Sua língua na Internet

 

(in.ter.vir)

v.

1. Atuar com o intuito de influir (sobre questão ou matéria). [tr. + em : Não quer intervir em questões familiares.] [int. : Os bombeiros intervieram e evitaram a tragédia.]

2. Fazer valer o seu poder ou a sua autoridade. [tr. + em : O governo interveio no mercado financeiro.] [int. : A fim de acabar com a rebelião de presos, a polícia interveio.]

3. Expressar, emitir opinião; OPINAR [tr. + em : É melhor não intervir na discussão entre marido e mulher.] [int. : Consultados os médicos, todos intervieram.]

4. Acontecer incidentalmente. [int. : Durante a travessia, interveio uma tempestade.]

5. Estar presente; ASSISTIR; PRESENCIAR [tr. + em : Algumas pessoas intevieram no reencontro de pai e filho.]


[Part.: intervindo. Acentua-se o e nas 2a e 3a pess. sing. do pres. do ind. e na 2a pess. sing. do imper. afirm.]

[F.: Do lat. intervenire. Ant. ger.: desintervir.]

Explore seu vocabulário com o Aulete

Descontinuidade

Substantivo

incontinuidade,descontinuação,interpolação,disjunção;intermitência,intercadência,parada,intercepção,suspensão,anacoluto,anacolutia,intermissão,paralisação,interrupção,corte,quebra,aparte,interpelação,remitência;fenda,falha,racha,rachadela,abertura,fresta,fisga,obstáculo,estorvo;solução de continuidade,apospasmo,intervalo;entreato,pausa,entrepausa,interregno,interlúdio,parada,eclipse,cesura,travessão,parêntese,reticência,aposiopese,síncope,desmaio,episódio,rapsódia,centão,remendo,alternação,periodicidade.

Adjetivo

descontínuo,incontínuo,descontinuado,alternado,entremeado,interpolado.;entrecortado,interrupto,interciso,interruptor,intercepto,interpolado,cortado,salteado,falhado,fragmentário,lacunoso,improgressivo,inconexo,solitário,isolado,esparso,intermitente,parcial,intercadente,remitente,caprichoso,irregular;espasmódico,epidêmico,esporádico,periódico,desunido.

Verbo

descontinuar,ser descontínuo,alternar,entremear,interpolar,intermitir,estacar,ser (intermitente & adj.);fazer pausa,pausar,entrecortar,interromper,atalhar,sobrestar,perturbar,apartear,interpelar,intervir,romper,fragmentar,quebrar o fio a,cessar,suspender,vascolejar,cesurar,falar à mão,atravessar,interceptar,impedir o curso de,intervalar,cortar,secionar,cortilhar,desjungir;obstruir;entreturbar,paralisar;desconversar,mudar de assunto.

Advérbio

descontinuadamente,entrecortadamente,interruptamente,interpoladamente,salteadamente,fragmentariamente.;por intervalos,por sofreadas,por saltos,por acessos,a prestações,per saltum,a longo intervalo,com solução de continuidade,às vezes,de quando em quando;ora sim, ora não;com intermitência.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Eventualidade

Substantivo

sobrevença,evento,acontecimento,vicissitude,acaecimento (desus.),passo,caso,passagem,lance,aventura,episódio,ocorrência,conjuntura,acidente,incidente,negócio,coisa,transação,procedimento,fato,questão de fato,fenômeno,fato consumado,advento;recontro,peripécia,caso estranho e imprevisto,circunstância particular,casualidade,acaso,situação,condição,crise,emergência,contingência,consequência,vaivém,viravolta,circunstância acidental;mundo,vida,coisa,existência,afazeres;coisas,negócios em geral;estado dos negócios,ordem do dia;marcha,desenrolar,preamar,corrente,onda,maré dos acontecimentos;sucedenho,sucesso,sucedido,sucedimento;os altos e baixos,os altibaixos da vida,os altibaixos da fortuna;a boa e a má andança,a alternativa de bens e de males,o fluxo e refluxo da sorte.

Adjetivo

incidente,eventual,acidental,incidental,acidentado,casual,circunstancial,contingente,vicissitudinário,fortuito,adventício,aleatório,randômico,avindo;cheio de incidentes,cheio de peripécias;pontilhado de peripécias.

Verbo

acontecer,acaecer (desus.),haver,dar-se,proceder,suceder,calhar,acertar,adregar,sobrevir,correr,sobrechegar,ocursar,ocorrer,surgir,vir,realizar-se,verificar-se,entrecorrer,sair,ter lugar (fam.),realizar-se,consumar-se,apresentar-se,desenrolar-se,passar-se,ser passado,intervir,transcorrer,nascer,brotar,ter a sua marcha,encontrar,topar,deparar-se a alguém,deparar-se com alguém,marrar,experimentar,provar;tocar por sorte,ser a sorte de alguém,ser o destino de alguém;ser o fadário de alguém;passar por (sentir);ser teatro de.

Advérbio

acidentalmente,incidentemente,incidentalmente,casualmente,circunstancialmente,contingentemente,fortuitamente,adventiciamdente,aleatoriamente,randomicamente.;em questão,em tela,sobre o tapete,subjudice,dado o caso,no caso em que,no caso de,caso,a não (seguido de um verbo no infinito);na hipótese de,na eventualidade de;no curso natural das coisas,no curso ordinário das coisas,no curso forçado das coisas,como as coisas vão indo,nesse andar,quando for caso que.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Interjacência

Substantivo

intercorrência,interposição,intervenção,interferência,penetração,insinuação,partimento,divisão,intercalação,interpolação,inserção,entrelinha,interlinea,entremeio,entrepano,divisória,embolismo,entretimento,cunha,entrecasca = samo;intervenção,intrusão,infiltração,invasão (inserção),mesóclise,sínoclise,tmese,sinoclítica;intermédio,intermediário,intervenideira,interventor,interposto,mediador,medianeiro;entremetido,intrometido,intrometidiço,intruso,enxerido,intrujão,metediço,metido,tampão,parêntese,episódio,aparte,corpo estranho,diafragma,septo,mesolóbulo,mesocarpo,mesomeria,parede e meia,berma,releixo,camalhão,mesopotâmia.

Adjetivo

entremédio,entremeio,intercorrente,interposto,intermediário,intercalar,intersticial,intercontinental,intermontano,interoceânico,bimar,entretrópico,intertropical,tropical,entremontano,interlinear,intercolunar,interocular,intermaxilar,intermuscular,interlobular,intercepto,interclavicular,sublinear,episódico,bimarginado,interposto,mediterrâneo,interior,interno,mesopotâmico,embolismal,embolísmico,bissexto,bissêxtil,interestadual,mesclítico,sinoclítico,apertado,comprimido,mesocárpico,mesocarpial.

Verbo

jazer entre,nadar,surgir entre,interpor-se,intervir,mediar,interferir,introduzir-se,avançar por entre,colear,penetrar,insinuar-se,imiscuir-se,enxerir-se,caber entre,infiltrar-se,atravessar,estar de permeio,permear;meter-se em meio,meter-se de permeio;interromper,intrometer-se,enfiar o nariz em (atividade),entremeter-se;separar,dividir,intervalar,intermediar,intermeter,interpor,pôr entre,enxertar-se,inserir,implantar-se,interserir,intercalar,interpolar,entressachar,entremear,rajar,lardear,emalhetar,entrecortar,encaixar,malhetar,embutir,cunhar,entroncar.

Advérbio

entremeadamente e adj.;de permeio,entre,em meio de,obiter dictum.

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

Remédio

Substantivo

medicação,medicamento,genérico (como subst.),infusão,mezinha,mezinhice (pop.),panaceia,triaga ou teriaga (depr.);preparado,produto químico;produto farmacêutico,socorro,curativo,assistência,analgésico,anti-inflamatório,antibiótico,antídoto,contrapeçonha,contraveneno,profilaxia,antisséptico,corretivo,leniente,lenitivo,lenimento,reconstituinte,tônico,analéptico,sedativo;calmante;vacina;soro,paliativo,placebo,águas mornas,peitoral,vermicida,vermífugo,antipirético,febrífugo,alterante,alterativo,específico,emético,Nepente;Mitrídates,(arte de preparar medicamentos): iamologia,iamotecnia;farmacologia,injeção,injeção intramuscular,injeção subcutânea;injeção intravenosa;cura,cura radical,cura perfeita,cura infalível;cura completa,remédio soberano;remédio heroico,símplices,genérico,similar (tb. adj.),eletuário,droga,poção,beberagem,bebida,xarope,dose,pílula,comprimido,drágea,cápsula,tablete,lambedor,bochecho,pungarecos,tisana;mezinha = puçanga,receita,récipe,prescrição,fórmula,catolicão,elixir,elixir de longa vida,elixir vitæ,pedra filosofal,diascórdio,cordial,alexitério,unguento,ceroto,diaquilão,ceromel,pomada,óleo,loção,cosmético;emplastro,cataplasma,epítema,embrocação,linimento,sinapismo,vulnerário,epispástico,inalação,clister,ajuda,purgante,minorativo,laxativo,laxante,pedilúvio,medicina operatória,cirurgia;operação cirúrgica;transplante,compressa,fios;ligadura,tratamento,medicamentação,cura,curativo;resguardo;dieta,láctea,vegetal;seca,regime alimentício;dietético,eutrofia,os socorros da medicina,vis medicatrix naturæ,medicina expectante;sangria,venessecção;flebotomia,ventosa sarjada;seca,bicha,sanguessuga;dietética,farmácia,botica,farmacopeia,farmacotécnica,terapêutica,matéria médica,posologia,homeopatia,alopatia,hidropatia;heteropatia,tratamento,terapia,terapêutica,radioterapia,aeroterapia,aeroterapêutica,hidroterapia,hidroterapêutica,cromoterapia,cromoterapêutica,iatria,iátrica,iatralíptica,iatrologia,iatroquímica,leprologia,medicina,a arte de curar,odontotecnia,odontologia;obstetrícia,hospital,santa casa de misericórdia,casa de saúde,clínica,policlínica,hospital de sangue,enfermaria,ambulatório,emergência,UPA,asilo,casa de saúde,nosocômio,leprosaria,leprosório,leprosário,gafaria (ant.),lazareto,ambulância,dispensário,sanatório,estação de águas,hospício,manicômio;cruz vermelha,consultório,médico,terapeuta,clínico,doutor,físico,protomédico (ant.),diatritário,esculápio,especialista,arquíatro (ant.),iatralipta;iatrógrafo,médico assistente;de partido,uróscopo,cirurgião;operador,mezinheiro,mediqueiro,jalapeiro,charlata,charlatão,amezinhador,doutor da mula ruça,benzedor,bento,saludador,curandeiro,raizeiro,endireita,carimbamba,magarefe,simplicista,dentista;medicastro,oculista,discípulo de Galeno,alopata,homeopata,alienista,auriculista,pedicuro,físico-mor,operador,parteiro,parteira,comadre (pop.);obstetriz,farmacêutico,químico,iatroquímico,boticário,farmacopola (burl.),dentista,saca-molas (depr.),tiradentes (burl.),droguista,enfermeiro;irmã de caridade.

Adjetivo

genérico;reparador,restaurador,refectivo,refectório = tonificante = reconstituinte,fortificante,curativo,corretivo,sanativo,paliativo,medicamentoso,medicatriz,policresto,medicinal,profilático,salutífero;médico,medical,terapêutico,clínico,cirúrgico,profilático,preventivo,paregórico,tônico,analéptico,cordial,eficaz contra,peitoral,corroborante,apospástico,ressuntivo;balsâmico,balsâmeo,antiespasmódico,anódino,hipnótico,narcótico,soporífero,sedativo,calmante,leniente,lenitivo,emoliente,molificante,demulcente,anacatártico,purgativo,desistivo,revulsivo,catártico,catastáltico,anatríptico,laxativo,sinápico,depurativo,depurador,detersivo,detergente,péptico,estomacal,abstersivo,abstergente,desinfetante;antisséptico,antipodágrico,antigotoso,antiartrítico,anticatarral,antipirético;apodópnico,colagogo,febrífugo,antifebril;vermicida,vermífugo,antiverminoso,tenífugo,antelmíntico;alterativo,alterante,traumático,vulneral,vulnerário,abortivo = ectrótico,dietético,alimentar,nutriente,nutritivo;antialérgico,anti-inflamatório,antisséptico,antibiótico,anticoagulante,anti-histamínico,anti-héctico,antinefrítico,antiparalítico,antipestilencial,antifármaco,antiflogístico,antipneumônico,antipsórico,antipútrido,antipirético,antiescorbútico,antiescrufuloso,antitetânico,antivenéreo;emenagogo,eupéptico,emético,alexifármaco,alexitério,remediável,diurético = mictório,curável,específico = nosocrático,alopático,homeopático,hospitalar,hospitalário,nosocomial,nosocômico,obstetrício,obstétrico,odontálgico,iamológico,manicomial,depilatório,ectilótico.

Verbo

aplicar remédio,administrar remédio,ministrar remédio;medicar,medicinar,tratar de,remediar uma doença,medicamentar,pensar,fazer curativos,curar,sobressarar,atalhar,sanar,mezinhar,amezinhar,tratar de,prover de remédio,enxaropar,xaropar,minorar com remédio,usar de paliativos;pensar feridas,cataplasmar,depurar,impedir;aliviar;restaurar;sinapizar,deitar bichas,emolir,molificar,adietar,socorrer,intervir,anestesiar,operar,fazer operações cirúrgicas,obsterger uma ferida,sangrar,sarjar,sarrafaçar,preparar um remédio,dosear os ingredientes;partejar,servir de parteiro.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção

,;,.

Atividade

Substantivo

dinamismo,agência,atuosidade,inciativa,diligência,disposição,empreendorismo,ralé,laboração,açodamento,afã,animação,agito,vida,vivacidade,viveza,espírito,impetuosidade,energia,intimativa;atividade febril,atividade elétrica,atividade devorante,atividade fecunda,atividade estupenda,eficiência,produtividade;agilidade,levidade,esperteza,destreza,desembaraço,prontidão,desenvoltura,travessura,traquinice,traquinada,presteza (velocidade);alacridade,despacho,expedição,afobação,pressa;pontualidade;exercício,laboração,zelo,ardor,fervor,frenesi,fogo,entusiasmo,ímpeto,arrebatamento,envolvimento,veemência,espírito muito dinâmico = perfervidum ingenium;empressement,desvelo,dedicação,empenho,solicitude,carinho,cuidado,iniciativa,calor,viva atenção,vigor (energia física);dedicação (resolução);esforço;indústria,assiduidade,constância,perseverança;assistência,operosidade,laboriosidade (trabalho);vida febril,canseira,fadiga,infatigabilidade,vigilância;vigília,vela,lucubração,noitada,insônia,espertina,pervigília,pervigilium,insomnium,alegria ruidosa,movimento,tumulto,bulício,bole-bole,vaivém,agitação,barulho,inquietação,vida febril,darandina = lufa-lufa,tráfego (pop.),trabalheira,polvorosa,lida,lide,azáfama,bolandas,dobadoura,sarilho,faina,nervosismo,insofrimento,sofreguice,sofreguidão,fervet opus;âmbito,esfera de atividade;região,esfera,departamento,oficiosidade,intromissão,entremetimento,interferência,interposição,os bons ofícios de,intrigas,mexericos;premência dos negócios,lida incessante,fremente e agitada colmeia,tarefa sem repouso,luta sem fim,mercúrio,azougue;dia ferial,dia fasto,dia útil;dia de fazer,dia de trabalho,dia de semana,dia útil;dona de casa,menagère,abelha,faúlha,furão,arranjista,fura-paredes,fura-vidas = videiro,esgarabulhão,safra,azougue,farragulha,arguilheiro,workalchoolic,caxias,aspone,homem de iniciativa,empresário,topa-tudo,faz-tudo,gênio iniciativo,zarelho = entremetido,zaranza,ardeleão,mequetrefe,mexilhão,demonete,traquinas,travesso,fragata,fervilha,gata-borralheira,raio,coração de aço,mouro,lutador,agenciador;fremente e agitada colmeia de abelhas em contínuas demonstrações de atividade.

Adjetivo

ativo,esperto,rabigo,solícito,aguçoso,diligente,agencioso,açodado,agenciador,negocioso,séduto,vivo,videiro,aplicado,assíduo,vivaz,afobado,suarento,canseiroso,afanoso,madrugador,ardente,desvelado,fogoso,lutador,buliçoso,irrequieto,trêfego,dinâmico,multiface,acérrimo,apressado,impaciente,açodado,precipitado,urgente,desenvolto,desacanhado,cuja atividade chega ao auge,potente;atuoso = operoso,laborioso,videiro,trabalhador;ágil,ágil como uma onça,atuário = ligeiro,manipresto,destro,gajeiro,levípede (poét.),solícito,pronto,rápido,expedito,despachado,desembaraçado,lesto ou lestes,lépido,ágil de movimento,pronto e lesto,safo,veloz,febricitante;insone (que não dorme);forte,esforçado = acer in rebus agendis,disposto,denodado,infatigável,incansável,valoroso,inesmorecível,perseverante;estrênuo,porfiado,porfioso,zeloso,desvelado,ardente,fervoroso,fervente,férvido,iniciativo,empreendedor (resoluto);industrioso,assíduo,aturado,frequente,serviçal,indefesso,inquieto,irrequieto,desinquieto,tavanês buliçoso,saltitante,caprissaltante,agitado,fragueiro,febril,afanoso,que não dorme,azougado,fremente,impaciente,insofrido,sôfrego,conseiroso,metediço,chegadiço,ocupado,assoberbado,abarbado,atarefado,azafamado,cheio de azáfama,pressuroso,assafiado,entremetido,intrometido,abelhudo,metediço,adiantado,oficioso,fossão.

Verbo

ser (ativo e adj.),estar (ativo e adj.);ter (atividade e subst.);ferrejar,ocupar-se,agitar-se,mover-se,manobrar,apressar-se,furar paredes,alargar o seu voo,desentorpecer-se,levantar poeira,fazer progressos;trabalhar;consagrar o melhor da sua atividade,esgarabulhar,revolver,persistir,perseverar;exacerbar,desdobrar ao infinito a sua atividade;agitar-se febrilmente,afobar-se,sair do letargo,mover-se,desembotar,desamodorrar,dar razão de si,arregalar os olhos,agir com energias novas,não dormir,ficar vigilante;matar dois coelhos de uma cajadada,fazer de um caminho dois mandados = de eadem fidelia duas pariete dealbare = andar depressa;fazer o possível,fazer prodígios,multiplicar-se,ter o dom da ubiquidade,estar atarefado,ter muito que fazer = não ter mãos a medir,estar sobrecarregado,andar na maromba,fazer diligências,não perder tempo,não ter uma hora de seu,não dispor de tempo,ter todas as horas tomadas,medir o tempo,entregar-se desenfreadamente a,não perder a oportunidade;não sobrar tempo a alguém,lidar,afanar-se,afadigar-se,barafustar,correr,labutar,suar,levar má vida,repartir-se,mal ter tempo de comer,não ter momento de descanso,não criar limo,deitar os bofes pela boca,fervilhar,ver uma bruxa;andar num corrupio,andar num sarilho,andar numa roda-viva,andar numa fona,andar numa lufa-lufa,estar em palpos de aranha;garavotear = mostrar azáfama,estar sempre com o dedo no gatilho,não ter paz nem trégua,não ter trégua nem folga;invocar meios divinos e humanos;fazer do trabalho um prazer,fazer do trabalho uma religião;ser workalchoolic;azougar-se,traquinar = trasguear,abelhar-se (desus.),dedicar-se afanosamente,fazer diligências;não medir sacrifícios,não regatear sacrifícios;vencer incômodos;acordar,despertar,espertar,espertinar,sacudir o sono,desadormecer,desadormentar,desamodorrar,matinar,amanhecer,madrugar,fazer serão,fazer da noite dia,fazer noitadas,tresnoitar,passar a noite em branco,não pregar o olho toda a noite,velar;levar a noite de vela,levar a noite de espertina;atarefar-se,azafamar-se,sobrecarregar-se de trabalho,lutar,insistir,recavar;intrometer-se,zarelhar,entremeter-se,imiscuir-se,bedelhar = meter o bedelho,intervir,meter sua colherada ou as mãos na massa,meter o nariz em tudo,meter o focinho em,meter a foice em seara alheia,meter o bedelho,meter-se em debuxos,meter-se a taralhão,fossar,ir aonde não foi chamado,ativar,desentorpecer,desengrunhir,desentolher,aguçar.

Advérbio

ativamente e adj.;in medio rebus.

Provérbio

Interjeição

olho vivo!,age quod agis!.

Frase

Carpe diem (oportunidade);Uma atividade febril devora a todos;Nulla dies sine linea;Nec mora nec requies;Dito e feito;Veni, vidi, vici;Fervet opus;Melhor é fazer debalde que estar debalde;A atividade elétrica de X. exacerba-se e chega ao auge.

Conjunção

Estorvo

Substantivo

empacho,embargo,ofendículo,enxeco,empecimento,fechamento,impedimento,impedição;tolheita,tolhimento,obstrução,torva,atranco,atrancamento,ingurgitação,ingurgitamento,enfarte,tapagem,tapamento,travadura,interrupção,intercepção,retardamento,retardação,retardadura,constrangimento,obstáculo,travança,inconveniente,peguilho,peça,resistência,rechasso,rêmora,inibição;bloqueio (fechamento);barbicacho;interferência,interposição,válvula,entupimento,incômodo,incomodidade;empecilho,empeço,estorvilho,espeto,entulho,atalho,algemas,nó,recife,cachoeira,travessão,Rubicão,emposta,óbice,objeção,pespego,oposição,contratempo,contretemps,embaraço,carrapata,opilação,parafuso frouxo;obstáculo insuperável,obstáculo invencível;barra,barreira,barranco,biboca,tranca,fechamento,trambolho,torniquete,travão,tranquia,tranqueira,rastrilho,barricada (defesa);muralha,parede,paredão,quebra-mar,frontal,parapeito,bloco,tampão,obturador;barbilho,sobrerroda;botalós,dique,barragem,itaipava,urmana,trancada;entrave,ônus,gravame,encargo,obrigação,imposto;dificuldade;impossibilidade;vento contrário,ponteiro (oposição);barbicacho,rédea;contrapeso,peso morto,pesadelo,sobressalto;intrujão,intruso,metediço,estorvador,pespego,estafermo,importuno,indesejável,obstrutor,desmancha-prazeres,opositor.

Adjetivo

obstrutivo,recifoso,barrancoso,aparcelado,impedidor e v.;obstrutor,fragoso,impediente,impeditivo,impidoso,empachoso,obstante,opilante,opilativo,atravessadiço,remoroso,inibitivo,inibitório,profilá(c)tico;intercepto,entravado e v.;retido por ventos contrários;desfavorável,oneroso,pesado,embaraçoso,onusto,incômodo,indesejável,desagradável,intransitável,dévio,isolado,desajudado,inauxiliado e v.;só,sozinho.

Verbo

estorvar,impedir,quitar,impossibilitar,vedar,embaraçar,emaranhar,interpor tardança e embaraços,apegar,pear;causar embaraço,suscitar embaraço,causar tropeço;estorvar,retardar,reter,agodelhar,atravancar,privar,obstar a,obviar a,não permitir,não consentir,proibir,entupir,atuir,atupir,opilar,defender,fechar,assorear,obstruir,atrancar,empancar,avolumar,pejar,encher,embrulhar,complicar,tolher,empatar,empacar,abafar,afogar,asfixiar,sufocar,reprimir,rodear de estorvos,contrariar,meter de permeio,enredar,ingurgitar,enfartar,encalhar,sustar,retardar,desviar,retrair de,acautelar,deter,represar,açudar,muralhar,refrear,embargar,impossibilitar;desfavorecer,desajudar,embarrar,tolher o passo a;pôr um dique,pôr um paradeiro a;atravessar,interceptar,constranger,entulhar,interromper,empatar,opor;abarrancar,empeçar,empecer,empachar,engalhar,engodilhar,frustrar,contraminar,evitar,baldar,entravar,pear,engrotar (o orifício da ampulheta),pôr um prego na roda,tiranizar = travar com peias,enfartar,atar as mãos a alguém,entorpecer,enfrear,enfrenar,onerar,emperrar,dar corte a alguém,minar,barrar,aferrolhar,barreirar,embarreirar,barricar,ensilvar,cegar um caminho,inibir (proibir);interpor-se,intervir,intermeter,interferir,meter-se de permeio,enrabichar,intrometer-se,engastalhar-se,engasgar,servir de obstáculo,pôr-se davante;cortar as asas a,cortar o voo a;desanimar (dissuadir);derrotar;surgir tropeços no caminho de,semear tropeços no caminho de;manietar (impotência);esbarroar-se,tropeçar,deter-se diante de,engasgar,pegar,prender.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Cada qual lá se amanhe.

Conjunção

Mediação

Substantivo

intervenção,intermediação,bons ofícios,influência,interposição,interferência,conferência,negociação,parlamentação,arbitramento,mediação,trégua;proposta conciliatória,proposta de paz,plataforma,diplomacia,mediador,negociador,medianeiro,interveniente,avindor,avindeiro,intervenideira,interventor,mediatório,canal,conciliador,apaziguador,pacificador,Íris,Caxias,Prudente de Morais,concertador,intercessor,negociador da paz,parlamentar,anjo da paz,intermediário,intermédio,alfaqueque,diplomata;moderador,juiz de paz,O.N.U..

Adjetivo

mediador,medianeiro,mediatário,interventivo,interveniente.

Verbo

mediar,intermediar,servir como medianeiro,interceder,mediar a paz entre;ser mediador,servir de mediador;parlamentar,negociar a paz,interpor-se,interferir,intervir,arbitrar,servir de árbitro,entrar em negociações,negociar,magnas componere lites,interpor sua autoridade,recorrer aos bons ofícios de.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

Frase

Conjunção