Sua língua na Internet

 

(ha.ver)

v.

1. Existir [td. : Enquanto vida, esperança.] [tda. : muitas casas sem número no lugarejo.]

2. Acontecer, ocorrer [tr. + com : O que houve com ela?: Esperávamos que não houvesse mais acidentes.]

3. Estar presente [tda. : Havia muitos penetras na festa.]

4. Transcorrer, decorrer [tda. : Houve fases de alegria aqui em casa.]

5. Completar-se (uma extensão de tempo); FAZER [td. : meses que não vejo meus primos.: Havia dois anos que não encontrava aquela mulher .]

6. Ant. . Estar na posse de [td. : Já houveram muito, mas hoje estão pobres.]

7. Estar em um lugar ou situação [tda. : Havia alguém no quarto.]

8. Restar [td. : Não havia mais nada que se pudesse fazer.] [tda. : Ainda luz no fim do túnel.]

9. Estar à disposição [tr. + para : comida suficiente para todos.]

10. Acontecer, realizar-se, ocorrer [td. : Hoje não houve almoço/sessão/expediente.]

11. Produzir-se como consequência de um fenômeno da natureza. [td. : Houve muita chuva nesse último verão.]

12. Ter existência ou presença em [tda. : Havia ideias maldosas em sua cabeça.]

13. Ter de volta; RECUPERAR; REAVER [td. : Não conseguia haver o que perdera.]

14. Comportar-se, conduzir-se; PROCEDER [ta. : Não soube como haver -se naquela situação delicada.: Eles se houveram muito bem na reunião com o príncipe.]

15. Desempenhar-se [ta. : As moças houveram- se bem em todos os jogos do torneio.]

16. Ter relações ou entendimento com; relacionar-se; prestar contas a [tr. + com : Preferia haver - se com a mãe do que com o pai.: Agora ele vai ter que se haver com a justiça.]

17. Dar explicações a [tr. + com : Quem não chegar na hora, vai haver- se com o chefe.]

18. Existir (como meio ou recurso) [td. : Não mais como conter esses garotos .[Impessoal na maioria de suas acepções e empregos, o verbo haver usa-se tb. como v. auxiliar na formação de alguns tempos compostos: havia voltado, haveria chegado, houvesse trabalhado etc.]]

sm.

19. Na escrituração comercial, a parte reservada ao crédito.: Consultou, esperançoso, a coluna dos haveres. [Mais us. no pl.]

[F.: Do lat. habere. Hom./Par.: (3ap.s.), a (fem. art.def., pron.pes. e pron.dem. o, e prep.), á (sm.), à (contr. prep. a + a [fem. art.def., pron.dem. o]), ah (interj.); hás (2ap.s.), ás (sm.), ás (pl. á [sm.]), as (pl. a [fem. art.def., pron.dem., pron.pes. o]), às (contr. prep. a + as [fem. pl. art.def., pron.dem. o]), az (sm.); haja (1a e 3ap.s.), hajas (2ap.s.) etc., aja, ajas \picwgoal300]


Bem haja
1 Us. como interjeição, expressando contentamento com algo, ou agradecimento, reconhecimento a alguém: Bem haja quem ajuda os pobres.


Há-de vir
1 Moç. As coisas que ainda vão acontecer; o futuro; porvir.


Haja o que houver
1 Não importa o que aconteça; sob qualquer circunstância; não importa com quanto esforço. [Em construções no pretérito, assume a forma houvesse o que houvesse.]


Haja vista
1 A julgar por, considerando-se: Pode-se confiar nele, haja vista seu comportamento neste caso.


Há muito
1 Decorreu muito tempo desde que: muito ela não vem por estes lados.


Haver como
1 Ser possível, haver um modo de: Infelizmente, não como ajudá-lo neste caso.


Haver por bem
1 Dignar-se a, decidir: Finalmente ele houve por bem conceder a entrevista.


Mal haja
1 Us. como interjeição que expressa reprovação, descontentamento.


Não há de quê
1 De/por nada, não há por que agradecer.


Não há por quê
1 Ver Não há de quê.


Não haver como
1 Não existir coisa ou pessoa com tal qualidade, eficiência, capacidade etc; ninguém como (para pessoa); nada como (para coisa): Não como um passeio a pé para relaxar a mente.

Explore seu vocabulário com o Aulete

Existência

Substantivo

existibilidade,tudo que vibra e palpita,realeza,realidade,positividade,atualidade,subsistência,presença,ente,ser,forma,silhueta,pegadas,vulto;permanência,estabilidade,conservação das coisas;vida,vivência;objetividade,palpabilidade,fato,fato consumado;realidade gélida,realidade pura,realidade palpável,realidade fria,realidade indiscutível;exatidão;concretização,materialização,corporificação;concrescibilidade,materialidade;presença;coexistência;.

Adjetivo

existente,existente & V.,vivente,existencial,vital,real,positivo,efetivo,absoluto,verdadeiro,prevalente,substancial,substantivo,exato;cuja existência não se contesta,concrescível,inextinto,ativo,em erupção,em movimento,vivo;corrente,inexausto,imperecível,palpável,material,inideal,infantasiado,concreto;de existência concreta,impotencial.

Verbo

Existir,ser,haver,subsistir,estar,permanecer,viver,conservar sua força ou ação,continuar a ser,ficar em pé,perdurar,fazer-se sentir,prevalecer,persistir,desenvolver-se,crescer;medrar,pulular,florescer,reinar,imperar,dominar,aparecer;começar;respirar,palpitar,vibrar,ter vida,ocorrer;vegetar,produzir;vigorar,viger,viçar,estar de pé,estar em vigor;sorrir,alvejar,negrejar,correr,soprar,erguer-se;contemplar-se,admirar-se,encontrar-se,notar-se,ver-se,ostentar-se em.

Advérbio

realmente,realmente & adj.,de fato,efetivamente,concretamente,na realidade,sob o sol,sub sole,sub-Jove,sub divo,de facto,ipso facto,em carne e osso,em voga.

Provérbio

Interjeição

Frase

Reclama seu direito a um lugar ao sol,Corresponde à existência concreta;É portador de existência física.

Conjunção

Eventualidade

Substantivo

sobrevença,evento,acontecimento,vicissitude,acaecimento (desus.),passo,caso,passagem,lance,aventura,episódio,ocorrência,conjuntura,acidente,incidente,negócio,coisa,transação,procedimento,fato,questão de fato,fenômeno,fato consumado,advento;recontro,peripécia,caso estranho e imprevisto,circunstância particular,casualidade,acaso,situação,condição,crise,emergência,contingência,consequência,vaivém,viravolta,circunstância acidental;mundo,vida,coisa,existência,afazeres;coisas,negócios em geral;estado dos negócios,ordem do dia;marcha,desenrolar,preamar,corrente,onda,maré dos acontecimentos;sucedenho,sucesso,sucedido,sucedimento;os altos e baixos,os altibaixos da vida,os altibaixos da fortuna;a boa e a má andança,a alternativa de bens e de males,o fluxo e refluxo da sorte.

Adjetivo

incidente,eventual,acidental,incidental,acidentado,casual,circunstancial,contingente,vicissitudinário,fortuito,adventício,aleatório,randômico,avindo;cheio de incidentes,cheio de peripécias;pontilhado de peripécias.

Verbo

acontecer,acaecer (desus.),haver,dar-se,proceder,suceder,calhar,acertar,adregar,sobrevir,correr,sobrechegar,ocursar,ocorrer,surgir,vir,realizar-se,verificar-se,entrecorrer,sair,ter lugar (fam.),realizar-se,consumar-se,apresentar-se,desenrolar-se,passar-se,ser passado,intervir,transcorrer,nascer,brotar,ter a sua marcha,encontrar,topar,deparar-se a alguém,deparar-se com alguém,marrar,experimentar,provar;tocar por sorte,ser a sorte de alguém,ser o destino de alguém;ser o fadário de alguém;passar por (sentir);ser teatro de.

Advérbio

acidentalmente,incidentemente,incidentalmente,casualmente,circunstancialmente,contingentemente,fortuitamente,adventiciamdente,aleatoriamente,randomicamente.;em questão,em tela,sobre o tapete,subjudice,dado o caso,no caso em que,no caso de,caso,a não (seguido de um verbo no infinito);na hipótese de,na eventualidade de;no curso natural das coisas,no curso ordinário das coisas,no curso forçado das coisas,como as coisas vão indo,nesse andar,quando for caso que.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Sucesso

Substantivo

sucedenho (Beira),sucedimento,felicidade,fortuna,(bom) êxito,salvamento,dita,ventura,boa sorte,consecução,conseguimento,atingimento,vitória,adiantamento (progresso);acontecimento feliz,bambúrrio,resultado favorável,milagre;bafejo da fortuna,trunfo,feliz acaso;golpe feliz,golpe acertado,golpe estratégico,golpe de mestre;coup de maître,fortúnio,pontaria certeira = rentura,xeque-mate,meia batalha,prêmio,proveito;uma sucessão de triunfos,triunfo venturoso,vitória,troféu,boa estrela (prosperidade);tempo bem empregado,maré de rosas,porto de salvamento,prêmio de seus esforços,efeito positivo,vantagem sobre,ascendência,superioridade,mestria;expugnação,conquista,vantagem,acerto,subjugação (sujeição);triunfo (exultação);palma,louros,proficiência;feitos gloriosos;conquistador,vencedor,triunfador,árbitro da situação.

Adjetivo

bem-sucedido,bem-logrado,exitoso,pujante,próspero;triunfante,prevalente,invicto,invencível,ovante,vítrice,vitorioso,debelativo;coroado de rosas e pâmpanos,coroado de magnífico êxito;predominante,imperdível,ditoso,cujo êxito é infalível,bem-assombrado,feliz,ditoso = escançado,certeiro,inerrante,bem-aproveitado,bem-utilizado,em franca prosperidade;embalado,acoroçoado por contínuas vitórias.

Verbo

suceder,ser bem-sucedido;ter bom resultado,ter bom êxito;conseguir seu intento,conseguir seu objetivo;coroar de êxito,ter vento e maré,correr tudo muito bem;atingir o objetivo,alcançar o objetivo;campar,conseguir,lograr,fazer,haver,obter,lograr,chegar a,saber (seguido de um infinito),sair com,atingir,alcançar,fazer escola,sair-se bem;atingir o fim colimado,atingir a meta;realizar;operar milagres,levar a sua avante,meter uma lança em África,benzer-se com alguma coisa,estar radiante de alegria,conquistar,vencer,forçar,impor-se a,ganhar;cantar vitória,alcançar vitória;levar a palma,ganhar a palma;fazer vingar a sua vontade,dominar o campo,ter estrondoso triunfo,abafar a revolta,desmanchar a igrejinha,fazer progresso;prosperar;lucrar;colher os frutos,colher os louros,colher os aplausos;tirar proveito de;triunfar,forçar as linhas;ganhar a batalha,ganhar a partida = culatrar;sair triunfante,levar a melhor,lançar por terra,levar de vencida,vencer,amolgar,sair com vitória,sair vitorioso,render;culminar o golpe estratégico na vitória de,inclinar-se a vitória para,envolver o inimigo,meter debaixo dos pés,subjugar,cangar,abrir brecha na muralha,descalçar a bota,conjurar o perigo,bater,derrotar = axorar,destroçar,senhorear,derribar,derruir,desfazer,contraminar,derrocar,profligar,superar,rechaçar,desbaratar,sobrelevar,sobrepujar,assenhorear-se de,domar,submeter,jugular,avassalar,ficar com a melhor,destroçar,amartelar,remediar,jugular,debelar,sujeitar,frustrar,inutilizar,codilhar = desbancar,aniquilar,abater,romper,burlar,escalar,sopear,suplantar,conculcar,envolver,manobrar com habilidade;pôr em fuga,pôr em debandada;vencer na porfia,remir uma fortaleza;pôr fora de combate,pôr fora da arena;hastear a bandeira da vitória,lançar por terra o adversário,silenciar = fazer calar,dar um xeque-mate,furar,confundir,trunfar,obstruir;levar à parede,lançar nau ao mar,dirigir a sua barca com tento,ter a mão feliz,empregar todos os tiros no alvo;atingir o alvo,alcançar o alvo,ferir o alvo;meter vira em barreira = acertar com a bala no alvo,atirar a barra mais longe que outro,forçar trincheiras;soçobrar,meter a pique,afundar,torpedear,trabucar,fazer o inimigo morder o pó,vitimar,calcar aos pés,desbloquear,destramar;superar,contornar,vencer uma dificuldade;passar por cima de todas as dificuldades,ir além das esperanças de,exceder à expectativa,chegar a bom termo,ir avante,tomar pé em,s’en tirer d’affaires,expedir-se perfeitamente,quebrar as arestas,arrancar o sim,entrar com o pé direito,apanhar um bom almoço,apanhar a sorte grande,ficar de melhor partido,sair a sorte em preto,pilhar-se servido,bater à boa porta;responder ao fim,responder à opinião;pegar bom resultado,dar bom resultado,aproveitar,frutificar,coroar de soberbo êxito,dar-se bem,ir bem,ser meio caminho andado,ir direito ao alvo,estar em bom pé,rebentarem logo os frutos de seus esforços,pegarem as bichas,ser bem recebido (aprovação);ser aprovado plenamente,ser aprovado com distinção;ter suas cartas limpas.

Advérbio

prosperamente e adj.;em triunfo,de vento em popa,ventapopa,às mil maravilhas,habilmente,à merveille,a contento geral,acima de toda expectativa.

Provérbio

Interjeição

ainda bem!.

Frase

Veni, vidi, vici;Omne tulit punctum;A cada cavadela, minhoca;Ad augusta per augusta;Nunc dimittis servum tuum, Domine.

Conjunção

Posse

Substantivo

possessão,propriedade;tenência,pertinência,tença;ocupação,dependência,feudalidade,posse exclusiva,secularização,socialização,retenção;açambarcamento,monopólio,estanque,privilégio,domínio,pertença,ocupação primitiva,usucapião,desfrutação,anteocupação;domínio,controle,disposição,disponibilização;aquisição,compra,obtenção,apropriação;posse futura,herança,herdança,herdamento,reversão,senhorio;escritura,pássaro na mão,uti possidetis,posse secular,posse mansa e pacífica,usufruto,desfrute.

Adjetivo

possuidor e v.;possessor,dono de,partícipe,participante,meu,teu,seu,nosso,vosso,minha,reminha,próprio,possessório,manutenível,senhorial;carregado de,dotado de,cheio de,pejado de;movido por,possuído,à mão,de reserva,em estoque,ao alcance da mão,à disposição de;dominal.

Verbo

possuir,ter,haver,lograr,ter de seu,ter domínio sobre,ter a posse de,ter na unha,ter como propriedade,ter nas mãos,ter o domínio útil,estar de posse de,ter como propriedade,ocupar,anteocupar,desfrutar,usufruir,usufrutuar,ser dono de;dominar,ter domínio útil,dispor de,exercer a soberania,gozar,fruir,desfruir,desfrutar,estar na posse mansa e pacífica,adquirir;descarecer;herdar;receber por herança,obter por herança,ter por herança,haver por herança;açambarcar,monopolizar,atravessar;apoderar-se,apossar-se,conquistar,apreender,usurpar,apropriar-se,arrebatar,confiscar,capturar,tirar,roubar,extorquir,pegar,levar;pertencer,competir,ser propriedade de,corresponder,fazer parte do patrimônio de;meter na posse,investir na posse;empossar,constituir possuidor,encabeçar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Beati possidentes!.

Conjunção

Recebimento

Substantivo

percepção,percebimento,recepção (aquisição);(introdução);aceitação,aceite,acolhimento,admissão,embolso;recebedor,delegado,mandatário,herdeiro,legatário,destinatário,donatário,concessionário,feudatário,rendatário,porcionário,beneficiado,depositário,recipiendiário;esportulário,estipendiário,beneficiário,pensionário,pensionista,mendigo;coletor,arrecadador,portageiro,siseiro,cobrador,exator,receptor;pedinte,mendigo,esmoler.

Adjetivo

recebedor e v.;recipiente,receptor;recebido e v.;dado;de segunda mão,de mão em mão,inconcedido.

Verbo

receber,aceitar,tomar,obter,levar,haver,alcançar,conseguir;obter como concessão,obter como favor;coletar,acolher,agasalhar,recolher,angariar,arrecadar,apanhar,admitir,servir de receptáculo,receptar,caber,embolsar;encofrar,cobrar,reembolsar,levantar um depósito,vencer de ordenado,ganhar de ordenado,perceber de ordenado,ter de ordenado,dar em seu poder,colher de,aceitar com ambas as mãos,recolher,herdar;ser (recebido e v.);estar em seu poder,cair nas mãos de;caber a alguém,tocar a alguém,entrar para o rol,ser classificado no número de,dar entrada,vir enriquecer,aumentar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção