a chave,perder o fio,percer o faro;não se ficar a saber..;não saber o que fazer,não saber que rumo tomar,não saber onde se há de meter,tatear,ver-se gago,dar voltas ao miolo,atalhar,ficar dando voltas,engadanhar-se,flutuar,debater-se num oceano de dúvidas,debater-se na incerteza,formular hipóteses,nutrir suspeitas,andar às apalpadelas,andar de Herodes para Pilatos,jogar a cabra-cega,nihil certi habere = não ter notícia certa,asfixiar-se numa atmosfera de incerteza,conjeturar,presumir,saber uma coisa de auditu (de oitiva),encalhar,embasbacar-se,engasgar;engasgalhar-se,abanar;coçar a cabeça;ficar engasgado (irresolução),perder-se em conjeturas,fazer-se o entendimento em mil voltas,tornar incerto,atrapalhar,atarantar,confundir,esbofar,atomatar,intrigar,intricar,embaraçar,desorientar,desnortear,perturbar,asfixiar,excitar a curiosidade,enredar,enlear,agitar,atormentar,ralar,ambiguas in vulgus spargere voces,pairar como um pesadelo;pairarem no ar interrogações sobre,lançar em perplexidade,desarrazoar,confranger de incerteza,problematizar,dar que pensar;equivocar;duvidar (descrer),bailar a dúvida no espírito de alguém,levantar uma dúvida,duvidar,hesitar,supor,presumir,conjeturar,ter desconfiança,desconfiar,suspeitar;barruntar.

Advérbio

incertamente,casualmente e adj,pendente lite,sub spe rati,em balanço,de modo indeciso,a esmo,a granel,a monte,à faca,à toa,entre o lusco e o fusco,a montão,pelo sim pelo não,talvez,quiçá.

Provérbio

Interjeição

Frase

Deus sabe como. Chi lo sa? Quem sabe? Quem pode dizer? Isto não está na cartilha. Na dúvida,abstém-te. Propendo a crer que...Nunca se sabe... Será?.

Conjunção

Raciocínio

Substantivo

senso,critério,raciocinação,racionabilidade,racionalismo,intelecção,indução,dedução,generalização,arrazoação,arrazoamento,moral,afabulação,moralidade,debate,questão,tese,comentário,análise,reflexão,ventilação,interrogação,inquirição;entendimento,compreensão,percepção;argumentação,dialética,lógica,coerência,pendência,controvérsia,disceptação,discussão,polêmica,torneio,pegadilha,debate,certame,querela,altercação,contestação,disputa,contenção,contenda;parlenda,guerra de penas,debate oral,logomaquia,questiúncula;(arte de raciocinar): lógica,dialética;cadeia de raciocínios,síntese,análise,raciocínio suasório;argumento,razão,alegação,prova,arrazoado,razoado,razoamento,encadeamento de argumentos,parouvela,discurso,exposição,sermão,conferência;argumento de rachar,de escacha-peroba;tapa,coarctada,tira-teimas,tapa-boca,cidadela,lema,termos,premissas,premissa maior,premissa menor,assunção,postulado,dados,princípio,base,proposição,teorema,teoria,corolário,inferência (julgamento);lanças,armas;silogismo,entimema,epiquirema,sorites,cadeia silogística,prossilogismo,ergotismo,dilema;argumento bicórneo,cornuto,perilepsis,a priori,reductio ad absurdum,apagogia,pontas aceradas dum dilema,argumentum ad hominem,analogismo;raciocinador,racionalista,argumentador,lógico,dialeto,disputador,pensador,controversista,questionador,altercador,analogista,polemista,debatedor,casuísta,causídico,cientista,teórico,filósofo,moralista;sequência lógica;.

Adjetivo

raciocinativo,racional,racionalista,argumentador,arguitivo,debatidiço,controversial,argumentativo,dilemático,dialético,polêmico,discursivo,disputante,disputador,disputativo;razoável,conforme à razão,lógico,de se lhe tirar o chapéu,producente,verdadeiro,plausível,procedente,são,válido,sólido,robusto,consequente,consistente,coerente,científico,concludente,conclusivo,decisivo,correto,irrepreensível,provado,de um vigor supremo de lógica,sem requinte de sofisma,roqueiro,de maravilhosa simplicidade,de grande poder eficiente,de lógica inderrocável,indestrutível;positivo,inconcusso,incontestável,indiscutível,convincente = ponderoso,que deve calar,iniludível,a que se atribui excelente fundamento,a que se atribuem sólidos fundamentos;irrespondível,fecundo,belo,luminoso,brilhante;insofismável,irretorquível;irrecusável,irreplicável,forte;vigoroso,fulminante,enérgico,potente,inteligente,à altura até de cérebros indoutos,que faz calar o adversário,importante.

Verbo

raciocinar,filosofar,argumentar,arguir,discutir,ir às causas,debater,tirar induções,analisar,induzir,intuir,deduzir,concluir,eludir,disputar,altercar,trocar documentos,arrazoar,razoar,argumentar,discorrer;exibir,aduzir argumentos,razões;silogizar,sintetizar,controverter (negar);comentar,bordar comentários,moralizar,espiritualizar,considerar,ocupar-se de uma questão por diversas formas e pontos de vistas opostos,discutir,debater com igual denodo,digladiar,tratar,abrir discussão,certar,romper debate,apontar razões;trazer à baila ou à balha,trazer à tona,trazer à arena da discussão;perceber,captar,entender,compreender,discernir;agitar uma questão,ventilar uma questão,martelar uma questão;questionar,levantar a lebre,acirrarem-se os debates,apreciar,levar em linha de conta,indicar as várias faces sob as quais se possa encarar uma questão,encarar sob várias faces,ferir o ponto,ir direto ao alvo,experimentar conclusões,sustentar controvérsias,contender,batalhar,insistir,martelar,inferir;tirar conclusões;comparar os prós e os contras,pôr na balança.

Advérbio

racionalmente,raciocinativamente e adj.;porque,pois,logo,daí,donde,visto que,pelo que,em vista do que,portanto,eare = por isso,consequentemente,à vista disso,por esse motivo,assim sendo,em consequência,forçosamente,indisputavelmente,por maioria de razão,com mais forte motivo,a fortiori,por conseguinte;conseguintemente,finalmente,por ende (ant.),ora pois,em conclusão,em última análise,por conclusão,ergo,por despedida,por último remate,por cabo,enfim,por fim;afinal,por fim de contas;de arte que,de tal arte que,de modo que,de feição que,de maneira que,tanto quanto,de qualidade que,destarte,assim,conformemente,logicamente,por força,considerando que,em consideração,atendendo às circunstâncias de,entretanto,visto.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Escolha

Substantivo

seleção,crivo,peneira (fig.),critério,procura,opção,alternativa,discrição (volição);defloração,designação,dilema,embarras de choix,as pontas aceradas de um dilema,adotação,cooptação,decisão (julgamento);sincretismo,ecletismo,babismo,eleição,pleito,votação,reeleição,urna,atas eleitorais,voto,sufrágio,voz deliberativa,voto cumulativo,voto secreto,escrutínio,pelouro;escrutínio nominal,por lista,plebiscito,quirotonia,a voz do povo,vox populi,a opinião pública,manifestação das urnas,votação,cabala eleitoral;cabalista,galopim,diribitor,eleitor,eleitora,eleitorado,cabo eleitoral,eletriz,votante,sufragista,mesa eleitoral,diribitório,mesário,excertos,apuração,respiga,respigo,respigadura,meio termo,pancárpia,extratos,recortes,cata,direito de escolha;preferência,pendor,prelação,anteposição,predileção,inclinação,queda,antelação (jur.),preponência,simpatia,pendor,tendência,distinção,afeição (desejo);mil vezes... do que...

Adjetivo

opcional,preferencial,prioritário,discricionário;votante,opinante,eleitoral,eletivo,predileto,escolhido e v.;seleto,eclético,sincrético,plebiscitário.

Verbo

escolher,procurar,entrescolher,tomar,optar;fazer opção,fazer escolha,fazer eleição;apurar;dar preferência,manifestar preferência,priorizar;perfilhar,sobrepor,preferir,tomar outro,deflorar,antepor,deixar uma coisa por outra,apartar,reservar,prepor,designar,pender,distinguir com a sua preferência,pronunciar-se por,decidir-se por,abraçar,esposar,adotar,propender para,tomar o partido de,inclinar-se por,desempatar,ir pelo,ser por,manifestar-se a favor de,votar,opinar,eleger,fazer pelouros,sortear com pelouros,votar;oferecer à escolha de alguém,pôr diante de a alternativa;apresentar a alternativa,oferecer a alternativa,exibir a alternativa;pôr a votos,submeter à votação,consultar,escrutinar;verificar os votos,recolher os votos,apurar os votos;eleger,escolher em escrutínio;sufragar o nome de,mandar ao parlamento,inscrever o nome de alguém no rol dos representantes da nação,aclamar,reeleger,louvar-se em,ter voz em,nomear os seus representantes,nomear,designar,selecionar,seletar,apanhar,colher,respigar,forragear,separar,pôr de parte,escanganhar,peneirar,joeirar,separar o joio do trigo;traçar uma linha de separação,cirandar,passar pela ciranda,passar pelo crivo,mascar,esgaravatar,catar,espiolhar,discriminar,antepor,fazer-se forte em,mais querer,gostar mais de,querer antes,não trocar... por..;trocar por,dar um passo decisivo;decidir-se,passar o Rubicão;atravessar o Rubicão;achar melhor;ser (eleito e adj.),ser consultado à pantana;ser distinguido com o mandato.

Advérbio

preferencialmente e adj..;a vontade;ou... ou..,ou um ou outro,antes... do que..,à escolha,de preferência,uma vez por todas,sobretudo,principalmente;maximamente,mormente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Mal por mal, antes o menor;Dos males, o menor;Melhor fora que.

Conjunção

Dificuldade

Substantivo

fragosidade,impraticabilidade,inexequibilidade,escabrosidade,onerosidade,laboriosidade (impossibilidade);trabalho árduo,canseira;tarefa ingente,tarefa hercúlea,tarefa augiana,tarefa sisifiana,tarefa pesada;auso (poét.),ossos do ofício,percalços,bicho de sete cabeças,bico de obra,desfiladeiro,dilema,as pontas aceradas do dilema,aresta;senão,porém (como subst.),mas (como subst.),distrição,embaraço,resistência,algemas,contrariedade,agrura,atribulação,contratempo,transtorno,vicissitude,borrasca,embates da adversidade,embaraço,aperto,espinho,apertura,pedreira,atritos,cólicas,posição falsa,perplexão,perplexidade (incerteza);pesadelo,tormento,implicância,lance difícil,segredo,inibitória,complicação,assados,imensa e atribulada série de dificuldades,corda na garganta,embrulhada,atrapalhada,talas,alhada,carrapata,maranha,imbroglio,pedra no caminho,pedra no sapato,atrapalhação,complicador,engasgo,espinha,delicadeza,nó;nó cego,nó górdio,busílis;caminho escorregadiço,caminho tortuoso,caminho resvaladiço;atritos;questão delicada,questão irritante,questão complicada,questão embaraçosa;vexata questio,maromba,tamanduá,bordão de nós,cachoeira,dignus vindice nodus,rede,malha,cipoal,dédalo,labirinto,agulha em palheiro,meada de difícil desenredo,espinha na garganta,osso difícil duro de roer,pons asinorum,dente de coelho,quê,Rubicão,estreitezas,enleio,apuro;lance arriscado,lance apertado = tornilho;maranha,entaladela,rascada,enrascada,estreito,custo,trabalho,pena,quindim,conjuntura difícil,passo extremo,choque,situação crítica,crise,prova,provação,incômodo,transe,trabalho,pensão,emergência,água fervente,ninho de vespas,casa de marimbondo,atoleiro,cul-de-sac,beco sem saída = angiporto,betesga,problema de difícil solução,camisa de onze varas,entrave (obstáculo);resistência,algemas,abrolhos,espinhos.

Adjetivo

difícil,dificultoso,forte,penoso,tormentoso,duro,rude,árduo,insano,improbo,molesto,molestoso,abrolhado,abrolhoso,árdego,laborioso,trabalhoso,enfadonho,tedioso,oneroso,perigoso,hercúleo,formidável,embaraçoso,intrincado ou intricado,dilemático,alto,transcendente,que não pode ser tratado com luvas de pelica,de fazer suar o topete,complicado,complexo;labiríntico,dedáleo,meandroso,fadigoso,de água arriba,de costa arriba,mais fácil de se dizer do que se fazer,pedregoso,espinhoso,espim,espíneo,poliacanto,sarçoso,arrevesso,duro de,impidoso (ant.),austero,moroso,bicudo,cheio de responsabilidade,grande,impossível;desajeitado,pesado,insuave,encruado,ingovernável,indócil,intratável,indomável,impraticável,inexequível,obstinado;inacessível,horrível,fatigante,esgotante,extenuante,titânico,ruim,mau,escabroso = fragífero,áspero,fragoso,fragueiro,rude,exagitado,ingrato,nodoso,ínvio,não trilhado,nunca dantes navegado,íngreme,duvidoso,precário,enredoso,fosfóreo,fosfórico,implexo,complicado;desesperado;custoso,insano,cansativo,exaustivo,capaz de extenuar o ânimo mais robusto;implicante,embaraçante (incerto);delicado,melindroso;eriçado,emaranhado,cheio,ouriçado,crivado,pontilhado,assediado de dificuldades;malabárico,reduzido à última extremidade,engaranhado,embaraçado.

Verbo

dificultar,ser (difícil e adj.);ter o seu quê,ter rugas na cara,dar que suar,dar águas pela barba a alguém,fazer suar,fazer suar o topete,fazer suar a bom suar,ver-se em calças pardas,ter suas coisas,haver canas e canetas,custar caro,ser da breca,custar os dentes da boca,custar os olhos da cara,custar ameixas de conserva,atormentar,fazer o pesadelo de;cortar uma volta,testar a paciência,desafiar a paciência,atrapalhar,obstar;ser impossível;apresentar sérias dificuldades,enfrentar dificuldades;lutar com dificuldades,arcar com dificuldades,afrontar dificuldades,arrostar dificuldades;ficar perplexo;emaranhar-se,prender-se,enriçar-se,embaraçar-se,tropeçar,ter que ver,lutar com desvantagem contra,debater-se,esbracejar,entaliscar-se,andar às apalpadelas;estar à brocha,ver-se à brocha;ver-se em enleio,ver-se em apuros;não encontrar o trincho,estar com o baraço na garganta,nadar entre o rolo e a ressaca,lutar com marés contrárias e ventos ponteiros,dançar as tripecinhas;dar em duro,dar em seco;nadar contra a corrente,remar contra a maré;crescer a onda,não achar um furo ao negócio;estar metido em boas,estar metido em boa carrapata (pop.);meter-se em filistrias,meter-se em fofas,meter-se em camisa de onze varas,meter-se em cavalarias altas,ter uma espinha atravessada na garganta,ver-se gago,ver-se em calças pardas,estar no mato sem cachorro,pisar sobre ovos;ver-se em pancas,andar em pancas;perder seu latim,encravar-se,encravilhar-se,atolar-se,ver-se grego,ver-se azul,turvarem-se os horizontes,não saber para onde ir (incerteza);ver uma bruxa;tornar (difícil e adj.);enodar,dificultar,fazer delongas,complicar,encravilhar,entalar,agravar,comprometer,empeçar,eriçar de dificuldades,onerar,gravar,abrolhar,levantar dificuldades,pôr em carestia,promover obstáculos,obstaculizar,emaranhar,embaraçar,contrariar,assoberbar,atrapalhar,estorvar,apertar,meter alguém em boa,colocar em apuro,meter em danças,aviar.

Advérbio

dificilmente e adj.;a custo,a trancos e barrancos,a más penas,às duras,arrastadamente,em apuro,mal,adur (ant.),in extremo;à custa de suor,à custa de fadiga;entre dois fogos,entre Cila e Caríbdis;aux abois,au bout de son latin,com dificuldade,a custo,mal,a martelo,contra a corrente,à rebours,invita Minerva,em talas.

Provérbio

Interjeição

Frase

Primo avulso, non deficit alter;as dificuldades vêm uma após outra;Agora é que são elas;Aqui é que a porca torce o rabo;Aí é que pega o arado;Aí bate o ponto;Aí é que é o diabo;Temos obra!;Aí está o tu autem;Dá-lhe a água pela barba,Mais pode Deus que o Diabo.

Conjunção