Sua língua na Internet

 

(ver.da.dei.ro)

a.

1. Que é conforme à realidade; FIEL: O texto era o verdadeiro retrato da situação.

2. Em que há verdade: Seu gesto de piedade foi verdadeiro. [ Antôn.: falso. ]

3. Que é honesto, sincero (amor verdadeiro); FRANCO

4. Correto, exato, real: Esta é a verdadeira solução para o problema. [ Antôn.: inexato. ]

5. Que é autêntico, genuíno; LEGÍTIMO: Esse é o verdadeiro anel, o outro é falsificado.

6. Que é o que parece; que não é uma fraude

7. Fig. Diz-se de alguém com quem se pode contar (amigo verdadeiro)

sm.

8. A realidade, a verdade: Prefiro o verdadeiro ao ilusório

9. P.us. Aquilo que é o melhor ou o mais conveniente

10. P.us. O dever

[F.: Do lat. verdade + - eiro. Ideia de: verdadeiro', usar antepos. aletio-, aleto - e ver-; pospos . - etê. Ant. ger.: falso.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Existência

Substantivo

existibilidade,tudo que vibra e palpita,realeza,realidade,positividade,atualidade,subsistência,presença,ente,ser,forma,silhueta,pegadas,vulto;permanência,estabilidade,conservação das coisas;vida,vivência;objetividade,palpabilidade,fato,fato consumado;realidade gélida,realidade pura,realidade palpável,realidade fria,realidade indiscutível;exatidão;concretização,materialização,corporificação;concrescibilidade,materialidade;presença;coexistência;.

Adjetivo

existente,existente & V.,vivente,existencial,vital,real,positivo,efetivo,absoluto,verdadeiro,prevalente,substancial,substantivo,exato;cuja existência não se contesta,concrescível,inextinto,ativo,em erupção,em movimento,vivo;corrente,inexausto,imperecível,palpável,material,inideal,infantasiado,concreto;de existência concreta,impotencial.

Verbo

Existir,ser,haver,subsistir,estar,permanecer,viver,conservar sua força ou ação,continuar a ser,ficar em pé,perdurar,fazer-se sentir,prevalecer,persistir,desenvolver-se,crescer;medrar,pulular,florescer,reinar,imperar,dominar,aparecer;começar;respirar,palpitar,vibrar,ter vida,ocorrer;vegetar,produzir;vigorar,viger,viçar,estar de pé,estar em vigor;sorrir,alvejar,negrejar,correr,soprar,erguer-se;contemplar-se,admirar-se,encontrar-se,notar-se,ver-se,ostentar-se em.

Advérbio

realmente,realmente & adj.,de fato,efetivamente,concretamente,na realidade,sob o sol,sub sole,sub-Jove,sub divo,de facto,ipso facto,em carne e osso,em voga.

Provérbio

Interjeição

Frase

Reclama seu direito a um lugar ao sol,Corresponde à existência concreta;É portador de existência física.

Conjunção

Pureza

Substantivo

simpleza,simplicidade,genuinidade,homogeneidade,clareza,transparência cristalina,cristalinidade,autenticidade;eliminação,peneiramento,desoxidação,destilação,deflegmação,purificação,limpeza;coadura,filtração,filtragem,filtramento,coadouro,coador,filtro,alambique,retorta,cadinho,crisol;número primo,ouro,corpo.

Adjetivo

simples,puro,indivisível,intemperado,extremo,genuíno,do papo amarelo,da gema,legítimo,verdadeiro,germano,homogêneo,impermisto,de sangue,de raça,de lei,isento de,alheio a qualquer mistura,acrato,maciço,superfino,autêntico,infalsificado,incomposto,indecomponível,límpido,claro,pur et simple,elementar,chilro,imesclado,sem liga,sem confeição,uniforme,homogêneo,incontaminado,impoluto,transparente,diáfano,casto,castiço,lídimo,exclusivo,mero.

Verbo

ser puro,não conhecer outra substância;tornar (simples & adj.);simplificar,joeirar,ageirar,cernir (ant.),peneirar;passar pela joeira,passar pelo crivo;cirandar,coar,deflegmar,filtrar,alambicar,acrisolar,coar,purificar,clarear,clarificar,refinar,depurar,limpar;isolar,libertar de impurezas,apresentar um produto genuíno,desoxigenar.

Advérbio

meramente,simplesmente,puramente,genuinamente.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Certeza

Substantivo

certidão,indiscutibilidade,indisputabilidade,irrefutabilidade,peremptoriedade,segurança,convicção,indubitabilidade,solidez,luz,garantia,firmeza,confiança,infalibilidade,insuspeição,positividade,certeza matemática,liquidez,indefectibilidade,inerrância;coisa certa,indiscutível;malho (fam.),favas contadas,evangelho,dogma,artigo de fé,matemática,cálculo,lógica dos números,tribunal de última instância,res judicata,ultimatum,fato consumado,flagrante delito,decisão final e irrevogável,palavra muito autorizada,pessoa fidedigna,positivismo,dogmatismo,dogma,dogmatista,dogmatizador,fanático,oráculo,opinionista,ipse dixit,magister dixit,Roma locuta est.

Adjetivo

certo,seguro,convicto,sólido,bem fundado,absoluto,determinado,definido,definito,claro,inequívoco,exato,categórico,notório,explícito,taxativo,imperativo,decisivo,preciso,assente,decidido,terminante,irresistível,fatal,peremptório,formal;verificado,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,indúbio,líquido,líquido e certo,público e notório,admitido,real,aceito,recebido,usual,correntio,inevitável,incontroverso,irremediável,irremissível,infalível,inerrante,indefectível,indeficiente,indispensável,impreterível,improrrogável,inadiável,invariável;fidedigno,de saltar aos olhos;digno de fé,de confiança;de fonte limpa,irrefragável,perfeito,irremovível,inegável,inquestionável,indisputável,incontestável,incontestado,indubitável,incontroverso,indiscutível,incontrovertível,certíssimo,irrefutável (provado);inelutável,irrespondível,certeiro,irreplicável,sem agravo nem apelação,inconteste,sem sombra de dúvida,indisputado e indisputável,autorizado,de fonte segura,digno de todo o crédito,cuja certeza se antevê,autêntico,verdadeiro,de fonte limpa,oficial;certo como a morte,certo como os impostos,certo como dois e dois são quatro;seguro e preciso,preponderante;evidente,presente,intuitivo,axiomático,óbvio,agógico (ant.),claro como o dia,claro como o sol ao meio-dia,cuja certeza se antevê,que está a entrar pelos olhos a dentro.

Verbo

ser certo (e adj.),estar certo (e adj.);ser conforme à razão,ser questão líquida;não haver (vestígio de) dúvida,não precisar de prova,tomar uma feição peremptória,não admitir discussão,não padecer dúvida,estar na consciência de todos,fazer fé,existir de fato,inspirar confiança absoluta,tornar certo,segurar,assegurar,asseverar,garantir,afiançar,sustentar,certificar,atestar,firmar,precisar,indicar com exatidão,determinar,definir,edificar alguém na certeza,afastar qualquer resquício de incerteza,exatificar,evidenciar,esclarecer,falar de visu,passar em julgado;absolver uma dúvida,dissipar uma dúvida,dirimir uma dúvida;não deixar o mais leve traço de hesitação,ter fé,dogmatizar,ensinar com autoridade,falar de cadeira,falar de poleiro,falar ex cathedra,falar como um oráculo,ter por seguro,radicar-se no espírito de alguém a convicção de;convencer-se,compenetrar-se,estar que.

Advérbio

certamente e adj,obviamente;com certeza,como um dez,ao certo,de certo,certo,à certa confita,fora de toda dúvida,digam o que disserem,bem,por todos os títulos;sem uma sombra de dúvida,sem um resquício de dúvida,sem laivos de dúvida = dubio procut;sem contestação,sem contradita;facilmente,sem agravo nem apelação,em flagrante delito,sem dúvida,de vez,indubitavelmente,à coup sûr,aparentemente,na verdade;inviolavelmente;sem falta,aconteça o que acontecer,custe o que custar,haja o que houver,velim,nolim,dê no que der,na pior das hipóteses,chova ou faça sol,ainda que chova azagaias,nem que chova canivetes,corram as coisas como correrem,sem falta,sem falhar,infalivelmente,de veras.

Provérbio

Interjeição

Frase

Ça va sans dire. Isso não é preciso dizer. É questão de tempo. Não há a menor dúvida. São favas contadas. Não tem que ver. Não há que ver. Está claro,está visto. PROVÉRBIOS: Mais vale um toma que dois te darei. Res judicata pro veritate habetur. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Conjunção

Raciocínio

Substantivo

senso,critério,raciocinação,racionabilidade,racionalismo,intelecção,indução,dedução,generalização,arrazoação,arrazoamento,moral,afabulação,moralidade,debate,questão,tese,comentário,análise,reflexão,ventilação,interrogação,inquirição;entendimento,compreensão,percepção;argumentação,dialética,lógica,coerência,pendência,controvérsia,disceptação,discussão,polêmica,torneio,pegadilha,debate,certame,querela,altercação,contestação,disputa,contenção,contenda;parlenda,guerra de penas,debate oral,logomaquia,questiúncula;(arte de raciocinar): lógica,dialética;cadeia de raciocínios,síntese,análise,raciocínio suasório;argumento,razão,alegação,prova,arrazoado,razoado,razoamento,encadeamento de argumentos,parouvela,discurso,exposição,sermão,conferência;argumento de rachar,de escacha-peroba;tapa,coarctada,tira-teimas,tapa-boca,cidadela,lema,termos,premissas,premissa maior,premissa menor,assunção,postulado,dados,princípio,base,proposição,teorema,teoria,corolário,inferência (julgamento);lanças,armas;silogismo,entimema,epiquirema,sorites,cadeia silogística,prossilogismo,ergotismo,dilema;argumento bicórneo,cornuto,perilepsis,a priori,reductio ad absurdum,apagogia,pontas aceradas dum dilema,argumentum ad hominem,analogismo;raciocinador,racionalista,argumentador,lógico,dialeto,disputador,pensador,controversista,questionador,altercador,analogista,polemista,debatedor,casuísta,causídico,cientista,teórico,filósofo,moralista;sequência lógica;.

Adjetivo

raciocinativo,racional,racionalista,argumentador,arguitivo,debatidiço,controversial,argumentativo,dilemático,dialético,polêmico,discursivo,disputante,disputador,disputativo;razoável,conforme à razão,lógico,de se lhe tirar o chapéu,producente,verdadeiro,plausível,procedente,são,válido,sólido,robusto,consequente,consistente,coerente,científico,concludente,conclusivo,decisivo,correto,irrepreensível,provado,de um vigor supremo de lógica,sem requinte de sofisma,roqueiro,de maravilhosa simplicidade,de grande poder eficiente,de lógica inderrocável,indestrutível;positivo,inconcusso,incontestável,indiscutível,convincente = ponderoso,que deve calar,iniludível,a que se atribui excelente fundamento,a que se atribuem sólidos fundamentos;irrespondível,fecundo,belo,luminoso,brilhante;insofismável,irretorquível;irrecusável,irreplicável,forte;vigoroso,fulminante,enérgico,potente,inteligente,à altura até de cérebros indoutos,que faz calar o adversário,importante.

Verbo

raciocinar,filosofar,argumentar,arguir,discutir,ir às causas,debater,tirar induções,analisar,induzir,intuir,deduzir,concluir,eludir,disputar,altercar,trocar documentos,arrazoar,razoar,argumentar,discorrer;exibir,aduzir argumentos,razões;silogizar,sintetizar,controverter (negar);comentar,bordar comentários,moralizar,espiritualizar,considerar,ocupar-se de uma questão por diversas formas e pontos de vistas opostos,discutir,debater com igual denodo,digladiar,tratar,abrir discussão,certar,romper debate,apontar razões;trazer à baila ou à balha,trazer à tona,trazer à arena da discussão;perceber,captar,entender,compreender,discernir;agitar uma questão,ventilar uma questão,martelar uma questão;questionar,levantar a lebre,acirrarem-se os debates,apreciar,levar em linha de conta,indicar as várias faces sob as quais se possa encarar uma questão,encarar sob várias faces,ferir o ponto,ir direto ao alvo,experimentar conclusões,sustentar controvérsias,contender,batalhar,insistir,martelar,inferir;tirar conclusões;comparar os prós e os contras,pôr na balança.

Advérbio

racionalmente,raciocinativamente e adj.;porque,pois,logo,daí,donde,visto que,pelo que,em vista do que,portanto,eare = por isso,consequentemente,à vista disso,por esse motivo,assim sendo,em consequência,forçosamente,indisputavelmente,por maioria de razão,com mais forte motivo,a fortiori,por conseguinte;conseguintemente,finalmente,por ende (ant.),ora pois,em conclusão,em última análise,por conclusão,ergo,por despedida,por último remate,por cabo,enfim,por fim;afinal,por fim de contas;de arte que,de tal arte que,de modo que,de feição que,de maneira que,tanto quanto,de qualidade que,destarte,assim,conformemente,logicamente,por força,considerando que,em consideração,atendendo às circunstâncias de,entretanto,visto.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Exatidão

Substantivo

fato,luz,evidência,verdade,realidade (existência);simples questão de fato,natureza (princípio);veras,evangelho,ortodoxia;oráculo,autenticidade,veracidade;as cores nítidas da realidade;rigidez,justeza,correção,exação,certeza,segurança,acuidade,precisão,delicadeza,miudeza,severidade,rigor,precisão matemática,pontualidade,sensibilidade,precisão de maquinismos,minudência,minuciosidade,regularidade;autografia,ipsissima verba,texto,as mesmíssimas palavras;verdade singela,verdade sóbria,verdade verdadíssima,verdade absoluta,verdade nua,verdade crua,verdade pura,verdade sincera,verdade honesta,verdade rigorosa,verdade austera,verdade intrínseca,verdade incontestada,verdade luminosa,verdade inconcussa,verdade limpa;nuda veritas;breve de marca,realismo,naturalismo.

Adjetivo

real,positivo,efetivo,vero,atual (existente);verdadeiro,verídico,oracular,veraz,certo;seguro;substancialmente verdadeiro,categoricamente verdadeiro,matematicamente verdadeiro;fiel à letra,indiscutível,irrefragável;irrecusável,inequívoco,incontestável,veraz;iniludível,irrefutável,testemunhável,inideal,inimaginado;exato,irrepreensível,inatacável,incensurável,rigoroso,definido,definito,preciso,categórico,cabal,terminante,frisante,justo,reto,correto,regular,estrito,aproximado (semelhante);literal,servil,textual,conforme à letra,fielmente reproduzido,inexorável,inconcusso,próprio,rígido,puro,limpo,escrupuloso (consciencioso);estreme,severo,fiel,religiosamente exato,matemático,científico,geométrico,sabido,inerrante,infalível,indefectível,minucioso,fino,feito com todo o escrúpulo e atenção,genuíno,formal,legal,autêntico,lídimo,legítimo,da gema,garantido,insuspeito,inequívoco,ortodoxo,oficial,ex-officio;natural,são,provado,demonstrado,reconhecido,de prova experimentada,bem fundado,conhecido,sabido,inadulterado,fundado,sólido,substancial,substancioso,tangível,palpável,visível,válido,verificado com a mais escrupulosa imparcialidade,insofismável,acima de toda prova,que os fatos não contradizem,fidedigno,que mais de perto priva com a verdade,legítimo de Braga.

Verbo

ser (verdadeiro e adj.);ser verdade,ser a questão,resistir a toda prova,desafiar contestação,inspirar confiança,não temer contradita;não admitir ilusões,não comportar ilusões;fazer fé,ser (genuíno e adj.);ir com o compasso na mão,ter muita sensibilidade;tornar verdadeiro,provar verdadeiro;tirar a prova dos noves,verificar com a maior minuciosidade,desfabular,exatificar,precisar,minuciar,substanciar;rebulir,retocar,corrigir,chegar à verdade (descobrir);obter resultado rigorosamente exato;tornar exato,corrigir,dar quinau,retificar.

Advérbio

realmente e adj.;verdadeiramente,bofé (ant.),na realidade,em carne e osso,deveras,com todas as veras,com toda a verdade (veracidade);certamente;atualmente,exatamente,ao justo,ad amussim,regularmente,perfeitamente,sem requinte de sofisma,de traço em traço,verbatim,varbatim et litteratim;totidem verbis;sic,à letra,ao pé da letra = verbum pro verbo,literalmente,ipsimis verbis;ad unguem,na íntegra,sem discrepar uma coma,ad verbum = sem mudar uma palavra,sem pospor ou antepor uma vírgula,com todos os ff e rr,tim-tim por tim-tim,ponto por ponto,p a pá,santa Justa,miudamente,com todo o rigor,no seu justo valor,sem refolhos,com toda a exatidão,a compasso = com exatidão rigorosa,propriamente dito;sem tirar nem pôr,em suas verdadeiras cores,sob todos os aspectos,sob qualquer prisma que se encare,em todo o caso,de qualquer maneira,à risca,à toda prova,rigorosamente falando,realmente,de fato,com efeito,a bem dizer,para bem dizer,por bem dizer;em boa,em sã consciência;resvés,à média,à justa,na conta,a ouro e fio.

Provérbio

Interjeição

Frase

O fato é. O caso é. Ita est = assim é.

Conjunção

Veracidade

Substantivo

sinceridade,veridicidade,autenticidade,fa(c)tualidade,confiança,franqueza,lisura,verdade,fidedignidade,candura,candidez,lhaneza,lhanura (des.),honestidade;fidelidade,pureza,boa fé,bona fide,amor à verdade,culto da verdade,simplicidade (ausência de artifícios);a verdade por princípio,a verdade por base,a verdade por fim;a verdade, toda a verdade e nada mais que a verdade;o resplendor da verdade,o rochedo da verdade,a luz da verdade;verdade inconcussa;verdade verdadíssima (fam.),exatidão.

Adjetivo

verdadeiro,autêntico,certo,exato,cristalino,desmalicioso,desartificioso,inequívoco,incontestável,deveras,veraz,vero,verídico,lídimo,factual,real,de antes quebrar que torcer,veríssimo,honesto,às direitas,escrupuloso,leal,dedicado,probo;sério,seriíssimo,lhano,sincero,lavado,cândido,alvar,puro,de ouro,franco de lei,reto,límpido,pio,fidedigno,não disfarçado (real);expansivo,amigo,consciencioso,de boa fé,imáculo,imaculado,intemerato,ingênuo (sem artifício);insuspeito,incorruptível,cujos lábios não mentem,de boa fonte,de autoridade,de boa mão,de consciência,de conta,de peso e medida,de honra,de luz e de candura,de peso,de preço,de marca G,que preza e cultua a verdade.

Verbo

ser (verdadeiro e adj.);estar na consciência de;falar a verdade,dizer a verdade,cultuar a verdade,prezar a verdade;mostrar nas suas verdadeiras cores,pintar nas suas verdadeiras cores;dar-lhe nas maturrangas,mostrar o lado vulnerável,fazer fé,reivindicar os direitos da verdade,dizer sempre a verdade,desconhecer o requinte da hipocrisia,não ter papas na língua,lançar fora o manto da hipocrisia,destecer um enredo,abrir os olhos a alguém;elucidar,desmistificar,desmascarar,desvendar,desmentir;falar alto,falar rasgado;falar pela porta dianteira,dizer alto e bom som,ser incapaz de mentir,odiar a mentira,deixar-se de reservas e reticências,falar português velho e relho,ser homem de veras,desmascarar-se,amar a sinceridade;ter o coração na boca,ter o coração no rosto;ser coração lavado,não mentirem os lábios,desenganar,desiludir,estar no coração,traduzir a verdade,pôr os pontos nos is,não enganar;não v..

Advérbio

verdadeiramente e adj.;realmente e adj.;com a verdade, pela verdade e dentro da verdade;em linguagem sóbria;fiel à verdade;fiel como o gnômon ao sol,fiel como a agulha ao polo;na verdade,com candura,sem refolho,sem malícia ou artifício,planamente,sem requinte de hipocrisia,bona fide,do íntimo d’alma,de coração,ex-corde,entranhadamente,de todo o coração,com todas as veras do coração,desfingidamente,do peito,às veras,ab imo pectore,de ponto em branco,desassombradamente,rasgadamente,sem rebuço,sem lisonja,sem dobrez,de corpo e alma,sinceramente,sem temor de desmentido.

Provérbio

Interjeição

Frase

Amicus Plato,sed magis amica veritas. Veritas quamvis dura,tamen veritas est. Dura veritas sed veritas. Valha a verdade. A verdade primeiro que tudo. Id vero verius = nada há mais verdadeiro.

Conjunção

Direito

Substantivo

juro = jus,privilégio,regalia,prerrogativa,imunidade,atribuição,pertença,competência,jurisdição,alçada;faculdade,poder,privilégio;título,pretensão,merecimento,o devido,legitimação,legitimidade,liberdade,franquia,foros,revalidação,sanção,autoridade,garantia;autorização;constituição (lei);patente,inviolabilidade,inalienabilidade,imprescritibilidade,inamissibilidade,incessibilidade,intransmissibilidade,jurisprudência,ciência do direito e das leis,romanismo;reclamante,reivindicador,queixoso,querelante;apelante,recorrente,agravante,arrestante,embargante,inventariante.

Adjetivo

qualificado para,digno de,merecedor de,talhado para,privilegiado,permitido,sancionado,consagrado,garantido,autorizado,ordenado,prescrito,constitucional,conferido por lei,regulamentar,prescritível,presuntivo;absoluto,inatacável,irrevogável,inalienável,intransmissível,inabdicável,imprescritível,inamissível,inviolável,sacrossanto,sagrado,intangível,inamovível,indestronável,incessível;devido,justo,digno,condigno,(altamente) merecido,permissível;legal,lícito,não vedado,invedado,legítimo,verdadeiro,justo,exato,honesto,em regra,inexcepcional,equitativo;apropriado,plausível,correto,requerido,decoroso,conforme ao decoro,decente,nobre,nomotético.

Verbo

ter direito,título a;caber a,tocar a,competir a,estar na lista para,ter feito jus a,ser inestendível a,merecer,ser digno de,estar talhado para,remerecer,ser merecedor de,assistir o direito a,ter carradas de direito,impor-se,ser de direito restrito,tornar-se digno de;exigir,reclamar,recorrer (para),apelar (para),querelar,embargar,arrestar,confiscar,não transigir,não ceder uma linha,assumir,avocar,defender os seus direitos,fazer questão de,desafiar,vindicar;reivindicar os seus direitos,fazer valer os seus direitos;pretender,pleitear,arrogar,arrogar-se com o direito de,substanciar,sustentar,responder com a dignidade de seus direitos;dar direitos,conferir direitos;qualificar,autorizar;santificar,legalizar,ordenar,canonizar,prescrever,repartir,privilegiar,dar cuique suum = dar o seu ao seu dono,fazer observar,pôr em vigor;ter em vigor,estar em vigor;estar de pé,viger,vigorar,vigorizar,não estar prescrito,legitimar,desbastardar,revalidar,autenticar,legalizar;ter um direito,usar de um direito,usar de suas atribuições;ser da sua alçada,tocar a,pertencer a,cumprir a,impender a,incumbir a,caber a,ser credor de,estar a cargo de.

Advérbio

devidamente e adj.;em forma,em devida forma,ex-officio,de jure,de juro e herdade = por direito de herança,jure divino = por direito divino,Dei gratia,por graça de Deus e unânime aclamação dos povos,por delegação popular,jure et facto,em direito,em bom direito;segundo as regras do direito,segundo as regras da justiça,segundo as regras da equidade.

Provérbio

Interjeição

Frase

O estudo do direito seria inútil, se a justiça não pudesse ser reduzida a ato. (Pereira e Sousa.).

Conjunção

Probidade

Substantivo

honradez;integridade,inteireza moral;retidão,brio,pundonor,capacidade,correção,dignidade,honorabilidade,hombridade,honradez,honestidade,lisura,pontualidade,fé,honra,boa-fé = bonna fides,rigor,seriedade,idoneidade,limpeza,incorrupção,intransigência no manejo dos dinheiros públicos,exatidão,justiça,justeza,equidade,imparcialidade,austeridade,têmpera,irrepreensibilidade,lhaneza,virtude,direitura,moralidade,moralismo;caráter incontaminado,caráter imaculado,caráter inteiro,caráter inconsútil,caráter íntegro,caráter incorruptível ou incorrutível,caráter sem jaça;constância,fieldade,fidelidade,lealdade,imaleabilidade,incorruptibilidade ou incorrutibilidade,imaculabilidade,dignidade,franqueza,sinceridade,grandeza,os sentimentos da honra e do dever,arminho (fig.),candor,candura,candidez,pureza d´alma,pureza de coração,elevação moral,alteza,veracidade;rasgo = ação nobre ou heroica,consciência (cumprimento do dever);compostura,decência,decoro,seriedade,pejo,pudor,recato,reserva,delicadeza de sentimentos,barbas honradas,inteireza de caráter,consciência limpa,nobreza de coração,escrupulosidade,escrúpulos,temor,pontualidade,resguardo,delicadeza de consciência,coerência,congruência;dignidade;altivez,sentimento do decoro,timbre,respeitabilidade,venerabilidade,invulnerabilidade,ponto de honra,zelo da reputação própria,tribunal de honra,argumentum ad verecundiam (= apelo à autoridade = falácia na qual se acredita que se X crê em algo,sendo X digno de crédito,aquilo em que ele acredita também deve ser entendido como tal);generosidade,magnanimidade;gentileza,amabilidade;zelo,diligência. cavalheiro;homem de palavra;homem de honra;homem de caráter;homem de princípios;homem enche-mão;homem de honra;homem de boa capa;homem de boas contas;homem de boa laia;homem da mais alta respeitabilidade;galantuomo = gentleman = cavalheiro,barbas honradas,pé de chumbo,portugal-velho,espírito firme,alma fácil a todos os sentimentos nobres;homem às direitas,homem da estofa dos antigos,homo antiqua fide = homem de reconhecida probidade.

Adjetivo

honrado,digno,íntegro,de bem,correto,respeitável,liso,probo,idôneo,honesto,decente,omnibus virtutibus politus = ornado de todas as virtudes,veraz;virtuoso;justo,reto,imparcial,insuspeito,desinteresseiro,desinteressado,excelente,desapaixonado;equitativo,são = inteiro,íntegro,impecável (fig.),intocável (fig.),invulnerável = invictus ad vulnera,integérrimo,escrupuloso,impoluto,virtuoso,insuspeito;conciliado com a sã moral,conforme com os princípios da honra,capaz,fidedigno,sério,incorruto a promessas e lisonjas,limpo de mãos,incorruptível ou incorrutível,imarcescível,supramundano,austero,inflexível,decente;inseduzível,por quem se pode pôr a mão no fogo,constante como a estrela polar,fiel à sua bandeira,fiel como a agulha ao polo,inabalável,digno de confiança,digno de fé,digno de crédito,digno de respeito,em quem se pode confiar,fiel,leal,lealdoso,fidelíssimo,insubornável,inconquistável,inacessível a empenhos,imaleável;franco,direto,lhano,verdadeiro,cândido,de coração bem formado,de ordem superior,sincero,formoso,perfeito,espartano,inteiriço,consciencioso,de consciência delicada,de espírito nobre,de princípios austeros,escrupuloso;apreciado pelos elevados dotes do coração,estimável,religioso,decoroso,pontual,atilado,pontoso,inquebrantável,timbroso,pundonoroso,altivo,respeitável,venerando,de correção impecável,coerente,congruente,criado no trabalho e na honestidade;limpo,inocente;puro,sem mancha,irrepreensível,imaculado,ilibado,sem jaça,impoluto,intato,incontaminado,inatacável,de procedimento airoso,de conduta exemplar,intangível,justus et tenax propositi = justo e obstinado em seus propósitos,acatado;bem-conceituado,acreditado,prezado,inteiro na vida,prezável,incapaz de qualquer deslize,cavalheiroso,andantesco,cavalheiresco,galhardo,brioso,galante,notável,cioso de sua honra,integer vitæ scelerisque purus = que é impoluto em vida e livre de culpa,bem-visto,distinto;magnânimo,generoso;gentil,amável;zeloso,diligente,cuidadoso;eminente,insigne,considerado,assinalado,distinto.

Verbo

ser honrado,ser digno,ser idôneo,ser reto,ser correto,ser a essência da (honradez e subst.);ter boas referências,ter caráter,seguir os princípios morais,ser a encarnação viva e perfeita da honra,ser homem de (consciência e subst.);proceder ou agir com honradez,proceder ou agir com integridade,proceder ou agir com lisura,proceder ou agir com decência,proceder ou agir com consciência,proceder ou agir dentro da razão;mostrar-se ilibado,andar direito,estimar-se,respeitar-se,prezar-se,ter dignidade;ter um nome a zelar,ter uma tradição a zelar;portar-se com honestidade,honestar-se,não ter nada em que se lhe pegue,ter bons sentimentos;fazer capricho em,fazer timbre de;caprichar-se,timbrar em ser justo;ser sempre seu timbre,ter sempre sua divisa de honra;proceder nobre e cavalheirescamente,só conhecer a superfície plana, sem altos nem baixos;cumprir o seu dever;amar a virtude;cumprir os seus compromissos com fidelidade,mostrar-se ilibado = tirar a sua a limpo,vitam impendere vero = dedicar a vida à verdade,cultuar a verdade;ser homem de consciência,ter consciência,ser de alto coração,portar-se honradamente,ter poder em si;manter uma grande seriedade de princípios,manter um espírito implacável de justiça;cumprir sua palavra,não faltar à fé jurada,manter o decoro de sua posição,afirmar princípios e contrariar interesses;pagar por honra da firma.

Advérbio

honradamente e adj.;bona fide,de boa fé,com a consciência limpa,sem deslize,com honra,a serviço das mais lindas e fortes inspirações,com dignidade.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Ortodoxia

Substantivo

dogmatismo religioso,verdadeira fé,verdade,fé divina;cristianismo;fé cristã,milícia cristã;o mundo cristão,cristandade,monoteísmo,catolicismo,catolicidade,hildebrandismo,igreja católica,o mundo católico;Santa Madre Igreja,barca de S. Pedro,Igreja Latina,cânon;os cânones do concílio de Trento,sílabus;Igreja de Roma,Igreja de Deus;heterodoxia;vaticanismo,papismo,ultramontanismo;membros,discípulos,filhos de Deus;vinha do Senhor;regaço,seio da Igreja;crente;credo dos apóstolos,credo de Niceia,credo atanasiano,infalibilidade do papa,o persignar,sinal da cruz,catecismo,decálogo,quincálogo.

Adjetivo

católico apostólico romano,cristão,ortodoxo,fiel,monoteístico,verdadeiro;(concílio) tridentino;teísta.

Verbo

catequizar,propagar a fé cristã.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção